Sei sulla pagina 1di 19

87

Sumrio

CAPTULO 4 - TICA .................................................................... 88 4.1. Objetivo da tica: fazer o bem ............................................. 88 4.2. Compreender o mal para ser evitado ................................... 89 4.3. Do que procede a melhor Moral? ......................................... 92 4.4. Alternativas de natureza tica .............................................. 93 4.5. Referncias ticas contemporneas .................................... 95 4.6. Para se atingir a perfeio moral... ...................................... 99 4.7. Ascenso, decadncia, esperana... ................................. 101 4.8. Perguntas ao jurista: uma pedagogia!................................ 103

88

CAPTULO 4 - TICA1

4.1. Objetivo da tica: fazer o bem


"Os bens e os males que nos advm no nos tocam de acordo com a sua magnitude, mas sim de acordo com a nossa sensibilidade." (La Rochefoucauld. Mximas)

O bem um modelo de conduta por excelncia, a base mais slida sobre a qual se sustenta a tica e a necessidade essencial de toda atividade humana. Para tanto, preciso agir com moderao, medir as prprias aes, dosando-as com foras benficas e criativas, emoes e idias fraternas, possibilitando a iluminao do caminho para o autoconhecimento. Praticar essa virtude , antes de tudo, viver a Justia. Para praticar o bem, no basta apenas recorrer inteligncia: preciso valer-se da razo e do corao; corao e razo aliados para desempenharem o elevado papel de Justia e eqidade. Fazer o bem cultivar o amor, e cultivar a tica no somente por meio do cdigo de conduta social, mas tambm como cdigo da fraternidade e da solidariedade. O bem que possibilita a navegao e assegura o destino certo dos navegantes. o melhor ponto de partida, o caminho ideal e a chegada triunfante. Mas esse bem significa ao, prtica; em ltima anlise, desempenhar a funo virtuosa em prol da comunidade de irmos. Falar do bem faz bem. Falar do bem cultivar a grandeza de carter, a justia nas decises, o respeito nos relacionamentos, a amizade sincera, a honestidade e a caridade desprendida. Lembrando Aristteles (tica a Nicmaco, livro 1): "Toda arte e toda indagao, assim como toda ao e todo propsito, visam a algum bem".

Extrado na ntegra de SANTANA, Edilson. Filosofar preciso: as grandes indagaes filosficas e os enigmas da humanidade. So Paulo: DPL Editora, 2007, pp. 88-105.

89

Este, pois, deve ser o objetivo de toda tica: procurar alcanar os meios a fim de praticar o bem, ciente de que todo o bem foi feito para servir, e no para avareza. At certo ponto de vista, o bem o contrrio do mal. Mas nem todo mal malfico. Algumas prticas daninhas podem ser boas para os seus autores! Assim, no se pode dizer, a rigor, que o mal o oposto do bem; produto da ignorncia, da irreflexo e do afastamento do caminho que leva felicidade (ver item 3.8 - Caverna: ignorncia contra verdade). O mal, enfim, um desvio. No tendo existncia prpria, s pode ser plenamente identificado com aquilo que efetivamente deve integrar todas as aes humanas, ou seja, com o bem. Recapitulando, imperativo que, nas lides humanas, seja o bem com sua reflexo a finalidade precpua de todas as aes dos homens os quais devem comportar-se de conformidade com a excelncia moral (ver item 4.6 - Para se atingir a perfeio moral), sem o que a sua vida no ter o devido valor ou o valor verdadeiro.

4.2. Compreender o mal para ser evitado


As mesmas causas que nos proporcionam os bens podem igualmente causar-nos os males; porm, sempre nos oferecendo o meio para evit-los. Por exemplo, a gua profunda nos muito til mas tambm pode ser prejudicial, pois corremos risco de afogamento. Para enfrentarmos esse perigo, encontrou-se um meio: aprendermos a nadar. (Demcrito. Fragmentos)

A compreenso do mal tem sido um enigma para o pensamento. Por qu? Qual sua origem e fundamentao? certo que o mal causa de dor, sofrimento, infelicidade. Manifesta-se, em seu modelo mais comum, atravs do dio, da inveja, da ambio, da covardia, da mentira e da prepotncia desmedidas, com o fim de destruir o semelhante. Nesse sentido, plena exteriorizao dolosa - ardilosamente calculada.

