Sei sulla pagina 1di 15

ENTREVISTA

Helosa Buarque de Hollanda (UFRJ; CNPq)


Verso completa revisada em 13 de outubro de 2010

No dia 17 de dezembro, Helosa Buarque de Hollanda, nome referncia da crtica de poesia, recebeu as editoras da revista, na UFRJ, para entrevista cujos resultados publicamos aqui, no formato editado de depoimento. Helosa falou sobre sua experincia de leitora de poesia, tradio moderna, mdias poticas, crtica de poesia, poltica cultural, e, sobretudo, sobre poesia.

[Sobre poesia e novos suportes]


Sou apaixonada por poesia, no consigo falar sem achar que a poesia o mximo. No meu caso, uma questo de vcio, de dependncia qumica. No momento, podemos observar um fenmeno que bem interessante, a palavra saindo do papel. Parece que a palavra est se expandindo, talvez por causa da convergncia de mdias, por causa das novas tecnologias e das microtecnologias, que ficaram mais baratas e accessveis a cada dia. Os poetas comeam a interagir com outras mdias e a poesia comea a no ter um limite to rgido como era antes. Se se examinar o texto de um escritor novo, Andra Del Fuego, por exemplo, ela passa naturalmente da prosa para a poesia e volta para a prosa. No se trata aqui do que conhecamos como prosa potica, o texto assume a forma de poesia pra dizer uma coisa, porque o autor acha que o que ele quer exprimir mais adequado poesia, e depois volta pra prosa. A poesia invadiu tambm outros gneros, como outros gneros invadiram a poesia. O fato que a poesia deixou de ser um domnio exclusivo. Hoje, temos mais poetas do que antigamente, o prosador pode virar poeta, o designer tambm. Antes, para o poeta gravar sua voz, o custo era altssimo, o equipamento era de estdio. Agora, j no mais, porque os poetas saem falando as poesias e gravando. Ento essas so prticas antigas, no

134

matraga, rio de janeiro, v.17, n.27, jul./dez. 2010

Helosa Buarque de Hollanda

tm nada de muito novo. Hoje qualquer garoto faz isso e bota na rede sem custo nenhum. Ento trata-se de uma microtecnologia, porque a macrotecnologia sempre existiu e essas prticas sempre um pouco se namoraram. Poeta falando na televiso seus poemas no nada de muito novo, o que acontece que agora isso se faz em casa do seu prprio bolso, sem produo; o trabalho com essas mdias fica popularizado. O que se v hoje , tanto do ponto de vista da linguagem, como do ponto de vista dos suportes, uma liberdade de escolha grande demais. E no que a poesia tenha perdido o lugar dela, foi o suporte papel para a poesia que perdeu o lugar, o que um pouco diferente. O curioso que no se encontra nenhum poeta cuja meta no seja o livro em papel. Ele pode fazer poema na internet, no blog, no ipod, mas se pergunta quando que vo publicar meu livro? Quando meu livro vai sair? A meta ainda o papel, mas os caminhos so muitos e as experincias, as prticas so muitas, o que diferente. No que esteja morrendo o papel, por enquanto ele ainda o predileto total, pode ser que mude, mas neste momento... uma garotada que vive na internet, j podia ter dispensado o livro, mas no dispensa, a meta continua o livro em papel. engraado.

[A clula tronco da poesia brasileira]


Para mim, a clula tronco da poesia brasileira o que parece ser para todos: Drummond, Cabral, Bandeira, Mrio de Andrade, que eu amo loucamente, e... o que mais? E Murilo, que eu adoro! Murilo uma paixo. Eu leio muito esses poetas e tambm fiz muitos estudos sobre eles. Fiz muito trabalho com a poesia romntica tambm, eu gosto. Eu gosto de tudo o que poesia, para falar a verdade. Mas quando vou praia, levo um Murilo, levo um Bandeira, eu no vou levar um poeta da vanguarda nem vou levar um novssimo. Pra praia no. Na mesa de trabalho esto todos, mas na hora do lazer, como entretenimento, vou levar os velhinhos. Eu sou apaixonada pelos velhinhos, principalmente pelo Murilo e pelo Bandeira.

