Sei sulla pagina 1di 63

XXVI SEMANA do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 30 de setembro / XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Jernimo, presbtero e doutor
+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Senhor nosso Deus, que destes ao presbtero So Jernimo o dom de saborear a Sagrada Escritura e de a viver intensamente, fazei que o vosso povo se alimente cada vez mais com a vossa palavra e encontre nela a fonte da verdadeira vida. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Livro do Profeta de Ams (Am 6,1a.4-7) Eis o que diz o Senhor omnipotente: Ai daqueles que vivem comodamente em Sio e dos que se sentem tranquilos no monte da Samaria. Deitados em leitos de marfim, estendidos nos seus divs, comem os cordeiros do rebanho e os vitelos do estbulo. Improvisam ao som da lira e cantam como David as suas prprias melodias. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO
Sempre foram notrios no nosso mundo os contrastes entre aqueles que vivem bem e no lhes falta e aqueles que pouco possuem e a quem parece que a vida teima em no sorrir. Ams denuncia uma classe dirigente ociosa, que vive no luxo custa da explorao dos pobres e que no se preocupa com o sofrimento dos pobres e humildes. Esta classe vive mergulhada no seu mundo cmodo e egosta e no se mostra sensvel misria e ao sofrimento que aflige os seus irmos. Os pobres trabalham arduamente, numa existncia marcada pela dor e a misria e, assim, sustentam a indolncia e o luxo dos grandes e poderosos. Deus no pode pactuar com esta situao, pois o egosmo e a injustia no fazem parte do Seu projeto para a humanidade. Como deve Deus sofrer e ficar triste e dececionado com as injustias e faltas de amor que todos manifestamos nas mais pequenas coisas

DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos de reflexo para dilogo familiar: - Neste dia, estou feliz e orgulhoso porque - Nesta jornada, estou triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Sl 140, 141) Senhor, a Vs clamo; socorrei-me sem demora, * escutai a minha voz quando Vos invoco. Suba at Vs a minha orao como incenso, * elevem-se minhas mos como oblao da tarde. Guardai, Senhor, a minha boca, * defendei a porta dos meus lbios. No deixeis meu corao inclinar-se para o mal, * nem praticar a iniquidade com os malfeitores, nem tomar parte em seus lautos banquetes. Castigue-me o justo * e repreenda-me com misericrdia, mas o leo dos mpios nunca me perfume a cabea; * enquanto fazem o mal, no deixarei de rezar. Os seus chefes foram precipitados contra o rochedo * e compreenderam como eram suaves as minhas palavras. Tal como terra cavada e lavrada, * foram seus ossos dispersos boca do abismo. Para Vs, Senhor Deus, se voltam os meus olhos; * em Vs me refugio, no me desampareis. Defendei-me do lao que me prepararam, * defendei-me das ciladas dos malfeitores. COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Durante a semana, arranjar formas concretas de estar ao lado dos mais pobres e de provar a ns mesmos que relativizamos os bens materiais e somos capazes de privilegiar os valores essenciais do Evangelho. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

