Sei sulla pagina 1di 5

IntroduoaoDireitodasObrigaes

AnoogeraldeobrigaofoiexaminadaemnossaIntroduoaoDireitodasObrigaes. Tratasedoexpedientejurdicomedianteoqualsurgeovnculoentredoissujeitosumativoe ououtropassivo.Aosujeitopassivocompetecumprirapresta oaqueest adstritoeagindo nessesentidopropiciar:(i)asualiberaofaceaocredor;(ii)aextinodaprpriaobrigao ondeestimerso. Asrelaesobrigacionaisnoestonecessariamentefadadasaosucesso,quesetraduzcomo cumprimentoobrigao.Odesejodocredorqueodevedor(sujeitopassivo),satisfaademodo voluntriooucoativo,aprestao.Quandoissonoseverifica,surgeapossibilidadedesevaler da sujeio do patrimnio do devedor. Contudo, devemos destacar que esta op o s vai apareceremmomentoposterior,naexecuocoativa,comaintervenodopoderdoEstado. Aquiobservamosdeformaclaraosdoiselementosessenciaisdaobrigao:odbito(debitum, Schuld,emalemo)earesponsabilidade(obligatio,Haftung). Naestruturadaobrigao,crucial aexistnciadedoissujeitos.Um osujeitoativo,ou credor. ativonosentidodequetitularizaocrdito.Nopoloopostoest osujeitopassivo,ou devedor,obrigadoaoexercciodeumadeterminadaprestaopelaqualpodeviraresponder peloseupatrimnionocasodeinadimplemento(haftung). Anoodedeterminabilidadetambm outrotraodasobrigaes.Ossujeitosdevemser determinveis,emborapossamnoser,desdeoincio,determinados.Nonecessrioquedesde aorigemdaobrigaohajaindividuaoprecisadocredoredodevedor,masnoobstante,no momentodarealizaodaobrigaoossujeitosdevemserconhecidos. Umexemplodeindeterminaodesujeitonaformaodovnculoobrigacionalocorrena promessaderecompensa.Napromessa,odevedor certo(quemfezaoferta),masocredor indeterminado,vindoaconstituiseaquelequeadimplircomosrequisitosespecificados. Outro exemplo, dessa vez de indeterminaonopolo passivo, o caso do adquirente de imvelhipotecadoquerespondepelopagamentodad vidaemboranotenhasidoodevedor originrio. Oobjetodarelaoobrigacionalaprestaoqueconstituiumaatividade,umacondutado devedor.fundamentalmenteumdar,umfazerouumnofazeralgo.Aprestao,portanto,a atividadedodevedoremproldocredor,queseconstituinoobjetoimediatodaobrigao.H tambmumobjetomediato,quenadamaisdoqueumobjetomaterialouimaterialsobreoqual incideaprestao.Dessaforma,quandoserefereaoobjetodaprestao,estsendoenfocadoo objetoimediato;quandosemencionaoobjetodaobriga o,arefernciaseroobjetomediato. Porexemplo,naobrigaodepintarumquadro(obrigaodefazer),aprestao,ouobjeto imediato, o ato de pintar. O objeto mediato nada mais ser do que a prpria tela que consubstanciaaaorealizada.

Obrigaespropterrem
Adistinoentredireitosreaiseobrigacionais umexpedientequeservemuitomaispara finstericosdoqueparaaplicaopraticadosprofissionaisjurdicos.Todavia,cumpreobservar queessasdiferentesmodalidadesdedireitosconstantementeserelacionam.N osouniversos de todo apartados e, nesse sentido, podese perceber situa es onde oproprietriotornase sujeitodeobrigaessomenteporserproprietrio. Um exemplo de obrigaopropter rem a necessidade de arcar com as despesascondominiaisdeimveis,conformedispositivoconstantedoartigoart.1315doCdigo Civil.Aobrigaosevinculaquelequedetmapropriedadeenopermanececomomesmono caso, por exemplo, de alienao do bem. O novo proprietrio quem arcar com as cotas vincendas,inclusivecomaquelasquemesmovencidasaindan oforampagas. Qualquer outro indivduo que o suceda nessa posio de proprietrio ou possuidor igualmente assumir tal obrigao. No obstante, o proprietrio poder liberarse daobrigaonomomentoemqueabdicardacondiodeproprietrio.

