Sei sulla pagina 1di 12

Manual de Estgio e Trabalho de Concluso de Curso dos Curso de Administrao, Sistemas de Informao e Cincias Contbeis.

Sumrio

Necessidade do estgio ........................................................................................................................... 3 Realizao do Estgio .............................................................................................................................. 3 Documentaes necessrias para o estgio supervisionado .................................................................. 3 Entrega da documentao ...................................................................................................................... 4 Apresentao do trabalho de concluso de curso .................................................................................. 5 Papel do orientador................................................................................................................................. 5 Tema para o Relatrio Tcnico Cientfico ............................................................................................... 6 Formato do Relatrio Tcnico Cientfico ................................................................................................. 6 Verso Final ........................................................................................................................................... 10 Autorizao da empresa para a utilizao do nome ............................................................................. 11 Horrio de Atendimento na coordenao de estgio ........................................................................... 11 Possveis orientadores (sujeito alterao).......................................................................................... 11 ANEXOS ...................................................................................................... Erro! Indicador no definido.

Necessidade do estgio
O estgio a aplicabilidade da teoria na prtica. Atualmente exigncia do MEC e consta na grade curricular do respectivo curso. O estgio supervisionado pode ser realizado a partir do stimo semestre, podendo concluir ou no no stimo (a depender da carga horria e cumprimento de todos os documentos). Mas precisa ser concludo obrigatoriamente at o trmino do curso, como pr-requisito para a concluso. Os estgios realizados antes do stimo semestre no valem como estgio obrigatrio, as horas podero ser aproveitadas para atividades complementares. Devem ser solicitadas na instituio Ana Uzeda, responsvel por atividades complementares. O estgio supervisionado segue o Regulamento de estgio do Departamento de Cincias Humanas e Sociais Aplicadas.

Realizao do Estgio
Para quem j trabalha o estgio pode ser realizado no ambiente de trabalho, entregue a documentao. O estgio curricular no rebaixa o funcionrio para nvel de estgio, esse estgio apenas comprovao de atuao na rea de formao. Para o curso de Sistema de Informao exigido 360 horas e para o curso de Administrao e/ou Cincia Contbeis exigido 300 horas. A carga horria ser comprovada atravs de documentaes

Documentaes necessrias para o estgio supervisionado


Os modelos de documentos constam no site da faculdade. Inscrio do Estgio: documento assinado pelo orientador e aluno, documento que define qual o tema e orientador ir auxili-lo no processo. Declarao de Estgio em papel timbrado da empresa dirigida FACULDADE DOM PEDRO II : documento fornecido pela empresa comprovando que o aluno est estagiando. Existe um modelo para funcionrio e outro para estagirio. Termo de Declarao de Atividade de Estgio: termo informando quais as atividades realizadas, carga horria, dados da empresa. assinada pelo aluno. Avaliao da Empresa: documento que avalia o aluno durante o estgio. Essa avaliao realizada por notas de 1 5.

Relatrio Tcnico-cientfico: O trabalho de concluso de curso segundo as normas da ABNT. Esse relatrio serve tambm como trabalho de concluso de curso. O relatrio precisa ser entregue em 3 (trs) vias na primeira etapa em encadernao simples e aps a apresentao do trabalho e aprovao ser necessria a entrega em 1 (uma) via em encadernao capa dura azul. Aprovao do Orientador: documento solicitando pelo menos duas reunies por ms com o orientador at a concluso do trabalho. Essa concluso precisa ser aprovada pelo orientador. O orientador poder solicitar quantos encontros achar necessrios, porem, pelo menos 2 por ms formando no semestre um total de pelo menos 6 encontros em cada semestre. A aprovao precisa ser autorizada pelo orientador e s entregue o relatrio tcnico-cientfico com a aprovao do orientador. Controle de Freqncia: documento avaliando reunies existentes entre orientador e aluno, ser obrigatria 2 reunies por ms para que o trabalho no se acumule no perodo de entrega. Termo de autorizao: documento confirmando que o aluno realizou e autorizando a divulgao do trabalho. Os documentos acima so para todos os alunos, mas para quem estagirio precisa tambm dos documentos abaixo. Termo de Compromisso-Contrato (Contrato do IEL, CIEE, etc, ou assinado pela faculdade). Alguns estgios j solicitam o contrato no momento da admisso com cpia para a faculdade e assinado pelo aluno, instituio e organizao, nesse caso no precisa apresentar outro. Porem, em alguns casos o estgio informal e precisa formalizar, seguindo a lei do estgio atual. Folha de Ponto: precisa comprovar que realmente estagiou a carga horria exigida para cada curso. Algumas empresas negam a entrega de documentao, nesse caso a documentao fornecida pela empresa poder ser substituda pela Xerox da carteira de trabalho assinada (pgina do contrato da empresa, pgina com foto e descrio da pessoa fsica proprietria da carteira de trabalho). Nesse caso ser necessrio os demais documentos, como termo de declarao de atividade, inscrio, aprovao do orientador e relatrio tcnico-cientfico.

