Sei sulla pagina 1di 39

Manual de Operao Active Advanced

Bem Vindo ao Manual de Operao On-Line do PABX ACTIVE Advanced. Este Manual tem como objetivo atender s suas necessidades para um amplo conhecimento do Sistema ACTIVE Advanced. Leia atentamente todas as facilidades apresentadas neste manual e voc estar apto a utilizar todas as vantagens oferecidas por seu PABX. Selecione o assunto sobre o qual deseja obter informaes ou consulte o ndice. Captulo 1 - Introduo Captulo 2 - Informaes Preliminares Captulo 3 - Operaes Bsicas Captulo 4 - Comandos Captulo 5 - Programaes de Usurio Captulo 6 - Programaes Diversas Captulo 7 - Recursos Opcionais Captulo 8 - Recursos de Sistema e Metodologias Captulo 9 - Recomendaes Finais Consulte tambm: Apresentao Como Imprimir

Entre em contato conosco

Devido aos contnuos aperfeioamentos dos produtos, as especificaes descritas a seguir, esto sujeitas a alteraes sem prvio aviso.

096M02R1 - 10/03/2004

Captulo 1: Introduo
O Active um equipamento PABX com comutao temporal, utilizando tecnologia de Controle por Programa Armazenado. Devido a sua modularidade, capaz de compor sistemas com configuraes variadas, para atender o segmento de pequeno e mdio porte. A designao ACTIVE Advanced um nome fantasia atribudo segunda gerao do Sistema ACTIVE, modelos SDS, MDS e LDS. O Sistema Active Advanced gerenciado a partir de um carto processador (CPU), alojado no gabinete do equipamento. Toda a tecnologia de controle de mais alto nvel hierrquico provm desta plataforma, que gerencia e controla todo o equipamento a partir de um software especfico. O controle das diversas interfaces realizado descentralizadamente por diversos microcontroladores especializados, que esto em comunicao constante com a plataforma de controle. O gabinete do equipamento aloja alm da CPU, a fonte de alimentao e as diversas Interfaces e acessrios, modulveis conforme necessidades. Um grande leque de variaes so possveis, atendendo a uma enorme gama de aplicaes. O Sistema ACTIVE Advanced, tem em sua concepo fortes fatores de integrao com sistemas externos de computadores (CTI - Computer Telephony Integration), que permitem ampliar a gama de servios muito alm dos servios comumente oferecidos por sistemas PABX. Os softwares aplicativos, executados em plataformas PC externas, tornam os computadores poderosas ferramentas de comunicao por voz, uma vez que passam a fazer parte integrante do grande Sistema criado em torno do ACTIVE ADVANCED.

1.1 - Especificaes
Configurao bsica: Sistema ACTIVE Capacidade: ACTIVE SDS 128 portas ACTIVE MDS 192 portas ACTIVE LDS 192 portas Nmero de Slots: ACTIVE SDS ACTIVE MDS ACTIVE LDS 4 (quatro slots de at 32 canais cada) 6 (seis slots de at 32 canais cada) 12 (doze slots de at 16 canais cada)

Grupos de Conferncia: Bsico - 4 grupos com at 4 participantes em cada grupo Estendido - at 10 grupos com at 31 participantes no total Busca Pessoa: Placa Entrada Espera e Busca Pessoa - acesso ao sistema externo de som para chamadas em alta voz Placa VOX/Espera/DISA - acesso ao sistema externo de som para chamadas em alta voz, mixado ou no com sinal de udio para msica ambiente Msica para Espera: Bsico - melodia eletrnica Placa Entrada Espera e Busca Pessoa - entrada de fonte de sinal externa para ramais e troncos em reteno, com ajuste manual de nvel Placa de Servios - entrada de fonte de sinal externa para ramais e troncos em reteno, com ajuste eletrnico de nvel. At duas mensagens cclicas de um minuto gravadas em dispositivo de estado slido (Placa VOX/Espera/DISA, opcional da Placa de Servios).

Posio de Telefonista: Qualquer posio de ramal pode ser categorizado como Posio telefonista, independendo do tipo de terminal que opere. Emergncia em Falta de Energia: O Sistema ACTIVE Advanced pode opcionalmente ser dotado do acessrio No-Break, passando a alimentar-se a partir de baterias. Comutao de Emergncia: As placas mistas (Ramais analgicos/Troncos Analgicos) so capazes de comutar emergencialmente um de seus troncos a um de seus ramais, no caso de falta de energia. Acesso Remoto para Configuraes: LAN/WAN ou serial local. Disponvel, atravs do software TeleSuporte, via MODEM, rede

Placa 16RA e 16RAKS (Ramal Analgico) Modularidade Mnima: 16 ramais Aparelhos Telefnicos: Analgicos convencionais, de qualquer fabricante, desde que esteja de acordo com normas da ANATEL. Caracterstica: Ramais Balanceados Placa 8RA e 8RAKS (Ramal Analgico) Modularidade Mnima: 8 ramais Aparelhos Telefnicos: Analgicos convencionais, de qualquer fabricante, desde que esteja de acordo com normas da ANATEL. Caracterstica: Ramais Balanceados Placa 12RA4TA (Ramal/Tronco Analgico) Placa 8RA8TA (Ramal/Tronco Analgico) Modularidade Mnima: 12 Ramais /4 troncos - 8 Ramais/8 Troncos Aparelhos Telefnicos: Analgicos convencionais, de qualquer fabricante, desde que esteja de acordo com normas da ANATEL. Caracterstica: Ramais Balanceados Troncos opcionalmente com identificador de chamadas (DTMF ou FSK) Placa 8TA (Tronco Analgico) Modularidade Mnima: 8 Troncos Caracterstica: Troncos opcionalmente com identificador de chamadas (DTMF ou FSK) Placa 12RA4RD (Ramal Digital/Analgico) Placa 8RA8RD (Ramal Digital/Analgico) Modularidade Mnima: 4 ramais digitais/12 ramais analgicos - 8 Ramais digitais/8Ramais analgicos Aparelhos Telefnicos: Ramais analgicos - Analgicos convencionais, de qualquer fabricante, desde que esteja de acordo com normas da ANATEL. Ramais Balanceados. Ramais digitais - KS Digital Executive 2B+D Leucotron Comprimento mximo do fio para instalao do KS Digital Executive 2B+D: 1000 metros (Fio 22 AWG) Placa 8RD e 4RD (Ramal Digital) Aparelhos Telefnicos: Ramais digitais - KS Digital Executive 2B+D Leucotron Comprimento mximo do fio para instalao do KS Digital Executive 2B+D: 1000 metros (Fio 22 AWG) Placa TD (Troncos Digitais) - E1 Link: 2 MBits/s Sinalizao de Linha: R2 digital Protocolos: Protocolo de Linha de Assinante Protocolo de Linha e Registro (MFC5C) Protocolo misto PLA sada/ PLR entrada Servios Integrados: Discagem Direta a Ramal (DDR) Identificao de "A" (Bina ) Modularidade: 01 a 30 canais com programao independente Impedncia: 120 ohms par tranado 75 ohms coaxial Proteo: Inclusa no mdulo

Opcionais Softwares Taritron Corporate (Gerenciador de custos telefnicos) TGCO Advanced (Terminal de telefonista e/ou configurao e manuteno) TGC (Terminal de configurao) Virtual KS for Windows (Aparelho telefnico KS multimdia) TeleSuporte for Windows (Manuteno e superviso remota) Sentinela for Windows (Controle das ligaes de entrada no Entroncamento Digital - Mdulo TD) Sistema Call Center (Para gerenciamento de Sistema Call Center receptivo) Perifricos ! Aparelhos telefnicos analgicos convencionais, de qualquer fabricante, desde que estejam de acordo com normas da ANATEL TSO - Terminal de Superviso e Operao (1 por equipamento) Terminal KS-HB Executive KS Digital Executive 2B+D Gateways VoIP FXS ou FXO Sinalizao H323

1.2 - Caractersticas Operacionais


Caractersticas Legais absolutamente impossvel interligar simultaneamente mais de um ramal mesma linha externa, salvo no caso de conferncia ou de intercalao de telefonista. Um ramal pode manter vrias linhas-tronco em espera (reteno). As verificaes dos dados alterveis no interrompe o funcionamento do Sistema ACTIVE Advanced. A temporizao de rechamada automtica telefonista configurvel. O ACTIVE Advanced garante sigilo absoluto nas conversaes, exceto no caso de conferncia ou de intercalao de telefonista, sendo que em ambos os casos o equipamento sinaliza a quebra do sigilo. Os dados programveis so armazenados de forma independente da presena de alimentao e podem possuir cpias de segurana externas ao equipamento, com a ajuda de um computador externo e o software gratuito TeleSuporte.

Captulo 2: Informaes Preliminares


2.1 - Tons
Para comunicar-se com o equipamento, o usurio usa o teclado ou disco de seu aparelho telefnico e recebe informaes do sistema por intermdio de tons e mensagens faladas (acessrio VOX, na placa de servio). Utilizando tons, so diversos tipos diferentes, variando em freqncia e cadncia. Aprenda a reconhecer a linguagem do PABX, identificando o tom enviado:

Tom de Discar Interno


o tom que se ouve ao retirar o monofone do gancho e significa que o PABX est s ordens, aguardando instrues. um tom contnuo, entrecortado por momentos de silncio. O tom de discar permanece por 10 segundos (este tempo pode ser configurado), seguido de tom de ocupado por tempo indefinido.

Tom de Ocupado
o tom que se ouve ao ligar para um ramal que est ocupado ou tentar acessar um recurso indisponvel. um tom caracterstico, de cadncia fixa.

Tom de Confirmao
Sempre que o Sistema ACTIVE Advanced sinaliza ao operador uma operao bem sucedida, envia-lhe Tom de Confirmao. Tem cadncia mais lenta com tom agudo (Beeeeeep, Beeeeep).

Tom de Erro ou Operao Incorreta


Sempre que o Sistema ACTIVE Advanced sinaliza ao operador uma operao mal sucedida, envia-lhe Tom de Erro. Tem cadncia rpida, com tom agudo (Bip-Bip-Bip-Bip).

Tom de Controle de Chamada


Sempre que o usurio solicita conexo com outro aparelho e este est disponvel, o sistema faz com que toque. Enquanto no atende, o usurio chamador ouve o Tom de Controle de Chamada. Tem cadncia caracterstica, com um tom seguido de um intervalo grande sem tom.

Tons de Sinalizao durante a Conversao


Se durante uma conversao em curso forem ouvidos "bips" curtos, indicam a ativao de um dos seguintes comandos: Intercalao de telefonista: A operadora tem poderes para "entrar" nas conversas em curso para dar recados urgentes. Transferncia sobre ramal ocupado: Uma outra ligao foi transferida para seu ramal e aguarda que voc termine a ligao corrente para atend-la. Seu ramal faz parte de um grupo atendedor (responsvel pelo atendimento de ligaes externas que chegam) e h uma nova ligao externa aguardando para ser atendida. Seu ramal est programado para limitar o tempo de conversao e est prximo o momento de seu desligamento forado. O bip tem diferentes cadncias intervalos para cada uma das programaes ou comandos acima mencionados. Veja captulos especficos.

Tom de Discar com Alerta de Desvio


Se seu ramal est programado com desvio incondicional (Siga-me ou Siga-me externo), o sistema o alerta toda vez que tira o fone do gancho, pelo envio de um tom de discar especial. Esse tom tem a mesma conotao do Tom de Discar Interno, mas difere no formato: um tom contnuo, entrecortado com um bip agudo, ao invs de ser entrecortado por breve silncio.

Tom de Discar Externo


Utilizado para sinalizar ao usurio que o sistema est apto a recolher os dgitos para serem enviadas central externa, caracteriza-se por um tom contnuo.

Sinalizao por voz


Com a Placa VOX/Espera/DISA (acessrio da Placa de Servios) possvel complementar a sinalizao atravs de Tons com mensagens de voz. Caso se tenha a Placa VOX/Espera/DISA, inserida na Placa de Servios, o usurio, alm de ouvir tons de sinalizao, ouvir as mensagens descrita abaixo: - Comando Invlido - Sem Permisso - Ocupado - Operao Invlida - No h Linha - Desligamento Externo - Vaga Ocupada - Confirmado - Senha Invlida - Horrio Programado - Ligao sendo Desviada - Siga-me Ativado - Cadeado Ativado - No Perturbe Ativado - Usurio Ausente - No Programado

Esta facilidade opcional, podendo ser desativada atravs do TGC ou TGCO Advanced.

