Sei sulla pagina 1di 12

MIGRAES INTERNACIONAIS PS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: A INFLUNCIA DOS EUA NO CONTROLE E GESTO DOS DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS NAS DCADAS

DE 1940 A 1960.

ODAIR DA CRUZ PAIVA. Professor do Departamento de Cincias Polticas e Econmicas e do Programa de Ps Graduao em Cincias Sociais da Faculdade de Filosofia e Cincias da UNESP Campus de Marlia.

odairpaiva@marilia.unesp.br, paivaoc@hotmail.com

Resumo: O final da Segunda Guerra Mundial produziu um ambiente favorvel para que a hegemonia estadunidense incidisse sobre a questo dos deslocamentos populacionais no plano global. Da gesto dos campos de refugiados na Alemanha, ustria, Itlia e Grcia insero destes migrantes em vrias regies do planeta, encontramos a presena norte-americana em vrios momentos desse processo. Deslocamentos de em navios militares norte-americanos, financiamento de organizaes multilateriais como a Organizao Internacional de Refugiados ou o Comit Intergovernamental para as Migraes Europias e principalmente o interesse no desenvolvimento capitalista da periferia do sistema. Esta comunicao tem por objetivo relacionar as migraes internacionais do ps-guerra como uma dimenso da hegemonia estadunidense no perodo e tambm como um aspecto importante da questo da globalizao.

Consideraes Preliminares A partir de 1947, a organizao de campos de refugiados na Alemanha, ustria e Itlia para a agregao de milhares de pessoas dispersas pelo continente europeu ps a Segunda Guerra Mundial - e a posterior insero destas em diversos pases, demonstrou quo complexas as formas da poltica internacional tenderiam a se constituir a partir da segunda metade do sculo XX. A constituio de organismos multilaterais de recolocao de trabalhadores, como a Organizao Internacional para Refugiados O.I.R., de financiamento como o Fundo Monetrio Internacional e, obviamente, a prpria Organizao das Naes Unidas, apontavam para que as formas de gesto de questes nacionais como poltica de mo-de-obra e econmica perderiam parte de sua autonomia. Ao mesmo tempo, demonstravam a influncia (econmica e geopoltica) inequvoca dos EUA frente ao que se constitua como bloco ocidental.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Sucedneo da O.I.R. o Comit Intergovernamental para Migraes Europias (C.I.M.E.) criado em 1951 visou o fomento a processos migratrios oriundos de situaes variadas: de migraes de perfil marcadamente econmico a fluxos produzidos por conflitos tnicos, polticos e religiosos. Suas atividades objetivavam facilitar na recolocao de famlias e indivduos que fugiam de perseguies polticas, ideolgicas, tnicas e culturais e tambm a migrao de camponeses e trabalhadores urbanos; estes ltimos constituram parte significativa da mo-de-obra em pases que iniciavam processos de industrializao mais intensa, como o caso do Brasil. Por outro lado, europeus residentes fora da Europa e mesmo imigrantes de outras nacionalidades tambm contaram com o apoio do CIME para a realocao em seus pases de origem ou para uma nova imigrao. Estes, particularmente, residiam em zonas de conflitos produzidos por processos de descolonizao (frica e sia) e guerras, como o caso do conflito rabe-israelense nos anos 1960. No Brasil, a insero do pas no novo cenrio internacional apontou para a necessidade de reestruturao dos mecanismos da poltica imigratria, que, por outro lado, expressava uma nova geopoltica para o desenvolvimento do ento mundo capitalista. Dessa forma, tanto no plano interno quanto no plano internacional, a dinmica dos deslocamentos populacionais foi auxiliar na estruturao de vrios elementos que hoje compreendemos como globalizao, alm de expressarem a influncia dos EUA neste processo. Para essa reflexo, alm dos estudos que trataram da questo dos deslocamentos populacionais no perodo de forma mais direta, foram consultados: documentos1 produzidos pelo prprio rgo (estatsticas, pareceres, relatrios, boletins) que tipificam, mapeiam, quantificam e localizam as transformaes e tendncias dos fluxos migratrios durante o perodo que abrange o ps-guerra at o final da dcada de 1970; relatrios produzidos pela diplomacia brasileira e parte da bibliografia referente ao tema dos deslocamentos populacionais nas dcadas de 1940 a 1970.