TERA-FEIRA, 01 de outubro / XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora
+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Deus de infinita bondade, que abris as portas do vosso reino aos pequeninos e humildes, fazei que sigamos confiadamente o caminho espiritual de Santa Teresa do Menino Jesus, para que, por sua intercesso, cheguemos revelao da vossa glria. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 145 O Senhor faz justia aos oprimidos, d po aos que tm fome e a liberdade aos cativos. O Senhor ilumina os olhos dos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Para aqueles que imaginam ou equacionam um Deus que quer substituir-nos como se fossemos incapazes ou tem a obrigao de fazer as coisas por ns ou pegar ao nosso colo como se fossemos bebs para nos livrar dos perigos, Ele uma desiluso completa. verdade que Deus tudo sabe e tudo pode. Mas tambm verdade que devemos viver no pressuposto de que tudo temos que aprender e tudo depende apenas de ns e no de algo ou algum que nos transcende. A omnipotncia de Deus assenta no amor autntico e radical e s esse tudo pode. A omniscincia de Deus alicera-se no respeito sagrado pela nossa conscincia e liberdade. A omnipresena de Deus fundamenta-se na confiana absoluta na capacidade e responsabilidade humana. Assim, s em Deus, somos justificados, somos saciados, sentimo-nos livres, conseguimos ver e temos fora. S Deus nos basta e nada mais faz falta. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos de reflexo para dilogo familiar: - Neste dia, estou feliz e orgulhoso porque - Nesta jornada, estou triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Sl 141, 142) Em alta voz clamo ao Senhor, * em alta voz imploro o Senhor. Ponho diante dEle a minha aflio, * diante dEle descubro a minha angstia. Quando me desfalece o nimo, * Vs conheceis o meu caminho. Na senda que vou trilhando, * esconderam um lao. Olhai direita e vede: * no h quem se interesse por mim. No encontro refgio, * no h quem olhe pela minha vida. Clamei por Vs, Senhor; * disse: Sois o meu abrigo, a minha herana na terra dos vivos. Atendei o meu clamor: * estou reduzido misria. Livrai-me dos meus perseguidores: * eles so mais fortes do que eu. Tirai-me desta priso * e darei graas ao vosso nome. Os justos ho-de rodear-me, * pelo bem que me fizestes. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUARTA-FEIRA, 02 de outubro / XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria dos Santos Anjos da Guarda
+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Senhor, que na vossa admirvel providncia enviais os Anjos para nos guardarem, ouvi as nossas splicas e fazei que sejamos sempre defendidos pela sua proteo e gozemos eternamente da sua companhia. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Da Primeira Epstola de So Paulo a Timteo (1 Tim 6,11-16) Carssimo: Tu, homem de Deus, pratica a justia e a piedade, a f e a caridade, a perseverana e a mansido. Combate o bom combate da f, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e sobre a qual fizeste to bela profisso de f perante numerosas testemunhas. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO A comunidade crist sempre sofreu a influncia de pessoas que dizem coisas diferentes e difundem doutrinas estranhas. Importa destacar as caractersticas do verdadeiro discpulo. Podemos dizer que o homem de Deus tem de distinguir-se por uma vida santa, enraizada na f e no amor aos irmos. Deve ser algum que tem caridade, que paciente, que brando, que justo e que transmite fielmente a proposta de Jesus. Deve guardar o mandamento do Senhor, ou seja, a verdade da f que lhe foi transmitida pela tradio apostlica. algum que no vive para si, mas que vive para partilhar tudo o que e tem com os demais. Tudo se resume no amor para com os irmos, no entusiasmo pelo ministrio e na capacidade de transmitir a verdadeira doutrina. So, na verdade, os traos do verdadeiro crente: algum que vive com entusiasmo a sua f, ama e d testemunho da Boa Nova. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos de reflexo para dilogo familiar: - Neste dia, estou feliz e orgulhoso porque - Nesta jornada, estou triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Cntico Filip 2, 6-11) Cristo Jesus, que era de condio divina, * no Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si prprio Assumindo a condio de servo, * tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, 8 humilhou-Se ainda mais, * obedecendo at morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou * e Lhe deu o nome que est acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, * no cu, na terra e nos abismos, e toda a lngua proclame que Jesus Cristo o Senhor, * para glria de Deus Pai. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 03 de outubro / XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Deus eterno e omnipotente, a quem podemos chamar nosso Pai, fazei crescer o esprito filial em nossos coraes, para merecermos entrar um dia na posse da herana prometida. Por Nosso Senhor
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 16,19-31) Havia um homem rico, que se vestia de prpura e linho fino e se banqueteava esplendidamente todos os dias. Um pobre, chamado Lzaro, jazia junto do seu porto, coberto de chagas. Bem desejava saciar-se do que caa da mesa do rico, mas at os ces vinham lamber-lhe as chagas.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Apresentam-se dois personagens tpicos: um rico que vive luxuosamente e que faz grandes festas e um pobre, que tem fome, vive miseravelmente e est doente. Do rico diz-se que se vestia de prpura e linho fino mas no se diz se ele era bom ou mau, se frequentava ou no o templo, se explorava ou no os pobres. Do pobre Lzaro diz-se que jazia ao porto do rico, que estava sem sade, que desejava saciar-se das migalhas que caam da mesa do rico e que os ces vinham lamber-lhe as chagas. No se diz se Lzaro levou na terra uma vida exemplar ou no, se foi um modelo de virtudes ou no, se trabalhava duramente ou se no quis fazer nada para mudar a sua situao. A morte muda tudo. A parbola do rico e do pobre Lzaro uma catequese sobre a posse dos bens. A riqueza pode ser um pecado se supe a apropriao dos dons de Deus, que so para todos, em benefcio prprio.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Elementos de reflexo para dilogo familiar: - Neste dia, estou feliz e orgulhoso porque - Nesta jornada, estou triste e dececionado comigo porque
ORAO EM IGREJA (Sl 62, 63)

Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro. * A minha alma tem sede de Vs. Por Vs suspiro, * como terra rida, sequiosa, sem gua. Quero contemplar-Vos no santurio, * para ver o vosso poder e a vossa glria. A vossa graa vale mais que a vida: * por isso os meus lbios ho-de cantar-Vos louvores. Assim Vos bendirei toda a minha vida * e em vosso louvor levantarei as mos. Serei saciado com saborosos manjares * e com vozes de jbilo Vos louvarei. Quando no leito Vos recordo, * passo a noite a pensar em Vs. Porque Vos tornastes o meu refgio, * exulto sombra das vossas asas. Unido a Vs estou, Senhor, * a vossa mo me serve de amparo. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 04 de outubro / XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Memria de S.Francisco de Assis, religioso


