Sei sulla pagina 1di 15

1

O FIM DA AUTORIDADE NA SOCIEDADE MODERNA Cleriston Petry UPF/RS.


Resumo: O artigo almeja reconstruir a argumentao de Hannah Arendt acerca do fim da autoridade na sociedade moderna, que ocorreu devido a dois fatores principais: a ruptura com o passado pelo vis da tradio, e a ascenso da sociedade moderna, que promoveu a igualizao em todas as esferas da vida humana. Ademais, especularemos acerca das possveis consequncias do fim da autoridade para o papel da escola, no contexto da diluio da distino entre pblico e privado no mundo contemporneo. Palavras-Chave: autoridade, modernidade, tradio, responsabilidade, papel da escola.

A Modernidade o triunfo da igualdade. Alexis de Tocqueville Iniciar um captulo sobre a relao entre autoridade, educao e o papel da escola num contexto de diluio da distino original entre pblico e privado com o presente ttulo parece dar a entender que tomamos emprestado de Franz Kafka a noo de mundo catstrofe. Todavia, importante ressaltar que Arendt inicia seu artigo sobre O que autoridade? afirmando que a questo deveria ser o que foi autoridade, pois ela desapareceu do mundo moderno (EP, 2007, p.127). Tal atestado de poca nos ajuda a pensar que h amplos desafios em relao atividade educativa, pois ela ocorre a partir do pressuposto de que os educadores tm sua autoridade legitimada tanto pelo conhecimento quanto de sua responsabilidade frente ao mundo, responsabilidade essa que deriva do papel de educador, seja pai ou professor: qualquer pessoa que se recuse a assumir a responsabilidade coletiva pelo mundo no deveria ter crianas, e preciso proibi-la de tomar parte em sua educao. (EP, 2007, p.239). A responsabilidade pelo mundo assume, para Arendt, a forma da autoridade. Se a educao uma atividade que deve ocorrer em virtude da continuidade do mundo, e que o educador assume a responsabilidade pelo mundo comum, como isso possvel numa sociedade em que o que comum so apenas os interesses privados? H legitimidade em se exigir dos educadores tal virtude sendo que somos fruto de um processo que se iniciou com o individualismo burgus e sua despreocupao com o que era comum (ao cercar, por exemplo, sua casa com muros e no mais a cidade) e culminou no

desenvolvimento da sociedade de massas? Essas questes so agravadas pelo simples fato da autoridade ter desaparecido do mundo moderno, e cabe agora investigar o que houve para que ocorresse esse desaparecimento, quais as conseqncias para a conjuntura social e educacional e ainda, se algo ocupou o lugar da autoridade. Ademais, h que se destacar que imprescindvel pensar se quando afirmamos que a autoridade essencial para a preservao do mundo e que ela desapareceu no mundo moderno tambm razovel que investiguemos se algo ocupou seu lugar e suas conseqncias, bem como, caso admitamos que a autoridade precisa ser restaurada, qual autoridade queremos um regresso ao passado ou uma nova configurao a partir das circunstncias atuais.

Autoridade e tradio

Para Arendt, a crise da autoridade uma crise poltica em sua origem e natureza, e o sintoma mais significativo dela ter se espalhado por esferas pr-polticas tais como a criao dos filhos e a educao, onde a autoridade sempre foi aceita como uma necessidade requerida por dois fatores: a) necessidades naturais: o desamparo da criana; e b) necessidade poltica: a continuidade da civilizao estabelecida que somente pode ser garantida se os que so recmchegados por nascimento forem guiados atravs de um mundo preestabelecido no qual nascem estrangeiros (EP, 2007, p.128). Aqui pode-se observar que a legitimao da autoridade numa esfera pr-poltica seja a esfera privada da famlia ou de transio, no espao escolar (ambos ambientes que ainda no so e no devem ser o espao pblico) exige-se um modelo de autoridade baseado nas necessidades, caracterstico dessa esfera da vida em contraposio ao espao pblico que o espao da igualdade e da liberdade. Ademais, o desamparo da criana ocorre, pois ela um novo ser humano em formao e nova em relao ao mundo que j velho e precisa continuar a existir. Ambas as caractersticas justificam a autoridade do professor (ou dos pais e adultos em geral) para conduzir a criana no mundo, ensinando-o como ele papel que tambm o da escola (EP, 2007, p.246) haja vista que o professor (adultos) deve saber mais que a prpria criana. Dito de outro modo, ele algum que j sabe o que o mundo, como ele funciona e se estrutura, e por isso, precisa introduzir as crianas nele. Daqui advm a relao entre autoridade e tradio proposta por Hannah Arendt. A tradio [...] o legado que confiamos aos alunos, o que entregamos em suas mos. De que modo procedemos para fazer isso uma questo importante, mas no necessariamente