A Organizao Internacional de Refugiados e a problemtica dos deslocamentos populacionais no ps Segunda Guerra Mundial. A imigrao para So Paulo ps Segunda Guerra Mundial e sua relao com o processo de industrializao teve, na dcada de 1950 e nos acordos firmados entre o governo brasileiro e o C.I.M.E. 2, sua datao e articulaes mais precisas 3. H, entretanto, um perodo

imediatamente anterior (1947-1951) no qual os objetivos de uma nova poltica imigratria no pas e as estratgias para sua realizao, ainda estavam sendo gestadas.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

A entrada de imigrantes em So Paulo a partir de 1947, pode ser considerada como reflexo da retomada da poltica imigratria aps um intermezzo de quase duas dcadas. Desde o final dos anos 1920, o refluxo da imigrao para o Brasil foi patente. Na dcada de 1930 esta tendncia se manteve, influenciada no plano interno pela poltica de nacionalizao da mo-deobra empreendida pelo governo Getlio Vargas e, no plano externo, pela ascenso de regimes de direita em pases de longa tradio emigrantista como a Alemanha, Itlia, Espanha e Portugal alm da crise econmica ps a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque que se estendeu, ao menos, at meados dos anos 1930. Aps o trmino da Segunda Guerra Mundial, uma nova geo-poltica do desenvolvimento, gestada pelos pases capitalistas centrais criou a possibilidade do estabelecimento de companhias multinacionais (principalmente europias e estadunidenses) em vrias regies do globo e, particularmente, na Amrica Latina 4. Um novo processo de expanso da economia capitalista teve incio aps o trmino do conflito mundial. Assim, a retomada do processo imigratrio ps Segunda Guerra e no perodo particular entre 1947-1951- esteve compassada com questes mais amplas ligadas a conflitos e processos de excluso e intolerncia produzidos durante o conflito mundial na Europa e as necessidades de distencionamento social naquele continente. Por outro lado, a imigrao de deslocados e

refugiados de guerra, apontava para a insero dos movimentos migratrios na nova configurao econmica que marcaria as relaes internacionais no ps guerra e da qual fizeram parte os investimentos em regies perifricas do globo e instalao de companhias multinacionais. No plano interno a imigrao representava uma expresso do projeto de transnacionalizao da economia brasileira. Imigrantes no ps Segunda Guerra Mundial e a questo do desenvolvimento econmico. No incio dos anos 1940 e mais especificamente entre os anos 1942/3, um panorama favorvel vitria dos aliados na Segunda Guerra Mundial delineava-se, suscitando anlises e projees sobre necessidades em se realocar grandes contingentes de trabalhadores do velho mundo para outras regies do planeta 5. O nmero de refugiados durante a Segunda Guerra Mundial, tanto na Europa quanto no Oriente bastante controverso. As cifras geralmente variam entre 8 milhes at 70 milhes, dependendo da fonte consultada
6

. De qualquer forma, houve, durante este conflito,

deslocamentos em massa de populaes que fugiam do avano nazista e ao mesmo tempo, um deslocamento forado, para fazendas e fbricas, que utilizavam pessoas para o trabalho escravo ou sua colocao em campos de concentrao.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Aps a Segunda Guerra, houve o retorno da grande maioria destas populaes para suas regies de origem; entretanto, dados da O.I.R. apontam que em julho de 1947 havia aproximadamente 700.000 de refugiados na Alemanha e ustria ocupadas pelas foras aliadas. Destes, a grande maioria no desejava voltar para suas regies de origem 7. Os trabalhos de triagem e encaminhamento dos refugiados e deslocados de guerra tiveram incio em 1947 sob a coordenao da Organizao Internacional de Refugiados (O.I.R.) 8
A comisso preparatria da OIR comeou a agir em 1 de julho de 1947, dependendo de certas exigncias jurdicas para o estabelecimento da agncia. Diretamente, passou a cuidar de cerca de 704.000 refugiados e deslocados, a maioria na Alemanha, na ustria, na Itlia e na Europa Oriental e Central, com menores nmeros em outros pases da Europa. Incumbiu-se da proteo dos interesses de cerca de 900.000 outros, dos quais 350.000, aproximadamente, se mantinham nas zonas ocupadas e 550.000 com especialidade os refugiados de antes da guerra distribudos por todas as naes da Europa Ocidental 9.

