Sei sulla pagina 1di 31

PRAGAS DO ALGODOEIRO

Carlos Alberto Domingues da Silva Embrapa Algodo

INTRODUO
CONCEITO DE PRAGA

CLASSIFICAO DAS PRAGAS


ARTRPODES ASSOCIADOS AO ALGODOEIRO

CONCEITO DE PRAGA
O conceito de praga dinmico e depende de uma srie de fatores que se modificam conforme a ocasio. Por isto, um inseto pode ser considerado praga ou no, em funo de fatores ecolgicos (nvel populacional e poca de ocorrncia), econmicos (valor econmico, objetivo da cultura, caracterstica e intensidade do dano e custo de controle), sociais (desenvolvimento da regio e momento histrico), culturais (nvel tcnico do agricultor) e principalmente da interao desses fatores.

CLASSIFICAO DAS PRAGAS


Pragas-chave: so esto presentes na populacional e que de acarretar perdas artrpodes fitfagos que lavoura em elevado nvel provocam injrias capazes significativas na produo.

Pragas ocasionais: so artrpodes fitfagos que esto presentes na lavoura em baixo nvel populacional e que provocam injrias pouco significativas.

ARTRPODES ASSOCIADOS AO ALGODOEIRO


Levantamentos da artrpodofauna algodoeira indicam que o nmero de espcies encontradas nesta cultura pode variar de poucas centenas a mais de milhares, sendo a maioria destas espcies predadora e parasitide de espcies fitfagas. No Brasil, a entomofauna associada cultura do algodoeiro inclui cerca de 259 espcies de insetos, dos quais 12 so consideradas pragas importantes juntamente com 3 espcies de caros fitfagos.

INSETOS-PRAGA DE RAIZES

BROCA
PERCEVEJO CASTANHO

Eutinobothrus brasiliensis (Hambleton) (Coleoptera: Curculionidae)


O inseto adulto um besouro preto com cerca de 3 a 5 mm de comprimento; Tem o hbito de perfurar o caule na altura do coleto, alimentando-se de folhas antes do acasalamento; Faz a postura noite, no colo da planta; O ciclo biolgico da broca de 83 dias (ovo: 11 dias 21oC; larva: 58 dias a 23oC; pupa: 15 dias a 22oC); A longevidade varia de 100 a 200 dias, respectivamente, para fmeas e machos, com perodo de pr-oviposio de 6 a 7 dias a 25oC; as fmeas depositam 1 ovo/dia, produzindo cerca de 160 ovos; A razo sexual de 0,51 (Hambleton, 1937), apresentando at 4 geraes anuais.

Scaptocoris castanea Perty, 1830; Atarsocoris brachiariae Becker, 1996 (Heteroptera, Cydnidae)
As ninfas so de colorao branca e os adultos de colorao marrom clara, medindo cerca de 8 mm de comprimento; Os ovos so colocados isoladamente no solo prximo s razes das plantas e apresentam colorao branca e formato oval; So insetos de hbito subterrneo, cujas ninfas e adultos sobrevivem no interior do solo protegidos por uma cmara ovalada; Os adultos acasalam no interior dessas cmaras e sua disperso ocorre nas pocas chuvosas, quando retornam a superfcie do solo; Na regio de Rondonpolis, MT, A. brachiariae apresenta duas geraes por ano, perodo de ovo-adulto de 5-6 seis meses e longevidade de cinco meses.

INSETOS-PRAGA SUGADORES
PULGES MOSCA-BRANCA COCHONILHA MOSQUITO PERCEVEJO RAJADO PERCEVEJO MANCHADOR

Aphis gossypii Glover; Myzus persicae (Sulzer)


(Hemiptera: Aphididae)
Os adultos e as ninfas so pequenos insetos providos ou no de asas, com cerca de 1-3 mm de comprimento, formato de pera e colorao amarelo claro ou verde-escuro; O perodo ninfal varia entre 5 a 6 dias, apresentando 4 nstares. Os perodos reprodutivo e ps-reprodutivo variam, respectivamente, de 15 a 23 dias e 3 a 4 dias; A reproduo ocorre por partenognese teltoca, gerando 2-4 ninfas/dia e 46-48 ninfas/fmea; Os danos caracterizam-se pelo encarquilhamento das folhas , cuja face superior apresenta aspecto brilhante (mela); Os pulges so ainda importantes vetores das fitoviroses conhecidas como Vermelho e o Mosaico das Nervuras forma Ribeiro Bonito.

