Sei sulla pagina 1di 29

O que Geologia?

? GEO - LOGIA - Estudo da Terra, a cincia da Terra, de seu arcabouo, de sua composio, de seus processos internos e externos e de sua evoluo.

INTRODUO MINERALOGIA, PETROLOGIA E CRISTALOGRAFIA


MINERALOGIA: o ramo da Geologia que estuda os minerais, sua composio, propriedades, gnese e ocorrncia. Mineral: um corpo homogneo, formado de um elemento ou composto qumico resultante de processos inorgnicos. Possui composio qumica definida, arranjo atmico interno ordenado e encontrado naturalmente na crosta terrestre. Geralmente apresenta-se como um slido, com excesso da gua e mercrio. Ex: Quartzo, Mica, Feldspato, Calcita, Dolomita, Turmalina, gata e etc. PETROLOGIA: o ramo da Geologia que se dedica ao estudo das rochas, sua constituio, textura,origem e classificao. Rochas: so os principais constituintes da crosta terrestre, formam-se a partir de agregados naturais (inorgnicos) de um ou mais minerais, incluindo o vidro vulcnico e podem ser produzidas por organismos (orgnicas). Possuem aspecto heterogneo. Ex: Basalto, Granito, Arenito, Ardsia, Calcrio, Coquina e etc. CRISTALOGRAFIA: trata do estudo dos cristais e das leis que governam seu crescimento, sua forma externa e estrutura interna. Cristal: slido homogneo, que possui arranjo atmico interno tridimensional, refletido externamente. Encontra-se limitado por superfcies geralmente planas, lisas, apresentando-se com formas geomtricas externas. Sistema Cbico ou Isomtrico: Forma Fundamental: Cubo Ex: Galena, Pirita, Diamante e Magnetita

Sistema Cbico Composto Ex: Fluorita e Magnetita

Sistema Tetragonal ou Quadrtico: Forma Fundamental: prisma reto de base quadrada Ex: Calcopirita e Cassiterita.

Sistema Hexagonal: Forma Fundamental: prisma reto de base hexagonal. Ex: Quartzo e Berilo.

Sistema Ortorrmbico ou Rmbico: Forma Fundamental: prisma reto de base rmbica. Ex: Enxofre, Barita e Aragonita.

Sistema Monoclnico: Forma Fundamental: prisma oblquo de base rmbica:

Sistema Triclnico: Forma Fundamental: Prisma oblquo de base paralelogrmica. Ex: Albita e Cianita .

Sistema Rombodrico ou Trigonal: Forma Fundamental: Romboedro. Ex: Calcita, Grafita e hematita.

MINRIOS: trata-se de um mineral, ou de uma associao de minerais (rocha), que contm um metal e/ou minerais explorveis economicamente em grande escala. Assim, minrios so materiais de grande valor econmico. Ex: Hematita: minrio de ferro Pirita minrio de enxofre e ferro Magnetita: minrio de ferro Enxofre: minrio de enxofre Bauxita: minrio de alumnio Galena: minrio de chumbo Apatita: minrio de fosfato Fluorita: minrio de flor

GRUPAMENTOS CRISTALINOS: os cristais aparecem com pouca frequncia isolados, geralmente surgem em grupamentos. Um dos grupamentos comumente observados so os grupamentos irregulares classificados como Drusas e Gedos (Figura 1).

Drusas: so quaisquer associaes de cristais que atapetam o interior de rochas, minerais ou em fendas. possuem a base levemente cncava, convexa ou plana. Gedos: constituem-se de uma massa mineral ca, mais ou menos esfrica, atapetada de cristais no seu interior. MINERALIDE OU SUBSTNCIA AMORFA: Qualquer slido ou lquido que no possui arranjo atmico interno ordenado, poder ser de origem orgnica ou inorgnica, que ocorra naturalmente na crosta terrestre. Ex: Vidro Vulcnico, mbar, Prola, Carvo e etc.

ESCRIAS: Formam-se a partir de resduos industriais descartveis. Ex: usinas siderrgicas, usinas de cana-se-acar, de vidro e etc.

PROPRIEDADES FSICAS DOS MINERAIS


CLIVAGEM a propriedade que o mineral tem de dividir-se em planos paralelos e lisos entre si. A clivagem depende da estrutura do mineral e ocorre somente, paralela aos planos dos tomos. Nem todos os minerais sofrem clivagem. Proeminente: a clivagem realiza-se com muita facilidade, as lminas destacam-se sob presso da unha ou de um estilete. Ex: Mica e Gipsita. Perfeita: ocorre quando se realiza sob ligeira percurso de um martelo. Ex: Galena, Feldspato e Calcita. Indistinta: difcil distinguir-se a face onde se deu a clivagem das regies simplesmente fraturadas. Ex: Apatita, Berilo e etc.

FRATURA a maneira pela qual o mineral se rompe, sem ser ao longo da superfcie de clivagem. Conchoidal ou Concide: quando a fratura possui superfcies lisas, curvas, semelhantes a superfcie interna de uma concha. Ex: Quartzo Fibrosa ou Estilhaada: quando o mineral se rompe, mostrando estilhaos ou fibras. Ex: Amianto e Limonita. Desigual ou Irregular: quando o mineral se rompe, formando superfcies rugosas e Irregulares. Ex: Turmalina e Magnetita. DUREZA a resistncia que uma superfcie lisa oferece ao ser riscada. Depende da estrutura do mineral, visto que, quanto mais forte as ligaes atmicas, mais duro o mineral. O grau de dureza determinado, observando-se a facilidade ou dificuldade relativa com que o mineral riscado por outro, por um estilete ou pela unha. Pode-se dizer que a dureza de um mineral a sua possibilidade de ser riscado. Tem-se uma srie de dez minerais comuns para servir de escala, dispostos na ordem de sua dureza crescente, conhecida por: Escala de Dureza de Mohs. Escala de Dureza de Mohs

TENACIDADE Consta da resistncia que um mineral oferece ao ser rompido, esmagado, rasgado ou dobrado. Quebradio ou Frivel: um mineral que se rompe ou pulveriza facilmente; reduz-se a p quando submetido a uma determinada presso. Ex: Calcita Malevel: um mineral pode ser transformado em lminas delgadas por percusso, usando um martelo. Ex: Ouro, Prata e Platina. Sctil: um mineral que pode ser cortado em aparas delgadas com um canivete ou qualquer lmina. Ex: Gipsita. Dctil: um mineral que se reduz a fios. Ex: Amianto. Flexibilidade: um mineral ao ser dobrado pode voltar ou no a sua posio original. Plstico: um mineral que se encurva sem se romper, mas no retorna sua posio original quando a presso cessa. Ex: Talco Laminar. Elstico: um mineral que aps ter sido encurvado, retorna a sua posio original quando a presso cessa. Ex: Mica. DENSIDADE RELATIVA OU PESO ESPECFICO o nmero que exprime a relao entre o peso de um mineral e de um volume de gua igual a 4C (nesta temperatura e sob presso de uma atmosfera, a gua possui maior densidade). A densidade relativa depende de dois fatores: a) A espcie de tomos que composto; b) A forma pela qual os tomos se encontram organizados entre si.