90

Outra forma sob a qual se manifesta a crueldade. O requinte e a perversidade, o sadismo e a brutalidade, so meios de impor sofrimento s vtimas, enquanto goza-se delas com deleite. Portanto, o mal um monstro com muitas faces. Pode at ser visto como bem, desejo e meio de justia, guardadas as devidas propores e contextos! Antigas cosmogonias e grandes religies erigiram-se, no curso da histria planetria, em verdadeiras muralhas contra o mal. O que se pode fazer agora, quando a violncia e a criminalidade invadem o mundo em todas as esferas poltico-sociais, sem limite e proporo? Sobretudo agora que o mal pensa, medita, aperfeioa-se e age, mortfero e tenebroso, com ousadia demonaca. Esse o mal que ora se exprime descomunal em pleno mago da civilizao! Sua interpretao de desmantelamento passa pela erradicao de certas ideologias que sustentam a ignorncia e o fanatismo das massas, malferindo o moderno conceito de democracia fundada sobre o contrato social, que sobreveio escravido. Com efeito, o mal uma degenerescncia humana que no pode ser evitada - uma espcie de imprio reacionrio das elites dominantes que causa dor, misria, fome e injustia social. Quase tudo sob olhares de autoridades (detentoras de falsa tica, portadoras de ardilosa religiosidade).
"Em face do mal assim descrito, coloca-se o problema de saber se se trata de um mal que faz parte da natureza humana, fato primordial, fundador da relao com outrem, ou, pelo contrrio, um fato circunstancial a mais. Em outros termos, qual a origem do mal? O problema do mal est ligado ao da origem do mundo. Este problema, na perspectiva teolgica, enuncia-se assim: como conceber que um ser perfeito possa estar na origem do mal? A resposta de Santo Agostinho que o mal, no tendo ser, no , portanto, objeto de criao. Assim, Santo Agostinho nega a substancialidade do mal contra o dualismo gnstico, que colocava a existncia de dois princpios a governar o mundo, duas substncias e duas entidades divinas, uma boa, outra m. O cristianismo medieval, aps tlo combatido, retomar por sua conta este dualismo, com a idia do diabo" (PHILO, 1999, p.1l4).

91

Todavia, h de se reconhecer que, ainda no sendo uma substncia, o mal realidade incontroversa - verdugo sem d da espcie humana. E, ao se transporem os problemas cosmolgico e teolgico, h de tambm se questionar: o sofrimento encontra razo de ser no dogma da futura redeno da Humanidade? Tudo estaria sob controle da mo divina, mesmo diante das carnificinas? Em se considerando esse mal, estaria a Divindade interferindo nos destinos de todos (e de cada um) segundo o mrito e a eqidade? Deus pode permitir tamanha barbrie? Respondendo a tais indagaes, muitos filsofos retiraram Deus do contexto do mundo para atribuir a responsabilidade do mal, no aos deuses, nem ao diabo, mas sim ao prprio homem. E, embora esse ltimo seja refratrio por natureza, o problema continua: saber-se qual foi deles que pde fazer isso! Na falta de argumento racional convincente, chega-se primeira concluso de que a verdadeira causa do mal no est nem em Deus, nem no Cosmos, nem no homem e, menos ainda, nos demnios pagos. Com o mal no h dilogo possvel! Ao homem no foi permitido, at aqui, encar-lo face a face nem erradicar seus efeitos indomveis.

92

De tudo, eis aqui outra opinio:


"O mal humano resulta, pois, a um s tempo de uma construo cognitiva complexa, que vai da idia da geografia partilha do territrio, da idia da moral de partilha dos valores, da idia poltica do contrato social de campo de extermnio, e de uma ontologia, metafsica, que simplesmente o encontro do homem como homem" (PHILO, 1999, p. 117).

