Sei sulla pagina 1di 71

Aula 03

Curso: Noes de Informtica p/ Polcia Civil -DF (Agente) Professor: Alexandre Lnin

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 AULA 3: Microsoft Office Word 2010.

SUMRIO 1. O Ambiente Office 2010 2. Microsoft Word 2010. 3. Questes Comentadas 4. Lista das Questes Comentadas 5. Gabarito

PGINA 02 14 43 62 70

Prezados amigos, Vamos comear nossos estudos sobre o Office 2010 pelo Word. importante lembrar que muitas das questes das verses anteriores so vlidas para a verso 2010. Ento, no deixe uma questo de lado porque cita o Word 2003, procure resolv-la e verifique como ela funcionaria na verso 2010. Optei por concentrar os estudos no Office 2010, pois o mais provvel de aparecer em nossa prova. Alm disso, a verso 2010 guarda muita semelhana com as verses anteriores, com as devidas atualizaes visuais e novidades, claro. Deixei algumas questes de 2013 para um simulado ao final, certo?

Forte abrao, Prof. Lnin Facebook: www.facebook.com/alexandre.lenin.carneiro Blog: http://blogdolenin.blogspot.com

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

1/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

1 OFFICE 2010 O MS-Office 2010 um grupo de programas chamado de pacote de escritrio, mas que hoje em dia voltado para qualquer tipo de usurio. Ele, o Office, procura aumentar a produtividade das pessoas em tarefas corriqueiras como editar um texto, criar uma planilha eletrnica e confeccionar uma apresentao. A lista dos aplicativos do Office 2010 a seguinte: Word 2010. Ideal para escrever ofcios, memorandos e relatrios. Certamente quem j possuiu um computador nos ltimos 10 anos, j deve ter ouvido falar deste programa, pois o processador de textos mais conhecido do mundo todo! Excel 2010. o programa para trabalhar com planilhas eletrnicas da Microsoft. Particularmente, sou f deste tipo de programa. Fico admirada pela enorme complexidade alcanada nos clculos e grficos. , realmente, um programa que no pode ser desprezado por qualquer usurio mais avanado. Tabelas, grficos, oramentos, notas fiscais e vrios outros tipos de projetos so perfeitamente realizados pelo Excel. PowerPoint 2010. Este programa tornou-se sinnimo de apresentao feita por meio de slides. O PP permite criar e organizar slides, e, depois, traz-los vida com animaes e efeitos especiais. Outlook 2010. Este software utilizado para enviar e receber mensagens eletrnicas. Mas isso, para o Outlook, apenas o comeo. Ele incorpora anotaes, calendrio e uma lista de coisas a fazer. possvel, por exemplo, criar um evento e convidar participantes para participar do evento via e-mail. Access 2010. Apenas a palavra "banco de dados" suficiente para fazer algumas pessoas desanimarem do trabalho. No entanto, o Access um programa da Microsoft que podemos resumir assim: um banco de dados para leigos. O objetivo criar cadastros, relatrios, consultas e outras atividades relacionadas a grupos de dados. OneNote 2010. Especializado em anotaes, este programa ainda pouco conhecido no Brasil e dificilmente ser cobrado em prova.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

2/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Publisher 2010. Programa para criar publicaes com aparncia profissional. especializado na forma do documento, em facilitar a vida de quem precisa criar documentos com aparncia profissional.

Em concursos pblicos, os aplicativos mais cobrados so o Word e o Excel. Muitos j esto trazendo o PowerPoint e o Outlook. Outros, mais especficos, incluem o Access na lista de itens do edital. O OneNote e o Publisher, raramente foram ou sero lembrados. E a orientao para a utilizao de software livre? Bem, alguns rgos conseguiram a adeso do corpo funcional, mas uma tarefa rdua. Alm disso, a questo ainda gera muita polmica e temos visto que diversos rgos utilizam o pacote da Microsoft e, dentre estes, existem muitos que esto comprando verses mais recentes dos sistemas. No Brasil, as verses disponibilizadas so:

Podemos dizer que uma das propostas destacadas pelos pacotes de escritrio aumentar a produtividade da equipe de usurios por meio de uma interface comum entre os programas do pacote. O pacote da Microsoft (assim como outros) busca integrar informaes entre os aplicativos e padronizar as configuraes e comandos bsicos.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

3/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 importante conhecer o ambiente do Office 2010. Ele pode ser aplicado tanto ao Word quanto ao Excel, mas observe que cada aplicativo personaliza alguns dos comandos disponveis. Vamos estudar agora o novo ambiente do Office. Observao: h uma grande mudana no ambiente do Office entre as verses 2003 e 2007, modificando, inclusive, a forma de trabalhar com o aplicativo. J entre as verses 2007 e 2010, as mudanas so menores, mas presentes.

2 O Ambiente do Office 2010 Ao iniciar o Microsoft Word ou Excel sem abrir um arquivo especfico, a janela do programa que aparece, exibe um documento em branco, como mostra a figura a seguir.

Dependendo da configurao do aplicativo, pode ser apresentada uma janela chamada de Navegao na lateral esquerda.

A Faixa de Opes A verso 2007 do Microsoft Office trouxe uma forma diference de acionar os comandos e a verso 2010 manteve a mesma ideia de navegao. Ao invs de usarmos os menus suspensos (que j eram uma revoluo em comparao com os menus da poca) a empresa apresentou o tal do Ribbon (em portugus chamamos de FAIXA DE OPES).

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

4/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Na verdade a ideia bem simples! As opes do programa, ou melhor, os comandos do programa ou os mais importantes e/ou mais utilizados ficam agora dispostos em uma espcie de barra de ferramentas. Os menus foram transformados em abas e as opes em botes agrupados nas abas. O Office 2010 manteve a faixa de opes e incluiu um novo item: o backstage, que uma espcie de menu arquivo avanado. Eu sou obrigado a concordar que a faixa de opes bem mais produtiva do que o trabalho com menus, sem sombra de dvida. Se a pessoa tem dificuldade com as teclas de atalho, ento, ficou ainda mais simples executar os procedimentos mais utilizados. Veja na figura a seguir como os comandos so mais visveis e fceis de acessar.

O Ribbon, quer dizer, a faixa de opes (no se assuste se alguma banca chamar a faixa de opes de menus) possui trs itens que devemos destacar: A aba de comandos: os comandos esto organizados em abas na faixa de opes. Cada aba contm um conjunto especfico de comandos, que esto agrupados conforme uma padronizao criada pela Microsoft. Mas isto pode ser modificado! permitido, na verso 2010, personalizar a faixa de opes criando e modificando as abas. Alm disso, existem as abas de contexto, que s aparecem quando alguma atividade especfica est em execuo, geralmente quando algum objeto est selecionado.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

5/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Mas se voc daqueles que adoram um atalho de teclado como eu ento pressione a tecla ALT e poder observar que algumas letras aparecero na faixa de opes. Estas letras so atalhos de teclado! Ento, se pressionarmos ALT+C, acessaremos a aba Pgina Inicial!

E tem mais! Quando acionamos a tecla ALT o sistema muda o foco para a faixa de opes. possvel navegar pelas abas e botes usando as setas direcionais e escolher uma opo. Tecle ALT e observe. Escolha uma aba e vejas as opes com combinaes de letras aparecerem. V adiante, escolha uma letra para a qual exista pelo menos uma opo com mais de uma letra de atalho! Com exemplo, vamos digitar ALT e, depois a letra Y para acessar a aba Inserir.

Depois, vamos digitar a letra F.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

6/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Percebeu as mudanas que ocorreram? Interessante, no ? Para retornar ao documento, abandonando a escolha, basta pressionar ALT. Cuidado, pois pressionar ESC retorna para o nvel anterior de escolhas! Grupos: Os comandos encontrados nas abas so organizados em grupos de comandos relacionados. Por exemplo, o grupo Fonte contm comandos usados para formatar fontes. (localizado na base direita de alguns dos grupos) Clicando no cone uma janela de dilogo ser acionada. Alguns grupos possuem uma galeria que permite visualizar e escolher vrias opes de formatao.

Botes: So os menores elementos da faixa de opes. O modo de usar os botes clicando sobre eles. Dica:Clicando no boto da ponta de seta (veja na figura) quando est apontando para cima a faixa de opes fica oculta, mostrando apenas os ttulos das abas. Clicando com a ponta de seta como na figura a seguir, a faixa ser mostrada novamente. Se preferir, um duplo-clique em um dos ttulos das abas tem o mesmo efeito de ocultar/mostrar.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

7/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Estamos chegando ao final da parte terica demonstrao de hoje. Gosto de mostrar um resumo ao final de cada aula, de modo que seja possvel imprimir e estudar depois. Veja um exemplo destes disponibilizarei para vocs. resumos que, sempre que possvel,

O Modo de Exibio Backstage.

A Faixa de Opes contm um conjunto de comandos de trabalho em um documento, enquanto o modo de exibio do Microsoft Office Backstage o conjunto de comandos que voc usa para fazer algo para um documento. (Fonte: Ajuda do Word) Este modo foi criado com o objetivo de gerenciar os documentos, permitindo criar, salvar e enviar documentos, inspecionar documentos em busca de metadados ocultos ou informaes pessoais, definir opes de ativao ou desativao de sugestes de preenchimento automtico, entre outras opes.

A guia Arquivo substitui o Boto Microsoft Office e o menu Arquivo usado nas verses anteriores do Microsoft Office.