Bemisia argentifolii Bellows & Perring, Bemisia tabaci


(Gennadius, 1889) (Homoptera, Aleyrodidae)
Os adultos medem cerca de 1,5mm de comprimento, de olhos vermelhos e com dois pares de asas membranosas brancas; Apresentam ovos de formato elptico com cerca de 0,2mm de comprimento e colorao marrom; As ninfas de segundo e terceiro nstares so imveis como as pupas e podem ser erroneamente confundidas com algumas espcies de cochonilhas; O ciclo biolgico 25oC de 26, 8 dias (ovo: 7,6 dias; ninfa: 6,4 dias; pupa: 2,0 dias), cujas fmeas podem depositar de 100 a 300 ovos/ciclo. Podem apresentar de 11 a 15 geraes por ano.

Phenacoccus solenopsis Tinsley; Dysmicoccus brevipes (Cockerell, 1893)


(Hemiptera: Pseudococcidae)
So insetos de formato oval, medem 4 mm de comprimento e apresentam colorao cinza rosada e o corpo recoberto com cerosidade branca com apndices filamentosos ao seu redor, em nmero varivel e com faixas escuras na regio posterior. Ovissaco ausente; Infestaes da cochonilha ocorrem geralmente aps perodos secos seguido por perodos chuvosos. No incio da infestao, ocorrem em baixo nvel populacional, mas se medidas de controle no forem dotadas podem se multiplicar rapidamente (3-4 semanas) ocasionando prejuzos considerveis.

Gargaphia torresi Lima (Hemiptera, Tingidae)


So pequenos percevejos com 5-6mm de comprimento, apresentam as asas rendadas e so vulgarmente denominados de mosquitos; Os adultos e as ninfas apresentam aspecto reticulado na face dorsal do corpo e nas expanses do trax, facilitando sua identificao; Os danos so observados nas folhas do baixeiro que apresentam manchas prateadas na face superior e descolorao na face oposta, com pontuaes pretas; A durao do perodo de incubao de G. torresi varia de 11 (20oC) a 4 (30oC) dias; A durao dos estdios imaturos varia de 31 (20oC) a 12 (30oC) dias.

Horcias nobilellus (Bergman) (Heteroptera: Miridae)


Os adultos so pequenos percevejos com asas de colorao avermelhada, com manchas brancas ou amarelas; a poro anterior da cabea e do ventre apresenta-se amarela e o dorso com desenho em forma de V; A durao do ciclo biolgico do percevejo a 25o C de 28 dias (ovo: 12 dias e ninfa: 16 dias, durante o qual so verificados cinco nstares); A longevidade varia de 16 a 30 dias; perodo de oviposio de 19 dias; nmero mdio de ovos/fmea/dia de quatro e a produo mdia de ovos/fmea de 71 (Sauer, 1942); Os danos so caracterizados pela absciso das estruturas reprodutivas e pela deformao das mas, que so denominadas bico de papagaio.

Dysdercus spp. (Heteroptera: Pyrrhocoridae)


Os adultos apresentam apndices e cabea de colorao escura, medem cerca de 15 mm de comprimento, com trs listras brancas no trax situadas na base das pernas e asas de colorao variando do castanho claro ao escuro; O ciclo biolgico de 45 dias (ovo: 10 dias e ninfa: 23 a 35 dias); pr-oviposio de 5 a 12 dias. A cpula dura em mdia trs dias, ficando o casal em posio oposta durante o ato. Cada fmea oviposita em mdia 400 ovos); Os danos so caracterizados pela queda e m formao das mas (bico de papagaio) principalmente quando estas so atacadas na fase jovem. As mas do algodoeiro apresentam suas lojas com aberturas defeituosas e os capulhos com as fibras manchadas.

INSETOS-PRAGA MASTIGADORES
TRIPES BICUDO BROCA DA HASTE BESOURO AMARELO LAGARTA ROSCA CURUQUER LAGARTA DAS MAS LAGARTA ROSADA LAGARTAS DO GNERO SPODOPTERA LAGARTA DA SOJA PERCEVEJO AMARELO

Frankliniella spp., Thrips tabaci (Lindeman); Hercothrips spp.


(Thysanoptera: Thripidae)
Os adultos so pequenos insetos com cerca de 12mm de comprimento, de colorao preta e asas franjadas; as fmeas so maiores e em maior nmero que os machos; a colorao das formas imaturas branca ou levemente amarelada, sendo as espcies dificilmente diferenciadas uma das outras; O ciclo biolgico do tripes de 14 dias (ovo: 5 dias; ninfa: 5 dias e pupa: 4 dias). A longevidade dos adultos varia de 14 a 21 dias; nmero de ovos/fmea: 20 a 100 e nmero mdio de ovos/fmea/dia: 14; Atacam as plantas jovens, provocando o encarquilhamento e espessamento das folhas do ponteiro acompanhadas de enfezamento da planta.

