Sei sulla pagina 1di 24

Cristianismo, modernidade poltica e historiografia1

Professor de Histria Moderna na Universidade de Bolonha (Itlia)

Paolo Prodi

Resumo

O artigo prope uma sntese da reflexo de Paolo Prodi, iniciada h cerca de cinquenta anos, sobre o papel do cristianismo e, mais particularmente, sobre o catolicismo ps-tridentino na construo do mundo ocidental e, especificamente, nas noes modernas de Estado e de justia. A discusso gira em torno da tenso entre norma escrita e norma moral. A reflexo vem atrelada a um balano ao mesmo tempo biogrfico e historiogrfico.

Palavras-chave
Direito: histria riografia.

Justia: histria

cristianismo

modernidade poltica

histo-

Abstract

In this article Paolo Prodi proposes a synthesis of his works, on the last fifty years, concerning the role of Christianity, and more precisely of Post-Tridentin catholicism, in the construction of the Occidental world, and specifically in the construction of the Modern State and Justice. The discussion focuses on the tension between written and moral rules. The argument is developed in parallel with a biographical and a historiographical appraisal.

Keywords

Law: history Justice: history christianity political modernity historiography.

Traduo do italiano por Carlos Alberto de M. R. Zeron, professor do Depto. de Histria-FFLCH/USP.

108

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

Para a minha gerao, que saa da Segunda Guerra mundial na idade da adolescncia, a vocao de historiador no nasceu nos bancos da escola, mas nos debates culturais e polticos, qui na rua: como sair da crise que havia carregado nossas democracias e como incorporar a definio de um novo engajamento por um humanismo cristo? Nossas primeiras leituras, alm de pensadores italianos tais como Benedetto Croce e Antonio Gramsci, eram Jacques Maritain e Emmanuel Mounier; nossa revista de referncia era a Esprit. Nesse contexto, parece-me que a vocao mais alta qual um homem poderia aspirar era a histria e seu estudo. A questo que nos colocvamos era: o modelo de vida ocidental encontravase em crise e dirigamo-nos, impulsionados pelas novas ideologias, para uma nova liberao da humanidade, libertada e tornada adulta aps as tragdias do passado recente, ou o cristianismo permanecia uma referncia e um elemento necessrios ao renascimento da democracia? Em todos os casos a questo do fim da poca da Contrarreforma estava colocada. Uma poca da histria da Igreja que fora marcada, nos sculos da poca moderna, por um vnculo histrico estreito com o poder. De todas as maneiras, as duas crises encontravam-se misturadas e, para mim, o tema do poder, da poltica, tornou-se central desde ento: dali deriva a minha deciso universitria, mas no somente de optar pela histria moderna, e no pela histria da Igreja, no momento de escolher minha disciplina de especializao; e eu permaneci fiel a esta deciso durante todos os decnios que se seguiram. Cabem, contudo, duas observaes sobre o termo modernidade observaes necessrias para no cair em equvocos na leitura deste texto que deve ser forosamente sinttico. A minha tese muito simples: no existe apenas uma modernidade, mas ao menos duas. Em torno da metade do sculo passado delineou-se o fim da modernidade e grandes pensadores leram, a partir desta tica, a realidade que lhes era contempornea. Pensamos nas reflexes de Walter Benjamin, de Hannah Arendt ou, entre os catlicos, no livro de Romano Guardini, Fine dellepoca moderna (1949). Com a tragdia da Segunda Guerra mundial, a shoa e a bomba atmica, eles se deram conta de que a idade moderna havia terminado juntamente com a f no progresso e na possibilidade de criar um novo mundo fundado sobre a razo; nas dcadas seguintes, com a Guerra Fria, havamos fingido que a modernidade continuava a viver, mas no era verdade. A modernidade morreu com as tragdias da metade do sculo e o Conclio Vaticano II de alguma maneira participou da sua concluso: com o Vaticano II a Igreja catlica fez as contas com a modernidade, precisamente no seu ocaso. A f no

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

109

progresso cientfico e tcnico era, at ento, a base comum para a construo da convivncia civil. Hoje, ns todos perdemos estas certezas; samos todos da modernidade e nos encontramos diante de novos desafios e da necessidade de fazer novas escolhas. Antes disso, a discusso dava-se entre aqueles que acreditavam que a modernidade nascera das luzes do sculo XVIII (com alguns lampejos precursores nos sculos precedentes) e aqueles entre os quais me inscrevo que retinham que ela era o fruto de uma histria mais longa e complexa, na qual o cristianismo ocidental jogara um papel importante, no plano do pensamento e no plano das instituies, para a construo da moderna ideia e realidade de liberdade, de direitos humanos e de democracia. A partir exatamente dessas consideraes puramente histricas deduz-se o diagnstico segundo o qual a nossa civilizao est em perigo ou, em todo caso, est se transformando em outra coisa se perde a conscincia do dualismo de fundo que determinou as suas caractersticas, da distino e da copresena da histria humana e da histria da salvao, da separao do poder, sacro e poltico, antes ainda que da diviso dos poderes. Penso que esteja claro que esta afirmao, baseada na observao das tenses contnuas que dominaram a nossa histria, no guarda nenhuma relao com o discurso sobre as razes crists ou hebraico-crists da Europa, que tenho por equivocado e instrumental. Uma segunda observao precisa ser feita sobre o termo poltica, que deve ser compreendido no seu significado mais amplo, concernente a todas as relaes entre os homens que comportam um problema de poder, seja derivado de uma situao de domnio, seja de um pacto; relaes que, nas civilizaes avanadas, se exprimem por meio de normas jurdicas dotadas de um poder coercivo. No creio que esta seja uma premissa secundria: at o final dos anos 70 do sculo passado, o termo poder era evitado pela teologia e pela historiografia crist como algo diablico. Falava-se de poltica apenas em relao ao Estado moderno e Igreja confessional e, em particular, reduziu-se o problema da conexo entre cristianismo e poltica relao entre Igreja e Estado, como as nicas duas sociedades humanas dotadas de uma soberania originria. Isto no existe mais. A soberania do Estado, em grande medida, evaporou-se na era da globalizao, e nem falemos naquela da Igreja. Os fluidos do sacro e do poder so certamente uma realidade e certamente possuem uma concentrao visvel, mas estas se condensam agora sobre outras linhas, com relao ao passado:

110

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

pensemos nas grandes discusses sobre os fundamentalismos, sobre as religies polticas e as religies cvicas, ou sobre os choques de civilizaes. A partir dessas premissas, pode-se compreender porque eu no entendo a relao entre cristianismo e modernidade poltica apenas de um ponto de vista interno, relativamente poca moderna, em sentido acadmico: a histria dos ltimos sculos representa apenas um ciclo no interior da gnese do Ocidente. Por isso, ns, esta juventude que saa da Segunda Guerra mundial, que estava interessada pelo fenmeno religioso, estvamos conscientes de poder aceder histria do cristianismo e da Igreja com uma grande liberdade, sem sofrer mais da confuso dos registros e dos complexos nos quais nos parecia estar atolada a gerao dos historiadores que nos haviam precedido tanto os que haviam permanecido presos a preocupaes apologticas e confessionais quanto os que tinham se engajado no modernismo e viam-se, portanto, perseguidos por sua abertura ao mtodo crtico. Para que me compreendam, parece-me til citar o discurso pronunciado por Pio XII por ocasio do Xo Congresso Internacional de Cincias Histricas, no dia 7 de setembro de 1955, porque quando o escutei (eu ainda no tinha 23 anos), eu dava meus primeiros passos no trabalho de pesquisa acadmica, sob a direo de Hubert Jedin. Aps ter declarado que, por sua natureza, a Igreja no estava ligada a nenhuma cultura (um ponto que, naquela poca, entusiasmou muito o ouvinte que eu era), o papa fez tambm uma referncia particular poca moderna:
O que chamamos Ocidente ou mundo ocidental sofreu profundas modificaes desde a Idade Mdia: a ciso religiosa do sculo XVI, o racionalismo e o liberalismo que conduziram ao Estado do sculo XIX, sua poltica de fora e sua civilizao secularizada. Tornava-se ento inevitvel que as relaes da Igreja catlica com o Ocidente sofressem um deslocamento. Mas a cultura da Idade Mdia ela mesma, no podemos caracteriz-la como a cultura catlica; ela tambm, ainda que estreitamente ligada Igreja, buscou seus elementos em fontes diferentes. (...) A Igreja catlica no se identifica com nenhuma cultura; sua essncia lho proibia.