Eu poderia dizer que este modo Backstage - rene a maioria dos comandos que encontrvamos no menu arquivo das verses anteriores e os comandos que estavam no boto do Office na verso 2007. Ao clicar na Guia Arquivo, a seguinte tela apresentada.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

8/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Este o modo de exibio Backstage, uma novidade do Microsoft Office 2010. Ao clicar em Opes no modo de exibio Backstage e voc encontrar as configuraes do programa para recursos como as suas preferncias de correo de ortografia. (Em verses anteriores, essas opes esto no menu Ferramentas, em Opes.)

Observao: A maioria das teclas de acesso de menu do Microsoft Office 2003 (aquelas que comeam com ALT) ainda funcionam. Entretanto, no h nenhum lembrete na tela de quais teclas voc precisa pressionar.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

9/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

O comando imprimir ficou muito interessante! Veja como possvel obter um preview de como o documento ser impresso.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

10/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Uso do Teclado Atalhos que comeam com a tecla CTRL (por exemplo, CTRL+C para copiar) permanecem os mesmos de verses anteriores do Word. Os atalhos de teclado que comeam com a tecla ALT foram alterados! Pressione a tecla ALT. As Dicas de Tecla so exibidas na faixa de opes. Pressione a tecla mostrada na Dica de Tecla da guia ou do comando desejado da Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. Se voc pressionar um comando da Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, ele ser executado.

Um novo formato de arquivo e o trabalho com arquivos de verses anteriores do Word O novo formato de arquivo de documento do Word 2010 se baseia nos novos Formatos XML Abertos do Office (XML a abreviao de Extensible Markup Language). No preciso entender de XML. Basta ter em mente que o novo formato baseado em XML: Ajuda a tornar mais seguros os documentos, separando os arquivos que contm scripts ou macros e facilitando a identificao e o bloqueio de cdigo ou macros no desejados. Ajuda a reduzir o tamanho de arquivo do documento. Ajuda a tornar os documentos menos suscetveis a danos.

Aqui est uma breve descrio dos formatos de arquivos do Word 2010: .docx. Documento padro do Word sem macros ou cdigos .dotx. Modelo do Word sem macros ou cdigos .docm. Documento do Word que pode conter macros ou cdigos .dotm. Modelo do Word que pode conter macros ou cdigos

No Word 2010, voc pode abrir arquivos criados em verses anteriores do Word. Quando voc salva um arquivo criado originalmente em uma verso anterior, a opo automtica na caixa de dilogo Salvar como salvar o arquivo na verso anterior (.doc).

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

11/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Ao salvar um arquivo como verso anterior, se os recursos do Word 2010 no forem compatveis com a verso anterior, o Verificador de Compatibilidade do Microsoft Word informar voc sobre isso e todos os novos recursos no funcionaro. Observe que, quando voc abre um arquivo Word criado em uma verso anterior ou salva um arquivo criado no Word 2010 como uma verso anterior, o Modo de Compatibilidade automaticamente ativado. O Verificador de Compatibilidade do Word executado automaticamente. Tambm possvel execut-lo manualmente, caso voc esteja em dvida quanto compatibilidade de algum recurso do documento com verses anteriores. Clique em Arquivo, em Informaes, em Verificar Problemas e ento clique em Verificar Compatibilidade.

Salvando o trabalho Antes de mais nada... vamos ao Primeiro Passo Para manter o seu trabalho, preciso salv-lo, e nunca cedo demais para faz-lo! Para salvar seu novo documento no Word 2010, clique no boto salvar ou clique na aba Arquivo e, em seguida, no boto no topo da tela Salvar ou Salvar Como. Uma caixa de dilogo aberta (caso seja a primeira vez que est gravando ou tenha selecionado a opo salvar como). Use essa caixa para informar ao Word o local que voc ir utilizar para armazenar o documento em seu computador, e como voc deseja nome-lo. Depois de salvar o seu documento e continuar a digitar, salve o seu trabalho periodicamente. De vez em quando, clique no boto Salvar na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido esquerdo superior da janela. no canto

Ou use um atalho de teclado para salvar: pressione CTRL+B (mantenha pressionada a tecla CTRL e pressione a tecla B).

Quando terminar o documento e salvar o seu trabalho, feche o arquivo. Para isso, clique no boto/aba Arquivo e selecione .

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

12/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3
RESUMO FAIXA DE OPES

Faixa de Opes: Mostra os comandos e ferramentas necessrias para a realizao de vrias atividades. A Faixa de Opes (Ribbon) pode ser minimizada e customizada. Guias: Agrupamento de comandos da Faixa de Opes. A ideia semelhante aos antigos menus, agrupando as opes por assunto. Guias de Contexto: Mostra comandos para o objeto selecionado. Acionador de Caixa de Dilogo: Clicar neste cone aciona uma caixa de dilogo. Grupo: Agrupamento de comandos nas abas. Galeria: Lista de opes em forma de galeria. A lista mostra uma prvia da aplicao de vrios comandos. Permite visualizar o resultado antes de escolher os comandos. Barra de Ferramentas de Acesso Rpido: Acesso rpido aos comandos mais utilizados. Os botes Salvar, Desfazer, Refazer/Repetir aparecem aqui por padro.

Para minimizar a Faixa de Opes: clique no boto Minimizar a Faixa de Opesna prpria faixa ou pressione <Ctrl> + <F1>. Um clique duplo tambm oculta/mostra a faixa de opes. possvel, ainda, selecionar a opo Minimizar a Faixa de Opes no menu de contexto apresentado quando se clica com o boto direito do mouse na faixa de opes. Para Customizar a Faixa de Opes: Clique com o boto direito do mouse na Faixa de Opes e selecione Personalizar a Faixa de Opes no menu de contexto (ou clique na Guia Arquivo, selecione Opes e clique Personalizar Faixa de Opes). o Nova Guia cria uma nova Guia/Aba na Faixa de Opes. o Novo Grupo cria um novo Grupo emuma Guia na Faixa de Opes.

Para obter ajuda: Clique o boto Ajuda ou pressione<F1>. No menu Arquivo tambm encontramos o boto ajuda.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

13/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Salvar, Desfazer e Repetir. Voc pode adicionar seus comandos favoritos para que eles fiquem disponveis independentemente da guia em uso.

Adicionando comandos Barra de Ferramentas de Acesso Rpido: Para personaliz-la, temos as seguintes opes: clicar no menu de contexto (flecha para baixo) direita dela;

clicar com o boto direito do mouse no comando desejado e, em seguida, clicar em Adicionar Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.

Uso do Teclado Atalhos que comeam com a tecla CTRL (por exemplo, CTRL+C para copiar) permanecem os mesmos de verses anteriores do Word. Os atalhos de teclado que comeam com a tecla ALT foram alterados! Pressione a tecla ALT. As Dicas de Tecla so exibidas na faixa de opes. Pressione a tecla mostrada na Dica de Tecla da guia ou do comando desejado da Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 15/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Se voc pressionar um comando da Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, ele ser executado.

Um novo formato de arquivo e o trabalho com arquivos de verses anteriores do Word O novo formato de arquivo de documento do Word 2010 se baseia nos novos Formatos XML Abertos do Office (XML a abreviao de Extensible Markup Language). No preciso entender de XML. Basta ter em mente que o novo formato baseado em XML: Ajuda a tornar mais seguros os documentos, separando os arquivos que contm scripts ou macros e facilitando a identificao e o bloqueio de cdigo ou macros no desejados. Ajuda a reduzir o tamanho de arquivo do documento. Ajuda a tornar os documentos menos suscetveis a danos.

Aqui est uma breve descrio dos formatos de arquivos do Word 2010: .docx. Documento padro do Word sem macros ou cdigos .dotx. Modelo do Word sem macros ou cdigos .docm. Documento do Word que pode conter macros ou cdigos .dotm. Modelo do Word que pode conter macros ou cdigos

No Word 2010, voc pode abrir arquivos criados em verses anteriores do Word. Quando voc salva um arquivo criado originalmente em uma verso anterior, a opo automtica na caixa de dilogo Salvar como salvar o arquivo na verso anterior (.doc). Ao salvar um arquivo como verso anterior, se os recursos do Word 2010 no forem compatveis com a verso anterior, o Verificador de Compatibilidade do Microsoft Word informar voc sobre isso e todos os novos recursos no funcionaro. Observe que, quando voc abre um arquivo Word criado em uma verso anterior ou salva um arquivo criado no Word 2010 como uma verso anterior, o Modo de Compatibilidade automaticamente ativado. O Verificador de Compatibilidade do Word executado automaticamente. Tambm possvel execut-lo manualmente, caso voc esteja em dvida
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 16/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 quanto compatibilidade de algum recurso do documento com verses anteriores. Clique em Arquivo, em Informaes, em Verificar Problemas e ento clique em Verificar Compatibilidade.

Digitando, selecionando, formatando... Antes de mais nada... vamos ao Primeiro Passo Para manter o seu trabalho, preciso salv-lo, e nunca cedo demais para faz-lo! Para salvar seu novo documento no Word 2010, clique no boto salvar no topo da tela ou clique na aba Arquivo e, em seguida, no boto Salvar ou Salvar Como. Uma caixa de dilogo aberta (caso seja a primeira vez que est gravando ou tenha selecionado a opo salvar como). Use essa caixa para informar ao Word o local que voc ir utilizar para armazenar o documento em seu computador, e como voc deseja nome-lo. Depois de salvar o seu documento e continuar a digitar, salve o seu trabalho periodicamente. De vez em quando, clique no boto Salvar na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido esquerdo superior da janela. no canto

Ou use um atalho de teclado para salvar: pressione CTRL+B (mantenha pressionada a tecla CTRL e pressione a tecla B).