inerente tradio enquanto objeto da educao (ALMEIDA, 2011, p.46). Tradio para Arendt o fio que nos conduz ao passado, e que sem ela o passado no desaparece, mas tende a ser esquecido. Assim, a tradio legitima a autoridade pois os adultos, os velhos, esto mais prximos do passado, segundo a interpretao do que o crescimento para os romanos, distinto do que o para ns1. Decorre daqui a crtica da filsofa em relao ao terceiro pressuposto que agudizou a crise na educao segundo o qual o processo educativo consiste em substituir, na medida do possvel o aprendizado pelo fazer (EP, 2007, p.232). Isso significa que tal pressuposto abre mo do aprendizado, que diz respeito tanto o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, quanto ao passado, ou seja, o fazer implica uma apreenso de habilidades que se voltam ao futuro que no mais o tempo de transformao do mundo, mas se dissolve no eterno fluxo da vida, pois sem tradio, [...] parece no haver nenhuma continuidade consciente no tempo, e portanto, humanamente falando, nem passado nem futuro, mas somente a sempiterna mudana do mundo e o ciclo biolgico das criaturas que nele vivem (EP, 2007, p.31). Ademais, abrindo mo da tradio, abandona-se uma face do mundo que comum, pois de todos, em favor de desejos particulares e no da realizao dos interesses pblicos, fundados no desejo de continuidade da civilizao. Lembra a autora que a perda da autoridade no mundo moderno apenas a fase final, embora decisiva, de um processo que durante sculos solapou basicamente a religio e a tradio. A perda da tradio, por seu turno, [...] significou ficar sem aquela que serve de suporte que seleciona e nomeia, que transmite e preserva, que indica os rumos a serem seguidos. A tradio garante as normas do agir, pois baseia-se na autoridade adquirida no transcorrer do tempo (SCHIO, 2006, P.31). Os objetivos da tradio podem ser resumidos a dois: a) de manter a prpria tradio, dando-lhe continuidade; e b) de permitir que cada indivduo que nasce adentre, conhecendo e participando do mundo que o cerca. O fim da tradio, alm de acarretar no fim de legitimao da autoridade, indica que as aes humanas perdem a justificao que a tradio lhes dava. Na atividade educativa como se as aes dos educadores devessem ser engendradas a partir do presente, numa eterna reconstruo, j que se apresentam rfs de um passado que tambm era normatizador. Se a educao perde a tradio, ela passa a ser construo, exigindo dos estudantes um protagonismo as custas do professor, que perde o fundamento de sua autoridade.

Ao contrrio do nosso conce ito de crescimento, em que se cresce para o futuro, para os romanos o crescimento dirige-se no sentido do passado (EP, 2007, p.166).

Para compreender o que significa autoridade e diferenci-la de outras relaes entre os indivduos que implica obedincia, como a fora e a violncia, Arendt busca as origens do conceito e sua utilizao: os romanos. Auctoritas sempre exclui a violncia ou a coero, pois onde a fora usada a autoridade em si mesmo fracassou. Uma relao mediada pela violncia angaria obedincia, mas uma obedincia por medo e no por respeito e dever. O mesmo equvoco ocorre quando se relaciona poder e violncia: se a essncia do poder est na eficincia da ordem ento no h maior poder que aquele que nasce do cano de um fuzil e seria difcil dizer de que modo a ordem dada por um policial diferente da dada por um pistoleiro (CR, 2006, p.117). O objetivo compreender como se estabelece uma autoridade legtima2, e se essa legitimidade no reside na violncia e/ou na fora, ela tambm no reside na persuaso, pois persuadir implica que a relao se estabelea numa esfera de igualdade, haja vista que a eficincia da ordem se d pelo melhor argumento.

A relao autoritria entre o que manda e o que obedece no assenta nem na razo comum nem no poder do que manda; o que eles possuem em comum a prpria hierarquia, cujo direito e legitimidade ambos reconhecem e no qual ambos tm seu lugar estvel predeterminado (EP, 2007, p.129).

