Sei sulla pagina 1di 19

DISCUTINDO O CONCEITO DE REGIO

A discussion about regions concept

Cassiano Caon Amorim 1

RESUMO
Este texto apresenta diversos tratamentos tericos dados ao conceito de regio. So abordados os principais autores que discutem o conceito na geografia, histria, sociologia e economia. Discute, portanto, sua apropriao por outras disciplinas na rea das cincias humanas e como que cada uma das disciplinas cientficas faz a apropriao do conceito de Regio. Discute como as regionalizaes, muitas vezes, so espacialidades criadas, forjadas por fora de aplicao de polticas pblicas ou mesmo ao de empresas privadas. Palavras Chave: Regio; Regionalizao; Espao Geogrfico; Geografia.

ABSTRACT
This paper presents diverse theoretical approaches related to the regions concept. We analyze the main authors that discuss some concepts, as geography, history, sociology and economy. We argue, therefore, its appropriation by other disciplines that integrate human sciences and also how other scientific disciplines appropriate the regions concept. Then, we demonstrate that regionalizations often are spaces that are created by public politics or by private companies. Keywords: Region; regionalization; geographic space; geography.

Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de So Paulo. Mestre em Ordenamento Territorial e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educao para a Cincia. Professor da Faculdade Estcio de S de Juiz de Fora e de outras Instituies de Ensino Superior na cidade de Juiz de Fora. E-mail: cassianoamorim@hotmail.com

Estao Cientfica Online

Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

INTRODUO Este texto dedica-se a uma anlise detalhada das pesquisas voltadas ao estudo do conceito de regio e da categoria da regionalizao como formas de anlise do espao geogrfico. Este trabalho foi fundamentado nas consideraes elaboradas por Corra (1986), Gomes (1995), Lencioni (1999), Haesbaert (1999) e Kayser (1966), entre outros. Neste incio de sculo XXI, fala-se muito em terceiro milnio, new age, nova conscincia, globalizao, fragmentao, qualidade de vida, ecologia, ciberntica, clonagem. Paralelamente, associa-se aos costumes cunhados pela cultura no decorrer dos sculos, as novas descobertas e diferentes vivncias no campo da sexualidade, da religio, da moral, da educao, da Histria, da Geografia, da vida social, de uma maneira geral. Vivemos, certo, um outro momento. De acordo com Prigogine (1996, p. 25), de certo modo, estamos chegando ao fim da cincia, porque no mais possvel continuar falando e defendendo unicamente leis universais extra-histricas. preciso acrescentar o temporal e o local, o que implica o afastamento dos ideais da cincia tradicional. Faz-se necessrio revisar conceitos sobre as leis da natureza, a sociedade, o significado das instituies de produo de conhecimento, o indivduo, a noo de igualdade e de diferena. Nesta perspectiva, Morin (2001, p. 14) acrescenta importantes reflexes, ao apresentar um duplo problema para a produo do conhecimento no mundo contemporneo:

O desafio da globalidade, isto , a inadequao cada vez mais ampla, profunda e grave entre um saber fragmentado em elementos desconjuntado e compartimentado nas disciplinas, de um lado e, de outro, entre as realidades multidimensionais, globais, transnacionais, planetrias e os problemas cada vez mais transversais, polidisciplinares e at mesmo transdisciplinares. A no-pertinncia, portanto, de nosso modo de conhecimento e de ensino, que nos leva a separar (os objetos de seu meio, as disciplinas uma das outras) e no reunir aquilo que, entretanto, faz parte de um mesmo tecido. A inteligncia que s sabe separar espedaa o complexo do mundo em fragmentos desconjuntados, fraciona os problemas. Assim, quanto mais os problemas tornam-se multidimensionais, maior a incapacidade para pensar sua multidimensionalidade; quanto mais eles se tornam planetrios, menos so pensados enquanto teias. Incapaz de encarar. O contexto e o complexo planetrio, a inteligncia torna-se cega e irresponsvel.

Muitos

esto

empenhados

em

compreender

explicar

as

situaes,

os

acontecimentos e as rupturas; assim como as relaes, os processos e as estruturas que se formam e transformam com a sociedade global, uma sociedade na qual se subsumem as sociedades nacionais, em seus segmentos locais e em arranjos regionais. No dizer de Ianni (1998, p. 166): 2
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

A sociedade global, vista em suas implicaes simultaneamente econmicas, polticas e culturais, demogrficas, religiosas e lingsticas, constitui-se como nova, abrangente e contraditria totalidade, uma formao geo-histrica na qual se inserem os territrios e as fronteiras, as ecologias e as biodiversidades, os povos e as naes, os indivduos e as coletividades, os gneros e as etnias, as classes sociais e os grupos sociais, as culturas e as civilizaes. Uma totalidade simultaneamente histrica e terica, ou seja, uma forma social e uma categoria que adquirem predominncia crescente sobre umas e outras formaes sociais: locais, nacionais e regionais.

Quando o foco a anlise sobre como cada recorte regional se insere num contexto global, percebe-se que as interconexes desses espaos com tantos outros, variam de acordo com sua capacidade de acumulao tcnica, que para Milton Santos reveladora da produo histrica da sociedade, e da insero na produo e acmulo da riqueza, em resposta aos ditames do capitalismo. A anlise da realidade geogrfica advinda dessas transformaes possibilita destacar muitas questes. Santos (2002, p. 332) menciona trs grandes questes no contexto da problemtica que abordamos:

O espao geogrfico assim remodelado , considerado como um conjunto indissocivel de sistemas de objetos e de sistemas de aes. No plano global, as aes, mesmo desterritorializadas, constituem normas de uso dos sistemas localizados de objetos, enquanto no plano local, o territrio, em si mesmo, constitui uma norma para o exerccio das aes. A partir dessas duas ordens, se constituem, paralelamente, uma razo global e uma razo local que em cada lugar se superpem e, num processo dialtico, tanto se associam, quanto se contrariam. nesse sentido que o lugar defronta o mundo, mas, tambm, o confronta, graas sua prpria ordem.

