Sei sulla pagina 1di 7

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAISCURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA PSICOLOGIA SOCIALProf.

. VniaNome: Aline Gabriela de Oliveira | | Histria da Psicologia Social: Uma Introduo Maria Ignez Costa Moreira : Doutora Em Psicologia Social pela PUC-SP, Professora Adjunta do Instituto de Psicologia / Mestrado em Psicologia PUC Minas. Suas reas de interesse de pesquisa so: infncia, adolescncia/juventude, famlia. Desenvolvimento A histria algo que deve ser vivida e no apenas um poo de antiguidade que comparado com coisas velhas e arcaicas e sim como um conjunto de informaes e conhecimentos novos que devem ser apreciados. Para falar sobre Psicologia Social indispensvel relembrar sua histria que teve incio com a publicao do livro Introduo Psicologia Social de William McDougall que tratou as caractersticas mentais do homem e de suas tendncias inatas e descreveu como tais tendncias da mente humana atuam na vida das sociedades (Machado, 1987 p.16). Devemos citar tambm alguns estudiosos que marcaram a Psicologia, como Freud, Gustave Le Bon, Wundt, Farr dentre outros que influenciaram a rea, trazendo numerosas contribuies. Os territrios geogrficos onde foram executadas as pesquisas tambm indicaram territrios tericos, mas que conseguiram se interpenetrarem, trocarem informaes e negociaram tornando a cincia como um palco sem relaes de poder. Segundo Robert Farr (1998) a Psicologia Social teve seu desenrolar em trs diferentes territrios: o norte-americano, o europeu e sul-americano. Tendo suas razes na Europa e se desenvolvendo nos USA, isso devido ao fluxo migratrio de muitos cientistas europeus e judeus, devido as grandes guerras e pelas perseguies nazistas. O solo americano foi propcio ao desenvolvimento da psicologia social, que foi impulsionada pela segunda guerra mundial. Bogardus contribuiu no campo da Psicologia Social, realizando estudos nas situaes artificiais das atitudes, dos preconceitos, e as formas de comunicaes humanas. Aprendendo que o grupo exercia uma grande influncia no indivduo, fazendo este mudar seus prprios princpios em busca da mdia grupal. Outro estudioso importante foi Kurt Lewin (1890-1947) que desenvolveu a Dinmica de Grupo, utilizada at nos dias remotos. A sociedade necessita de uma harmonia essencial, que quando no exercida causa uma grande disfuno, que atravs de uma interveno correta superada fazendo a sociedade retornar ao seu estado de equilbrio. Essa disfuno tratada pelos psiclogos sociais. Ainda com os estudiosos americanos, destaca George Mead (1863-1931) que associado ao movimento Interacionismo Simblico que orientado aos problemas abstratos das relaes entre as pessoas, a sociedade e a interao. At a dcada de 70, a Psicologia Social latino-americana e a brasileira, foi influenciada pela psicologia social norte-americana, sendo o mtodo de estudo o experimental e a viso da sociedade (funcionalista) importada. Nessa poca houve a crise da psicologia social ou crise de referncia que quebrou paradigmas. Comearam ento extrair fenmenos psicolgicos de

fenmenos sociais (Bernardes, 1998 p.31). J na Europa um grande representante o francs Moscovi, seus estudos foram sobre as representaes sociais e as minorias ativas, estabelecendo um dilogo com as cincias sociais e a psicanlise. Para analisar o desenvolvimento da psicologia social segundo Farr (1994) foi proposto duas categorias: a Psicologia Social Psicolgica que busca explicar fenmenos sociais e coletivos atravs do comportamento individual, e a Psicologia Social Sociolgica que busca compreender a relao entre o individual e o coletivo. Sawaia (1995) diz que a viso latino-americana da Psicologia Social a uni ao pensamento tico, e articulou-a em trs pilares, o psicossocial e eminentemente tico as relaes dos indivduos com a sociedade tica, o pensar na dimenso psicossocial em relao liberdade que no como um dom natural humano, e a aceitao que a subjetividade humana no est fora do reino da tica, pois alm do pensamento. Ele trouxe tambm mudanas nos procedimentos metodolgicos na Amrica Latina e no Brasil. Seus instrumentos metodolgicos como o survey so altamente utilizados, para compreender uma razo tica e empoderar os grupos sociais silenciados. Concluindo a cincia filha do tempo, ou seja, ela produzida na e pela histria e, claro transforma e transformada da histria. Neste sentido, a cincia no neutra. (pg. 14) Comentrios Pessoais A histria da Psicologia Social deve ser entendida e estudada, para que se tenha uma compreenso dos processos e mtodos utilizados hoje em dia nesse campo. Levando em considerao o fato de ter se desenvolvida na poca de grandes guerras e conflitos, que causaram mudanas no modo de pensar individual e coletivo, encontrar o ponto inicial desses estudos e em qual situao viviam os estudiosos a melhor forma de entend-la.