Anthonomus grandis (Coleoptera: Curculionidae)


Os adultos so pequenos besouros de cor acinzentada ou castanha com cerca de 4 a 9 mm de comprimento e aparelho bucal em forma de tromba; Os botes florais so as estruturas preferidas para sua alimentao e oviposio, mas podem ovipositar nas mas ao final do ciclo de cultivo; O ciclo biolgico varia de 12-17 dias, com perodos de incubao, larval e pupal variando de 2-4, 3-4 e 3-5 dias, respectivamente; As fmeas ovipositam 10-12 ovos/dia (150 ovos/fmea) e apresentam 5-6 geraes por ciclo do algodoeiro.

Conotrachelus denieri (Coleoptera, Curculionidae)


Os adultos so pequenos besouros medindo cerca 0,5mm de comprimento, colorao marrom avermelhada, apresentando manchas esbranquiadas nos litros; Os ovos so colocados nos ponteiros das plantas e, aps a ecloso, as larvas penetram na parte terminal do caule, produzindo galerias no sentido descendente; As plntulas atacadas geralmente morrem e quando o ataque ocorre a partir dos 15 dias de idade das plantas, o crescimento paralisado, os entrens encurtam e ocorre superbrotamento das mesmas ; Nas mas localizadas na metade inferior das plantas, as larvas penetram pela base, destruindo as fibras e deixando intactas as sementes.

Costalimaita ferruginea (Coleoptera, Chrysomelidae)


Os adultos so besouros com cerca de 5mm de comprimento, de colorao pardoamarelada brilhante. um inseto polfago e bastante gil nesta fase; as larvas vivem no solo. Atacam preferencialmente as folhas jovens; o dano caracterstico o rendilhamento decorrente de diversas perfuraes no limbo foliar, ataques severos podem afetar o desenvolvimento das plantas.

Agrotis ipsilon (Hufnagel, 1767) (Lepidoptera, Noctuidae)


O inseto adulto uma mariposa de 20mm de comprimento e 30-35mm de envergadura, de colorao cinza ou marrom mosqueado. As lagartas apresentam colorao entre cinza e o marrom e, podem atingir 50mm de comprimento, sendo facilmente reconhecidas por se enroscarem quando tocadas; A oviposio efetuada nas folhas ou no caule, mas pode ser feita em fendas do solo, separadamente ou em pequenos grupos; O ciclo biolgico da lagarta rosca varia de 34 a 64 dias (ovo: 4; larva: 20-40 e pupa: 10-20). Uma fmea pode colocar at 1.260 ovos; perodo de proviposio: 3 dias . Podem alimentar-se do caule, das folhas e das razes, mas o dano significativo ocorre no caule, na regio acima do colo, chegando a seccion-lo com diminuio do nmero de plantas por hectare.

Alabama argillacea (Hbner) (Lepidoptera: Noctuidae)


Os adultos so mariposas de cor marrom com 30mm de envergadura e duas manchas reniformes nas asas anteriores; Os ovos so azul-esverdeados, circulares e achatados, com 0,6mm de dimetro e as lagartas de colorao verde-amarelado ou verde-escuro, com duas listras brancas longitudinais, podem atingir 40mm de comprimento. As pupas so castanho-escuras e reniformes. A durao do ciclo biolgico de 18 dias a 25oC. Os perodos de incubao, larval, pr-pupal e pupal so de 2, 14, 2 e 9 dias a 25oC; A longevidade dos adultos de 3 e 21 dias, respectivamente, a 35 e 20oC, e o nmero de ovos/fmea de 327 e 179, respectivamente, 25 e 30oC. Podem ocorrer 2 a 7 geraes/ciclo do algodoeiro.

Heliothis virescens (Fabricius) (Lepidoptera: Noctuidae)


Os adultos so mariposas verde-plida com trs listras castanhas e oblquas na asa anterior; os ovos so branco-brilhantes, semi-esfricos e estriados; As larvas so esverdeadas com listras longitudinais e pontuaes no dorso e com 25-30 mm de comprimento; A durao de seu ciclo biolgico com dieta artificial a 24oC de 33 dias (ovo: 3 dias; lagarta: 15 dias; prpupal: 4 dias; pupal: 11 dias); A longevidade 10 dias, com produo de 600 ovos/fmea; Presena de perfuraes circulares nos botes e mas com penetrao das lagartas e presena de excrementos (fezes) entre as brcteas e na superfcie dos rgos atacados.