O novo mapa da Europa e a desorganizao econmica aps o conflito impediam o retorno integral da populao s suas localidades de origem, particularmente aquelas oriundas de regies que passaram para a rbita da U.R.S.S. Dessa forma, num primeiro momento, o fluxo emigratrio entre os anos 1947-1951 constitui-se, fundamentalmente, por refugiados e deslocados de guerra que se recusaram a voltar para suas localidades de origem. Eram russos, poloneses, ucranianos, romenos, tchecos, iugoslavos, lituanos e blgaros. Agncias como a U.N.R.A.A. e O I.R. exerceram papel fundamental no processo de repatriao e, principalmente, recolocao desta populao.
A administrao da O I.R. era composta por um conselho formado de delegados das naes-membros.(...) Com sede em Genebra, Sua, a O I.R. possua um quadro de 2.563 funcionrios de 38 nacionalidades, estes trabalham em 31 escritrios das zonas ocupadas da Alemanha e ustria, na Itlia, nos pases europeus que recebem imigrantes, nas Amricas e no Mdio e Extremo Oriente. Este quadro era acrescido por 3.156 funcionrios recrutados no local das atividades 10.

A O.I.R. desenvolveu suas atividades num contexto geopoltico bastante delicado no ps Segunda Guerra Mundial. A questo que produziu milhes de pessoas deslocadas tinha origem nos deslocamentos populacionais forados promovidos durante o conflito que fizeram com que milhares de pessoas fossem obrigadas a deixar suas regies de origem. Fugas em massa das foras de ocupao e, por outro lado, trabalhos forados em fazendas e fbricas e reassentamentos, foram prticas comuns de foras de ocupao (principalmente alems) durante a guerra. Findo o conflito - e a quase imediata redefinio das fronteiras na poro centro-oriental do continente europeu - a reincorporao dos antigos habitantes a suas regies de origem no foi isenta de novas contendas. A incorporao de grande parte do Leste Europeu na rbita
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

geopoltica da Unio Sovitica foi motivo para a recusa de muitos em retornar a seus pases e regies de origem. Criou-se uma situao poltica delicada, na medida em que, do lado ocidental no se poderia considerar a presena de poloneses, iugoslavos, hngaros, tchecos, lituanos, russos, ucranianos... como refugiados na medida em que essa categoria melindrava potencialmente as relaes com um aliado importante durante o conflito mundial. A alternativa das foras de ocupao aliadas (britnicas, francesas e estadunidenses) foi a criao de campos de displaced persons (deslocados) nos pases sob sua administrao: Alemanha, ustria, Itlia e Grcia. Nesses campos a alternativa era a imigrao. Vrios pases da Amrica, frica, Oceania e Europa, fizeram acordos com a O.I.R e enviaram comisses para seleo dos deslocados. A gesto e coordenao dos trabalhos de administrao dos campos e do processo de reassentamento dos deslocados ficou a cargo da O.I.R., cujas atividades cessaram em 1951 quando toda a populao residente nos campos havia imigrado. At junho de 1949, 418.271 pessoas permaneciam em campos de refugiados na Alemanha e ustria. Destes, pouco mais de 104 mil eram judeus de diversas nacionalidades, 113.900 eram poloneses, 93.686 eram oriundos da Letnia, Estnia e Litunia, 60.342 eram ucranianos e 21.271 eram iugoslavos. Em 1948 foi formada uma comisso mista Brasil - O I.R. (decreto 25.796 de 10-111948) a partir da qual o governo brasileiro comprometia-se a receber uma quota de refugiados de guerra, embora o pas j os recebesse desde 1947. Um artigo publicado no jornal O Estado de So Paulo na edio de 5-7-1947 intitulado A tragdia dos deslocados, encontramos a informao de que o governo brasileiro intencionava receber cerca de 700.000 refugiados de guerra 11. Dados de 1949 demonstram que chegaram ao pas pouco mais de 19.000 imigrantes e as cifras at 1951 no apontam mais do que 25.000 imigrantes classificados como refugiados ou deslocados de guerra. Mesmo no cumprindo sua quota, o governo brasileiro deu visibilidade questo da recepo dos refugiados, seja com a publicao de artigos em revistas e boletins como os do Departamento de Imigrao e Colonizao, ou com matrias veiculadas em jornais. Num deles, denominado A Elite Esquecida, h um capitulo cujo ttulo : Vantagens econmicas e prticas ao empregar um DP12 especializado. A tnica foi a propaganda sobre o perfil especializado de muitos dos refugiados, e, obviamente, seu potencial de trabalho para os pases que quisessem recebe-los. H uma primeira parte que trata das biografias de alguns desses refugiados e sua contribuio nas diversas reas das cincias, artes e economia em seus respectivos pases de origem 13. O fluxo emigratrio provocado aps o trmino do conflito e seu potencial econmico j havia sido identificado desde os primeiros anos da dcada de 1940.
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

A presente guerra, como todas as grandes guerras, com o deslocamento dos centros industriais que elas trazem, necessariamente, consigo (...) provocar correntes de migrao cujo volume depender, em primeiro lugar, mas no exclusivamente, das portas fechadas ou abertas dos pases de destino. (...) O centro de gravidade da economia mundial passar, ao que parece, da Europa para a Amrica. (...) Isso no pode ficar sem influncia sobre o carter desse Continente, como, virtualmente, um escoadouro central para a imigrao de outros continentes e, em particular, da Europa14 .