Ou seja, a relao baseada na autoridade no pode ser baseada na violncia/fora nem na persuaso. Na primeira, pois a obedincia se d por medo, tpico de governos tirnicos 3, e na segunda, pois autoridade implica uma hierarquia que media a relao entre os indivduos, ou seja, em ltima instncia, a autoridade se exerce numa relao de desiguais, no qual h um reconhecimento recproco dos papis e da posio que cada um ocupa. Na educao, a autoridade temporria, objetivando apenas garantir a efetividade da dupla responsabilidade dos adultos: em relao a educao dos novos e a responsabilidade pela continuidade do mundo4. J para os gregos, que no possuam uma prtica e um conceito poltico semelhante a auctoritas romana, a relao entre jovens e velhos em si mesma educacional, estando implicado a o treino dos novos governantes pelos atuais. [...] em educao lidamos sempre com pessoas que no podem ainda ser admitidas na poltica e na igualdade, por estarem sendo
2

Utilizamos o termo autoridade legtima apenas com o intuito de frisar uma relao de obedincia e ordem calcada no pela violncia nem pela persuaso, mas pelo respeito e pelo dever. Para Hannah Arendt, falar em autoridade legtima ou poder legtimo pleonasmo, pois todo poder legtimo, bem como a autoridade. Quando h uma relao de mando que no nenhum dos dois, trata-se de fora, fortaleza ou simplesmente, violncia. 3 Aqui a autora faz referncia aos gregos, para os quais a tirania o governo absoluto, levado a cabo pela violncia. O tirano precisa proteger-se do povo e insistir que seus sditos tratassem de seus prprios negcios, deixando a ele o cuidado com a esfera pblica. Essa que era destruda completamente, pois uma polis pertencente a um homem no uma polis (SFOCLES apud ARENDT, 2007, p.143). 4 Cf.: EP, 2007, p.235.

preparadas para ela (EP, 2007, p.160) afirma Arendt. Deste modo, a educao deve implicar desigualdade (hierarquia), haja vista que os papis distintos exigem responsabilidades distintas. Como tratamos anteriormente, a autoridade do professor fundamenta-se em seu conhecimento, e Plato pode observar um possvel modelo de autoridade na esfera prpoltica: entre mdico e o paciente, timoeiro e os passageiros, entre o senhor e o escravo. Intrnseca a tais comparaes reside o reconhecimento em forma de confiana que est no conhecimento especializado do outro, no qual nem a fora, nem a persuaso so necessrios. Apesar das tentativas, os gregos no conseguiram reunir um aparato conceitual que garantisse a obedincia na vida poltica, entre iguais, tal como a auctoritas romana. Ela se baseava na fundao de Roma, um momento sagrado que deveria ser relembrado pelas geraes e ainda, a palavra auctoritas derivada do verbo augere que significa aumentar. A autoridade dos vivos sempre era aumentada a partir da Religio que ligava os indivduos ao passado. A autoridade, em contraposio ao poder, tinha suas origens no passado, mas esse passado no era menos presente na vida real da cidade que o poder e a fora dos vivos (EP, 2007, p.164). Um exemplo para isso era que a autoridade residia no Senado, enquanto o poder residia no povo5. O poder a capacidade humana de fundar e refundar os corpos polticos mediante a participao entre iguais na esfera pblica. J a autoridade, seja ela qual for, depende do passado que a fonte de sua legitimidade. Complementa Arendt: a vontade e as aes das pessoas, assim como das crianas, so sujeitas a erro e engano e necessitam portanto de acrscimo e confirmao [...] (EP, 2007, p.165). O passado, como vimos, acessado pela tradio, que junto com a autoridade e a religio, ruram no mundo moderno.

A autoridade na era da igualdade

Para alm dessas dificuldades no que tange autoridade no mundo moderno carecer daqueles elementos que a legitimavam, outro problema surge quando pensamos no tipo de relao que ela implica: de desiguais, hierarquicamente organizados. Essa relao desigual, no caso da educao, d-se pela natural necessidade das crianas e seu desamparo frente a um mundo que para elas novo, mas que em si mesmo j velho. Todavia, Arendt percebeu que um dos fatores que contribuiu para o agravamento da crise na educao foi ela ter surgido no contexto de uma sociedade de massas e o papel significativo que o conceito de igualdade

Cum potestas in populo auctoritas in senatu sit [...] (CCERO apud ARENDT, 2007, p.164).