Quando terminar o documento e salvar o seu trabalho, feche o arquivo. Para isso, clique no boto/aba Arquivo e selecione .

O processo de digitao de textos bem simples e intuitivo. Basta ir teclando as letras desejadas e, ao final de cada pargrafo, teclar [ ENTER] para encerrar o pargrafo. Se errar, usamos a tecla [Del] ou [Delete] para apagar a letra que est aps o curso ou a tecla a letra que est antes do cursor. para apagar

Para quem no conhece, o cursor uma pequena barra em p | que fica piscando quando no estamos digitando um texto. um guia e indica a posio atual no documento.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

17/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

. A tecla [Enter] encerra Ao terminar um pargrafo, tecle [Enter] o pargrafo. Isto faz com que o Word encerre o pargrafo e mude de linha. importante falar sobre isto, pois os pargrafos possuem dados de formatao individualizados. Outra forma de mudar de linha forar a quebra de linha sem encerrar o pargrafo utilizando a combinao de teclas [Shift] + [Enter]. Isto significa que o texto, mesmo estando na linha abaixo, ainda faz parte do pargrafo e est sujeito formatao aplicada ao pargrafo. Para formatar um texto j digitado, preciso selecion-lo. possvel selecionar um texto (ou elemento grfico) usando o mouse ou o teclado, incluindo itens que no esto ao lado uns dos outros. Por exemplo, possvel selecionar um pargrafo na pgina um e uma frase na pgina trs. A operao de seleo bsica consiste em arrastar o mouse (arrastar = clicar, manter o boto pressionado e mover o mouse) sobre o texto pressionando o boto esquerdo. O texto ficar marcado com uma cor de fundo diferente do restante do documento. Normalmente na cor preta. No caso de figuras, basta clicar uma vez sobre a figura (ou elemento grfico). O Word possui vrias formas de seleo. Observe: Selecionar texto e elementos grficos usando o mouse (fonte deste texto: Microsoft) Qualquer quantidade de texto Uma palavra Uma linha de texto Clique e arraste o ponteiro sobre o texto. Clique duas vezes na palavra. Mova o ponteiro para a esquerda da linha at que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique. Estando o curso na frase a ser selecionada, mantenha pressionada a tecla CTRL e clique em qualquer lugar da frase. Mova o ponteiro para a esquerda do pargrafo at que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique duas vezes. Voc tambm pode clicar trs vezes em qualquer lugar do pargrafo. Mova o ponteiro para a esquerda dos pargrafos at que ele assuma a forma de
www.estrategiaconcursos.com.br 18/70

Uma frase

Um pargrafo

Vrios pargrafos

Prof. Alexandre Lnin

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 uma seta para a direita, clique e arraste para cima ou para baixo. Um bloco de texto grande Um documento inteiro Clique no incio da seleo, role at o fim da seo, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique. Mova o ponteiro para a esquerda de qualquer texto do documento at que ele assuma a forma de uma seta para a direita e clique trs vezes. Clique no elemento grfico. Mova o ponteiro sobre a borda do quadro ou da caixa de texto at ele se transformar em uma seta de quatro pontas e clique para ver as alas de dimensionamento.

Um elemento grfico Uma caixa de texto ou um quadro

Selecionar texto usando o teclado: selecione o texto mantendo pressionada a tecla SHIFT e pressionando a tecla que move o cursor (cursor aquela barra que fica piscando para indicar a posio onde estamos no texto, tambm conhecido como ponto de insero).

Mover e Copiar: agora que j selecionamos o texto, o que fazer com ele? Bem, existem muitas coisas que podemos fazer com um texto selecionado. O mais bsico mover e copiar. Mover apagar o texto da localizao original e colocar em outro local. Copiar colocar uma cpia do texto selecionado em outro local. Estas operaes so as famosas: control C, control V. Na verdade, estas operaes so realizadas em duas etapas aps a seleo do texto: uma para enviar o texto selecionado para a rea de transferncia e outra para copiar da rea de transferncia para o documento. Usando [Ctrl] + [X] para enviar para a rea de transferncia, o texto apagado do documento automaticamente. Temos a operao chamada recortar. Se usamos [Ctrl] + [C] - copiar, o texto selecionado tambm enviado para a rea de transferncia, mas no apagado do documento. Depois disto, posicionamos o cursor no documento e teclamos [Ctrl] + [V]. O texto ser copiado para rea de transferncia para o documento. Esta operao chamada colar pode ser realizada diversas vezes, criando vrias cpias do texto presente na rea de transferncia.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

19/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Ah, isto vale tambm para os demais objetos: imagens, figuras etc.

Importante: operaes.

existem

outras

teclas

que

fazem

as

mesmas

[Ctrl] + [Insert] = Copiar [Shift] + [Delete] = Recortar [Shift] + [Insert] = Colar

Desfazendo e Refazendo: o Word armazena as ltimas operaes realizadas e permite desfazer uma ao ou refazer uma ao desfeita. [Ctrl] + [Z] para o primeiro caso (desfazer) e [Ctrl] + [R] para o segundo (refazer). A barra de ferramentas padro apresenta cones para isto: .

Observao: sempre que encontrar um tringulo como o apresentado no cone acima, isto significa que existe um menu oculto ali. Por exemplo, clicando no triangulo prximo ao desfazer (seta curva para a esquerda), podemos observar as ltimas aes realizadas. interessante mostrar que a operao de refazer pode indicar repetir! Neste caso, o cone ser:

Guia ARQUIVO Nesta guia podemos obter os mesmos comandos bsicos de antes para abrir, salvar e imprimir o documento, bem como para definir permisses, preparar o documento para compartilhar com outras pessoas e gerenciar as verses do documento. A guia Arquivo substitui o boto Microsoft Office usado nas verses anteriores do Microsoft Office. e o menu Arquivo

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

20/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Para acess-la, na Faixa de Opes, clique em Arquivo. Isso abre uma janela grande chamada Backstage, em que voc executa vrias aes, como salvar o documento e realizar a sua impresso.

SALVAR O DOCUMENTO Para salvar seu novo documento no Word 2010, clique no boto Salvar no topo da tela ou clique na guia Arquivo e, em seguida, no boto Salvar ou Salvar Como.

IMPRIMIR O DOCUMENTO Quando estiver pronto para imprimir, clique novamente na guia Arquivo (a primeira guia). Na coluna esquerda, clique no comando Imprimir. Uma janela grande aberta, e voc clica no boto Imprimir. Obviamente, necessrio ter uma impressora conectada ao computador.

FECHAR O DOCUMENTO Depois de concluir o documento e salvar o trabalho, feche o arquivo. Clique na guia Arquivo e, na coluna esquerda, clique em Fechar.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

21/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Guia Pgina Inicial

Formatando o Texto A primeira coisa a aprender sobre formatao de textos que existe uma hierarquia entre caracteres, pargrafos e sees. Os documentos do Word so divididos em sees e estas em pargrafos e estes em caracteres. A formatao aplicada de forma independente entre estes itens. Por exemplo, se for preciso configurar um tamanho de pgina e margens em uma determinada folha de forma diferente das demais, ento preciso criar duas sees distintas no documento. Cada uma das sees ser formatada com os detalhes requeridos. Outra coisa importante sobre formatao que ela armazenada em uma marca. No caso do pargrafo, armazenada na marca de pargrafo (o PI) e no caso das sees, na marca de seo. Quando teclamos [Enter], uma marca de final de pargrafo inserida . Quando criamos uma seo, uma marca de seo inserida, de acordo com o tipo de quebra de seo criada. Criei uma quebra seo contnua (a seo no iniciar uma nova pgina). Veja o smbolo (marca).

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

22/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Por que isto importante? Bom, primeiro, porque pode ser objeto de prova, claro. Segundo, porque um item pouco explorado ainda. Terceiro, porque influencia muito na formatao. Alguns requisitos de formatao so podem ser obtidos se utilizarmos o recurso de seo, por exemplo. Para visualizar estes itens basta clicar no cone (mostrar/ocultar caracteres no imprimveis) na Guia Pgina Inicial >Grupo Pargrafo. de ferramentas padro. possvel personalizar o que se deseja visualizar junto com o texto, selecionando a configurao desejada na Janela Opes obtida em guia Arquivo > Opes > Exibir.

Cuidado para no confundir a opo Mostrar/Ocultar com a marca de pargrafo!!! Para ver as marcas de formatao, use a Faixa de Opes, na parte superior da janela. Na guia Pgina Inicial, grupo Pargrafo, clique no boto . Clique no boto novamente para ocultar as marcas de formatao.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

23/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 toda vez que voc O Word insere uma marca de pargrafo pressiona ENTER para iniciar um novo pargrafo. Formatao de Fonte: fonte a forma da letra, seja tipo da letra, tamanho, cor, espaamento etc. No Grupo Fonte (Guia Pgina Inicial) encontramos a caixa de dilogo com opes de formatao de fontes. Use o acionador da caixa de dilogo para acessar esta janela.

Repare que na parte de baixo da caixa existe um quadro chamado visualizao. Este quadro serve como referencial das alteraes que sero feitas.

O item Fonte ir determinar o modelo, o tipo da letra. Alm do tipo da fonte, possvel alterar o estilo da fonte (negrito, itlico e combinaes). Mas anote que isto depende do tipo da fonte. Nem todas as fontes possuem todos os estilos previstos. Outros recursos: tamanho, cor, estilo de sublinhado e cor do sublinhado (se aplicado). Os efeitos possveis so muito semelhantes aos efeitos disponibilizados pelo Writer.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 24/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Os Efeitos acima so os efeitos de texto (sombra, brilho ou reflexo). Esta opo est desativada porque o arquivo est em modo de compatibilidade. Somente quando o documento for salvo no formato do Word 2010 / 2007 que este item ficar disponvel. Veja o quadro a seguir.