Pectinophora gossypiella (Saunders) (Lepidptera: Gelechiidae)


Os adultos so mariposas com 18-20 mm de envergadura, com as asas anteriores pardacenta e com manchas escuras; o ovo branco-esverdeado e as larvas rosadas; A durao do ciclo biolgico de 21 dias; perodos de incubao, larval e pupal de 3, 10 e 6 dias, respectivamente; A longevidade de 7 dias; cada fmea oviposita 200 ovos, com 4 a 6 geraes por ciclo do algodoeiro; Os danos so caracterizados pela imbricao das flores formando uma roseta; as mas apresentam a parede do carpelo com galerias e as fibras e sementes, de uma ou mais lojas, ficam manchadas e destrudas, respectivamente.

Spodoptera frugiperda
Os ovos so depositados em massas na face superior das folhas, medem cerca de 0,2 mm de dimetro e apresentam colorao rosa-clara, tornando-se cinza antes da ecloso;
As lagartas recm-emergidas so gregrias e raspam as folhas e nos nstares subseqentes dispersam-se nas diferentes partes das plantas e podem se alimentar da epiderme de brcteas, flores e mas, sendo comum encontr-las no interior dessas estruturas; Perodos prolongados de estiagem favorecem seu ataque; A durao do ciclo biolgico de 36 dias; perodos de incubao, larval e pupal de 3, 25 e 8 dias, respectivamente. A longevidade de adultos de 12 dias.

S. exigua

Spodoptera
O gnero Spodoptera faz parte de um complexo de lagartas, composto por S. exigua, S. ornithofalli, S. latifascia e S. sunia, pode ser encontrado na cultura do algodo. A maioria delas causa injria nas folhas, porm S. frugiperda ataca predominantemente as mas, sendo tambm a espcie de maior importncia econmica.

S. latifascia

Trichoplusia ni (Hbner, 1802)(Lepidoptera: Noctuidae)


Os ovos so hemiesfricos com a face plana fixada a folha, amarelados ou esverdeados e depositados isoladamente, principalmente, na face inferior das folhas; as lagartas so facilmente reconhecidas por possurem apenas dois pares de falsas pernas; A durao do ciclo biolgico a 21 C 25 dias; perodos de incubao, larval e pupal de 3 (23 C), 17 (23 C) e 6 (27 C) respectivamente; A longevidade de 12 dias e cada fmea oviposita 300-600 ovos; Os danos so caracterizados pela desfolha das plantas, que afeta o suprimento de energia para formao dos frutos do algodoeiro. O algodoeiro pode tolerar a perda de 25% de sua rea foliar, sem que haja reduo da produtividade.

CAROS-PRAGA

CARO RAJADO CARO VERMELHO CARO BRANCO

Tetranychus urticae (Koch), Tetranychus ludeni (Zacher)


(Acari: Tetranychidae)
So artrpodos minsculos, de colorao esverdeada, apresentando duas manchas mais escuras no dorso, uma de cada lado; formam colnias que recobrem com grande quantidade de teias, nas quais so colocados os ovos, que so esfricos e esbranquiados. O ciclo biolgico a 24 a 26oC, 52 a 62% U.R. e fotofase de 14 horas, em trs cultivares de algodo apresenta durao mdia variando de 10 a 11 dias (ovo: 5 dias; larva: 1 dia; larva quiescente: 1 dia; protoninfa: 1 dia; protoninfa quiescente: 1 dia; deutoninfa: 1 dia; deutoninfa quiescente: 1 dia); perodo de pr-oviposio: 1 dia; oviposio: 16 dias; nmero de ovos/fmea/dia: 5; nmero de ovos/fmea: 80; longevidade: 5 dias; razo sexual: 2:1; Os danos caracterizam-se inicialmente pelo aparecimento de pequenas manchas avermelhadas entre as nervuras, as quais coalecem tomando a folha que, posteriormente, cai.

Polyphagotarsonemus latus (Banks) (Acari: Tarsonemidae)


So artrpodos de colorao branco-brilhante, praticamente imperceptvel a olho nu, tm preferncia pelas folhas do ponteiro, onde fazem postura; entretanto, no fazem teia, como os tetranichdeos; O perodo de ovo a adulto de 4,1 dias (ovo: 2,1 dias; larva, 1,1 dias; pupa, 0,9 dias); nmero de ovos/fmea de 29,6 e longevidade de 9,4 dias na temperatura de 28o C, umidade relativa de 71% e fotofase de 14 horas, na cultivar de algodo IAC-20; o tempo mdio de uma gerao de 9,5 dias; Os danos so observados nas folhas do ponteiro que apresentam a face inferior brilhante e margens voltadas para cima; com o decorrer do tempo ficam espessas e coriceas, tornando-se quebradias.

OBRIGADO PELA ATENO!


Carlos Alberto Domingues da Silva e.mail: chpd@cnpa.embrapa.br

Potrebbero piacerti anche