[Poetas poderosos]
Porque so todos poderosos. E o Cabral. E trabalhei tambm com alguns poetas bissextos, por exemplo, fiz dois trabalhos grandes, que deram filmes, um com o Joaquim Cardoso, com quem eu trabalhei muito e fiz, inclusive, milhares de entrevistas na casa dele. Eu dei um

matraga, rio de janeiro, v.17 n.27, jul./dez. 2010

135

ENTREVISTA

curso inteiro sobre Cardoso, porque tinha uma poesia matemtica muito fascinante ali, naquele cruzamento louco que ele faz. Fiquei muito agarrada nisso e acho que passei uns dois anos s pensando no Joaquim Cardoso. Depois eu passei pro Raul Bopp, que tambm adoro, e que o outro bissexto.

[Sobre Raul Bopp]


Com o Raul Bopp fui ficando louca, pois percebi uma leve diferena de uma edio de Martim Cerer para outra! Fiz um mapa com todas as edies, desenhando mesmo o mapa do mito em suas mudanas, porque o argumento um mito. Trata-se de Cobra Norato que sai em demanda da filha da Rainha Luzia. E um mito voc no pode mudar pelo caminho. O Bopp vai corrigindo aos pouquinhos, em cada verso mexe um pouquinho e, no final, a narrativa acaba em outro lugar, que no o da primeira edio. uma loucura! Eu fiz esse mapa. Ele s escreveu realmente esse poema. Quando chegou a outras coisas era muito pouquinho, no houve investimento, no conseguiu largar, ficou reescrevendo e mudava o contedo de um mito sem perceber. Eu o entrevistei muito e ele dizia: No, no mudei nada. S corrigi umas coisinhas de uma edio pra outra. Essa correo inacreditvel, porque ele muda tudo, muda a histria, muda o plot. Incrvel isso, mudar a histria de uma cobra que vai pra um lugar e no outro livro vai pro outro. E lindo isso. Ele me deu de presente uns caderninhos, das viagens dele. Bopp ia pra essas viagens e comeava a anotar tudo nos caderninhos. E, ento, ele fumava e saa de canoa pela Amaznia pra ver o que pintava. E eram esses poemas. Uma coisa incrvel, porque de uma sensibilidade absurda, de uma disponibilidade muito grande que a maconha proporcionava. Ele no barato, nos afluentes da Amaznia, numa canoa s pra olhar, s pra curtir, um mundo! Ele o contrrio da minha outra paixo que o Joaquim Cardoso, que era engenheiro. Nesses dois eu fiquei agarrada anos, fiz filmes sobre eles, entrevistei muito, fui fundo, porque eles me intrigavam, alm da beleza da poesia. Bopp tem umas imagens que voc no sabe o que est vendo; depois quando cheguei perto, percebi que era uma experincia mesmo sensorial num barquinho E ele ia pra ver aquela festa do Crio e ficava doido na festa do Crio. Quer dizer, ele entrou ali com a pele! Ele entrou ali de pele mesmo exposta na Amaznia, nas coisas da regio.

136

matraga, rio de janeiro, v.17, n.27, jul./dez. 2010

Helosa Buarque de Hollanda

[Entre o rigor experimentalista de Joaquim Cardoso e a vitalidade visceral de Raul Bopp: nem um, nem outro, os dois]
Joaquim Cardoso era todo lpis, papel, rgua, calculadora, tudo em cima da mesa, estudando para chegar a um lugar que ele no sabe qual . Era matemtico e tem uma histria incrvel, porque fez Braslia. Braslia dele, no do Niemeyer, porque o Niemeyer desenhava uma curva assim e depois assim e no tinha nada no vo. Joaquim tinha que ir naquele ponto sustentar um edifcio. Fazia clculos e clculos e conseguia; viabilizava a curva do Niemeyer. Inclusive o Niemeyer diz, em entrevistas, que Braslia a poesia do Cardoso, porque isso uma poesia, voc conseguir viabilizar um apoio inexistente, num edifcio enorme, uma coisa incrvel. Fazia isso na engenharia e depois fazia isso na poesia tambm. No poema Viagem de um trem noturno chegando aos cus, o trem chega, matematicamente chega. Ele faz milhares de frmulas. O trem sai, se livra da histria primeiro, lindo. Vai passando pela casa, vai vendo as pessoinhas na janela, a vida, cotidiano. O trem sai dali, rompe a barreira do som, do calor, da luz, do sei que l. Tudo a matemtica. Ele faz umas contas. O trem pra, consegue, o trem consegue! Parece o Niemeyer desenhando e ele viabilizando, uma loucura. O trem rompe todas as barreiras e chega de fato ao cu. Como uma partcula neutra. puro clculo. A sensao de que poesia e matemtica so muito afins. muito impressionante. uma viagem louca, as duas coisas, onde tudo possvel. Qualquer coisa se viabiliza pela poesia e pela matemtica. Isso muito lindo.