Parece-me oportuno, nesta etapa da anlise, abrir a reflexo sobre a renovao historiogrfica dos anos trinta e quarenta, que marcou-nos, dez anos mais tarde, a ns, jovens aprendizes historiadores, no momento de abordar o estudo da histria da Igreja: qual era a herana que ns recebemos de nossos grandes

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

111

mestres de ento? Inicialmente, h forosamente o reconhecimento do que recebemos no comeo de nossa aprendizagem: as obras de Hubert Jedin e de Lucien Febvre para citar apenas dois historiadores prestigiosos e diferentes um do outro tinham invertido totalmente a historiografia tradicional anterior, fosse ela confessional ou laica. No se tratava mais de propor uma histria moderna da Igreja que partiria da fratura religiosa, da Reforma e da Contrarreforma, mas sim de um arco cronolgico longo, partindo do grande cisma do Ocidente, da crise da respublica christiana medieval e do renascimento do papado a partir da metade do sculo XV. No se tratava mais da viso de uma Igreja medieval consumida pelo abuso, mas da dinmica de uma cristandade que, moldada pela civilizao medieval, ao nvel das instituies como da espiritualidade, devia medir-se com o desenvolvimento da modernidade no plano cultural e poltico. No plano cultural, relativamente historiografia anterior, o olhar voltou-se para o humanismo, para a nova espiritualidade, para a devotio moderna desde o sculo XV at os cristos esclarecidos do sculo XVIII. No plano poltico, sublinharam-se as respostas divergentes no nascimento de um novo aparelho de poder que constituam os estados modernos: de um lado, nasce a Igreja romana das concordatas e das nunciaturas com uma relao complexa entre o trono e o altar, que se declina, ao longo dos sculos, em conflitos, acordos, compromissos e, de outro lado, se desenvolvem as igrejas de Estado, diretamente ligadas ao poder poltico por meio da variedade de suas configuraes. A Reforma e o Conclio de Trento que lhe segue cerca de trs dcadas mais tarde no assinalam, portanto, o incio da poca moderna como se pode ler ainda em diversos manuais , mas representam, de alguma maneira, a primeira concluso de um longo perodo de crise: no o incio, mas o pice, ou o ponto de chegada de um processo de transformao tanto de uma nova relao entre o indivduo e Deus como da relao pblica entre o sagrado e o poder, entre a Igreja e o Estado. Isto no provocou o esquecimento da avaliao das diferenas e das lutas entre protestantes, evanglicos, reformados e catlicos, mas contribuiu para sua compreenso como respostas diferentes a uma nica questo histrica colocada modernidade. A outra grande inovao que caracterizou a reviravolta dos trabalhos na metade do ltimo sculo residiu na introduo de uma perspectiva que implodia os velhos esquemas da historiografia eclesistica: assim, a histria do povo cristo foi reencontrada, uma histria feita desde baixo que retomava, certo,

112

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

as questes institucionais, mas numa relao dialtica com o panorama mais vasto do pensamento teolgico, da cultura etc. Os componentes desta reviravolta so bem conhecidos, seja no plano geral da historiografia (com o apoio da antropologia e da sociologia), seja no plano interno da mutao introduzida pelas aberturas eclesiolgicas do Vaticano II. De fato, podemos mesmo dizer que a historiografia antecipou, nos anos cinquenta do sculo passado, as prprias aberturas do conclio: exceo da clebre obra de Yves Congar sobre a teologia dos laicos, que no se refere particularmente poca moderna, mas seguramente influenciou a pesquisa, basta fazer referncia aos trabalhos de Gabriel Le Bras e sua coleo Histria do direito e das instituies da Igreja no Ocidente. A juno operada entre as novas cincias da sociedade e a histria do direito cannico fez a histria do cristianismo realizar, nos anos cinquenta e sessenta, um avano extraordinrio. Sendo ainda mais esquemtico, poder-se-ia dizer que, no perodo precedente, enquanto os estudos sobre a histria da Igreja eram dominados pela presena de histrias paralelas que no se comunicavam entre elas (histrias do pensamento teolgico, da liturgia, da espiritualidade, da teologia moral), a historiografia da nossa gerao caracterizou-se por uma troca notvel que desenhou uma nova via e realmente mudou o estatuto de nossas pesquisas. A origem dessa nova fase, nos anos cinquenta, pode ser identificada com a intuio que Giuseppe De Luca teve na sua perspectiva histrica da piedade2 intuio desenvolvida e aprofundada em seguida no Archivio per la storia della piet. uma verdadeira mutao metodolgica que ele colocou no corao da pesquisa:
Designamos aqui por piedade no apenas a teoria ou o sentimento de uma ou outra religio em geral, no apenas a vaga religiosidade, no apenas o fundamento supremo e exato da unio mstica, mas, ao contrrio, este estado, e somente este estado da vida do homem onde ele carrega consigo, por hbito do amor, Deus.

No se trata de um discurso fechado e setorial: o que permanece central, nesta proposio, o problema do homem histrico no concreto, na sua existncia individual e social, no com vistas a compreender o mistrio da

De Luca, Giuseppe. Introduzione alla storia della piet. Roma: Ed. Di Storia e di Letteratura, 1962 (trad. fr.: La pit. Approche historique. Paris: Letouzey et An, 1995).