desempenhou e desempenha na vida americana e sem dvida, na maior parte do ocidente moderno. A sociedade de massas o estgio mximo do desenvolvimento da esfera social, em que houve a vitria da igualdade no mundo moderno caracterizada pela inundao das esferas privada e pr-poltica, bem como por uma caracterstica psicolgica, na qual cada um busca ser igual a todo mundo e alm disso, um fator fundamental, que foi num contexto de sociedade de massas que permitiu a ascenso de movimentos totalitrios, onde os indivduos no participam da vida poltica, no se filiam a partido algum e se denominam como politicamente neutros. A indiferena poltica revela um trao caracterstico da ascenso da esfera social, em que os indivduos esto preocupados com suas vidas privadas do que com os acontecimentos pblicos. Participar da poltica tornou-se um nus e poucos tem tempo livre para se dedicar aos assuntos humanos: pelo contrrio, esto ocupados com seus negcios. Percebemos que a esfera social apresenta-se tanto pela inundao da esfera pblica por interesses particulares, como tambm, a esfera privada pela lgica pblica mais precisamente pelas relaes esperadas numa esfera pblica: de igualdade. Iniciamos o presente estudo com uma frase do pensador Alexis de Tocqueville, autor que apresenta o trao mais marcante das sociedades democrticas, lgica que varreu o Antigo Regime e mudou o mundo, tendo seus efeitos polticos mais devastadores na Frana do sculo XVIII e, no mbito educacional, nos Estados Unidos do sculo XX at afetar todo o ocidente. A tese aqui defendida que a ascenso da esfera social, com sua conseqente diluio da distino entre pblico e privado, tornou significativamente aguda a crise da autoridade e, sem dvida, a crise na educao. No se pretende, com isso, afirmar que a ascenso da esfera social, a crise da autoridade e a crise da educao ocorreram num processo que se iniciou na primeira e levou as demais por conseqncia, ao modo de uma ladeira escorregadia, mas antes, que tais episdios relacionam-se entre si e a sequncia lgica que se estabelece aqui serve para legitimar nossa tese de que tais fatores podem ser interpretados como mutuamente implicados e que se a ascenso da esfera social contribuiu e contribui decisivamente para os problemas educacionais que vivemos. H que se indagar ainda, acerca da mudana significativa que a perda de autoridade ocasionou no que denominamos por infncia, na criana, no adolescente e no jovem que adentra a escola. O fim da autoridade tambm se revela pelo processo de igualizao que ocorreu a partir do nascimento do mundo moderno com a Revoluo Francesa. Nela os revolucionrios buscavam uma alternativa para a questo social e, acima de tudo, queriam ser iguais aos nobres e aristocratas. Entretanto, a igualdade no permaneceu restrita esfera

pblica/poltica, mas a igualdade requerida pelos revolucionrios franceses era a igualdade social como j tratamos, foi nesse contexto que se deu a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, em que a igualdade foi concebida como um atributo natural dos seres humanos, e no artificial6 - , lembrando que a esfera social antes era reduzida s atividades privadas, aos assuntos domsticos. com a diluio da distino que separava o que era privado do que era pblico que o conceito de igualdade invadiu a oikos e fez entrar em derrocada a antiga hierarquia requerida pelas necessidades naturais. Hoje, os valores que desejamos e que nutriram a histria da modernidade so a igualdade e a liberdade. Para Renaut, a nossa conscincia individual e coletiva encontra-se estruturada, doravante no mais profundo de si prprios, por convices que temos como conquistas irreversveis do mundo moderno. A comear por aquelas que fazem de todo ser humano um semelhante e um igual (2004, p.7). Para o autor essas convices da modernidade nos convenceram de que o pequeno homem tambm ele um homem com seus direitos liberdade e igualdade. Salienta ainda que em 1989 uma Conveno da ONU proclamou e estendeu os direitos humanos s crianas, e no apenas aqueles direitos que julgamos necessrios para a proteo e preservao delas, mas tambm aqueles que outrora eram apenas reservados aos adultos:

O documento destaca-se desde logo por uma nova amplitude, que no de forma nenhuma produto do acaso ou de uma simples vontade de explicitao retrica: abre com efeito, o enunciado dos seus cinqenta e quatro artigos pela indicao de que cada ser humano, adulto ou criana, pode valer-se de todos os direitos e de todas as liberdades inscritas na Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948 (RENAUT, 2004, p.131).

A conseqncia do documento em questo foi, a partir da afirmao da criana como detentora de direitos fundamentais (liberdade de opinio, de expresso, de pensamento, de conscincia, de religio, de associao, de reunio pacfica e de se beneficiar de uma vida privada), de fragilizar a autoridade exercida pelos pais e educadores sobre as crianas. Percebe-se ainda que a criana vista como portadora dos mesmos direitos que o adulto e o fator intrigante que talvez a linha que separa os novos dos adultos tornou-se difusa com a diluio de outra linha, a que separava pblico e privado. a tentativa de manter uma autonomia do mundo da infncia. A era dos direitos da criana implica afirmar que as condies que outrora ela era subjugada no podem mais voltar e Renaut acredita que

Para Arendt, a igualdade s existia neste campo especificadamente poltico onde os homens se enco ntravam mutuamente como cidados e no como pessoas particulares [...]. Nem a igualdade nem a liberdade se compreendiam como qualidades inerentes da natureza humana [e, sim] convencionais e artificias [...] (SR, 2001, p.35).