Esses destaques de Milton Santos reforam o pensamento de que uma das grandes contradies do mundo contemporneo aquela que ope, de um lado, o acelerado desenvolvimento tcnico e, de outro, o aprofundamento das desigualdades socioeconmicas e territoriais. Este e outros processos fazem parte, como j mencionamos, da lgica de acumulao capitalista que, a um s tempo, cria a abundncia e a escassez, divide e especializa o trabalho na unidade de produo, na sociedade e no territrio com base no desenvolvimento geograficamente desigual e combinado. A tcnica, compreendida como um hbrido de materialidade e intencionalidade, revela-se como mediao necessria na constituio do espao geogrfico. Atravs dela, pode-se dar conta, por um lado, do global, do geral, isto , do abstrato que caracteriza o mundo e, por outro lado, do local, do particular, ou seja, daquilo que existe concretamente e 3
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

se materializa num ponto da superfcie terrestre. Desse modo, chegou-se a definir a geografia como uma filosofia das tcnicas (SANTOS, 1988). Hoje, o lugar, espao da concretizao das possibilidades do mundo, no pode mais ser explicado por si mesmo, mas somente a partir de uma lgica que envolve as relaes globais mediadas por objetos e sistemas tcnicos (SANTOS, 2002). Antigamente, na ausncia de sistemas tcnicos complexos e integrados, os limites fsicos e sensveis do homem e dos grupos sociais, providos apenas de ferramentas simples, impunham um relativo isolamento e independncia aos lugares e, conseqentemente, aos grupos sociais. A complexificao das relaes sociais e de troca e o aprofundamento da diviso social e territorial do trabalho so acompanhados de um desenvolvimento tcnico que aumenta gradativamente a escala de atuao social, com implicaes na poltica, no campo jurdico, na cultura, na ideologia, na economia e, em particular, na geografia. Hoje este desenvolvimento se mostra to espetacular, que os sistemas tcnicos, sofisticados pela cincia, especialmente aqueles da produo e transmisso de informaes, tornaram-se imprescindveis tanto para a ao, tornada hierrquica, quanto para a explicao dos fenmenos scio-espaciais. Tratam-se de objetos que nos rodeiam em todos os lugares, produtos de tcnicas impregnadas de pensamento cientfico. Trataremos a seguir do conceito de regio em momentos distintos na produo geogrfica, por vermos nesta a manifestao das tantas transformaes tcnicas, acumuladas no territrio ao longo do tempo.

SOBRE A REGIO NA GEOGRAFIA


Corra (2001, p. 183) nos lembra que a origem etimolgica do termo regio estaria no

termo regio, do latim, o qual se referia unidade poltico-territorial em que se dividia o Imprio Romano. Ainda segundo este autor, o fato de seu radical ser proveniente do verbo regere, governar, atribuiria regio em sua concepo original, uma conotao eminentemente poltica. Gomes (1995, p. 50 e 51), por sua vez, segue a mesma linha ao assinalar a raiz etimolgica da palavra: regione nos tempos do Imprio Romano era a denominao utilizada para designar reas que, ainda que dispusessem de uma administrao local, estavam subordinadas s regras gerais e hegemnicas das magistraturas sediadas em Roma. Porm, vai mais longe, ao enfatizar que 4
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

alguns filsofos interpretam a emergncia deste conceito como uma necessidade de um momento histrico em que, pela primeira vez, surge, de forma ampla, a relao entre a centralizao do poder em um local e a extenso dele sobre uma rea de grande diversidade social, cultural e espacial [...] Desta forma, os mapas que representam o Imprio Romano so preenchidos pela nomenclatura destas regies que representam a extenso espacial do poder central hegemnico, onde os governadores locais dispunham de alguma autonomia, em funo mesmo da diversidade de situaes sociais e culturais, mas deviam obedincia e impostos cidade de Roma (GOMES, 1995, p. 51).

Atualmente a expresso regio empregada no senso comum, no cotidiano como uma forma de referncia a lugares que se diferenciam uns dos outros. A categoria regio de uso corrente est disseminada na linguagem comum e na cientfica. Ela foi incorporada ao nosso dia-a-dia e possui um peso especfico na estrutura conceitual analtica. H muito uma Geografia Regional vem sendo construda. Lencioni (1999) enfatiza o conceito de regio e busca na histria antiga da humanidade os referenciais que teriam norteado os estudos regionais dos sculos seguintes. Esta autora destaca que Estrabo poderia ser considerado o marco inaugural da Geografia regional, pois os recortes analticos que elabora so estabelecidos segundo a composio territorial das civilizaes. A partir do momento em que a Geografia passou a ser considerada uma disciplina, um campo do conhecimento cientfico, com um corpo de conhecimentos sistematizados, o conceito de regio passou a ser analisado por vrios pesquisadores. Haesbaert (1999, p. 17) chama a ateno para a necessidade de uma releitura dos autores clssicos.
Devemos relembrar, sobretudo, nossos clssicos, responsveis por uma paternidade da regio em Geografia, especialmente Vidal de La Blache, Carl Sauer e Richard Hartshorne. Esses autores em distintas perspectivas, enfatizaram a diferenciao de reas como questo fundamental para o trabalho do gegrafo.

nesta perspectiva que apresentamos uma breve leitura dos autores responsveis pelas primeiras reflexes sobre o estudo da Regio na cincia Geografia.

