Sei sulla pagina 1di 16

ESTUDO DO MOSQUETO - Cal.

7,62 mm - M 968

Caractersticas

Quanto ao tipo porttil. Quanto ao emprego individual. Quanto ao funcionamento repetio. Quanto ao princpio de funcionamento ao muscular do atirador. Quanto refrigerao a ar. Quanto alimentao com carregador metlico, tipo lmina, com capacidade para 05 cartuchos. Sentido da alimentao de cima para baixo. Quanto ao raiamento alma raiada. Sentido do raiamento da esquerda para direita.

Aparelho de Pontaria

Ala de mira compreendida de 5 visores, graduados para distncias de 200 a 600 metros. Massa de mira em seo retangular, com anel protetor.

Dados Numricos

Peso somente da arma 3,950 Kg; Comprimento sem sabre-baioneta 1,12m; Alcance mximo 4.000m; Alcance de ala 2.000m; Alcance til 400m; Velocidade inicial do projtil 890 metros por segundo; Velocidade terica de tiro 10 a 15 tiros por minuto; Velocidade prtica de tiro 05 tiros por minuto.

PARTES PRINCIPAIS DO MOSQUETO

O Mosqueto Cal. 7,62mm M968 compreende seis partes principais, seno vejamos:

a) Cano e Aparelho de Pontaria O cano um tubo inteirio de ao, destinado a receber o cartucho, resistir s presses desenvolvidas pela deflagrao do cartucho e guiar o projtil, conferindo-lhe os movimentos necessrios sua preciso.

O Aparelho de Pontaria composto pela ala de mira e massa de mira, esta ltima presa poro inicial do cano, prximo coroa (boca).

b) Caixa da Culatra Assim se denomina o cofre de ao que, disposto na parte mdia da arma, recebe seu mecanismo, ligando, ao mesmo tempo, o cano e a coronha.

c) Mecanismo da Culatra Abrange o conjunto de peas destinadas a trancar, disparar, travar, armar e extrair o estojo utilizado. Basicamente, compreende o ferrolho completo (corpo, extrator, percussor e mola, co receptor-guia do co e registro de segurana) e seu retm, e o conjunto do gatilho.

d) Mecanismo de Repetio Conjunto de peas que, por sua disposio na culatra da arma e pela combinao de seus movimentos, permite o carregamento dos cartuchos de munio. O Mecanismo de Repetio composto pelo depsito, fundo do depsito, mesa transportadora e mola M.

e) Coronha e Telha Partes de madeira, que permitem o manejo da arma.

f) Guarnies

Peas de metal, que destinam-se a reunir, reforar e preservar as diversas partes da arma de quaisquer acidentes, alm de outras funes secundrias. Alm dessas partes, o Mosqueto possui acessrios, como a bandoleira, que destina-se a facilitar o transporte da arma, e a baioneta, com sua bainha, que permitem o uso do Mosqueto como uma arma de choque.

Peas de metal, que destinam-se a reunir, reforar e preservar as diversas partes da arma de quaisquer acidentes, alm de outras funes secundrias. Alm dessas partes, o Mosqueto possui acessrios, como a bandoleira, que destina-se a facilitar o transporte da arma, e a baioneta, com sua bainha, que permitem o uso do Mosqueto como uma arma de choque.

MECANISMO DE SEGURANA

Esta arma possui uma segurana, o registro de segurana, que poder atuar em 03 (trs) posies distintas:

1. Registro de segurana voltado para a direita. Para que o registro de segurana seja colocado na posio direita, h necessidade de que a arma esteja engatilhada. Nesta posio, o registro de segurana atua sobre dois pontos: sobre o co e sobre o cilindro do ferrolho (no entalhe de segurana). Nesta situao, o disco do registro de segurana antepe-se ao co, forando-o um pouco para a retaguarda, de modo que, afasta o ressalto da noz do dente do gatilho intermedirio.

A tecla do gatilho poder ser manejada livremente, ao mesmo tempo o dente da haste do registro de segurana, penetra no entalhe de segurana, existente no reforo do cilindro do ferrolho, no permitindo que ele se desparafuse do receptor-guia do co, ficando a alavanca de manejo imobilizada. Nesta situao a arma estar travada, no podendo ser disparada e nem aberta.

2. Registro de segurana voltado para a esquerda

Nesta situao o registro de segurana no tem nenhuma ao. O dente do registro de segurana deixa de agir sobre o entalhe de segurana, permitindo ento, que o cilindro do ferrolho se desparafuse do receptor-guia do co, ao rebater-se a alavanca de manejo, e ao mesmo tempo, o disco sai da frente do co, ficando a parte chanfrada superposta ao co dando-lhe passagem. Nesta posio a arma estar destravada podendo ser movimentados o gatilho e a alavanca de manejo.

3. Registro de segurana voltado para cima (vertical) Esta chamada de posio para desmontagem. Nesta posio, um dos entalhes do disco, antepe-se ao, e pode-se manejar livremente a alavanca de manejo e abrir a arma, contudo, no permitir o disparo.

OPERAES DE MANEJO

1. Municiar o carregador Consiste em colocar 05 (cinco) cartuchos no carregador tipo lmina.

2. Alimentar a arma Abrir o depsito. Introduzir um carregador municiado no receptor e com o polegar da mo direita, comprimir o cartucho superior, exercendo uma presso no sentido oblquo, prximo ao culote, at que o cartucho que estiver na posio mais elevada atinja a borda direita do depsito, em seguida, retirar o carregador do receptor.