Resumo do Artigo: Histria da Psicolgia Social DA AUTORA: Maria Ignez Costa Moreira Doutora Em Psicologia Social pela PUC-SP Professora Adjunta do Instituto de Psicologia / Mestrado em Psicologia PUC Minas. Possui como publicaes mais recentes: Moreira, Maria Ignez Costa. A formao em Psicologia Social. In Psicologia Social - articulando saberes e fazeres/ organizado por Cludia Mayorga e Marco Aurlio Mximo Prado. - Belo Horizonte: Autntica, 2007; Moreira, Maria Ignez Costa; BEDRAN, Paula Maria e CARELLOS, Soraia D.M.S. A Famlia sob medida: a medida da famlia. Pulsional. Revista de Psicanlise. ano 20, n. 192, dezembro/2007 p.70-81. Suas reas de interesse de pesquisa so: infncia, adolescncia/juventude, famlia.

RESUMO:

I- INTRODUO Histria nunca apresenta-se em linhas retas, pois seus caminhos so tortuosos. Por outro lado, ela tambm no segue como simples produto de uma evoluo, em uma etapa de ordem crescente do menos ao mais evoludo, uma vez que histria feita de contradies. E o motor da histria, segundo Marx, so os conflitos.

Ao observarmos a histria da psicologia como cincia, deparamos com a clareza pela qual a autora nos mostra a histria da psicologia social de como tal processo ocorre. Considerando seu relato na introduo que a historia feita de contradies, podemos entender como se dar a construo do conhecimento cientifico, assim permite nos criar diferentes formas de percepo da historia. Sabemos que nenhuma cincia neutra; toda cincia est comprometida ideologicamente. Neste sentido, a autora cita vrios autores fundamentais como marco inicial da psicologia social, na medida em que cada um deles tem concepes e mtodo diferentes. Com o estudo dos fenmenos psicolgicos, depende da concepo de ser humana, a psicologia social, entre os sculos XIX e XX tornou-se objeto de grandes discurses por estudiosos filiados a diversas concepes epistemolgicas. Isto porque no domnio da cincia psicolgica coexistem vrias concepes sobre os homens e tambm que nenhuma detentora da verdade (pag. 4).

II- O MARCO INICIAL Teve seu marco em 1908, na Inglaterra, com o livro publicado por Willians McDougall Introduo Psicologia Social, sendo um sucesso, provocando sua reedio trs vezes em dez anos, provocando a criao da primeira cadeira de Psicologia Social em Harvard, 1917, sendo em 1920 McDougall a ocupara. McDougall preocupou muito em descrever instintos, emoes, os sentimentos individuais e o modo como estes levam o indivduo a operar na vida social. Em 1921 revisto por Freud.

Wundt tambm tem um papel fundamental nesse ato fundador com seu laboratrio de Psicologia na Universidade de Leipzig. Seus objetos de estudo eram a linguagem, religio, mitos, magia, entre outros fenmenos semelhantes, considerando que estes fenmenos emergiam da recproca interao de muitos. Entre os sculos XIX e XX o debate em torno da Psicologia Social tornou-se mais equipado por estudiosos filiados a diversas concepes epistemolgicas. No domnio da cincia psicolgica coexistem vrias concepes sobre os homens e tambm que nenhuma detentora da verdade. O principal objetivo da psicologia social visa compreenso do ser humano quanto sociedade em contnua transformao em uma relao de influncia recproca, mas sabendo que a psicologia social teve suas razes na Europa leva-nos a considerar as grandes influencias norte-americana. Desta forma, o mtodo de estudo e a viso de sociedade eram importados.Com base nessas influencias a sociedade era considerada como homognea no levando em considerao a historia do indivduo. Um dos estudiosos citados pela autora o Kurt Lewin muito importante nos estudos de grupos, que considerava os grupos como campos de fora, criando assim a expresso, com palavras da fsica, Dinmica de Grupo, levando a compreenso do funcionamento dos pequenos grupos, que foi considerada muito importante para alcanar a compreenso do funcionamento da sociedade. (pag.6). Em 1980 surge a ABRAPSO marcando o rompimento da psicologia social brasileira com o paradigma social norte-americano. O objetivo agora seria compreender o sujeito humano e os fenmenos coletivos encarnados na histria. A sociedade, ento, no mais vista como harmnica, mas sim como conflituosa, e o conflito estrutural, por outro lado aproximam-se do mtodo dialtico, com o rompimento da tradio dominante (pag.9). Os fenmenos estudados pela psicologia social referem-se a processos que acontecem em nosso interior e que so construdos durante a nossa vida, buscando compreender a relao entre o indivduo e o coletivo. So processos contnuos, que nos permitem pensar e sentir nos comportarmos das mais diferentes formas, nos adaptarmos realidade e transformamos. Esses processos constituem a nossa subjetividade. Pois a subjetividade humana que faz a diferena entre o indivduos.