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

113

relao de amor entre Deus e o homem (e de seu contrrio, a impiedade), mas para compreender os seus reflexos, os fragmentos e mesmo as deformaes na humanidade a caminho, desde suas expresses artsticas e literrias at as estruturas das sociedades e das igrejas, desde suas manifestaes devocionais at os modelos de comportamento: rezas e blasfmias, amor e temor, caridade e medo, inocncia e culpabilidade, at as suas declinaes sociais, na sacralidade do poder e da liberdade. sobre a base desses novos horizontes que se abriu, para mim, a via da pesquisa sobre o sculo XVI religioso. Eu parti, sob a orientao de Hubert Jedin, das proposies formuladas no seu famoso livrinho Reforma catlica ou Contrarreforma?,3 a saber, a superao da velha antinomia que dominava a historiografia anterior: de um lado, uma viso da Reforma portadora da modernidade e da Contrarreforma como pura reao e, de outro lado, a reivindicao de uma prioridade e de uma antinomia da Reforma catlica. O estudo deste perodo, em toda a sua complexidade e nas suas relaes de osmose, para alm dos conflitos de religio cuja importncia no estava em causa, constituiu a grande novidade destas novas perspectivas historiogrficas e abriu novas colaboraes entre especialistas da histria do cristianismo de diferentes confisses: tambm no interior do mundo catlico, os dois componentes, reformador e contrarreformador, se entrecruzam, da mesma maneira que, no seio da historiografia evanglica e reformada se manifesta uma ateno nova aos aspectos do que se chamou a Zweite Reformation, a segunda Reforma, que conduziu consolidao das igrejas territoriais entre a segunda metade do sculo XVI e o incio do sculo XVII. A tarefa a que me lancei inicialmente foi a de explorar o sculo XVI religioso e verificar se, no seio do mundo catlico, a gente no se encontrava face a uma situao mais complexa e diversificada do que aquela que a vulgata historiogrfica havia querido mostrar. O estudo das dioceses de Milo e Bolonha e de seus grandes protagonistas histricos, os bispos tridentinos Gabriel Paleotti e Carlos Borromeu, ocupou quase completamente os doze primeiros anos de minha pesquisa. Ali nasceu minha convico de que uma tal diversidade existia, tanto com relao ao papado ps-tridentino como entre as prprias dioceses, e que esta diversidade conduzia igualmente a uma periodizao mais clara com

3 edin, Hubert. Katolische reformation oder Gegenreformation? Ein Versuch zur Klrung der Begriffe nebst einer Jubilumsbetrachtung ber das Trienter Konzil. Lucerna: Stocker, 1946.

114

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

relao ao Conclio de Trento e aplicao de seus decretos. O fato de que a linha de Contrarreforma romana tinha prevalecido no impedia de identificar vias diferentes esmagadas em um contexto de urgncia e de brutalidade dos partidos em conflito , mas que continuaram a se desenvolver de um modo subterrneo no seio do mundo catlico, nos sculos seguintes e at os nossos dias. No fundo, a historiografia confessional tanto quanto a historiografia laica tinham tido um mesmo interesse em traar, apesar dos pontos de vista opostos, um quadro comum, uniforme e triunfante do catolicismo da Contrarreforma. Estas primeiras exploraes me conduziram, nas dcadas seguintes, a tomar certa distncia com relao ao meu mestre Hubert Jedin que continuava a considerar que o problema fundamental da Reforma catlica era a passagem da theologische Unklarheit (da confuso teolgica e disciplinar) da Idade Mdia estrutura moderna baseada na salus animarum. Parecia-me que esta viso devia ser integrada no quadro mais geral, cultural e poltico dos problemas colocados pela modernidade. Ao final destas primeiras exploraes, pareceu-me necessrio privilegiar o aprofundamento de uma abordagem especfica desta realidade: espiritualidade, artes figurativas e msica me atraam tanto quanto a cultura, as estruturas educativas e a historiografia, os temas relativos organizao diocesana, o mundo das mulheres e as questes do casamento e da famlia, enfim os temas polticos e jurdicos. Eu explorei algumas destas direes e, para indicar apenas aquelas sondagens que foram particularmente importantes para mim, eu assinalarei os da teoria das artes figurativas, a msica ps-tridentina, a historiografia da Contrarreforma por meio da figura de Carlo Sigonio.4 A pluralidade das posies que se desenvolvem no mundo catlico na idade tridentina apareceu-me no apenas no plano geogrfico, por meio das estruturas das igrejas territoriais e das dioceses, mas tambm nas ordens religiosas

Eu remeto principalmente a Ricerche sulla teorica delle arti figurative nella riforma cattolica. Archivio italiano per la storia della piet, IV, 1992, p. 121-212 (nova edio com o mesmo ttulo e um posfcio do autor: Bolonha: Nuova Alfa, 1984); Storia sacra e controriforma. Nota sulle censure al commento di Carlo Sigonio e Sulpicio Severo. Annali dellIstituto storico italogermanico in Trento, III, 1977, p. 75-104; Vechi appunti e nuove riflessioni su Carlo Sigonio. In: FIRPO, M. (ed.). Nunc alia tempora, alii mores. Storici e storia in et postridentina. Florena, 2005, p. 291-310; La cornice e il quadro: il Concilio di Trento e la musica. Barocco padano, 4, 2006 (Atas do XIIo Convegno Internazionale sulla musica italiana nei secoli. Brescia, 16-18 de julho de 2003, Come, AMIS); Christianisme et monde moderne. Cinquante ans de recherches. Paris: Hautes Etudes/ Gallimard/ Seuil, 2006.
4

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

115

e na misso. H meio sculo, a historiografia das ordens religiosas consistia principalmente numa memria interna s prprias ordens, destinada a afirmar e defender seu papel especfico, sua identidade prpria no seio da Igreja catlica. Neste contexto, as novas ordens nascidas na idade das reformas eram apresentadas como estando entre os principais protagonistas da vida da Igreja da poca moderna, como os componentes de um projeto unitrio, de alguma maneira, de reconquista espiritual do mundo. O interesse da historiografia pelas ordens religiosas cresceu nas dcadas seguintes, inclusive alm dos institutos histricos das prprias ordens, notadamente a propsito das atividades que elas tinham tido nos setores da educao, da cultura, da assistncia ou da misso. Mas compreendeu-se, nas ltimas dcadas, e particularmente no que concerne Igreja do sculo XVI, que o conjunto das iniciativas de fundao de novas ordens religiosas no nasceu dos grandes projetos de reforma promovidos pelas autoridades eclesisticas e que elas sequer foram reconhecidas pelo Conclio de Trento que contou, contudo, entre seus protagonistas, com certos membros oriundos destas novas ordens. Estas se multiplicaram, ao invs de diminuir (ao contrrio de tudo o que havia sido previsto em todos os projetos de reforma que pregavam uma volta s regras primitivas fundamentais), e cresceram em um ritmo exponencial, adquirindo assim uma funo fundamental na Igreja pstridentina. O que permitiu compreender como tal fenmeno pde se produzir, expresso de uma das exigncias da modernidade, a pluralidade das vias tomadas pelo homem para atingir a salvao, o absoluto: pluralidade das profisses de f e de suas seitas que se desenvolveu no seio do mundo ganho pela Reforma, correspondeu, no mundo catlico, uma pluralidade de caminhos espirituais e comunitrios em direo perfeio, uma pluralidade que se exprimiu na grande vitalidade e diversidade das ordens religiosas; um fenmeno diferente, compatvel com a estrutura hierrquica e unitria da Igreja romana, mas no menos importante do ponto de vista do desenvolvimento espiritual e antropolgico do homem moderno. Basta pensar, a propsito do mundo feminino, no fenmeno complexo que se desenvolveu entre a proclamao rgida da clausura por Pio V e a multiplicao das congregaes dedicadas educao das jovens e assistncia sanitria. Quanto s misses, elas so sem dvida o canteiro de obras onde a historiografia mais claramente sentiu os efeitos da histria contempornea: o meio sculo que acaba de se encerrar foi caracterizado, de fato, pela acelerao e finalizao dos processos de descolonizao. Parece-me que isto transformou