4.3. Do que procede a melhor Moral?


Epgrafe de confronto: "Cada poca tem sua moral dominante, que no resulta nem da Moral nem da Filosofia, mas do hbito, nica fora capaz de reunir os homens num mesmo sentimento, pois tudo que sujeito ao raciocnio os divide; e a Humanidade s subsiste com a condio de no refletir sobre aquilo que essencial para sua existncia." (Anatole France, 1844/1924)

A Moral inicia onde nenhuma condenao exterior se impe. Ningum, moralmente falando, pode ser julgado a no ser pela prpria conscincia. A regra moral aparece quando, em situao de invisibilidade exterior, o ser humano continua a se impor ou a se proibir, no por interesse, mas voluntariamente. Somente isso estritamente moral. Realmente, a Moral incide em uma relao de si para consigo, tendo em conta os interesses do prximo, sem recompensa, nem castigo externo. Assim, pode ser definida como o conjunto de normas, atravs das quais uma pessoa impe-se ou probe a si mesma, evitando lesividade a si e aos outros. Exige, para alm da obedincia s regras das cincias jurdicas e sociais, a observncia consigo mesma da normatizao, insculpida na prpria conscincia. No h moral absoluta, como no h verdade absoluta. Ademais, h diferentes morais, tudo a depender da educao, da vivncia social, da religiosidade e da cultura que os humanos viveram, introjetaram e elegeram como princpios ticos.

93

A melhor moral aquela que resulta do fato de querer para os outros o mesmo que se deseja para si. Melhor preceito no h, do ponto de vista da moral, do que a lio dos Evangelhos: "Fazer com os outros o que queres que os outros te faam". Moralidade, pois, , antes de tudo, respeitar o carter humanitrio em si e no outro, superando o egosmo, sem esperar recompensa. Nada mais belo e legtimo do que fazer o bem. A verdade moral, na sua praticidade (praticabilidade), liberta os homens dos instintos e dos seus medos, despertando o sentimento de solidariedade universal, indispensvel subsistncia social e espiritual da Humanidade.

4.4. Alternativas de natureza tica


"No acuses a natureza! Ela fez a parte dela; agora, faze a tua." (Milton, O Paraso Perdido, 1608/74) Presentemente, a demanda da tica e da Moral cresce sob o signo de inumerveis problemas. Isso ocorre, sobretudo, em razo dos avanos cientficos e tecnolgicos. A tica pode ser entendida como uma doutrina ou teoria raciocinada sobre o bem e o mal, os valores e os juzos morais (conforme foi dito na Introduo desta obra). No momento em que as aes do homem revelam-se perigosas - mergulhado na descrena como fenmeno ligado morte de Deus - que se origina a atual crise da tica, marcada pela decadncia das grandes ideologias.

94

Isso faz nascer formas contemporneas de individualismo, propiciando o aparecimento de novas regras de conduta, nem sempre vlidas para a coexistncia harmnica. Como essas novas questes existenciais no proporcionariam o surgimento de outras alternativas de ordem tica? No mundo contemporneo, tudo se converte em ameaa e exige uma construo tica indita, que tem como centro as tecnologias biolgicas e a energia nuclear, para as quais os regramentos da tradio acham-se inoperantes. Nesse contexto, torna-se inevitvel o questionamento das ticas aplicadas, tais como a biotica. Tudo reclama um ethos mundial, uma tica universal, capaz de corrigir a rota que vem levando grave crise da injustia social. Os saberes tcnico-cientficos vm causando danos aliana de convivncia harmoniosa entre os homens e a natureza, ensejando a necessidade da adoo de um mnimo tico, a partir do qual surgiriam as condies e possibilidades para a prpria salvao do planeta. O certo que a proposta de erradicao da pobreza efetivar-se- muito mais por razes ticas do que por razes polticas. Em face do fenmeno da globalizao, o mundo espera por uma revoluo tica, entendida como o conjunto dos valores e dos princpios que nortearo as relaes humanas para com a natureza, para com a sociedade, para consigo mesmo e para a transcendncia - sob uma nova tica humanitria. Essa tica deve ser adequada s novas descobertas das cincias que tm repercusses globais e planetrias. Para tanto, preciso compreender a Terra como uma totalidade biolgica, fsicaqumica e socioantropolgica. No se pode mais fazer distino entre a Terra e a Humanidade, considerando que ambas formam um todo orgnico e sistmico. Mas o que a tica, efetivamente? Originria do grego ethos, quer dizer morada, abrigo permanente. Porm, ela no , de maneira antecipada, um presente da natureza: obra a ser construda pela criatividade humana; obra da cultura - construo permanente, que deve ser cuidada, aperfeioada e retrabalhada.

