Sei sulla pagina 1di 15

Ano 2011/2012

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

PROCESSOS DE CONSTRUO I ENGENHARIA CIVIL - DIURNO ANO LECTIVO 2011/2012 DOCENTES: Pedro Carvalho, Raquel Paula

Alunos: Andr Teixeira Ins Caeiro Nelson Rebelo Jssica Rodrigues n1002 n1388 n1424 n 1461

RELATRIO DE VISITA OBRA

ndice
1. Introduo.. 2. Caracterizao da Obra.. 3. Materiais, Equipamentos e Ferramentas... 4. Lajes Macias Vigadas... 5. Processo Construtivo. 5.1. Cofragem Laje. 5.2. Colocao das Armaduras.. 5.3. Betonagem.. 5.4. Descofragem da Laje 6. Concluso. 7. Bibliografia pg. 3 pg. 4 pg. 5 pg. 6 pg. 7 pg. 7 pg. 9 pg. 11 pg. 13 pg. 14 pg. 15

1.

Introduo

No mbito da disciplina de Processos de Construo I, foi proposto aos alunos o acompanhamento direto, de um de vrios processos construtivos sugeridos. Posto isto, torna-se necessrio neste momento situar a obra, e consequentemente identificar o processo construtivo a que o grupo se comprometeu a acompanhar no mbito do trabalho proposto. Relativamente obra propriamente dita, esta encontra-se localizada no Barreiro e tratase de uma moradia unifamiliar de um nico piso (piso trreo) sendo a sua tipologia baseada num modelo de estrutura porticada, ou seja, uma conceo estrutural onde os elementos estruturais preponderantes so as lajes, vigas e finalmente os pilares. Assim sendo, o processo construtivo que o grupo decidiu acompanhar e que vai ser o tema base de todo este trabalho, est relacionado concretamente com a betonagem in situ da laje da moradia descrita anteriormente. No entanto e como bvio, antes da betonagem de uma laje ou outro elemento qualquer de beto armado, existem outras fases que a antecedem e que tm de ser concludas de modo a que possamos realizar a betonagem e portanto, o objetivo do relatrio passa por descrever o mais sucintamente possvel, todas as fases de execuo da referida laje, no fundo, todo o processo construtivo associado construo da mesma. Portanto, o relatrio vai ser iniciado com uma breve introduo s lajes vigadas macias, caracterizando-se este tipo de elementos. Posteriormente, abordado ao longo do trabalho toda a sequncia de procedimentos de execuo da laje em obra, isto , o desenvolvimento do processo construtivo observado, desde a colocao da cofragem na laje, a disposio das armaduras ao longo da mesma, a betonagem in situ e finalmente, a cura e descofragem da laje. O relatrio concluindo com uma apreciao relativamente ao que foi observado em obra ou seja, apresentado uma anlise crtica tendo em conta o desenvolvimento do processo construtivo acompanhado em obra.

2.

Caracterizao da Obra

Portanto, para concluir este captulo relativo obra e processo construtivo, a caracterizao da obra pode ser muito brevemente resumida tendo em conta os seguintes dados:

o Identificao da Obra: Construo de Moradia Unifamiliar de 1 piso com anexo para garagem e muro de vedao o Localizao: Rua Quinta do Castanheiro lote 80, Santo Andr - Barreiro o Inicio de execuo: 6 de Fevereiro de 2012 o Fim de execuo: 5 de Fevereiro de 2013 o Dono de Obra: Vtor Fernando Tavares Pires o Processo construtivo: Betonagem in situ o Empreiteiro: Neosolution - Projectos e Construo, Lda o Fiscalizao: Arq. Filipe Costa Marques o Valor empreitada:15.000,00 euros

Fig. 1 Alvar da obra

3.

