Sei sulla pagina 1di 39

Disciplina: Clnica Integrada Ateno a Criana I Docente: Dr.Dienne Moutinho Dr.

Manuela Lamaro Discente: Gleiciane Paiva

Anestsicos e Tcnicas Anestsicas em Odontopediatria

Objetivo: Relao CD e Criana, Identificar os tipos de anestsicos usados e as quantidades que devem ser adminstradas em odontopediatria, Descrever as tcnicas de anestesia usadas em odontopediatria bem como as diferenas anatmicas com um paciente adulto, Identificar os efeitos adversos e fracassos da anestesia local em odontopediatria.

Como fazer uma anestesia indolor e bem aceita pelo paciente?


Preparo Psicolgico da Criana. Conhecimento da Anatomia, Fisiologia Farmacologia. Habilidade do Cirurgio Dentista.
e

Recomendaes!
No usar agulhas longas, Nunca passar a seringa por trs do paciente, No MENTIR, necessrio ter ajuda! O CD deve ser um Artista.

Anestsicos Locais
Indicao: Para todo procedimento que possa provocar dor, como: Restaurao, Extrao, Tratamento endodntico, Colocao de grampo, Raspagem.

Anestsicos Locais
Contra Indicao: Paciente Alrgico aos diferentes tipos de anestsicos, Deficientes mentais, sem condies de Colaborar, Presena de Anomalias que dificultem a anestesia.

Anestsicos Locais
Conceito: So frmacos utilizados em odontologia para bloquear temporariamente a conduo dos impulsos nervosos, levando perda ou diminuio da sensibilidade dolorosa.

Anestsicos Locais
Requisitos: Especificidade de ao, Reversibilidade, sua ao deve permitir a volta s condies normais, Solubilidade em gua e lipdeos para poder se difundir e penetrar no axnio, Potncia e baixa toxicidade, Rpido efeito e durao suficiente, No deve produzir reaes alrgicas, Estabilidade, Estril ou fcil esterilizao, Custo baixo.

Anestsicos Locais
Podem ser classificados de acordo com a sua estrutura qumica, em dois grupos: Ester: Compostos derivados do cido Paraminobenzico e Benzico
steres do cido benzico steres do cido paraminobenzico

Benzocana Butacana Hexilcana Piperocana Tretacana

Cloroprocana Procana Propoxicana

Anestsicos Locais
Cuidados em administrar drogas desse grupo. Verificar histria familiar relacionado a anestesia geral(Succinilcolina).

Anestsicos Locais
Amida:Biotransformados no fgado.
Amidas Articana->perodo intermedirio de anestesia, contraindicado em pacientes com problemas sistmicos. Bupivacana ->No utilizada em Odontopediatria. Etilocana->Elevada potncia , No utilizada em Odontopediatria;

Lidocana->Mais utilizado em Odontologia. Mepivacana-> Utilizado em Odontopediatria, prev anestesia praticamente indolor. Prilocana->Praticamente no produz anestesia pulpar e produz de 15 a 30
mim de anestesia de tecidos moles,

Anestsicos Locais
Cuidados em administrar drogas desse grupo. Comprometimento Heptico.

Anestsicos Locais
Mecanismo de Ao: Agem por bloqueio temporrio de impulso nervoso, estabilizando a membrana da fibra nervosa, evitando a despolarizao.

Anestsicos Locais
Administrao e Dosagem: As dimenses anatmicas apresentamse reduzidas na criana, faz-se necessrio reduzir o nvel de anestsico local. Pra calcular a dose mxima peditrica, usa-se a Frmula de young:
DOSE PEDITRICA : IDADE DA CRIANA (ANOS) x DOSE DO ADULTO IDADE DA CRIANA + 12

Anestsicos Locais
Rapidez da injeo e Toxicidade. A injeo anestsica ela precisa ser lenta, Condio emocional do paciente, Quantidade da droga, Via de Administrao(Injeo Intravascular acidental)

Anestsicos Locais
Como PREVENIR reaes indesejveis? Conhecer todos os anestsicos utilizados em Odontopediatria e selecionar o mais indicado. Manter a dose total do anestsico, abaixo do permitido. Reduzir a DTM de anestsico para 1/3 quando tratar criana debilitada ou prmedicada.

Anestsicos Locais
Associao dos Vasoconstritores: anestsicos com
Vasoconstritores :Reduzem o fluxo sanguneo
para o local da injeo, retardam absoro dos anestsicos, o que resulta em nveis mais baixos de anestsico no sangue,diminuindo o risco de toxicidade e aumentam a durao da ao dos anestsicos locais.

Vantagens:
Reduz toxicidade do anestsico, Aumenta durao e Eficcia do anestsico, Possibilita o emprego de doses menores de anestsicos.

Anestsicos Locais
Vasoconstritores Odontologia. utilizados em

Adrenalina Vasoconstritor Potente, Concentrao ideal: 1.200.000 ml Toxicidade sistmica: baixa Contraindicadas: Pacientes com Hipertireoidismo e cardiopatas

Anestsicos Locais
Noradrenalina Vasoconstritor Baixa Potncia, Toxicidade sistmica: baixa Contraindicadas: Pacientes com Hipertireoidicos, No deve ter utilizados altas doses pois provoca escaras.