III- A VIAGEM PELOS CONTINENTES: A PSICOLOGIA SOCIAL MODERNA Robert Farr um historiador contemporneo da Psicologia Social que prope analisar sua trajetria atravs de trs diferentes territrios: o norte-americano, o europeu e o sulamericano. Afirma que a Psicologia Social moderna teve suas razes na Europa, porm se desenvolveu nos Estrados Unidos, devido perseguio nazista aos judeus e cientistas. A primeira guerra mundial propiciou o desenvolvimento de teses psicomtricas, enquanto que na segunda guerra propiciou o impulso da psicologia social. Um objeto de estudo desses psiclogos sociais era a atitude. Em 1925 Bogardus desenvolveu as primeiras escalas de atitude, para medir a quantidade de preconceito racial. Kurt Lewin um nome muito importante nos estudos de grupos, era europeu e mudou-se para os EUA em 1933. Considerava os grupos como campos de fora, criando assim a expresso, com palavras da fsica, Dinmica de Grupo. A compreenso do funcionamento dos pequenos grupos foi considerada muito importante para alcanar a compreenso do funcionamento da sociedade. Cada parte da sociedade exerce uma funo que visa preservar o todo. A Psicologia Social Sul-Americana foi fortemente influenciada pela norte-americana at a dcada de 70, com professores formados em Harvard e porque os Estados Unidos eram uma grande potncia. Desta forma, o mtodo de estudo e a viso de sociedade eram importados. As ditaduras militares, as injustias sociais, a opresso vivida nas dcadas de 60 e 70 propuseram a ruptura da Psicologia Social. Em 1980 surge a ABRAPSO marcando o rompimento da psicologia social brasileira com o paradigma social norte-americano. O objetivo agora seria compreender o sujeito humano e os fenmenos coletivos encarnados na histria. A sociedade, ento, no mais vista como harmnica, mas sim como conflituosa, e o conflito estrutural, por outro lado aproximam-se do mtodo dialtico, com o rompimento da tradio dominante. Na Europa, um grande representante de Psicologia Social o francs Moscovini com seus estudos sobre as representaes sociais e as minorias ativas. Esta psicologia tambm exercer, a partir da dcada de 60, uma forte influncia na formao dos psiclogos sociais brasileiros.

IV- PSICOLOGIA SOCIAL PSICOLGICA E PSICOLOGIA SOCIAL SOCIOLGICA Psicologia social psicolgica busca explicar os fenmenos sociais e coletivos a partir do estudo do comportamento dos indivduos e descobrir suas regularidades, regularidades estas que so trazidas como leis do comportamento humano. Argumenta-se que o indivduo o centro das anlises. Esta forma marcante na produo norte-americana e tem como pressuposto terico e metodolgico o Behaviorismo e a Gestalt. Psicologia social sociolgica busca compreender a relao entre o indivduo e o coletivo. buscar compreender como o sujeito humano constri sentido para a sua vida e suas experincias. A escolha de uma como a outra est relacionada com a posio do pesquisador diante da sua tica.

V- ASPCTOS TICOS E METODOLGICOS NA PSICOLOGIA SOCIAL SAWAIA argumenta que a viso latino-americana de psicologia social a torna inseparvel do pensamento tico. Este pressuposto est articulado em trs pilares: 1- o psicossocial eminentemente tico e a tica no autnoma; 2- pensar na dimenso psicossocial nos coloca diante da questo da liberdade, e a liberdade no como dom natural humano; 3- as emoes, percepes e pensamentos so atividades humanas inseridas e formuladas no quadro dos valores sociais. Esta nova forma de pensar trouxe mudanas nos procedimentos metodolgicos de pesquisa em psicologia social na Amrica Latina e no Brasil. Conhecer o mundo significa transformar o mundo. Os objetos metodolgicos das entrevistas so amplamente utilizados numa razo tica de empoderar os grupos sociais silenciados. A psicologia sul-americana passa a fazer uma pesquisa para compreender o fenmeno da excluso de crianas e adolescentes brasileiros, pressupe escutar as prprias crianas e adolescentes, por exemplo. Os Estudos de Casos ganham grande espao nas pesquisas em Psicologia Social, rompendo-se o paradigma experimental. Quando um pesquisador elabora um problema que diz respeito s relaes sociais e ao modo como os sujeitos humanos produzem sentido para a sua vida, ele produz um conhecimento que interfere na realidade.

VI- PARA CONCLUIR A cincia no neutra. Para termos algumas pistas para refletirmos sobre estas questes, precisamos compreender as formas plurais de construo de identidade humana bem como so constitudas.

Potrebbero piacerti anche