95

No se trata de algo acabado. algo em aberto para ser refeito, para que o homem possa, definitivamente, viver bem ou morar bem na sua casa sideral. No entanto, existem muitas ticas: a do militarismo social, a da Justia, a que se baseia na natureza, nas tradies sacras, a que diz respeito ao pobre e ao excludo e dignidade da pessoa humana. Todas, entretanto, devem abdicar do carter individual, cedendo espao para a tica global, a qual deve garantir a sobrevivncia do planeta e da espcie humana e uma vida social justa e ecologicamente equilibrada. Destarte, urgente a celebrao de um pacto social universal no sentido de que no se possa usar o armamento qumico biolgico, como meio mortfero, para destruir ou exterminar a vida na Terra. J no existem dvidas de que tudo na Terra est interconectado e obedece ao sistema de solidariedade csmica. Por conseguinte, no existir paz entre as naes sem que prevaleam princpios da mais elevada eticidade, tendo como referncia o interesse da totalidade dos seres humanos. Sem celebrar um acordo universal para urgente implementao de nova tica, o mundo no poder sobreviver. Trata-se, evidncia, de um projeto de curto prazo, capaz de erradicar a previsvel morte do planeta - seja pela degradao da natureza, seja pelos conhecimentos tcnico-cientficos que vm constituindo-se em ameaa sobrevivncia da espcie. Logo, a se fala sobre um projeto de tica universal!

4.5. Referncias ticas contemporneas


A Moral a cincia dos costumes, e com eles muda. Ela difere de pas em pas e em nenhum lugar permanece a mesma no espao de dez anos. (Anatole France, 1844/1924)

96

Vive-se hoje em um mundo vido de teorizao tica. As conseqncias dos avanos cientficos e tecnolgicos exigem um renascimento tico. A crise por que passa o mundo contemporneo - presente na Cincia, na Filosofia, no Direito e em outras reas do conhecimento - afeta, de igual, o universo tico. Hoje, mais do que nunca, as aes humanas revestem-se de maior risco e perigo. Esses desencadeiam a descrena de tudo e decreta a morte dos ideais e at a de Deus. Eis a origem da crise atual: a morte das ideologias e a morte de Deus. A doutrina do individualismo impera em tudo, provocando o nascimento de inmeras questes de ordem tica. Hoje o conhecimento tcnico , em parte, periculoso, afetando os modos de agir humano, exigindo uma redefinio tica. Tudo reclama, em face de evidentes ameaas, uma reformulao da tica: tanto no que toca aos efeitos das tecnologias biolgicas quanto da energia nuclear. Nesse novo campo, as morais tradicionais tornam-se impotentes. Uma nova ordem exige que se ponha fim "desmoralizao" do homem, ora carente de referncias. Vive-se "a era do vazio", quando se identifica a falta de transcendncia e de espiritualidade, que somente um novo cdigo moral, assentado em valores assimilados, aceitos e respeitados pela maioria, pode solucionar... Deste modo, a reformulao da tica um imperativo importante, sobretudo visando a questionar a coerncia das ticas aplicadas s novas cincias, tais como a biotica (recapitulando o que foi dito no item 4.4 - Alternativas de natureza tica). J se sabe que a doena moral de nossos dias o reino do Absurdo e do Nada, as trevas do poder egosta, da ganncia e da ambio humana. Nesse contexto, o homem abandona-se do transcendente e da Metafsica (ver item 2.1 Introduo Metafsica).