+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Senhor nosso Deus, que fizestes de So Francisco de Assis, pobre e humilde, uma imagem viva de Jesus Cristo, concedei-nos que, percorrendo os mesmos caminhos, sigamos o vosso Filho e vivamos unidos a Vs na alegria da caridade. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 16,19-31) Abrao respondeu-lhe: Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida e Lzaro apenas os males. Por isso, agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu s atormentado. Alm disso, h entre ns e vs um grande abismo, de modo que se algum quisesse passar daqui para junto de vs, ou da para junto de ns, no poderia faz-lo. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Lzaro morreu e foi colocado pelos anjos ao lado de Abrao. O rico morreu e foi sepultado na manso dos mortos, entre tormentos. Nesta histria, no parecem ser as aes boas ou ms cometidas neste mundo pelos personagens que decidem a sorte deles no outro mundo. Parece que o que determina a diferena de destinos a riqueza e a pobreza. O rico conhece os tormentos porque rico e o pobre conhece o banquete do Reino porque pobre. Para Lucas, a riqueza sempre culpada. Os bens no pertencem a ningum em particular mas so dons de Deus, postos disposio de todos os seus filhos, para serem partilhados e para assegurarem uma vida digna a todos. Somos apenas administradores, encarregados de partilhar com os irmos aquilo que pertence a todos. Esquecer isto viver de forma egosta e, por isso, estar destinado aos tormentos. Amar partilhar, dar e dar-se. S assim h salvao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos de reflexo para dilogo familiar: - Neste dia, estou feliz e orgulhoso porque - Nesta jornada, estou triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Cntico Dan 3, 57-88.56) Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * louvai-O e exaltai-O para sempre. Cus, bendizei o Senhor, * Anjos do Senhor, bendizei o Senhor. guas que estais sobre os cus, bendizei o Senhor, * poderes do Senhor, bendizei o Senhor. Sol e lua, bendizei o Senhor, * estrelas do cu, bendizei o Senhor. Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor, * todos os ventos, bendizei o Senhor. Fogo e calor, bendizei o Senhor, * frio e geada, bendizei o Senhor. Orvalhos e gelos, bendizei o Senhor, * frios e aragens, bendizei o Senhor. Gelos e neves, bendizei o Senhor, * noites e dias, bendizei o Senhor. Luz e trevas, bendizei o Senhor, * relmpagos e nuvens, bendizei o Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 05 de outubro / XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Deus de bondade infinita, que, pelo vosso Filho, levantastes o mundo decado, dai aos vossos fiis uma santa alegria, para que, livres da escravido do pecado, possam chegar felicidade eterna. Por nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 16,19-31) O rico insistiu: Ento peo-te, pai, que mandes Lzaro minha casa paterna pois tenho cinco irmos para que os previna, a fim de que no venham tambm para este lugar de tormento. Disse-lhe Abrao: Eles tm Moiss e os Profetas. Que os oiam. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Apesar de muito nos avisarem e aconselharem, teimamos em fazer as coisas nossa maneira. Repetimos continuamente o Gnesis, preferindo fazer orelhas moucas das dicas cheias de amor do nosso Deus. Os bens no pertencem a ningum em particular mas so dons de Deus, postos disposio de todos os seus filhos, para serem partilhados e para assegurarem uma vida digna a todos. Quem usa os bens materiais e o dinheiro numa vida luxuosa e sem escrpulos e ignora e se esquece das necessidades dos outros homens, est a dececionar a Deus e a defraudar os irmos. As Escrituras apresentam o caminho seguro para aprender e assumir a atitude correta em relao aos bens. O rico relativizou as interpelaes da Palavra de Deus e no se deixou transformar por ela e isso decidiu o seu destino. Tudo intil se a pessoa no acolher a Palavra de Deus no seu corao e no amar a srio. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos de reflexo para dilogo familiar: - Neste dia, estou feliz e orgulhoso porque - Nesta jornada, estou triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Sl 149) Cantai ao Senhor um cntico novo, * cantai ao Senhor na assembleia dos santos. Alegre-se Israel em seu Criador, * rejubilem os filhos de Sio em seu rei. Louvem o seu nome com danas, * cantem ao som do tmpano e da ctara, porque o Senhor ama o seu povo, * coroa os humildes com a vitria. Exultem de alegria os fiis, * cantem jubilosos em suas casas; em sua boca os louvores de Deus, * em sua mo a espada de dois gumes: para tirar vingana das naes * e aplicar o castigo aos povos, para ligar os seus reis com cadeias * e os nobres com algemas, para executar neles a sentena escrita. * Esta a glria de todos os seus fiis. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos durante esta semana, arranjar formas concretas de estar ao lado dos mais pobres? Provmos a ns mesmos que somos capazes de relativizar os bens materiais e preferimos privilegiar os valores essenciais do Evangelho? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