Tachado Tachado duplo Sobrescrito Subscrito Sombra Contorno Relevo Baixo relevo Versalete Todas maisculas Oculto

Exemplo de Efeito Exemplo de Efeito


Exemplo de Efeito

Exemplo de Efeito

Exemplo de Efeito

E od Effe eiit to o Ex xe em mp plo de eE E Ex xe em mp pllo od de eE Effe eiit to o EXEMPLO DE EFEITO EXEMPLO DE EFEITO

O oculto est l, mas no aparece claro. Todas estas alteraes podem ser feitas simultaneamente e somente aps a concluso necessria a

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

25/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 confirmao. Atente-se para o fato de que fechar ou cancelar no aplica as alteraes no texto. A aba Avanado permite configurar o Espaamento entre Caracteres e Recursos OpenType.

Escala: aumenta ou reduz o espao ocupado pelos caracteres. Espaamento: distncia entre os caracteres do texto selecionado (ou que ser digitado a partir do cursor). Dimenso: Expande ou compacta o texto vertical e horizontalmente a uma porcentagem de seu tamanho atual. Digite ou selecione uma porcentagem entre 1 e 600. Espaamento: Aumenta ou diminui o espao entre caracteres. Digite ou selecione um valor na caixa Por. Posio: Eleva ou rebaixa o texto selecionado em relao linha de base. Digite ou selecione um valor na caixa Por. Kerning para fontes: Ajusta automaticamente o espao entre determinadas combinaes de caracteres para que a palavra inteira

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

26/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 apresente um espaamento mais regular. Esse comando funciona apenas para fontes TrueType e Adobe Type Manager. Para usar esse recurso, digite ou selecione o menor tamanho de fonte ao qual voc deseja aplicar kerning na caixa Pontos e acima. O Microsoft Word aplica o kerning automaticamente em todas as fontes a partir desse tamanho.

Estilos A figura a seguir destaca alguns estilos do Word 2010. Mas o que significa Estilo? Estilo um conjunto de formataes que recebe um nome para que possa ser utilizado diversas vezes em um mesmo documento.

Como exemplo, vamos considerar o estilo Ttulo 1, ilustrado na figura anterior, que descreve o tipo da fonte como sendo verdana, tamanho 14. Nesse caso, todas as vezes que um trecho de texto for definido como Ttulo 1, a ele sero aplicadas as caractersticas do estilo, como fonte verdana e tamanho de fonte 14.

Pargrafo

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

27/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Posicionamento do Texto Muitos fatores determinam como o texto posicionado. As margens determinam a distncia entre a extremidade da pgina e todo o texto contido na mesma, enquanto o recuo e o alinhamento dos pargrafos determinam como eles sero ajustados entre as margens. Existe, ainda, o espao entre linhas e antes e depois dos pargrafos. As margens determinam a largura total da rea de texto principal em outras palavras, o espao entre o texto e a extremidade da pgina. O recuo determina a distncia do pargrafo em relao s margens esquerda ou direita. Entre as margens, possvel aumentar ou diminuir o recuo de um pargrafo ou de um grupo de pargrafos. Pode-se criar um recuo negativo, que desloca o pargrafo na direo da margem. Tambm possvel criar um recuo deslocado, no qual a primeira linha do pargrafo no recuada, mas as linhas subsequentes so. O alinhamento horizontal determina a aparncia e a orientao das extremidades do pargrafo: alinhado esquerda, alinhado direita, centralizado ou justificado. Por exemplo, em um pargrafo alinhado esquerda a extremidade esquerda do pargrafo coincide com a margem esquerda. O alinhamento vertical determina a posio do pargrafo em relao s margens superior e inferior. Isso ser til, por exemplo, quando voc criar uma pgina de ttulo, porque poder posicionar o texto precisamente na parte superior, inferior ou no centro da pgina, ou justificar verticalmente os pargrafos de modo que fiquem espaados na pgina.

Texto com um recuo da primeira linha

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

28/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Texto com um recuo deslocado

Texto com um recuo negativo

O espaamento entre linhas determina o espao vertical entre as linhas de texto em um pargrafo. Por padro, as linhas tm espaamento simples, o que significa que o espaamento acomoda a maior fonte na linha, alm de uma pequena quantidade de espao extra. O espaamento entre pargrafos determina o espao acima ou abaixo de um pargrafo. Se uma linha contiver uma frmula, um elemento grfico ou um caractere de texto, o Microsoft Word aumentar o espaamento da linha. Para que o espaamento entre todas as linhas seja uniforme, use o espaamento exato e especifique um espao que seja grande o suficiente para acomodar o maior caractere ou elemento grfico na linha. Se aparecerem itens cortados, aumente o espaamento.

Tipos de espaamento entre linhas Simples: Acomoda a maior fonte na linha, alm de uma pequena quantidade de espao adicional. A quantidade de espao adicional varia de acordo com a fonte usada. 1,5 linha: Uma vez e meia maior que o espaamento simples entre linhas.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

29/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Duplo: Duas vezes o espaamento simples entre linhas. Pelo menos: Espaamento mnimo entre as linhas que necessrio para acomodar a maior fonte ou elemento grfico na linha. Exatamente: Um espaamento fixo entre linhas que no ajustado pelo Microsoft Word. Mltiplos: Um espaamento entre linhas que aumentado ou diminudo de acordo com uma porcentagem especificada. Por exemplo, se voc definir o espaamento como 1,2, o espao ser aumentado em 20%.

Rgua: por meio da Rgua Horizontal podemos ajustar as margens direita e esquerda. As Margens Superior e Inferior podem ser ajustadas por meio da Rgua Vertical, localizada na borda esquerda da pgina.

Definir tabulaes Uma parada de tabulao um local na rgua horizontal que indica o recuo do texto ou onde comear uma coluna de texto. Ao teclar [TAB], o cursor salta para a prxima marca de tabulao da linha atual. Se a

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

30/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 posio da marca de tabulao for alterada, a posio do texto acompanhar As tabulaes permitem que voc alinhe texto esquerda, direita, centralizado ou de acordo com um caractere decimal ou de barra. Podemos inserir caracteres especficos automaticamente, como pontos ou traos, antes das tabulaes. Para definir tabulaes: 1. Clique em Esquerdo ( ) na extremidade esquerda da rgua horizontal at obter o tipo de tabulao desejado: Esquerdo ( ), Direito ( ), Centralizado ( ), Decimal ( ) ou Barra ( ). 2. Clique na rgua horizontal em que voc deseja definir uma parada de tabulao.

Dica: Para definir medidas precisas use a janela Pargrafo (Guia Layout da Pgina > Pargrafo) e clique no boto Tabulao.

Para definir tabulaes com caracteres de preenchimento Na Guia Pgina Inicial, Grupo Pargrafo, clique no boto acionador da caixa de dilogo. Na janela que se abre (acima) clique em Tabulao. Em Posio da parada de tabulao, (janela a seguir), digite a posio de uma nova tabulao ou selecione uma parada de tabulao existente

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

31/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 qual voc deseja adicionar caracteres de preenchimento. Em Alinhamento, selecione o alinhamento para o texto digitado na parada de tabulao. Em Preenchimento, clique na opo de preenchimento desejada e, em seguida, clique em Definir.

Guia Inserir

Inserir uma tabela No Microsoft Office Word 2010, possvel inserir uma tabela escolhendo a partir de uma seleo de tabelas pr-formatadas, completas com dados de

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

32/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 amostra, ou selecionar o nmero de linhas e colunas que deseja (como no Word 2003). possvel inserir uma tabela em um documento ou inserir uma tabela em outra tabela para criar uma tabela mais complexa. Usar os modelos de tabela: possvel usar modelos de tabelas para inserir uma tabela com base em uma galeria de tabelas pr-formatadas. Os modelos de tabela contem dados de amostra para ajud-lo a visualizar qual ser a aparncia da tabela quando adicionar seus dados. Clique no local que deseja inserir uma tabela. Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela, aponte para Tabelas Rpidas e clique no modelo que deseja.

Substitua os dados no modelo pelos dados que deseja.

OU Clique no local que deseja inserir uma tabela. Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela e, em Inserir tabela, arraste para selecionar o nmero de linhas e colunas que deseja.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

33/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Comando Inserir tabela... O comando Inserir tabela permite que voc especifique as dimenses e o formato da tabela antes da insero da tabela em um documento. Clique no local que deseja inserir uma tabela. Na guia Inserir, no grupo Tabelas, clique em Tabela e, em seguida, clique em Inserir Tabela. Em Tamanho da tabela, insira o nmero de colunas e linhas. Em Comportamento de ajuste automtico, escolha as opes para ajustar o tamanho da tabela.

Converter texto em tabela 1. Selecione o texto que voc deseja converter.

2. Na guia Inserir, do grupo Tabelas seguida, clique em Converter

, clique em Tabela e, em Texto em Tabela.

3. Na caixa de dilogo Converter texto em tabela, ilustrada a seguir, em Texto separado em clique na opo para destacar o caractere separador no seu texto. 4. Na caixa Nmero de colunas, verifique o nmero de colunas. Se voc no vir o nmero de colunas que espera, um caractere separador poder estar faltando em uma ou mais linhas de texto.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

34/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Converter tabela em texto 1. Selecione as linhas ou a tabela que voc deseja converter em pargrafos. 2. Em Ferramentas de Tabela, na guia Layout, clique no grupo Dados.