116

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

profundamente uma histria das misses, j fortemente estruturada e autnoma no sculo XIX e incio do XX, e fortemente vinculada expanso europeia. Eu indicarei aqui trs direes principais desta evoluo. Em primeiro lugar, uma ateno nova foi dada aos processos de aculturao, tanto nas primeiras e gloriosas experincias do Japo e da China, notadamente, como nas crises ulteriores, tais como a querela dos ritos, no sculo XVIII: a questo que se tornou central, e que o ainda hoje, a de saber por que o cristianismo, em todas as suas diferentes verses, permaneceu vinculado colonizao europeia e no enfrentou seno muito tardiamente (demasiado tarde) o problema da sua transplantao para outras culturas, quando o problema era evidente desde os incios da expanso europeia. Uma segunda nova direo de pesquisa me parece ser o interesse crtico voltado ao trabalho que vincula as novas igrejas coloniais aos estados, metrpole, ao duplo plano jurdico e poltico. o caso, por exemplo, da prtica do vicariato real de tipo espanhol e de sua influncia sobre o direito cannico colonial, que se reflete inclusive sobre o clero secular e regular: trata-se, em outros termos, do estudo do poder poltico estatal como articulao entre catolicidade e mundo missionrio, como o mostra a luta que conduziu supresso da Companhia de Jesus. Uma terceira pista foi a da abertura cada vez maior aos estudos das sociedades autctones e mestias: esta exigncia j havia se manifestado anteriormente, certo, mas nas ltimas dcadas, sob a presso do processo de descolonizao e sob o impulso conjunto das novas disciplinas antropolgicas, este eixo de pesquisa adquiriu um peso crescente. Sobre estas temticas e outras ainda, parece-me que transmiti questes a amigos e alunos, particularmente nas dezenas de colquios organizadas pelo Istituto Storico Italo-germanico de Trento, que eu fundei em 1973 com meu mestre Hubert Jedin o qual foi tambm o seu primeiro presidente e por meio da centena de volumes publicados nas suas colees: trabalhos sobre as visitas pastorais, sobre a espiritualidade feminina, sobre as universidades e as academias etc. Eu no posso fazer aqui a lista de todos aqueles cujos nomes me vm mente, nem mesmo formular pretenses de escola; eu desejo apenas dizer que se no levarmos em conta o amplo movimento de pesquisa que se desenvolveu na esteira deste centro, ento nem mesmo meus escritos podem ser compreendidos. O problema da relao entre o sagrado e a poltica, da relao entre poder espiritual e poder temporal finalmente aquele que pessoalmente mais me atraiu: fundamentalmente, aps 1968, eu me dediquei, durante diversos anos, ao estudo

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

117

da figura do papa-rei, Janus, bifronte do poder espiritual e temporal da Europa moderna, o que desembocou no volume sobre O soberano pontfice,5 ao qual se seguiram algumas reflexes que se encontram republicadas recentemente.6 Desde o incio, como disse, eu havia estudado principalmente o problema da Igreja e do cristianismo do ponto de vista da relao com o poder ou, ao menos, privilegiando uma abordagem externa, por oposio a uma abordagem mais interna. Do ponto de vista metodolgico, Hubert Jedin, nas suas lies, como na introduo de seu famoso Handbuch, fazia a distino entre o estudo da histria da Igreja como objeto teolgico e da Igreja como objeto histrico: a Igreja ela mesma no uma ideia, mas uma realidade.7 Buscando sempre recolocar a identidade teolgica da Igreja na sua dimenso institucional e nas outras dimenses que eu j mencionei, eu tentei colocar a nfase sobre a realidade histrica, sobre a Igreja como um fato. Foi assim que eu explorei a evoluo que conduziu o papado a fundar, paralelamente ao desmoronamento do universalismo da christianitas medieval e consolidao do sistema de estados europeus da poca moderna, um novo tipo de soberania espiritual, no territorial, paralela e distinta com relao quela dos outros estados, segundo as indicaes teorizadas pelo cardeal Roberto Bellarmino, por meio da doutrina do poder indireto. Eu explorei, de alguma maneira, a fuso, na figura do papa, das duas figuras do pontfice da Igreja universal e do prncipe, e busquei captar a tenso que se desenvolve entre elas na medida em que o processo de secularizao avana, desde os tratados de Westphalia, em 1648, at a Revoluo e mais alm. Durante o perodo moderno, o esforo dos pontfices no tende mais para o aumento da soberania (no teremos mais pontfices guerreiros como Jlio II); o Estado pontifical no mais percebido como um fim em si, ele simplesmente consolidado como instrumento de defesa da independncia do papa, no quadro do sistema dos estados europeus, numa Europa doravante dividida pelas guerras de religio; a Itlia ela mesma, que no se encontra mais no centro da poltica europeia ao final das guerras itlicas, torna-se uma espcie de no mans land

5 PRODI, Paolo. Il sovrano pontefice: un corpo e due anime. La monarchia papale nella prima et moderna. Bolonha: Il Mulino, 1982. 6 Christianisme et monde moderne, op. cit., captulo 8. 7 JEDIN, Hubert. Kirche des Glaubens, Kirche der Geschichte. Ausgewlhte Aufietze und Vortrge. Fribourg-en-Brisg: Herder, 1966 (trad. italiana parcial em Chiesa della fede, Chiesa della storia. Brescia: Morcelliana, 1972).

118

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

alargada, submetida influncia papal sem nenhuma necessidade de conquista territorial. Mas o Estado continua a ter um peso importante, inclusive no interior da Igreja. A revoluo que constitui a Reforma protestante impe um movimento acelerado de construo de novas instituies eclesisticas no plano territorial. O problema que se coloca Igreja romana, neste momento histrico, no apenas aquele de responder ao desafio protestante pela mobilizao de um dispositivo de luta, por meio das guerras de religio e da represso inquisitorial interna, mas sobretudo da manuteno de seu prprio magistrio e da sua prpria jurisdio universal num mundo onde o poder est em vias de se deslocar localmente e de se consolidar territorialmente no seio dos estados modernos. Vimos que a Igreja romana reagiu a esta situao atuando em duas direes: de um lado, ela assume de alguma maneira as caractersticas de uma sociedade perfeita ou soberana, imitao da sociedade estatal, e no somente no Estado pontifcio (e no atual Estado da Cidade do Vaticano) com todas as formas de expresso tpicas do poder do Estado moderno, como o diremos mais adiante; de outro lado, ela se esfora para criar uma dimenso normativa que no coincida, que se subtraia dimenso estatal positiva. O ponto central, nesta segunda direo, o do poder sobre as conscincias: enquanto as igrejas evanglicas reformadas tomam o caminho de um inevitvel sucesso por meio da aliana institucional e ideolgica entre o Estado e a Igreja, no seio da Staatskirche, e que esta aliana est destinada a durar at o Estado atingir uma maturidade prtica e ideolgica (donde a interpretao possvel de uma simbiose mais intrnseca entre eles e a sociedade burguesa moderna), a tentativa da Igreja romana reside na construo de uma soberania paralela de tipo universal. No conseguindo enfrentar a concorrncia no plano das ordenaes jurdicas, ela joga todas as suas cartas no controle das conscincias. Num plano externo, combatem-se as grandes e incessantes querelas, sobre as quais os historiadores precedentes, os da primeira metade do sculo XX, haviam descarregado rios de palavras: os combates entre curialistas e regalistas, as grandes controvrsias jurisdicionais entre Igreja e Estado. Mas parece-me que, nas ltimas dcadas, explorou-se um nvel mais interno, aquele onde se costura e recostura o compromisso permanente entre o trono e o altar, desde a atividade dos nncios at os menores aspectos da vida das parquias; num nvel ainda mais profundo e recndito, o problema o do controle das almas, dos sditos-fiis. neste plano mais subterrneo que as pesquisas revelaram-se