PROPRIEDADES PTICAS DOS MINERAIS


BRILHO Consta da aparncia geral da superfcie de um mineral a luz refletida. Metlico: possui a aparncia brilhante de um metal. Ex: Pirita, Galena, Hematita e etc. No metlico: engloba todos os minerais sem aparncia metlica, geralmente so claros e transmitem a luz atravs de suas bordas delgadas. Vtreo: brilho semelhante ao vidro. Ex: Quartzo, Fluorita, Calcita e etc. Graxo: possui aspecto de graxa. Ex: Granada e Malaquita. Resinoso: aparncia de resina endurecida. Ex: Enxofre, Esfarelita e etc. Nacarado: possui a aparncia iridescente da madreprola. Ex: Mica Muscovita Gorduroso: aparncia de estar coberto com uma camada de leo. Ex: Grafita. Sedoso: lembra seda, sendo o resultado de um agregado paralelo de fibras finas. Ex: Gipsita, Malaquita, Amianto e etc. Perlceo: lembra prola. Ex: Feldspato, Talco e Gipsita. Adamantino: brilho igual ao diamante, deve-se ao elevado ndice de refrao do mineral. Ex: Anglesita, Rutilo, Corindon e Diamante. Terroso: lembra terra. Ex: Bauxita e Caulim. Ceroso: Cera. Ex: Calcednia . COR Deve ser sempre observada numa fratura recente. Depende da absoro seletiva da luz que refletida ou transmitida pelo mineral. Idiocromticos: minerais que possuem cor constante, dependendo apenas da constituio qumica. Ex: Enxofre (amarelo), Galena (cinza), Calcopirita (amarelo lato), Malaquita (verde), etc. Alocromticos: minerais que possuem cores variadas na composio qumica ou devido a impurezas diversas. Ex: Quartzo (branco, verde, rseo, transparente, roxo, amarelo). Mica (branca, preta, marrom, roxo, verde) Dolomita, Calcita etc. TRAO Propriedade que o mineral possui de deixar um trao sobre uma superfcie despolida de porcelana. Baseia-se na cor do p deixado pelo mineral. A cor do trao s varia se o mineral estiver em processo de decomposio. A dureza da placa de porcelana aproximadamente 7, assim minerais com dureza superior no deixam trao, riscam, a porcelana, seu trao dito incolor. Ex: Hematita: trao castanho-avermelhado; Enxofre: incolor / amarelado; Fluorita: branco.

OUTRAS PROPRIEDADES DOS MINERAIS


PROPRIEDADES ORGANOLPTICAS SABOR: apenas possuem gosto os minerais solveis em gua. Salgado. Ex: Halita Doce. Ex: Brax Amargo. Ex: Epsomita ODOR: sente-se quando o mineral umidecido, aquecido, ficcionado ou atacado por cidos. Sulforoso. Ex: Enxofre Ftido: alguns tipos de carbonato de clcio que constituem os calcrios. Argiloso (cheiro de moringa). Ex: Minerais de argila. TATO: a sensao que o mineral causa ao tato, o que varia muito. spero. Ex: Enxofre Suave. Ex: Amianto Untuoso. Ex: Talco, Grafita Frio. Ex: Quartzo Pegajoso. Ex: Minerais de argila molhados.

PROPRIEDADES MAGNTICAS Os minerais magnticos so compostos de ferro e no seu estado natural so atrados por um im. Podem ser: Fortemente magnticos Ex: magnetita Moderadamente magnticos Ex: hematita Fracamente magnticos Ex: Turmalina PROPRIEDADES TRMICAS Condutibilidade: consta da distribuio de calor no mineral de partcula a partcula. Fusibilidade: a propriedade que os minerais tm de fundir-se pelo calor. PROPRIEDADES QUMICAS Esta propriedade depende da composio qumica, da geometria do arranjo atmico interno e da natureza das foras eltricas que mantm os tomos unidos. Polimorfismo: ocorre quando minerais diferentes possuem a mesma composio qumica e o arranjo atmico interno diferente.

PETROLOGIA
PETROLOGIA: o ramo da geologia que trata do estudo das rochas, sua constituio, textura, origem e classificao. ROCHAS: so os principais constituintes da crosta terrestre, de origem inorgnica e orgnica, muitas vezes com aspecto heterogneo. DIVISES: Rochas Magmticas ou gneas: Extrusivas, Efusivas ou Vulcnicas Intrusivas Hipoabissais Intrusivas ou Plutnicas Rochas Sedimentares: Clsticas Coerentes Clsticas Incoerentes Origem Qumica Origem Orgnica Rochas Metamrficas

ROCHAS MAGMTICA OU GNEAS


ORIGEM: resultam do magma, proveniente do interior do planeta, que se resfria no interior ou na superfcie da crosta terrestre. MAGMA: trata-se de uma mistura complexa de substncias no estado de fuso, sendo umas mais ou menos volteis. Magma cido ou Grantico: rico em silicatos, possui grande viscosidade e encontrase a uma temperatura menor. Forma 95% das rochas intrusivas ou plutnicas. Magma Bsico ou Basltico: pobre em silicatos, no possui viscosidade (mais lquido), encontrando-se a uma temperatura maior. Forma 98% das rochas vulcnicas e efusivas. RESFRIAMENTO: a medida que ocorre a cristalizao (solidificao), o resduo magmtico vai-se enriquecendo de elementos volteis que no conseguem escapar, por se encontrarem fechados e comprimidos. A presso interna sobe como consequncia do aumento relativo dos volteis, mesmo com o resfriamento contnuo ocorre ebulio e num determinado momento, as paredes no resistem mais presso dos gases, rompemse, dando se o escape dos volteis. LOCALIZAO: aproximadamente a 30 km de profundidade.

ROCHAS MAGMTICAS INTRUSIVAS OU PLUTNICAS


So massas gneas, que solidificam no interior da crosta terrestre, possuem resfriamento lento, o que possibilita o desenvolvimento dos gros de minerais, tornando-os visveis a olho n. Ex: Granito, Sienito, Diorito e Gabro. Plutonismo: a consolidao do magma no interior da crosta terrestre, originando as rochas intrusivas ou plutnicas. Plutons: so corpos de rochas magmticas consolidados no interior da crosta> Formas Concordantes: que concordam com as camadas pr-existentes. Ex: Laclito, Loplito, Faclito. Formas Discordantes: que discordam das camadas pr-existentes. Ex: Dique, Neck, Apfise, Batlito, Stock.

ROCHAS MAGMTICAS INTRUSIVAS HIPOABISSAIS


So massas gneas com granulao grosseira, encontram-se associadas a intruses plutnicas, portanto, formam-se no interior da crosta terrestre, prximo superfcie. Possuem resfriamento lento, possibilitando o desenvolvimento considervel dos gros dos minerais. Ex: Pegmatito.

ROCHAS MAGMTICAS EXTRUSIVAS OU VULCNICAS


Resultam das massas gneas que atingem o exterior (superfcie terrestre). Possuem resfriamento rpido, impossibilitando o desenvolvimento dos gros dos minerais, tornando-os microscpicos. Ex: Basalto, Pmice e Vidro Vulcnico (Obsidiana).