Analisando a etimologia da expressopropter rempercebese ocontedodessa obrigao:propter,comopreposiosignificaemrazode,emvistade.Tratase,pois,de umaobrigaorelacionadacomacoisa(rem),umaobrigaoquesurgeemvistadessa. A obrigaopropter remcontraria a espcie regular de obrigaes. Nas obrigaes civis, os sucessores a ttulo particular no substituem em regra o sucedido em seu passivo. J nas obrigaespropterrem,osucessorattulosingularassumeautomaticamenteasobrigaesdo sucedido,aindaquenosaibadesuaexistncia.ocasodoadquirentedeimvelquedevearcar comtodasastaxascondominiaisemmora. Aproximandonosdateoriapersonalista,situamosoelementodiferencialnacaracterizaodo sujeitopassivo:odireitodecrditoimplicaumarelaoqueseestabeleceentreumsujeitoativo eumsujeitopassivo,criandoafaculdadeparaaqueledeexigirdesteumapresta opositivaou negativa;noutrostermos,odireitodecrditopermiteaosujeitoativoexigirespecificamenteuma prestaodedeterminadapessoa.Aorevs,odireitoreal,comumsujeitoativodeterminado,tem por sujeito passivo a generalidade annima dos indivduos. A situao jurdicocreditria oponvel a um devedor, a situao jurdicoreal oponvelerga omnes.O direito de crdito realizasemedianteaexigibilidadedeumfato,aqueodevedorobrigado;odireitorealefetiva semedianteaimposiodeumaabsteno,aquetodossesubordinam.Oobjetodarelao creditriaumfato;odarelaoreal,umacoisa. Direitopessoalconsistenumvnculojurdicopeloqualosujeitoativopodeexigirdosujeito passivodeterminadaprestao.Constituiumarelaodepessoaapessoaetemcomoelementos o sujeitoativo, osujeitopassivo e aprestao.Direitorealpode ser definido comoopoder jurdico,diretoeimediato,dotitularsobreacoisa,comexclusividadeecontratodos.Temcomo elementosessenciais:osujeitoativo,acoisaearelaooupoderdosujeitoativosobreacoisa, chamadodomnio.

IMPORTNCIADODIREITODASOBRIGAES
O direito das obrigaes exercegrande influncia na vida econmica, em razo, principalmente,danotvelfrequnciadasrelaesjurdicasobrigacionaisnomodernomundo consumerista.Intervmelenavidaeconmica,nos naproduo,envolvendoaquisiode matriaprima e harmonizao da relao capitaltrabalho, mas tambm nas relaes de consumo, sob diversas modalidades (permuta, compra e venda, loca o, arrendamento, alienao fiduciria etc.) e na distribuio e circulao dos bens (contratos de transporte, armazenagem,revenda,consignaoetc.). Podese afirmar que o direito das obrigaes retrata aestrutura econmica da sociedadee compreende as relaes jurdicas que constituem projees da autonomia privada na esfera patrimonial. Manifestase sua importncia prtica ainda pelacrescente frequncia, no mundo moderno,daconstituiodepatrimnioscompostosquaseexclusivamentedettulosdecrdito correspondentesaobrigaes. Aocontrrio do direito das coisas, que segue o princpiodonumerus claususe se esgota em limitada tipificao submetida a disciplina uniforme, odireito dasobrigaes se estende a todasasatividadesdenaturezapatrimonial,desdeasmaissimplesatasmaiscomplexas.

CARACTERSTICASPRINCIPAISDODIREITODASOBRIGAES
Maria Helena Diniz, com espeque em Serpa Lopes e Antunes Varela, apresenta os seguintes caracteresdosdireitosdecrdito:sodireitosrelativos,umavezquesedirigemcontrapessoas determinadas, vinculando sujeito ativo e passivo, no sendo oponveiserga omnes, pois a prestao apenas poder ser exigida do devedor; so direitos a umaprestao positivaounegativa,poisexigemcertocomportamentododevedor,aoreconheceremodireito docredordereclamla. O direito das obrigaes tem por objeto direitos de naturezapessoal, que resultam de um vnculo jurdico estabelecido entre ocredor, como sujeito ativo, e odevedor, na posio de sujeitopassivo,liameestequeconfereaoprimeiroopoderdeexigirdo ltimoumaprestao. Tambmdenominadosdireitosdecrdito,osdireitospessoaisouobrigacionaisregemvnculos patrimoniaisentrepessoas,impondoaodevedorodeverdeprestar,isto,dedar,fazerouno fazeralgonointeressedocredor,aquemaleiasseguraopoderdeexigirtalpresta opositiva

ounegativa.SegundoRobertodeRuggiero,oobjetodaprestaodevenecessariamenteter umcontedoeconmicoousersuscetveldeumaavaliaopatrimonial;casocontrriofaltaria aointeressedocredorapossibilidadeconcretadeseexercer,nafaltadecumprimento,sobreo patrimniododevedor.... precisamenteapecuniariedadequedistingueaobrigaoemsentidotcnicodenumerosos atosimpostospelavidasocial,cujarealizaoindiferenteaodireitoouesteoscolocaemrbita diferente,porexemplo,afidelidaderecprocadoscnjuges,odeverdeobedinciadofilhoaopai eodeverderespeitarapropriedadealheia.

