Sei sulla pagina 1di 12

FISIOLOGIA DE FUNGOS: ASPECTOS DO CRESCIMENTO E REPRODUO

CRESCIMENTO
Crescimento: aumento irreversvel em volume, envolvendo mudanas nos componentes, metabolismo, forma e funo. Fungos miceliais: diviso celular e aumento da clula Estgios de crescimento

esporo esporulao germinao

crescimento vegetativo I - ESPORO uma parte distinta do miclio especializada para reproduo, sobrevivncia e disperso. Tem como caractersticas: _ baixo metabolismo; _ pouca gua; _ desprovido de movimento citoplasmtico; II - GERMINAO Fases da germinao 1. A morfologia e fisiologia muda no interior do esporo; 2. Ocorre a ao do tubo-germinativo na parede do esporo; 3. Elongao do tubo germinativo e o estabelecimento do crescimento polar; Esporos so responsveis pela disperso e sobrevivncia dos fungos. _ Esporos de dormncia fase de dormncia (antes da germinao):

_ Controle endgeno: requer baixa temperatura durante algum tempo, necessitando de algum choque para que possa desenvolver as mudanas fisiolgicas e morfolgicas dentro do esporo; _ Controle exgeno: esporos germinam em condies favorveis, dependem das condies do meio ambiente, condies apropriadas para a germinao (umidade, temperatura, nutrientes, etc...) Parede impermevel (dormncia)

Estmulo externo: qumico ou fsico

esporo altera permeabilidade de membrana

Fonte externa de nutriente/gua

aumento de volume do esporo poros germinativos tubo germinativo

Incio da germinao

O poro germinativo inicia-se pela diferena de cargas na membrana, como a presso interna maior, a membrana tende a sair pelo poro, formando ento o tubo germinativo, neste ocorre uma grande sntese de substncias, e com isso aumenta o consumo de oxignio, gua e nutrientes.

III - CRESCIMENTO SOMTICO Crescimento vegetativo envolve a elongao do tubo germinativo na extremidade. Quando ocorre a ramificao do tubo germinativo da-se o nome de HIFA. Um conjunto de hifas formam o miclio que constitui o corpo do fungo. Uma colnia representa o crescimento somtico/reprodutivo dos fungos em cultura.

Uma colnia fngica pode crescer esfericamente (meio lquido) e circularmente (meio slido). Elongao das hifas Ocorre nas extremidades; as partes mais velhas so incapazes de crescer, mas podem formar novo protoplama.

POSICIONAMENTO DAS ORGANELAS NO PICE DAS HIFAS

REPRESENTAO HIPOTTICA DA PAREDE CELULAR

DIAGRAMA INTERPRETATIVO DA SEQNCIA DE ACONTECIMENTOS NA EXPANSO DO PICE DAS HIFAS.

O material transferido do RER para o Complexo de Golgi; do Complexo de Golgi a vescula (cisterna com o contedo e membrana) migram para o pice da hifa, nesse caminho elas podem fundir-se. As vesculas se acumulam no pice da hifa e se fundem com a membrana plasmtica, liberando seu contedo na regio da parede.

Septos Os septos desenvolvem-se da parede para o interior.

Conforme caminhamos para as regies mais afastadas do pice, ou zona de crescimento, ocorre um aumento na vacuolizao da hifa, os septos podem se obliterar , e o material no consegue ir para o pice .

Ramificao das hifas A ramificao das hifas ocorre para a explorao do substrato e pela dominncia apical.
Quando corta-se a hifa lider as subordinadas se desenvolvem

Hifa lider

Hifas subordinadas

O padro de ramificao das hifas no ambiente natural alterado quando o fungo cresce em meio de cultura. Na natureza as hifas vo em direo ao alimento. No meio de cultura o alimento est em toda a volta, por essa razo que nas culturas o fungo cresce circularmen

CINTICA DO CRESCIMENTO FNGICO Leveduras em meio lquido. Leveduras so fungos unicelulares que apresentam diviso em duas clulas.

I
Densidade de clulas

II

III

IV

VI

Tempo Estgio I (Fase lag) - nenhuma diviso celular; Estgio II (Fase de acelerao) - incio da diviso celular, transio entre dormncia e crescimento; Estgio III (Fase exponencial) - diviso celular atinge o maior aumento do nmero de clulas e mantm-se uniforme; Estgio IV (Fase de desacelerao) - diminui a diviso celular; Estgio V (Fase estacionria) - no existe crescimento adicional, a produo de clulas igual a morte de clulas. Estgio VI (Fase de declnio) - diminui o nmero de clulas viveis, aumento de clulas mortas;

CINTICA DO DESENVOLVIMENTO FNGICO Fungos filamentosos (miceliais). Nesses fungos o crescimento restrito as extremidades das hifas, portanto no sujeito a uma anlise quantitativa precisa.
Pode passar para a fase reprodutiva

