Sei sulla pagina 1di 3

Trabalho de Gnero e Questo social

Escola de Servio social Aluna: Camila A. Martins da Silva Professora : Virgnia.

Egito Antigo Exposio vista dia 05/01/2013, abrigada pelo Museu Nacional da UFRJ, situado na Quinta da Boa vista em So Cristovo- RJ

A cultura egpcia uma das mais milenares , a antiga civilizao egpcia era bastante complexa em sua organizao social e muito rica em seu desenvolvimento cultural. Como havia a forte crena em uma vida depois da vida, a arte voltava-se sobremaneira para esse aspecto da religiosidade. E tinha-se na figura do Fara uma centralizao e uma representao de todo o povo. Preservar o corpo do Fara e dota-lo dos meios prprios para a segunda vida, era garantir a todo o povo as mesmas possibilidades. O fara era mais do que um simples governante. O fara englobava o prprio povo, seu destino e sua eternizao. Os egpcios tinham uma formao social muito diferente das outras civilizaes. Os gregos quando chegaram ao Egito relataram o profundo choque em relao liberdade que se tinha naquela regio, em especial, a liberdade que possua as mulheres e a viso que se tinha sobre o imaginrio sexual dos egpicios.

O papel da mulher na sociedade egpcia.

Alm das exposies de mmias histricas ,vasos, amuletos, mscaras que representavam rituais de costume dessa sociedade, o destaque vai para a: ESTTUA IDENTIFICADA COMO SENDO DA DAMA TAKUSHIT Esta mulher tinha a funo sacerdotal de esposa divina do deus Amon, para a qual eram escolhidas as jovens de descendncia real, preferencialmente uma filha de Fara. Essa era a funo de maior destaque que uma mulher poderia exercer no sacerdcio egpcio, o que lhe valia tambm grande poder poltico. Esta esttua representativa, chamou minha ateno por conta de representar o papel da mulher na sociedade egpcia, pois apesar de ser uma das culturas mais antigas do mundo , a mulher na sociedade egpcia teve um papel muito importante e recebia praticamente os mesmos direitos dos homens o que no ocorria em outras civilizaes da mesma poca. A mulher no antigo Egito chegou a postos que s foram alcanados pelas mulheres novamente na sociedade moderna atual. Havia muitos postos de trabalho e de destaque para as mulheres egpcias. No antigo Egito a esposa quem cuida de todos ao seu redor, incluindo seus filhos e os seus servos. H vrios trabalhos disponveis para a mulher, especialmente se ela de uma famlia rica. Existem inmeros registros de mulheres fazendo servios domsticos, como tecendo, preparando cerveja e po. As mulheres na ausncia de seus maridos eram as chefes e tomavam

conta do que era a tarefa deles. Elas tinham o mesmo direito dos homens em tribunais e as mesmas condenaes aplicadas a eles, serviam tambm para penaliza-las. O casamento no antigo Egito considerado importante para as mulheres. As garotas egpcias costumavam se casar na faixa dos 12 anos enquanto os garotos tinham entre 15 19. Elas tambm podiam se divorciar, caso sofressem algum tipo de maltrato. Nesse caso elas recorriam aos seus familiares e pediam ajuda para intervir no casamento. O divrcio era algo simples e no necessitava de muito tempo para a obteno do mesmo. Entre os principais motivos de divrcios estavam os maltratos, o adultrio e a infertilidade. O trono no antigo Egito era por direito do filho mais velho. Houve alguns momentos da histria egpcia que a rainha com a morte do fara atuava como Regente at que o filho mais velho pudesse governar. A sociedade brasileira contrasta neste aspecto em relao a sociedade egpcia. A valorizao da mulher uma constante luta em nossa sociedade, ainda no sculo XXI a mulher sofre com a discriminao por simplesmente ser do sexo feminino, atuar no mercado de trabalho ainda recebendo muito menos em relao aos homens, lutar pelo direito ao voto entre outros. Claro , que tivemos grandes avanos na busca pela igualdade , hoje, apesar de necessitar de mais investimentos a lei Maria da Penha de alguma forma conquista para muitas mulheres abusadas, espancadas e humilhadas pelo sexo oposto, mas ainda insuficiente , entretanto continuar lutando necessrio para estabelecer uma sociedade mais justa de igualitria.

Fontes: Museu Nacional - Arqueologia - Egito Antigo www.museunacional.ufrj.br/MuseuNacional/.../egito_antigo/. Sexualidade no antigo Egito./ Artigo Egitoantigo.org..

Potrebbero piacerti anche