Sei sulla pagina 1di 4

14/10/2013

Globalizao
O que ?
A Globalizao um processo de integrao econmica, cultural, social e poltica. Esse fenmeno gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

Como ocorre ?
- O produtor efetua a compra da matria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade. - Instala a sua fbrica onde a mo de obra mais barata. O lugar no importa muito, para onde sero vendidos os produtos. - Aps a fabricao do produto o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.

As inovaes tecnolgicas, principalmente nas telecomunicaes e na informtica, promoveram o processo de globalizao. A partir da rede de telecomunicao (telefonia fixa e mvel, internet, televiso, aparelho de fax, entre outros) foi possvel a difuso de informaes entre as empresas e instituies financeiras, ligando os mercados do mundo.

14/10/2013

Sociedade de Consumo
O que ?
A sociedade de consumo, o tipo de sociedade que se encontra numa avanada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo excessivo de bens e servios. Conceito de sociedade de consumo est ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de capitalismo.

Caractersticas da Socidade de Consumo:


A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratgias de marketing para escoar a produo; Sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos que resultam da produo em srie, atractivos e de durao efmera pois as necessidades de produzir e escoar so permanentes;

- Sociedade com padres de consumo massificados devido ao tipo de oferta (bens padronizados) e tipo de presses exercidas sobre o consumidor (a publicidade sugere modelos de comportamento a seguir);

Produtos de Ontem e Produtos de Hoje


Caractersticas dos produtos de Ontem Longa durao, servindo geralmente vrias geraes Pouco numerosos Tcnicas de fabrico simples e evoluindo pouco Proximidade entre o arteso e o consumidor Deciso de compra sempre racional Caractersticas dos produtos de Hoje Durao cada vez mais curta e dificuldade de reparao Numerosos e variados quanto marca e qualidade Tcnicas de fabrico cada vez mais sofisticadas e evoluindo rapidamente O fabrico cada vez mais afastado do consumidor, devido aos numerosos intermedirios Deciso de compra cada vez mais irracional, motivada, sobretudo, pelo matraquear publicitrio
Beja Santos, A Educao do Consumidor, Texto Editora, 1991

14/10/2013

Consumo de massas Comportamento tpico das sociedades de consumo que se manifesta por um consumo massificado de bens normalizados de curta durao e acessveis generalidade da populao. Consumismo Conjunto de comportamentos e atitudes susceptveis de conduzir a um consumo sem critrios, compulsivo, irresponsvel e perigoso. Consumerismo Designa a organizao dos consumidores , a formao de associaes e o desenvolvimento dos respectivos meios de informao e de aco com a finalidade de verem reconhecidos os seus direitos.

Consumismo
Consumo irracional, impulsivo, discriminado, sem olhar a consequncias, baseado em valores materiais e na ostentao.

Consumo Consumerismo
Consumo racional, controlado, selectivo, baseado em valores sociais e ambientais e no respeito pelas geraes futuras.

A manuteno do atual modelo capitalista no sustentvel a longo prazo. Na verdade para satisfazer o modo de vida da sociedade de consumo seriam necessrios pelo menos mais quatro ou cinco planetas Terra.

Sociedade de Consumo
Os meios de comunicao em massa (jornal, televiso e rdio), tm o poder de criar a necessidade de uso de novos produtos; A associao entre esse modelo de produo em srie, as empresas prestadoras de servios, caracteriza assim a chamada: "SOCIEDADE DE CONSUMO".

14/10/2013

Potrebbero piacerti anche