97

Para ele, Deus est morto e, a partir dessa concluso, abrem-se novos campos ticos, criam-se novos valores, nem sempre condizentes com os ideais de justia, posto que despontam constitudos do vazio e da falta de plenitude. Nesse cenrio, multiplicam-se as religies e as ideologias, contudo sem condies de oferecer exemplos reais de moralidade, tendo em vista que o fundamento da tica no religioso. Recorre-se ao pensamento de Jacqueline Russ:
"Tudo parece, hoje, um retorno filosofia tica: desenvolvimento de novas correntes de pensamento, renascimento do debate tico e multiplicao das discusses. Assim, as reflexes axiolgicas e morais se beneficiam de um favor indito. Biotica, tica dos negcios, vontade de moralizao da coisa pblica (grifo nosso) ou da poltica, tica e dinheiro ... : tudo se passa como se os anos atuais fossem os da renovao tica, os anos 'da moral', aparecendo o estandarte dos valores axiolgicos como referncia ltima de nossas sociedades democrticas avanadas. Sim, a tica 'est na moda' (grifos do autor) e a demanda de moral parece crescer indefinidamente. Cada dia, um novo setor da vida se abre questo do dever" (RUSS, 1999, matria da capa).

Tudo est a exigir novas posturas tais como a edio de leis que assegurem a primazia da pessoa e sua dignidade, o respeito ao corpo humano, como sendo inviolvel, no se podendo convert-lo em objeto de direito patrimonial. Com efeito, s se permite violar a integridade do corpo humano em caso de necessidade teraputica, devidamente comprovada. De igual forma, cabe aqui a advertncia "da proteo da espcie humana" que preveja o amparo tico-jurdico, j a partir do embrio, condenando-se toda e qualquer forma de venalidade dos sagrados direitos da pessoa.

98

Quanto falta de referncias (ou era do vazio), a tica da qual se fala e que se deseja aqui passa pela concepo de um Deus; imanente ao mundo; vem de uma cincia do bem e da verdade, e no dos prazeres efmeros que engendram o sofrimento e o mal. Tal tica pautada por princpios (de) e compromissos com a verdade, a responsabilidade, a liberdade e a igualdade. Aqui se trata, como se v, de uma tica que respeita a vida, no como essncia meramente biolgica, mas, levando em considerao a qualidade (satisfao) de vida, a plenitude de vida. Fala-se aqui de uma tica que tem como contedo e objetivo a felicidade humana. Propaga-se uma tica que, longe das iluses pretensamente salvacionistas, constri uma viso real e libertria de toda a esperana e ainda proclama: "Sejam felizes, no h nada a esperar!" (ver item 1.8 - Viver em plenitude e subitem 2.1.4 Vocao da Filosofia: felicidade). Alude-se a uma tica pautada na justia que distribui, igualitariamente, bens e valores essenciais. Enfim, valoriza-se uma tica que visa ao bem do outro, que no cobia nem subtrai as coisas alheias. Isso o que a separa das muitas ticas vigentes, assentadas no individualismo. Ao contrrio, o que se defende, em sede de biotica, a ao interdisciplinar dos meios que promovem a gesto responsvel da vida humana, tanto no campo da vida quanto no da morte. A biotica aplicada promoo e respeito pela vida humana e sua materializao s leis que defendem os direitos e o respeito ao corpo humano, como sendo bem inalienvel. preciso, pois, fundar a biotica da responsabilidade, primando pela adequao do princpio da justia no mbito da experimentao humana. De outro lado, importa igualmente fundar uma "tica religiosa", destinada a tornar a natureza um verdadeiro sujeito de direito. Tudo para que a vida permanea possvel, para que a espcie humana promova continuamente sua eternidade.

