Sei sulla pagina 1di 3

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal

Para Vygotsky, o pensamento verbal que nos ajuda a organizar a realidade em que vivemos Camila Monroe e Rodrigo Ratier (novaescola@fvc.org.br)

Voz do pensamento | Vygotsky com a filha, Gita, em 1932. Ele realizou experimentos com crianas para entender qual a funo da unio entre a linguagem e o pensamento e sua relao com a evoluo Um dos grandes saltos evolutivos do homem em relao aos outros animais se deu quando ele adquiriu a linguagem, ou seja, quando aprendeu a verbalizar seus pensamentos (leia o trecho de livro na pgina seguinte). por meio das palavras que o ser humano pensa. A generalizao e a abstrao s se do pela linguagem e com base nelas melhor compreendemos e organizamos o mundo nossa volta. Um dos maiores estudiosos sobre essa habilidade humana foi o psiclogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934), que em meados dos anos 1920 criou o conceito de pensamento verbal (leia um resumo do conceito na ltima pgina). Vygotsky dedicou anos de estudo para compreender as relaes entre o pensamento e a linguagem - e esse foi um dos maiores acertos de seu trabalho. At ento, os estudos sobre o tema buscavam dissecar os dois conceitos isoladamente. De acordo com Joo Batista Martins, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entender o desenvolvimento humano desmontando as partes que o constituem errado. "Vygotsky reconhecia a independncia dos elementos, mas afirmava que o caminho era compreender como um se comporta em relao ao outro, como eles interagem em suas fases iniciais", explica. Para compreender essas relaes, Vygotsky buscou analisar o desenvolvimento da criana. De acordo com ele, mesmo antes de dominar a linguagem, ela demonstra capacidade de resolver problemas prticos, de utilizar instrumentos e meios para atingir objetivos. o que o pesquisador chamou de fase pr-verbal do pensamento. Ela capaz, por exemplo, de dar a volta no sof para pegar um brinquedo que caiu atrs dele e que no est vista. Esse conhecimento prtico independe da linguagem e considerado uma inteligncia primria, tambm encontrada em primatas como o macacoprego, que usa varetas para cutucar rvores procura de mel e larvas de insetos. Embora no domine a linguagem como um sistema simblico, os pequenos tambm utilizam manifestaes verbais. O choro e o riso tm a funo de alvio emocional, mas tambm servem como meio de contato social e de comunicao. o que Vygotsky chamou de fase pr-intelectual da linguagem.

Essas fases podem ser associadas ao perodo sensrio-motor descrito pelo psiclogo suo Jean Piaget (1896-1980), no qual a ao da criana no mundo feita por meio de sensaes e movimentos, sem a mediao de representaes simblicas. " a fase na qual a criana depende de sentidos como a viso para atuar no mundo e se manifesta exclusivamente por meio de sons e gestos, ligados inteligncia prtica", diz Martins. Por volta dos 2 anos de idade, o percurso do pensamento encontra-se com o da linguagem e o crebro comea a funcionar de uma nova forma. A fala tornase intelectual, com funo simblica, generalizante, e o pensamento torna-se verbal, mediado por conceitos relacionados linguagem.

O significado das palavras une pensamento e linguagem


No livro Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo ScioHistrico, Marta Kohl, professora da Universidade de So Paulo (USP), afirma que o significado das palavras tem papel central: nele que pensamento e linguagem se unem. Para Vygotsky, os significados apresentam dois componentes: o primeiro diz respeito acepo propriamente dita, capaz de fornecer os conceitos e as formas de organizao bsicas. Por exemplo, a palavra cachorro: ela denomina um tipo especfico de animal do mundo real. Mesmo que as experincias e a compreenso das pessoas sobre determinado elemento sejam distintos, de imediato o conceito de cachorro ser adequadamente entendido por qualquer pessoa de um grupo que fale o mesmo idioma. O segundo componente o sentido. Mais complexo, o que a palavra representa para cada pessoa e composto da vivncia individual. Vygotsky pretendeu ir alm da dimenso cognitiva e inscreve a criana em seu universo social, relacionando afetividade ao processo de construo dos significados. Desse modo, concluiu que uma pessoa traumatizada com algum episdio em que foi atacada por um cachorro, por exemplo, dar palavra uma acepo diferente e absolutamente particular - agresso, medo, dor, raiva ou violncia, por exemplo. O sentido tambm est relacionado ao intercmbio social (leia a questo de concurso na prxima pgina). Quando vrios membros de um mesmo grupo se relacionam, eles atribuem, com base nessas relaes, interpretaes diferentes s palavras. isso o que ocorre na escola. Ao comear a frequent-la, a criana recebe a interveno do educador, o que far com que a transformao do significado se d no mais apenas pela experincia vivida, mas por definies, ordenaes e referncias j consolidadas em sua cultura. Assim, ela no vai s aprender que a Lua diferente de uma lmpada - em algum momento da vivncia com qualquer indivduo mais velho -, como tambm acrescer outros sentidos s palavras, entendendo que a Lua um satlite, que gira em torno da Terra, que diferente das estrelas e da em diante. "Esse um processo que nunca acaba, que continua ocorrendo at deixarmos de existir", conclui Martins.

Trecho de livro "A comunicao por meio de movimentos expressivos, observada principalmente entre animais, mais uma efuso afetiva do que comunicao." Lev Vygotsky no livro A Construo do Pensamento e da Linguagem Comentrio O homem ganha o status de animal racional quando passa a dominar a linguagem. Animais se expressam por meio de gestos e sons, o que, para Vygotsky, no exatamente comunicao, j que no existe a inteno explcita de se comunicar. A linguagem surge pela necessidade do ser humano de se comunicar com o outro para fortalecer o grupo e organizar o trabalho.

Resumo do conceito Pensamento verbal Elaborador: Lev Vygotsky (1896-1934)

a capacidade humana de unir a linguagem ao pensamento para organizar a realidade. Para Vygotsky, o pensamento deixa de ser biolgico, como o dos primatas, para se tornar histrico-social, diferenciando o homem dos outros animais. Sua principal marca a construo dos significados das palavras. Ele surge por volta dos 2 anos de idade, quando a criana passa a dominar a fala e construir seus conceitos sobre os objetos.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/vygotsky-conceitopensamento-verbal-639053.shtml?page=0

Potrebbero piacerti anche