Materiais, Equipamento e Ferramentas

Vares de ferro - Classe: A 400 NR Beto C20/25 (Central de beto);

Maquinaria para betonagem: o Auto-bomba; o Camio de transporte de beto; o Trmie; o Vibrador de agulha; o Rodo
Fig. 2 Vibrador de agulha

Cofragem: o Martelo; o Contraplacado martimo; o Tbuas de solho; o Vigas macias em madeira; o Prumos metlicos; o Outros acessrios metlicos
Fig. 3 Passagem do beto da betoneira para o Auto-bomba

Ferramentas: o Serra de Carpinteiro; o Plaina Manual; o Rebarbadora; o P-de-cabra; o Rgua-de-nvel; o Esquadro; o Serra eltrica; o Martelo; o Mesa de corte de madeira
Fig. 4 Equipamentos Betonagem

4.

Lajes Macias Vigadas

As lajes so elementos em beto armado que constituem os pisos dos edifcios correntes e outro tipo de estruturas. Relativamente sua definio, as lajes caracterizam-se por serem elementos em que duas das suas dimenses so claramente superiores outra, isto a sua largura e comprimento so consideravelmente maiores quanto sua espessura; as cargas so aplicadas perpendicularmente ao seu plano mdio e finalmente, tm um comportamento bidimensional. Na conceo de edifcios e outro tipo de estruturas, as lajes vigadas macias so porventura, a soluo estrutural que mais comum em adotar-se para a conceo dos seus pisos sobrelevados, constituindo assim as j referidas estruturas porticadas. Esta tipologia caracterizada pelo facto da laje e vigas, funcionarem em conjunto, como se tratasse de apenas um corpo rgido, onde relativamente distribuio de esforos, as lajes descarregam as cargas a que esto sujeitas nas vigas e estas, descarregam para os pilares que as vo levar diretamente para o terreno, atravs das fundaes. Relativamente ao seu comportamento estrutural, a laje pode ter a tendncia para deformar numa nica direo ou mesmo nas duas direes, facto que vai depender da relao entre ambos os vos, e que vai posteriormente condicionar a colocao das armaduras. Nas lajes vigadas, os maiores esforos ocorrem, em geral, segundo o menor vo mas no entanto, a direo mais esforada tambm condicionada pela rigidez dos apoios, uma vez que quanto mais rgidos forem, maior carga tendem a receber. Finalmente, tm ainda um comportamento bastante satisfatrio relativamente s aes horizontais, uma vez que a existncia das vigas possibilita a dispensa da contribuio da laje na resistncia s aes horizontais, facto pelo qual em zonas de atividade ssmica relevante, recomendada a tipologia porticada.

Fig. 5 Laje vigada armada numa direo

Fig. 6 Laje vigada armada em duas direes

5.

Fases do Processo Construtivo 5.1. Cofragem da Laje

De modo a que seja possvel avanar com a execuo da laje, obviamente necessrio primeiro implementar os elementos estruturais que servem de apoio, os pilares e vigas e portanto, concluda esta fase pode-se proceder finalmente construo da laje, iniciando-se portanto pela sua cofragem. As cofragens so moldes para dar forma, garantir o confinamento do beto fluido at ao seu endurecimento e conferir auto-sustentao, aos elementos de beto armado. Existem diversos tipos de cofragem e a sua utilizao varia relativamente ao contexto econmico, importncia e caractersticas da obra mas no entanto, a todas devem ser exigidas caractersticas tais como:

Fcil betonagem e descofragem; Garantir a geometria definida; Definir a textura e qualidade da superfcie do beto; Resistir s tenses provocadas pelo processo construtivo (Betonagem, vibrao e bombagem); Permitir uma correta vibrao do beto; Garantir a estanqueidade; Na descofragem, garantir a integridade do elemento estrutural.
Fig. 7 Cofragem de uma viga

Relativamente cofragem utilizada na laje, optou-se pelas cofragens recuperveis tradicionais melhoradas, que so constitudas por elementos em madeira, elementos metlicos e outros acessrios. frequente a utilizao da madeira pois um material muito acessvel e barato; apresenta uma resistncia considervel e um material leve, o que facilita o seu transporte em obra; permite peas com qualquer forma geomtrica; confere acabamentos satisfatrios nos elementos, etc. Porm, a cofragem em madeira tem um seno de possibilitar um pequeno nmero de utilizaes e necessitar de mode-obra qualificada. Os elementos metlicos devido ao seu baixo preo, fcil manuseamento e ao facto de acrescentarem qualidade cofragem, so cada vez mais conjugados com os elementos tradicionais em madeira. A estas cofragens foram aplicados leos descofrantes.