2.2 - Toques
Assim como faz com os tons, o Sistema ACTIVE Advanced usa cadncias diferenciadas de toque para chamar seu ramal, variando conforme a situao:

Toque Interno
Toque duplo com intervalos de 5 segundos. Indica que um ramal est recebendo uma ligao de origem interna, isto , outro ramal o chama.

Toque Externo
Toque simples com intervalos de 5 segundos, o mesmo toque convencional das centrais pblicas. Indica que um ramal est recebendo uma ligao de origem externa.

Toque de Retorno Automtico / Reserva de Linha-Tronco


Seqncia de 4 toques rpidos. Sinaliza que o ramal solicitado anteriormente pelo recurso "Retorno Automtico" liberou-se ou que j h linha externa disponvel, no caso de ter sido solicitada "Reserva de Linha Tronco". Basta tirar o fone do gancho para dar prosseguimento solicitao programada.

2.3 - Discagens
A comunicao entre o usurio de um aparelho telefnico comum e o sistema faz-se por intermdio de discagens. H duas tcnicas de discagem empregadas pelos aparelhos telefnicos: Decdica e Multifreqncial. Aprenda a distingi-las para efeito de otimizao do seu equipamento, j que o PABX as aceita indistintamente:

Discagem Decdica
Os aparelhos de disco e a primeira gerao de aparelhos de teclado utilizam-se dessa tcnica. Enviam dgitos para o PABX atravs de uma srie de pulsos, ouvidos como o som de pica-paus. uma tcnica j ultrapassada, utilizada hoje somente por compatibilidade, j que lenta em sua tarefa. Os aparelhos modernos costumam ter uma chave que os tornam decdicos (P) ou multifreqnciais (T). Se houver opo, opte pelo multifreqncial. As discagens decdicas porm so absolutas, isso , no necessrio "avisar ao PABX que voc vai discar" (uso da tecla flash). Assim, discagens decdicas podem ser efetuadas:

Com tom de discar Com tom de ocupado Com tom de controle de chamada Com tom de erro ou operao incorreta Com tom de confirmao Em conversao

Multifreqncial ou Discagem por Tom


Discagem multifreqncial a tcnica adotada pelos modernos aparelhos telefnicos. Enviam dgitos para o PABX atravs de uma seqncia de tons, ouvidos como uma nota musical a cada tecla pressionada. Prefira-a sempre que seu aparelho telefnico permitir, por ser mais gil que a decdica. A nica desvantagem da discagem multifreqncial acostumar-se ao uso da tecla flash. As discagens multifreqnciais somente podem ser efetuadas se o PABX estiver esperando por elas, isso , se o usurio estiver com Tom de Discar presente, de outro modo sero ignoradas. Se por qualquer motivo no estiver ouvindo Tom de Discar, basta pressionar a tecla flash. Detalhes importantes: O Tom de Discar permanece por cerca de 10s (programvel). Disque antes que termine. O tempo entre dgitos tambm limitado. Se no completar a discagem em tempo hbil, ser ignorada (Tom de Ocupado). Sempre que um ramal executar uma discagem decdica ou pressionar a tecla flash, as ligaes em curso sero colocadas automaticamente em espera. Disque "14" (ou consulte seu administrador) para reav-las. ! Sempre que um ramal for colocado no gancho, a ligao que estiver em curso e todas as que estiverem em reteno sero desfeitas. Enquanto o ramal no for colocado no gancho, nenhuma ligao ser perdida, independente do comando discado, exceto se o comando discado for especificamente o de liberar uma ligao. Um ramal pode ser programado para tocar sempre que for detectado que est prestes a perder uma ligao retida. Se desejar esse recurso, solicite a seu administrador.

2.4 - Categoria de Ramais


Com relao ao acesso s linhas externas, os ramais do Sistema ACTIVE Advanced podem ser classificados em 4 categorias bsicas:

Privilegiado
Tem acesso total rede pblica, nas ligaes de entrada e sada, atravs das linhas-tronco.

Semi-Privilegiado
Tem acesso rede pblica, nas ligaes de entrada e sada, porm nas ligaes de sada, o sistema analisa os dgitos discados, para verificar se constam na tabela de prefixos permitidos para o ramal. Caso no conste, a ligao automaticamente interrompida. Esse recurso utilizado para evitar que ramais no autorizados liguem para regies proibidas.

Semi-Restrito
Tem acesso rede pblica somente nas ligaes de entrada, ou por transferncia. Se tentar tomar diretamente uma linha externa, impedido.

Restrito
No tem acesso rede pblica, nem por transferncia. Comunica-se apenas com outros ramais internos. A classificao feita pelo administrador do sistema, utilizando o TGC ou TGCO Advanced (Terminal Grfico de Configurao e Operao).

2.5 - Operao
Discagens Internas
Procure informar-se sobre a numerao dos ramais internos do Sistema ACTIVE Advanced. Sai de fbrica programado para numerar ramais comeando em "201", mas extremamente flexvel e permite nmeros de ramais de um a cinco dgitos. Para chamar um ramal interno simplesmente disque o seu nmero de acesso correspondente. O sistema permite que haja mais de um nmero de acesso para um mesmo ramal, caso haja aplicao. Veja captulo 3.

Comandos
Um comando uma operao que produz ao imediata. O sistema possui inmeros comandos acessveis a usurios de ramal, cada qual pela discagem de um cdigo diferente. Abaixo esto listados os principais comandos utilizados por usurios, com seus cdigos originais de fbrica. Esses cdigos so porm flexveis e podem ser alterados conforme convenincia. Consulte seu administrador sobre eventuais alteraes de alguns deles. Para utiliz-los, disque-os diretamente (em ramais decdicos) ou preceda a operao pelo pressionar da tecla flash (em ramais multifreqnciais), salvo se j estiver ouvindo o tom de discar. Abaixo esto listados alguns comandos que o usurio de ramal tem acesso (Guia rpido): Comando Flash Significado Reteno. Use a tecla flash quando em conversao, para colocar em espera qualquer ligao em curso. A pessoa fica ouvindo msica. Use flash tambm como operao preliminar para discar qualquer coisa. Chamada a call center, grupos 1 a 10. Sempre que um usurio deseja transferir a chamada para um grupo de atendimento do Call Center, disca o cdigo do grupo, antes de repor ao gancho, ou comandar transferncia. Requer Sistema de Call Center instalado. Acesso a porteiro. Desde que dotado de Interface de Porteiro HDL na Placa de servios, um usurio pode acess-lo para atender usando esse comando. Abertura de fechadura de porteiro. Desde que dotado de Interface de Porteiro HDL na Placa de servios, um usurio pode comandar a abertura de sua fechadura utilizando esse comando. Requer do sistema a tomada de uma linha para discagem externa. Somente ramais categorizados como "Privilegiados" e "Semi-privilegiados" tm acesso. Chama o ltimo ramal que ligou para seu ramal, se a informao estiver disponvel. Acessa o sistema de alto-falantes para emitir recados ("Busca-Pessoa"). Somente ramais autorizados acessam o "Busca-Pessoa". Consulte o administrador. Rediscagem. Solicita ao PABX que automaticamente chame o ltimo nmero discado externamente. Atende Ligao pendente. Discando esse cdigo o operador solicita ao sistema que complete qualquer ligao que esteja pendente sobre esse ramal. til quando se ouve "bips" originrios de transferncias sobre ocupado ou novas ligaes entrantes. Transferncia. Use esse comando para comandar ao sistema que transfira entre si os dois ltimos ramais ou troncos com quem falou. Estando falando com um, retenha-o, acesse por

*008 a *017

*2 *3

0 103 108 11 12

13

14

15

16

17

18

19

50

51 52

57 58

qualquer meio o outro e disque esse cdigo. A reposio do monofone ao gancho tem ao semelhante, porm no transfere sobre ocupado. Recupera ligao retida. Use esse comando para recuperar qualquer ligao retida sobre seu ramal. Se houver mais de uma reteno, o sistema retornar sempre a que estiver retida a mais tempo. Libera Linha. Use esse comando quando estiver falando com uma linha externa e desejar liber-la, mas por qualquer motivo no possa repor o fone ao gancho (ex: outra ligao retida) Captura de ramal. Se voc ouvir um ramal tocando, pode atend-lo a partir de seu prprio ramal, discando esse cdigo seguido do nmero do ramal que est tocando. Use a captura de setor se seu ambiente de trabalho tiverem vrios ramais passveis de serem capturados. Consulte seu administrador. Captura de ligao qualquer entrante. Se voc ouve uma ligao externa em algum aparelho e no sabe qual, mas pela cadncia de toque identifica uma ligao externa, use esse comando para captur-la. No atende ligaes DDR destinadas a outro ramal. Comando de Retorno Automtico. Tendo discado para um ramal e recebido tom de ocupado, ou tentado acesso a uma linha-tronco e recebido tom de ocupado por no ter linhas disponveis, use esse comando para solicitar ao sistema que lhe informe assim que o recurso se tornar disponvel. Conferncia. Coloca todos os ramais e troncos que esto nesse momento em reteno sobre seu ramal num grupo de conferncia, onde todos se ouvem. A conferncia reconhecida pela presena de um "bip" peridico. "Password Call" - A partir de qualquer outro aparelho, se voc discar esse cdigo seguido de uma senha de quatro dgitos e mais o nmero do ramal qual a senha corresponda, voc pode tomar linha tronco com bilhetagem no ramal fornecido. Acesso a Setor: Discando esse cdigo, seguido do nmero de um setor interno na empresa, tem-se acesso a um de seus ramais componentes, segundo propriedades do setor. Captura de Setor. Se voc ouve algum dos ramais de um setor tocando, voc pode atendlo, discando esse cdigo, seguido do nmero do setor a atender, ou "*" (asterisco) se for o seu prprio setor. Retorna linha estacionada. Disque esse cdigo, seguido do nmero da vaga (01 a 24) onde est estocada uma ligao anteriormente estacionada. Estaciona linha. Disque esse cdigo, seguido de um nmero de vaga escolhida ao acaso (entre 01 e 24), para reter publicamente uma linha externa em sua espera. Qualquer outro ramal que discar o cdigo de retorno, ir reav-la. Discagem a partir de agenda. Discando esse cdigo, seguido de um nmero de agenda (00 a 99), uma linha-tronco tomada e executada uma ligao para o nmero contido na posio de agenda escolhida. As agendas 00 a 09 so privativas de cada ramal. As agendas 10 a 99 so utilizveis por todos os ramais do sistema. Chamada operadora. Discando esse cdigo, chamada a posio operadora mais disponvel. Podem ser mais de uma, ou eventualmente nenhuma. Depende da configurao do sistema.

Programao
uma instruo para que o Sistema ACTIVE Advanced execute uma programao, isto , memorize permanentemente um detalhe de comportamento de seu ramal. Cada programao confirmada com o Tom de Confirmao ou negada pelo Tom de Erro. Programaes a partir de terminais inteligentes (com visor) recebem orientao mais clara por escrito. O usurio de ramal tem acesso s seguintes programaes (Guia rpido): Programao Significado 815 Aceitar captura. Discando esse cdigo, o usurio do ramal concorda que outros ramais capturem ligaes destinadas a seu ramal. Situao original. 816 Recusar Captura. Discando esse cdigo, o usurio do ramal solicita ao sistema para no permitir que outros ramais capturem ligaes destinadas a seu ramal. 821 Siga-me. Discando esse cdigo, seguido do nmero de outro ramal e eventualmente a senha de quatro dgitos (se houver), o usurio solicita que as ligaes destinadas ao seu ramal (onde est discando) sejam temporariamente enviadas ao outro indicado. O ramal desviado passa a ter um tom de discar diferente, como alerta.