1.1

A REGIO EM VIDAL DE LA BLACHE E HARTSHORNE


Como nos lembra Haesbaert (1999, p. 18), La Blache, Sauer e Hartshorne constituem-

se em referenciais aos estudos de carter regional em funo de sua contribuio para a sistematizao dos estudos que se propunham a analisar um espao geogrfico pela lgica zonal. 5
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

O que deve ser considerado, entretanto, so os contextos especficos, os espaos e tempos prprios, em que produziram suas contribuies para o estudo da regio. Uma vez que concordamos com Haesbaert (2002, p. 134) para quem todo conceito tem uma validade temporal, ou seja, deve ser delimitado historicamente [...] importante revelar a origem do conceito, tanto no sentido de sua existncia real quanto de sua formulao terica . Paul Vidal de La Blache (1921) pensava a regio enquanto um corpo vivo, nico. Gomes (2000, p. 57) destaca que, para este autor, a regio uma realidade concreta, fsica, ela existe como um quadro de referncias para a populao que a vive. Haesbaert (2002, p. 05), em artigo sobre Morte e vida da regio: antigos paradigmas e novas perspectivas da Geografia Regional, enfatiza que La Blache o fundador do conceito mais difundido de regio e que esse conceito acaba por legitimar a Geografia como campo do conhecimento cientfico. Ao trabalhar com o conceito de regio, La Blache inicialmente entende a regio natural como o recorte de anlise bsico para a Geografia desenvolver seu campo de estudo. Esta viso alterada medida que avanam seus estudos para o entendimento dos recortes regionais na Frana, ao passar das regies naturais ao estudo das regies econmicas, chegando a fazer anlises de geopoltica quando escreve sobre a regio da Alscia-Lorena. Ozouf-Marignier e Robic (1995, p. 46) destacam duas posturas de um La Blache muitas vezes desconhecidas da maioria dos seus leitores: o de um tradicional defensor dos estudos regionais a partir do lugar e da ligao com a terra, e um outro La Blache, que avanou nos estudos regionais, o moderno La Blache, estudioso dos arranjos territoriais. Na introduo de Princpios de Geografia Humana, La Blache (1921, p. 40) expressa uma nova concepo das relaes entre a Terra e o homem, concepo sugerida por um conhecimento mais sinttico das leis fsicas que regem a nossa esfera e das relaes entre os seres vivos que a povoam. Conclui a Introduo desta obra ao destacar que:

6
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

Um campo novo, quase ilimitado, abre-se s observaes e, talvez, at experimentao. Estudando a aco do homem sobre a terra e os estigmas impressos na sua superfcie por uma ocupao tantas vezes secular, a Geografia humana tem um duplo objecto: no lhe pertence pensar fazer o balano das destruies que, sem ou com a participao do homem, to singularmente reduziram, desde os tempos pliocnicos, o nmero das grandes espcies animais; encontra tambm, no conhecimento mais ntimo das relaes que unem o conjunto dos seres vivos, o meio de perscrutrar as transformaes actualmente em curso e que permitido prever. A este respeito, a aco presente e futura do homem, senhor das distncias, armado de tudo o que a cincia pe ao seu servio, ultrapassa muito a aco que os nossos longnquos antepassados podiam exercer. Felicitemonos por isso, porque a empresa da colonizao, qual a nossa poca ligou a sua glria, seria um engano se a natureza impusesse quadros rgidos, em vez de dar margem s obras de transformao ou de restaurao que esto no poder do homem. (LA BLACHE, 1921, p. 40)

a partir deste referencial de La Blache que Gomes (1995, p. 57) menciona que o mtodo recomendado nos estudos regionais a descrio, pois somente atravs dela seria possvel penetrar na complexa dinmica que estrutura este espao. Carl Sauer, situa-se entre os grandes mestres que, pelo esprito critico, criatividade, talento e liderana intelectual, consolidou novos rumos para a Geografia, a partir do seu legado com nfase na geografia cultural. Sauer defendia que os estudos regionais deveriam promover a construo de uma morfologia da paisagem. Ao tentar apresentar uma outra possibilidade aos estudos geogrficos, Sauer rompe com o que se fixou como determinismo geogrfico, e publica em 1925 The Morphology of Landscape, onde define a Geografia como o estudo da diferenciao de reas ou corologia; deste estudo surge tambm uma forte vertente da geografia cultural (cf. CORRA, 2001, p. 261) Para Corra (2001, p. 267), o modo de estudar a paisagem geogrfica de Sauer, por meio do que ele denominou de mtodo morfolgico, similar ao que Vidal de La Blache estabeleceu para suas monografias regionais. A Geografia Regional seria, assim, uma morfologia comparativa. Este mtodo, no entender de Corra (2001, p. 267), consiste em considerar os fenmenos como formas que esto integradas entre si, se admitirmos:
que h uma unidade de qualidade orgnica ou quase orgnica; isto , uma estrutura para a qual certos componentes so necessrios, estes elementos componentes sendo, neste trabalho, denominados formas. Que a similaridade de formas em diferentes estruturas reconhecida devido equivalncia funcional, as formas sendo ento homologas; e que os elementos estruturais possam ser colocados em sries, especialmente em seqncia de desenvolvimento, indo do incipiente ao estgio completo ou final (SAUER. 1963, apud CORREA 2001, p. 267).