Vulcanismo: ocorre quando o magma rompe a superfcie terrestre, se derrama e resfria rapidamente em contato com ar atmosfrico. FATORES DE CLASSIFICAO COMPOSIO QUMICA E/ OU COR: Leucocrticas ou cidas: possuem mais de 65% de slica, que corresponde aos minerais flsicos (claros), e 35% de minerais mficos (escuros). So em geral rochas claras, predominando: quartzo, feldspato e muscovita. Mesocrticas ou Neutras: possuem de 65-55% de slica, as quantidades de minerais flsicos e mficos so iguais, evidenciando cores intermedirias (cinza e verde). Melanocrticas ou Bsicas: possuem menos de 45% de slica, que corresponde a mais de 60% de minerais mficos e menos de 30% de minerais flsicos. Possuem cores escuras (negra, cinza-chumbo e verde escuro), predominam biotita, piroxnios e anfiblios. COMPOSIO MINERALGICA: Minerais Essenciais: definem e caracterizam as rochas magmticas, sendo apenas dois ou trs para cada tipo de rocha. Os principais minerais essenciais so: feldspato, quartzo, anfiblio, piroxnio, olivina, muscovita, biotita e nefelina. Minerais Acessrios: no so obrigatrios para a classificao da rocha, podem estar presentes ou no. Os principais so: Pirita, Turmalina, Apatita, Magnetita, Fluorita, Granada, Zirco e etc. TEXTURA: Refere-se as dimenses, forma, e arranjo dos minerais constituintes das rochas. Textura Fanertica: os gros dos minerais possuem dimetro superior a 5mm (gros grossos) ou 1 - 5 mm (gros mdios). a) Equigranular ou Granular: com dimenses aproximadamente iguais. b) Porfirtico: com dimenses diferentes, alguns gros so maiores (fenocristais). Textura Microfanertica: os gros dos minerais apresentam dimetro inferior a 1 mm. Textura Afantica ou Africa: os gros dos minerais no so observados a olho n. a) Afantica Porfirtica: rocha afantica com alguns gros visveis a olho nu. Textura Vtrea: o resfriamento to rpido que impossibilita a cristalizao. Textura Vesicular ou Traqueide: resulta da ao de gases que se propagam dentro da massa viscosa, sendo expulsos com o resfriamento, originando assim cavidades. Textura Pegmattica: quando os gros dos minerais apresentam dimetro acima de 2 cm.

ROCHAS SEDIMENTARES OU ESTRATIGRFICAS


CONCEITOS: as rochas sedimentares so o resultado da deposio subaqutica de detritos (exceto as areias do deserto), que so decompostos e erodidos de rochas prexistentes (magmticas, metamrficas e at mesmo sedimentares), assim como pela precipitao de solues aquosas de ambiente e pela associao de organismos. Caracterizam-se em geral por um arranjo paralelo das partculas constituintes, formando

camadas ou estratos que se distinguem entre si pelas diferenas de espessura, granulometria e cor. FORMAO: Destruio: a rocha matriz, geradora (pr-existente) sofre o processo de intemperismo atravs do vento, chuva, sol, variao de temperatura, umidade, etc, que acarreta na consequente destruio da rocha. Entre a rocha matriz e a rocha sedimentar final, muitos minerais podem alterar-se ou serem completamente destrudos. Transporte: os detritos decompostos so erodidos e transportados pelo vento e gua da chuva e rios. A velocidade de eroso determina, em parte, a quantidade de sedimentos fornecida s reas de deposio. Durante o transporte efetivo, as partculas individuais so geralmente modificadas no tamanho, na forma e no arredondamento, pela abraso e fratura, que resulta do atrito e do impacto repetido das partculas, umas contra as outras e contra o leito da rocha. Deposio: de todos os ambientes, o mais extenso e duradouro o marinho, onde se depositaram a maioria dos sedimentos antigos e a grande massa de sedimentos modernos. Diagnese ou Litificao: os processos diagenticos atuam aps a deposio, compactando e cimentando os sedimentos inconsolidados, transformando-os num agregado consolidado Estes processos modificam a textura e a composio dos sedimentos. As etapas do processo so: Compactao: as partculas slidas so comprimidas, umas s outras, pelo peso das camadas suprajacentes. Autignese: o processo, onde os minerais estveis ao ambiente diagentico se cristalizam novamente, sendo adicionados ao depsito original. Substituio: ocorre quando os minerais originais so substitudos por minerais autgenos. Cimentao: ocorre pela precipitao de material novo nos espaos entre os grnulos originais, muitas vezes originados por recristalizao dos precipitados qumicos originais.

ROCHAS SEDIMENTARES CLSTICAS INCOERENTES


So rochas onde os detritos encontram-se desagregados (soltos), possuem diferentes tamanhos de gros. Classificao segundo Wentworth (1922): Matao: dimetro acima de 256 mm Cascalho: dimetro de 256-64 mm Seixo Rolado: dimetro de 64-2 mm Areia: dimetro de 2- 0, 062 mm Silte: dimetro de 0,062-0,004 mm

ROCHAS SEDIMENTARES CLSTICAS COERENTES


So rochas que possuem os detritos ligados por um cimento ou simplesmente compactados. O cimento pode ser: silicoso, calcfero, ferruginoso, argiloso e etc. Componentes das rochas: Arcabouo: so os gros de natureza detrtica (cascalhos, seixos rolados e areia). Matriz: partculas de material detrticos com granulao menor. Cimento: preenche os espaos intergranulares, ligando o arcabouo e a matriz. Pode ser: carbontico, ferruginoso, silicose e etc. Tipos de Rochas: Conglomerados: o arcabouo constitui-se de seixos rolados, cascalhos ou mataces. Brechas: o arcabouo constitui-se de gros angulosos. Arenitos: o arcabouo constitui-se de areias. Siltitos: so partculas de silte ligadas por um cimento argiloso. Argilitos: partculas finssimas de minerais de argila, que se depositam por decantao em ambientes calmos. Folhelhos: constituem-se de partculas de argila que se depositam por decantao e dispe-se em planos paralelos, formando placas. Varvitos ou Ritmitos: formam varves de siltito e folhelho, possuem origem glaciolacustre (lagos glaciais alimentados por geleiras), sua deposio obedece ao ciclo estacional. Durante as chuvas de outono deposita-se o siltito, que claro e possui maior granulometria. Devido ao intemperismo do vero, deposita-se em menor quantidade. No inverno com o congelamento no ocorre deposio, mas morrem organismos (vegetais e animais), que entram em decomposio na primavera, misturando-se com as partculas de argila que se depositam, originando a camada que possui a cor escura e deposita-se em menor quantidade. Tillitos: so de origem glacial, constituem-se de partculas pequenas diversas.

ROCHAS SEDIMENTARES DE ORIGEM QUMICA OU AUTIGNICA


Formam-se a partir de solues qumicas, que se depositam por evaporao, precipitao, condies de temperatura, diferentes tipos de pH e etc. Estes sedimentos formam-se em reas que se encontram, protegidas contra os restos de influncia continental. Incluem regies principalmente de guas rasas e quentes. Rochas Carbonticas: formam-se pela precipitao de carbonato de clcio Ex: Calcrios, Margas, estalactites, estalagmites e etc. Rochas Silicosas: formam-se pela precipitao de slica (SiO2). Rochas Salinas (Evaporitos): so depsitos salinos formados a partir da evaporao da gua. Ocorrem em locais com limitada circulao de gua e clima seco, onde a evaporao superior a precipitao. Ex: Gipsita, Anidrita, Halita, Magnesita
.