Nesta avaliao, a absoro dos contingentes egressos da Europa, seria possvel na medida em que houvesse uma nova reorganizao econmica em nvel mundial, e particularmente, no caso do continente americano, uma mudana na vocao econmica de algumas naes. Do ponto de vista poltico, essa realocao foi considerada fundamental para o distencionamento social e estabilidade poltica na Europa do ps guerra, dada a avaliao de que a reconstruo econmica do continente no se realizaria a curto prazo. As atividades da O.I.R. em So Paulo foram coordenadas pelo Servio de Imigrao e Colonizao e logo depois transferidas para o Departamento de Imigrao e Colonizao. Em So Paulo, estes refugiados ficavam alojados na Hospedaria de Campo Limpo, prxima Capital, para depois serem encaminhados para o seu local de trabalho. Esta Hospedaria ocupava antigos galpes que serviam de depsito de caf e funcionou at o incio dos anos 1950. A Hospedaria de Imigrantes, situada no bairro do Brs em So Paulo esteve neste perodo ocupada pela Escola de Aeronutica, sendo devolvida Secretaria da Agricultura somente em 1951. A partir de 1951, as atividades da O.I.R. foram paulatinamente reduzidas, como reflexo do fim da recolocao dos deslocados de guerra que viviam nos campos de refugiados na Alemanha e na ustria. Um acordo entre o governo brasileiro e o Comit Intergovernamental para Migraes Europias (C.I.M.E.) que substituiu a O.I.R. - manteve o fluxo para o pas de uma imigrao voltada para a insero nas atividades industriais. Na perspectiva deste estudo, procurava-se equacionar a questo dos refugiados da Segunda Guerra Mundial a partir de quatro perspectivas: Em primeiro lugar, a denominao de Deslocados de Guerra aos que embora assim fossem considerados em sua origem, eram em realidade, refugiados, dada a negativa que estas pessoas tinham com relao s motivaes de carter poltico e ideolgico com relao a retorno s regies de origem. Esta foi uma perspectiva para no tencionar ainda mais as relaes com a URSS. Considerar estas populaes como refugiadas, teria srias implicaes polticas; Em segundo lugar, transformar os Deslocados de Guerra em agentes de desenvolvimento econmico como forma de sua rpida absoro em outros pases do Ocidente que, como o Brasil, desenvolviam esforos de modernizao econmica;
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Em terceiro lugar, empreender todos os esforos possvel para "esvaziar" os campos de refugiados o mais rpido possvel. Neste sentido, firmar acordos bilaterais com os pases interessados, facilitar o transporte martimo dessa populao e fomentar mecanismos - mesmo que precrios - para sua insero em novos contextos nacionais;

Em ltimo lugar, e como decorrncia das perspectivas anteriores, desconsiderar ou despolitizar ao mximo acordos internacionais anteriores - inclusive elementos do prprio estatuto da OIR - que definiam a condio dos refugiados e que tinham implicaes na questo, j debatida na ONU em anos anteriores sobre os Direitos Humanos.

Foi somente aps o equacionamento - o que no implica em sua resoluo plena - da questo dos Deslocados de Guerra que houve um ambiente poltico mais favorvel para que se comeasse no mbito da ONU os debates que resultariam na criao do ACNUR e no Estatuto dos Refugiados de 1951. A partir dos anos 1950 tivemos uma mudana na dinmica da imigrao para So Paulo. Trabalhadores considerados especializados foram agregados durante as dcadas de 1950, 1960 e 1970 - como mo-de-obra para o crescente parque industrial paulista. Oriundos principalmente da Europa e Japo, a entrada desses imigrantes nos aponta para uma nova reorganizao da Diviso Internacional do Trabalho, na medida em que, para alm do fluxo de trabalhadores houve, igualmente, investimentos significativos de companhias estrangeiras em diversos ramos da economia como os setores automobilstico, qumico e farmacutico, siderrgico e de transportes.