XXVII SEMANA do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 07 de outubro / XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de Nossa Senhora do Rosrio
+ Deus que sois Pai, Filho e Esprito Santo, acolhei a orao da nossa famlia que reza com f! R: Senhor, abenoai-nos com a vossa graa e o vosso amor para que sejamos dignos de vs! Infundi, Senhor, a vossa graa em nossas almas, para que ns, que, pela anunciao do Anjo, conhecemos a encarnao de Cristo, vosso Filho, pela sua paixo e morte na cruz e com a intercesso da bem-aventurada Virgem Maria, alcancemos a glria da ressurreio. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Livro da Profecia de Habacuc (Hab 1,2-3; 2,2-4) At quando, Senhor, chamarei por Vs e no Me ouvis? At quando clamarei contra a violncia e no me enviais a salvao? Porque me deixais ver a iniquidade e contemplar a injustia? Diante de mim est a opresso e a violncia, levantam-se contendas e reina a discrdia? - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Habacuc interpela Deus, pedindo-lhe para intervir e pr fim violncia, injustia, enfim, ao pecado. Parece que Deus, por vezes, fica ausente e silencioso e gritamos a nossa impacincia diante daquilo que parece ser a aceitao e resignao divina diante do mal. Ao fim e ao cabo, o nosso Deus o mesmo Deus que no passado se manifestou como libertador e salvador na histria do Povo de Israel e que Se proclama fiel aos compromissos que assumiu para com os homens. O profeta no se limita a fazer o que Deus pede mas ele prprio toma a iniciativa, pergunta e quer respostas. Face injustia e opresso, Deus pode parecer indiferente e ausente. Contudo, de acordo com o seu projeto, Ele encontrar o momento ideal para intervir. Deus confirma a sua inteno de atuar, no momento oportuno, no sentido de destruir o mal. Importa confiar e esperar pacientemente o tempo de Deus. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa em famlia: - O que que eu fiz hoje e voltaria a fazer da mesma forma? - O que que eu fiz hoje ou deixei de fazer e devia fazer de forma diferente? ORAO EM IGREJA (Sl 117, 118) Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, * porque eterna a sua misericrdia. Diga a casa de Israel: * eterna a sua misericrdia. Diga a casa de Aaro: * eterna a sua misericrdia. Digam os que temem o Senhor: * eterna a sua misericrdia. Na tribulao invoquei o Senhor: * Ele ouviu-me e ps-me a salvo. O Senhor por mim, nada temo: * que podero fazer-me os homens? O Senhor est comigo e ajuda-me: * no olharei aos meus inimigos. Mais vale refugiar-se no Senhor * do que fiar-se nos homens. Mais vale refugiar-se no Senhor * do que fiar-se nos poderosos. COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Durante a semana, arranjar maneiras concretas de testemunhar publicamente a nossa f e decidir realizar alguns gestos de amor aos outros, para que possamos dizer que somos servos inteis pois fazemos apenas o que devamos fazer. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

TERA-FEIRA, 08 de outubro / XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Deus que sois Pai, Filho e Esprito Santo, acolhei a orao da nossa famlia que reza com f! R: Senhor, abenoai-nos com a vossa graa e o vosso amor para que sejamos dignos de vs! Concedei ao vosso povo, Deus de misericrdia, a graa de manifestar na sua vida o poder de Cristo, para que o penhor de redeno que dEle recebemos nos alcance a plenitude dos seus dons. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 94 Quem dera ouvsseis hoje a sua voz: No endureais os vossos coraes, como em Meriba, como no dia de Massa no deserto, onde vossos pais Me tentaram e provocaram, apesar de terem visto as minhas obras - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Graas a Deus, sempre houve bons mestres. Apesar de algumas excees, sempre nos couberam em sorte catequistas, educadores, professores e amigos que nos ajudaram decisivamente no nosso crescimento pessoal, na edificao da nossa personalidade e na construo do nosso projeto de vida. No foi nem por falta de bons conselhos que, de vez em quando, decidimos, mais ou menos conscientemente, enveredar por caminhos tortuosos, suspeitos e dbios. A verdade que sempre nos ofereceram os elementos mais adequados para que fossemos capazes de tomar decises livres, conscientes e responsveis. Contudo, as tentaes so muitas e fortes e sentimos que, apesar de sabermos bem por onde ir e por onde no dever seguir, no nos apetece e no queremos. Fazemos o que no bom nem nos convm ou deixamos de fazer o que bom. Deus viva e adoce o nosso corao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa em famlia: - O que que eu fiz hoje e voltaria a fazer da mesma forma? - O que que eu fiz hoje ou deixei de fazer e devia fazer de forma diferente? ORAO EM IGREJA (Sl 117, 118) Cercaram-me todos os povos * e aniquilei-os em nome do Senhor. Rodearam-me e cercaram-me * e em nome do Senhor os aniquilei. Cercaram-me como vespas, crepitavam como fogo em silvas * e aniquilei-os em nome do Senhor. Empurraram-me para cair, * mas o Senhor me amparou. O Senhor a minha fortaleza e a minha glria, * foi Ele o meu Salvador. Gritos de jbilo e de vitria * nas tendas dos justos: A mo do Senhor fez prodgios, * a mo do Senhor foi magnfica, a mo do Senhor fez prodgios. No morrerei, mas hei-de viver, * para anunciar as obras do Senhor. Com dureza me castigou o Senhor, * mas no me deixou morrer. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUARTA-FEIRA, 09 de outubro / XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de SS. Dionsio, bispo e Companheiros mrtires; S.Joo Leonardo, presbtero; B.Joo Newman, bispo
+ Deus que sois Pai, Filho e Esprito Santo, acolhei a orao da nossa famlia que reza com f! R: Senhor, abenoai-nos com a vossa graa e o vosso amor para que sejamos dignos de vs! Senhor nosso Deus, que enviastes So Dionsio e So Joo Leonardo a anunciar aos povos o Evangelho, fazei que, sua imitao, aprendamos a renunciar s prosperidades do mundo e a no temer as suas adversidades e que a verdadeira f cresa sempre e em toda a parte. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Da Segunda Epstola de So Paulo a Timteo (2 Tim 1,6-8.13-14) Deus no nos deu um esprito de timidez, mas de fortaleza, de caridade e moderao. No te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor, nem te envergonhes de mim, seu prisioneiro. Mas sofre comigo pelo Evangelho, confiando no poder de Deus. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Somos convidados a renovar em cada dia o nosso compromisso de f em Jesus Cristo e com o Reino. Somos exortados a viver e conduzir com fortaleza, equilbrio e amor as comunidades onde estamos inseridos e a defender sempre a verdade do Evangelho. As desiluses, os fracassos e as fragilidades humanas podem arrefecer o entusiasmo original da f e necessrio, a cada instante, redescobrir o sentido das opes fundamentais que fizemos. H trs qualidades essenciais que devem estar sempre presentes em ns cristos: a fortaleza diante das dificuldades, o amor que nos impulsionar a uma entrega radical e integral a Jesus Cristo e humanidade e a prudncia necessria para a animao e orientao da comunidade. O mundo que nos rodeia apresenta muitos desafios que nos podem desmobilizar. fundamental redescobrir os fundamentos do nosso compromisso com Cristo e a Igreja. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa em famlia: - O que que eu fiz hoje e voltaria a fazer da mesma forma? - O que que eu fiz hoje ou deixei de fazer e devia fazer de forma diferente? ORAO EM IGREJA Abri-me as portas da justia: * entrarei para dar graas ao Senhor. Esta a porta do Senhor: * os justos entraro por ela. Eu Vos darei graas porque me ouvistes * e fostes o meu Salvador. A pedra que os construtores rejeitaram * tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: * admirvel aos nossos olhos. Este o dia que o Senhor fez: * exultemos e cantemos de alegria. Senhor, salvai os vossos servos, * Senhor, dai-nos a vitria. Bendito o que vem em nome do Senhor, * da casa do Senhor ns vos bendizemos. O Senhor Deus * e fez brilhar sobre ns a sua luz. Ordenai o cortejo solene com ramagens frondosas, * at ao ngulo do altar. Vs sois o meu Deus: eu Vos darei graas. * Vs sois o meu Deus: eu Vos exaltarei. Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, * porque eterna a sua misericrdia. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 10 de outubro / XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Deus que sois Pai, Filho e Esprito Santo, acolhei a orao da nossa famlia que reza com f! R: Senhor, abenoai-nos com a vossa graa e o vosso amor para que sejamos dignos de vs! Deus todo-poderoso, vida dos fiis, glria dos humildes e felicidade dos justos, ouvi as splicas do vosso povo e saciai com a abundncia dos vossos dons os que tm sede das vossas promessas. Por Nosso Senhor
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 17,5-10) Naquele tempo, os Apstolos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa f. O Senhor respondeu: Se tivsseis f como um gro de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te da e vai plantar-te no mar, e ela obedecer-vos-ia.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