Arendt comete uma simplificao ao no explicar o que ela entende ao afirmar que a situao da criana hoje bem pior que antes7. Pensamos que a situao de agora pode ser bem pior que antes, no no sentido da garantia de direitos de proteo e preservao, mas sim, a autonomia do mundo da infncia trouxe consequncias inesperadas: assim ao emancipar-se da autoridade dos adultos, a criana no foi libertada [...]. Em todo caso, o resultado foi serem as crianas, por assim dizer, banidas do mundo dos adultos (EP, 2007, p.230). Hannah Arendt acredita que a emancipao do mundo das crianas negativa e baniuas do mundo dos adultos pois esses negaram sua autoridade frente as crianas, e dito de outro modo, no aceitaram a responsabilidade do mundo. Ademais, fizeram o impensvel para eles ao tentar preservar a criana do mundo e da autoridade dos adultos, quando na verdade os colocaram justamente num horizonte de relaes apenas destinado aos adultos - o espao pblico:

entre esses grupos de iguais surge ento uma espcie de vida pblica e, sem levar absolutamente em conta o fato de que esta no uma vida pblica real e de que toda a empresa de certa forma uma fraude, permanece o fato de que as crianas [...] so foradas a se expor luz da existncia pblica (EP, 2007, p.236).

Cabe ressalvar sobre o espao pblico: espao da pluralidade, igualdade e liberdade, da ao em conjunto, da aparncia (ser visto e ouvido por todos) e da luz (ficar a merc dos olhares e julgamentos). A criana (e o jovem, de modo geral) ainda precisa ser preservada da intensidade da luz do mundo pblico, pois est em processo de desenvolvimento. Tudo o que adentra esfera pblica levado em conta, e j analisamos anteriormente as conseqncias negativas que isso acarretou em Robespierre. Justificando a relao feita por ns desde o incio entre a ascenso da esfera social, a diluio da distino entre pblico e privado, a crise da autoridade e os desafios inerentes ao papel da escola, Arendt afirma categoricamente:

Quanto mais completamente a sociedade moderna rejeita a distino entre aquilo que particular e aquilo que pblico, entre o que somente pode vicejar encobertamente e aquilo que precisa ser exibido a todos plena luz do mundo
7

Hannah Arendt destaca que a autoridade do grupo das crianas, depois que os adultos recusaram-se a assumir a responsabilidade por elas, pode ser muito mais tirnica do que a mais severa autoridade de um adulto. Quanto criana no grupo, sua situao, naturalmente, bem pior que antes (EP, 2007, p.230). Sobre esse ponto, diz Renaut: confrontada com este problema [a relao edu cativa nas sociedades democrticas] a anlise que Hannah Arendt tentou fazer da crise da educao, vendo nela (na minha opinio com toda a razo) uma crise estrutural das sociedades democrticas, cedia todavia a determinados excessos na apreciao dos dados da interrogao. Excessos lamentveis, a meu ver, porque simplificadores. Que sentido nomeadamente teria escrever que a situao das crianas, nesse contexto de crise, se teria tornado <<pior que antes>>? Pois, se posso dizer as coisas sem desvios: antes de qu? (2004, p.105).

pblico, ou seja, quanto mais ela introduz entre o privado e o pblico uma esfera social no qual o privado transformado em pblico e vice-versa, mais difceis torna as coisas para suas crianas, que pedem, por natureza, a segurana do ocultamento para que no haja distrbios em seu amadurecimento (EP, 2007, p.238).

Por isso a escola no pode fingir ser o mundo, e sim, deve ser a instituio de preparao dos indivduos para adentrarem no mundo, e em nosso caso, numa parte significativa do mundo: o mundo pblico. Entretanto, o papel da escola maculado tanto pela indistino das coisas que adentram em cada uma das esferas, bem como, da confuso atual da responsabilidade e da autoridade presente em cada papel assumido na escola que exige hierarquia e desigualdade. Outro elemento que faz jus nossa tese aquela referente ao mundo contemporneo e o que significa ser adolescente na era dos direitos de igualdade e liberdade. Cndido Alberto Gomes (2010, p.67) afirma que a adolescncia uma construo social, inexistente por exemplo na idade mdia. Vive-se um prolongamento da infncia, haja vista que os indivduos no so obrigados a trabalhar e sim, possuem um perodo de tempo em que possvel se dedicar aos estudos e ao desenvolvimento pessoal. Entretanto, isso conduziu ao advento do protagonismo, ou seja, longe dos pais os adolescentes foram obrigados a ter que tomar decises, seja sobre drogas, sexo, entretenimento, lazer etc. Assim, no difcil compreender porque, ao contrrio da Idade Mdia, [os adolescentes] ficam inquietos ao ouvir longas aulas. Eles querem agir, como os adultos os levaram a fazer em diversos campos, e ser coautores do processo (GOMES, 2010, p.82. Grifos do autor). As instituies lhes do um papel passivo na dinmica do processo de aprendizado. Outro fato a contribuir para as dificuldades enfrentadas pelo docente est hierarquia social existente entre os alunos, que na mdia, coloca os mais assduos nos estudos na base e aqueles que demonstram no ter adentrado na lgica simblica das instituies educativas no topo, ainda mais quando conseguem a aprovao nas disciplinas. Tais desafios tendem a desencorajar os docentes, que no causaram os problemas, mas se vem na urgncia de fornecer respostas e mtodos capazes de garantir o aprendizado e a formao integral dos alunos. Podemos pensar a era do protagonismo de duas maneiras: como um problema social a ser enfrentado pelas instituies ou como uma possibilidade de sociedades democrticas e filhas da modernidade, que promoveu a liberdade e a igualdade a todas as esferas da vida humana, em contraposio ao autoritarismo e as desigualdades impostas em outros perodos aos mais novos. A questo que cabe investigar se esse protagonismo, exigido pelos jovens