7
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

Hartshorne tambm contribui para os estudos regionais, aps os estudos de La Blache e Sauer. Para Hartshorne a regio constituiria um constructo intelectual e que, como tal, poderia variar em sua delimitao de acordo com os objetivos do pesquisador. (HAESBAERT, 1999, p. 18) Corra (2001, p. 266) enfatiza que os estudos corolgicos foram resgatados por Hartshorne em The Nature of Geography, no entanto:

estes estudos so desenvolvidos apenas como estudo das inter-relaes em rea de fenmeno de natureza fsica e social, sem considerar o fato de que a paisagem geogrfica resulta da ao, ao longo do tempo, da cultura do homem sobre a natureza, modificando-a, transformando uma paisagem natural em paisagem cultural, sem privilegiar a cultura como fator fundamental da criao e modificao da paisagem, e sem dar ao tempo, Histria, o papel que Sauer j lhes emprestara em 1925, e que acentuaria mais ainda ao longo da sua carreira.

Segundo Gomes (1995, p. 59), Harstshorne, em The Nature of Geography, tenta demonstrar que a Geografia caracterizou-se sempre por ser o estudo das diferenas regionais. O mtodo regional, ou seja, o ponto de vista da Geografia, de procurar na distribuio espacial dos fenmenos a caracterizao de unidades regionais, a particularidade que identifica e diferencia a Geografia das demais cincias. Essa perspectiva de Harstshorne a de valorizao regional como objeto particular da Geografia, mas prope tambm que a regio seja encarada como um produto mental, uma forma de ver o espao que coloca em evidncia os fundamentos da organizao diferenciada do espao.

O fato de todas as reas da terra diferirem umas das outras desperta tambm um interesse especial em qualquer caso em que reas separadas se afiguram semelhantes. O exame mais atento revela que nunca so exatamente iguais, certamente jamais to parecidas como dois gmeos idnticos, nem como duas pessoas de antepassados em sua totalidade europeus, que possam ter caractersticas fsicas iguais, embora nascidas e criadas num e noutro lado do Atlntico. No obstante, a maneira como reas separadas se assemelham no menos significativa do que o modo em que diferem. O estudo comparativo de tais reas permite Geografia utilizar-se de mtodos similares aos das Cincias Experimentais, nas quais certos fatores so controlados e mantidos constantes, enquanto outros variam (GOMES, 1995, p. 59).

A regio harstshorniana ento vista como um meio de anlise, uma tcnica da geografia na demonstrao de suas hipteses. Ela vai influenciar outros autores que vo usar essas prerrogativas como base nos estudos regionais posteriores. 8
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

1.2

OUTROS OLHARES SOBRE A REGIO


O que se percebe deste breve resgate histrico sobre o conceito de Regio que,

apesar de cada autor apresentar uma nfase nos estudos da Regio e da Geografia, muitos pontos so convergentes em suas propostas. So estes pontos comuns que tambm corroboram para o avano da concepo de regio na tradio geogrfica. Corra (2001, p. 184) enfatiza que associado genericamente noo de diferenciao de reas, o conceito de regio tem se constitudo, ao longo da histria moderna do pensamento geogrfico, em um dos seus conceitos-chave, os outros sendo os de paisagem, espao, lugar e territrio. No entanto, apesar de tanta nfase nos estudos regionais durante o processo de sistematizao da Geografia, no decorrer de sua consolidao muitas questes envolveram o desgaste deste conceito. Haesbaert (2002, p. 01) delimita trs grandes momentos em que se decretou a morte da regio em Geografia - o neopositivismo, o marxismo e o globalismo. Neste sentido, o paradigma da Geografia quantitativa

considera a regio a partir de propsitos especficos, no tendo a priori, como no caso da regio natural e da regio-paisagem, uma nica base emprica. possvel identificar regies climticas, regies industriais, regies nodais, ou seja, tantos tipos de regies quantos forem os propsitos do pesquisador. A regio natural e a regio paisagem passam a ser apenas uma das mltiplas possibilidades de se recortar o espao terrestre. A regio constitui-se para os gegrafos lgico-positivistas em uma criao intelectual, criada a partir de seus propsitos especficos (CORRA, 1986, p. 186).

Esta abordagem para Haesbaert (2002, p. 04) representa uma simplificao, uma perda considervel da riqueza que o conceito de regio abarca, pois a aborda como classe de rea, passando de uma regio indivduo regio sem identidade. Um momento identificado como crtico ou de morte para a regio foi o caracterizado pela corrente terica crtica marxista quando vrios autores desprenderam crticas ao discurso regional lablacheano, chamando-o de um poderoso conceito-obstculo que impediu a considerao de outras representaes espaciais e o exame de suas relaes (HAESBAERT, 2002; LACOSTE, 1988, p. 64). Uma nova abordagem regional traada e caracteriza-se por destacar que a partir da dcada de 1970, no mbito da incorporao de novos paradigmas Geografia, o conceito de regio reaparece no interior de uma Geografia crtica fundamentada no materialismo 9
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