fundamental que cada cristo adira corajosa e radicalmente ao projeto de vida que o Filho de Deus veio oferecer humanidade. Essa adeso chama-se f e dela depende a instaurao do Reino de Deus no mundo. Jesus sempre avisou os discpulos para as dificuldades de quem aceita percorrer o caminho do Reino, pois a porta estreita e preciso amar mais a Deus e ao seu projeto salvfico do que tudo e todos. Os discpulos do-se conta e tomam conscincia de que precisam de mais f. A f no propriamente a confisso de dogmas ou verdades sobre Deus mas a adeso pessoal a Jesus e ao projeto do Reino. Pedir a Jesus que nos aumente a f significa pedir-Lhe que nos aumente a coragem de optar e aderir incondicionalmente pelo Reino de Deus e pelas exigncias que ele implica. Aderir ao Reino ter na mo a chave para mudar a histria, mesmo que essa transformao parea impossvel.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Proposta de questes para conversa em famlia: - O que que eu fiz hoje e voltaria a fazer da mesma forma? - O que que eu fiz hoje ou deixei de fazer e devia fazer de forma diferente?
ORAO EM IGREJA (Sl 109, 110)

Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te minha direita, * at que Eu faa de teus inimigos escabelo de teus ps. O Senhor estender de Sio o ceptro do teu poder * e tu dominars no meio dos teus inimigos. A ti pertence a realeza desde o dia em que nasceste nos esplendores da santidade: * antes da aurora, como orvalho, Eu te gerei. O Senhor jurou e no Se arrepender: * Tu s sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. O Senhor, tua direita, * esmagar os reis no dia da sua ira. A caminho, beber da torrente, * por isso erguer a sua fronte. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 11 de outubro / XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Deus que sois Pai, Filho e Esprito Santo, acolhei a orao da nossa famlia que reza com f! R: Senhor, abenoai-nos com a vossa graa e o vosso amor para que sejamos dignos de vs! Senhor nosso Deus, que resgatastes o homem, elevando-o acima da sua dignidade original, olhai benigno para o admirvel sacramento do vosso amor e conservai a bno dos vossos dons naqueles que foram regenerados pelo Batismo. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 17,5-10) Quem de vs, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dir quando ele volta do campo: Vem depressa sentar-te mesa? No lhe dir antes: Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, at que eu tenha comido e bebido. Depois comers e bebers tu. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Por vezes, armamo-nos em senhores quando temos a oportunidade de mandar e submeter algum nossa vontade e caprichos. Por vezes, parece que temos memria curta do tempo em que no nos tratavam bem e nada nos agradeciam. Depois das exigncias que Jesus apresentou quanto ao caminho que os discpulos deviam percorrer para alcanar o Reino, o pedido sensato destes s podia ser o da necessidade e urgncia de terem mais f. Importa percorrer, pois, com f, coragem e empenho, o caminho do Reino e, assim, acontecem coisas espantosas que nos renovam e transformam pessoalmente e, em consequncia, a humanidade. No entanto, no somos heris. O discpulo que adere a Jesus e ao Reino, que faz as obras do Reino e que constri o Reino, cumprindo o seu papel e misso, deve sentir-se um servo humilde de Deus, entregar-se com humildade e agradecer-Lhe os seus dons. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa em famlia: - O que que eu fiz hoje e voltaria a fazer da mesma forma? - O que que eu fiz hoje ou deixei de fazer e devia fazer de forma diferente? ORAO EM IGREJA (Sl 113 a) Quando Israel saiu do Egipto, * quando a casa de Jacob se afastou do povo estrangeiro, Jud tornou-se o santurio do Senhor * e Israel o seu domnio. O mar viu e recuou, * o Jordo voltou atrs, os montes saltaram como carneiros, * como cordeiros as colinas. Que tens, mar, para assim fugires, * e tu, Jordo, para voltares atrs? Montes, porque saltais como carneiros, * e vs, colinas, como cordeiros? Treme, terra, diante do Senhor, * diante do Deus de Jacob, que transformou o rochedo em lago * e a pedra em fonte de gua. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 12 de outubro / XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Deus que sois Pai, Filho e Esprito Santo, acolhei a orao da nossa famlia que reza com f! R: Senhor, abenoai-nos com a vossa graa e o vosso amor para que sejamos dignos de vs! Senhor, fonte da liberdade e da salvao, ouvi a voz das nossas splicas e fazei que vivam por Vs e em Vs encontrem a felicidade eterna aqueles que remistes pelo Sangue de vosso Filho, Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 17,5-10) Ter de agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou? Assim tambm vs, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos inteis servos: fizemos o que devamos fazer. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Os fariseus achavam que bastava cumprir os mandamentos da Lei para alcanar a salvao. Assim, a salvao dependia dos mritos do homem e Deus seria como que um mero contabilista a fazer contas para ver se o homem tinha ou no direito salvao. Jesus v as coisas de outra forma. Ele considera que a atitude do discpulo frente a Deus no deve ser a de algum que sente que fez tudo muito bem e que, por isso, merece um pagamento mas a de quem cumpre a sua misso com humildade, qual servo que apenas fez o que lhe competia. Os cristos, que esto por vocao comprometidos com a construo do Reino de Deus, devem ter conscincia de que no agem por sua iniciativa ou por sua conta mas so instrumentos atravs dos quais Deus quer realizar a salvao. Devem, pois, viver e realizar a sua misso com humildade e gratuidade, como servos que apenas fazem o que devem fazer. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa em famlia: - O que que eu fiz hoje e voltaria a fazer da mesma forma? - O que que eu fiz hoje ou deixei de fazer e devia fazer de forma diferente? ORAO EM IGREJA (Cntico cf. Ap 19, 1-2.5-7) Aleluia. A salvao, a glria e o poder ao nosso Deus, * porque so verdadeiros e justos os seus julgamentos. Louvai o Senhor nosso Deus, todos os seus servos, * e vs todos os que O temeis, pequenos e grandes. O Senhor Deus omnipotente reina em toda a terra: * exultemos de alegria e dmos glria ao seu nome. Chegaram as npcias do Cordeiro * e a sua Esposa est preparada. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, * como era no princpio, agora e sempre. men. Aleluia. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos durante estes dias testemunhar publicamente a nossa f e realizmos alguns gestos de amor aos outros? Podemos dizer que somos servos inteis pois fizemos apenas o que devamos ter feito? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

XXVIII SEMANA

do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 14 de outubro / XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Memria de S. Calisto, papa e mrtir


+ Ns vos saudamos e bendizemos Senhor que nos reunis com amor na Santssima Trindade! R: Pai, Filho e Esprito Santo, socorrei-nos e salvai-nos pela vossa bondade e misericrdia! Atendei benignamente, Senhor, a orao do vosso povo e concedei-nos a proteo do Papa So Calisto, de quem celebramos com alegria o glorioso martrio. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Segundo Livro dos Reis (2 Reis 5,14-17) Se no aceitas, permite ao menos que se d a este teu servo uma poro de terra para um altar, tanto quanto possa carregar uma parelha de mulas, porque o teu servo nunca mais h-de oferecer holocausto ou sacrifcio a quaisquer outros deuses, mas apenas ao Senhor, Deus de Israel. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Os autores deuteronomistas contam-nos a histria do general srio Naam, apesar de que o seu objetivo era abordar os fundamentos da nossa f. Naam era considerado um dos heris da Sria mas era leproso. Informado de que havia em Israel um profeta que podia cur-lo, vai ao encontro de Eliseu, carregado de presentes. O profeta limita-se a dizer-lhe que se banhe sete vezes no rio Jordo. S Deus oferece ao homem a vida e a salvao, sem limites nem excees. Deus o Senhor da vida, tem um projeto de libertao para o homem e s Ele pode salvar aquele que parece condenado morte. Por outro lado, a interveno salvadora do Senhor no meramente circunstancial e exterior, mas uma ao que atua a um nvel profundo e que transforma radicalmente a vida do homem. A ns cabe-nos acolher o dom de Deus, reconhec-lo como o nico Senhor e salvador e mostrarmo-nos agradecidos. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pistas para dilogo e reflexo familiar: - Neste momento, quero louvar a Deus porque Ele fez em mim maravilhas - Neste momento, quero pedir perdo a Deus porque falhei ORAO EM IGREJA (Cntico 1 Pedro 2, 21-24) Cristo sofreu por ns, * deixando-nos o exemplo, para que sigamos os seus passos. Ele no cometeu pecado algum * e na sua boca no se encontrou mentira. Insultado, no pagava com injrias; maltratado, no respondia com ameaas. * Mas entregava-Se quele que julga com justia. Suportou os nossos pecados no seu corpo * sobre o madeiro da cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justia. * Pelas suas chagas fomos curados. COMPROMISSO SEMANAL Desafios: Visitar alguns doentes que conhecemos, passar algum tempo com eles e levar-lhes um presente; Ir ao encontro de algumas pessoas a quem ainda no agradecemos o bem que nos fizeram ou fazem. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