A influncia dos EUA no controle e gesto dos deslocamentos populacionais nas dcadas de 1940 a 1960. a) O CIME e dos deslocamentos populacionais. Em fevereiro de 1952 o C.I.M.E. iniciou suas atividades. Ele foi caudatrio de muitas das atribuies que, anteriormente estavam a cargo da O.I.R. A criao do C.I.M.E. em 1951 se deu basicamente pela iniciativa dos Estados Unidos e da Blgica. A Resoluo de Bruxelas estabeleceu um Comit Provisrio que comeou as suas operaes em fevereiro de 1952; este Comit foi formalizado como CIME em outubro do ano seguinte. Diferentemente da O.I.R, as atividades do CIME procuraram ampliar o espectro dos deslocamentos populacionais para alm da questo de refugiados. No documento de constituio do CIME, temos:
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Artigo 1o. Os fins e funes do Comit sero: (a) tomar medidas para o transporte de emigrantes, para os quais os meios de vida so deficientes e que no poderiam de outra forma ser transportados de pases com excesso de populao para pases ultra-marinos que oferecem oportunidades para uma imigrao ordenada; (b) promover o aumento do volume da emigrao da Europa, proporcionando, a pedido e em conformidade com os Governos interessados servios durante o processo, e recebendo, a primeira colocao e estabelecimentos dos emigrantes que outras organizaes internacionais no podem proporcionar e outras facilidades mais condizentes com os fins do Comit 15.

Embora a imigrao de refugiados tenha constitudo parcela significativa dos emigrados sob os auspcios do Comit, a migrao nacional teve um peso igualmente significativo em suas atividades. O Comit desenvolveu programas especficos para as migraes e contou com uma ampla rede de escritrios e funcionrios sediados nos pases que com ele fizeram acordos. No caso do Brasil, por exemplo, o CIME chegou a ter na dcada de 1960 escritrios nas cidades de So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Estes escritrios faziam os contatos com os rgos encarregados dos trmites de entrada dos imigrantes, bem como davam suporte para alojamento e procura de emprego 16. Os deslocamentos sob os auspcios do CIME tinham uma relao direta com o novo contexto de desenvolvimento econmico no ps Segunda Guerra Mundial, como afirmado anteriormente. O estabelecimento de empresas multinacionais na Amrica Latina, Oceania e frica, reincorporou regies nova lgica da expanso capitalista. Concomitantemente, migrao de capitais e empresas seguiu-se migrao de trabalhadores oriundos de reas com desenvolvimento industrial mais pretrito cuja fora de trabalho no era necessria dado o processo de reorganizao produtiva da Europa Ocidental no ps Guerra. Assim, o velho binmio excluso/incorporao, presente nos deslocamentos populacionais desde o sculo XIX, foi reatualizado com o objetivo de fortalecer os laos de (inter)dependncia econmica do mundo capitalista. Ao mesmo tempo, num contexto marcado pela Guerra Fria, os processos de descolonizao e os conflitos localizados no Oriente Mdio, frica e sia apotavam para a necessidade de que os fluxos migratrios tivessem uma conotao no apenas econmica. Assim, o CIME coordenou a recolocao de milhares de refugiados, majoritariamente europeus, em seu retorno para a Europa ou dela para outras regies. Esses deslocamentos populacionais eram cobertos por um contrato envolvendo o migrante, os pases de emigrao e imigrao e em certos casos, uma agncia voluntria ou tutor individual. No documento de Constituio do CIME, encontramos:
Captulo X "Relaes com Outras Organizaes" Art. 27 $ 1 O Comit cooperar com organizaes internacionais, governamentais e no
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

governamentais interessadas na emigrao de refugiados17 .

Dentre elas: Entraide Ouvrire International; International Catholic

Migration

Commission; Iternational Rescue Committee; International Social Service; Luthern World Federation; Swiss Aid Abroad; Tolstoy Foundation; United HIAS Service; Catholic Relief Services; National Catholic Welfare Conference; United Ukranian
18

American Relief

Committee e World Council of Churches. Segundo Bouscaren , os programas do CIME para as migraes internacionais de

europeus envolviam cinco formas que correspondem meios de transporte (subsidiados ou no) e programas de insero: 1. Passagem subsidiada (assisted-passage). Transporte de migrantes selecionados por oficiais dos pases de recepo, geralmente sob os termos de acordos bilaterais em que o pas de emigrao estabelece critrios de aceitao; 2. Mo de obra qualificada. Trabalhadores urbanos ou agricultores selecionados pelos pases de imigrao baseados na qualificao; 3. Reunio familiar ou de dependentes. Parentes ou dependentes chamados por imigrantes suficientemente bem estabelecidos para dar as garantias necessrias para o sustento; 4. Casos individuais. Cidados ou refugiados indicados por agncias voluntrias para serem encaminhados sob os termos mandato constitucional do CIME para o transporte dos migrantes sem condies para pagar o transporte; 5. Refugiados. Qualificados pelo Alto Comissariado das Naes Unidas para Refugiados; The United States Escapee Program; The International Refugee Organization; Trust Found e agncias voluntrias.