Rochas Ferruginosas: constitudas por xidos e hidrxidos de ferro, alumnio e mangans. Ex: Limonitas.

ROCHAS SEDIMENTARES DE ORIGEM BIOGNICA OU ORGNICA


Formam-se partir do acmulo de vegetais ou atividades de animais em ambientes calmos. Rochas Carbonosas: Carvo: forma-se por processos bioqumicos e geoqumicos resultantes do acmulo de restos de vegetais em regies pantanosas. a) Turfa: estgio inicial do carvo, o teor do carbono varia de 55-65%; b) Linhito: encontrado nas formaes Mesozicas, o teor de carbono varia de 65-75%; c) Hulha ou Carvo Betuminosos: carvo negro encontrado nas formaes Paleozicas, o teor de carbono varia de 75-90%. d) Antracito: carvo negro encontrado nas formaes Paleozicas o teor de carbono varia de 90 a 95%. Rochas Olegenas: Folhelho Pirobetuminoso: rocha de granulao fina, contendo matria orgnica, de onde podem ser extradas quantidades apreciveis de leo. Petrleo: formam-se a partir de restos de vegetais e animais, que se depositam em grandes quantidades no fundo de mares, lagos e deltas. Sob a presso das camadas de rochas superiores, sob a ao do calor e do tempo, essa massa de restos orgnicos vo entrando em reao qumica, transformando-se em hidrocarbonetos (combinao de molculas de carbono e hidrognio). O petrleo pode apresentar-se no estado lquido e semi-slido, a cor varia de mbar a negro. Formam-se em rochas como o folhelho, mas no permanece nessa rocha geradora, pode subir at encontrar uma camada impermevel, armazenado numa rocha porosa (rocha armazenadora). Rochas Silicosas: Diatomitos: acmulo de diatomcias Coquinas: acmulo de conchas substitudas por slica Rochas Fosfticas: Guano: excrementos de animais sobre as rochas, so substitudos pelo fosfato Rochas Carbonticas: Calcrios: pelo acmulo de conchas, e precipitao de CaC03 por organismos. Coquinas: acmulo de conchas.

ROCHAS METAMRFICAS
ORIGEM: formam-se a partir de rochas pr-existentes (magmticas e sedimentares), que so submetidas a determinados processos geolgicos. METAMORFISMO: o processo pelo qual, as rochas pr-existentes se transformam. A temperatura, presso, fortes atritos e agentes volteis, so os principais fatores que

agem no metamorfismo, onde todas as transformaes ocorrem no estado slido sem passar pelo estado de fuso. Metamorfismo de Contato ou Termal: ocorre devido a aproximao ou contato com o magma. Dinamometamorfismo: resulta da ao conjunta da temperatura e presso de forma intensa e brusca em dobramentos da crosta. RECRISTALIZAO: o processo em que se formam ou no novos minerais. Recristalizao Isoqumica: no ocorre mudana na composio qumica. Ex.: Areia de Quartzo Arenito Quartzito Recristalizao Aloqumica: ocorre mudana na composio qumica. Ex.: CaCO3 + MgCl2 CaMg (CO3)2 + CaCl 2 calcita gua do mar mrmore dolomtico TEXTURA: a forma como aparecem dispostos os gros dos minerais. Xistosa: os gros dos minerais encontram-se alongados e achatados. Ex. Ardsia, Micaxisto e filito. Granular: os minerais encontram-se em gros. Ex.: Quartzito e Mrmore. Gnissica: os minerais encontram-se alternados em faixas de estrutura xistosa e granular. Ex.: Gnaisse e Itabirito. TIPOS DE ROCHAS: Quartzito; Gnaisse; Ardsia; Itabirito; Itacolomito; Micaxisto; Filito; Mrmore; Migmatito e Milonito.

GEODINMICA EXTERNA
(Processos de dinmica superficial)

INTEMPERISMO: o conjunto de processos operantes na superfcie terrestre (agentes atmosfricos e biolgicos), que ocasionam a decomposio das rochas e minerais, formando o manto de intemperismo ou regolito. EROSO: o processo de remoo e transporte do material que constitui o manto do intemperismo. FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS: fatores climticos: ventos, temperatura, precipitao, radiao solar e etc atividades biolgicas e cobertura vegetal tipo de solo ou substrato rochoso longitude e latitude altitude tipo de relevo (declividade e comprimento de rampa) correntes aquticas ao antrpica entre outros

INTEMPERISMO FSICO
(destruio das rochas mecanicamente) Cristalizao de sais: em regies de clima rido ou semi-rido, os sais no so removidos pela gua da chuva, visto que o ndice de precipitao baixssimo e a evaporao alta. Assim os sais so transportados para a superfcie, pelo movimento de iluviao (gua sobe dos lenis freticos por capilaridade), concentrando os sais na superfcie ou nas fendas das rochas. Os sais se concentram nas fendas das rochas e se cristalizam aumentam seu volume, exercendo uma fora expansiva, que aumenta cada vez mais com o crescimento dos cristais, acarretando na desagregao das rochas. Os sais (sulfatos, cloretos, nitratos e carbonatos), quando cristalizam formam as Eflorescncias. Congelao ou Gelividade: a gua ao congelar-se expande em 9% seu volume. Assim a gua congelada inclusa nas fendas das rochas, exercem uma fora expansiva. Este efeito sendo repetitivo acaba quebrando as rochas mecanicamente. caracterstico de regies frias. Esfoliao Esferoidal: a variao de temperatura diria (durante o dia as rochas dilatam-se com o calor e a noite contraem-se com o frio), acarreta na destruio da rocha. A desagregao d-se na forma de escamas ou lminas concntricas com a superfcie (como uma cebola). Marmitamento: a rocha destruda pelo turbilhar da gua, movendo seixos que vo desgastando a rocha, acarretando na formao de orifcios. Quando os orifcios so grandes denominam-se de caldeires e os pequenos marmitas. Eroso Antrpica ou Agente Fsico-Biolgico: a presso do crescimento das razes vegetais pode provocar a desagregao das rochas, desde que existam pequenas fendas.

INTEMPERISMO QUMICO
(reao qumica entre a rocha e solues aquosas) Oxidao: pode ser provocado tanto por agentes orgnicos, quanto inorgnicos; os primeiros so resultantes do metabolismo de bactrias. Os elementos mais suscetveis de oxidao durante o intemperismo so: Carbono, Nitrognio, Fsforo, Ferro, Mangans. A cor dos minerais modificada, passando pelo amarelo, castanho, laranja e vermelho. Dissoluo ou Carbonatao: o CO2 (gs carbnico) contido na gua forma pequenas quantidades de cido carbnico, que pode ser proveniente da atmosfera devido quantidade de poluentes (derivados de combustveis fsseis), ou originado da respirao das razes de plantas e da decomposio dos resduos orgnicos do solo. O cido carbnico na gua, quando atinge os calcrios (CaCO3) dissolve-se. Se o CO2 escapar da gua o carbonato de clcio volta a precipitar-se, dando origem s estalactites e estalagmites em cavernas calcrias.