TERA-FEIRA, 15 de outubro / XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Memria de S.Teresa de Jesus, virgem e doutora


+ Ns vos saudamos e bendizemos Senhor que nos reunis com amor na Santssima Trindade! R: Pai, Filho e Esprito Santo, socorrei-nos e salvai-nos pela vossa bondade e misericrdia! Senhor, que, por meio de Santa Teresa de Jesus, inspirada pelo Esprito Santo, manifestastes vossa Igreja o caminho da perfeio, concedei-nos a graa de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos 3inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 97 O Senhor deu a conhecer a salvao, revelou aos olhos das naes a sua justia. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO A experincia de sentir-se em perigo de vida horrvel, dramtica e terrvel. A fico do cinema, da televiso e da literatura mostra-nos de forma convincente o desespero e aflio de quem est envolvido numa cena de assalto, guerra, ameaa terrorista, terramoto ou, ento, de quem v a morte iminente num episdio de doena, afogamento ou de incendio. E a verdade que a realidade crua e dura ultrapassa e supera a fico. Dificilmente imaginamos a salvao que nos oferecida por Deus como, de facto, a graa de nos livrar de algo medonho e perigoso. Mas devamos. Viver sem Deus e optar por trilhar os caminhos da existncia sem a sua graa sobreviver nas trevas, no deserto, no caos e no vazio. Aquele que o Caminho, a Verdade e a Vida, ama-nos, d-nos a salvao e justo, bondoso e fiel. Podemos contar sempre com Ele pois deseja profundamente dar sentido pleno nossa vida. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pistas para dilogo e reflexo familiar: - Neste momento, quero louvar a Deus porque Ele fez em mim maravilhas - Neste momento, quero pedir perdo a Deus porque falhei ORAO EM IGREJA (Sl 5) Senhor, ouvi as minhas palavras, reparai no meu lamento. * Atendei a voz do meu clamor, meu Rei e meu Deus. Eu Vos invoco, Senhor, pela manh, e ouvis a minha voz; * de manh vou vossa presena e espero confiado. Vs no sois um Deus que se agrade do mal, * o perverso no tem aceitao junto de Vs, nem os mpios suportam o vosso olhar. Vs detestais todos os malfeitores * e exterminais os que dizem mentiras. O Senhor abomina os sanguinrios e fraudulentos. Mas, por vossa bondade, eu entrarei na vossa casa, * com reverncia me prostrarei no vosso templo santo. Senhor, guiai-me na vossa justia, por causa dos meus inimigos, * aplanai diante de mim o vosso caminho. Porque na boca deles no h sinceridade, * no seu corao s se encontra malcia. A sua garganta um sepulcro aberto, * a sua lngua profere lisonjas. Alegrem-se e rejubilem para sempre os que em Vs confiam: * Vs protegeis e alegrais os que amam o vosso nome. Porque Vs, Senhor, abenoais o justo * e o envolveis num escudo de benevolncia. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUARTA-FEIRA, 16 de outubro / XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Memria de S.Hedwiges, religiosa; S.Margarida Maria Alacoque, virgem