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

119

mais teis: no apenas para investigar sobre a defesa retrgrada das imunidades e dos privilgios eclesisticos, mas tambm para estudar a nova disciplina do clero e dos fiis em colaborao e em concorrncia com as legislaes e os poderes estatais. Durante estes sculos, engajando-se internamente num processo de imitao do Estado, a prpria Igreja obrigou os seus a pagarem um preo bastante alto, muito escondido e pouco estudado. A entrada em simbiose da pessoa do prncipe e da do chefe da Igreja impulsionou assim uma evoluo cada vez mais marcada pelo paralelismo entre as duas nicas societates perfectae soberanas existentes na Terra, particularmente por meio da exaltao da centralizao e da jurisdicizao, bem alm do limite cronolgico do fim do Estado pontifcio. Quando os governos dos estados liberais comeam a renunciar ao controle laico das nomeaes episcopais a quarta chaga da Igreja, na crtica de Antonio Rosmini , no h retomada, no sentido que ele desejava, da tradio antiga: exclui-se a participao do clero e do povo e as nomeaes permanecem entre as mos do pontfice, confirmando assim a centralizao romana. Esta evoluo tem por centro a tragdia do ltimo papa-rei, Pio IX, que precisamente no momento de renunciar, forado, ao Estado temporal e aos sonhos neoguelfos, exalta no mais alto grau, no Conclio Vaticano I, sua soberania sobre a Igreja pela proclamao do primado da jurisdio e da infalibilidade; e ela concluise com a renncia aos ltimos smbolos da soberania pelo gesto simblico da deposio da tiara sobre o altar, efetuada por Paulo VI. Apesar da afirmao da nova eclesiologia de comunho pelo Conclio Vaticano II, nada mudou o centralismo e a concentrao do exerccio do primado sobre a figura jurdica nica do pontfice romano, definido como bispo da Igreja universal caracterstica do exerccio deste primado ao longo da poca moderna, tanto no interior da Igreja ocidental como nas relaes com as igrejas do Oriente. Nos ltimos dois sculos, o cristianismo caminhou penosamente na estrada que o conduziu reconciliao com o mundo moderno, liberdade de conscincia e a um novo estatuto do cristo. Mas apenas hoje que, mesmo esta poca, este ciclo histrico da modernidade parece se encerrar: a expresso uma Igreja livre num Estado livre (libera Chiesa in libero Stato), princpio absolutamente central para a vida religiosa e poltica de nossos pais, parece pertencer a mundos longnquos. A poca que se abre presentemente impe que reconsideremos o problema do exerccio do primado num contexto histrico bastante longnquo dos parmetros que o caracterizaram na poca moderna.

120

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

Pareceu-me poder captar no Estado moderno dois processos opostos e convergentes: de um lado, o papado assimila as caractersticas do Estado moderno sublinhando o poder poltico e jurdico do primado pontifcio e transformando a Igreja numa societas perfecta soberana como o Estado; de outro lado, o prprio papado contribuiu para mudar a poltica sacralizando-a, estendendo o seu poder ao modelar o homem desde o seu nascimento at a sua morte: assim, a contribuio do papado torna-se essencial para o nascimento da poltica moderna.8 No vou mencionar as reaes suscitadas por estas teses, reaes em primeiro lugar de surpresa, quando elas no foram de choque, e que se tornaram em seguida cada vez mais convergentes, ao ponto de se constiturem num lugar comum. Eu necessito precisar isto para poder indicar dois eixos de pesquisa que se desenvolveram posteriormente. De um lado, aquele sobre o direito cannico na poca moderna, e sua transformao de ordem jurdica universal em direito positivo, em disciplina eclesistica. De outro lado, aquele, mais substancial, que me convidou a aprofundar o problema da relao entre o sagrado e o poder na poltica e no direito ocidental, e que deu lugar a duas obras.9 Na base encontra-se a afirmao de que a constituio do Ocidente est fundada sobre o dualismo entre o sagrado e o poder e que ela evoluiu no seio deste dualismo, no curso de um longo e penoso processo que se desenvolveu ao longo do ltimo milnio no interior do cristianismo ocidental. No se tratava de andar busca de razes, mas simplesmente de buscar dentro de ns, na histria do Ocidente, as trs etapas do longo caminho em direo dessacralizao do poder que permaneceram estratificadas na nossa conscincia e que permanecem em todos os homens ocidentais, ainda que seja num estado inconsciente. No mundo hebraico, a justia, a lei, vem subtrada ao poder e encontra uma resposta na esfera transcendente. Esta inovao teve como consequncia a primeira separao do conceito de pecado, como culpa diante de Deus, do conceito de crime, como violao da lei positiva imposta pelo poder. A segunda etapa corresponde ao nascimento da Igreja como profecia

8 PRODI, Paolo. Plures in papa considerantur personae distincta. Zur Entwicklung des Papstums in der Neuzeit. In: WASSILOWSKY, G.; WOLF, H. (eds.). Werte und Symbole in frhneuzeitlichen Rom. Mnster, 2005, p. 21-35. 9 PRODI, Paolo. Il sacramento del potere. Il giuramento politico nella storia costituzionale dellOcidente. Bolonha: Il Mulino, 1992. PRODI, Paolo. Una storia della giustizia. Dal pluralismo dei fori al moderno dualismo tra coscienza e diritto. Bolonha: Il Mulino, 2000 (trad. port.: Uma histria da justia. Do pluralismo dos foros ao dualismo moderno entre conscincia e direito. So Paulo: Martins Fontes, 2005).

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

121

institucionalizada, quando Estado e Igreja se dividem desde o incio num duplo ordenamento, e na manuteno desta separao em que vem se cumprindo, desde ento, a histria do mundo cristo. A terceira etapa tem incio no primeiro sculo do segundo milnio, com a reforma gregoriana, aquela que recentemente foi chamada a revoluo papal, a primeira das grandes revolues do Ocidente. Com Gregrio VII, o dualismo originrio do cristianismo torna-se dualismo institucional entre papado e imprio e o pertencimento plural se transforma em uma tenso aberta que agita continuamente toda a sociedade europeia: a primeira das revolues europeias, a me de todas as revolues que, dessacralizando o poder poltico, priva-o ou ao menos o depaupera da sua sacralidade intrnseca.10 Com a formao da doutrina sacramental, o nascimento do purgatrio, o nascimento do direito cannico, o controle da confisso, o controle da santidade e, logo, dos modelos de vida, a Igreja ocidental forma em torno do ncleo institucional do papado um recinto sagrado de alguma maneira separado da esfera do poder poltico. Devo sublinhar, para no haver equvocos, que no se trata de uma viso irnica: trata-se de uma luta conduzida frequentemente sem excluso de golpes, na qual a Igreja tende a transformar-se num poder teocrtico e o poder poltico defende com os dentes a prpria santidade. At o sculo XIV, na crise do cisma do Ocidente, o movimento em direo formao de igrejas territoriais coincidentes com as novas monarquias e os novos principados de tal maneira evidente que pode ser lido a olho nu na carta da Europa. No apenas o soberano tende a liberar-se da tutela eclesistica e tornar-se o dominus beneficiorum, a controlar a estrutura econmica e atravs dela a hierarquia eclesistica, mas tende ainda a absorver as funes sociais e polticas precedentemente pertinentes ao corpo eclesistico. Do controle sobre a cultura e sobre a universidade ao desenvolvimento das gramticas e das lnguas vulgares, at a reorganizao das funes assistenciais nos 1400, tudo isto aparece como um grande laboratrio no qual se prepara a era confessional como formao de identidades que so a um tempo polticas e religiosas, e uma transformao da poltica de exerccio da jurisdio e de administrao da justia em um instrumento de formao e de modelao, de regulamentao da vida do homem desde o nascimento at a sua morte. No fundo, o fenmeno talvez mais interessante aquele da ideologizao da poltica: uma ideologia

10 BERMAN, Harold Joseph. Law and revolution. The western legal tradition. Cambridge Mass. London: Cambridge University Press, 1983.