3. Carregar e engatilhar Levar a alavanca de manejo frente e rebat-la completamente para a direita. Em caso de nega, basta trazer a alavanca de manejo posio vertical e rebat-la novamente.

4. Disparar

Acionar a tecla do gatilho.

5. Extrair e Ejetar Rebater a alavanca de manejo para a esquerda, conduzindo o ferrolho completamente retaguarda at o final do seu curso.

DESMONTAGEM

Retirada da Bandoleira 1. Desprende-se o grampo da bandoleira do guarda-mato, agindo sobre o boto de presso; 2. Retira-se o zarelho mvel da braadeira superior; 3. Retira-se o boto duplo da bandoleira, desabotoando-o das casas; 4. Retira-se a fivela, desafivelando-se a correia; 5. Retira-se a correia da bandoleira, do zarelho da braadeira inferior.

Retirar a vareta Desatarrax-la do batente e retir-la do seu alojamento

Retirar o cobre-mira 1. Apoia-se a arma pela soleira; 2. Calar com a palma da mo, a parte superior do dedal, ao mesmo tempo em que se gira e cobre-mira para a esquerda, ao deixar de comprimi-lo, ele estar solto.

Retirada do ferrolho 1. Levantar e rebater alavanca de manejo para a direita; 2. Colocar na vertical, a asa do registro de segurana; 3. Rebater a alavanca de manejo para a esquerda; 4. Afastar lateralmente o retm do ferrolho e retirar o ferrolho da arma.

Desmontagem do ferrolho 1. Desatarraxar o receptor-guia do co, para isto, segura-se o cilindro do ferrolho com a mo esquerda e com a mo direita com o polegar cobre a cabea do retm, comprimi-lo no incio do movimento e obrig-lo a deixar o entalhe de segurana; 2. Retirar o dispositivo de percusso que se desprende do cilindro. Obs: necessrio cuidado para no alterar a posio do registro de segurana, a fim de manter comprimida a mola do percussor sem o que, no seria possvel desmontar ou montar o ferrolho.

Desmontagem do dispositivo de percusso 1. Apoia-se a ponta do percussor sobre uma superfcie de madeira; 2. Com a mo esquerda sobre o receptor-guia do co, envolvendo-o dispor o polegar sobre a asa do registro de segurana e calar o conjunto para baixo, at que o talo da noz deixa a sua corredia, existente no receptor, ao mesmo tempo, com a mo direita, imprimir ao co um giro de de crculo para qualquer dos lados e retirar o co; 3. Amparar o receptor que sobe pela ao da distenso da mola. Obs: Cuidado, a fim de evitar que o receptor seja lanado a distncia. 4. Retira-se a mola do percussor; 5. Ficar o percussor.

Retirar o registro de segurana

1. Gira-se a asa do registro de segurana, direita e pux-la para a retaguarda e ele sair facilmente do seu alojamento.

Retirar o retm do receptor-guia do co 1. Comprimir o retm do receptor, dando-lhe simultaneamente, uma pequena rotao direita, de modo por o brao do retm fora da abertura que lhe d passagem. A mola do retm impulsiona esta pea para cima.

Retirar o extrator 1. Com o polegar direito, firma-se cauda do extrator, apoiando-se o polegar esquerdo extremidade anterior da pea, forar para cima a extremidade anterior do extrator; 2. Gira-se o extrator direita, at coloc-lo entre os ressaltos de trancamento e cobrindo os eventos de gases; 3. Impele-se o extrator para frente, com o polegar direito firmando a cauda.

Retirar o fundo do depsito 1. Com a ajuda do projtil de um cartucho de manejo ou da vareta de limpeza; 2. Comprimir o retm do fundo do depsito, atravs do orifcio, imprimindo simultaneamente um movimento da frente para trs do fundo do depsito; 3. Retira-se o fundo do depsito, com a mo esquerda. A pea se destaca sob presso da mola do transportador, arrastando consigo o transportador e a mola; 4. No acompanham o cilindro neste giro, o primeiro tolhido pela sua prpria corredia e o segundo, o cilindro gira sobre ele, graas a sua rosca interna. Quando a alavanca de manejo chegar a posio vertical, o retm do receptorguia do co - tornadas solidrias recuem. Durante o desligamento do talo na rampa, o co tambm recua arrastando, por conseguinte, o percussor que nele est engrazado e que comprimem sua prpria mola, dando-se desta maneira a retrao do percussor.

INCIDENTES MOSQUETO M968 Cal. 7,62mm

INCIDENTES

CAUSAS

CORREES

Emperramento

1. Sujidade, falta de lubri- 1. Limpar, lubrificar ou reficao ou presena de tirar os corpos estranhos. corpos estranhos. 1. Incompleto atarrachamento do receptor-guia do co ao cilindro do ferrolho. 1. Retirar o ferrolho e atar-rachar o receptorguia do co, convenientemente.

Nega

2. Ponta do percussor 2. Substituir a pea com gasta ou quebrada, bem defeito. como, a mola do percussor fraca ou quebrada. 3. Munio defeituosa. 3. Substituir a munio.

4. Excessos de lubrifica- 4. Corrigir a manuteno. o. Falha na extrao 1. Garra do extrator que- 1. Substituir o extrator, brada ou gasta. ca-so o estojo tenha ficado preso na cmara. Introdu-za 02 varetas de limpeza no sentido da boca para a cmara, para retirar o es-tojo ou o cartucho. 1. Mola do ejetor quebra- 1. Substituir a pea em da ou ejetor gasto ou que- mal estado. brado.

Falha na ejeo

Potrebbero piacerti anche