[Parmetros crticos para a poesia]


A crtica uma atividade profissional e tambm um gesto criativo. Mas tem que aprender. No qualquer um que pode fazer crtica. Estuda-se muito. Existe ento uma crtica que uma crtica profissional, respeitabilssima e que faz o servio dela. Agora, existe outra: a que se arrisca, a jornalstica... Isso intuitivo quase, opinativo. No se tem que separar crtica de crtica. Tem a crtica de internet, onde todo mundo apita tambm. Quer dizer, so vrias prticas de crtica. A crtica tem que se liberar de alguns parmetros, mas no de hoje. Porque tem uma grade modernista, que onde a gente se formou e o instrumento mais confortvel, onde est tudo feito, mas que no

matraga, rio de janeiro, v.17 n.27, jul./dez. 2010

137

ENTREVISTA

d conta. Essa crtica rejeita a metade do que se faz, tudo no presta, tudo no , e vai eliminando por falta de instrumento. Eu acho que no falta de competncia da pessoa que est aplicando, falta de instrumento mesmo. Porque se for usar aquelas coisas que aprendi na faculdade pra trabalhar, no vou conseguir entender nada. A crtica tem que correr atrs do seu objeto porque este est andando muito rpido e, principalmente agora, ele est andando mais rpido ainda. Desde a antologia dos anos 70, j no se tinha parmetro pra analisar aquela produo. A grande polmica foi que no era literatura, que era uma bobagem, que era uma besteira e, de repente, muitos daqueles autores tornaram-se cannicos hoje: Ana Cristina, Wally, Francisco Alvim, tudo isso cnone. Naquela poca, diziam que eles no sabiam escrever, o que se dizia era isso. Havia alguns poetas mais relapsos, digamos, Chacal, Charles, que trabalhavam mais no improviso, mais na dramatizao. Mas esto a. Chacal est editado pela Cosac Naify .Tem que ficar ouvindo, tem que prestar ateno.

[A crtica como escuta e historicizao]


Tem que ter uma escuta enorme e tem de saber onde colocar, porque seno no se anda, porque a escuta s no basta. E eu acho que o truque historicizar, colocar no contexto, no momento presente. Pensar na poca de globalizao, poca de instabilidade, numa poca de muita excluso, numa poca de microeletrnica arrebentando, a um passo acelerado, no cotidiano de todo mundo. Se o crtico se colocar a, comea a se situar. Tome-se um blog na Internet, se se quiser trabalhar sem contexto vai ser difcil. Um contexto facilita, d cho; no resolve, mas d um cho, d um comeo, um start, coloca-se aquilo no lugar e se comea a ter mais elementos pra trabalhar. Porque trabalhar com contemporneo muito difcil, a margem de erro enorme. O crtico no pode se levar muito a srio: se tiver medo da crtica, se tiver medo de errar, esquece. Se quiser reconhecimento dos pares, esse tipo de coisa, j comea a complicar. Ento tem esse detalhe: voc tem que ter um biotipo mais palhao.

[Ser crtica de cultura; sobre crtica cultural]


A literatura um dado cultural. Eu migrei pra cultura rapidamente, porque quando eu fui pra poesia marginal, por exemplo, j no dava pra trabalhar com a crtica literria, se no aqueles poetas iam