822

835

836

837

839

830 87

88

8903 8976

Desliga Siga-me. Discado no ramal desviado esse cdigo, o usurio desfaz a programao de Siga-me e as ligaes a ele destinados voltam a tocar normalmente. Situao normal. Ativa Cadeado Eletrnico. Se o ramal j possui senha de quatro dgitos, ao teclar esse cdigo, o ramal impedido de executar qualquer ligao externa, at que liberado novamente. Se ramal no possui senha, ela ser automaticamente programada, j que o sistema aguardar a discagem de mais quatro nmeros, a serem considerados senha. Essa operao substitui a programao prvia de senha. Desliga Cadeado. Disque esse cdigo, seguido dos quatro dgitos que compem sua senha, para liberar acesso a linha externa. Se esquecer sua senha, solicite operadora ou a seu administrador sua liberao. Programa ou altera Senha. Se ramal j possui senha, disque esse cdigo, seguido dos quatro algarismos da senha que possui, mais quatro algarismos correspondentes nova senha a adotar. Se no possui senha, disque esse cdigo mais quatro algarismos correspondentes senha a adotar. Somente a operadora ou o administrador podem cancelar uma senha esquecida. No Perturbe. Disque esse cdigo mais a senha de quatro dgitos do ramal (se houver) para torn-lo indisponvel tanto internamente quanto externamente. Ligaes externas DDR sero automaticamente transferidas para a posio operadora mais disponvel, enquanto ligaes internas recebem tom de ocupado. Solicite operadora ou ao administrador a programao de uma mensagem personalizada informando a causa da indisponibilidade, a ser apresentada em visores de terminais inteligentes (Ex: "Estou em Frias" ou "Em reunio") Desligue No Perturbe. Disque esse cdigo mais a senha de quatro dgitos do ramal (se houver) para torn-lo normal na recepo de chamadas DDR e internas. Programa agenda privativa com Nmero dado. Disque esse cdigo, seguido de um nmero de agenda privativo (00 a 09), seguido do nmero externo que quer armazenar, da forma em que seria discado externamente (omitindo o zero de "tomar linha" e incluindo operadoras no caso de longa distncia). Termine a discagem com a tecla "#" ou "*" (telefones MF) ou gancho. Use o comando "7" para usar a posio programada. Use 870x# para desprogramar a agenda 0x. Programa agenda privativa com ltimo nmero discado externamente. Disque esse cdigo, seguido de um nmero de agenda privativo (00 a 09), para transferir o ltimo nmero discado externamente para a posio de agenda dada. Programa Siga-me Externo. Permite que uma ligao destinada a seu ramal seja transferida para um nmero externo fornecido (ex: seu celular). Vide captulo 8. Programa Despertador. Disque esse cdigo, seguido por mais quatro dgitos que representem a hora e o minuto (no formato 24h) que gostaria de ser despertado (Ex: "0700" para sete horas, ou "2330" para 23:30h)

Configurao de Sistema
O Sistema ACTIVE Advanced possui um poderoso sistema visual de programao, totalmente orientado por menus. Maiores detalhes no Help do TGCO Advanced (Terminal Grfico de Configurao e Operao).

10

Captulo 3: Operaes Bsicas


3.1 - Ligaes Internas
A partir de um ramal decdico: Qualquer ramal decdico pode fazer uma ligao para outro ramal bastando retirar o monofone do gancho e discar para o ramal desejado. A partir de um ramal MF: o mesmo procedimento de um ramal decdico, porm para a discagem em MF sempre necessrio ouvir o tom de discar para efetu-la, eventualmente pelo uso da Tecla Flash. A partir de um terminal KS (KS Digital ou KS Executive): Um terrminal KS tem as mesmas caractersticas de um ramal MF, mas dispe tambm de teclas de acesso imediato (atalho), que podem ser programadas para fazer chamadas a ramais especficos com um simples toque. Observaes: No Sistema ACTIVE Advanced a numerao completamente flexvel. Todos os cdigos descritos nesse manual referem-se configurao original de fbrica. Consulte seu administrador no caso de divergncias. A numerao original de ramal vai de 201 a 392. O ramal 201, normalmente o da posio de telefonista, acessvel tambm por "9". O visor dos terminais KS e de terminais especiais (VKS, TGCO), sempre informam o encaminhamento da ligao, informando se o ramal chamado est ocupado, ou chamando. Desde que haja configurao prvia de nomes para os ramais do sistema, se o ramal chamador ou o ramal chamado for um terminal KS ou outro terminal especial, o visor refletir o nome do usurio sendo chamado. Caso contrrio, somente seu nmero ser mostrado.

Interligao entre Ramal e Telefonista Todos os ramais podem se comunicar com a telefonista discando "9" ou o nmero do seu ramal nativo (Ex: "201"). A diferena entre os mtodos que pode haver mais que uma telefonista e o "9" chama aquela mais acessvel enquanto que o nmero chama aquela posio especfica.

3.2 - Ligaes Externas


Os ramais privilegiados e semi-privilegiados tm acesso s ligaes externas atravs da telefonista ou discando "0" para tomar linha. Observaes: Ramais Decdicos, quando acessam uma linha para ligao externa, precisam de dez segundos aps o ltimo dgito discado, para que o sistema reconhea suas discagens como comandos. Antes disso, repassam qualquer dgito central externa. Este tempo sinalizado no ramal por um bip curto. ! Para efetuar consultas a sistemas de auto-atendimento, no necessrio discar cdigos especiais de acesso linha. A partir de aparelhos MF, basta acessar a linha e discar para o nmero externo desejado e seguir as instrues de discagem fornecidas pelo sistema atendedor, sem nunca discar flash.

Recepo de ligaes externas:


Quando uma ligao externa for dirigida a um ramal, ser facilmente identificada como externa, pelo tipo de toque aplicado. Basta retirar o monofone do gancho para atend-la.

11

Observaes: ! Se o sistema possuir mecanismos de identificao de chamadas e o terminal dispor de meios para mostr-la (Identificador de chamada convencional, Terminais KS ou terminais especiais), sempre que possvel, quando uma ligao for encaminhada ao ramal, ser apresentada no visor o nmero do assinante chamador. ! Se o sistema dispuser de mecanismos de base de dados de traduo (ex: agenda TGCO), ao atender a ligao, ser visualizado no visor dos terminais KS e terminais especiais, a descrio do assinante chamador, desde que cadastrado.

3.3 - Consulta Interna / Externa


Um ramal que esteja em ligao interna ou externa, pode consultar outros ramais ou linhastronco. Durante a consulta, as ligaes anteriores ficaro em espera, ouvindo um sinal de msica (opcional).

Consulta Interna
Efetuada por um ramal chamador. Para ramais decdicos basta discar o nmero do ramal desejado. Para ramais MF teclar Flash e discar o nmero desejado. Para voltar ligao interna em espera, nos ramais decdicos, basta discar o nmero do ramal em espera, ou discar o comando 14. Nos ramais MF teclar Flash e em seguida o nmero do prprio ramal ou 14.

Consulta Externa
Para executar uma consulta externa em um ramal decdico basta discar 0 (zero), em ramal MF teclar Flash e nmero 0, acessando uma linha-tronco e ento discar o nmero desejado. Para retornar ligao externa usa-se o comando 14 (comando de fila de espera), e no caso de ramais MF discar Flash seguido do nmero 14.

3.4 - Transferncias
Seja para transferncias internas (ramal para ramal) ou externas (linha-tronco para ramal) disque o nmero do ramal desejado e assim que ouvir o Tom de Controle de Chamada coloque o monofone no gancho. Caso seja necessrio antes da transferncia falar com o ramal, aguarde o atendimento. Aps a concluso da consulta, basta colocar o monofone no gancho para efetuar a transferncia ou discar "14" para reaver a espera. Observaes: O procedimento descrito acima, no deve ser executado quando o ramal que fez a transferncia est com uma ligao em espera, j que a reposio ao gancho desfaz todas as demais ligaes retidas. No h nenhum cdigo especial para se colocar ligaes internas ou externas em espera, basta discar qualquer nmero (ramais decdicos) ou a tecla Flash para faz-lo. Use o comando "13" para transferir as suas duas ltimas ligaes retidas entre si, sem desfazer outras ligaes em espera. O comando "13" transfere inclusive se o ramal alvo estiver ocupado. Cuidado: Ser incomodado com "bips" sinalizando a transferncia sobre ocupado!

H 3 formas diferentes para executar transferncia:

3.4.1 - Transferncia sem Consulta


Estando em conversao com uma linha externa, a transferncia sem consulta feita discando Flash + o nmero do ramal desejado e, assim que se ouve o Tom de Chamada, discar Flash + 13, ou colocar o monofone no gancho. Em ramais decdicos no teclar FLASH antes de qualquer discagem.

12

3.4.2 - Transferncia com Consulta


O procedimento o mesmo da transferncia sem consulta. Nesse caso, aguardamos o ramal chamado atender, podemos conversar com ele e se desejarmos realmente transferir, basta colocar o monofone no gancho ou discar Flash + 13. Se aps conversar decidir no transferir, tecle Flash + 14 para recuperar a ligao em espera.

3.4.3 - Transferncia sobre Ramal Ocupado (13)


Para a transferncia sobre ramal ocupado, disca-se Flash + o nmero do ramal desejado, ao ouvir o tom de ocupado, disca-se Flash + 13 e aguarda-se o tom de confirmao. O ramal ocupado passar a ouvir um bip de 10 em 10 segundos. O ramal que recebeu a transferncia pode atender a ligao atravs do comando Flash + 12 ou repondo o monofone no gancho e aguardando o toque de chamada externo.

3.4.4 - Transferncia No Atendida


Ao transferir uma ligao externa para um ramal e este no atend-la, o Sistema ACTIVE Advanced executa o seguinte procedimento:

Chama o ramal por 60 segundos Se no for atendido, retorna a ligao ao ramal gerador da transferncia, se possvel. Se este no atende em 15 segundos a ligao vai para uma Posio Operadora (normalmente TGCO), exceto quando a transferncia foi gerada pela prpria telefonista. Se este no atende em 60 segundos a linha-tronco liberada Para uma transferncia no atendida feita sobre um ramal ocupado, o procedimento o mesmo. Caso o ramal esteja programado com desvio se no atende a ligao tocar 20 segundos no ramal (programvel) e aps este tempo a ligao ser desviada seguindo os mesmos princpios descritos acima.

Observao: Todos os tempos acima podem ser configurados pelo administrador, atravs do TGC ou TGCO Advanced. Linhas tronco no podem ser transferidas entre si, a no ser que participem previamente de conferncia com o ramal transferidor.

13

Captulo 4: Comandos
4.1 - Tomadas de Linha para Discagem Externa
4.1.1 - Tomada de Linha-Tronco Inespecfica (0)
Basta discar "0" (zero) para solicitar uma linha-tronco para efetuar uma ligao externa. A tomada de linha tronco para discagem externa por esse mtodo, leva em considerao aspectos de roteamento do sistema, escolhendo a linha e/ou a operadora de longa distncia mais apropriada para a chamada, tendo em vista o que foi discado e as propriedades de roteamento configuradas.

4.1.2 - Tomada de Linha-Tronco Especfica (55 + nmero do tronco)


de grande utilidade quando se deseja testar uma linha-tronco ou em ambiente de telemarketing. Para tomar uma linha-tronco especfica basta discar 55 + nmero do tronco (dois dgitos). O sistema TENTAR fornecer-lhe a linha solicitada, sempre que disponvel. Pode, porm fornecer-lhe outra linha com afinidade com a primeira, caso indisponvel.

4.1.3 - Tomada de Grupo de Acesso Externo Especfico (61, 62, 63, 64, 65, 66, 67 ou 68)
O sistema permite agrupamento de suas linhas externas em at oito grupos, segundo afinidade entre elas e principalmente sua natureza e destino. Se for necessrio tomar uma linha dentre aquelas pertencentes a um grupo especfico, use os comandos de Tomada de Grupo de Acesso Externo. O sistema pode interferir no nmero discado, conforme as propriedades definidas para cada agrupamento de linhas. Veja captulo 8.

4.1.4 - Rediscagem (11)


O comando 11 permite a rediscagem automtica do ltimo nmero externo discado pelo ramal. Se a tomada de linha anterior foi pelo mtodo de "Tomada de Grupo de Acesso Externo", o sistema tentar rediscar numa linha daquele grupo.