Posto isto, na cofragem da laje foi utilizado contraplacado martimo, tbuas de solho e vigas macias em madeira para criar o piso a betonar, os prumos metlicos para se efetuar o escoramento, e outros acessrios metlicos como os pranches e castanhas utilizados para agarrar as cofragens. Assim sendo, relativamente s etapas de montagem da cofragem na laje, podemos concluir o seguinte: Num primeiro momento, necessrio decidir os locais onde sero colocados os prumos e estando estes definidos, procede-se sua colocao tendo em conta a altura estabelecida. Com os prumos inseridos, possvel colocar as vigas macias em madeira apoiadas ao longo do topo dos prumos, constituindo assim as vigas principais. Posteriormente colocam-se outras vigas perpendicularmente s principais, que se encontram apoiadas nestas ltimas. Finalmente, pode-se colocar as tbuas de solho ao longo de toda a malha definida pelas vigas principais e secundrias que esto apoiadas nos prumos metlicos. Posto isto, necessrio ligar todos estes elementos uns aos outros de modo a que possamos ter um escoramento efetivo. de extrema importncia assegurar um escoramento efetivo uma vez que este constitui o apoio da laje at que esta adquira resistncia autnoma, absorvendo durante o seu processo construtivo, as cargas oriundas de equipamentos, materiais, peso prprio, etc. Assim sendo, os escoramentos devem ter a resistncia e a estabilidade necessria para poderem suportar com segurana os esforos atuantes. Para que as escoras funcionem corretamente e para que no se Fig. 8 Cofragem da laje deformem por encurvamento, estabelecemse ligaes rgidas entre si. As fundaes das escoras so pontos crticos pelo que estas so assentes em elementos horizontais (pequenas tbuas) de dimenso suficiente de modo a distribuir as cargas uniformemente. O espaamento entre escoras tambm muito importante pois quanto mais regulares forem, menores so os esforos e maior ser a dissipao dos mesmos. Logo, colocada toda a cofragem na laje e consequentemente montado todo o escoramento necessrio para o suporte da mesma, e aps procederem-se a algumas verificaes de segurana (por ex: a posio e verticalidade dos prumos, se estes esto montados conforme o projecto, entre outras), pode-se avanar finalmente para a colocao das armaduras na laje.

5.2. Colocao das Armaduras


Devido aos esforos atuantes na laje e ao facto de o beto no ter capacidade para resistir toro, torna-se necessrio a colocao das designadas armaduras de flexo ao longo da mesma. Como foi referido anteriormente, a disposio das armaduras depende do modo como a laje tende a deformar e neste caso em concreto, a laje funciona tanto numa direo como na outra e portanto, este aspeto obriga a que seja necessrio armar a laje em duas direes embora na verdade, as lajes so sempre armadas em duas direes como vai ser explicado adiante, isto independentemente de funcionarem em apenas um ou dois vos. Relativamente sua colocao, a laje vai estar sujeita tanto a momentos positivos como a momentos negativos e portanto, a colocao das armaduras efetuou-se tanto na face inferior como na face superior. Nas seces sujeitas a momento positivos como por exemplo ao longo dos vos onde vamos ter valores positivos mximos, procedeuFig. 9 Armaduras se colocao de armadura na face inferior uma vez que esta vai estar sujeita a traes e portanto, sabendo que a resistncia do beto traco considerada pouco relevante ou mesmo nula, torna-se necessrio reforar esta seco da laje com vares de ao que tm um comportamento bastante satisfatrio quando sujeitos a esforos de trao. Nas seces sujeitas a momentos negativos como zonas de encastramento (Pilares, continuidade, etc.) ou as consolas, colocou-se a armadura desta vez na face superior pois a seco que agora se encontra tracionada, e pelo mesmo motivo referido anteriormente, necessrio refora-la com armadura. Por uma questo econmica, sempre que possvel efetuou-se a dispensa de armaduras de modo a reduzir o mais possvel o custo total da obra. Um aspeto importante a referir que a existncia de armadura numa direo impe a colocao de armadura na direo perpendicular, a designada armadura de distribuio que sensivelmente 20% da armadura principal, isto devido ao efeito Poisson do Beto e portanto, sempre necessrio garantir uma malha de armadura, facto pelo qual as lajes acabam no fundo por serem sempre armadas em ambas as direes. Assim sendo, para alm das armaduras principais e secundrias, foram colocadas ainda armaduras de bordo e armaduras de canto, pois so seces onde existem momentos
9