3. Clique em Converter em Texto, conforme ilustrado na tela seguinte.

4. Em Separar texto com, clique na opo para destacar o caractere separador que deseja usar no lugar dos limites da coluna. Clique em ok.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

35/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Neste exemplo, as linhas so separadas com marcas de tabulaes.

Guia Layout da Pgina Rene os comandos relacionados com as configuraes do documento em relao pgina, como margens, cor de fundo, entre outros.

Guia Referncias Traz todos os recursos necessrios aos dados que sero usados como referncia no texto, como sumrios, bibliografias, referncias cruzadas e notas de rodap.

Algumas opes importantes dessa guia:

Sumrio Para inserir o sumrio siga os passos:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

36/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 1: Acesse a guia Referncias, Grupo Sumrio, boto Sumrio; 2: Escolha o tipo de sumrio desejado, conforme ilustra a figura seguinte:

3: Pronto, o sumrio selecionado foi inserido no local desejado.

Nota de Rodap Notas de rodap so utilizadas, geralmente, em livros quando h uma palavra complicada no texto. Coloca-se a nota de rodap contendo a explicao dessa palavra. Para isso, a palavra ficar com um nmero indicativo da nota e esse mesmo nmero tambm vai parecer no final da pgina onde consta a palavra com a nota de rodap. Exemplo: Microsoft Office 2010 1: Coloque o cursor no final do nmero 2010; 2: Acesse a guia Referncias; 3: No grupo Notas de Rodap, clique em Inserir Nota de Rodap.

Guia Correspondncias Todas as ferramentas desta guia so relacionadas a mala direta, etiquetas de endereamento e preenchimento de envelopes de correspondncia.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

37/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Guia Reviso Essa guia rene, em grupos, os comandos relacionados com o processo de reviso e correo do texto, como a correo ortogrfica e gramatical, a traduo (sim... traduo!), os dicionrios de sinnimos, os comentrios, o controle de alteraes, entre outros.

Guia Exibio possvel alterarmos a forma de visualizao do documento, de diferentes maneiras, como: Utilizando o controle de Zoom, que pode ser visto no rodap direta da tela . Anterior a este controle de zoom, tem-se os botes de forma de visualizao de seu documento , que podem tambm ser acessados pela Guia Exibio (conforme visto a seguir).

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

38/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Os cinco primeiros botes so os mesmos que temos em miniaturas no rodap.

Layout de Impresso: um modo de exibio de um documento ou outro objeto da forma como ele aparecer quando for impresso. Por exemplo, itens como cabealhos, notas de rodap, colunas e caixas de texto aparecem em suas posies reais. Use este modo para ver como o texto, os elementos grficos e outros elementos sero posicionados na pgina impressa. Esse modo de exibio til para editar cabealhos e rodaps, para ajustar margens e para trabalhar com colunas e objetos de desenho. Para alternar para o modo de exibio de layout de impresso, clique em na guia Exibio.

Leitura em Tela Inteira: Ele oculta as barras de seu documento, facilitando a leitura em tela, observe que no rodap do documento direita, ele possui uma flecha apontado para a prxima pgina. Para sair desse modo de visualizao, clique no boto fechar no topo direita da tela. Para alternar para o modo de exibio de layout de impresso, clique em na guia Exibio.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

39/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Layout da Web : um modo de exibio de um documento que mostra como ele aparecer em um navegador Web. Por exemplo, o documento aparece como uma pgina extensa (sem quebras de pgina) e o texto e tabelas se ajustam janela. Nesse modo de exibio, os planos de fundo so exibidos, o texto disposto de forma a se ajustar na janela e os elementos grficos so posicionados como em um navegador da Web. Para alternar para o

modo de exibio de layout de impresso, clique em Exibio.

na guia

Estrutura de Tpicos: um modo de exibio que mostra os ttulos de um documento com recuos para representar seu nvel na estrutura do documento. utilizado para examinar a estrutura de um documento e para mover, copiar e reorganizar o texto arrastando os ttulos. Nesse modo de exibio, voc pode recolher um documento para ver apenas os ttulos principais, ou pode expandi-lo, para ver todos os ttulos e tambm o corpo do texto.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

40/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Nesse modo de exibio, as quebras de pgina, cabealhos e rodaps, elementos grficos e planos de fundo no aparecem. Para

alternar para a estrutura de tpicos, clique em Exibio.

na guia

Rascunho: o formato bruto, permite aplicar diversos recursos de produo de texto, porm no visualiza como impresso nem outro tipo de meio. Para alternar para o modo de exibio de layout de

impresso, clique em

na guia Exibio.

O terceiro grupo de ferramentas da guia Exibio permite trabalhar com o Zoom da pgina. Ao clicar no boto Zoom o Word apresenta a seguinte janela.

Voc sabia? possvel exibir duas partes de um mesmo documento simultaneamente.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

41/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

ou aponte para a barra de 1. Na guia Exibio, clique Dividir diviso na parte superior da barra de rolagem vertical.

2. Quando o ponteiro mudar para um ponteiro de redimensionamento arraste a barra de diviso para a posio desejada. Observaes:

Para retornar para uma nica janela, clique duas vezes na barra de diviso ou arraste-a para a posio da barra de diviso. Para mover ou copiar texto entre partes de um documento grande, divida a janela em dois painis. Exiba o texto ou os elementos grficos que voc deseja mover ou copiar em um painel e o destino do texto e dos elementos grficos no outro painel. Depois, selecione e arraste o texto ou os elementos grficos pela barra de diviso.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

42/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 A autorrecuperao uma funcionalidade que realiza a gravao das alteraes do documento de forma automtica de modo a permitir a recuperao do documento quando o mesmo for fechado de forma indesejada. Por exemplo, quando ocorre uma falha do sistema, ou a queda da energia. Nestes casos, o documento poder ser recuperado para o estado da ltima gravao automtica. bom destacar que este recurso precisa ser habilitado nas opes do aplicativo e que na verso 2010 o recurso foi aprimorado, permitindo recuperar inclusive documentos que no foram salvos. Para habilitar use Arquivo > Opes > Salvar > Salvar documentos.

J o backup uma funcionalidade que cria uma cpia do documento ao salv-lo. Isto implica em obter dois arquivos aps o procedimento de salvar o documento. Esta funcionalidade deve ser habilitada nas opes do aplicativo (Arquivo > Opes > Avanado > Salvar)

GABARITO: E. 4. (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) No Word 2010, a partir do menu Layout da Pgina, possvel dividir em duas partes a janela de um documento que esteja em edio, de modo que sees diferentes do mesmo documento possam ser vistas simultaneamente. Resoluo No temos menus no Word 2010, s guias, na Faixa de Opes! O comando Dividir, que nos permite exibir duas partes de um mesmo documento simultaneamente, est localizado na Guia Exibio, ao invs da Guia Layout de Pgina.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

46/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

1. Na guia Exibio, clique Dividir ou aponte para a barra de diviso na parte superior da barra de rolagem vertical.

2. Quando o ponteiro mudar para um ponteiro de redimensionamento arraste a barra de diviso para a posio desejada. Observaes:

Para retornar para uma nica janela, clique duas vezes na barra de diviso ou arraste-a para a posio da barra de diviso. Para mover ou copiar texto entre partes de um documento grande, divida a janela em dois painis. Exiba o texto ou os elementos grficos que voc deseja mover ou copiar em um painel e o destino do texto e dos elementos grficos no outro painel. Depois, selecione e arraste o texto ou os elementos grficos pela barra de diviso.

GABARITO: item ERRADO. 5. (CESPE/2011/Correios/Agente Comercial) Ao se clicar o boto maximizada. Resoluo de Correios Atendente

, a janela do Word ser

Quando voc clica no boto Minimizar de uma janela, a janela desaparece. Ela no foi realmente fechada, mas transformada em um boto da barra de tarefas, na parte inferior da tela. Voc pode restaurar (trazer de volta) a janela clicando neste boto da barra de tarefas (com o nome da janela). GABARITO: item ERRADO. 6. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Ao se selecionar uma palavra do documento e se clicar o boto , ser aplicado negrito a essa palavra, caso ela no esteja assim formatada. Resoluo Isso mesmo, muito fcil!! Atalho Funo Boto Relacionado

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

47/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 CTRL + N Aplicar Negrito Gabarito: item correto. 7. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Ao se selecionar a palavra donativos e clicar o boto apenas essa palavra ser apagada do texto. Resoluo Atalho CTRL + O Funo Novo documento Boto Relacionado ,

Gabarito: item errado. 8. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Na primeira linha do texto, ao se selecionar a palavra arrecada e clicar o boto , essa palavra ser deslocada para a posio entre as palavras dos e Correios dessa linha. Resoluo Atalho CTRL + Z Funo Boto Relacionado Desfazer as aes realizadas. Clicar na setinha preta ao lado da ferramenta d acesso a uma listagem dessas aes. Gabarito: item errado. 9. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Ao se selecionar um dos pargrafos do texto e clicar o boto , ser iniciada a verificao ortogrfica do pargrafo selecionado. Resoluo O boto Mostrar/Ocultar formatao do documento. Gabarito: item errado. quando ativado, mostra as marcas de

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

48/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

A partir da figura anterior, que ilustra uma janela do Microsoft Word 2007 com um documento em processo de edio, julgue os itens que se seguem. 10. (CESPE/2009/PMDF/Adaptada) Se o texto tiver sido copiado do stio da Polcia Militar do Distrito Federal (PMDF) e colado no documento em edio, ento, por se tratar de uma fonte de texto externa, o corretor ortogrfico do Word no poder ser utilizado nesse caso. Resoluo Independentemente de o texto ter vindo de uma origem externa, o da corretor ortogrfico poder ser utilizado. Nesse caso, o boto guia Reviso vasculha o texto procura de erros gramaticais (marcados em verde) e ortogrficos (em vermelho). Assim como nas verses anteriores, esse comando acessado pela tecla de atalho F7. GABARITO: item ERRADO.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

49/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

11. (CESPE/2008/TST) No documento Word apresentado, sabendo-se que a palavra Articulao est formatada em negrito, para que essa formatao seja desfeita, suficiente: selecionar essa palavra, pressionar e manter pressionada a tecla ; teclar ; liberar a

tecla . Resoluo O uso da combinao de teclas Shift + B, ir escrever a letra B em maiscula. Aps ter aplicado o negrito na palavra articulao, para desfaz-lo basta posicionar o cursor sobre a palavra ou selecion-la, e, em seguida, digitar a tecla de atalho [Ctrl + N].