138

matraga, rio de janeiro, v.17, n.27, jul./dez. 2010

Helosa Buarque de Hollanda

parar na lata do lixo, eu ia ter de dizer que eles no eram literatura. E, ento, para poder dar conta de uma coisa emergente, eu migrei pra cultura, pra histria, para outras reas onde eu trabalho literatura com outros parmetros. Posso ser crtica de cultura, isso eu posso ser. O que mais? Impressionista... No me interesso muito por literatura, engraado, s falo disso, trabalho com isso, mas no me interesso pela coisa em si, me interesso pela posio dela na cultura, o que ela apronta naquele momento. Sem ser pelo momento no consigo me encantar muito com literatura, fazer uma anlise de um autor. Eu fao, assim, desses maluquetes que mencionei: Joaquim Cardoso, pirado, matemtico. Ou ento do Bopp: de onde que vieram aquelas imagens? Nesse caso, me interesso por uma pergunta, mas no pelos autores. Alis, j disse pra vocs, os autores eu levo pra praia, porque adoro ler, mas uma leitura que me d prazer, no uma leitura que me faa estud-los. Nunca estudei nenhum. Fiz uma antologia com eles todos, mas tambm era instrumental, era um guia do Rio de Janeiro, vocs conhecem? uma antologia experimental, um guia potico das ruas da cidade. bonita, porque os poetas so lindos demais! Coloquei-os pelas ruas da cidade, Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, chamava-se O olhar modernista, ao todo so sete! Manuel Bandeira, Drummond e Cabral, bvio, Murilo e Vincius. Ento uma viagem pelo Rio de Janeiro atravs dos poemas deles, alis, o Murilo d um banho, fala de rua divinamente, meu Deus do cu! Dos passantes, das janelas...

[As antologias dos poetas de 70, 90 e Enter*]


Em 70, a poesia era muito peitar a coisa, peitar a tradio, era contracultura, apenas contracultura; 70 contra a literatura, contra o mercado, contra no sei que l, contra o livro. Era a poca da contracultura e eles se identificavam muito com isso. difcil falar dessa gerao, porque alguns mais velhos pegaram carona, Chico Alvim no tinha nada a ver com aquilo, Ana Cristina no bem o perfil dessa gerao, o prprio Cacaso. Afonso Henriques Neto tambm no tinha nada a ver. So poetas que pegaram o momento, fizeram uma pesquisa de oralidade, fizeram uma pesquisa de improviso, porque todos trabalham com o acaso, desierarquizaram a poesia, mas era uma experincia, no era uma vivncia. Enquanto a garotada no, a garotada morava juntinho em Santa Teresa, fazia o livrinho, vendia. Quem d o tom dessa gerao a contracultura mesmo.Viviam em comunidades, faziam as colees, faziam as artimanhas poticas, se apresentavam.
matraga, rio de janeiro, v.17 n.27, jul./dez. 2010

139

ENTREVISTA

Recentemente, li pois estou estudando muito cultura digital um livro que saiu e que timo, chamado Cultura digital.br, um seminrio do MINC, pela [editora] Azougue. E a porcentagem de artigos que atribui novos comportamentos, novos parmetros de criao da internet contracultura espantosa, eu nunca tinha pensado nisso. A necessidade da comunidade, a descentralizao, toda essa lgica de internet contracultural. Eu no consigo aceitar tanto assim, porque l atrs tinha um projeto. A contracultura era ideolgica. Mas os parmetros deflagrados na contracultura, pela lgica da contracultura, so uma linha de fora para hoje. Eu adoro aqueles poetas dos anos 90! Eu adoro a causa daqueles poetas. A Cludia [Roquette Pinto] olha pro mundo feito uma fera ferida. Eu adoro a Cludia. Naquela antologia tem uns poetas maravilhosos. Carlito eu acho timo. Pena que ele seja to bissexto...

[A escola Ana Cristina Csar]


A Ana Cristina Csar cria no s uma escola, cria uma comunidade. Porque o que tem de tese sobre Ana Cristina, no apenas aqui, mas na Argentina e em outros lugares, todos querendo informaes sobre Ana Cristina. Esse impulso em direo a Ana Cristina, muito violento, ultrapassa a poesia, porque o que vm me perguntar no s sobre poesia. Como que ela era? Como se matou? Onde foi? Trata-se de uma ansiedade pela pessoa, pela figura dela, at pela sombra dela. Toda a poesia da Ana um certo jogo de espelhos, um certo jogo de no digo, no digo, no digo. E isso enlouqueceu as pessoas, principalmente mulheres. Ela criou, inventou, fundou uma linguagem. Uma viso... E ela tem um negcio que eu acho fantstico que a traduo. O peso, a importncia que ela d pra traduo um encontro potico, que nem o do Joaquim Cardoso com a matemtica. Porque a poesia dela no deixa de ser uma traduo, uma senhora traduo. O tempo todo, ela traduz, alguma coisa que ela no diz at o fim. Mas interessante isso: o poder da traduo na lgica da Ana Cristina. A traduo de Bliss1 de gente grande. O investimento dela total em cima de um conto. Acho que isso um dado do universo da Ana Cristina. importante e positivo, explica em parte a potica dela.