histrico e dialtico, como tambm nas geografias humanista e cultural (cf. CORRA, 2001, p. 187). Outra perspectiva que promove os estudos regionais a linha que tem no materialismo histrico e dialtico seu principal referencial. A Geografia crtica, a partir dos anos 70 usa o conceito de regio para entender o desenvolvimento desigual de pores do territrio. Neste contexto, Corra (2001, p. 187) assinala que o conceito de regio desperta o interesse de no-gegrafos, daqueles que, de alguma forma, se interessam pela dimenso espacial da sociedade. Novos conceitos de regio foram produzidos por gegrafos e nogegrafos, ampliando ainda mais o pluralismo conceitual. Milton Santos (1993) em sua obra A Urbanizao Brasileira, expe que a regio deixa de ser um produto da solidariedade orgnica localmente tecida, para tornar-se resultante da solidariedade organizacional. Balbim (1996), ao abordar a regio-perodo enquanto momentos do espao-tempo, e analisar a regio como uma funcionalizao do poder, concorda com Milton Santos quando este define a regio como uma subdiviso do espao, que para o autor, criada a partir da solidariedade organizacional, resultando dos recortes horizontal e vertical do espao. Com olhares distintos dos gegrafos, Vasconcelos (2000, p. 124) questiona o fato de no haver ainda nenhuma pesquisa que investigue a contribuio de Lus da Cmara Cascudo ao estudo de Geografia no Brasil. Ao apresentar algumas notas e observaes feitas com base na leitura de Geografia dos Mitos Brasileiros, livro publicado em 1948, o autor destaca que a originalidade desta obra deve ser posta em destaque por ter estabelecido as conexes entre o fabulrio popular e os espaos geogrficos do pas. Menciona, ainda, que Cmara Cascudo sempre enfatizou que a coordenada geogrfica era fundamental em sua reflexo sobre o Brasil nos 150 livros que escreveu, justificando com isso o motivo de nunca ter deixado a cidade de Natal para ir morar alhures, embora no lhe tivessem faltado convites sedutores. Tenho c minhas duvidas se em seu caso apropriada a classificao de regionalismo, destaca Vasconcelos (2000, p. 124); todavia, inegvel a importncia atribuda por Cmara Cascudo regio, a exemplo de seu livro Cultura e Civilizao, no qual assinala que o homem psicologicamente regional e fisiologicamente universal, ao alertar que todo homem possui corao, mas o ritmo cardaco diferente em cada um, de modo que impossvel compreender os mitos criados pela imaginao popular - jurupari, curupira, caipora, sacy-perere, boi-tata, lobisomem, etc. - sem levar em conta a insero regional, ou melhor, as diferenciaes regionais destes Brasis, o que indica que a 10
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

mentalidade popular, antes de ser alguma entidade nacional, tem suas razes e particularidades em cada regio. preciso tambm destacar a preocupao da pesquisa histrica, por exemplo, em produzir investigaes de mbito regional. uma opo clara de recorte espacial do objeto estudado. A proliferao dos estudos de Histria Regional coincide com o advento da Ecle des Annales, principalmente em razo das fronteiras interdisciplinares que esta escola de pensamento estabeleceu com a Geografia e a Demografia. Viscardi (1997, p. 89), em seu trabalho sobre Histria, Regio e Poder: a busca de interfaces metodolgicas, destaca que um dos primeiros problemas com o qual se defronta o pesquisador em Histria Regional refere-se definio de regio. Um segundo problema, inclusive decorrente do primeiro, refere-se aos critrios definidores do espao regional. Em sua pesquisa, Viscardi discute que a maioria dos trabalhos de Histria Regional definem as regies pelo carter diverso das leis de reproduo do capital e pelo carter das relaes de classe que se do em seu interior sem, no entanto, descurar da anlise das relaes existentes entre uma regio e as demais. Silveira (1984, p. 75), pesquisando sobre o regionalismo nordestino, baseou-se em Milton Santos, em sua definio de regio. Ela destaca que a regio, em funo das mudanas econmicas mundiais, marcadas sobretudo pela internacionalizao do capital, deixou de existir e passou a ser uma abstrao emprica. O espao geogrfico deixou de ser esttico e passou a ser uma produo coletiva dos homens, cuja funo era a de expressar o modo de produo em vigor. Para o autor, a regio um conceito abstrato em meio a um contexto macro, hoje conhecido como globalizao. Muito prximas destas interpretaes foram as contribuies de Cardoso (1982). Para ele, o recorte regional consiste no estudo do parcial sem que se perca a noo de determinao global. Ele destaca que o recorte regional, alm das vantagens citadas acima, possibilita, com maior facilidade, a adoo do recorte temporal de mdia ou longa durao, o qual, em contextos muito amplos, pode ser dificultado pelo grande volume de fontes. Quanto aos critrios de delimitao do espao regional na pesquisa histrica Silva (1990) entende que a regio s pode ser vista no mbito do enfoque sistmico. Desta forma, a regio se constitui em um subsistema de um todo com o qual mantm inter-relaes. Para esta autora, as fronteiras regionais podem ou no coincidir com as divises juridicamente estabelecidas, pois se ampliam ou diminuem, no decorrer do tempo, em funo de ajustes de natureza poltica. Portanto, segundo esta autora, para se delimitar uma regio, no se 11
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

deve levar em conta apenas os aspectos jurdico-administrativos, nem somente aspectos exclusivamente econmicos, mas os de ordem social e, sobretudo, poltica. Outro historiador que discute o conceito de regio Marcos Silva (1992), que considera a regio como um universo de prticas vivenciadas pelos diversos grupos humanos que nela se inserem, que englobam o relevo, as relaes pessoais, a memria familiar, as condies de trabalho, a sexualidade, a associao, etc. A partir desta definio, pode-se pensar em extrapolar limites e fronteiras de ordem administrativa que, em geral, delimitam uma regio, destaca. O regional torna-se, portanto, um conjunto de identidades no vinculado necessariamente aos limites formais estabelecidos. Viscardi (1999, p, 89) ao analisar a origem das divises regionais e do comportamento regionalista de alguns grupos polticos, parte do pressuposto de que o critrio de diviso regional surgiu simbolicamente e foi sendo reconhecido e legitimado a posteriori. Bourdieu (1989) defende que a diviso regional no existe na realidade, pois esta mesma realidade a representao que dela fazemos. Desta forma, a delimitao regional estabelecida por quem nela vive e passa a compor o imaginrio daqueles que a ela se referem. A identidade regional, por exemplo, um produto da construo humana. Bordieu caracteriza os gegrafos como impositores de uma diviso arbitrria sobre uma ordem que guarda uma continuidade natural. Outro autor que trabalha nesta perspectiva Priori (1994, p, 79), ao partir em seus trabalhos de pressupostos semelhantes. Afirma que, enquanto espao territorial, a regio uma construo de gegrafos. Mas enquanto espao social torna-se uma construo de historiadores. O que aparentemente indica, em nosso entender, um certo desconhecimento da produo geogrfica sobre o conceito de regio, no contexto da elaborao da sua pesquisa. Este autor no entende regio como algo previamente dado, mas sim como uma construo a posteriori realizada pelo sujeito do conhecimento. No caso do historiador, segundo aquele autor, a regio seria definida pelas relaes sociais que nelas se estabelecem. Na interface com a Histria, podemos distinguir duas correntes de entendimento a respeito da definio e delimitao do espao regional. Na primeira corrente, a definio parte do objeto e no do sujeito do conhecimento. Ao usar interpretaes marxistas concorda que o que define e delimita as fronteiras regionais o modo de produo vigente visto sob um aspecto mais amplo, o qual envolve no s as relaes de produo internacionais como a prpria dinmica da luta de classes. Na segunda corrente, a definio do que seja a regio e suas fronteiras surge das anlises produzidas pelo sujeito do 12
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