Entrega da documentao
Toda a documentao precisa ser entregue via atendimento ao aluno. O horrio de atendimento se encerra s 21:00 de segunda a sexta. O prazo final para a entrega de cada documentao segue abaixo: 15 de maro de 2011 Entrega da inscrio. 22 de maro de 2011 Confirmao de estgio pela empresa, termo de declarao de atividade, contrato ou carteira de trabalho, avaliao da

empresa, folha de ponto (contendo o mnimo de horas exigidas no curso), autorizao da empresa para uso do nome. 26 de maio de 2011 relatrio tcnico cientfico em 3 vias (encadernao simples) e termo de autorizao do orientador. 04 de junho de 2011 data limite para entrega da 1 parte do relatrio para alunos do 7 semestre. 04 de junho a 08 de junho de 2011 bancas de defesa 30 de junho de 2011 entrega da verso final do relatrio tcnico cientfico (capa dura azul e com ltimas correes aps a banca j realizada) Cuidado com os prazos, pois no ser aceito aps o termino do prazo, principalmente no caso do relatrio tcnico cientfico. A nota do trabalho de concluso de curso e do estgio supervisionado s ser divulgada aps a entrega de toda a documentao e aprovao pelos professores da banca. S ser autorizado o recebimento do relatrio tcnico cientfico, o aluno que constar em uma lista informando que foram entregues todas as documentaes e estiver em dia com a faculdade (matrcula do curso efetuada no devido semestre). No caso de est com tudo em dia, ser includo o nome em uma lista de alunos sem pendncia para entrega do relatrio tcnico-cientfico. O professor precisa entregar coordenao de estgio a freqncia de orientao e autorizao da entrega do aluno at o dia 11 de outubro para que o nome do aluno possa constar na lista sem pendncias. Para verificar ser est sem problemas pode procurar no atendimento ao aluno a lista a partir do dia 20 de outubro de 2010, existindo alguma pendncia tente regularizar antes do prazo final de entrega do relatrio tcnico cientfico.

Apresentao do trabalho de concluso de curso


A apresentao ocorrer entre os dias 04 de junho e 08 de junho do 2011, das 17:00 h s 18:40 de segunda sexta e no sbado das 08:00 s 12:00. A banca ser composta pelo orientador e outros dois professores da casa a critrio da instituio.

Papel do orientador

O orientador um professor (dentre os disponveis para orientar) escolhido pelo aluno e aceito pelo orientador. Esse orientador ir tirar as dvidas quanto ao relatrio em datas e locais estipulados pelo aluno/orientador, sendo disponvel tambm, como opo uma sala no prdio I (ao lado da coordenao) e uma sala no prdio II (no trreo, chave na coordenao) para a orientao.

Tema para o Relatrio Tcnico Cientfico


O relatrio deve ser o resultado de um processo individual de construo e aplicao do conhecimento sobre uma temtica da rea do curso e da realizao do estgio.

Formato do Relatrio Tcnico Cientfico


O relatrio dever seguir o padro de redao e formato cientficos, sendo exigido dos alunos ateno na apresentao grfica e gramatical da redao e observncia das orientaes da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas , rgo, no Brasil, responsvel pela garantia do padro de qualidade e da metodologia aplicvel nos trabalhos cientficos. A) Formato Papel em branco, formato A4 (21 X 29,7cm); Fonte Arial e tamanho 12 para todo o texto; Fonte Arial e tamanho 10 para citaes com mais de trs linhas, notas de roda p, paginao e legenda das ilustraes; Fonte Arial tamanho 12 para (TTULO DE SEO) em maisculo e negrito; Fonte Arial tamanho 12 para (Subttulo) em minsculo e negrito. B) Margem Margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior 2 cm; Recuo de primeira linha do pargrafo: 1,25 cm (1 tab), a partir da margem esquerda; Recuo de pargrafo para citao com mais de trs linhas: 4 cm da margem esquerda; Alinhamento do texto: utilizar a opo Justificado do programa Word; Alinhamento de ttulo e sees: utilizar a opo Alinhar Esquerda do programa Word; Alinhamento de ttulo sem indicao numrica (Resumo, Abstract, Listas, Sumrio, Referncias): utilizar a opo Centralizado do programa Word. C) Espacejamento Espao Entrelinhas do texto: 1,5 cm