torsores de compatibilidade considerveis e embora no ponham em causa o equilbrio do elemento, tm a tendncia para originar fendilhao relevante nestas seces e por este motivo, necessrio colocar este tipo de armaduras de modo a minimizar o mais possvel este fenmeno, embora a abertura de fendas em elementos de beto armado seja inevitvel. importante ainda referir que a laje no necessitou de armadura especifica de esforo transverso como normal ocorrer na maioria dos casos isto porque salvo raras excees, estes elementos nunca necessitam de armadura transversal uma vez que se consegue garantir que a resistncia do beto s por si suficiente de modo a contrariar os esforos de corte da laje e isto constitui uma grande vantagem relativamente ao processo construtivo, uma vez que as lajes j no so elementos propriamente fceis de armar devido s suas reduzidas espessuras e as sucessivas camadas de armadura necessrias a colocar e portanto, se houvesse necessidade da colocao de estribos na laje, todo o processo seria mais lento e consequentemente de uma maior dificuldade de execuo. Posto isto, e com todas as armaduras necessrias colocadas na laje, procede-se ltima fase onde necessrio fazer a ligao da laje aos restantes elementos estruturais, atravs das armaduras de espera destes ltimos, de modo a que seja possvel haver a transmisso de esforos entre a laje e vigas e pilares e aps isto tudo, pode-se ento finalmente avanar com a betonagem da laje. Relativamente aos aspetos a ter em conta durante a colocao das armaduras, h que salvaguardar o recobrimento da laje que fundamental na proteo das armaduras tendo em conta a agressividade do meio ambiente e portanto, muito importante adotar os espaadores necessrios de modo a assegurar o recobrimento especificado em projeto, neste caso em concreto, adotou-se recobrirmos de 2 cm ainda importante assegurar que as malhas de armadura, formem espaos suficientemente grandes, de modo a que tenhamos uma vibrao do beto o mais eficaz possvel e finalmente, necessrio garantir que as malhas de armadura sejam rgidas e estveis de modo a que no tenham deslocamentos indesejveis durante a betonagem. A ligao entre armaduras pode ser efetuada com arame ou soldadura por pontos.

Fig. 10 Armaduras de uma viga

10

5.3. Betonagem
Beto O beto composto principalmente por uma mistura de cimento, areia, brita e gua. Quando armado com armaduras passivas, recebe o nome de beto armado, e quando armado com armaduras ativas recebe o nome de beto pr-esforado, no nosso caso, a laje foi armada sem pr-esforo. Antes da Betonagem O beto deve ser especificado e produzido de acordo com a EN 206 e Especificaes LNEC. Na situao estudada, foi produzido numa central de beto pronto e posteriormente transportado para a obra por um camio autobetoneira (o tempo do transporte deve ser limitado nas situaes correntes a 30-45min). Antes do processo de betonagem deve-se realizar um estudo da composio do beto; realizar o respetivo plano, o qual deve incluir a localizao das juntas de betonagem e a preparao de toda a logstica para executar a mesma. As juntas de betonagem devem ser localizadas em zonas de esforos reduzidos, sempre que possvel. Preparar os moldes e armaduras e verificar sua limpeza. Betonagem da Laje A betonagem apenas ser realizada aps concludas todas as verificaes de segurana e desde que as condies climatricas o permitam (se necessrio a zona a betonar dever ser protegida contra a radiao solar, vento forte, congelao, agua, chuva e neve). No nosso caso, na altura da betonagem deparmo-nos com uma situao meteorolgica adversa - precipitao - no entanto, no foi um fator condicionante para a realizao da mesma.