[Novos formatos, antigas ambies]


Tenho falado de prticas literrias, porque aquela literatura com os parmetros que a gente conhece, critrios de valor, critrio de au-

140

matraga, rio de janeiro, v.17, n.27, jul./dez. 2010

Helosa Buarque de Hollanda

tor, critrio de qualidade, trabalho com linguagem etc., continua igualzinha, hospedada na internet. Mas ela feita dentro desse quadro, e assim deve ser lida. Agora se tem outras prticas que no so isso, que so o blog, algumas experincias, o quadrinho, o cordel, invadindo tambm esse espao. A internet ainda no tem uma marca. Tem comportamentos. maravilhoso, mas uma invaso. Li ontem um texto chamado O spam versus o vrus da poesia, algo assim. Para essas vozes que no tm muito abrigo, tm pouca permanncia, a internet um sonho. Para aqueles mais estveis, nem sei se tanto, repito: todos querem ir para o papel, todos querem isso. um momento de gestao, uma hospedagem, o autor ali hospedado, mas quer ir para o livro. A literatura da internet no tem uma marca, tem uma marca nas prticas literrias, nas outras formas de se comunicar, outras formas de expresso. Mas a literatura est l quietinha, no colo mesmo. Tem muito poeta hospedado ali que podia no estar ali, no era pra estar ali, enfim. So ainda regidos pela autoria. Porque a questo da autoria nesse espao, por exemplo, uma das coisas mais interessantes, a autoria compartilhada, de sair roubando todo mundo, isso muito interessante. E alguns poetas, alguns autores, no deixam isso acontecer. Se voc for reparar, por exemplo, a Clara Averbuck a musa da internet, porque tem muito acesso, porque a mais conhecida; no existe uma mesa de seminrio sobre internet que no tenha Clara. Mas ela no deixa ningum responder ao blog dela. O blog dela fechado. Quer dizer, se escreve na internet pra ter retorno. Ela corta o retorno dizendo: Mas eu no admito que ningum se meta na minha obra. Muito engraado! Escreve dirio, se expondo loucamente e ningum pode meter a colher? Muito interessante.... Esse meio o meio da interao. Se voc for reparar esse monte de blogs, metade corta o blog pela raiz, no deixa responder. Ento no blog, hospedagem, se hospeda ali pras pessoas olharem seu trabalho. E que no apite, porque seno leva porrada, tem uns que descobrem o e-mail do blog e mandam o e-mail e os autores ficam putos. muito interessante isso, porque a literatura que est na internet se modifica loucamente, mas no se pode interagir, no pode nem mandar e-mail. Est ali, mas quer ir para o livro. A prpria Clara no foi pra livro? No existe essa literatura de internet. Existe uma literatura hospedada na internet junto com as prticas literrias que se expem na internet. So duas coisas e uma no chateia a outra, a literatura no vai acabar por causa disso e essas prticas vo aumentar, evidentemente.

matraga, rio de janeiro, v.17 n.27, jul./dez. 2010

141

ENTREVISTA

[O livro depois do livro]


Giselle Beiguelman uma professora da Puc/SP, que tem uns livros muito bons, chamados O livro depois do livro e o outro Link-se, onde fala de literatura. Eu acho que a nica pessoa que fala de literatura da internet, que eu conhea, focada na tcnica, porque ela conhece essa linguagem por dentro. Ela sabe os softwares, sabe fazer as coisas, sabe usar, faz umas obras de arte. maravilhosa. A Giselle me mandou um e-mail de um jornal japons que fala do livro no celular. Isso virou uma febre, literatura no celular. Os adolescentes japoneses no param de escrever esses livros! Todo professor sabe que, para pr um livro na mo de um adolescente, tem de oferecer chocolate, droga, para ele olhar para um livro. Mas o adolescente japons no sai desse livro, quer dizer, no sai do celular. um comeo. A coisa da leitura agora, no Japo, se chama bookaholic, so os meninos bookaholics, que so viciados em livros de celular e depois vo para o de papel. Ela disse: Ns temos que iniciar uma pesquisa sobre o livro depois do livro depois do e- book, os romances escritos no celular provocam mudanas no japons. Incrvel. uma febre. Tem uma mudana de comportamento com a palavra. Por isso eu digo, a [antologia] Enter ficou muito atenta palavra, mais do que poesia, porque a palavra est intrigante.