Hidratao e Hidrlise: determinados minerais podem adicionar molculas de gua sua composio, formando novos minerais.

Ex.: Anidrida (CaSO4) Gipsita (CaSO4 . H2O) Hematita (Fe2O3) Limonita (Fe2O3 . H2O) Feldspato (2KalSi3O8) Caulim (Al2Si2O5(OH)4 + 2KOH + 4SiO2) Decomposio Qumico-Biolgica: a ao qumica dos organismos muito variada. Algas, Lquens e Musgos, quando se fixam em rochas, provocam a formao de uma camada fina de regolito, que com o passar do tempo aumenta, favorecendo a fixao de plantas de maior porte.

PROCESSOS DE EROSO
Eroso natural ou geolgica: processo que ocorre naturalmente em equilbrio com o ambiente. Eroso acelerada ou antrpica: processo auxiliado pela ao do homem colocando o ambiente em desequilbrio. EROSO LAMINAR: remoo progressiva e uniforme da superfcie do solo. EROSO LINEAR: concentrao de linhas de fluxo originando os sulcos, que passam a ravinas e terminam por originar as voorocas ou boorocas. MOVIMENTOS DE MASSA: movimentos relacionados a encostas com declividades. Rastejos: Movimento lento descendente e contnuo em relevo com declividade. Afetam horizontes superficiais de solo ou de rocha alterada e fraturada e so observados atravs de indcios indiretos como encurvamento de arvores, cercas, deslocamentos de muros e outras estruturas e pequenos degraus na encosta. Escorregamentos: so movimentos rpidos de solo ou rocha, geralmente com direes e volumes bem definidos, cujo o centro de gravidade se desloca sempre para baixo e para fora da encosta. De acordo com o material e sua geometria, os escorregamentos recebem denominaes diferenciadas: escorregamentos translacionais ou planares (relacionados as foliaes das rochas); escorregamentos circulares ou rotacionais (possuem superfcies de deslizamentos curvas) e escorregamentos em cunha (atravs de estruturas planares). Movimento de blocos rochosos: desprendimento de fragmentos rochosos resultando em queda livre de material grosseiro, pode ser do tipo queda, tombamento, rolamento ou desplacamento de blocos. Corridas: movimentos de massa com grandes dimenses e com escoamento rpido devido a uma dinmica hdrica, podem ser caracterizadas como corridas de lama (solo e alto teor de gua); corridas de terra (solo e menor teor de gua) e corridas de detritos (com material mais grosseiro, fragmentos de rocha). ASSOREAMENTO: acmulo de sedimentos em meio aquoso. Pode ser de processos naturais como transporte pelo vento, escoamento de gua superficial ou erodido das margens de canais fluviais, esse processo podem ser acelerado pelas atividades antrpicas como atividades agrcolas, mudanas de cursos dgua, barramentos e etc. INUNDAO: extravasamento da gua de um rio (enchente) para suas laterais (plancie de inundao). SUBSIDNCIA OU COLAPSO: pode ocorrer naturalmente como processos de dissoluo de carbonatos, acomodaes de terrenos por peso ou por planos de fraqueza e falhamentos ou podem ser acelerados por aes antrpicas como bombeamento de guas subterrneas.

PROCESSOS COSTEIROS: dinmica de energia de gua que modificam e recortam a linha de costa atravs das ondas, mars e correntes marinhas.

PEDOLOGIA
Pedologia: do grego, pedon = solo ou terreno e logos = conhecimento, que estuda a origem e o desenvolvimento do solo, assim como os processos e fenmeno que nele ocorrem. Edafologia: do grego, edafos = cho ou terreno e logos = conhecimento (estudo). Cincia que estuda a camada superficial do solo e a sua capacidade de produo agrcola. Solo: ltimo grau de decomposio das rochas. Representa o ambiente natural de crescimento e desenvolvimento das plantas. A extenso, intensidade e grandeza das transformaes, dependem da combinao em que os fatores de gnese se encontram. Fatores que influenciam na Formao do Solo: clima, organismos, rocha original, relevo, tempo de formao, etc. Outros Fatores: Biostasia: em regies arborizadas a vegetao atua como fixao da parte insolvel. Assim existe o equilbrio entre a cobertura vegetal e os processos de intemperismo. Resistasia: se a vegetao desaparece, a eroso intensificada leva os produtos residuais, surge ento a quebra no equilbrio entre a cobertura vegetal e os processos de intemperismo. DESCRIO DO SOLO: Perfil do Solo: o conjunto de horizontes, num corte vertical que vai da superfcie at o material que se deu origem ao solo. Horizonte: so camadas de aspecto e constituio diferentes, que se sucedem em profundidade, mais ou menos paralelas superfcie, que se formam sob a ao de um conjunto de fenmenos biolgicos, fsicos (Figuras 14 e 15). Funes ecolgicas A pedosfera funciona como as fundaes ou alicerces da vida em ecossistemas terrestres. As plantas alm de consumirem gua, oxignio e gs carbnico, retiram do solo 15 elementos essenciais vida: Macronutrientes: nitrognio, fsforo, potssio, clcio, magnsio e enxofre (absorvidos em grandes quantidades). Micronutrientes: boro, cloro, cobre, ferro, mangans, molibidnio, nquel, cobalto e zinco (usados em quantidades menores)

GEODINMICA INTERNA
(Processos de dinmica interna do Planeta Terra) A ESTRUTURA DO INTERIOR DO GLOBO TERRESTRE

O Planeta Terra divide-se em 3 camadas principais: Crosta, Manto e Ncleo.

CALOR NO INTERIOR DO PLANETA A temperatura do interior do planeta aumenta com a profundidade, de 10 a 30 metros influenciada pela mdia anual da superfcie terrestre. Grau Geotrmico: o nmero de metros necessrios descer em profundidade, para que ocorra o aumento de 1C. O valor aumenta em torno de 30 metros.

Fatores que influenciam: a) Em regies afetadas por vulcanismo recente, devido maior proximidade com o magma, o grau geotrmico menor, uma vez que no haver muita diferena entre as temperaturas. b) Em reas estveis, tectonicamente inativas, o grau geotrmico maior. Ex.: Regies com rochas antigas (Complexo Brasileiro) c) A superfcie terrestre tem uma perda anual de calor de 75 cal / cm2, que obtido pelo grau geotrmico e pela condutibilidade trmica das rochas. d) A terra j estaria completamente consolidada e fria, se reserva trmica inicial no fosse sempre adicionado o calor proveniente de outras fontes, como por exemplo, a desintegrao radioativa, com base no teor de elementos radioativos das rochas (Urnio, Trio e Potssio), assim existe uma compensao da perda trmica. Clculo do grau geotrmico A mina de Morro Velho, com aproximadamente 2500 metros de profundidade, possui uma temperatura de 64 C (desconsiderando a refrigerao artificial da mina). A temperatura mdia anual da superfcie de 18 C. Qual o grau geotrmico da mina?

