Sei sulla pagina 1di 4

A EVOLUO HISTRICA DA QUESTO AMBIENTAL

A interferncia da espcie humana no meio ambiente vem desde tempos mais remotos. Na busca por melhores condies de sobrevivncia passou a desmatar, queimar, plantar, produzir ferramentas e construir habitaes. Isso forou a retirada cada vez mais intensa dos recursos ambientais promovendo o desequilbrio ambiental. De acordo com Philippi Jr (2004) essa interferncia humana culminou no desenvolvimento de um sistema de relaes extremamente complexo e dinmico. Tais relaes so as atividades antrpicas das sociedades humanas, representadas principalmente pela agropecuria, pela gerao de energia e pelas atividades industriais, demandando um conjunto de recursos naturais, que so utilizados na forma de solo agrcola, minerais do subsolo, de recursos hdricos e florestais, e pela atmosfera. Effting (2007) afirma que, com a urbanizao e evoluo da civilizao, a percepo do ambiente mudou drasticamente e a natureza passou a ser entendida como "algo separado e inferior sociedade humana", ocupando uma posio de subservincia. Para atender as necessidades humanas, foi-se desenhando uma equao desbalanceada: retirar, consumir e descartar. Nos ltimos sculos, um modelo de civilizao se imps, alicerado na industrializao, com sua forma de produo e organizao do trabalho, a mecanizao da agricultura, o uso intensivo de agrotxicos e a concentrao populacional nas cidades. Para esse modelo o meio ambiente uma fonte inesgotvel de riquezas a servio do homem, sendo vigente na economia do sculo XX. Entretanto, na dcada de 1960, se intensificou a percepo da humanidade caminhar para o esgotamento, ou a inviabilizao de recursos indispensveis sua prpria sobrevivncia devido intensificao dos efeitos negativos dessa proposta de desenvolvimento. Percebe-se que as alteraes ambientais antes do perodo da revoluo industrial ocorreram de forma mais gradual e em determinados pontos, com os impactos que ocorreram nos ltimos sculos a nvel regional e global ocorreram impactos mais drsticos como a chuva cida, a diminuio da camada de oznio, o aumento do efeito

estufa, resduos txicos, acidentes industriais, entre outros (BRASIL, 1998; FILHO, 2000; PHILIPPI JR, 2004). A emerso da conscincia ambiental pode estar relacionada ao livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson publicado em 1962. Nele a autora faz um alerta do uso indiscriminado de produtos qumicos e seus efeitos em diversos organismos. Esse livro o marco da disseminao e a preocupao do homem com a questo ambiental no planeta. A conferncia sobre a Biosfera realizada em Paris em 1968 pode ser considerada como um dos embries para eventos ambientais posteriores (SCARDUA, 2003). Em 1972 problemas ambientais mundiais foram debatidos na Conferncia das Naes Unidas, Sobre o Ambiente Humano (CNUAH), em Estocolmo, Sucia. Um marco importante na discusso dos problemas ambientais em mbito internacional teve como foco a ameaa ao meio ambiente natural como conseqncia do crescimento econmico e poluio industrial. Nela, criou-se um novo paradigma, poca chamado Eco-desenvolvimento. De acordo com esta nova viso de mundo, necessria a discusso permanente sobre os modelos econmicos, suas interferncias sociais e ambientais a curto e longo prazo. A expresso Eco-desenvolvimento, desde o incio da dcada de 80, vem sendo substituda por Desenvolvimento Sustentvel. Nessa conferncia foi criado o Programa das Naes Unidas de meio ambiente (PNUMA), incluindo assim definitivamente a questo ambiental nas agendas governamentais mundiais. (IBAMA/MMA, 2006; FILHO, 2000; SCARDUA, 2003;PHILIPPI JR, 2004). A postura assumida, na poca, por pases em desenvolvimento era em defesa ao crescimento econmico a qualquer preo, como forma de combater a pobreza, e que, segundo eles produziria melhoria da qualidade de vida. Representantes do governo brasileiro defenderam com grande veemncia essa posio, chegaram a afirmar: Que venha a poluio, desde que as fbricas venham com ela. A posio brasileira mudou nas dcadas seguinte, e atualmente o arcabouo legal referente proteo ambiental est alinhado aos princpios do desenvolvimento sustentvel e engloba um conjunto de polticas pblicas (PHILIPPI JR, 2004). A partir dai h uma crescente regulamentao dos agentes poluidores e a criao de agncias de controle por parte do governo. Esse sistema de atuao do poder pblico chamado de Comando e Controle e comeou durante o final da dcada de 1970 e incio dos anos 80. A poluio, que at ento era jogada sociedade sem custos ao poluidor, passa a ser controlada. Empresas comeam a ter que gerir suas emisses, controlando-as para no serem multadas. Com isto, tiveram que criar o que seria a semente da Gesto Ambiental Deve-se deixar claro aqui uma segunda funo do poder pblico, o Manejo Ambiental. Dentro deste conceito encontram-se, por exemplo, as atividades tradicionalmente vinculadas a rgos pblicos executivos. Entre elas esto administrao de parques e a definio de reas verdes, relocao de rvores, jardinagem de praas, etc. (FILHO, 2000).