[Sobre imagem e palavra]


Vivemos na era da predominncia da palavra, segundo o [Umberto] Eco. A imagem veio com a televiso, com o cinema. Mas a mdia da internet a palavra. Veja a proporo de palavras escritas para a de imagens. E-mail, Orkut, tudo o que se faz com a palavra. O uso da palavra se intensificou demais com isso, fez as pessoas perderem o medo, e comea a aparecer um monte de coisas usando a palavra. Artes plsticas, grafite, olha aquele grafite, (Helosa indica um grafite na parede), de Nova Iguau, est todo escrito, est cheio de poesia ali. a mdia da internet, a internet ps a palavra frente da imagem. E hoje tudo se faz pela internet, no adianta. Voc compra, vai ao banco, tudo com palavra.

142

matraga, rio de janeiro, v.17, n.27, jul./dez. 2010

Helosa Buarque de Hollanda

[Internet e suportes da poesia]


Cabral pede para ser lido vrias vezes. Ele escreve para ser lido assim. Mas, e o cordelista, por exemplo, que no tem nada a ver com internet? Ele oral, tem uma comunicao diferente. O rap para se ouvir. Em So Paulo, na periferia, os poetas chamam poesia falada, poesia rimada. Os rappers falam seus textos e as pessoas sabem todos os versos de cor e adoram. Existem variados modos de recepo desses outros formatos das prticas literrias. Quadrinhos, por exemplo. A Companhia das Letras est chamando ficcionistas bons, contratando pra escreverem em formato quadrinhos. E ento esses formatos, ou suportes, deixaram de ser menores e passaram a ser s formatos, suportes.

[Sobre o RAP e a centralidade da palavra]


O rap uma poesia oral. Tem uma fora evanglica, tem aquele calor do culto. Toda a terminologia que acompanha esse tipo de leitura, de sarau, rap, de literatura mais carismtica, digamos, eles todos tm uma terminologia religiosa. Voc vai ser salvo pela palavra. Isso na periferia se ouve demais: l, escreve, vai ser salvo, vai arranjar bons empregos, vai mudar sua vida; isso religioso. No Cristo, a palavra. Incrvel, o discurso todo religioso, de salvao, todo carismtico. uma forma nova de poesia, uma mdia nova, carismtica, e que congrega. Os saraus, na mdia, so de quatrocentas pessoas, pelo menos em So Paulo. A palavra hoje est espalhada em vrias situaes. No d pra dizer que a centralidade no a palavra. Eles lem poesias deles, na periferia de que eu estou falando, e as pessoas da platia lem estas poesias e lem tambm grandes autores. Lem Cabral! Mas, naquela situao de comunho, de uma poro de gente em torno daquilo e o ritual, voc l um Cabral e as pessoas ficam loucas, piram. E ouvem bem. Eu sei, porque chamei uma pessoa pra dar, na Universidade das Quebradas2 um seminrio, sobre Guimares, que foi faclimo, todo mundo entendeu. Vieram pela sonoridade, pela inveno da palavra que estava ali. Pegaram na hora, ficaram encantados com Guimares. A [editora] Aeroplano publicou em uma coleo, Tramas urbanas, um livro chamado Antropofagia Perifrica, onde o Srgio Vaz conta a experincia da Cooperifa. Agora eu encomendei outro livro a uma menina chamada Jssica Balbina, que uma escritora de Poos de Caldas, que tambm faz um movimento de poesia. Mas

matraga, rio de janeiro, v.17 n.27, jul./dez. 2010

143

ENTREVISTA

a Cooperifa um testemunho importante, muito impressionante aquilo. So lugares em que a palavra no habitava. Quer dizer, habitava, o pior isso. Porque no comeo era o verbo, a coisa religiosa comea com a palavra.

[A diferena entre funk e rap]