4.1.5 - Discagem Abreviada ou Discagem de Agenda (7 + nmero de agenda)


O Sistema ACTIVE Advanced dispe de dez agendas privativas para cada ramal (numeradas de 00 a 09) e noventa agendas de uso geral (numeradas 10 a 99). Cada posio de agenda pode ser preenchida com um nmero para acesso externo. Agendas privativas so acessveis apenas pelos ramais que as programaram enquanto que as de uso geral so acessveis por todos. Para discar a partir da agenda, disque 7xx, onde xx o nmero da agenda.

4.1.6 - Password Call (50 + senha + nmero de ramal)


Permite a tomada de uma linha tronco por um ramal, usando todos os privilgios e acessos de outro. Permite a um usurio tomar linha a partir de um ramal restrito (ex: em local pblico), usando privilgios de seu prprio ramal, sem precisar deslocar-se at ele. A bilhetagem registrar ligao a partir do ramal alvo. Utilizado em hotis e condomnios para registrar ligaes feitas em dependncias comuns diretamente na unidade do hspede ou condmino. Para usar o recurso, disca-se 50 + senha de quatro dgitos + o nmero do ramal a ser usado como hospedeiro. A senha digitada precisa coincidir com a senha daquele ramal. A tomada de linha que se segue pelo mtodo de Tomada de Linha Inespecfica.

14

4.2 - Capturas e Aes Internas


4.2.1 - Chama ltimo Chamador (103)
Anti-trote. Discando Flash + 103, o usurio est solicitando ao sistema que chame o ltimo ramal que lhe efetuou uma ligao, ou tentativa. til quando recebe uma ligao de origem desconhecida e pretende retorn-la por qualquer motivo.

4.2.2 - Captura Chamadas de Ramal (16 + nmero do ramal)


Uma ligao, interna ou externa, que esteja chegando em um ramal, pode ser capturada por outro antes que seja atendida, discando 16 + o nmero do ramal. Este procedimento no vlido para ramal restrito que queira capturar ligao externa, pois o mesmo tem acesso apenas a ligaes internas. Observao: Um ramal pode ser bloqueado para no permitir a captura de suas ligaes por outro ramal (ver maiores informaes no Help do TGCO Advanced ou captulo 5). No caso de executar indevidamente uma transferncia, esta poder ser recuperada pelo ramal gerador da transferncia, atravs do comando 16.

4.2.3 - Captura de Setor (52 + nmero do setor ou 52*)


Se o ramal que est tocando, seja com ligao externa seja interna pertence a um setor de ramais (Setores - Captulo 8), a ligao pode ser capturada discando 52 + o nmero do setor (0 a 9). Se o ramal capturador pertence ao mesmo setor do que est tocando e, alm disso, multifreqncial, basta discar 52 * (tecla asterisco).

4.2.4 - Chamada de Setor (51 s)


Se for necessrio chamar qualquer ramal pertencente a um setor especfico (ex: departamento comercial), sem se importar com quem vai atend-la, basta discar 51 + nmero do setor desejado. Veja no Captulo 8 mais sobre Setores.

4.2.5 - Captura de Chamada Externa Entrante (17)


O comando 17 permite a captura de uma chamada externa entrante qualquer. Se voc ouve uma ligao externa em algum aparelho e no sabe qual, mas pela cadncia de toque identifica uma ligao externa, use esse comando para captur-la. No atende ligaes DDR.

4.2.6 - Recuperao de Linha-Tronco ou Ramal em Espera (14)


Uma linha-tronco ou ramal em espera pode ser recuperada discando o comando Flash + 14 (fila de espera). Se houver mais de um tronco ou ramal em espera, o sistema recuperar o que estiver a mais tempo em espera.

4.2.7 - Liberao de Linha-Tronco (15)


Este comando libera uma linha-tronco sem perder as outras ligaes que estejam em espera. Discando o comando Flash + 15 a linha-tronco que estiver em conversao liberada. Esta liberao pode ser feita colocando o monofone no gancho, porm, neste caso, todas as ligaes que estiverem em reteno sero liberadas. Observao: Se o ramal estiver com a facilidade "Recupera Linha em Espera" ativada, se repuser o monofone no gancho com uma linha tronco em espera, seu aparelho tocar e o colocar em contato com a ligao perdida.

15

4.2.8 - Conferncia (19)


Para incluir um ramal ou uma linha-tronco numa conferncia, basta que o ramal gerador da conferncia disque para um terceiro ramal ou linha-tronco, faa a consulta, e caso deseje que este entre em conferncia, basta discar Flash + 19. Os usurios estabelecero conversao. Para um ramal chamado abandonar a conferncia s repor o monofone no gancho, os outros ramais e/ou linhas-tronco continuaro em conferncia. Grupos de conferncia: Bsico - 4 grupos com at 4 participantes em cada grupo; Estendido - at 10 grupos com at 31 participantes no total.

4.2.9 - Atendimento de Ligao Pendente (12)


Se durante uma conversao o usurio ouve "bips", sinalizando que h outra ligao pendente sobre seu ramal, seja por transferncia sobre ramal ocupado, seja por chamada sobre ocupado, pode atend-la discando esse cdigo.

4.2.10 - Flash em Linha-Tronco (56)


Em centrais telefnicas CPA possvel executar algumas aes sobre a linha externa, como atender chamada em espera. Normalmente essas operaes requerem a aplicao de um "flash" (abertura rpida) diretamente na linha. Disque esse cdigo para aplicar flash numa linha externa, quando estiver em conversao.

4.2.11 - Tele-Servios (59)


O cdigo de Tele-servio um recurso utilizado em conjunto com softwares externos de apoio. uma forma de enviar cdigos a partir de cada aparelho telefnico, para um programa de computador, visando um determinado objetivo, que depende do software externo. (Ex: Pedidos ao restaurante do hotel, Ponto eletrnico, etc).

4.2.12 - Estacionamento de Ligaes (58 + nmero da vaga)


Esta facilidade permite a transferncia de uma ligao externa para uma "vaga de estacionamento" escolhida pelo usurio, deixando a ligao em espera por um tempo programvel, at a sua retirada da vaga. Caso a ligao no seja atendida, esta rechamar no ramal autor do estacionamento ou no terminal da telefonista. Para estacionar uma ligao externa basta discar: 58 + N da vaga. Os nmeros das vagas vo de 01 a 99.

4.2.13 - Recuperao de Ligao Estacionada (57 + nmero da vaga)


Uma vez posta em vaga de estacionamento, a ligao externa fica disponvel publicamente para ser recuperada, bastando que o usurio conhea o nmero da vaga. A ligao estacionada pode ser atendida por qualquer ramal, desde que no seja restrito, discando 57 + N da Vaga. Esta facilidade til em estabelecimentos com sistema de alto-falantes (Busca-Pessoa)

4.2.14 - Acesso ao Busca-Pessoa (108)


Em ambientes que dispem de servio interno de alto-falantes, o Sistema ACTIVE Advanced pode ser conectado de forma a permitir qualquer ramal autorizado a manifestar-se. Discando 108, o operador ouve um "bip" e tudo que disser ser transferido ao sistema de alto-falantes.

16

4.2.15 - Chamada a Call Center


Chamada a call center, grupos 1 a 10. Sempre que um usurio deseja transferir a chamada para um grupo de atendimento do Call Center, disca o cdigo do grupo, antes de repor ao gancho, ou comandar transferncia. Requer Sistema de Call Center instalado. Grupo1: Grupo1: Grupo1: Grupo1: Grupo1: Grupo1: Grupo1: Grupo1: Grupo1: Grupo1: *008 *009 *010 *011 *012 *013 *014 *015 *016 *017

4.2.16 - Operaes com Porteiro HDL


Desde que dotado de "Interface de Porteiro HDL" na Placa de servios, um usurio pode acess-lo para atender usando o comando "*2". Para comandar a abertura da fechadura utilize o comando "*3".

4.3 - Recursos Agendados


4.3.1 - Retorno Automtico (18)
Se um ramal chama outro ramal e este est ocupado, o ramal chamador disca o comando Flash + 18, aguarda o tom de confirmao e recoloca o monofone no gancho. Quando o ramal chamado desocupar o ramal chamador recebe um retorno de 4 toques, aps atender o ramal chamado recebe toque interno e aps este atender a ligao estabelecida. Observaes: O Sistema ACTIVE Advanced s inicia a chamada de retorno automtico se ambos os ramais envolvidos estiverem desocupados. Se o ramal chamado ou chamador no atende a chamada em 1 minuto o retorno desativado. Enquanto o retorno automtico estiver ativado, os ramais ficam livres para efetuar quaisquer chamadas.

4.3.2 - Retorno se Ausente (18)


Se um ramal disca para outro ramal e este no atende, o usurio que originou a ligao disca Flash + 18, aguarda o tom de confirmao e repe o monofone no gancho. Assim que houver qualquer operao no ramal chamado, o ramal que originou a ligao recebe uma chamada de 4 toques e ao atender, o ramal chamado tocar estabelecendo assim, a conversao.

4.3.3 - Reserva de Linha-Tronco (18)


Aps discar "0" para tomar uma linha-tronco e receber o tom de ocupado basta discar Flash + 18 para reservar uma linha-tronco. O tom de confirmao indicar o sucesso da operao. No momento em que uma linha-tronco for liberada, o ramal que fez a reserva receber um toque diferenciado, indicando que h linha-tronco disponvel. Assim, o usurio pode retirar o monofone do gancho e discar diretamente o nmero externo desejado. Observao: A reserva de linha-tronco s faz sentido quando no h opes de roteamento dependentes do nmero externo discado pelo usurio. Se houver mais de uma opo de roteamento, no h como reservar linha, se no se sabe de antemo o que ser discado e se a linha reservada se aplica discagem.

17

4.4 - Aes de Telefonista ou Administrador


4.4.1 - Intercalao de Telefonista (101)
A intercalao permite que a telefonista interfira em uma ligao em curso. Para executar intercalao basta discar para um ramal, ao receber o tom de ocupado s discar 101. Neste instante entra o tom de intercalao na conversao e a telefonista entra em conferncia com os elementos em conversao. Assim que a telefonista sair da conferncia a ligao volta ao estado anterior. Observao: O sistema s permite intercalao a partir de ramais (ou TGCO) programado com o recurso avanado "Posio Operadora".

4.4.2 - Intercalao Especial (102)


Recurso privativo de ambientes de Telemarketing permite ao administrador do grupo de telemarketing monitorar a performance de seus vendedores, sem que seja ouvido. Consulte a Leucotron.

18

Captulo 5: Programaes de Usurio


So chamadas Programaes de Usurio aquelas programaes que podem ser efetuadas em qualquer ramal, discando cdigos apropriados. Nem todas as programaes de um ramal so executveis pelo seu prprio teclado. Na verdade, a maior parte delas somente possvel por um Terminal de Configurao (TGCO ou TSO). Consulte seu administrador.

5.1 - Programao Automtica Ramal Multifreqncial/ Decdico


A partir do primeiro dgito discado por qualquer ramal, este passar a ser decdico ou MF, de acordo com o modo que o mesmo discou. Esta programao renovada sempre que o ramal colocado no gancho. Uma vez sado do gancho e discado decdico, ignorar qualquer evento de "flash" posterior, at ser reposto ao gancho.

5.2 - Agenda Particular e de Sistema


Cada ramal pode armazenar em memria, para seu uso, at 10 nmeros externos para discagem abreviada. As memrias, de agenda particular, numeradas de 00 a 09, podem conter um nmero com at 16 dgitos. Existem tambm 90 posies de agendas, disponveis para o sistema, isto , de uso geral, numeradas de 10 a 99. A posio de telefonista pode armazenar at 100 nmeros externos. Os 10 primeiros (00 a 09), so de seu uso particular e o restante (10 a 99) so de uso comum de todos os ramais. As memrias de uso comum (memrias de sistema) podem armazenar nmeros com at 16 dgitos. Observaes: As programaes de agenda podem ser feitas no prprio ramal ou tambm pelo TGC ou TGCO. Consulte o Help do TGCO Advanced. Para ter acesso a discagem abreviada, o usurio de um ramal disca o cdigo 7 seguido pelo nmero da memria (2 dgitos). O sistema toma uma linha-tronco e disca para o nmero armazenado na memria escolhida. Para armazenar os dados telefnicos na memria, basta discar: 87 + Nmero da agenda (00 a 09) + nmero + gancho - Em um ramal comum ou 87 + Nmero da agenda (00 a 09) + nmero + # - Em um ramal MF Caso o usurio queira armazenar o ltimo nmero externo, discado pelo ramal, basta discar: 88 + Nmero da Agenda (00 a 09) Para apagar uma agenda: 87 + Nmero da Agenda + gancho - em um ramal comum ou 87 + Nmero da agenda (00 a 09) + # - Em um ramal MF Observaes: O uso dessa facilidade exclusiva dos ramais privilegiados e semi-privilegiados j que ramais restritos e semi-restritos podem gravar agenda, mas no podero us-las, j que no tm acesso rede. As agendas so finitas. Caso o usurio tente inserir um nmero na agenda e receba tom de erro, significa que no h agendas disponveis. O usurio poder consultar a telefonista sobre a disponibilidade de agendas do sistema. A telefonista pode visualizar esta situao, atravs do TGCO Advanced.