PRODUO DE CALOR PELA RADIOATIVIDADE A quantidade de calor produzida pelos diferentes elementos controlada pela sua abundncia e pela velocidade de desintegrao. Atravs da radioatividade possvel determinar o tempo gasto para ocorrer a transformao de um elemento em outro, isso acontece devido a mudana do nmero atmico, com perda de eltrons, mais partculas do prprio ncleo do tomo e energia, na forma da radiao, alguns elementos se transformam em segundo, h outros que levam milhares de anos. Meia Vida: o tempo de desintegrao da metade de um tomo pai radioativo em um sistema A (nucldeo-filho), onde metade ser igual massa original (pai) e a outra metade transforma-se em outra (nucldeo-filho). Cada nucldeo possui uma meia-vida nica. O tempo de vida de um tomo pai radioativo em um dado sistema no pode ser especificado, em teoria infinito.

DATAO ABSOLUTA Baseia-se, este mtodo, na radioatividade, ou seja, na propriedade que possuem os minerais radioativos de se desintegrarem periodicamente atravs da emisso de partculas e/ou radiaes. Na natureza, existem elementos que se transformam em outros em fraes de segundo; outros, entretanto, levam milhares de anos para se transformar. So estes que interessam Geocronologia (determinao da idade) Mtodos de Datao Radiomtrica: consta da datao de rochas e minerais, utilizando mtodos radioativos. - Datao do passado geolgico antigo: a) Mtodo do U/Pb (Urnio - Chumbo) b) Mtodo do K/Ar (Potssio - Argnio) c) Mtodo do Rb/Sr (Rubdio Estrncio) d) Mtodo do Sm/Nd (Samrio Neudneo) Idade Radiomtrica: o tomo radioativo original (pai) quando se desintegra transforma-se em um nucldio-filho, referido como radiognico. Para calcular a idade de formao de uma rocha (idade radiomtrica), necessrio conhecer a quantidade de atomos persistentes do nucldio radioativo (P), a quantidade de tomos do nucldio radiognico (F) e a constante de desintegrao. Esta ltima especfica para cada processo radioativo, inversamente proporcional meia - vida do nucldio-pai. Ex: Poos de Caldas: 60 Ma. e 80 Ma. Itatiaia: 65 Ma. Fernando de Noronha: 12 Ma. Depsitos de Ferro de Minas Gerais: 2,7 Ga. - Datao do passado geolgico recente Mtodo do Carbono 14 (C14): um istopo radioativo raro que ocorre naturalmente na atmosfera em plantas e animais. criado na atmosfera (16 km acima da superfcie terrestre), como um co-produto de bombardeamento de raios csmicos. Na reao, um tomo de Nitrognio 14 absorve um nutron, emite um prton e se transforma em Carbono 14 (C14), que rapidamente incorporado ao dixido de carbono sendo

assimilado por plantas no ciclo do carbono. Sua meia vida de 5.730 anos, data somente at 40.000 anos e tem sido utilizado na datao do recuo das ltimas capas de gelo continentais, mudanas na circulao ocanica, elevao ps-glacial do mar, ascenso da civilizao humana, madeira, turfa, carvo, ossos, folhas, manuscritos, roupagem de mmia e sambaquis. Outros mtodos: Trio 230; Trio 230 / Protactnio 231; Termoluminescncia DATAO RELATIVA (Escala do Tempo Geolgico) Tempo Geolgico: consta do tempo decorrido desde o final da fase formativa da Terra at os nossos dias. Antes da descoberta dos mtodos de datao absoluta (radiometria), o tempo geolgico foi dividido em intervalos diversos, os quais em ordem decrescente de importncia hierrquica recebem a qualificao de on, era, perodos, pocas e idades. Tais subdivises ainda se mantm s que agora se conhece a amplitude cronolgica absoluta das mesmas, constituindo as unidades geocronolgicas. D-se o nome de escala do tempo geolgico, ao arranjo das unidades geocronolgicas por ordem de idade. Mtodos Biocronolgicos: trata-se da datao relativa com base em elementos paleontolgicos, sou seja, nos fsseis. Este so encontrados nas rochas sedimentares e em alguns tipos de rochas metamrficas (as derivadas das sedimentares), que sofreram metamorfismo pouco intenso.

DERIVA CONTINENTAL
CONCEPES INICIAIS a - Francis Bacon (Filsofo ingls), sculo XVII, formulou a hiptese de que, os continentes com seus contornos, se encaixavam como peas de um quebra-cabeas e estariam se afastando uns dos outros; b - Alfred Wegener (Meteorologista alemo), formulou a hiptese de que toda a superfcie da Terra j constitura um s super-continente PANGEA, que se rompeu, formado a configurao atual dos continentes; c - P. M. S. Blackett ; E. Bullard ; B. Hospero & S. K. Runcorn, demonstraram que as diferentes direes de magnetizao das rochas antigas, poderiam-se reunir em um modelo estvel, supondo-se que os continentes ter-se-iam movido em relao aos polos magnticos; d - R. S, Dietz denominou expanso dos pisos ocenicos movimentao dos continentes; e - R. Ewing & B. C. Heazen, sugeriram que um sistema de cordilheiras centroocenicas se estendiam atravs de todos os ocenos do mundo; f - P. M. Hurley, determinou a idade de muitas rochas Pr-Cambrianas na frica e na Amrica do Sul, notando semelhana ao longo das costas destes continentes; g - E. Suess, notou tambm uma correspondncia ntima entre as formaes geolgicas

das terras do Hemisfrio Sul, que os uniu dentro de um nico continente que denominou de Gondwana, e para o Hemisfrio Norte Laursia. FATOS QUE COMPROVAM A TEORIA 1 - Encontra-se uma seqncia similar das camadas de idades Trissica na frica, Amrica do Sul, ndia e outros continentes do Hemisfrio Sul; sustentando a idia de que o Hemisfrio Sul era um s continente: O Gondwana; 2 - Somente na frica e na Amrica do Sul, ocorre um rpitl do Permiano, Mesosaurus, que vivia em lagos de influncia marinha; 3- A ocorrncia do peixe Pirarucu somente no Brasil e na frica; 4 - Homologia Geogrfica: comparao dos contornos dos continentes; 5- Fisiografia dos fundos ocenicos, as rochas mais velhas das cadeias mesocenicas esto muito afastadas da fossa tectnica, enquanto que as mais jovens encontram-se mais prximas; 6 - As cadeias mesocenicas acompanham as sinuosidades dos continentes; 7 - A datao de rochas na costa da frica e Amrica do Sul, indicam a mesma idade; 8 - Comparao das margens Leste (E) do Brasil com a Oeste (W) da frica, inclundo tipos de rochas, fsseis, paleoclima, paleomagnetismo, glaciaes e desertos; 9 - Associao da Assemblia Paleobiogeogrfica do continente do Gondwana. Ao longo do Tempo Geolgico, os continentes foram se formando, juntando e novamente se fragmentando (Ciclo de Wilson). As primeiras reas continentais originaram o continente UR, durante o perodo Arqueano. No perodo Proterozico inferior formaram-se algumas reas continentais denominadas de Arctica, Baltica e Atlantica. No perodo Proterozoico mdio uniram-se a Arctica e a Baltica formando o continente Nena que por sua vez, no Proterozico superior, se uniu ao Atlantica e ao UR formando o supercontinente Rodinia. Ainda neste perodo o Rodinia se fragmentou em trs continentes: E - Gondwana, W - Gondwana (Atlantica e outras placas da frica) e Laursia (Kazakisto, N - China, S - China e outras placas que formavam a sia). No Incio do Paleozico, perodo Cambriano, uniram-se E - Gondwana e W Gondwana formando o continente Gondwana. No perodo Carbonfero os continentes Gondwana e Laursia uniram-se e formaram o segundo Supercontinente, o Pangea, rodeado pelo mar Pantalassa. No final do perodo Permiano, este supercontinente iniciou nova fragmentao que se concretizou no periodo Trissico, resultando novamente em dois continentes: o Gondwana e a Laursia e entre eles o mar de Thethys. Ainda neste perodo o Gondwana se dividiu em 4 continentes, fricaAmrica do Sul, Austrlia-Antrtida, India e Madagascar. Durante o perodo Jurssico o continente Laursia se dividiu e originou dois outros continentes: Amrica do Norte e Eursia (Europa e sia), e entre estes se instalou o Atlntico Norte. No final deste perodo a Amrica do Sul e a frica comearam a se fragmentar e separam-