10

que de certo modo foram obrigados a ele dotado de responsabilidade moral. E mais: protagonismo no significa, necessariamente, autonomia. Auxiliando ainda a construir o panorama do papel da escola hoje, bem como do docente, Gomes ainda lembra que a lgica do consumo adentrou nessas instituies: alm dos livros e equipamentos, tambm os professores tendem a ser descartveis. Se adotada a tica do mercado, por que no aumentar a margem de lucro, contratando e demitindo professores que agradam mais ao cliente [...] e aceitando salrios mais baixos? (2010, p.69). O socilogo apresenta um panorama conhecido de Arendt: uma sociedade voltada ao consumo. No que tange educao, a lgica do consumo apresenta o aluno como protagonista, utilizador de um servio oferecido pela escola (empresa) por meio de seu quadro de professores (funcionrios). Esses ltimos permanecem nas instituies na medida em que funcionam. Atrelado a tal perniciosa lgica, est implcita a tese anteriormente apresentada da ascenso da esfera social, no qual as atividades privadas, entre elas o consumo, adentraram a esfera pblica, transformando as relaes. Cabe destacar que a escola no faz parte da esfera pblica, mas propedutica a ela, assim, as relaes estabelecidas a devem atender s necessidades naturais e polticas, que tende a no ocorrer pela lgica do consumo (utilizao e descartabilidade). razovel admitir, tambm, que a escola tem um papel importante na transmisso da cultura, mas que num contexto de sociedade de massas, ao contrrio da boa sociedade, no precisa de cultura, [...] mas de diverso, e os produtos oferecidos pela indstria de diverses so com efeito consumidos pela sociedade exatamente como quaisquer outros bens de consumo (EP, 2007, p.257). Torna-se compreensvel que os estudantes desejem cada vez mais aulas divertidas ou mais espaos em que possam aprender brincado, e que os conhecimentos possam ser utilizados imediatamente. Maantes teorias e processos educativos que demandam tempo no conseguem competir com um novo programa de computador ou um novo aparelho tecnolgico, cujas funcionalidades so aprendidas em curto espao de tempo e sem a necessidade da escola8. Deste modo, a educao, e a escola em especfico, assume o papel de facilitadora do processo vital, por meio do preparo do consumidor e da anulao da ao em favor do comportamento. Isso ocorre porque os interesses diversos que seriam postos prova do discurso na esfera pblica foram reduzidos a um nico interesse: o crescimento econmico, que por sua vez elimina a pluralidade. O grande processo de
8

Para Bauman (2009, p.663), este o primeiro desafio que a pedagogia deve enfrentar, ou seja, um tipo de conhecimento pronto para utilizao imediata e, sucessivamente, para sua imediata eliminao, como aquele oferecido pelos programas de software (atualizados cada vez mais rapidamente e, portanto, substitudos), que se mostra muito mais atraente do que aquele proposto por uma educao slida e estruturada.