19

5.3 - Senha (837)


O usurio pode atribuir uma senha ao seu ramal, que utilizada como cdigo de acesso a algumas facilidades como: Siga-me No perturbe Cadeado eletrnico Password Call Para ativar a senha num ramal, basta discar: 837 + 4 dgitos de senha Caso o usurio queira trocar de senha, deve discar: 837 + 4 dgitos da senha velha + 4 dgitos da senha nova. Para desativar a senha, basta discar: 837 + 4 dgitos da senha + gancho A desativao da senha possvel a qualquer terminal de Configurao do sistema, sem contudo conhec-la. Consulte seu administrador.

5.4 - Siga-me ou Desvio Incondicional (821)


Facilidade que permite o desvio de todas as ligaes destinadas a um ramal determinado. Para ativar siga-me o usurio, a partir de um outro ramal qualquer, deve digitar: 821 + Senha do ramal desviado (se houver) + Nmero do ramal desviado Todas as ligaes destinadas ao ramal rd sero desviadas para o ramal rr. O ramal desviado sinalizado que tem um desvio por siga-me j que passa a receber o tom de discar com um bip sobreposto. Um ramal qualquer (inclusive categorizado como restrito ou semi-restrito) pode ser programado para receber siga-me de quantos ramais forem necessrios. Para desprogramar o siga-me, basta discar a partir do RAMAL DESVIADO: 822 Esta programao pode ser feita tambm pelo TGC ou TGCO, para isto, consulte o Help do TGCO Advanced. Observao: Quando houver conflito de ramais, ou seja, um ramal nmero 22 e outro 222, por exemplo, ao programar a funo siga-me, aps a discagem do cdigo 821 e o nmero do ramal, necessrio aguardar o tempo de espera entre dgitos para digitar a senha, se existir. Caso contrrio, o PABX entender a senha como parte integrante do nmero do ramal. Veja "Plano de Numerao".

5.5 - No Perturbe (839)


O ramal programado com no perturbe no recebe ligao interna, nem externa DDR. Porm, recebe normalmente as ligaes externas via grupo atendedor. Qualquer ramal que ligar para um ramal programado com no perturbe receber o tom de ocupado. Para programar basta discar: 839 + 4 dgitos de Senha - se o ramal tiver senha 839 - se o ramal no tiver senha Para desprogramar a facilidade no perturbe, disque: 830

Observaes: Esta programao pode ser feita tambm pelo TGC ou TGCO, para isto, consulte o Help do TGCO Advanced. Cada ramal pode solicitar telefonista a programao de uma mensagem escrita personalizada (16 letras) que explica o motivo da programao. Desse modo um usurio de terminal inteligente (TGCO, TSO, VKS) que tentar acess-lo, alm do tom de ocupado, receber explicaes adicionais (Ex: "Em Ferias" ou "Em reunio").

20

5.6 - Cadeado Eletrnico (835 ssss)


Um ramal privilegiado ou semi-privilegiado pode ter sua categoria alterada, passando temporariamente a semi-restrito. Esta facilidade chamada de cadeado eletrnico, porque enquanto esta programao estiver ativa, o ramal no conseguir efetuar discagens externas. Para ativar o cadeado eletrnico basta discar no prprio ramal, o cdigo: 835 + 4 Dgitos de Senha - se no houver senha 835 - se j houver senha programada Para desativar o cadeado eletrnico: 836 + 4 dgitos de Senha Observaes: Esta programao pode ser feita tambm pelo TGC ou TGCO, para isto, consulte o Help do TGCO Advanced. Usurios de KS so informados do cadeado trancado no visor.

5.7 - Ramal No Aceita Captura (816)


Facilidade que impede que outros ramais possam capturar suas ligaes (internas ou externas). Para ativar ramal no aceita captura, basta discar no prprio ramal: 816 Para desativar a programao discar: 815 Observao: Esta programao pode ser feita tambm pelo TGC ou TGCO, para isto, consulte o Help do TGCO Advanced.

5.8 - Despertador (8976)


Usurios de ramal podem programar para que sejam despertados (tocar) num horrio estabelecido, com efeito de despertador e/ou lembrete. Apenas um horrio memorizado por ramal. Para programar, basta discar: 8976 + hh mm, onde hh mm a discagem de um horrio no formato 24h (Ex.: "89760700" para despertar s 7:00h; "89761837" para despertar s 18:37h). Observaes: Esta programao pode ser feita tambm pelo TGC ou TGCO, inclusive com nuances impossveis de serem programadas diretamente pelo usurio. Consulte o Help do TGCO Advanced. Se por qualquer motivo o usurio no atender, a telefonista ser alertada, para que possa tomar alguma providncia. til em hotis.

5.9 - Siga-me Externo (8903)


O objetivo do Siga-me Externo fazer com que o Sistema ACTIVE Advanced direcione para um nmero externo uma ligao destinada a um dos ramais do equipamento. Esse recurso permite que um usurio receba ligaes destinadas a seu ramal em casa ou em seu aparelho celular, sem que precise divulgar os nmeros particulares. Para que um ramal seja desviado para um nmero externo, necessrio que se programe preliminarmente a agenda 08 e 09 do ramal a ser desviado, com o nmero externo a ser chamado. A agenda 09 corresponde ao desvio diurno e a agenda 08, ao desvio noturno. Se no houver programao da agenda 08, os desvios diurno e noturno sero sempre a partir da agenda 09. O simples fato de programar-se a agenda 08 e 09 no gera desvios. necessrio habilit-lo discando: 8903 + Modo de Operao (0 a 3) Os modos de operao possveis so:

21

Modo "0": Desligado. Todas as ligaes destinadas a esse ramal tocam normalmente, obedecidos todos os demais desvios. Modo "1": Somente desvio de ligaes Internas. As ligaes externas DDR destinadas a esse ramal tocam normalmente nele, enquanto que as ligaes internas (a partir de outro ramal) so desviadas para o nmero contido na posio de agenda 09 diurna e 08 noturna. Modo "2": Somente desvio de ligaes externas. Ao contrrio do anterior, so somente desviadas as ligaes de origem externa (exclusivamente DDR). As ligaes de origem interna (outro ramal) tocam normalmente. Modo "3": Ambos os desvios.

Observaes: A programao de desvio externo somente ser aceita se houver nmero externo programado na posio de agenda 09 e se o ramal desviado for privilegiado ou semi-privilegiado. O sistema tomar linha externa pelo critrio de Tomada de Linha Tronco Inespecfica, como se tivesse sido discado pelo ramal desviado. A conexo entre duas linhas externas ser mantida indefinidamente se pelo menos uma delas for digital ou caso contrrio ser temporizada (tempo configurvel pelo administrador, atravs de um terminal de configurao). O Desvio Externo prioritrio sobre todos os demais desvios.

22

Captulo 6: Programaes Diversas


As programaes e facilidades descritas nesse captulo no podem ser diretamente configuradas a partir de um ramal comum. Requerem a utilizao de um Terminal de Configurao (TGC ou TGCO). As descries a seguir so de cunho informativo e precisam ser completadas pelo Help do software TGCO Advanced.

6.1 - Recursos para Hotel / Condomnio


Recursos Hotel/Condomnio so recursos teis nesse tipo de aplicao, mas esto tambm disponveis para serem utilizados em outro tipo de estabelecimento, j que acompanham o repertrio bsico de recursos do Sistema ACTIVE Advanced. So eles:

6.1.1 - Ramal de Apartamento


Categorizado como Ramal de Apartamento, o aparelho de um usurio de condomnio ou hspedes de hotis impedido de ter acesso a programaes normalmente acessveis a ramais comuns. Recurso independente da categoria do ramal (Privilegiado, Semi-Privilegiado, Semi-Restrito ou Restrito) esta facilidade cria uma nova categoria para o ramal. O ramal programado como ramal de apartamento assume as seguintes caractersticas:

No permitido fazer qualquer programao de ramal comum, como, por exemplo, SIGA-ME, ou qualquer outra programao. No permitido reter ligaes externas ou internas, ficando por conseqncia impedido de fazer transferncias e conferncias. So somente aceitos os comandos de 11 a 18 (cdigos originais), salvo em situaes que so contrrias as caractersticas acima. Para todos os demais comandos o ramal recebe tom de erro. Esta uma facilidade projetada para categorizar ramais em unidades de condomnios e hotis, que impede que o hspede sem querer altere configuraes do seu ramal, prejudicando o funcionamento do sistema.

6.1.2 - Ramal Fechado


Nem sempre a administrao de hotis permite que hspedes disquem diretamente para outros hspedes, dando chance a trotes. A programao Ramal Fechado cria uma nova categoria de ramal, assumindo caractersticas prprias. Um ramal fechado impedido de ligar para outros ramais fechados. , porm permitida a ligao para ramais que no so caracterizados como ramal fechado. conveniente que ramais de hspedes em hotis sejam categorizados como "Fechados", enquanto aqueles da administrao no o sejam.

6.1.3 - Numerao Flexvel


Normalmente os hotis e/ou condomnios tm uma forma padro de numerao dos apartamentos, relacionando-os aos andares do prdio. interessante que a numerao dos ramais dos apartamentos siga o mesmo critrio de numerao dos apartamentos de forma a facilitar a memorizao da relao apartamento/ ramal, principalmente em prdios verticais e de muitos andares. A numerao flexvel uma facilidade que permite relacionar o nmero de um apartamento a um ramal qualquer do PABX. Assim tanto os funcionrios do hotel como os hspedes, no precisam memorizar o nmero do ramal de determinado apartamento. Essa relao fica armazenada no prprio PABX. A numerao flexvel nativa no Sistema ACTIVE Advanced, j que seu plano de numerao pode ser alterado vontade, permitindo ramais e/ou servios numerados de uma a cinco cifras. Permite inclusive "conflitos" do tipo ramal "101" e ramal "1011". Veja o captulo 8. Observao: A alterao do plano de numerao feita pela Assistncia Tcnica (ou mesmo a Leucotron), utilizando um software apropriado (TeleSuporte).

23

6.1.4 - Servio Despertador


Descrito no captulo anterior, permite a hspedes programarem automaticamente seu horrio de despertar. Se a programao for executada diretamente de um dos Terminais de Configurao, o operador tem ainda as opes de desativar despertador e configur-lo para no ser automaticamente desprogramado, fazendo com que toque todos os dias no mesmo horrio.

6.1.5 - Password Call


Descrito no captulo anterior, esta facilidade permite que um hspede de um hotel ou um morador de um condomnio, mesmo estando fora de seu apartamento, possa fazer ligaes externas e ao final da mesma, esta ser atribuda a seu prprio ramal do ponto de vista de bilhetagem. Para o Sistema ACTIVE Advanced como se a ligao tivesse sendo gerada do ramal alvo. Observaes: Para esta facilidade no h rediscagem, reserva de linha-tronco ou discagem abreviada. O cdigo dever ser discado toda vez que o usurio desejar fazer ou refazer uma ligao externa. No relatrio de bilhetagem, a ligao externa gerada atravs do password call, ser atribuda ao ramal alvo, sendo possvel a identificao da utilizao indireta do ramal e sua origem, se for o caso. Somente so possveis chamadas por Password Call de ramais que tenham senha programada. Caso no haja senha programada o usurio recebe tom de erro e a operao cancelada. Caso este comando seja usado no prprio ramal, o sistema interpreta como uma tomada de linha normal. A tomada de linha feita pelo critrio de Tomada de Linha Externa Inespecfica.