b) A influncia dos EUA. Em linhas gerais, do ponto de vista geopoltico, as atividades do CIME, financiadas em sua maior parte com dinheiro vindo dos Estados Unidos, respondiam ao interesse de reforo e dinamizao do desenvolvimento capitalista em vrias regies do globo. Esta atuao estava em consonncia com o panorama da guerra fria, cujo pice se deu entre os anos 1950 e incio dos anos 1970. Neste panorama, Europa coube um papel fundamental, qual seja: o de abastecimento de trabalhadores qualificados. O CIME deslocou trabalhadores para diversos pases, entre eles: Israel, Nova Zelndia, Austrlia, frica do Sul, Argentina, Brasil, Venezuela, Peru, Canad, alm dos Estados Unidos. Do ponto de vista geogrfico, esses deslocamentos criavam um cordo de isolamento cujo alvo foi a URSS. Assim, se avaliarmos a reconstruo do Japo no extremo oriente e seguirmos ao sul rumo Nova Zelndia, Austrlia, frica do Sul e Cone Sul da Amrica, podemos traar uma linha imaginria de reforo no s do capitalismo mas tambm da influncia dos EUA. O caso de Israel como Estado tampo emblemtico e muito analisado pela historiografia, no
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

cabendo aqui maiores consideraes. Assim, no mbito geopoltico, as relaes internacionais no ps Segunda Guerra, marcadas pela hegemonia dos Estados Unidos e da Unio Sovitica engendraram interdependncia poltico-econmica entre os Estados que compuseram os dois blocos, definindo o campo da contenda durante a guerra fria. No bloco capitalista, processos de integrao econmica reforaram os vnculos de dependncia entre as economias centrais e as consideradas em fase de desenvolvimento. A transnacionalizao das economias em desenvolvimento consolidou uma hierarquia no processo de integrao do bloco ao passo que reforou sua coeso e identidade poltica frente ao bloco socialista. No caso especfico do CIME, a presena dos interesses dos EUA junto ao Comit notada desde as primeiras tratativas diplomticas para sua criao. Em carta, datada de 03/08/1950, endereada ao Embaixador Raul Fernandes. Ministro das Relaes Exteriores, pelo Sr. Dumon Stansby, Chefe da Misso da OIR no Brasil, h referncia de que as atividades da OIR seriam encerradas em 31/03/1951. Nessa mesma carta, h a meno de que estava em estudo a formao de um Comit de Servios de Assistncia aos Refugiados. H inclusive um projeto de Estatuto. Em 12/11/1951, o mesmo signatrio da carta acima escreve novamente ao Embaixador Joo Neves da Fontoura, Ministro de Estado das Relaes Exteriores: Tenho a honra de submeter a V. Excelncia, alguns pormenores relativos a uma Comisso Intergovernamental Provisria para Migrao que poder dentro em breve ser formada por governos interessados. (...) Conseqentemente, espera-se que os Estados Unidos (que j concordaram em contribuir com US$ 10.000.000,00 para as migraes, convoquem em breve uma conferncia em Bruxelas destinada a considerar um plano do tino que vai esboado em anexo (...). 19 Poucos anos depois, aps a estruturao das atividades do Comit, uma tenso entre os seus signatrios j se fazia presente, conforme o excerto abaixo.