Anestsicos Locais
Octapressina
o Vasoconstritor Sintetizado da Vasopressina, o Toxicidade sistmica: baixa o Indicao:Pacientes Idosos,Crianas,Hipertensos e Diabticos.

Anestsicos Locais
Fenilefrina o Ao Vasoconstritor Baixa, o Toxicidade sistmica: baixa o No demostra alteraes cardacas.

A Anestesia local em Odontopediatria semelhante a realizada em adultos, Tcnica escolhida em funo do tratamento a ser realizado, Explicar ao paciente os sinais e sintomas da anestesia para evitar sustos.

Anestsico tpico, Escolher sempre o anestsico local com menor concentrao e associado a um vasoconstritor; Se optar por um anestsico sem vasoconstritor, reduzir a dose em 30%; Selecionar a menor dose para cada procedimento e para cada criana; Dar preferncia, se possvel, tcnica infiltrativa; Realizar sempre aspirao prvia injeo da soluo;

Protocolo para prtica da anestesia local em odontopediatria:

Tcnicas Anestsicas
Anestesia tpica: Quando bem utilizados contribuem para minimizar, ou at suprimir a dor, decorrente da puntura da agulha. Indicaes: *Pr-anestsicos, evitando a dor durante introducao da agulha; *Remoes de dentes deciduos com raizes totalmente reabsorvidas, retidos apenas pela fibromucosa. Contra indicaes:O anestsico tpico contra indicado sobre leses ulceradas ou eroses.

Tcnicas Anestsicas
Tcnica: *Secar a mucosa; *Depositar o anestsico sobre a mucosa (com ajuda de um penso de algodo); Tempo de aplicao :de 2 a 3 minutos .

Tcnicas Anestsicas
Anestesia infiltrativa:Consiste no deposito da soluo anestsica em local definido, objetivando alcanar um ramo nervoso, provendo o bloqueio da conduo nervosa no local desejado. Indicaes: Est indicada tanto para dentes decduos como permanentes, para anestesiar todos os dentes superiores e os dentes anteriores inferiores.

Tcnicas Anestsicas
Tcnica : *Estirar o lbio do paciente de forma que a mucosa fique bem distendida, *Coloca-se a agulha o mais prximo possvel da regio apical do dente, na altura do fundo do vestibulo e tracciona-se o lbio contra o bisel da agulha, *Aprofunda-se delicadamente at a regio apical, depositando nesta rea a soluo anestsica

Tcnicas Anestsicas
Anestesia interseptal ou interpapilar. uma variao da tcnica infiltrativa, Objetivo: Anestesia das mucosas lingual ou palatina, esta indicada em geral em crianas, sempre que houver necessidade de anestesiar essas regies, Indicao:Necessidade de colocar o grampo de isolamento absoluto, matriz de ao ou mesmo em exodontias.

Tcnicas Anestsicas
Anestesia regional pterigomandibular Indicaes *Intervenes em todos os dentes inferiores decduos e permanentes, *Intervenes no tecido sseo e mucoso da mandbula e do lbio inferior.

um procedimento eficaz e duradouro desde que operador saiba exatamente a posio e a relao das varia formaes anatmicas atravs das quais a agulha deve passar para depositar o anestsico no local apropriado.

Tcnicas Anestsicas
Tcnica: Com o dedo indicador, palpa-se a linha obliqua e localiza sua depresso que constitui a fossa retromolar, operador dispem-se para o lado oposto para poder realizar a anestesia.

Tcnicas Anestsicas
Os pontos de reparo a ser observados para execuo desta tcnica so os seguintes: *Prega molar ou ligamento pterigomandibular *Linha obliqua externa ou borda anterior do ramo ascendente *superfcie oclusal dos molares inferior

Reaes adversas da anestesia local em odontopediatria


Mais comum entre as lcera traumtica complicaes psanestsicas em odontopediatria, decorrente da mordida voluntria ou no do lbio inferior ou bochecha anestesiada

Reaes adversas da anestesia local em odontopediatria


Dor
Segundo Nevin, a dor ps-anestesica pode ser devido a vrias causas. Infeco Ocorre quando antes da puno, a agulha entra em contato com lngua e lbios do paciente. Sua preveno consiste a assepsia do material e da mucosa no local da penetrao da agulha; uso de agulhas descartveis e pensos de algodo embebidas em soluo anti-spticas.

2 injeco no msculo - Ocorre devido a lenta absoro da soluo pelo tecido muscular, acarretando a presena de substncias estranhas que provocam a dor. Preveni-se adotando tcnicas que evitam os msculos envolvidos em cada tipo de injeco.
3 Traumatismos - pode ser provocada tanto pela injeo como pela cirurgia em si. Geralmente aparece aps repetidas punes com agulha, quando o msculo atingido sem necessidade, quando se atinge o peristeo e injeces muito rpidas.

Consideraes

Concluso

Referncias Bibliogrficas
Livros
GUEDES P, Antnio Carlos. Odontopediatria. 6. ed. So Paulo: Santos, 2011. p.543-559.

Malamed F,Stanley.Manaual de Anestesia Local.Traduo 5ed.So Paulo:Elsevier.P 27-54. Blog e sites www.vlogpediatria/gabielpolitano www.profissodentista.com.br www.ident.com.br

Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltar com jbilo, trazendo os seus feixes". Salmos 126.6

Potrebbero piacerti anche