6.2 - Recursos Diversos


A lista de recursos a seguir a lista de facilidades programveis para cada ramal do sistema. Segue breve explicao de seu funcionamento:

Atendedor Mudo: Quando um grupo de ramais fisicamente prximos entre si devam tocar sempre que chegar uma ligao externa (em grupo atendedor ou DAC por setor, critrio geral), pode-se fazer com que apenas um ou alguns efetivamente toquem, embora possam ser atendidos normalmente. Programe como Atendedor Mudo aqueles que no devem tocar nesses casos. Tocaro normalmente caso sejam chamados individualmente, ou se no houver outro ramal tocando quando chegar uma ligao. A entrada em Servio Noturno pode alterar essa caracterstica. H a programao noturna com mesmo significado. Acessa Busca-Pessoa: Habilita o ramal para acessar ao Busca Pessoa, discando "108" (default) ou a Tecla Busca-Pessoa. Proba acesso ao Busca-Pessoa em ramais de acesso pblico, para evitar trotes no sistema de alto-falantes. A entrada em Servio Noturno pode alterar essa caracterstica. H a programao noturna com mesmo significado. Acesso Direto a Chefe: Sempre que um ramal tem programado o recurso Chefe-Secretria, quando um terceiro ramal qualquer tentar cham-lo, ser desviado para o ramal "secretria". Se o ramal chamador tiver essa programao marcada, passar a ter o privilgio de no passar pela "secretria", chamando o "chefe" diretamente. Esta programao permite que se faa uma triagem dos ramais que podem acessar ao ramal chefe. A entrada em Servio Noturno pode alterar essa caracterstica. H a programao noturna com mesmo significado. Ramal Correio de Voz: Ramais conectados ao Sistema Correio de Voz devem ter essa programao marcada. Assim o sistema reconhece-os para efeito de "Chamada a Correio de Voz" (1001 e 1002). Acesso Direto a Tronco: Habilita um ramal para receber tom de linha externa assim que o monofone for retirado do gancho.

24

Ramal Trava Bilhetagem: Se por qualquer motivo o Sistema de Bilhetagem estiver ausente e a bilhetagem ligada, o Active vai acumulando bilhetes em sua restrita memria interna. Quando a capacidade dessa memria atinge 80%, entra num estado de proteo que impede que alguns ramais (a maioria) acessem linhas tronco para ligaes de sada. Marque essa programao para bloquear esse ramal para acesso linha-tronco, quando no h pouca ou nenhuma memria disponvel para bilhetagem. Recupera Linha em Espera: Esta facilidade uma proteo para que um ramal no perca uma ligao externa que esteja em espera. Caso o usurio coloque o ramal no gancho este tocar novamente para que se atenda a ligao. Se houverem mais que uma ligao em espera, apenas a ltima retornar, perdendo as demais. Cuidado com ligaes postas em espera acidentalmente! Inacessvel via DDR: Marque essa programao quando no desejar que esse ramal sob programao receba ligaes diretas, via DDR. As ligaes dele passam a ser atendidas pela posio operadora mais acessvel. No me Perturbe: Um ramal marcado com "no perturbe" no recebe ligaes internas, nem externas via DDR. Ao ramal chamador ser enviado, se possvel, a mensagem "No Perturbe", ou a mensagem personalizada de "No Perturbe". Cadeado Trancado: Impede que o ramal programado origine ligaes externas. O prprio ramal pode ligar e desligar seu cadeado, discando os cdigos apropriados (835 e 836). Comunicao de Dados: Quando um ramal programado como Comunicao de Dados, o Sistema ACTIVE Advanced entende que se trata de ramal conectado a MODEM. Nesse caso, impede certas aes que no trariam danos a uma conversao humana, mas certamente seriam danosas comunicao eletrnica: Intercalao de telefonista, transferncia sobre ocupado (com bip), etc. Altera tambm o padro de toques e tom de discar, para parecer-se ao mximo com os padres normalmente reconhecidos por MODEMs. A entrada em Servio Noturno pode alterar essa caracterstica. H a programao noturna com mesmo significado. Discriminador de DDC: Bloqueia individualmente o ramal quanto ao recebimento de ligaes a cobrar. Insere um procedimento de liga-desliga-religa na ligao externa, ao ser atendida, que desconecta ligaes a cobrar, automaticamente. Se programado em uma linha-tronco, independentemente de o ramal ter ou no a programao ativa, as ligaes a cobrar que chegarem por aquele tronco so bloqueadas. A entrada em Servio Noturno pode alterar essa caracterstica. H a programao noturna com mesmo significado. Ramal sem Disco: Recurso para chamar a telefonista assim que o monofone retirado do gancho, til em aparelhos localizados em local pblico, destitudo de teclado ou disco. Money Saver: Recurso que limita a durao das ligaes de sada de um ramal, a tempos prestabelecidos pelo administrador. Caso a ligao extrapole o tempo estipulado, sinaliza por mais alguns segundos adicionais e interrompida fora.

6.3 - Configuraes Avanadas de Ramal


Cada ramal do Sistema ACTIVE Advanced tem propriedades avanadas, que alteram seu comportamento de forma tcnica. A alterao desses parmetros pode influenciar negativamente a performance do equipamento.

6.4 - Programaes

Posio Operadora: Define para o Sistema ACTIVE Advanced se o operador daquele ramal programado uma posio telefonista do sistema, independentemente do tipo do terminal. Sempre que algum ramal disca "9" (default) ou sempre que o sistema precisa desviar uma ligao "perdida" para uma posio telefonista, procura dentre os ramais ativos do sistema quais tm "Posio Operadora" marcada. A que estiver desocupada, tem preferncia para tocar. proibido fazer

25

operao de DESVIO SE NO ATENDE para uma Posio Operadora. Nesse caso a programao no funcionar.

Ramal DDR: Programao necessria quando for utilizado o produto Placa DDR, que gera um entroncamento analgico DDR a partir de um ramal comum do sistema. No Chama Sobre Ocupado: Alguns tipos de ramais do sistema (TGCO, KS) tm a faculdade de nunca estarem ocupados para algum que o chama. Nesse caso, o chamador fica ouvindo Tom de Controle de Chamada, mesmo que o ramal alvo esteja em outra ligao. Esse procedimento til em caso de posies operadoras, mas pode tornar-se inconveniente em outros casos. Se desejar que um ramal deixe de ter tal comportamento, basta marcar essa programao. No Intercalvel: Posies Operadoras tm o privilgio de intercalar (entrar sem convite) uma ligao qualquer, para dar recados urgentes (101). Se um ramal qualquer no deseja ser intercalado de forma alguma, basta marcar essa programao. A telefonista tambm no poder intercalar uma conferncia que tenha pelo menos um dos ramais programados com esse recurso.

26

Captulo 7: Recursos Opcionais


BILHETAGEM E TARIFAO O Sistema ACTIVE Advanced pode opcionalmente, registrar todas as ligaes efetuadas ou recebidas pelas linhas-tronco ou Ramais DDR. Este registro feito em buffer interno ao sistema, repassando para computador externo acoplado ao sistema. Esta facilidade chamada bilhetagem. Quando as informaes de bilhetagem so passadas por um software capaz de analisar seus dados e gerar o preo provvel daquela chamada, o sistema est fazendo uso da TARIFAO. Metodologia Cada vez que um ramal acessa uma linha-tronco para fazer ou receber ligaes externas ou receber transferncia de ligaes externas, so gerados bilhetes que descrevem o percurso da ligao at seu trmino. Estes bilhetes so armazenados na memria permanente do PABX, com capacidade mnima para 5000 ligaes, mas precisam ser enviados a um computador externo, para serem tratados ou simplesmente registrados. Os bilhetes podem ser enviados tanto a um computador externo, quanto a uma impressora local. No caso de computador externo, tanto pode ser utilizado o Sistema de Bilhetagem ou Tarifao da Leucotron, quanto podem ser usados programas de terceiros, por vrios mtodos de transferncia. A definio se um ou outro caso feita na instalao do sistema. Solicite a sua Assistncia Tcnica, ou ao SAT Leucotron o Manual de Bilhetagem para detalhes.

O administrador tem as opes: Bilhetar ou no as ligaes recebidas. Bilhetar ou no ligaes DDR destinadas ao PABX mas que no tm associao interna de um nmero de ramal. Ignorar ou no bilhetes gerados a partir de ligaes dadas como gratuitas no encaminhamento (mquinas anunciadoras) Bilhetar ou no ligaes internas. So registrados os seguintes dados: Nmero do ramal que fez a ligao externa; Data da ligao; Horrio de incio da ligao; Durao da ligao; Nmero da linha-tronco ocupada na conversao; Nmero do telefone chamado (se for ligao de sada). Nmero do telefone chamador em ligaes recebidas, se recurso disponvel ou a expresso "Lig. Recebida", se recurso indisponvel; Eventualmente, nmero do ramal que recebeu a ligao por transferncia; Categorizao da ligao quanto a Password Call, Captura, etc. Para que a bilhetagem possa ser ativada, necessrio:

Que os parmetros desejados de bilhetagem estejam corretamente estabelecidos Que os Grupos de Acesso Externo correspondente s linhas a serem bilhetadas estejam autorizando a bilhetagem

27

Captulo 8: Recursos de Sistema e Metodologias


Esse captulo destina-se ao usurio que deseja conhecer um pouco melhor os recursos do Sistema ACTIVE Advanced, obtendo subsdios para configur-lo da forma que mais de adapte ao ambiente. O Sistema ACTIVE Advanced foi concebido para ser simples de operar. Por trs de sua simplicidade porm, est um equipamento extremamente verstil, capaz de desempenhar qualquer funo que o usurio necessite. Consulte sua Assistncia Tcnica ou o SAT - Leucotron, se necessrio.

8.1 - Plano de Numerao


Tudo que um usurio de um sistema de telefonia pode requerer de seu equipamento pode ser traduzido em uma inteno respectiva. Chamar o ramal 203 uma inteno, desejar acesso a linha tronco uma inteno, transferncias, etc. Aparelhos telefnicos comuns dispem apenas de um teclado numrico para "conversar" com o PABX. O sistema dispe de uma tabela que traduz seqncias de nmeros em intenes. Essa tabela chamada de Plano de Numerao. O Sistema ACTIVE Advanced, ao sair de fbrica, tem um plano de numerao bsico prdefinido, que fica armazenado em sua memria. Nesse Plano esto definidas as seqncias de dgitos para acessar cada um dos 192 ramais possveis ao sistema, mesmo que no estejam instalados. Esto tambm definidas seqncias para cada uma dos comandos e programaes acessveis ao usurio. Essas seqncias de nmeros podem ter de um a cinco dgitos e podem ser configuradas vontade. A nica restrio que no pode haver seqncias iguais para intenes diferentes. Uma mesma inteno por sua vez, pode ter mais de uma seqncia (sinnimo), de forma que pode haver mais de uma forma de acessar determinado ramal ou programao. O Sistema ACTIVE Advanced reconhece uma delas como acesso Principal, e as demais Secundrias. A inteno principal a que vai para relatrios de bilhetagem, visores de terminais inteligentes e TGCO. As intenes secundrias servem apenas de "porta de acesso". Qualquer das intenes pode, a priori, ter mais de uma seqncia para acess-la. H limites somente no tamanho da tabela. H casos em que o usurio precisa conviver com conflitos no plano de numerao. Isso acontece quando, por exemplo, h um ramal "22" e outro "225". Quando algum disca "22", o equipamento no sabe se o usurio vai continuar discando ou no. O Sistema ACTIVE Advanced tem uma metodologia que permite quaisquer conflitos. Sempre que uma situao dessas detectada, aguarda por 4 segundos (programvel). Se o usurio continuou discando, entende o novo dgito. Se o usurio parou de discar, entende o que j discou. A manuteno do Plano de Numerao trabalho da Assistncia Tcnica, que utiliza-se de softwares apropriados para essa operao (TeleSuporte for Windows). Consulte-a ou diretamente Leucotron.