122

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

teolgica que pouco a pouco, crescendo, torna-se capaz de despir-se da sua veste teolgica para atingir a nova religio da nao. Quando o mundo da christianitas medieval entra em crise, abrem-se diversas estradas em direo modernidade; estradas que se podem esquematizar, por comodidade, tendo sempre presente que se tratam de realidades estreitamente ligadas entre elas, durante os sculos da idade moderna, e que operam contemporaneamente, no em modo isolado, mas sempre em diversas combinaes entre elas, na prospeco concreta de diferentes solues para o problema da relao entre o sagrado e o poder: a estrada da religio cvico-republicana; a via da recuperao da sacralidade monrquica; a estrada das igrejas territoriais; a estrada catlico-romana. A nova concentrao do poder no moderno sistema dos estados confessionais e das igrejas de Estado surge muito lentamente e representa um processo sempre inconcluso, no apenas devido s fraquezas das novas estruturas institucionais (em particular da administrao e do exrcito) e persistncia de tradies medievais que de fato impedem a encarnao na realidade cotidiana das novas doutrinas sobre a soberania, mas tambm devido s resistncias que se opem ao novo monoplio da sacralidade. No certamente meu objetivo, aqui, refazer a histria do poder na Europa moderna, histria que de resto foi recentemente ilustrada no grande fresco de Wolfgang Reinhard,11 mas apenas apontar as foras persistentes do dualismo cristo que o novo fenmeno da sacralizao da poltica teve que enfrentar, nos estados confessionais. Permanece como algo certo, contudo, o fato de que a prpria pluralidade das confisses nascida da Reforma impe um pluralismo que no apenas geopoltico, mas tambm georreligioso e que, na circulao europeia das mercadorias e das ideias, produz-se uma situao de fato muito mais mvel e variada do que aquelas que podemos encontrar, simplificadas, nos manuais. A prpria afirmao progressiva do princpio da tolerncia religiosa (que exatamente enquanto tolerncia implica o reconhecimento da coincidncia do poder poltico com o religioso) representa no apenas o sucesso da nova cultura humanstica e iluminista, mas tambm a impotncia dos novos soberanos para dominar os movimentos mais profundos da sociedade e a circulao dos homens e das mercadorias na rea europeia.

11

Geschichte der Staatsgewalt. Munique, 1999.

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

123

Os dois fenmenos mais relevantes para a sobrevivncia do dualismo, mesmo no momento mais forte da afirmao dos estados confessionais, foram o compromisso romano-tridentino e o cristianismo radical. O compromisso romano-tridentino tem como instrumentos a concordata e a nunciatura. com estes instrumentos que os pontfices conseguem conter, em vastas regies da Europa, ao preo de grandes sacrifcios, a estatizao das igrejas locais e a conservar uma funo universal. Sobre isto j abordei, acima, quando me referi ao compromisso permanente entre o Estado e a Igreja, as duas nicas societates perfectae soberanas existentes na terra, e ao controle das almas dos sditos-fiis. J o cristianismo radical uma expresso usada na Inglaterra de Jaime I para definir os jesutas como puritan papists, o que no constitui uma brincadeira espirituosa, mas a definio mais corrente de uma ameaa que vinha contemporaneamente desde baixo (das novas seitas e igrejas de tipo comunitrio) e do alto (do papado), contra o monoplio monrquico-sacral do poder. Com a expresso cristianismo radical no se pretende definir um movimento homogneo, mas o conjunto de todos os movimentos que recusaram seja o processo de confessionalizao e de formao das igrejas territoriais, seja a proposta romana de co-governo das mesmas. De um ponto de vista poltico, interessam sobretudo os movimentos dos anabatistas aos quacres e aos prprios puritanos que se voltam ao princpio antigo da seita, recusando o princpio de uma Igreja mundana, com os compromissos que lhes so intrnsecos, na convico de que seja possvel instituir sobre a terra uma sociedade dos perfeitos, dos santos, onde se localize a total coincidncia da justia de Deus com aquela terrena. A relao entre os movimentos milenaristas e apocalpticos e o desenvolvimento das modernas doutrinas revolucionrias bem conhecida e a bibliografia imensa, mas aquilo que me parece ter permanecido na sombra salvo algum ensaio pioneiro dos ltimos decnios que tenha permanecido isolado12 a concreta osmose, no nvel dos homens e das instituies, do projeto de uma poltica que possa modificar a natureza humana propondo a possibilidade de uma salvao histrica e coletiva que no se identifica com o Estado confessional e a Igreja de Estado. bem conhecida da historiografia a importncia das minorias religiosas radicais para o desenvolvimento, no Ocidente, dos princpios de liberdade e de democracia. Ocorre, contudo, sublinhar, no exame das modernas utopias teolgico-polticas, o aspecto disciplinar e repressivo que se conjuga com a

12

BILLINGTON, J. H. Fire in the minds of men. Origins of the revolutionary faith. New York, 1980.

124

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

proposta integralista: de uma parte a reivindicao da liberdade religiosa, de conscincia e de expresso, de tolerncia, em contraposio s igrejas oficiais; de outra parte, a represso de qualquer desvio interno e a negao de qualquer tomada de distncia entre a vida poltica e a vida religiosa, entre a moral e o direito, entre a conscincia e os comportamentos coletivos. A contradio evidente, em todos os sculos da idade moderna, entre a demanda de separao entre Estado e Igreja e a construo de comunidades onde o vnculo religioso fosse completamente prevalente com respeito ao vnculo poltico deve vir analisada nos seus componentes se se quiser superar o esteretipo dominante de uma simples secularizao da f teolgica naquela revolucionria. A estas questes, relativas constituio do Ocidente sobre o dualismo entre o sagrado e o poder, se refere mais diretamente o processo de positivao do direito cannico ps-tridentino, at a promulgao do Codex iuris canonici, em 1917, como parte do processo de codificao que havia caracterizado os estados no sculo precedente. A partir desta pesquisa, eu experimentei a necessidade, particularmente sob a influncia da historiografia alem, de aprofundar a questo do processo de confessionalizao. De fato, a inscrio historiogrfica numa nova viso de longa durao contribuiu para o registro de respostas paralelas ainda que frequentemente opostas entre elas e de qualquer maneira em luta umas contras as outras pelas quais a Igreja de Roma e as novas igrejas buscaram responder ao desafio da modernidade. Foi assim que as ltimas dcadas foram caracterizadas por um grande interesse tanto na historiografia evanglico-reformada quanto na catlica pelos fenmenos ligados disciplina social e, no que concerne particularmente histria das igrejas territoriais, pelo processo de confessionalizao. As inmeras pesquisas de Wolfgang Reinhard e Heinz Schilling constituem, em minha opinio, o melhor ponto de chegada desta evoluo historiogrfica. Neste plano, eu colaborei, a partir dos anos oitenta, em pesquisas coletivas que acompanharam meus trabalhos mais pessoais: elas concerniam disciplina social e s identidades coletivas na poca moderna13 e continuam, atualmente, no quadro da discusso em curso sobre o que se chama as razes da Europa.