99

Essa "ecologia profunda" representa todas as possibilidades de sobrevivncia, dignidade e justia da humanidade futura. (Ver item 4.8 - Perguntas ao jurista: uma pedagogia!; e ver item 3.7 - Coisa pblica: desiluso, sonho ... )

4.6. Para se atingir a perfeio moral...


"Um excelente modo de fazer o bem a firme deciso de combater o mal." (C. Cant, escritor italiano, 1804/95. Attenzione!, cap. XI) Mesmo que o homem comporte-se com observncia dos elevados preceitos da excelncia intelectual, caso no se conduza de conformidade com a excelncia moral, no age com justia e retido. A excelncia moral (diferentemente da excelncia intelectual) caracteriza-se por priorizar o corao, os afetos e as emoes. A conscincia o juzo supremo da tica individual cuja base de sustentao repousa nos hbitos - os bons hbitos que, na verdade, orientam as disposies de agir em conformidade com medida equilibrada. Assim, torna-se imprescindvel agir, superando o excesso e a falta, mas nem com temeridade, nem com apatia. Trata-se evidentemente de alcanar o equilbrio desejvel para um modo de viver em plena harmonia. A praticidade tica reclama a aquisio de bons hbitos a serem praticados moderadamente, sem deixar de serem justos e corajosos. Para tanto, o homem necessita amadurecer de modo a extirpar do corao e da mente as hesitaes que levam fraqueza moral, as tentaes pelos prazeres fceis e efmeros, as recompensas ilcitas e a tolerncia ao mal. Todas as aes devem, pois, ser praticadas a fim de evitar sofrimentos e alcanar, conseqentemente, a felicidade.

100

Os que buscam nos prazeres imediatos a fonte de realizaes frustram-se e padecem. Toda tica deve ter por contedo e finalidade ser feliz. (Ver itens e subitens: 1.8 - Viver em plenitude, 2.1.4 - Vocao da Filosofia: felicidade, 4.5 - Referncias ticas contemporneas e 4.1 - Objetivo da tica: fazer o bem.) Para viver eticamente, necessrio dominar impulsos naturais, extintivos e biopsicossociais negativos, realizando boas e justas aes conscientemente. Na verdade, a excelncia tica s pode ser alcanada com domnio do equilbrio entre razo e emoo, esperana e conhecimento, desejo e conscincia. No h tica justa sem que os meios de conquista dos objetivos sejam igualmente justos. Da a necessidade do agir consciente, distinguindo o bem do mal de maneira autnoma, e no porque tais meios sejam de aceitao comum. Muito embora um sbio haja dito que "a razo vos dada para discernir o bem do mal" [segundo Dante Alighieri (poeta italiano,1265/1321) Purgatrio, XVX, 75], o modelo tico desejvel no seguir somente os ditames da razo, posto que o homem no inteiramente mental, mas atender tambm vocao emocional (considerando que o ser humano no um ente apenas corporal, mas tambm espiritual). Por fim, para atingir a almejada perfeio moral, preciso reencontrar a verdadeira sabedoria, no contexto de uma vida despojada de falsos interesses e prazeres efmeros de mentiras e de iluses. Longe de construir fantasias presumivelmente confortadoras, o homem deve ter uma viso libertadora que passa pela reforma de si mesmo, preocupado em preservar a ambincia ecolgica, como um verdadeiro sujeito de direito e justia (ver item 4.5 Referncias ticas contemporneas).