conhecimento. Neste campo colocam-se os trabalhos de Bourdieu e de ngelo Priori, Para estes autores, a regio uma construo do sujeito, que igualmente a delimita, a partir de padres prprios, porm fundamentados na realidade existente. Para eles a regio um constructo feito a posteriori. Apesar da variedade de abordagens com defesa de procedimentos de anlises diferentes em termos tericos e no nvel emprico, a regio no relegada ao esquecimento. Um retorno das pesquisas regionais, como j mencionamos na introduo deste trabalho, observado nos ltimos anos. Para Thrift (1995, p. 242), a prtica de estudos regionais pode nos colocar frente a frente com a maioria dos problemas que a geografia humana enfrenta hoje. Segundo esse autor, a geografia regional essencial prtica de produzir geografia, por propor questes relevantes no mundo em que vivemos de uma maneira importante, porque contextual. Neste sentido, o contextual no pode ser varrido para debaixo do tapete por grandiosas teorias sociais, pois ele permanece onde realmente vivemos. a margem que constitui o centro (LEFEBVRE, 1971, p. 245) Nigel Thrift, no artigo Visando o mago da regio (1995), relata o ressurgimento da geografia regional quando parecia que estaria mais para a exumao do que para a ressurreio, para usar sua metfora. Nesse artigo, faz um paralelo entre trs autoridades, tendo como foco a regio: Vidal de la Blache, Karl Marx e Frederic Jamenson. A nova geografia regional entende as regies como constitudas por processos amplos, processos mltiplos e que muitas vezes se sobrepem. Thrift apresenta as razes da escolha dos autores e adverte, enfatizando que sua perspectiva das economias capitalistas ocidentais e no aborda, neste artigo, os problemas da definio regional e da taxonomia. Por fim, o autor apresenta trs questes a serem consideradas nas anlises regionais contemporneas: a) a fragmentao da regio; b) a proliferao de agrupamentos de estilos de vida no plano da sociedade e da cultura; c) a espacializao da cultura. Thrift sinaliza ainda quatro reas de aprofundamento da pesquisa geogrfica para uma melhor compreenso da regio, hoje:

13
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

a circulao de troca simblica sobre o espao, especialmente o que Habermas chama de esfera pblica, todo complexo de textos e mdia que enquadra debates, forma opinies e progressivamente a esperana de solues polticas informadas num mundo de smbolos; novas maneiras de representar regies. Exemplos: como determinados contextos influenciam a maneira pela qual tipos particulares de pessoas recebem, negociam e so formadas por significados; teorizar mais claramente como o processo pelo qual o contexto foi transformado em mercadoria pode ser conectado novamente com as relaes econmicas, especialmente as de consumo, dinheiro e dvida; encontrar estudos sobre etnia, gnero e sexualidade. Enfim, na construo de espaos localizados de significado, fora de relaes globais de poder e conhecimento. (THRIFT, 1995, p. 24)

Nigel Thrift faz parte de um grupo de autores citados por Haesbaert (2002) como responsvel pela ressurreio do conceito de regio. Este autor ainda cita Benno Werlen, Kenichi Ohmae e Allen, Massey e Cochrane como expoentes importantes nesse momento. Haesbaert evidencia que trs linhas de pensamento apresentam propostas inovadoras aos estudos regionais: o que se denomina de ps-estruturalismo, o neo-kantismo e o neomarxismo. Estas novas formas de olhar a regio vm ao encontro do que destaca, pois

embora as diferenciaes continuem a definir as regies, estas diferenas, hoje, so muito melhor identificadas pela anlise das inter-conexes do que das oposies, ou seja, interessam muito mais as ligaes inter-regionais do que os tipos de fronteira, separao. Acreditamos que o mais inovador nesses autores perceber a intensidade da diferenciao intra-regional, incluindo a constatao de descontinuidades internas, os buracos ou reas dentro da regio que no se caracterizam pelos mecanismos/aspectos que fazem parte dos critrios da definio regional. (HAESBAERT, 2002, p. 08).

No momento em que os processos de globalizao/fragmentao dominam as discusses sobre recortar ou no o espao geogrfico para melhor entend-lo, domin-lo ou mesmo reproduzi-lo, analisar o espao regional da Zona da Mata Mineira e a sua fragmentao regional, para lembrar Thrift, pode contribuir para desvelar a realidade. Como nos lembra Haesbaert (2002, p. 21), no faltam, portanto, novas perspectivas para a anlise regional, sejam na forma das antigas regies-zona, ou na forma das regiesrede ou das redes regionais. Esta temtica est inserida no contexto das discusses de aplicaes de polticas pblicas e de investimentos privados. um tema ainda pouco discutido por administradores pblicos e privados e praticamente desconhecido, no mbito terico, pelos planejadores e gestores empresariais.