se definitivamente no periodo Cretceo. No perodo Tercirio separou-se a Antrtida da Austrlia, a India chocou-se com a sia, formando a Cordilheira do Himalaia e a Amrica do Sul ligou-se Amrica do Norte pelo Istmo do Panam.

TECTNICA DE PLACAS
MECANISMO DAS PLACAS O choque entre uma placa continental Margem Divergente A (Amrica do Sul) e uma placa Ocenica Margem Convergente B (Oceano Pacfico), resultou na destruio das bordas de ambas as placas. A placa mais densa empurrada para baixo (piso ocenico), para a astenosfera, enquanto a placa mais leve (continente) empurrada para cima, formando montanhas (Ex.: Andes). Na astenosfera C ocorre a reabsoro dos materiais pesados, que constituem o piso ocenico. O local de reabsoro denomina-se Zona de Subduo D. O resultado do choque a formao de uma bacia profunda E, onde, o material erodido do continente depositado nesta bacia, assim como ocorreu atividades plutnicas, vulcnicas e ssmicas com dobramentos e falhamentos alm da formao de montanhas. Ex.: Andes. Na Zona de Benioff (onde o piso ocenico mergulha na Astenosfera) o material reincorporado ao magma, favorecendo o aumento da presso que provoca a sada de material magmtico pelas Fossas Tectnicas G, originando as Cadeias Mesocenicas H. Parte desse material expelido e o restante, devido a um resfriamento rpido, se acumula na prpria fossa tectnica. Assim sempre que o material magmtico sai, este pressiona as paredes da fossa provocando uma fora expansiva e conseqentemente o afastamento das placas ao longo das Cadeias Mesocenicas. O movimento do material magmtico caracterizado por diferenas de temperatura e presso entre a Mesosfera, que mais quente e tem uma presso maior em relao a

Astenosfera, originando assim movimentos de conveco da Mesosfera (mais quente) para a Astenosfera (menos quente) Correntes de Conveco I. Tal conveco auxiliada pelo movimento de rotao terrestre e colabora com o movimento de afastamento, empurrando as placas. (Figura 25)

MOVIMENTOS TECTNICOS
ISOSTASIA D-se o nome de isostasia, ao equilbrio dos blocos continentais e ocenicos silicos que flutuam num substrato mais denso, astenosfera, obedecendo ao princpio de Arquimedes. O plano de ajustamento d-se a cerca de 50 Km de profundidade (Teorias de Airy e Pratt) EPIROGNESE X EUSTASIA Caracteriza-se por movimentos no sentido vertical de vastas reas continentais, sem perturbar localmente a disposio e a estrutura geolgica das formaes que compem os blocos afetados por estes movimentos. Em geral, na epirognese pode-se observar, simultaneamente, o levantamento de certas partes dos continentes acompanhados de abaixamentos de outras partes, porm sempre custa de movimentao vertical. Na realidade, a definio original de epirognese tem sido aos poucos modificada, pois nas elevaes continentais, estruturas do tipo arqueamentos e rupturas so verificadas, principalmente no passado geolgico. Apesar da grande lentido dos movimentos epirogenticos (milhares de anos), seus resultados podem ser observados em muitos locais do planeta. Nesta observao importante assumir o nvel do mar como sendo fixo e invarivel (nvel de base). O fenmeno de levantamento ou rebaixamento do nvel marinho chama-se eustasia. A reteno de gua sob forma de extensas geleiras continentais resultam num abaixamento no nvel do mar. Por outro lado, a libertao da gua pelo degelo a partir das geleiras produz uma sensvel elevao do nvel do mar. Assim quando ocorre a glaciao, o nvel do mar baixa e se afasta do continente (regresso marinha), j no desgelo, o nvel do mar se eleva e avana sobre o continente (transgresso marinha).

OROGNESE A orognese um movimento que se caracteriza sobretudo por resultar em formao de montanhas. Os movimentos orogenticos so relativamente mais que os epirogenticos e, quando se manifestam, geralmente deformam as camadas de rochas, na forma de grandes falhamentos e/ou dobramentos. Outros fatores, tais como vulcanismo e eroso tambm podem proporcionar o aparecimento de montanhas. RESULTADO DOS MOVIMENTOS Uma vez formada uma rocha, qualquer que seja, com as suas caractersticas de textura e estrutura prprias do ambiente em que se formou, podem ocorrer mudanas nas condies iniciais. Estas mudanas vo imprimir novos caracteres que podero mascarar ou mesmo destruir os preexistentes. Toda estrutura est sujeita a mudanas, passando de um estado inical para um final. Esta passagem constitui a que se chama de deformao. Os fatores que influem na deformao e comportamento dos materiais naturais so: homogenidade / heterogenidade, isotropia/ anisotropia, descontinuidade / presena de fluidos, temperatura, presso e tempo de atuao dos esforos. As diaclases so trincas ou planos que tendem a separar em duas partes (ou at mais) um bloco de rocha primitivamente unico, ao longo do qual no se deu nenhum deslocamento das partes separadas. J as falhas so fraturas nas quais ocorre um deslocamento perceptvel das partes, o que se d ao longo do plano de fratura. A amplitude deste deslocamento pode ser de milmetro at muitas centenas de metros. As dobras por sua vez so os melhores exemplos de deformao plstica (feies ducteis). Normalmente, afetam as rochas que oferecem pouca resistncia aos esforos aplicados. A ao mecnica deve atuar lenta e demoradamente, pois, caso contrrio darse-ia a ruptura ao invs da toro.