8.2 - Setores de Ramais


Um setor um agrupamento de ramais com afinidade operacional. Podem ser formados at dez setores de ramais no Sistema ACTIVE Advanced, com uma variedade de utilizaes prticas. O operador informa ao equipamento quais ramais so afins, isto , esto prximos entre si ou pertencem a um mesmo setor ou funo. Assim podemos ter um setor comercial, um setor administrativo, vendas, etc. Operaes permitidas com setores:

Captura de ligaes dentro do setor: Utilizado dentro de um ambiente com vrios ramais, quando um usurio pode capturar (atender) a ligao destinada a outro ramal dentro do seu setor, discando

28

sempre a mesma seqncia, independente do ramal que esteja tocando. Faz parte do repertrio bsico do equipamento. Chamada interna ou externa ao setor (DAC): Permite destinar uma ligao (chamar) o setor diretamente, como se fosse um nico ramal. Nesse caso o sistema escolhe qual ou quais ramais sero destacados para atender chamada, por vrios critrios. Aplicado em ambiente de telemarketing. Recursos comercializado separadamente.

Os setores tm propriedades definidas, alterveis pelo administrador atravs do TGC ou TGCO. Primeiramente so atrelados tantos ramais quanto se deseja aos setores. Pode-se colocar qualquer nmero de ramais num nico setor, mas um ramal nunca pode participar de mais de um setor ao mesmo tempo.

8.3 - Critrios de Encaminhamento (Tipos de Acesso)


Uma vez definidos quais ramais participam de qual setor, passamos necessidade de definir para o sistema critrios de encaminhamento dentro do grupo. Suponhamos que desejemos utilizar recepo de ligaes externas por DAC, ou encaminhamento interno para grupo. Qual dos ramais do grupo ser o eleito a tocar? (ou todos?). Quando uma chamada dirigida a um determinado setor, seja por via interna (discando 51+ nmero do setor), seja via externa (distribuio DAC), o sistema escolhe um (ou mais) ramal(is) dentro do grupo solicitado, para atender a ligao. So ao todo quatro Critrios de Encaminhamento que um setor especfico pode ter. Para cada um de dez setores, podemos escolher um dentre quatro Critrios de Encaminhamento:

Sorteio: Quando o critrio de encaminhamento sorteio, o sistema escolhe aleatoriamente um ramal livre para atender ligao. O ramal precisa atender aos seguintes requisitos para ser considerado apto a atender: Estar livre: Mesmo que o ramal participante do grupo seja um TGCO ou Terminal KS HB Executive, com o recurso de "chama sobre ocupado", a chamada de grupo exige que esteja completamente livre (no gancho), para atender ligao. Continua, porm com seus recursos inalterados caso a ligao lhe seja dirigida diretamente. Existir e estar ligado: Um ramal que tenha pertencido a um setor, mas teve sua placa retirada ou tenha sido desligado, naturalmente temporariamente excludo do setor, at que retorne fisicamente, ou seja, religado. No perturbe desligado: Seja por encaminhamento interno, seja via DAC, uma ligao s encaminhada a ramais de setores cujo recurso "No Perturbe" esteja desligado. Estatstica: Quando o critrio escolhido for estatstico, a escolha do sistema definida pelo ramal que teve menor nmero de ligaes a ele dirigidas. O critrio para movimentar o contador de ligaes exclusivo para mecanismos de setor e diz respeito a encaminhamentos, e no atendimentos. Isso significa que se um ramal toca por mecanismos de setor, mas outro atende essa chamada por captura, a contagem para o primeiro e no para o capturador. No h movimentaes desse contador para outros mecanismos de encaminhamento, como grupo atendedor ou chamadas diretas. Os critrios para reconhecimento de ramal apto so os mesmos do critrio de sorteio. Busca linear: No critrio de busca linear, o sistema procura o primeiro ramal do grupo que atenda aos requisitos de aptido, para atender ligao. A procura feita na ordem crescente de ramais (ordem fsica, a mesma da numerao original de fbrica). O encaminhamento no balanceado. Geral: Exclusivamente para chamadas externas (DAC), o critrio Geral faz tocar todos os ramais que pertencem quele grupo. Basta que atenda aos critrios de aptido, para que seja colocado a tocar. O primeiro que atender silencia o toque dos demais. Esse critrio exclusivo para DAC, funcionando de forma muito parecida com grupos atendedores, s que definido por setor. Quando uma ligao de origem interna dirigida a um setor cujo critrio Geral, automaticamente o sistema assume critrio de sorteio, exclusivamente nessa chamada.

29

8.3.1 - Ramal de Transbordo


Alm de escolher o Critrio de Encaminhamento, o sistema permite a definio de um Ramal de Transbordo. Quando o sistema procura dentro do setor e no acha um ramal apto a atender chamada, recorre ao ramal de transbordo programado, se existir algum. Esse ramal de transbordo a primeira alternativa de atendimento de grupo ocupado e recomendvel que no participe desse ou de qualquer outro grupo (embora tecnicamente possvel). O encaminhamento para ramal de transbordo tem uma particularidade com relao a outros ramais do grupo: aceita chamada sobre ocupado (desde que seja um Terminal KS-HB Executive ou TGCO). Esse recurso permite ao operador do ramal de transbordo receber e reter vrias ligaes encaminhadas ao grupo, at que haja ramais livres para receb-las. A ligao encaminhada ao ramal de transbordo contabilizada para ele prprio, como se fosse parte integrante do grupo. Caso no haja ramais aptos a atender e tambm no haja ramal de transbordo apto, a chamada procurar a primeira posio de telefonista apta (Posio Operadora). recomendvel que o ramal de transbordo no seja a posio de telefonista principal. Se esse for o caso, basta no programar ramal de transbordo.

8.3.2 - Estatsticas
Atravs do TGC ou TGCO o administrador tem tambm acesso totalizao de chamadas quele setor, pela soma das chamadas individuais de todos os ramais pertencentes ao setor e tambm o ramal de transbordo. possvel zerar essa totalizao, usando um boto especfico. Nota-se tambm, que no caso do critrio Geral, no existe a totalizao de ligaes.

8.3.3 - Interao entre Recursos


Todos os demais recursos do Sistema ACTIVE Advanced esto perfeitamente disponveis e podem ser aplicados sobre os ramais pertencentes a um setor, como siga-me, desvios, etc, desde que atendidos os critrios de aptido descritos acima. Cuide, porm, de ter em mente bem claro o que deseja programar, j que a combinao de funes extremamente poderosa mas pode tornar-se confusa.

8.3.4 - Operao da "Captura de Setor"


Discando a seqncia default 52 + nmero do grupo, um ramal qualquer do sistema captura para si a primeira chamada pendente que se encontrar sobre qualquer dos ramais do grupo informado. Para se utilizar a Captura de Setor, basta que o agrupamento seja definido, e no h a necessidade de preocupar-se com a Configurao dos Setores. Assim como no caso da captura simples, um ramal restrito ou semi-restrito no tem acesso linha externa e s conseguir capturar ligaes de origem interna. Se o aparelho utilizado for multifrequencial, o operador pode solicitar captura dentro de seu prprio grupo, sem saber sequer qual nmero , discando a seqncia default 52 mais a tecla " * " (asterisco).

8.3.5 - Operao do "Encaminhamento Interno a Setor"


Disponvel apenas para clientes que optarem pela "Funo especial acesso a setor". Requer a programao da funo especial de sistema. Consulte sua Assistncia Tcnica. Atendendo a uma ligao externa e desejando transferi-la para um dos setores, ou simplesmente querendo chamar algum no setor, basta discar a seqncia (original) 51 + nmero do setor desejado. No encaminhamento interno para setor, o sistema identifica qual ramal deve tocar, segundo os critrios definidos pela Tela de Configurao de Setor e o faz tocar. Se tratar-se de operao de transferncia, essa pode ser feita por quaisquer mtodos j utilizados, como reposio ao gancho, transferncia ativa, etc. Embora sem muita finalidade prtica, um participante do setor pode chamar o prprio grupo discando a seqncia default 51 mais a tecla " * " (asterisco).

30

No possvel utilizar critrio de encaminhamento Geral, para ligaes geradas internamente. Se esse caso for detectado, o critrio assumido automaticamente passa a ser sorteio, vlido apenas para essa chamada.

8.3.6 - Operao do "Encaminhamento Interno a Setor" (DAC)


Disponvel apenas para clientes que optarem pela "Funo especial acesso a setor". Requer a programao da funo especial de sistema. Cada linha-tronco (analgico) ou nmero chave (DDR) pode ser opcionalmente atrelada a um dos setores do equipamento. Dessa forma, toda vez que uma ligao entrante for detectada nessa linha, o sistema escolhe um ramal ou mais de um ramal para tocar e atend-la. Podemos programar para cada tronco um grupo de distribuio diurno e outro noturno. A situao original desligado, que significa que a linha-tronco ou nmero chave no est atrelada a grupo algum. No caso exclusivo de linhas analgicas, quando uma ligao entrante detectada, o sistema consulta se a linha em questo foi programada para ser atendida por setor DAC. Conforme o servio noturno estar ou no ativado, consulta a vinculao noturna ou diurna. Caso haja vinculao, tenta fazer com que a ligao chegue aos ramais do setor, pelo critrio definido na Tela de Configurao de Setores (no TGCO). Caso no haja ramais aptos a atend-la, pelos critrios de aptido discutidos anteriormente, tenta o ramal de transbordo. Caso tambm o ramal de transbordo no seja acessvel, recorre primeira posio operadora em condies de receb-la. Caso no haja vinculao no perodo em questo (noturno/diurno), o sistema executa a distribuio por grupos atendedores normalmente.

8.4 - Grupos de Acesso Externo


Cada linha tronco do sistema est obrigatoriamente vinculada a um Grupo de Acesso Externo. Caso no modificado todas assumem originalmente pertencer ao Grupo de Acesso Externo 1. O objetivo dos Grupos de Acesso Externo agrupar linhas tronco afins, isto , que tenham uma mesma finalidade ou destino; que sejam similares quanto utilizao. Assim agrupam-se linhas que tem como objetivo acesso rede pblica por um lado, linhas que fazem juno com outro PABX por outro e at mesmo linhas de acesso rede pblica com caractersticas especiais podem ter tratamento diferenciado (Ex: linhas fornecidas por contrato - Embratel). O Sistema ACTIVE Advanced usa os agrupamentos para diferenciar critrios de tomada para diferentes naturezas de linhas, assim como parametrizar propriedades comuns a todas as linhas a eles vinculadas. Cada linha-tronco deve ser agrupada em torno de um Grupo, usando programao especfica de linhas pelo TGCO.

8.4.1 - Propriedades dos Grupos


Uma vez definidos os troncos que fazem parte de cada Grupo, devemos definir quais devero ser as propriedades daquele grupo, a serem aplicadas a todas as linhas a ele associadas. As propriedades so:

Natureza: Determina a finalidade principal das linhas do Grupo, no que tange s limitaes impostas pela categorizao de ramais que as utilizar. Podem ser linhas de conexo a outro equipamento (juno) ou linhas conectadas rede comutada pblica. Propriedade Bilhetar Ligao: O Grupo de Acesso Externo pode ser configurado para no gerar bilhetes nas ligaes que por ele trafegarem. Propriedade Critrio de Tomada: Determina para o sistema a ordem de tomada de linhas. Crescente, procura linha livre a partir da de menor nmero para a maior. Decrescente, procura linha livre a partir da de maior nmero para a menor. Seqencial procura linha livre sempre a partir da ltima tomada, de forma cclica.

31

Propriedade Prioridade: Usada para definir PRIORIDADE para tomada de linhas de tcnicas diferentes (analgicas ou digitais). O sistema tenta tomar uma linha do tipo prioritrio, usando o critrio de tomada especificado. Se no conseguir, tenta o tipo no-prioritrio, tambm respeitando o critrio.

Outras propriedades: O sistema rico em propriedades especficas para casos excepcionais. Consulte o arquivo de Help do TGCO para detalhes.

8.4.2 - Processamento de Discagem


O Sistema Advanced pode fazer uso de tabelas de Processamento de Discagem para alterar o que um usurio discou, adaptando a necessidades das linhas ou selecionando operadora de longa distncia mais apropriada. Operadoras de longa distncia so as empresas responsveis pela conexo de ligaes locais e de longa distncia no Brasil (Ex: Embratel, Intelig, Telemar, Telefonica, etc.). O Sistema ACTIVE Advanced dispe de poderosos recursos de pr-processamento de nmeros em chamadas de sada, permitindo que em ligaes de longa distncia seja dada preferncia a essa ou aquela operadora, transparentemente ao usurio. O sistema analisa o que o usurio discou e eventualmente decide por alterar a seqncia discada, para atender a objetivos diversos. Assim pode ser programado tanto para substituir transparentemente ao usurio operadoras discadas por outras mais apropriadas, quanto ser programado para auto-insero de operadoras. Veja detalhes no arquivo de help do TGCO.