Negrito, Itlico e Sublinhado: Estes trs comandos aplicam efeitos distintos no trecho selecionado. Teclas de Atalho: CTRL+N Negrito; CTRL+I Itlico; CTRL+S Sublinhado. Note que h uma setinha ao lado do sublinhado: a indicao que se pode escolher mais de um tipo de sublinhado! GABARITO: item ERRADO. 12. (CESPE/2008/TST) possvel alterar o tamanho da fonte de uma palavra selecionada no documento Word mostrado por meio do uso dos botes
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 50/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Resoluo aumenta o tamanho da fonte; e o boto diminui o tamanho O boto da fonte. Teclas de Atalho: CTRL+SHIFT+> (aumentar) e CTRL+SHIFT+< (diminuir). GABARITO: item CERTO. 13. (CESPE/2008/TST) Operando-se apenas com o boto esquerdo do mouse e utilizando-se de recursos disponibilizados na janela do Word mostrada, possvel alterar para maiscula, simultaneamente, apenas a primeira letra de todas as palavras do seguinte trecho do documento: trabalhos que no so remunerados, mas que so trabalho. Resoluo Pode-se alterar o uso de maiscula em palavras, sentenas ou pargrafos fazendo o seguinte: Selecione o texto no qual deseja alterar o uso de maiscula. Na guia Incio, no grupo Fonte, clique no boto Maisculas e e clique na opo de uso de maiscula desejada. Minsculas As opes que iro aparecer esto listadas a seguir:

Para colocar maiscula na primeira letra de uma sentena e deixar todas as outras letras em minsculas, clique em Primeira letra da sentena em maiscula. Para colocar minscula em todas as letras, clique em minscula. Para colocar maiscula em todas as letras, clique em MAISCULAS. Para colocar maiscula na primeira letra de cada palavra e deixar as outras em minscula, clique em Colocar Cada Palavra em Maiscula. Para alternar entre maisculas e minsculas (por exemplo, para alternar entre Colocar Cada Palavra em Maiscula e o oposto, cOLOCAR cADA pALAVRA eM mAISCULA), clique em aLTERNAR Maisc./mINSC. GABARITO: item CERTO.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

51/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 14. (CESPE/2008/TST) Ao se pressionar simultaneamente as teclas e , todo o texto no documento em edio ser selecionado. Se,

, todo o texto ser marcado com em seguida, for clicado o boto uma cor previamente definida, criando-se um efeito semelhante ao de um marca-texto. Resoluo O comando [Ctrl + S] sublinha o texto (observe que a palavra no precisa estar selecionada, basta que o cursor esteja sobre ela para que o comando funcione). Ao clicar [CTRL + D] aberta a seguinte janela:

Algumas possibilidades de escolha para o estilo de sublinhado: Sublinhar as palavras e os espaos entre Sublinhado simples. elas Usar um duplo sublinhado Sublinhado duplo. Adicionar um sublinhado decorativo Sublinhado decorativo. Sublinhar as palavras, mas no o espao Sublinhar somente entre elas palavras. Para selecionar TODO o texto, a tecla de atalho [CTRL + T]. O boto Formatar Pincel utilizado para copiar a formatao do texto de uma rea do documento e aplic-la a outra. Basta selecionar o trecho que possui o efeito desejado, clicar no o trecho que receber o efeito. e, finalmente, selecionar

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

52/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Para formatar texto usando a Mini barra de Ferramentas A Mini barra de Ferramentas listada a seguir aparece automaticamente quando voc seleciona o texto e quando voc clica com o boto direito do mouse no texto.

Selecione o texto que voc deseja formatar. Mova o ponteiro do mouse para a Mini barra de Ferramentas e faa as alteraes desejadas na formatao. GABARITO: item ERRADO. 15. (CESPE/2010/CAIXA/NM2/TCNICO BANCRIO) A opo Salvar Como, disponvel no menu das aplicaes do MS Office, permite que o usurio salve o documento correntemente aberto com outro nome. Nesse caso, a verso antiga do documento apagada e s a nova verso permanece armazenada no computador. Resoluo Vamos ignorar a citao da palavra menu para resolver esta questo. Ela no faz grande diferena aqui. A opo Salvar (CTRL + B) utilizada quando o documento j est salvo e/ou quando se abre um documento para fazer alguma alterao no mesmo. J a opo Salvar Como (Guia Arquivo) usada sempre que o documento for salvo pela primeira vez; mesmo se for clicado em Salvar, ir aparecer a tela do Salvar Como. Nesse caso, a verso antiga do documento permanece (no ser apagada, conforme afirmou a questo!!) e voc ir armazenar tambm a nova verso, com outro nome, em seu computador. GABARITO: item ERRADO. 16. (CESPE/2010/CAIXA/NM2/TCNICO BANCRIO) Uma das vantagens de se utilizar o MS Word a elaborao de apresentaes de slides que utilizem contedo e imagens de maneira estruturada e organizada. Resoluo Para elaborao de apresentao de slides utilizamos o MS Powerpoint. GABARITO: item ERRADO. 17. (CESPE/2010/CAIXA/NM2/TCNICO BANCRIO) As opes Copiar e Colar, que podem ser obtidas ao se acionar simultaneamente

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

53/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 as teclas CTRL + C e CTRL + V, respectivamente, esto disponveis no menu Editar de todos os aplicativos da sute MS Office. Resoluo O menu Editar est presente em todos os aplicativos da sute MS Office anteriores verso 2007. De fato este menu possui as opes reportadas na questo. Nas verses 2007 e 2010 no temos este menu, mas sim uma faixa de opes onde podemos encontrar as opes de copiar e colar na Guia Pgina Inicial (2010) ou na Guia Incio (2007). Copiar (Ctrl + C): copia o trecho selecionado para a rea de transferncia (observe que no retira o texto do documento). Estando na rea de transferncia o objeto pode ser colado vrias vezes. Colar (Ctrl + V): insere o contedo da rea de transferncia no ponto de insero e substitui qualquer seleo. Esse comando s est disponvel quando voc recorta ou copia um objeto, texto ou contedo de uma clula. Minha observao que no devemos brigar com a banca, especialmente quando ela j informou que s teremos a verso 2010 na prova. Se aparecer a palavra menu, cuidado, j vi o CESPE chamar as Guias de Menus e no entender que isto invalida a questo. Neste caso especfico, eu marcaria errado para a questo, pois ainda que aceite a palavra menu, no temos uma Guia ou Grupo com o nome Editar e as opes de Copiar e Colar esto presentes na Guia Pgina Inicial, Grupo rea de Transferncia. GABARITO: item ERRADO. 18. (CESPE/2010/INCA/Assistente em Cincia e Tecnologia Apoio Tcnico Administrativo) No Word, para selecionar todos os itens contidos em um documento, pode-se acionar as teclas Ctrl + S. Esse efeito tambm pode ser obtido acionando-se as teclas Ctrl + Shift + Home, a partir do topo da primeira pgina, na primeira posio do cursor. Resoluo As teclas Ctrl + S acionam o formato SUBLINHADO de fonte (liga/desliga). J o Ctrl + Shift + Home, a partir do topo da primeira pgina, no produz efeitos, uma vez que ele selecionaria os itens do ponto atual at o topo da pgina. J estando no topo, no h o que selecionar. GABARITO: item ERRADO. 19. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico Judicirio rea Administrativa) O Microsoft Word possui opes que permitem maior
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 54/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 agilidade durante a edio de documentos, por exemplo, evitando perdas de informaes digitadas ou formataes realizadas. Entre permitem, respectivamente, recortar essas opes, os botes um objeto qualquer no documento, como um trecho do texto ou uma imagem, copiar esse objeto para a rea de transferncia e colar tal objeto em determinado local no documento. Essas aes tambm podem ser realizadas com o uso das teclas , respectivamente. Resoluo Recortar, Copiar e Colar so as opes para transferir objetos de um local para outro (mantendo o original ou no). O Office trabalha com o uso da rea de transferncia, assim como a maioria das aplicaes que funcionam no Windows. GABARITO: item CERTO. 20. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) No Microsoft Word, ao se selecionar um trecho de um texto digitado, esse trecho aparecer na tela do monitor com uma marcao, que pode ser uma tarja preta sobre ele. Nessas condies, caso se pressione a tecla X, o trecho selecionado ser substitudo por completo pelo caractere referente tecla pressionada. Resoluo A tarja preta o padro do Word 2003. No Word 2010 o padro uma marca azulada. Isto pode variar conforme a configurao do Sistema. Ento, mesmo no Word 2010, a marca de seleo pode ser uma tarja preta. Pressionando apenas o X, o texto marcado apagado e no lugar aparece o X. Mas se pressionar CTRL + X realiza o processo de cortar (envia para a rea de transferncia e apaga o objeto selecionado). GABARITO: item CERTO. 21. (CESPE/2010/PGM-RR/ANALISTA MUNICIPAL- Procurador Municipal/Q. 22) Em uma tabela no Word, a insero de um objeto do tipo imagem tem restrio quanto extenso para formato jpg. Os demais formatos podem ser inseridos no corpo do documento. Resoluo Essa restrio no acontece. A tela seguinte ilustra as diversas opes de extenso de objetos que so aceitas!