Em 1987, a Comisso Mundial do Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), tambm conhecida comoComisso Brundtland, lana o histrico relatrio, batizado de Nosso Futuro Comum, que ressalta a importncia da proteo do ambiente e do desenvolvimento sustentvel. Em 1992, o Banco Mundial lana o seu relatrio sobre o Desenvolvimento e o Meio Ambiente. Nesse relatrio afirma-se que apesar do desequilbrio existente entre o meio ambiente e o crescimento econmico existem formas de minimizar as disparidades encontradas, sem prejudicar o crescimento da economia. Neste mesmo ano foi realizada no Rio de Janeiro a Segunda Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente, tambm chamada Rio-92. Desse encontro resultaram dois documentos que direcionariam as aes a serem adotadas pelos diversos pases signatrios dessa conveno: a Carta da Terra (tambm chamada Declarao do Rio) e a Agenda 21. (FILHO, 2000; SCARDUA, 2003). Segundo Philippi Jr. (2004) no final do sculo XX e comeo do novo milnio, inicia o perodo da revoluo da tecnologia da informao, que se originou e se difundiu no perodo histrico de reestruturao global do capitalismo. Nos ltimos anos, o meio ambiente tem sido tema de exaustivas discusses devido ao intenso processo de degradao ambiental e a conseqente decadncia da qualidade de vida, tanto na cidade como no campo. Isso decorre do mau gerenciamento ambiental advindo do setor pblico e privado (SCHNEIDER, 2010). Para enfrentar a questo ambiental necessrio o estabelecimento de polticas pblicas integradas sociais, econmicas, institucionais e ambientais que busquem maior eficincia dos sistemas de gesto ambiental (SCHNEIDER, 2010; PHILIPPI JR, 2004). Scardua (2003) afirma que apesar de os acontecimentos parecerem seguir certa ordem cronolgica, a gesto ambiental propriamente dita no obedece tais fatos. Ela marcada por avanos e retrocessos, porque sua implementao est diretamente vinculada s agendas dos governantes locais Diretrizes da gesto ambiental.
REFERNCIAS

PHILIPPI JR, Arlindo; MALHEIROS, Tadeu Fabrcio; SALLES, Cntia Philippi; SILVEIRA, Vicente Fernando. Gesto ambiental municipal: subsdios para estruturao de um sistema municipal de meio ambiente. Salvador: CRA, 2004.
EFFTING, Tnia Regina. Educao Ambiental nas Escolas Pblicas: Realidade e Desafios. Marechal Cndido Rondon, 2007. Monografia. FERBASA. Minerao. Disponivel em: http://www.mzweb.com.br/ferbasa/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=23317. Acesso em 12.08.2010. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais: Meio Ambiente. Ministrio da Educao/ Secretaria de Ensino Fundamental- Braslia: MEC/SEF, 1998.

FILHO, Jos Carlos Lzaro da Silva. Gesto Ambiental Municipal: O caso da Prefeitura de Porto Alegre. Porto Alegre, 2000.
SCARDUA, Fernando Paiva. Governabilidade e descentralizao da gesto ambiental no Brasil, 234 p., 297 mm, (UnBCDS, Doutor, Poltica e Gesto Ambiental, 2003). Tese de Doutorado Universidade de Braslia. Centro de Desenvolvimento Sustentvel.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE E DE RECURSOS RENOVVEIS. Programa Nacional de capacitao de Gestores Ambientais. Cadernos de Formao Volume 1: Poltica Nacional de Meio Ambiente. Volume 2: Como estruturar o Sistema Municipal de Meio Ambiente. / Ministrio do Meio Ambiente- Braslia: MMA, 2006.
SCHNEIDER, Evania. Gesto ambiental municipal. Preservao ambiental desenvolvimento sustentvel. Acesso em 13 de julho de 2010. Disponvel em: http://www.portalga.ea.ufrgs.br/acervo/ds_art_05.pdf.
Postado por BLOG AMBIENTAL CAMPO FORMOSO s 12:00

http://ambientalcampoformso.blogspot.com.br/2012/10/evolucao-historica-da-questaoambiental.html

Potrebbero piacerti anche