PRODI, Paolo (ed.). Disciplina dellanima, disciplina del corpo e disciplina della societ tra medioevo ed et moderna. Bolonha: Il Mulino, 1994. PRODI, Paolo, REINHARD, W. Identit colletive tra medioevo ed et moderna. Bolonha: CLUEB, 2002.
13

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

125

As tenses entre as ordens, o nascimento do indivduo e da conscincia pessoal, o desenvolvimento da lei positiva e do Estado moderno tm uma incidncia profunda sobre o estatuto do cristo e do homem europeu do final da Idade Mdia. Foi possvel notar, assim, que foi esta mesma Igreja romana que forneceu os prottipos e as bases necessrias para a construo do Estado: estes fenmenos desenvolveram-se no por meio de um processo externo, de secularizao, mas de alguma maneira por osmose. Mas, sobretudo, o problema da relao entre poder espiritual e poder temporal se coloca no Ocidente em termos totalmente novos, devido fragmentao da tenso entre os dois polos institucionais maiores, nos nveis inferiores das diferentes regies da cristandade. Tem-se a impresso que a historiografia ficou como que presa entre duas tendncias que a esmagaram: de um lado, aqueles que consideram a experincia religiosa como um fato desencarnado, solto da histria, reportando-se diretamente Revelao, e que pretendem se libertar do passado simplesmente esquecendo-o; de outro lado, os conservadores que no querem medir-se com este mesmo passado, para evitar ver o que envelheceu juntamente com a poca moderna, e que deve ser ultrapassado. Deste ponto de vista, eu no creio que seja til recorrer ao perdo histrico: necessrio compreender a humanidade da Igreja nas suas fraquezas concretas, nas suas diferentes expresses histricas, para fazer face aos problemas e s fraquezas de nosso presente. Esta tomada de conscincia parece-me necessria para enfrentar o problema que fruto da modernidade, o da diviso das igrejas, e que constitui hoje um escndalo intolervel. No momento atual, que se abre s vastas paisagens, ainda incertas e indefinidas, da globalizao, a histria da Igreja da poca moderna tende a perder seu carter distinto para tomar parte cada vez mais nitidamente na histria do Ocidente. Nas suas diferentes verses, sejam elas tradicionalistas ou secularizadas, nossa herana histrica encontra-se ligada interpretao das trs grandes religies monotestas, judia, crist e muulmana, que constituem de alguma maneira nosso cdigo gentico: o homem singular atinge a salvao mesmo contra as leis positivas dos homens, se necessrio se ele obedecer aos mandamentos divinos. Donde a necessidade de uma reflexo sobre a justia dos monotesmos. Na concluso de meu livro Uma histria da justia,14 eu retomava as palavras do rabino Jacob Taubes na sua polmica com Carl Schmitt, grande jurista, que

14

PRODI, Paolo. Uma histria da justia, op. cit.

126

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

havia sido o terico do nazismo: Vs compreendeis o que eu esperava de Schmitt? Eu queria mostrar-lhe que a diviso entre o poder terrestre e o poder espiritual absolutamente necessria e que, sem esta delimitao, o Ocidente exalar proximamente o seu ltimo suspiro. isto que eu queria faz-lo compreender, por oposio ao seu conceito totalitrio. O desafio diante do qual ns nos encontramos , portanto, em minha opinio, de alguma maneira interno ao Ocidente cristo, antes de ser uma confrontao inter-religiosa. O problema que me parece essencial e no resolvido, nas nossas sociedades migrantes e multiculturais, o de saber se possvel manter o vnculo, o ritmo, entre o repouso interno necessrio a uma sociedade e a vida das instituies que tm necessidade da objetivao do direito positivo. Eu no estou em condies de dizer se as outras religies monotestas j conseguiram fazer este repouso; mas, a meu ver, elas tambm percorrem um caminho paralelo, mesmo se diferente, nesta direo. Paradoxalmente eu digo paradoxalmente pensando na indubitvel simbiose entre justia divina e justia humana que caracterizou uma grande parte de um mundo islmico mltiplo , parece-me que o isl mesmo nos envia ao outro, a uma ancoragem meta-poltica que nossa sociedade pscrist perdeu ou, pelo menos, est perdendo. preciso tomar conscincia do fato de que a separao, cada vez mais evidente nos nossos comportamentos polticos, com relao a uma concepo da salvao pessoal ligada possibilidade de escolher entre o bem e o mal (inclusive em conflito com o poder e o direito positivo) aumenta hoje ainda mais as perturbaes profundas que marcam o processo da globalizao econmica e social; esta separao nos libera da nossa culpabilidade, mas ela implica a perda de conscincia da responsabilidade pessoal. Pode ser que ns estejamos em vias de entrar numa civilizao inspirada pelo computador ou Confcio, ou por ambos, uma civilizao na qual a norma unidimensional faz coincidir o ser coletivo e o dever-ser, e reduz a religio a um rito cvico; uma civilizao onde as escolhas quotidianas que engajam a vida e a morte provm cada vez menos de uma arbitragem entre o bem e o mal e cada vez mais das sondagens de opinio ou de estatsticas dos cientistas. Reafirmar formalmente as razes histricas judaico-crists da Europa ou, ao contrrio, confiar na iluso das Luzes que reside em acreditar que os mecanismos constitucionais democrticos elaborados nos dois ltimos sculos se autorregulam e podem ser patenteados e exportados para o mundo inteiro (com ou sem guerra), eis o que abre duas vias sem sada e no traz nenhuma

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

127

soluo aos nossos problemas. Parece-me mais importante compreender se e como o dualismo que cresceu no interior do mundo judaico-cristo (e que ns carregamos ainda dentro de ns, inclusive sob uma forma secularizada) pode ser transmitido s novas geraes e s novas populaes como uma contribuio que encontraria seu lugar nos novos horizontes da globalizao. No se trata de instrumentalizar a reflexo histrica em funo dos dias de hoje, mas, ao contrrio, de mostrar como uma perspectiva histrica de longa durao15 pode modificar o diagnstico sobre a realidade e torn-la muito menos sujeita instrumentalizao da poltica e s ligeirezas da crnica. Se tomarmos o Ocidente atual como fruto de um processo orgnico de secularizao ou de dessacralizao, sua identidade pode ser concebida ento simplesmente como um mecanismo de inveno jurdico-constitucional, ou mesmo, opostamente e quase indiferentemente, como um novo projeto sacral onde o poder e o sagrado se identificam. Seja da parte da historiografia laica, seja da parte daquela confessional, a viso tradicional ainda dominante consiste substancialmente, a despeito de algumas excees, em considerar a modernidade como tendo nascido das luzes do sculo XVIII (com alguns precursores nos sculos precedentes), por meio de um processo de secularizao e de excluso do sagrado da histria: muda apenas o juzo final, de positividade ou negatividade do moderno, mas a definio do processo histrico da modernidade parece idntico, seja para os pensadores laicos seja para aqueles confessionais. Esquematizando as duas posies aparentemente contrapostas, eu diria que a famosa assertiva contida no texto clssico de Hugo Grotius, etsi Deus non daretur, tende a coincidir com a contraproposta de Bento XVI, Veluti si Deus daretur, proferida na famosa lio de Regensburg, no dia 12 de setembro de 2006, e em outras numerosas intervenes.16 So interpretaes espetacularmente opostas, mas passveis de serem reconduzidas a um mesmo pressuposto, baseado na coincidncia entre a lei de Deus e a lei da razo, entre o logos grego e o cristianismo, como conquista obtida de uma vez por todas pelo Ocidente.