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

55/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

GABARITO: item ERRADO. 22. (CESPE/2010/CAIXA/NM1/TCNICO BANCRIO) O recurso denominado Selecionar tudo, acionado a partir do conjunto das teclas CTRL + T, permite que, com o apoio do mouse, o usurio selecione trechos arbitrrios de documentos, planilhas ou apresentaes editados, respectivamente, no Word, no Excel e no PowerPoint. Resoluo Para selecionar o contedo de um documento inteiro, pressione CTRL+T, e, nesse caso, no ser possvel realizar uma seleo arbitrria. A seleo de trechos arbitrrios de documentos (diferente de selecionar tudo) feita usando a tecla SHIFT (para selees adjacentes) ou CTRL (para selees no-adjacentes) mais o mouse clicando e selecionando o objeto. GABARITO: item ERRADO. 23. (CESPE/2010/CAIXA/NM1/TCNICO BANCRIO) Ao ser inserida em um documento editado no Word, uma figura deve ser dimensionada no tamanho desejado, pois, uma vez inserida no documento, ela no poder ser redimensionada. Resoluo Essa assertiva encontra-se errada, pois possvel redimensionarmos uma figura inserida no Word. Assim, depois de inserir uma imagem ou elemento grfico no documento possvel redimensionar o tamanho da figura, fazendo o seguinte: Clique uma vez sobre a imagem para selecion-la; Posicione o ponteiro do mouse sobre um dos pontos distribudos no contorno da imagem e arraste o mouse, para girar, aumentar ou diminuir o tamanho da imagem. A figura a seguir ilustra esse procedimento.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

56/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

GABARITO: item ERRADO. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) A partir da figura seguinte, que ilustra uma janela do Microsoft Word com um documento em processo de edio, julgue os itens que se seguem.

24. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) Tanto o ttulo quanto o corpo do documento podem ser copiados e colados em uma apresentao do PowerPoint sem que haja perda de informao. Resoluo Para copiar o ttulo e o corpo do documento no Microsoft Word, selecionar o texto adequado e, em seguida, clicar no boto Copiar (ou pressionar CTRL + C). Aps o procedimento de cpia, voc dever ir at o programa Powerpoint, abrir uma apresentao j existente ou criar uma nova, e em seguida, em um slide da apresentao colar o texto copiado na posio

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

57/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

desejada (Para isso, clicar no boto Colar ). Nesse momento toda a informao previamente selecionada foi copiada para a apresentao, sem perda de qualquer informao. GABARITO: item CERTO. 25. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) Ao se clicar ao final do primeiro perodo do texto, iniciado em O termo, e, em seguida, teclar ENTER, ser iniciado um novo pargrafo comeando com o texto A ideia que tanto. Resoluo Ao pressionar ENTER um novo pargrafo ser criado a partir daquele ponto. GABARITO: item CERTO. 26. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) Para se selecionar a palavra segurana do ttulo, suficiente clic-la com o boto direito do mouse. Resoluo Estando posicionado em qualquer parte do texto, basta dar um clique duplo com o boto esquerdo do mouse sobre a palavra desejada, e pronto, a palavra estar selecionada. GABARITO: item ERRADO. 27. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) Ao se selecionar a palavra

segurana e se clicar

, aplicada a formatao negrito a essa , a formatao negrito

palavra. Caso se clique, em seguida, o boto desfeita e a palavra sublinhada. Resoluo

, ou teclar CTRL+N, aplicada a formatao negrito a essa Ao clicar palavra. Tal formatao s retirada, caso esteja posicionado sobre a palavra e clique novamente o ou CTRL+N. Na questo a banca menciona que aps aplicar o negrito, o boto foi aplicado, o que aplica o formato de sublinhado palavra segurana. Nesse momento a palavra segurana ficar formata com negrito e sublinhado: segurana. Portanto, como a formatao negrito no foi desfeita, o item est errado. GABARITO: item ERRADO. Outras observaes:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

58/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 Boto Tachado : faz o trecho selecionado ser cortado por uma linha, como mostrado nestas palavras. Boto Subscrito e Sobrescrito : formatam o texto para aparecerem da seguinte maneira: H2O (2 est subscrito); 42=16 (agora o 2 est sobrescrito); Teclas de Atalho: CTRL+= (subscrito); CTRL+SHIFT+= (sobrescrito). : altera o texto selecionado para: Boto Maisculas e Minsculas TODAS EM MAISCULAS; todas em minsculas, Somente A Primeira Letra De Cada Palavra Em Maisculas; aLTERNAR mAISCULAS/mINSCULAS, etc. Tecla de Atalho: SHIFT+F3 Boto Cor do Realce do Texto : cria um efeito semelhante ao de um Marca Texto (aquelas canetas hidrogrficas com cores discretas). Boto Cor da Fonte : permite alterar a cor das letras do texto.

(CESPE/2010/UERN/TECNICO 30/Adaptada)

DE

NVEL

SUPERIOR/Q.

Considerando a figura acima, que apresenta uma janela do Microsoft Word 2007 com um documento em processo de edio, julgue as assertivas seguintes.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

59/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 28. (CESPE/2010/UERN/TECNICO DE NVEL SUPERIOR/Q. 30A) O Word um aplicativo que permite a edio e a formatao de textos, tabelas e imagens, mas, diferentemente do pacote BrOffice, sua utilizao est limitada a computadores com sistema operacional da famlia Windows. Resoluo Existem verses do Word disponveis tambm para outros sistemas operacionais, como Apple Macintosh, SCO UNIX, etc, o que invalida essa assertiva. GABARITO: item ERRADO. 29. (CESPE/2010/UERN/TECNICO DE NVEL SUPERIOR/Q. 30B) A palavra favelizao est grifada no documento em edio pelo fato de existir, necessariamente, um erro em sua grafia, o qual pode ser corrigido com o auxlio de uma lista de palavras do dicionrio do Word, que disponibilizada ao se clicar, com o boto direito do mouse, a palavra em questo. Resoluo A verificao de ortografia permite a correo de erros ortogrficos e de erros gramaticais. Existe o erro que aparece com um sublinhado ondulado verde, significando que aquela palavra tem erro GRAMATICAL (expresses no compreendidas, que podem conter erros em concordncia, regncia, colocao pronominal, uso da crase e regras de digitao. Existe tambm outro erro quando a palavra aparece com um sublinhado ondulado vermelho. Este tipo de erro ORTOGRFICO aparece quando a palavra digitada no existe no dicionrio do Word. Assim, quando voc digitar alguma palavra e ela ficar com um sublinhado vermelho, como o caso dessa questo, significa que a palavra est escrita errada ou a mesma no existe no dicionrio do Word, quando a frase ficar com um sublinhado verde, significa que a gramtica da frase est errada. Lembre-se de que nem sempre teremos listas de palavras a serem propostas para corrigir o erro da palavra. O sublinhado ondulado vermelho da palavra favelizao est indicando que a mesma no existe no dicionrio do Word. Mas pode-se adicion-la ao dicionrio quando achar conveniente. Favelizao o nome dado a um fenmeno social que ocorre em centros urbanos em que h o crescimento e proliferao das favelas em quantidade e em populao, eventualmente

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

60/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 associado transferncia da populao local de moradias legalizadas para conjuntos urbanos irregulares. Aos erros ORTOGRFICOS (palavras desconhecidas), o Word atribui um sublinhado ondulado VERMELHO, j nos erros GRAMATICAIS (expresses no compreendidas, que podem conter erros em concordncia, regncia, colocao pronominal, uso da crase e regras de digitao), o Word indica com um sublinhado ondulado verde. GABARITO: item ERRADO. 30. (CESPE/2010/UERN/TECNICO DE NVEL SUPERIOR/Q. 30D) Caso se deseje definir o alinhamento e o tamanho das clulas, colunas e linhas da tabela mostrada no documento, possvel faz-lo por meio de funcionalidades disponibilizadas ao se realizar o seguinte procedimento: selecionar todas as clulas; clicar com o boto direito do mouse nessa seleo; e, na lista que aparece em decorrncia dessa ao, clicar na opo Propriedades da Tabela. Resoluo Ao selecionar todas as clulas; clicar com o boto direito do mouse nessa seleo; e, na lista que aparece em decorrncia dessa ao, clicar na opo Propriedades da Tabela, teremos a seguinte tela:

Por meio dela podem-se realizar as atividades propostas na questo. GABARITO: item CERTO.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

61/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

4. LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA 1. (CESPE/2012/TRE-RJ/Tcnico Judicirio Administrativa) Acerca de edio de textos, planilhas e apresentaes nos ambientes Microsoft Office 2012 e BrOffice 3.0, julgue o item a seguir. No Microsoft Word, possvel utilizar caracteres curingas que ajudam a pesquisar texto dentro do documento. Assim, para se localizar um dos caracteres especificados, pode-se utilizar a sintaxe m<ae>l, que, nesse caso, retornaria, por exemplo, as palavras mal e mel. (CESPE/2012/TRE-RJ/Analista Judicirio Administrativa "Sem Especialidade") Acerca de edio de textos, planilhas e apresentaes nos ambientes Microsoft Office 2010 e BrOffice 3.0, julgue o item a seguir. No Microsoft Word, possvel utilizar caracteres curingas para automatizar a pesquisa de texto. Para se localizar um nico caractere qualquer, por exemplo, utiliza-se "?", e para se localizar uma sequncia de caracteres, utiliza-se "*".