14
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

ENTRE A REGIONALIZAO E OS RECORTES REGIONAIS


Ao buscarmos os referenciais que orientam a temtica da regionalizao e da reflexo

sobre os recortes regionais, encontramos algumas definies passveis de auxiliar nossa reflexo. Iniciamos com Haesbaert (1999, p. 21 e 22) para quem
qualquer iniciativa no sentido de analisar a diversidade territorial implica em reconhecer a relao particular-geral e singular universal, de modo a no cair nem em estudos de caso que sirvam simplesmente para corroborar uma viso geral, como muitas vezes ocorre na concepo de regio como produto da diviso territorial do trabalho, nem em estudos especficos que nada dizem sobre relaes sociais mais amplas, como ocorria em algumas leituras empiristas da Geografia clssica.

Mesquita (1997, p. 68), por sua vez, chama nossa ateno para o fato de que durante muitos anos os termos diviso regional e regionalizao foram freqentemente utilizados como sinnimos, o que pode causar, ainda hoje alguma confuso conceitual. Ao trabalhar com a regionalizao, Duarte (1980), que acredita que ela mais que um mtodo para identificar regies, identifica-se com o processo de formao de regies. A regionalizao pode apresentar-se como o processo no s de formao como de transformao de regies, podendo mesmo extingu-las ou favorecer o seu ressurgimento. Carleial (1993, p. 49) parte da conceituao de regio para entender a regionalizao. Para esta autora, possvel a partir de uma forma de compreenso do que seja a regio, estabelecer diferentes regionalizaes em funo do que se pretende destacar, definindo critrios para o estudo de algum recorte espacial.

A diviso social do trabalho uma categoria capaz de revelar as relaes de produo e de trabalho, e portanto, as especificidades do mercado de trabalho, a ao do Estado e as possibilidades de participao poltica. Cada regio expressa assim sua face. No entanto, em nvel emprico, algum ou alguns elementos podem ser priorizados por serem capazes de revelar essa face atravs de distintas regionalizaes.

Ainda para Mesquita (1997, p. 69 e 70), a regionalizao pode ser compreendida no como o ato de dividir espaos segundo alguns critrios, mas como o processo de reestruturao social no espao.

15
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

Portanto, regionalizao, neste sentido, um processo atuante na realidade, que abrange a fragmentao e/ou integrao de territrios, independente da aplicao de uma tcnica racional de recorte, e, por ser processo, est sempre ocorrendo. Da por que as divises que recortavam o espao para fins de planejamento no do conta das fragmentaes que assistimos. Melhor dizendo: as divises so de outra ordem. Elas vinculam a este processo espacial a regionalizao , que se insere como tudo, na mutao. Por isso as maneiras de recortar o territrio no conseguem captar a complexidade do real hoje, no que respeita s fragmentaes polticas.

De maneira geral, diversas leituras do espao que se configuram em diferentes regionalizaes institudas, para fins distintos, neste caso no importam se os critrios para seu recorte foram de origem natural ou historicamente definida pela sociedade. comum expresses como: literatura regional, histria regional, as culturas regionais e geografia regional. Essas expresses explicitam a confuso conceitual construda pela temtica regional. A Geografia, como tentamos demonstrar no item anterior, contudo tem realizado esforos objetivando, se no romper, pelo menos criar alternativas para pensar a regio de maneira diferente da tradio francesa do incio do sculo. A caracterstica principal deste momento era eleger uma personalidade caracterstica para cada paisagem, passando a ser esta uma criao humana. Isto se difunde de tal modo que, ao falarmos de qualquer lugar do mundo, conseguimos imaginar o seu habitante, seja nos plos, nos trpicos, desertos, selvas, montanhas, etc. Contribui para a formao deste imaginrio os relatos de viajantes, os meios de comunicao e a Geografia escolar, que durante muitos anos, deu nfase na descrio dos aspectos fsico-naturais e nos famosos tipos regionais. Vainer (1995, p. 02), ao estudar os regionalismos no Brasil, aponta outra perspectiva nos estudos regionais, pois questiona o uso do termo interesses regionais, e apresenta uma srie de indagaes a respeito desta expresso, defendendo a tese de que esses interesses regionais se relacionam a sujeitos ou grupos sociais especficos que tm o poder de promover regionalizaes.
Nosso primeiro ponto de partida est no entendimento de que as regies das quais se fala, em nome das quais se fala so o resultado de um complexo processo histrico de construo social em que intervm, sincrnica e diacronicamente, relaes econmicas, polticas e simblicas. Da decorre a necessidade de recusar ab initio a sugesto imanentista que, intencionalmente ou no, est contida na expresso, interesses regionais. Nem a regio tem existncia em si, nem geradora, em si e por si, de interesses (VAINER, 1995, p. 02).

Vainer (1995) conclui que a anlise das atuais manifestaes regionalistas, de caractersticas tradicionais, no que concerne a relaes e manifestaes do poder poltico 16
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

regional, no permite avaliar com clareza os novos discursos e movimentos que focalizam o territrio como elemento estratgico da efetivao de identidades sociais e de projetos polticos. O autor enfatiza que as formas contemporneas de manifestao dos interesses regionais, tanto quanto os grupos e coalizes que as sustentam, no respondem a um nico padro. Zaidan Filho (2001, p. 43), estudioso da realidade regional nordestina, enfatiza que necessrio estar atento ao papel desenvolvido por alguns atores sociais na construo simblico-cultural da regio ou de uma identidade regional. Para ele a regionalizao que cria o Nordeste brasileiro fruto da obra de publicistas, artistas, poetas, compositores, pensadores, produtores culturais, lideranas polticas. assim que nasce uma regio, ou seja, a partir da disparidade econmico-social (na dinmica do desenvolvimento capitalista) e da produo discursiva de uma identidade social.