11

produo e consumo no admite individualidades que interferem no mundo [...], mas apenas adaptao (ALMEIDA, 2011, p.67). Lembra ainda a autora que numa sociedade baseada no comportamento, a educao e a psicologia almejam adaptar os indivduos s condies sociais vigentes, vive-se num deserto, cujo sofrimento deve ser evitado: a psicologia vira tudo de cabea para baixo: precisamente porque sofremos nas condies do deserto que ainda somos humanos e ainda estamos intactos; o perigo est em nos tornarmos verdadeiros habitantes do deserto e nele passarmos a nos sentir em casa (PP, 2008, p.267). A anlise de Arendt lembra um mundo kafkiano, em especial de A metamorfose em que Gregor Samsa acordou certo dia e deu-se por conta que havia virado um inseto. A obra em questo retrata a indiferena do homem perante o absurdo do mundo e dos homens por meio da trivializao do grotesco. O protagonista que no to protagonista assim bem como os demais personagens vivem alienados de seu prprio mundo, no se questionam sobre as condies a que esto submetidos, o sentido de suas vidas e acabam sempre ss, quando no morrem, como ocorreu com Gregor. Sua morte ocorreu bem antes do que o leitor acompanha ao ler a novela de Kafka: no momento em que se viu transformado em um inseto e no podia mais trabalhar, tornando-se um peso para sua famlia que at ento apenas vivia s suas custas. A metamorfose serve de interpretao sobre um dilema que Arendt tratou no incio de A Condio Humana: uma sociedade de trabalhadores sem trabalho.

Consideraes Finais

Resumindo o que at aqui investigamos:

O problema da educao no mundo moderno est no fato de, por sua natureza, no poder esta abrir mo nem da autoridade, nem da tradio, e ser obrigada, apesar disso, a caminhar em um mundo que no estruturado nem pela autoridade nem tampouco mantido coeso pela tradio (EP, 2007, p.245-246).

O mais problemtico saber como fundamentar uma autoridade nas atuais circunstncias, ou seja, se Arendt pensa em uma reestruturao da antiga forma de autoridade, baseada na tradio ou se h uma nova autoridade que considera o desenvolvimento das sociedades democrticas e seus valores inerentes? Ningum, entretanto, parece saber o que poderia ser uma autoridade concebida e praticada de outra forma que no a hierrquica, entretanto, estamos convencidos de no ser mais possvel, em virtude de nossos valores, que

12

as antigas hierarquias fundamentadas em pressupostos naturais e irreversveis se tornaram obsoletas. Alain Renaut expe a anlise de Max Weber no que tange legitimao da autoridade em dois modos: a carismtica, a tradicional e a legal ou jurdica. A primeira apenas s qualidades extraordinrias daqueles os quais os dominados reconhecem a excepcionalidade em relao aos demais. Esse tipo de autoridade abre, por seu turno, uma prerrogativa para culpar o professor, a nvel pessoal, pelos insucessos, desconsiderando fatores essenciais que afetam o contexto em que a educao inserida. J a dominao tradicional aquela que tratamos algumas linhas e que Arendt cr ser a melhor fundamentao para a autoridade e talvez a nica, considerando sua metodologia de investigao e a rigorosidade com que trata os conceitos9, por isso, falar em dominao carismtica como autoridade pode preencher a mesma funo angariar obedincia mas no o mesmo que autoridade, haja vista que essa dominao implica uma quase anulao e abandono do sdito ou dos discpulos s revelaes do mestre, no oportunizando, como na autoridade exigida na educao, em quem o objetivo o desenvolvimento das potencialidades e a introduo no mundo adulto, noutras palavras, autonomia. A dominao carismtica pode ser eficaz, mas condena os estudantes a heteronomia, sob o paternalismo do mestre. Lembra ainda Renaut, citando Espinosa: os piores tiranos so aqueles que sabem fazer-se amar (2004, p.14). Por fim, a dominao legal ou jurdica a mais coerente com o mundo moderno, porque est alicerada na noo de contrato, que pressupe igualdade: [...] num contr ato, os contratantes so, por definio, reconhecidos como iguais [...] mas podem perfeitamente, por outro lado, entender-se para conceber atravs desse mesmo acordo uma relao desigual que faz emergir entre eles um poder (RENAUT, 2004, p.19). Surge da a questo a se pensar: ser que partir do pressuposto de que a autoridade deve ser construda a partir da participao entre iguais, acarretar numa autoridade efetiva do mestre? Nessa situao a autoridade possui um carter de autorizao, fundada num poder emergente das crianas, em ltima instncia. Se um poder autorizado, quem detm autoridade no detm o poder e muito bem pode ficar sem ele quando os detentores reais o exigirem. Essa alternativa implica, por parte da escola e dos educadores, legitimar tanto a ascenso da esfera social ao admitir uma esfera de
9

Hannah Arendt parte da premissa de que se quisermos compreender o que um conceito significa, ou melhor, a que realidade ele representa e em que medida estamos distante dela, devemos buscar suas origens: onde pela primeira vez foi concebido o conceito e a utilizao. A autora faz uma crtica tambm s cincias sociais, em particular ao funcionalismo, em que as atenes dos que se utilizam dessa metodologia recaem [...] sobre as funes e o que quer que preencha a mesma funo pode, conforme tal ponto de vista, ser englobado sob a mesma dominao. como se eu tivesse o direito de chamar o salto de meu sapato de martelo porque, como a maioria das mulheres, o utilizo para enfiar pregos na parede (EP, 2007, p.140).