8.4.3 - Acessibilidade Externa Remota


Sempre que um Grupo de Acesso Externo tiver natureza "Conectado a um equipamento privado", poder fazer uso do recurso de acessibilidade externa remota, desde que o outro sistema a ele conectado assim o permita. Se o Sistema ACTIVE Advanced esgota seus recursos de procura por linha tronco livre quando um usurio disca "0", recorre aos Grupos de Acesso Externo procurando aqueles conectados a equipamento privado, na esperana de encontrar algum que permita o acesso indireto a linhas, a partir do outro PABX. Ao sinalizar para o Sistema ACTIVE Advanced a possibilidade de acesso a linhas remotas, o operador precisa informar um cdigo, correspondente solicitao de acesso no plano de numerao do sistema interligado. Sempre que o sistema solicitante tomar uma rota de juno com o intuito de tomar linha para discagem externa, enviar transparentemente ao usurio o tal cdigo que, interpretado no destino fornecer tom de discar.

8.5 - Restrio de Ligaes a Ramais Semi-Privilegiados


Ramais configurados como Semi-Privilegiados podem fazer ligaes externas apenas para locais permitidos. So criadas at oito tabelas de permisso, que contm a lista de prefixos permitidos e/ou proibidos. Os ramais semi-privilegiados so vinculados a uma ou mais tabelas que so consultadas toda vez que ele est discando numa linha externa. Se tentar discar comeando com um prefixo proibido, o sistema interrompe sua discagem, dando tom de ocupado. H dois tipos de Tabelas de Restrio: Nas Tabelas Gerais, so definidas restries comuns a todo o sistema, aplicveis nos ramais a elas associados. So oito tabelas que devem conter as regras de restrio mais comuns, como:

Impedir acessos a servios 0900 Impedir acessos internacionais Etc.

Pode haver ramais que s podem fazer ligaes locais. Esses estariam vinculados a uma tabela nica, que conteria apenas os prefixos da localidade. O segundo tipo de tabela de restrio particular de cada ramal. Pode-se criar uma tabela de restrio diferente para um ramal especfico e somente para ele, fazendo ou no uso das oito tabelas

32

gerais. Sempre que esse ramal for discar, a permisso de continuidade no processo depende da consulta (s) tabela(s) geral(is) que estiver vinculado e consulta sua tabela individual. As Tabelas de Restrio so sempre programadas do TGC ou TGCO. Consulte o Help do TGCO Advanced.

8.6 - Servio Noturno


Servio Noturno uma propriedade do Sistema ACTIVE Advanced, que altera seu modo de funcionamento toda vez que for ativado. O ligamento e desligamento do Servio Noturno pode ser manual ou automtico, em horrios preestabelecidos. A principal funo do Servio Noturno contornar a situao de ausncia de operador no TGCO, normalmente no horrio noturno mas no restrito a ele. Age principalmente na recepo de ligaes, alterando os ramais receptores de ligao. Age tambm em diversas propriedades individuais de ramais. Num exemplo de aplicao, cabe ao operador do TGCO a recepo das ligaes e a transferncia para ramais solicitados. O sistema pode ser configurado de forma que noite, as ligaes que entrarem sejam encaminhadas a outros ramais para ser atendido. Sob Servio Noturno pode tambm ser alterada a categoria dos ramais. Cada ramal tem uma configurao diurna e outra noturna. Assim um ramal de uma guarita, por exemplo, pode ser restrito durante o dia e semi-privilegiado noite, com permisso para ligar somente para a polcia ou para a casa do gerente. Algumas facilidades tambm so programveis diferentemente em servio noturno, como por exemplo "Acesso ao Busca-Pessoa", "Discriminador de DDC", etc. As programaes de Servio Noturno so feitas exclusivamente na tela do TGC ou TGCO. Veja o Help do TGCO Advanced.

8.7 - Propriedades e Recursos Especiais


Conforme a aplicao, o Sistema ACTIVE Advanced pode fornecer propriedades adicionais aos ramais, adquiridas parte:

Intercalao Especial: Superviso de DAC, onde o supervisor pode monitorar o dilogo de um vendedor com um cliente, para avaliao de desempenho. O operador do sistema (via TGC ou TGCO) tem acesso a funes especiais:

Paralizao suave do sistema Desconexo forada de ramal ou linha-tronco Limpeza de programaes geral ou individual de ramais e linhas Etc.

8.8 - Tempos do Sistema


O Sistema ACTIVE Advanced pode ter sua temporizao alterada para adequar-se a aplicaes especiais. A alterao da temporizao feita por intermdio do TGC ou TGCO. Consulte documentao especfica.

8.9 - Metodologia de Expanso do Sistema


O Sistema ACTIVE Advanced projetado de forma a permitir a sua expanso para fora dos seus limites fsicos. Integra-se de forma notvel a sistemas de informtica externos, seja via serial, seja via rede local (LAN) seja via MODEM, permitindo uma diversidade de aplicaes. Active Tools: Infra-estrutura de drivers de comunicao fornecido gratuitamente pela Leucotron. Tratase de softwares especializados na conexo entre o PABX e o sistema de informtica do

33

estabelecimento, funcionando como infra-estrutura necessria ao funcionamento de qualquer software especializado comercializado pela Leucotron. Virtual KS: O software Virtual KS um exemplo da flexibilidade de expanso do sistema via rede local. Cada usurio de ramal comum do sistema que trabalhe em frente a um computador com Windows passa a integrar-se completamente com o PABX, que se utiliza os recursos de tela, teclado e multimdia para completar-lhe o ambiente telefnico. TGCO Advanced: Software destinado a operadores profissionais do sistema e/ou administradores de telefonia. Tm o poder de visualizao total do sistema, assim como acesso a todas as programaes. Um nico sistema pode conter vrios TGCO. TGC Advanced: Software derivado do TGCO Advanced, fornecido juntamente com os equipamentos ACTIVE Advanced (Pacote TeleSuporte - bsico), permite a configurao de qualquer parmetro do sistema, mas no a operao. Taritron Corporate: Software de bilhetagem e tarifao da Leucotron contemplam a nova metodologia de clculo que inclui a possibilidade de inmeras operadoras. TeleSuporte for Windows: Software destinado s Assistncias Tcnicas da Leucotron, permite a configurao remota dos sistemas, permitindo tambm supervises on-line da performance de rgos e do sistema.

34

Captulo 9: Recomendaes Finais


Cuidados com o PABX ACTIVE Advanced

Nunca execute, nem permita que terceiros no autorizados pela Leucotron, executem reparos no seu
sistema.

Caso apresente um eventual problema, recorra sempre ao seu administrador do sistema e


eventualmente ao servio tcnico autorizado.

Nunca puxe pelo fio os cabos de linha dos aparelhos telefnicos. Caso seja preciso desligar os
aparelhos, puxe-os pelo plug.

No instale o PABX ACTIVE Advanced perto de fontes de calor como fornos, aquecedores, etc. O PABX ACTIVE Advanced no precisa de salas climatizadas. Contudo, deve ser evitada a exposio
luz solar direta, chuva ou intemprie.

No instale seu PABX ACTIVE Advanced em ambientes sujeitos a ocorrncia de poeira ou umidade
excessiva, as quais podem danificar o equipamento.

Para limpeza, incluindo os aparelhos telefnicos, utilize um pano macio, que no solte muitos fiapos,
levemente umedecido. Se for necessrio pode-se usar sabo neutro.

Nunca utilize lcool, thinner, acetona, benzina, removedores e outros solventes para limpar o ACTIVE,
ou os terminais telefnicos. Esses produtos podem causar danos irreparveis s superfcies dos equipamento.

35

Apresentao
Parabns! Voc acaba de adquirir um produto compacto, construdo sob as normas ISO 9000 com alta tecnologia, aprovado segundo as normas de telecomunicaes vigentes, que oferece voc comodidade na comunicao de sua empresa. O equipamento executa todas as funes de comunicao. Abriga circuitos especializados, com mdulos de funes especficas. Os mdulos so encaixveis em um bastidor, e a modularidade da composio do sistema, permite flexibilidade na combinao de diversos tipos de Cartes de Interfaces, segundo sua necessidade. O equipamento expansvel e pode ser ligado a diversos tipos de servios como tronco digital, terminais inteligentes, FAX, MODEM, Tarifador de Ligaes, etc. A capacidade que tem de integrar-se a um computador ou a uma rede de computadores notvel, colocando sua disposio, no seu computador, todo o poder da informao. O surgimento do PABX eletrnico possibilitou a introduo de novas e importantes facilidades que permitem um melhor aproveitamento dos recursos da moderna tecnologia, aplicados s comunicaes telefnicas nas instituies que utilizam o sistema. O Sistema ACTIVE Advanced oferece inmeras facilidades. A orientao bsica do seu projeto foi produzir um equipamento de operao extremamente simples para facilitar a sua vida. Portanto no necessrio ter conhecimentos tcnicos para oper-lo, basta seguir as instrues deste manual para se beneficiar do excelente desempenho do equipamento. O Sistema ACTIVE Advanced tem como caracterstica poder ser operado tanto a partir de aparelhos telefnicos comuns, como a partir de aparelhos especiais. O objetivo desse manual servir de guia no aprendizado dos diversos recursos disponveis no sistema e na operao a partir de APARELHOS TELEFNICOS COMUNS, que serve tambm de base para a operao de todos os demais terminais. Detalhes especficos de operao desse ou aquele terminal, favor consultar manuais ou arquivos de help apropriados.

36

Como Imprimir
O arquivo Operacao Active Advanced.pdf est disponvel para facilitar a impresso completa do manual. Isto pode ser feito usando o Acrobat Reader, verso 4.05 ou superior que pode ser encontrado no site da Adobe.

Dicas de Utilizao do Acrobat Reader

37

Dicas de Utilizao do Acrobat Reader


Existem vrias maneiras de manipular as informaes apresentadas no formato PDF, estamos relacionando abaixo as mais utilizadas: Links:

Todos os links esto destacados nas cores verde ou azul para facilitar sua visualizao e utilizao.
Para ir para outra pgina:

Para ir para a prxima pgina, clique no boto Prxima pgina Para ir para a pgina anterior, clique no boto Pgina anterior

na barra de ferramentas de navegao ou percorra a barra de rolagem na lateral direita do documento.

na barra de ferramentas de navegao ou percorra a barra de rolagem na lateral direita do documento.

Para descer uma linha, pressione a tecla seta para baixo ou percorra a barra de rolagem na lateral
direita do documento.

Para subir uma linha, pressione a tecla seta para cima ou percorra a barra de rolagem na lateral
direita do documento. Observao: As teclas seta para baixo e para cima movem o documento uma linha por vez quando voc no est na visualizao Ajustar janela. Na visualizao Ajustar janela, essas teclas movem o documento uma pgina por vez.

Para descer uma tela inteira, pressione a tecla Page Down ou Enter. Para subir uma tela inteira, pressione a tecla Page Up ou Shift+Enter. Para ir para a primeira pgina, onde voc encontrar o ndice, clique no boto Primeira pgina
barra de ferramentas de navegao. na

Para ir para a ltima pgina, onde voc encontrar o endereo da Leucotron, clique no boto ltima
pgina na barra de ferramentas de navegao.

Para fazer o caminho de visualizao inverso:

Para fazer o caminho inverso clique no boto Ir para a visualizao anterior ferramentas de navegao. Voc tambm poder utilizar o boto Ir para a prxima visualizao

na barra de

, utilizando o exemplo anterior, ao utilizar esta tecla voc voltaria a consultar o manual na pgina que estava consultando.

38

Leucotron Equipamentos Ltda


Rua Jorge Dionzio Barboza, 312 - Cx. Postal 40 CEP 37540-000 - Santa Rita do Sapuca - MG Fone: (35) 3471-9500 - FAX: (35) 3471-9666 SAC - Setor de Atendimento ao Consumidor Ligao Gratuita: 0800 35 8000 E-mail: sac@leucotron.com.br

39

Potrebbero piacerti anche