(...) Duas so, destarte, as tendncias que cindem, de certa forma, os Governos reunidos no Comit Intergovernamental para as Migraes Europias: um primeiro grupo pretende prosseguir exclusivamente com as atividades de transporte; o segundo almeja desenvolverlhe o campo de ao e fazer com que ele se dedique a todo o complexo migratrio por considera-lo uno e indivisvel. No primeiro grupo, alinham-se a maioria dos europeus, o Canad e a Austrlia; no segundo, os pases latino-americanos. A Itlia, a Espanha e a Grcia, tendem de maneira geral, para os pontos de vista sustentados pelo Brasil e demais pases da Amrica Latina. Os Estados Unidos da Amrica que constituem na realidade o grande financiador do CIME, favorecem, at hoje, o primeiro ponto de vista (...)20
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Esta divergncia de encaminhamentos com relao funo do CIME expressava, de um lado, uma demanda do grande financiador que compreendia os limites da estratgia de reforo do bloco. O governo estadunidense tinha clareza da impossibilidade de que uma vertente mesmo que empobrecida - do Plano Marshall poderia ser implementada na periferia capitalista. Por outro lado, pases como o Brasil insistiam na tese na qual as atividades do CIME deveriam irradiar-se no plano interno de cada pas receptor de imigrantes. Em outros termos, ao CIME caberia mais do que apenas as atividades de transporte; estruturas de acolhimento aos imigrantes, contatos com empresas e funcionrios do Comit deveriam atuar de e no acordo com os contextos particulares dos pases scios do CIME. Os desdobramentos dessa tenso no podem ser desenvolvidos neste texto dados os limites de espao do mesmo. De qualquer forma, as consideraes acima so suficientes para marcar a importncia dos interesses estadunidenses na gesto multilateral dos processos de deslocamentos populacionais no perodo imediatamente aps a Segunda Guerra Mundial. O perodo da guerra fria apontou, dentre outros, dois desafios a serem enfrentados na questo dos deslocamentos populacionais. A hegemonia dos Estados Unidos, a reorganizao da economia capitalista em novas bases, uma nova diviso do trabalho e a conseqente reestruturao produtiva com a incorporao de novas reas tanto no circuito da produo de mercadorias quanto para o investimento de capital financeiro, foram fatores importantes para a construo do que viria a ser denominado como globalizao. As migraes pos Segunda Guerra foram resultado de uma ambigidade: por um lado, compassaram-se aos interesses estadunidenses no perodo da guerra fria; por outro, produziram demandas como: o direito nacionalidade, ao territrio, o reconhecimento da cidadania e o amparo do Estado. Mais complexas no mbito internacional e agravadas por uma lgica de desenvolvimento econmico global cada vez mais desigual que acirra desigualdades entre o regional e o mundial, as migraes ps Segunda Guerra foram um preldio para os dilemas vividos pelos imigrantes no tempo presente.