CONCLUSO
Parece-nos que nem todos os recortes regionais podem ser caracterizados, de fato, por regionalizaes, pois o que pudemos constatar em nosso trabalho, uma mesma identidade territorial, marcada por uma diviso do trabalho, por caractersticas culturais, de ordenamento do territrio que perpassa os recortes estudados. Esta identidade territorial, como j destacado por vrios dos autores supra-citados elemento importante na definio das regionalizaes. Historicamente produzidas e politicamente recortadas, hoje entendemos que as regionalizaes ou simplesmente os recortes regionais, em nosso caso, constituem uma resposta a interesses especficos e delimitados como procuramos mostrar ao longo do presente trabalho. So recortes onde a manifestao do poder poltico encontra espaos para territorializar-se, o que promove um ordenamento do territrio usado, medida que estes recortes acabam por ser espaos de implantao de projetos baseados em polticas pblicas na rea da sade, da gerao de emprego e renda com base no turismo, ou mesmo na gesto dos recursos hdricos.

17
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

REFERNCIAS
BALBIM, R. N. Regio, territrio, espao: funcionalizaes e interfaces. In CARLOS, A. F. A. (Org.) Ensaios de geografia contempornea. So Paulo: Hucitec, 1996. BOURDIEU, P. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. CARDOSO, C. F. S. de. Agricultura, escravido e capitalismo. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1982. CARLEIAL, L. M. DA F. A questo regional no Brasil contemporneo. In: LAVINAS, L. et al. (Orgs.) Reestruturao do espao urbano e regional no Brasil. So Paulo: Hucitec/Anpur, 1993. CORRA, R. L. Regio: a tradio geogrfica. In: ---. Trajetrias geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. CORRA, R. L. Regio e organizao espacial. So Paulo: tica, 1986. DUARTE, A. C. Regionalizao- Consideraes Gerais. In: Boletim de Geografia Teortica, Vol. 10. N. 20, So Paulo, 1980 GOMES, P. C. da C. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. GOMES, P. C. da C. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. HAESBAERT, R C. Regio, diversidade territorial e globalizao. Geographia, Niteri, v. 1, n. 1, 1999. HAESBAERT, R C. Morte e vida da regio: antigos paradigmas e novas perspectivas da Geografia Regional. 2002 [mimeo.] IANNI, O. A sociedade global. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. KAYSER, B. A regio como objeto de estudo da Geografia. In: GEORGE, P. A geografia ativa. So Paulo: Difel, 1966. LABLACHE, P.V. de. Princpios da geografia humana. Lisboa: Luna, 1921. LACOSTE, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 1988. LEFEBVRE, H. Introduo modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971. LENCIONI, S. Regio e geografia. So Paulo: Edusp, 1999. OZOUF-MARIGNIER, M.; ROBIC, M.C. La France au seuil des temps nouveaux. Paul Vidal de La Blache et la rgionalisation. L`Information Gographique, Paris, n. 59, p. 46 - 56. 1995. PRIGOGINE, Y. O fim da cincia. In: SCHNITMAN, D. S. (Org.) Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. 18
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

PRIORI, A. Histria regional e local: mtodos e fontes. Revista Ps-Histria, Assis, SP, 1994. MESQUITA, Z. Divises, recortes, partilhas: isto est mudando. O que h para aprender? In: SOUZA, M. A. de (Org.). Natureza e sociedade de hoje: uma leitura geogrfica. So Paulo: Hucitec/Anpur, 1997. MORIN, E. (Org.) A religao dos saberes: o desafio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. SANTOS, M. Metamorfoses do espao habitado. So Paulo: Hucitec, 1988 SANTOS, M. A urbanizao brasileira. So Paulo: Hucitec, 1993. SANTOS, M. A natureza do espao. So Paulo: Edusp, 2002. SILVA, V. A. C. Regionalismo: o enfoque metodolgico e a concepo histrica. In: SILVA, M. (org.) Repblica em migalhas: histria local e regional. So Paulo: Marco Zero, 1990. SILVA, M. A histria e seus limites. In: Revista Histria e perspectivas, Uberlndia, v. 6, jan-jun.1992. SILVEIRA, R. M. G. O regionalismo nordestino: existncia e conscincia da desigualdade. So Paulo: Moderna, 1984. THRIFT, N. Visando o mago da regio. In: GREGORY, D. et al. Geografia humana. So Paulo: Jorge Zahar, 1995. VAINER, C. B. Regio e interesses regionais: subsdios para uma discusso dos regionalismos contemporneos no Brasil. So Paulo: FUNDAP, 1995. VASCONCELOS, G. F. Imaginrio popular e Geografia do Brasil: prolegmenos ao desencontro entre o folclore e o marxismo. Geosul, Florianpolis, v. 15, n. 29, jan./jun. 2000. VISCARDI, C. M. R. Histria, regio e poder: a busca de interfaces metodolgicas. Locus: revista de histria, Juiz de Fora, v. 3, n.1, 1997 VISCARDI, N. Disciplinamiento, control social y estigma: trs conceptos para uma sociologia del conflito: el caso de la violncia em el espacio escolar em Uruguai. Sociologias, dossi conflitualidades, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Janeiro/Junho, 1999. ZAIDAN FILHO, M. O fim do Nordeste & outros mitos. So Paulo: Cortez, 2001.

19
Estao Cientfica Online Juiz de Fora, n. 04, abr./mai. 2007

Potrebbero piacerti anche