II

III

Densidade ptica ou peso seco

Tempo Estgio I (Fase lag) - sem crescimento aparente; Estgio II (Fase linear) - crescimento rpido, linear; Estgio III (Fase de declnio) - no existe crescimento, diminuio do peso seco devido a autlise; Avaliao do crescimento fngico _ Peso fresco: - registros seqenciais (favorvel) - variaes no contedo de gua (desfavorvel) _ Peso seco: - medida mais absoluta - registro de uma nica vez _ Dimetro/raio da colnia: - registros seqenciais - estimativa grosseira _ Mtodo bacteriolgicos (clula isolada - leveduras) - turbidimetria - nmero de clulas _ Dosagem de protenas: - miclio dificil de separar do meio - necessidade de controle _ Dosagem de ergosterol: - miclio dificil de separar do meio - trabalhosa/cara - mais precisa

IV - ESPORULAO (REPRODUO) Quando os nutrientes esto em abundncia e disponveis, o fungo fica preferencialmente no estgio assimilativo (vegetativo), porm quando os nutrientes no esto mais disponveis ou algum fator adverso ocorreu ele passa para o modo reprodutivo. As hifas podem passar por um perodo de dormncia antes de esporular.

meio nutritivo

meio pouco nutritivo

No de frutificao somtico reprodutivo

Absoro de nutrientes Os fungos absorvem seus nutrientes atravs da utilizao de enzimas digestivas extracelulares, as quais promovem a quebra das molculas, tornando estas passveis de absorso. Molculas pequenas (amino cidos, acares) so absorvidas diretamente. Molculas grandes (celulose, amido, protenas) necessitam de uma digesto preliminar extracelular. Enzimas extra-celulares Molculas grandes Exterior Interior da clula enzimas intra-celulares molculas simples absorvidas Molculas simples

HIFA

enzimas intracelulares absoro pela hifa

enzima B enzima A

unidades solveis do polmero

polmero insolvel

produtos intermedirios

Digesto e absoro nos fungos Absoro: Todos os ons mais as molculas passam atravs do plasmalema, sendo este semipermevel, controlando o movimento do soluto. _ A gua entra na hifa por difuso passiva ( osmtica); _ Ctions (K, NH3, Mg, Ca, Fe) so absorvidos por transporte ativo; _ Glicose e outros acares entram por difuso facilitada e os amino-cidos por transporte ativo.

Requerimento nutricional difcil determinar no habitat natural, porm em cultura pura possvel. Substrato natural: so baratos, fceis de preparar e suportam o crescimento de muitos fungos, porm tm composio desconhecida. Substrato sinttico: apresenta concentrao e composio conhecida e pode ser duplicado, porm alguns fungos crescem pouco ou no crescem.

Elementos essenciais foram determinados atravs de estudos nutricionais. Macroelementos: _ no metlicos: C, N, H, O, S, P; _ metlicos: K, Mg; Os macroelementos tem funo na atividade enzimtica, cidos nuclicos e amino cidos. Microelementos: Fe, Cu, Mn, Zn, Mo, B, Ca; Os microelementos atuam na ativao de enzimas e na sntese de vitaminas. Vitaminas (compostos orgnicos que funcionam como co-enzimas): _ todos os fungos necessitam de vitaminas do complexo B, porm aparentemente no necessitam de vitaminas A, D, E. _ sintetizam: tiamina, biotina, piridoxina, cido nicotnico, cido pantotnico, inositol, riboflavina, cido p-amino benzoico.. INFLUNCIA DE FATORES ABITICOS LUZ Fototropismo A maioria dos fungos apresentam fototropismo positivo, porm alguns apresentam fototropismo negativo, como o caso do tubo germinativo de alguns fitopatgenos. Especto de ao: a maioria dos fungos respondem nas faixas: _ UV-C: 100-280nm _ UV-B: 280-320nm _ UV-A: 320-380nm _ Azul: 380-500nm _ Verde (ou amarelo) a vermelho: 500-700nm Os fungos podem ser influenciados pela luz no sentido de produzir, em cultura, anis de esporulao (luz) ou anis de crescimento vegetativo (escuro). Ritmos circadianos: um tipo de ritmo biolgico que tem a periodicidade de 24h, que o ciclo diurno da terra. Os fungos apresentam ainda um ritmo endgeno que persiste sob luz contnua ou escuro com periodicidade de 24h, e afeta o crescimento, esporulao e pigmentao. pH Todos os fungos esto em contato com solues aquosas, portanto, concentraes de ons de hidrognio influenciam no seu crescimento. O pH afeta principalmente:

_ disponibilidade de certos ons metlicos (Mg + P = formam complexos em pH alto, pois ficam insolveis); _ permeabilidade celular alterada na passagem de ctions e nions; _ pH celular interno afeta atividade enzimtica, sendo o pH timo entre 4-8; _ pH timo para o crescimento da maioria dos fungos de 7; _fungos alteram o pH do meio; Umidade Os fungos requerem altos nveis de umidade para seu pleno crescimento: _ Mximo crescimento: 95-100% _ crescimento diminui: 80-85% _ poucos crescem: < 60% Aerao O crescimento da maioria dos fungos inibido por altas concentraes de CO2 (quantidade varivel), alguns fungos toleram at 75%. Praticamente todos requerem oxignio para o crescimento. A utilizao de compostos de carbono ou nitrognio afeta a quantidade de oxignio disponvel na atmosfera. O mais importante que o oxignio e vital respirao celular!!!!

Potrebbero piacerti anche