Perspectiva desenvolvida em Uma histria da justia, op. cit., assim como no texto Religioni e mondo moderno que integra a coletnea MENOZZI, Daniele (org.) e FIORAMO, Giovanni (dir.). Le religioni e il mondo moderno, vol. I. Torino: Ed. Einaudi, 2008. 16 RATZINGER, Joseph. Il Dio della fede e il Dio dei filosofi: un contributo al problema della teologia naturalis. Venezia, 2007.
15

128

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

O discurso muda assim completamente colocando no centro do cdigo gentico do Ocidente o dualismo no como conquista definitiva, mas como processo histrico. Entre a lei divina ou da natureza e o homem encontra-se a histria. A histria do cristianismo parece ser caracterizada exatamente pelo esforo de no comprometer Deus com os conflitos de poder entre os homens: no nomear o nome de Deus em vo, como testemunha a prpria histria do instituto do juramento. No relativismo, mas, ao contrrio, um eixo essencial do pensamento cristo a reflexo teolgico-bblica que pe o acento na histria da salvao, como devir e caminho da humanidade no tempo, como redeno que deve ser revivida a cada gerao: a esta tradio, dos padres da Igreja a Pascal, parece mais oportuno atrelar que inveno de um direito natural abstrato e imvel. O problema de hoje determinado pelo ingresso em uma idade onde a alteridade, o dualismo entre poder poltico e sacro, no pode mais ser expresso em uma relao Estado-Igreja, tal como se realizou nos sculos da idade moderna, dada a crise institucional do Estado e da Igreja, dada a perda de soberania territorial, seja no terreno temporal, seja no terreno espiritual.17 Paradoxalmente, penso que exatamente quando os cristos, com o Conclio Vaticano II, aprenderam, segundo a lmpida expresso de Ernst-Wolfgang Bckenfrde, a considerar o moderno Estado de direito na sua laicidade no mais como algo estranho e inimigo da f, mas como oportunidade de liberdade,18 este Estado j havia entrado em crise. Aquilo que declinou a identidade coletiva da ptria nao como fora construda na idade moderna com a mediao da religio cvica nas suas diversas verses. Todos os conflitos dos ltimos decnios (da Guerra do Golfo quela do Iraque, e quelas seguidas ao desmembramento da estadualidade iugoslava, e aos contorcionismos que se seguiram ao esfacelamento do imprio russo) so caracterizados por uma regresso ao pr-moderno. Os novos fundamentalismos supem a sada no apenas do leito constitucional dos ltimos sculos, mas tambm das razes do dualismo institucional que esta rvore produziu a partir do medievo.

PRODI, Paolo. La sovranit divisa. Uno sguardo storico sulla genesi dello jus publicum europaeum. Bologna, 2003 (lio inaugural do ano acadmico 2002-03 da Universidade de Bologna). 18 BCKENFRDE, Ernst-Wolfgang. La formazione dello Stato come processo di secolarizzazione. (trad. it. de M. Nicoletti. Brescia, 2006).
17

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

129

Referncias bibliogrficas
BERMAN, Harold Joseph. Law and revolution. The western legal tradition. Cambridge Mass.London: Cambridge University Press, 1983. BILLINGTON, J. H. Fire in the minds of men. Origins of the revolutionary faith. New York, 1980. BCKENFRDE, Ernst-Wolfgang. La formazione dello Stato come processo di secolarizzazione. (trad. it. de M. Nicoletti. Brescia, 2006). De Luca, Giuseppe. Introduzione alla storia della piet. Roma: Ed. Di Storia e di Letteratura, 1962 (trad. fr.: La pit. Approche historique. Paris: Letouzey et An, 1995). Geschichte der Staatsgewalt. Munique, 1999. Jedin, Hubert. Katolische reformation oder Gegenreformation? Ein Versuch zur Klrung der Begriffe nebst einer Jubilumsbetrachtung ber das Trienter Konzil. Lucerna: Stocker, 1946. JEDIN, Hubert. Kirche des Glaubens, Kirche der Geschichte. Ausgewlhte Aufietze und Vortrge. Fribourg-en-Brisg: Herder, 1966 (trad. italiana parcial em Chiesa della fede, Chiesa della storia. Brescia: Morcelliana, 1972). PRODI, Paolo (ed.). Disciplina dellanima, disciplina del corpo e disciplina della societ tra medioevo ed et moderna. Bolonha: Il Mulino, 1994. PRODI, Paolo, REINHARD, W. Identit colletive tra medioevo ed et moderna. Bolonha: Clueb, 2002. PRODI, Paolo. Christianisme et monde moderne. Cinquante ans de recherches. Paris: Hautes Etudes/ Gallimard/ Seuil, 2006. PRODI, Paolo. Il sacramento del potere. Il giuramento politico nella storia costituzionale dellOcidente. Bolonha: Il Mulino, 1992. PRODI, Paolo. Una storia della giustizia. Dal pluralismo dei fori al moderno dualismo tra coscienza e diritto. Bolonha: Il Mulino, 2000 (trad. port.: Uma histria da justia. Do pluralismo dos foros ao dualismo moderno entre conscincia e direito. So Paulo: Martins Fontes, 2005). PRODI, Paolo. Il sovrano pontefice: un corpo e due anime. La monarchia papale nella prima et moderna. Bolonha: Il Mulino, 1982. PRODI, Paolo. La cornice e il quadro: il Concilio di Trento e la musica. In: Barocco padano, 4, no prelo, 2006. Atas do XIIo Convegno Internazionale sulla musica italiana nei secoli, Brescia, 16-18 de julho de 2003, Come, Amis. PRODI, Paolo. La sovranit divisa. Uno sguardo storico sulla genesi dello jus publicum europaeum. Bologna, 2003 (aula inaugural do ano acadmico 2002-03 da Universidade de Bologna). PRODI, Paolo. Plures in papa considerantur personae distincta. Zur Entwicklung

130

Paolo Prodi / Revista de Histria 160 (1 semestre de 2009), 107-130

des Papstums in der Neuzeit. In: WASSILOWSKY, G.; WOLF, H. (eds.). Werte und Symbole in frhneuzeitlichen Rom. Mnster, 2005. PRODI, Paolo. Religioni e mondo moderno. In MENOZZI, Daniele (org.) e FIORAMO, Giovanni (dir.) Le religioni e il mondo moderno, vol. I. Torino: Ed. Einaudi, 2008. PRODI, Paolo. Ricerche sulla terica delle arti figurative nella riforma cattolica. In: Archivio italiano per La storia della piet, IV, 1992. Bolonha: Nuova Alfa, 1984. PRODI, Paolo. Storia sacra e controriforma. Nota sulle censure AL commento di Carlo Sigonio e Sulpicio Severo. In: Annali dellIstituto storico italo-germanico in Trento, III, 1977. PRODI, Paolo. Vechi appunti e nuove riflessioni su Carlo Sigonio. In: FIRPO, M. (ed.), Nunc alia tempora, alii mores. Storici e storia in et postridentina, Florena, 2005. RATZINGER, Joseph. Il Dio della fede e il Dio dei filosofi: un contributo al problema della teologia naturalis. Venezia, 2007.

Recebido: agosto/2008 Aprovado: fevereiro/2009

Potrebbero piacerti anche