Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia

Metodologia da Pesquisa Cientfica

CONSTRUINDO O SABER
MARIA CECLIA M. DE CARVALHO

Geraldo Natanael de Lima

Orientadora: Florinda Lima do Nascimento


Professor-orientador, aluno-pesquisador.
Carvalho, 2001: 98.

Salvador-Ba Setembro de 2003

Introduo
Este um questionrio sobre o texto O estudo como forma de pesquisa do captulo I do livro de Maria Ceclia M. de Carvalho.

Questes:
1- Qual o objetivo do captulo?
Apresentar uma forma de estudo como pesquisa, convocando o estudante a participar como co-responsvel do prprio processo de aprendizagem e de educao.

2- Por que o autor afirma que as escolas deixaram de ser o meio mais informativo de leitura da realidade?.
Devido aos meios de comunicao distncia (rdio, televiso, internet, jornais, televiso, etc.) atualizarem as informaes com grande rapidez, fazendo uma leitura quase instantnea da realidade, superando neste quesito os livros didticos.

3- Em que culmina a nova dinmica educacional?


Culmina no estabelecimento de novos papis para o professor e para o aluno que passam de professor-informante para professor-orientador e de aluno-receptor para aluno-pesquisador.

Uma nova linguagem se faz necessria para estabelecer, representar e projetar as idias. As novas formas de integrao so: dilogo professor-aluno, dinmica de grupo, trabalho cooperativo, interdisciplinaridade, extenso da escola para comunidade, etc.

4- (a) Como, hodiernamente, concebida a educao? (b) E quais as atividades o autor sugere para implementao dela?
a. A educao atualmente concebida em uma nova forma de transmisso e aprendizagem, em que o professor e alunos esto engajados na descoberta e elaborao do conhecimento. O professo tem o papel de orientar o aluno na seleo e no processamento crtico das informaes. O aluno dever ter um trabalho de auto-aprendizagem acompanhado pelo professor. O estudo aparece como forma de pesquisa. b. As atividades so: aula-problema da matria-proposta e do estudopesquisa.

5- Quais as acepes do termo pesquisa?


a. No sentido amplo: procurar uma informao que no se sabe e que se precise saber. Formas: consultar livros, revistas, examinar documentos, conversar com pessoas, etc. b. So caminhos para se obter a informao desejada, sinnimo de busca, de investigao, de indagao, na averiguao da realidade.

6- O que pesquisa bibliogrfica?


a atividade de localizao e consulta de fontes diversas de informao escrita, para coletar dados gerais ou especficos a respeito de determinado tema. dividida em 3 fases: identificao de fontes seguras, localizar essas fontes e compilar as informaes.

7- O que necessrio ser feito antes de empreender uma pesquisa bibliogrfica?


necessrio definir e delimitar o objeto de estudo como pesquisa. preciso estabelecer limites, o tipo de abordagem e o enfoque que ser dado pesquisa.

8- Quais tipas de obras devem ser consultadas? (a). De que trata cada uma delas? (b).
a. O estudante-pesquisador deve iniciar sua consulta pelo seu arquivo pessoal que constitudo de: Anotaes de aula. Fichrios de livros. Sntese de artigos lidos e analisados. Cadernos de sries j cursadas. Provas corrigidas. Apostilas. Textos fornecidos pelos professores.

O estudante-pesquisador tambm deve consultar a sua biblioteca pessoal que foi adquirida durante o perodo anterior de estudos. A consulta internet uma forma atual de auxlio pesquisa, porm o estudante deve utilizar um olhar crtico na seleo das informaes.

b. Se trata da constituio do registro do conhecimento acadmico do aluno, que deve ser guardado ordenadamente o que garantir uma consulta futura, uma retomada do estudo ou material inicial para uma nova pesquisa.

9- Qual a utilidade das obras bsicas para o estudo a ser feito?


Capacitar o estudante, introduzindo-o no campo de saber, descrevendo uma histria que demonstrar a evoluo do conhecimento, e um tratado que apresentar uma viso geral desse campo. Dicionrios servem de suporte ao estudo.

10-

Comente sobre as diretrizes dadas pelo autor, no que diz


A autora fala sobre a arte da pesquisa: delimitar o objeto, buscar

respeito pesquisa, emitindo sua opinio?


informaes e bibliografias, dar ordenamento s idias, validar os resultados. Nada disso possvel se o estudante no for devidamente capacitado para realizar esta tarefa.

O processo de aprendizagem foi modificado para atender a era da informao digitalizada e dos novos meios de comunicao que pela sua rapidez e atualizao, supera os meios de informaes convencionais na retratao da realidade.

Esta contemporaneidade criou novas formas de educao nas escolas modificando a interao entre professor e o aluno. O professor que somente informava passou a ser um orientador e o aluno que era somente receptor, passou a ser um pesquisador.

O mtodo dialtico utilizado pelo professor que orienta o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo prprio aluno estabelece uma nova dinmica educacional. Esta nova forma de aprendizagem nos faz lembrar da antiga maiutica de Scrates e da sua eterna busca da verdade dialtica. Estamos vivendo a era do deixar aprender, que a metodologia de pesquisa adequada nossa realidade social atual.

Bibliografia:
CARVALHO, Maria Ceclia M., Metodologia Cientfica Fundamentos e Tcnicas: Construindo o Saber, Papirus, SP, 2001.

Potrebbero piacerti anche