101

4.7. Ascenso, decadncia, esperana...


"S se compreende o progresso quando, libertando o rico de sua riqueza, o pobre de sua pobreza e todos da animalidade, ele nos permite erguer a fronte para o cu e, aliviando-nos das necessidades temporais, nos revela as eternas." (Unamuno, 1864/1936) Desde os tempos mais remotos, a Humanidade tem travado guerras estpidas sangrentas e devastadoras. Seja por motivos polticos, econmicos, religiosos ou outro qualquer, o espetculo de injustificveis morticnios dilacera o esprito humano, na escalada mrbida e cruel da insensatez. A Terra sempre viveu perodos de desalento e de desencanto; quando no mais se esperava a maldade e a estupidez do gnero humano, eis que eclode a Primeira Guerra Mundial, utilizando um arsenal armamentista conquistado por meios cientficos e tecnolgicos. Isso veio arruinar um dos fundamentos essenciais da "religio do progresso", tal como haviam preconizado os ancestrais, ou seja, que o progresso salvaria a espcie humana da crueldade, da tolice e da loucura. J no se convence algum de que seja possvel dissipar o flagelo e a misria do gnero humano! A febre do progresso tanto causa o bem quanto o mal. Tudo depende de certa relatividade contextual. Nada absoluto... O sculo XIX trouxe a crena na Cincia, apoiada sobre a tcnica, como nova fase da Histria, apostando no avano triunfal rumo felicidade dos povos (ver item 2.1.4 Vocao da Filosofia: felicidade). Vige, ento, a sabedoria das crenas otimistas, propagadas pelos sumos sacerdotes da "religiosidade cientfica": Comte e Marx, SainteSimon e Renan, Victor Hugo e Michelet.

102

Ao cabo daquele sculo, o mundo encontrava-se mergulhado na euforia do Positivismo: "no credo do mundo sem mistrios, sem medo e sem dio". O Socialismo veio complementar a esperana na implementao da justia social. Contudo, em seguida, eis que, de repente, a Humanidade lanada na barbrie fratricida da chamada Segunda Grande Guerra. Hitler e outros homicidas vieram dar o golpe de misericrdia na religio do evolucionismo tico. Rasga-se o "Evangelho" segundo o qual o avano cientfico e tcnico ia garantir no somente o bem-estar da Humanidade, mas tambm seu aperfeioamento moral. O sculo XX foi testemunha ocular da degenerescncia humana que pde dar razo ao pessimismo, assegurando que as cincias promovem a decadncia das geraes. Essa doutrina faz acreditar no quanto o esprito humano capaz: de Deus ou de diabo um gnio do mal que parece vencer a luta contra o bem, levando a desumanizao ao apogeu, com o nazismo invertendo a rota ascensional da Histria. E, decaindo a crena no progresso, a teoria do aperfeioamento moral do homem desmoronou a "religio da marcha ascensional", consolidada por um duplo movimento de revolta: social e do pensamento filosfico. Bastou isso para a Humanidade tornar-se atia. Atia diante de tudo: do presente, do futuro, e talvez de si mesma. exatamente nesse ponto que se vai encontrar a verdadeira ideologia do mundo hodierno: o progresso material, decorrente da Cincia e da tcnica, desumanizou todas as naes, engendrando a idia de uma aldeia global, onde os pases perifricos pagam um custo monstruoso com a misria quase absoluta de suas populaes. Destarte, o progresso (de soluo) tornou-se problema. Observa-se, por exemplo, a questo da ecologia, do aparato blico armamentista, das substncias qumicas destruidoras do planeta, dos sofisticados meios dos ataques terroristas, da violncia travestida de Cincia e de tecnologia, dando a certeza de que o to sonhado progresso pode ser instrumento tanto do bem quanto do mal.

103

Tudo depende do homem - esse animal que ora se revela anglico, ora incorpora e personifica as foras do mal. Apesar disso, ser que ainda resta alguma esperana no sentido de que os avanos cientficos possam transformar-se em efetivo progresso moral e social? Indubitavelmente, a vida tornou-se menos penosa. No entanto, ruiu a idia de que o progresso pudesse forjar um mundo novo, ressuscitando o velho dilema da Moral que dormitava acuado no fundo da inquietao metafsica: "a razo humana vai-se rebaixar ao instinto animal? Vai recusar as conquistas das cincias como instrumentos do bem e promover sua prpria destruio?". Vem, oportunamente, baila a provocao poltico-filosfica de Hannah Arente, que trouxe a seguinte questo metafsica ao mago da inquietude humana:
"Por que existe o mal radical, e como se comportar em relao a ele? Certo: em nosso mundo, o progresso no est morto. at intrusivo. Mas, grandes deuses, como se tornou modesto!" (PHILO, 1999, p. 111).