13

igualdade dentro da escola e um placebo de esfera pblica quanto de desresponsabilizao pela educao e pelo mundo, esse ltimo que deve continuar e cujos educadores precisam preparar os novos atores para um espetculo que j se iniciou e continuar a existir. Mas voltar ao passado, restaurar a antiga forma de autoridade tambm parece ser um problema para Arendt: [...] no faz muito sentido agirmos como se a situao fosse a mesma, como se apenas nos houvssemos como que extraviado do caminho certo, sendo livres para, a qualquer momento, reencontrar o rumo (EP, 2007, p.245). Num contexto de crise no h mais como ir para trs ou simplesmente ir para frente. Retroceder significa reconstruir as circunstncias que tornaram a crise possvel. Entretanto, considera a autora, em tais momentos podemos interromper os processos iniciados, dando-se conta do que ocorreu, no negligenciando que, de algum modo, ele modificou o mundo, produzindo nos homens um processo de estranhamento do mundo. Ou seja, Arendt tende a admitir que pensar a autoridade na escola hoje implica considerar as condies em que fazemos essa exigncia, o que no nada contraditrio com o que apresentamos algumas linhas acima sobre a autoridade fundada num contrato. A autoridade da escola e do educador, assim, no possui mais uma legitimao a priori, necessitando sim, de um aumento externo a ela que garanta a efetividade da atividade educativa. Quando falamos que o mundo moderno foi inundado pelo fenmeno da igualizao, isso no significa que os pais tambm entraram nesse processo, pois sua autoridade ainda possui respaldo, ou existe, na medida em que os filhos so dependentes, e precisam do auxilio paterno para sobreviver e garantir as condies mnimas de existncia. Assim, possuindo uma autoridade condicionada, os pais precisam autorizar a escola em sua responsabilidade, dando-lhes aquele acrscimo necessrio. Sem isso, qualquer tentativa de garantir a obedincia poder ver-se na necessidade de utilizar outros meios que no a autoridade legitimada. Ademais, uma vez os pais reconheam a autoridade da escola, e mutuamente firmam um contrato baseado na confiana, no podem desautorizar a escola, questionar seu papel, exigir que interesses privados estejam acima das funes civilizacionais da Instituio: h que se ter claro que a exigncia da escolarizao se d pelo Estado, e por essa razo, cumpre a escola uma funo pblica. A autorizao dos pais sem dvida oportunizar que a autoridade baseada na tradio possa se efetivar, ou melhor, que a tradio tenha lugar na escola, cuja confiana dos pais o alicerce. Entretanto, cabe destacar, que esse fundamento ainda demasiadamente frgil, pois pais e professores so na sociedade moderna filhos da igualdade e suas relaes tendem a se basear nesse princpio.

14

REFERNCIAS

Referncias Bsicas ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. _________. A Crise na Educao. In.:_________. Entre o Passado e o Futuro. 6.ed. So Paulo: Perspectiva, 2007. ________. A promessa da poltica. Rio de Janeiro: Difel, 2008. ________. A vida do esprito: o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2009. ________. Entre o passado e o futuro. So Paulo: Perspectiva, 2007. ________. O que poltica? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. ________. As origens do totalitarismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. ________. Sobre a Revoluo. Lisboa: Relgio DAgua, 2001.

Referncias Complementares ALMEIDA, Vanessa S. Educao em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. So Paulo: Cortez, 2011. BAUMAN, Z. Entrevista sobre a Educao. Desafios Pedaggicos e Modernidade Lquida. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.137, p.661-684, mai/ago de 2009. GOMES, Candido A. Os jovens a quem Ensinamos. In.: FREITAS, Lda; FILHO, Jos L; MARIZ, Ricardo S. Educao Superior: princpios, finalidades e formao continuada de professores. Braslia: Universa; Lber Livro, 2010. LA TAILLE, Yves. Autoridade na escola. In.: AQUINO, Jlio Groppa. (org.) Autoridade e Autonomia na escola. So Paulo: Summus, 1999. ORTEGA Y GASSET, J. A Rebelio das Massas. 2.ed. Rio de Janeiro: Ibero-Americano, 1962. RENAUT, Alain. A libertao das crianas: a era da criana cidado. Lisboa: Instituto Piaget, 2004a. ________. O fim da autoridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2004b. _______. Hannah Arendt: histria e liberdade (da ao reflexo). Caxias do Sul: Educs, 2006.

15

Potrebbero piacerti anche