Figurashbridas
Adoutrinamencionaaexistnciadealgumasfigurashbridasouintermdias,quesesituam entreodireitopessoaleodireitoreal.Hbrido oqueseoriginadocruzamentooumisturade espciesdiferentes. Essas figuras, que constituem, aparentemente, um misto deobrigaoe dedireito real, provocam certa perplexidade nos juristas, que chegam a darlhes, impropriamente, o nome deobrigaoreal.Outrospreferemaexpressoobrigaomista. Os jurisconsultos romanos as denominavam, com mais propriedade,obligationes ob remoupropterrem.Osnusreais,umadasfigurashbridas,tmmaisafinidades comosdireitos reaisdegarantia.

POSIODODIREITODASOBRIGAESNOCDIGOCIVIL
OCdigoCivilde1916,emboratenhasofridoinflunciadodireitoalemo,distribuaoslivros daParteEspecialdeformadiferentedoBGB,colocandooDireitodeFam lialogoapsaParte Geral,vindoaseguiroDireitodasCoisas.SdepoissurgiaolivrodoDireitodasObrigaes, antecedendoodoDireitodasSucesses.Essaorientaorefletiaasituaodopaspocade sua elaborao, caracterizada por uma sociedade agrria e conservadora, que conferia importncia primordial ao pai de famlia e ao proprietrio, bem como o apego ao individualismoeconmicoejurdico. TalestruturaeracriticadaporOrlandoGomes,paraquemodireitodasobrigaesdeveriaser estudadologoapsaParteGeral,precedendo,pois,aodireitodascoisas,aodireitodefamliae aodireitodassucesses. OCdigo Civil de 2002, atentando para o fato de que as relaes jurdicas de natureza obrigacional podem ser estudadas independentemente doconhecimento das no es especiais pertinentes famlia, propriedade e herana e que os princpios e a tcnica do direito obrigacionalinfluememtodososcamposdodireito,alterouaordemdoslivros,adotandoa sistemticaalem.Trazassim,emprimeirolugar,apsaParteGeral,olivrodoDireitodas Obrigaes.Seguemse,pelaordem,oslivrosdoDireitodeEmpresa,doDireitodasCoisas,do DireitodeFamliaedoDireitodasSucesses.

AUNIFICAODODIREITOOBRIGACIONAL
DesdeofinaldosculoXIXseobservaumatendnciaparaunificarodireitoprivadoe,assim, disciplinarconjuntaeuniformementeodireitocivileodireitocomercial. Algunspasestiveramexperinciassatisfatriascomaunificao,comoSua,Canad,Itliae Polnia.Emverdade,nosejustificaqueummesmofenmenojurdico,comoacompraevenda e a prescrio, para citar apenas alguns, submetase a regras diferentes, de natureza civil e comercial.Poroutro,asreferidasexperinciasdemonstraramqueauniformizaodeveabranger osprincpiosdeaplicaocomumatodaamatriadedireitoprivado,semeliminaraespecfica atividademercantil,queprosseguiriaconstituindoobjetodeespecializa oeautonomia. Desse modo, amelhorsoluo no parece ser aunificao do direito privado, mas, sim, a dodireito obrigacional. Seriam, assim, mantidos os institutos caractersticos do direito comercial,osquais,mesmoenquadradosnodireitoprivadounitrio,manteriamsuafisionomia prpria,comotmcaractersticaspeculiaresosprincpiosinerentesaosdiversosramosdodireito civil,nodireitodefamlia,dassucesses,dasobrigaesoudascoisas.

MiguelRealeafirmaque precisocorrigir,desdelogo,umequvocoqueconsisteemdizerque tentamosestabeleceraunidadedodireitoprivado.Essen ofoioobjetivovisado.Oquena realidade se fez foi consolidar eaperfeioaro que j estava sendo seguido no Pas, que era aunidade do direito das obrigaes. Como o Cdigo Comercial de 1850 se tornara completamente superado, no havia mais questes comerciais resolvidas luz doCdigo de Comrcio, massim em funo do Cdigo Civil. Na prtica jurisprudencial, essa unidade das obrigaesjeraumfatoconsagrado,oqueserefletiunaideiarejeitadadeumC digos para regerasobrigaes, consoanteprojetoelaboradoporjurisconsultosdaestatura deOrozimbo Nonato,HahnemannGuimaresePhiladelphoAzevedo. Emrealidade,onovoCdigoCivilunificouasobrigaescivisemercantis,aotrazerparao seu bojo a matria constante da primeira parte do Cdigo Comercial (CC, art. 2.045), procedendo,dessemodo,aumaunificaoparcialdodireitoprivado.

QuadroSintico

Potrebbero piacerti anche