4.8. Perguntas ao jurista: uma pedagogia!


"O homem no passa de um canio, o mais fraco da natureza; mas um canio que pensa. No preciso que o Universo inteiro se arme para destru-lo: um vapor, uma gota d'gua basta para mat-lo. (...) Toda a nossa dignidade consiste, portanto, no pensamento. a partir dele que precisamos nos reerguer, e no a partir do espao e da durao, que no saberamos preencher. Esforcemo-nos ento para pensar bem: eis o principio da Moral." (B. Pascal, filsofo francs, 1623/62)

104

J te empenhaste, efetivamente, em conhecer a ti mesmo, excelso, digno e honrado operador do direito? Que buscas empreender, intrpido burocrata de processos interminveis, onde o menos que se persegue a verdade dos homens sedentos de Justia? Tens conscincia de que s, decisivamente, formador de opinio e que teus atos judiciais, e at extrajudiciais, repercutem no crdito ou no descrdito da Justia? O que promoves de real e verdadeiro: interesses particulares ou a legtima e autntica Justia? Com efeito, ages, exclusivamente, de acordo com a lei e os ditames de tua conscincia? A quem defendes, denuncias ou julgas? Os rus pobres, miserveis e desvalidos, ou os que so, inquestionavelmente, culpados, ainda que ricos e poderosos? A quem serves: s elites? Ao poder? s ideologias? Aos injustiados? sociedade? Tomas a lei como instrumento "flexvel" da eqidade, cuja melhor hermenutica atende, especificamente, aos anseios de paz, de justia social e de felicidade humana - ou te apegas a ela com o nico propsito de aplic-la literalmente, mesmo que seja comprovadamente injusta? Acomoda-te em ser apenas mais um, dentre os pretensos donos da verdade, nada fazendo para transformar o poder (posto nas tuas mos) em Justia efetiva - ou te esforas, instruindo-te, sempre e sempre mais, com o fim de produzir solues justas e criativas, junto ao processo em que intervns? Ages movido to-somente por emoo - ou recorres reta razo em todos os atos da tua misso judicial e em tua vida pessoal? No dia-a-dia de tua "profisso", s capaz de tratar, por igual, tanto os fracos quanto os fortes, sem abdicar de decises equnimes, levando em conta o lado humanista em face daqueles que, por infelicidade, caram no lodaal da desgraa?

105

s frgil diante das foras do mal - ou resistes, heroicamente, s presses das classes dominantes, em detrimento das classes desfavorecidas? Esbanjas vaidade pelo poder que ostentas, manejando recursos miditicos para promover-te - ou cultivas a virtude do anonimato, dedicando-te simplesmente s tarefas impessoais e desinteressadas? s humilde, e no prepotente, permitindo o pronto atendimento a todos quantos te procuram, com pacincia e serenidade que a lide requer? possvel enxergar no ru que defendes ou acusas, ou julgas um ser humano frgil, doente, infeliz e desfigurado pelo crime ou no transiges quanto hiptese de ele vir a ser recupervel, capaz de, um dia, voltar a amar? Ests ocupando o honroso cargo apenas pelo poder e aparato que ele contm - ou por amor e vocao tarefa que escolheste? J impuseste que te tratassem por "excelncia" - ou te contentas em ver respeitada a Justia, sem formalismo intil? Igualmente, j foi possvel constatares que o cargo que ocupas no pertence tua propriedade particular, posto que, um dia, havers de perd-lo e, com isso, todo o aparato de vaidade, orgulho e iluses e, ademais, que nada poders levar ao tmulo, alm das virtudes nobres que praticaste? Quem s tu, pois, Operador do Direito: juiz, promotor, advogado, delegado de polcia, serventurio da Justia? Identifica-te com o elevado carter do autntico homem de bem? Por fim, tens coragem para suplantar adversidades e melindres que proliferam no mundo das relaes de poder? A tudo isso podes dar respostas sbias, incorporando-as ao salutar exerccio das atividades institucionais, sem transigir nem abdicar. S depende de ti, Excelncia! A sociedade, por sua vez, requer deferimento ao pleito ora formulado.

Potrebbero piacerti anche