O funk bem carioca, uma manifestao da cultura carioca. E o rap bem paulista. Acho que tem uma diferena grande. O rap tem um projeto poltico dentro dele muito claro e eficaz, porque, realmente, eles tm resultado. Se voc for ver, tm resultado. como se fosse a poesia engajada e a festa. E o funk a festa. A festa tem um poder aqui muito grande e tem uns funks incrveis. Estamos fazendo uma pera funk: I Juca Pirama, na Universidade das Quebradas. Eu sou feminista a vida toda. S sou. E as feministas mais ortodoxas tm horror ao funk por causa dos palavres. Mas, se for olhar, naquele universo, muito difcil sair do palavro. um universo de alta violncia sexual. Acho incrvel, por exemplo, o que a Tati [Quebra Barraco] faz, ela pega aquele universo, aquele universo semntico, e potencializa, jogando de volta na cara do pblico. Mas, por usar aquelas palavras, condenada pelo feminismo mais radical. Veio at um grupo de So Paulo, um grupo feminista negro, veio para catequizar as funkeiras, que ouviram, acharam aquilo interessante, mas no deram a menor..., continuaram na trilha em que estavam. As entrevistas da Tati so fantsticas, ela diz: eu sou uma me de famlia e, realmente, tem a filha dela, Mila Quebra Berrio, que acabou de ter um beb. muito engraado. Quebra barraco que dizer relao sexual. Mas ela j tem isso no nome, agregado, uma gria. Ela muito carismtica, gritando aqueles palavres de homem, aquelas coisas agressivas, sexuais, chama ateno. Ela diz: quem paga o motel sou eu. Sempre diz essa frase, quando entrevistada. Ela joga com o poder sobre aquela meta, que a sexualidade colorida de violncia, que tem muito na favela, um machismo terrvel, um abuso familiar, tem muita porrada. Tambm o Sergio Vaz faz uma coisa fantstica. Dia 8 de maro, que o dia da mulher, ele faz o que chama de ajoelhao. Convoca todos os homens, que se ajoelham e comeam a pedir desculpas e recitar poemas pras mulheres. So formas de performances no previstas pelo feminismo.

144

matraga, rio de janeiro, v.17, n.27, jul./dez. 2010

Helosa Buarque de Hollanda

[CEP 20.000]
Eu nunca fui l, porque uma coisa que est continuando e eu j estava noutra. De repente migrei com mala e cuia para cultura digital e para periferia. Tive de abandonar um pouco o resto, porque tenho, por exemplo, que ir a So Paulo pra assistir a um sarau e isso ocupa muito. espaoso esse tipo de pesquisa. Ento no h tempo. O CEP 20.000 tambm est na periferia. So parceiros. Escrevi um artigo comparando os marginais dos anos 70 aos marginais dos anos 90. Chama-se Marginais e marginais, portanto, creio, h uma continuidade. Todo mundo j foi pro CEP 20.000, isso impressionante. O CEP parece ser o ltimo reduto de formao, porque todo mundo passa por l. O nico espao pelo qual se tem de passar se se for poeta hoje. Um espao livre importante, com continuidades e descontinuidades.

[Poltica cultural]
Acho interessante, porque, no Itaim, em So Paulo, por exemplo, o Alessandro Buzo tem uma loja onde vende bon, bermudo, tnis, cd, tudo que objeto de desejo de garoto de favela. O espao tambm est cheio de livro, revista e quadrinho. Assim, a garotada perde o medo de literatura. Essa lojinha do Buzo incrvel, porque, na arrumao dele, o livro tem valor de bon. Se voc olhar assim esteticamente, tem valor de bon. E a garotada comea a ter livro, comprar livro, ganhar livro. Quando roubam, ele posta no blog: Roubaram um livro!, feliz da vida!

[Poesia e poltica]
Considero que haja trs momentos polticos de poesia. No primeiro momento, tem uma [gerao] de confronto, porque tanto a poesia poltica de um Gullar um confronto, quanto a poesia marginal um confronto, no sentido de no me interessa isso, eu vou propor uma outra forma de fazer poesia, outra forma de vender livro, outra forma de ler poesia, outro pblico, eu vou buscar outro pblico. Depois, na gerao noventa, no se tem mais isso, se tem a intermediao, a negociao, porque no d mais pra confronto. Hoje o confronto sumiu de todo, porque j se est num terceiro momento. Ento nesse momento se negocia a subjetividade. A questo gay hoje uma negociao, a questo negra negociao. So vrias demandas, no a

matraga, rio de janeiro, v.17 n.27, jul./dez. 2010

145

ENTREVISTA

demanda. Antigamente era assim: o sistema e o resto. Hoje, no se identifica mais o sistema. Ento surgem grupos de interesse, outras formas de fazer poltica. Trata-se de uma democracia que radicaliza os nichos, como diz o Laclau. A fora de briga, a fora de luta de antes, era uma frente ampla, mas agora se tem isso fragmentado. Temos outro momento. um momento de negociao, um momento em que se comeam a negociar as demandas, interesses, grupos. s vezes pertencese a mais de um grupo, pode-se brigar como mulher, brigar como branco, brigar como gay. No que fique conformista, mas fica mais frgil a divisibilidade dessa luta, que antes era o Brasil contra a ditadura e contra o capitalismo. Agora complicou.