2.

3. (CESPE/2012/TCU/Tcnico Federal de Controle Externo) O aplicativo Microsoft Word 2010 conta com o recurso de autorrecuperao de arquivos que garante a gerao automtica de cpias de segurana (backup) do documento em edio.

4. (CESPE/2011/ECT/Analista Correios/Administrador) No Word 2010, a partir do menu Layout da Pgina, possvel dividir em duas partes a janela de um documento que esteja em edio, de modo que sees diferentes do mesmo documento possam ser vistas simultaneamente. 5. (CESPE/2011/Correios/Agente Comercial) Ao se clicar o boto maximizada. de Correios Atendente

, a janela do Word ser

6. (CESPE/2011/Correios/Agente de Correios Atendente Comercial) Ao se selecionar uma palavra do documento e se clicar o boto , ser aplicado negrito a essa palavra, caso ela no esteja assim formatada.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

62/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 7. (CESPE/2011/Correios/Agente de Correios Atendente ,

Comercial) Ao se selecionar a palavra donativos e clicar o boto apenas essa palavra ser apagada do texto.

8. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Na primeira linha do texto, ao se selecionar a palavra arrecada e clicar o boto , essa palavra ser deslocada para a posio entre as palavras dos e Correios dessa linha. 9. (CESPE/Correios/Agente de Correios - Atendente Comercial /2011) Ao se selecionar um dos pargrafos do texto e clicar o boto , ser iniciada a verificao ortogrfica do pargrafo selecionado.

A partir da figura anterior, que ilustra uma janela do Microsoft Word 2007 com um documento em processo de edio, julgue os itens que se seguem. 10. (CESPE/2009/PMDF/Adaptada) Se o texto tiver sido copiado do stio da Polcia Militar do Distrito Federal (PMDF) e colado no documento em edio, ento, por se tratar de uma fonte de texto externa, o corretor ortogrfico do Word no poder ser utilizado nesse caso. (CESPE/2008/TST) A figura seguinte mostra uma janela do Word 2007, com um documento em processo de edio. Com relao a essa janela, ao Word 2007 e ao texto que est sendo editado, julgue os itens a seguir.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

63/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

11. (CESPE/2008/TST) No documento Word apresentado, sabendo-se que a palavra Articulao est formatada em negrito, para que essa formatao seja desfeita, suficiente: selecionar essa palavra, pressionar e manter pressionada a tecla tecla . ; teclar ; liberar a

12. (CESPE/2008/TST) possvel alterar o tamanho da fonte de uma palavra selecionada no documento Word mostrado por meio do uso dos botes 13. (CESPE/2008/TST) Operando-se apenas com o boto esquerdo do mouse e utilizando-se de recursos disponibilizados na janela do Word mostrada, possvel alterar para maiscula, simultaneamente, apenas a primeira letra de todas as palavras do seguinte trecho do documento: trabalhos que no so remunerados, mas que so trabalho. 14. (CESPE/2008/TST) Ao se pressionar simultaneamente as teclas e , todo o texto no documento em edio ser selecionado. Se,

em seguida, for clicado o boto , todo o texto ser marcado com uma cor previamente definida, criando-se um efeito semelhante ao de um marca-texto.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

64/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 15. (CESPE/2010/CAIXA/NM2/TCNICO BANCRIO) A opo Salvar Como, disponvel no menu das aplicaes do MS Office, permite que o usurio salve o documento correntemente aberto com outro nome. Nesse caso, a verso antiga do documento apagada e s a nova verso permanece armazenada no computador. 16. (CESPE/2010/CAIXA/NM2/TCNICO BANCRIO) Uma das vantagens de se utilizar o MS Word a elaborao de apresentaes de slides que utilizem contedo e imagens de maneira estruturada e organizada. 17. (CESPE/2010/CAIXA/NM2/TCNICO BANCRIO) As opes Copiar e Colar, que podem ser obtidas ao se acionar simultaneamente as teclas CTRL + C e CTRL + V, respectivamente, esto disponveis no menu Editar de todos os aplicativos da sute MS Office. 18. (CESPE/2010/INCA/Assistente em Cincia e Tecnologia Apoio Tcnico Administrativo) No Word, para selecionar todos os itens contidos em um documento, pode-se acionar as teclas .Esse efeito tambm pode ser obtido acionando-se as teclas + cursor. + +

, a partir do topo da primeira pgina, na primeira posio do

19. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico Judicirio rea Administrativa) O Microsoft Word possui opes que permitem maior agilidade durante a edio de documentos, por exemplo, evitando perdas de informaes digitadas ou formataes realizadas. Entre essas opes, os botes permitem, respectivamente, recortar um objeto qualquer no documento, como um trecho do texto ou uma imagem, copiar esse objeto para a rea de transferncia e colar tal objeto em determinado local no documento. Essas aes tambm podem ser realizadas com o uso das teclas respectivamente. ,

20. (CESPE/2010/TRE-BA/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) No Microsoft Word, ao se selecionar um trecho de um texto digitado, esse trecho aparecer na tela do monitor com uma marcao, que pode ser uma tarja preta sobre ele. Nessas condies,

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

65/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 caso se pressione a tecla , o trecho selecionado ser substitudo por completo pelo caractere referente tecla pressionada. 21. (CESPE/2010/PGM-RR/ANALISTA MUNICIPAL- Procurador Municipal/Q. 22) Em uma tabela no Word, a insero de um objeto do tipo imagem tem restrio quanto extenso para formato jpg. Os demais formatos podem ser inseridos no corpo do documento. 22. (CESPE/2010/CAIXA/NM1/TCNICO BANCRIO) O recurso denominado Selecionar tudo, acionado a partir do conjunto das teclas CTRL + T, permite que, com o apoio do mouse, o usurio selecione trechos arbitrrios de documentos, planilhas ou apresentaes editados, respectivamente, no Word, no Excel e no PowerPoint. 23. (CESPE/2010/CAIXA/NM1/TCNICO) Ao ser inserida em um documento editado no Word, uma figura deve ser dimensionada no tamanho desejado, pois, uma vez inserida no documento, ela no poder ser redimensionada.

(CESPE/2009/PMDF-Adaptada) A partir da figura seguinte, que ilustra uma janela do Microsoft Word com um documento em processo de edio, julgue os itens que se seguem.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

66/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 24. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) Tanto o ttulo quanto o corpo do documento podem ser copiados e colados em uma apresentao do PowerPoint sem que haja perda de informao. 25. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) Ao se clicar ao final do primeiro

perodo do texto, iniciado em O termo, e, em seguida, teclar , ser iniciado um novo pargrafo comeando com o texto A ideia que tanto. 26. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) Para se selecionar a palavra segurana do ttulo, suficiente clic-la com o boto direito do mouse. 27. (CESPE/2009/PMDF-Adaptada) Ao se selecionar a palavra

segurana e se clicar

, aplicada a formatao negrito a essa , a formatao negrito

palavra. Caso se clique, em seguida, o boto desfeita e a palavra sublinhada. (CESPE/2010/UERN/TECNICO 30/Adaptada) DE

NVEL

SUPERIOR/Q.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

67/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

Considerando a figura acima, que apresenta uma janela do Microsoft Word 2007 com um documento em processo de edio, julgue as assertivas seguintes. 28. (CESPE/2010/UERN/TECNICO DE NVEL SUPERIOR/Q. 30A) O Word um aplicativo que permite a edio e a formatao de textos, tabelas e imagens, mas, diferentemente do pacote BrOffice, sua utilizao est limitada a computadores com sistema operacional da famlia Windows. 29. (CESPE/2010/UERN/TECNICO DE NVEL SUPERIOR/Q. 30B) A palavra favelizao est grifada no documento em edio pelo fato de existir, necessariamente, um erro em sua grafia, o qual pode ser corrigido com o auxlio de uma lista de palavras do dicionrio do Word, que disponibilizada ao se clicar, com o boto direito do mouse, a palavra em questo.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

68/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3

30. (CESPE/2010/UERN/TECNICO DE NVEL SUPERIOR/Q. 30D) Caso se deseje definir o alinhamento e o tamanho das clulas, colunas e linhas da tabela mostrada no documento, possvel faz-lo por meio de funcionalidades disponibilizadas ao se realizar o seguinte procedimento: selecionar todas as clulas; clicar com o boto direito do mouse nessa seleo; e, na lista que aparece em decorrncia dessa ao, clicar na opo Propriedades da Tabela.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

69/70

Noes de Informtica PC/DF Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 3 5. GABARITOS

GABARITO 1 X 11 E 21 E 2 C 12 C 22 E 3 E 13 C 23 E 4 E 14 E 24 C 5 E 15 E 25 C 6 C 16 E 26 E 7 E 17 E 27 E 8 E 18 E 28 E 9 E 19 C 29 E 10 E 20 C 30 C

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

70/70

Potrebbero piacerti anche