O beto foi colocado e compactado de modo a assegurar que todas as armaduras e elementos a integrar no beto ficassem adequadamente embebidas de acordo com as tolerncias do recobrimento, de modo a que se obtenha a resistncia e durabilidade pretendida. Os aspetos tidos em conta foram: minimizar a segregao e descarregar o beto na vertical e a baixa altura.

Fig. 11 - Betonagem 11

O processo de colocao do beto utilizado foi betonagem por trmie. Relativamente ltima fase do processo procedeu-se vibrao e a compactao do beto, de modo a expulsar a gua e espaos de ar existentes. necessrio continuar com este processo at que no apaream bolhas de ar superfcie.

Fig. 12 Compactao do beto com recurso a agulha vibratria

O beto nas idades jovens deve ser objeto de cura e proteo para minimizar a retrao plstica, assegurando uma resistncia e durabilidade superficial adequada, e ainda, para proteo contra vibraes prejudiciais, impacto ou danos. A cura consiste na rega do beto nos primeiros dias para evitar uma secagem excessivamente rpida e a sua fendilhao por retrao. Quanto aos mtodos de cura, foi necessrio manter a cofragem durante 17 dias, sendo o ideal de 17 a 20 dias. Relativamente utilizao de outros mtodos, no nos foi dada mais nenhuma informao.

12

5.4. Descofragem da Laje


Regras de descofragem O tempo de endurecimento do processo da cofragem at descofragem influenciado pelas dimenses do elemento que se betona, do tipo de cimento e das condies atmosfricas. A descofragem dever ser feita de maneira a que a pea feita atravs do molde, seja sempre sujeita aos esforos para a qual foi projetada. Os elementos que fazem com que o molde fique bem preso - os apertos - como parafusos, tirantes, cunhas, pontaletes, prumos, devero ser aliviados ou retirados intervaladamente, sem choques bruscos. Durante a cofragem, devero ser usados leos descofrantes: substncias que contm agentes que facilitam a libertao da cofragem da superfcie betonada sem a introduo de esforos significativos, aumentando o tempo de vida das cofragens. Nunca devero ser utilizadas alavancas metlicas entre o beto e a cofragem porque deixa marcas no beto. Este cuidado , naturalmente, mais relevante em obras onde se pretende que o beto fique vista; As arestas das peas acabadas de descofrar, no caso de poderem vir a ser danificadas pelo trfego de pessoas ou materiais, devero ser protegidas por sarrafos.

Limpeza dos moldes aps a descofragem As faces dos moldes devero ser limpas imediatamente aps a sua utilizao e no s passado um longo perodo de tempo; Os elementos de madeira devero ser limpos com escovas duras para a remoo de crostas de beto; Depois de limpos, os componentes de um sistema de cofragens, se no se destinarem a imediata utilizao, devero ser armazenados.

13

6.

Concluso

A realizao deste trabalho permitiu-nos obter um conhecimento mais aprofundado sobre o processo construtivo de uma laje vigada macia, ocorrendo a betonagem in situ. um processo fcil de compreender e perfeitamente dominado nos dias de hoje, porm introduz alguns problemas ao nvel de produo de vibraes e rudo. No contexto econmico existem processos mais acessveis, tais como as lajes aligeiradas com vigotas pr-esforadas, no entanto optou-se pelas lajes vigadas macias, uma vez que tm um desempenho estrutural mais fivel. Embora tenhamos descrito todo o processo construtivo ao longo do trabalho, no foi possvel observar algumas fases, tais como: a cofragem e a colocao das armaduras, bem como fazer o registo fotogrfico do processo de descofragem da laje. Relativamente conduo do processo propriamente dito e baseado na nossa experincia e anlise critica, no temos nada a apontar considerando, o grupo, que tudo decorreu dentro da normalidade e do possvel, no fosse tambm o empreiteiro responsvel e uma empresa bastante conceituada neste ramo. de realar a disponibilidade dos responsveis em obra para nos ajudar e esclarecer as nossas dvidas.

14

7.

Bibliografia

- Apontamentos da E.S.T.B. da U.C. Processos de Construo I - Apontamentos do I.S.T: Estruturas betonadas in situ; Escoramentos e Cofragens; Execuo de Estruturas

15

Potrebbero piacerti anche