VULCANISMO
O MAGMA: uma mistura complexa de substncias (slica, silicatos diversos e alguns xidos) no estado de fuso, sendo umas mais ou menos volteis, estas constituem a maior parte do magma, e com um elevado ponto de fuso. Localiza-se na Astenosfera (manto superior). PLUTONISMO: A consolidao do magma ocorre no interior da crosta terrestre, originando as rochas plutnicas ou intrusivas. PLTONS: So os corpos de rochas magmticas consolidadas em regies profundas da crosta, por ao do Plutonismo. Os Pltons podem ocorrer de duas formas: a) formas concordantes: Formam-se quando a intruso magmtica intromete-se entre os planos de estratificao da rocha encaixante em concordncia. Os principais tipos destas formas so: Sil, Laclito, Laplito e Faclito. b) formas discordantes: So corpos intrusivos que no dependem de estratificao da rocha encaixante, pois a cortam discordantemente. Os principais tipos destas formas so: Dique, Neck, Apfise, Batlito e Stock.

VULCANISMO: a ascenso de material magmtico do interior da terra at superfcie terrestre. Um vulco possui um Edifcio Vulcnico denominado de estratovulco. Em profundidade situa-se a cmara magmtica, partindo dela a chamin, que adutora do material vulcnico. A abertura afunilada a cratera que se comunica com o exterior. A montanha formada pelo acmulo de fragmentos intercalados de lavas. A Cratera consta da boca afunilada que se forma pela exploso e verifica-se no incio da atividade de certos vulces. TIPOS DE ATIVIDADES VULCNICAS ATIVIDADES INCIAIS: - Tremores de terra - Formao de fendas - Exploso de gases e cinzas - Derramamento de lava de modo explosivo - Alternncia de derrames de lavas e formao de material piroclstico.

ATIVIDADE DO TIPO RTMICA OU ESTROMBOLIANO Exemplo: Vulco Stromboli (Ilhas Lipai- Norte da Siclia) ATIVIDADE DO TIPO VULCANIANA Exemplo: Vulco Vesvio (Itlia) ATIVIDADE DO TIPO HAVAIANA Exemplo: Vulces Kilauea , Mauna Loa, Mouna Keia (Hava) ATIVIDADE DE FISSURA OU ERUPO LINEAR OU DO TIPO ISLNDICO Exemplo: Vulco Eldaja e Laki (Islndia) ATIVIDADE OU TIPO PALEANO Exemplo: Vulco Mont Pel (Martinica) ATIVIDADE DO TIPO SUBMARINA Exemplo: Arquiplago dos Aores MATERIAIS PRODUZIDOS PELAS ATIVIDADES VULCNICAS GASOSO: As exalaes vulcnicas so formadas por gases produzidos pelas condies fsico-qumicas do vulco; temperatura, presso, composio da lava e estado de selinidade das atividades. O vapor dgua o mais comum, mas ocorrem outros gases como hidrognio, oxignio, dixido de carbono, cido clordrico, hidrxido de enxofre, cloretos volteis, fluor, sulfetos, etc. LQUIDO: A matria lquida representada pela lava, cujo comportamento aps o derrame decorre do tipo de composio qumica, viscosidade e quantidade de gases. As Lavas so produtos sob a forma lquida ou fluida parcialmente desgaseificadas, so prevenientes de grandes profundidades e atingem a superfcie com temperaturas entre 600 e 1.200C. Os principais tipos de lavas so: lavas cidas, lavas bsicas e pillow-lava ou lava almofadada.

SLIDO: Constam de fragmentos originados das rochas encaixantes que formam o cone vulcnico e geralmente so lanadas durante as exploses vulcnicas ou do prprio magma semi-solidificado ou consolidado. Os materiais piroclsticos so: tufo vulcnico, blocos, bombas, lapilli, cinzas e correntes de lama. GISERES: So fontes quentes que expelem gua intermitantemente, havendo grande regularidade nos intervalos de repouso. Ocorrem em regies de vulcanismo moderno e so considerados como atividades finais do vulcanismo.

SISMOLOGIA
o ramo da Geofsica que estuda os abalos ssmicos (terremotos), suas causas, conseqncias e previses. SISMO OU TERREMOTO: Trata-se de uma vibrao na superfcie terrestre, produzida por foras naturais, situadas no interior do planeta a profundidades variveis. FOCO OU HIPOCENTRO: Consta do local no interior do planeta onde se originam as ondas ssmicas. A maioria localiza-se a menos de 50 Km de profundidade. EPICENTRO: Consta do local na superfcie terrestre, situada acima do hipocentro,onde o sismo apresenta a sua maior intensidade e ocorre a liberao de grande quantidade de energia. SISMGRAFOS: So aparelhos que detectam e registram de modo contnuo, em grficos, as ondas ssmicas originadas no foco ou hipocentro. MAREMOTOS OU TSUNAMIS: Os sismos cujos os epicentros se localizam em reas ocenicas originam freqentemente ondas gigantescas que se deslocam a grandes velocidades arrasando as regies costeiras quando as atinge. ONDAS SSMICAS: No interior do planeta ocorrem perturbaes que atingem a superfcie terrestre atravs das ondas ssmicas, originando os terremotos (sismos). A velocidade das ondas ssmicas varia diretamente com a rigidez das rochas e inversamente com a densidade. Ondas P ou Primae: so ondas rpidas, longitudinais, propagam-se em profundidade e chegam em primeiro lugar ao epicentro. Ondas S ou Secundae: ondas transversais com menor velocidade que as ondas P e propagam-se em profundidade, chegam em segundo lugar e caracterizam por no se propagarem em meios fluidos. Ondas L ou Longae: so ondas superficiais, que se originam a partir das ondas P e S. So mais rpidas nos pisos ocenicos que nos continentes e ocasionam as maiores destruies na superfcie terrestre.

CAUSAS DOS SISMOS


CAUSAS ATECTNICAS: Desmoronamentos Internos Superficiais provocam sismos de pouca intensidade, so locais e atectnicos. Exemplos: Podem ser provocados pelo desmoronamento do teto de cavernas profundas, pela dissoluo de rochas atravs de guas subterrneas. O colapso de parte do edifcio vulcnico pode provocar abalos, devido ao vazio formado pela sada de grande quantidade de lava, formando caldeiras de abatimento. Acomodao de sedimentos, pelo prprio peso, como em locais onde existem camadas espessas de argila, que uma rocha lisa e escorregadia.

Os abalos sentidos em So Paulo (Av. Paulista) e a oscilao sentida nos ltimos andares dos prdios. CAUSAS VULCNICAS: As atividades vulcnicas podem originar sismos locais de pequena intensidade. So provocados por exploses internas, colapsos ou acomodaes verificadas nos vazios resultantes da exploso vulcnica. Geralmente as erupes vulcnicas so antecedidas por sismos, que se originam devido fora com que os gases e o magma se deslocam at superfcie terrestre. CAUSAS TECTNICAS: So responsveis pelos grandes sismos, com focos e epicentros em regies sujeitas a vulcanismo recente, tectonicamente instveis, com levantamentos, dobramentos e falhamentos. Os movimentos tectnicos profundos provocam a maioria dos sismos, sendo que 42 % se localizam na orla do Pacifco crculo do fogo. A causa principal dos grandes sismos (os mais catastrficos), cujos focos se encontram ao longo da Zona de Benioff, onde ocorre o acmulo de energia devido as foras tectnicas das placas (convergente e divergente). Como os focos esto prximos superfcie terrestre, acarretam na formao de falhas por esforos preferenciais que atuam sobre as rochas nas reas de instabilidade tectnica.

Potrebbero piacerti anche