[Periferia]
H outras formas de luta, e j tem uma terceira que proposta pelas periferias que eu acho incrvel que olha, eu no quero mais negociar, no quero mais confrontar, eu vou resolver minha vida sozinho, porque ningum liga pra mim. Criam aes, o hip hop resolve o problema da comunidade, d emprego, faz o povo ler pra poder subir na vida, resolve aquele CEP, como eles dizem. O CEP pequeno, pega uns quatro quarteires. A idia de CEP mnima, menos que bairro, um bairro tem vrios CEPs. Dizem: vou resolver meu CEP. Nos anos 60, era um mundo que voc ia rodar, agora no nem um lugar, o CEP. Para entrar numa favela, para fazer uma pesquisa, tem que negociar com o trfico, no tem conversa. No entra, leva bala. E todos esses movimentos culturais passam por a um pouco tambm. No pode dizer que isso no existe. O Afroreggae, por exemplo, se especializou em gesto de conflito. Ento eles j esto preparados, eles aliciaram vrios traficantes, que saram do trfico e foram pro Afroreggae, isto , conhecem o trfico por dentro, quando d aquela porradona, eles gerenciam um jeito de trazer a paz de novo. So formas de fazer poltica muito diferentes das dos anos 60, porque o contexto outro tambm. Eu no saberia definir o que imperialismo mais.

[Outras demandas]
Os poetas da classe mdia ficam tambm nas microdemandas. Tem um movimento de antiglobalizao, vrios movimentos ambientais, seria uma bandeira maior: a globalizao alternativa. Comeam a aparecer solues outras, mas setorial, no se v um movimento inteiro

146

matraga, rio de janeiro, v.17, n.27, jul./dez. 2010

Helosa Buarque de Hollanda

antiglobalizao, se v um movimento ambiental, um movimento das mulheres, um movimento das cidades, um movimento de alguns pases em desenvolvimento. Tem G4, G3... So vrios grupos, at os pases viraram grupos, como Mercosul, ficou mais complexo este sistema. Ento os poetas vo se expressar pelo seu lado. difcil falar contra. Hoje, a pessoa tem que se situar. O Jameson diz que a pessoa tem de tentar descobrir onde est, pra poder estabelecer uma poltica. Segundo ele, toda a obra de arte um mapeamento cognitivo, saber onde se est e o que se vai fazer com isso.

[Palavra e poder]
Eu acho que, para ns, a palavra uma coisa menos importante porque ns temos a palavra. No to mobilizante como para a periferia, que no tem o domnio da palavra. Ento a posse da palavra, nessas subculturas, importantssima, poder. A classe dominante nem sente o que a palavra. Mas a periferia est sabendo agora que a palavra tem recursos outros que no tinha... que uma novidade. Mas s isso, outros recursos. Eu acho que a palavra, para a periferia, traz o entusiasmo da descoberta do que no se tem. A pessoa vira poeta porque realmente comea a descobrir os sentidos da palavra. O poeta tem isso, mas o resto da populao no tem, no precisa disso. diferente. Esse o caso do poeta. Talvez o poeta tenha a experincia da periferia, de descoberta. Talvez o poeta tenha essa coisa da descoberta da palavra, do trabalho com a palavra, que a periferia tem. bonito, sim.

*Enter - antologia digital. www.antologiadigital.com.br Rene textos, udios, fotos e vdeos de 37 autores. (2009)

NOTAS
1

Referncia traduo do conto Bliss de Katherine Mansfield. In.. CESAR, Ana Cristina. Crtica e traduo. IMS: Ed. tica, Rio de Janeiro, 1999.(284-355)

matraga, rio de janeiro, v.17 n.27, jul./dez. 2010

147

ENTREVISTA

2 Universidade das Quebradas: trata-se de um projeto com sede no PACC/ UFRJ, um ambiente, um espao de troca e de dilogo entre os vrios saberes que compem a textura da cultura do Rio de Janeiro, potencializando a produo de conhecimento e a criao artstica na cidade. Cf.

http://www.pacc.ufrj.br/uni_quebradas.php

148

matraga, rio de janeiro, v.17, n.27, jul./dez. 2010

Potrebbero piacerti anche