No acervo do Memorial do Imigrante em So Paulo h um volume significativo de documentos que registram a entrada de imigrantes no Estado aps a Segunda Guerra Mundial. Num total aproximado de 60.000 documentos, eles correspondem a tipos e formatos variados como: Fichas de Registro na Hospedaria, Curriculum Vitae, passaportes, avisos de chamada, estatsticas de deslocamentos populacionais para vrios pases da frica, Amrica e Oceania, relatrios da Secretaria da Agricultura e processos administrativos. De forma geral, representam diferentes etapas da imigrao de europeus para So Paulo entre os anos 1947 a 1978. 2 Dentre os organismos multilaterais criados para auxiliar o deslocamento de populaes ps Segunda Guerra Mundial, destacaram-se a U.N.R.A.A. (Administrao de Assistncia e Reabilitao das Naes Unidas) entre 1945 e 1947, O.I.R. (Organizao Internacional para Refugiados) entre 1947 e 1951 e posteriormente o C.I.M.E. (Comit
Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Intergovernametal para as Migraes Europias), a partir de 1951 at a dcada de 1980. Para informaes mais pontuais sobre o C.I.M.E., ver: FULLER, Warren Graham. O Comit Internacional para Migraes Europias (CIME) e a Seleo de Mo-de-Obra Estrangeira. In: Conferncia Promovida em Comemorao ao X Aniversrio do SESI pela Conselho Nacional das Indstrias e a Diviso de Coordenao do SESI. S/l, out. 1956; SILVA, Celso A. de Souza. O Brasil e os Organismos para Migraes. In: Revista Brasileira de Poltica Internacional. S/l, 1958. 3 O recorte temporal aqui evidenciado relaciona-se tambm com o incio e o trmino da produo documental sobre a imigrao no ps-guerra que est depositada no acervo do Memorial do Imigrante e que percorre os anos 19471978. Para um detalhamento dos grupos documentais do acervo do Memorial do Imigrante ver: PAIVA, Odair da Cruz. Introduo Histria da Hospedaria de Imigrantes em seus aspectos Institucionais e Guia do Acervo. So Paulo: Memorial do Imigrante/Museu da Imigrao, 2000 v.1, 20 p. (Srie Resumos n.6) 4 Em So Paulo, este processo incidiu sobre reas at ento ocupadas por pequenas fbricas, chcaras e olarias que produziam gneros para o abastecimento da cidade de So Paulo. Regies prximas capital como Osasco (oeste), So Miguel Paulista (leste) e a regio sudeste que seria conhecida como ABC - sofreram um novo processo de ocupao e de mudana de sua identidade econmica e transformaram-se nos anos 1950/1960 em reas de grande concentrao industrial. 5 Ainda nos anos 1930, surgiu a preocupao com o crescente nmero de refugiados na Europa e sobre as possibilidades de sua realocao. Segundo dados da Liga das Naes, em 1935 havia aproximadamente 970.000 refugiados na Europa dos quais, a grande maioria era composta por alemes, russos, judeus alemes e republicanos espanhis.O avano dos regimes totalitrios na Alemanha, Itlia e ustria e a tomada do poder pela direita na Espanha, foram os fatores responsveis pelo deslocamento de uma populao que, de forma compulsria procurou refgio em pases como a Frana, Inglaterra e Holanda. Ver: TRAFT, Donald R.A. (1935) A Study of International Movements. New York, The Ronald Press Company, 1936. Monthly Summary of the League of Nations. Sept. A ecloso da Segunda Guerra Mundial contribuiu para elevar sobremaneira nmero de refugiados e tornar mais dramtica a situao destas populaes. 6 Ole Just faz meno a cifra de 14 milhes de refugiados. Ver: JUST, Ole. Au dessus des mers et des frontires. Le grand mouvement migratoire de notre sicle bases dmographiques et economiques de la fderation occidentale. Rio de Janeiro. Organizao Cultural Vida, 1948. J Estanislau Fischlowitz aponta para a existncia entre 60 e 70 milhes de refugiados tanto na Europa quanto na sia. Ver: O Problema Internacional das migraes e a paz futura. Revista de Imigrao e Colonizao. Ano IV n. 4, dez. Ministrio das Relaes Exteriores. Conselho de Imigrao e Colonizao. Rio de Janeiro,1943. 7 Esta questo est apontada em: PAIVA, Odair da Cruz. Refugiados de Guerra e a Imigrao para O Brasil nos anos 1940 e 1950. Revista Travessia. Ano XIII, n. 37 mai/ago de 2000, p.p. 25-30. 8 Idem, ibidem 9 O.N.U. O Problema dos Refugiados. Rio de Janeiro: O.I.R., 1950, p.p. 5 10 FISCHLOWITZ, Estanislau. O problema internacional das migraes e a paz futura. Revista de Imigrao e colonizao. Ano IV, n. 4, dez. 1943. Ministrio das Relaes Exteriores. Conselho de Imigrao e Colonizao. Rio de Janeiro 11 Artigo assinado por Paul Vanorden Shaw e tambm publicado na Revista de Imigrao e Colonizao. Ano VIII, set. de 1947, n.3. Ministrio das Relaes Exteriores. Conselho de Imigrao e Colonizao. Rio de Janeiro, Brasil. 12 Abreviao de Displaced Person . Fonte: O.N.U. A Elite Esquecida. Rio de Janeiro: O.I.R. s/d. 13 Dentre as biografias, esto: veterinrio, agrnomo, cirurgio, patologista, bacteriologista, farmacutico, bioqumico, fsico, qumico, geofsico, astrnomo, arquiteto, engenheiro, agrimensor, professor, etc. 14 FISCHLOWITZ, Estanislau. Op. Cit. Grifos nossos 15 Decreto 42.1222 de 21 de Agosto de 1957. Promulga a Constituio do Comit Intergovernamental para as Migraes Europias (CIME), adotada em Veneza a 19 de Outubro de 1953. (Em vigor a partir de 03 de Novembro de 1954). 16 No caso do Estado de So Paulo, o Departamento de Imigrao e Colonizao (rgo ligado Secretaria de Estado da Agricultura) e aps 1968 o Departamento de Amparo e Integrao Social (ligado Secretaria de Estado da Promoo Social). 17 BOUSCAREN, Anthony T. International Migration since 1945. New York: Frederick A. Praeger, 1963 18 Idem, ibidem 19 Fonte: Organizao Internacional de Refugiados. Ofcios Recebidos. 1950-1952. Vol 12. Arquivo Histrico do Itamaraty Rio de Janeiro. 20 Fonte: Delegao Permanente em Genebra. Ofcios Recebidos. Vol 09. Janeiro-Junho 1958. Arquivo Histrico do Itamaraty Rio de Janeiro.

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP USP. 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom.

Potrebbero piacerti anche