O espao simples usado em: citaes de mais de trs linhas, notas de roda p, referncias, resumos, legendas, ficha catalogrfica; Os ttulos das sees e subttulos devem comear na parte superior da margem esquerda da folha e separados do texto por dois espaos de 1,5 cm entrelinhas. A Natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetido e a rea de concentrao devem ser alinhados do meio da folha para a direita em espao simples e fonte Arial tamanho 10, ver exemplo de Folha de rosto. D) Paginao As folhas do trabalho devem ser contadas seqencialmente a partir da folha de rosto e numeradas a partir da Introduo. Os nmeros devem ser escritos em algarismos arbicos e alinhados a 2 cm da margem direita e da margem superior. PARTE Parte prtextual (aspectos grficos) ELEMENTOS A OBSERVAR Capa, folha de rosto, dedicatria (opcional), agradecimentos (opcional), epgrafe (opcional), resumo, abstract, sumrio, listas (abreviaturas, quadros, tabelas, grficos, ilustraes) Breve caracterizao da organizao (local de realizao do estgio) Formulao do problema ou oportunidade (incluindo limites para tratar o problema) Objetivo geral (propsito da pesquisa) Objetivos especficos (operacionalizam o objetivo geral) Justificativa (oportunidade do projeto, importncia e viabilidade do projeto) No pode conter tpicos na introduo. Terico PARTE TERICA o Constituda de conceitos tericos e instrumentos de anlise; o Reviso de trabalhos ou aplicaes semelhantes em outros contextos o Descrever, comparar, criticar a literatura sobre o tema. PARTE METODOLGICA o Descreve a natureza do trabalho, a metodologia empregada; o Plano ou delineamento da pesquisa o Definio da rea ou populao-alvo do estudo o Plano de amostragem (se for o caso) o Plano de coleta de dados o Instrumentos de coleta de dados Nesta fase o aluno deve narrar detalhadamente sua experincia de estgio, com informaes sobre a

Introduo

Referencial Metodolgico

Experincia Prtica

Anlise

Concluses

empresa e as atividades desenvolvidas na organizao. O relato das prticas realizadas dever ser feito de forma clara e organizada, permitindo a compreenso das etapas do trabalho; Escrever o histrico da organizao onde se realizou o estgio (data de incio e trmino, setor de atividade, as operaes, principais operaes, etc..) e suas caracterstica. Detalhar as atividades vivenciadas baseadas: no que foi feito, por que foi feito e como foi feito, em uma seqncia lgica; Esta parte deve ser constituda pela apresentao e anlise dos resultados. Deve-se: Descrever os dados coletados Identificar problemas existentes a partir da anlise dos dados coletados Pode envolver comparao de resultados com outros projetos ou situaes Normalmente envolve uso de tabelas e grficos o Idealmente os resultados so analisados luz de modelos tericos antes apresentados no captulo dedicado ao referencial tericometodolgico Aps interpretar, justificar, discutir e relacionar as atividades deve apresentar a sua concluso sobre as atividades realizadas e as teorias vistas no curso de forma lgica, clara e concisa baseada somente nos fatos comprovados e discutidos no desenvolvimento. Devem ser mencionados os pontos crticos observados durante a execuo das atividades. Alicerada nos resultados, recapitular sinteticamente a pesquisa, a partir da idia principal, defendendo ou rechaando o argumento inicial e dando fechamento ao trabalho. Nesta parte o aluno pode apresentar recomendaes importante constar neste captulo a relevncia e validade do estudo para o estagirio e para a organizao. a. Livro SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo. Nota de traduo. Edio. Local: Editora, ano de publicao. n de pg. (opcional) (Srie)

Referncias

Apndice (opcional) Anexo

(opcional) b. Peridico TTULO DA PUBLICAO. Local: editor, ano do primeiro volume e do ltimo, se a publicao terminou. Periodicidade (opcional). Notas especiais (ttulos anteriores, ISSN etc.) (opcional). c. Dissertao e Tese SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo. Local: Instituio, ano. n de pg. ou vol. Indicao de Dissertao ou tese, nome do curso ou programa da faculdade e universidade, local e ano da defesa. d. Documento eletrnico SOBRENOME, Prenome. Ttulo. Edio. Local: ano. N de pg. ou vol. (Srie) (se houver) Disponvel em: <http://...> Acesso em: dia ms(abreviado) ano. e. Dicionrio e Enciclopdia SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo. Edio. (se houver) Local: Editora, data. N de pginas ou vol. (opcional) Texto elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentao. Texto no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao.

10

Verso Final
A verso final deve ser entregue em capa dura azul turquesa, letras douradas. CAPA FACULDADE DOM PEDRO II Departamento de Cincias Humanas e Sociais Aplicadas Bacharelado em Administrao

Autor

TTULO

SALVADOR ANO

11

LOMBADA Dom Pedro II ANO TTULO CAPA

Autorizao da empresa para a utilizao do nome


Os alunos que optarem por utilizar e citar o nome da empresa no Relatrio TcnicoCientfico precisaro solicitar uma carta autorizado a imagem e nome da empresa para fins acadmicos. Uma via dessa carta dever ficar com o aluno e outra entregue na faculdade. Isso uma garantia para o prprio aluno.

Horrio de Atendimento na coordenao de estgio


Prdio 1 s segundas-feiras, teras-feiras e quartas-feiras: das 17:00 s 18:30 s Quintas: das 17:30 s 20:00

Possveis orientadores (sujeito alterao)


Administrao Alexandre Aranha

12

Almir Martins Carlos Cesar Ribeiro Daniela Cncio Ronaldo Moreira Rosangela D` Amorim Sandro Pinto

Sistema de Informao Antnio Carlos Marcelino George Pacheco Indymar Carvalho

Potrebbero piacerti anche