+ Ns vos saudamos e bendizemos Senhor que nos reunis com amor na Santssima Trindade! R: Pai, Filho e Esprito Santo, socorrei-nos e salvai-nos pela vossa bondade e misericrdia! Deus todo-poderoso, que na vida de Santa Hedviges e Santa Margarida nos destes um admirvel exemplo de humildade, concedei-nos, por sua intercesso, o vosso auxlio celeste para chegarmos ao conhecimento do mistrio incomparvel do amor de Cristo e alcanarmos a plenitude da vida divina. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Da Segunda Epstola de So Paulo a Timteo (2 Tim 2,8-13) digna de f esta palavra: Se morremos com Cristo, tambm com Ele viveremos; se sofremos com Cristo, tambm com ele reinaremos; se O negarmos, tambm Ele nos negar; se Lhe formos infiis, Ele permanece fiel, porque no pode negar-Se a Si mesmo. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO A existncia crist apenas e essencialmente uma identificao total e absoluta com Jesus Cristo. Quem se abre graa de Deus e acolhe os seus dons torna-se discpulo. Ento, identifica-se com Cristo, vive no amor e na caridade aos irmos e chega vida nova e plena da ressurreio. Na verdade, a razo que justifica a entrega e o servio por amor aos outros o prprio exemplo de Cristo, que chegou glria da ressurreio pelo caminho da cruz e do dom da vida. Trata-se de um caminho difcil mas o fundamental que a Palavra de Deus transforme o mundo. Vale a pena sofrer para que o projeto salvfico de Deus chegue a toda a humanidade. Uma vida de amor e servio uma vida plenamente realizada, pois no final da caminhada espera-nos a ressurreio. Aquele que se assumiu como o caminho, a verdade e a vida ser-nos-, sempre e incondicionalmente, fiel e jamais nos abandonar. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pistas para dilogo e reflexo familiar: - Neste momento, quero louvar a Deus porque Ele fez em mim maravilhas - Neste momento, quero pedir perdo a Deus porque falhei ORAO EM IGREJA (Cntico 1 Cron 29, 10-13) Bendito sejais, Senhor, para todo o sempre, * Deus de nosso pai Israel. A Vs, Senhor, a grandeza e o poder, a honra, a majestade e a glria, * porque tudo, no cu e na terra, Vos pertence. A Vs, Senhor, a realeza, * porque sois o Rei soberano de todas as coisas. De Vs nos vem a riqueza e a glria, * sois Vs o Senhor de todo o universo. Na vossa mo est a fora e o poder, * em vossas mos tudo se afirma e cresce. Ns Vos louvamos, Senhor nosso Deus, * e celebramos o vosso nome glorioso. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 17 de outubro / XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Memria de S.Incio de Antioquia, bispo e mrtir


+ Ns vos saudamos e bendizemos Senhor que nos reunis com amor na Santssima Trindade! R: Pai, Filho e Esprito Santo, socorrei-nos e salvai-nos pela vossa bondade e misericrdia!

Deus eterno e omnipotente, que pelo testemunho dos santos Mrtires honrais todo o corpo da Igreja, concedei que o glorioso martrio de Santo Incio de Antioquia que hoje celebramos, assim como mereceu para ele a glria eterna, seja tambm para ns um auxlio permanente. Por Nosso Senhor. PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 17,11-19) Ao entrar numa povoao, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distncia, disseram em alta voz: Jesus, Mestre, tem compaixo de ns. Ao v-los, Jesus disse-lhes: Ide mostrar-vos aos sacerdotes. E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

A caminho de Jerusalm, qual itinerrio espiritual no qual os discpulos vo interiorizando os valores do Reino de Deus, aparecem a Jesus dez leprosos. Naquele tempo, o leproso o prottipo da pessoa marginalizada. Aqueles que tinham a doena causavam repugnncia pela sua aparncia e provocavam medo de contgio e, por outro lado, a lepra era considerada um castigo de Deus e, por isso, o leproso era considerado um impuro ritual e, em consequncia, no podia entrar na cidade de Jerusalm para no contaminar a cidade santa. Por causa da sua impureza fsica e religiosa, devia afastar-se de qualquer convvio humano. A sua reintegrao na sociedade e no culto dependia da sua apresentao e comprovao de cura por parte de um sacerdote. Aqueles leprosos pediram compaixo a Jesus e eles ficaram curados. Jesus sensvel aos nossos dramas e problemas e est sempre pronto a ajudar-nos.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Pistas para dilogo e reflexo familiar: - Neste momento, quero louvar a Deus porque Ele fez em mim maravilhas - Neste momento, quero pedir perdo a Deus porque falhei
ORAO EM IGREJA (Sl 28, 29)

Tributai ao Senhor, filhos de Deus, * tributai ao Senhor glria e poder. Tributai ao Senhor a glria do seu nome, * adorai o Senhor com ornamentos sagrados. A voz do Senhor ressoa sobre as guas, * a majestade de Deus faz ecoar o seu trovo, o Senhor est sobre a vastido das guas. A voz do Senhor poderosa, * a voz do Senhor majestosa. A voz do Senhor derruba os cedros, * o Senhor derruba os cedros do Lbano. Faz saltar o Lbano como um bezerro * e o Sario como um novilho. A voz do Senhor faz saltar chamas de fogo, * a voz do Senhor abala o deserto, o Senhor abala o deserto de Cades. A voz do Senhor retorce os carvalhos, varre as florestas, * e no seu templo todos clamam: Glria! 0 Sobre as guas do dilvio, senta-Se o Senhor, * o Senhor senta-Se como rei eterno. O Senhor d fora ao seu povo, * o Senhor abenoa o seu povo na paz. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 18 de outubro / XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Festa de S.Lucas, evangelista


+ Ns vos saudamos e bendizemos Senhor que nos reunis com amor na Santssima Trindade! R: Pai, Filho e Esprito Santo, socorrei-nos e salvai-nos pela vossa bondade e misericrdia! Senhor nosso Deus, que escolhestes So Lucas para revelar com a sua palavra e os seus escritos o mistrio do vosso amor pelos pobres, fazei que sejam um s corao e uma s alma aqueles que se gloriam no vosso nome e todos os povos meream ver a vossa salvao. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 17,11-19) Um deles, ao ver-se curado, voltou atrs, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto por terra aos ps de Jesus para Lhe agradecer. Era um samaritano. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO O grupo de leprosos que se encontra com Jesus descobre a misericrdia e o amor de Deus. Eles representam toda a humanidade, tantas vezes marcada pela misria e sofrimento, sobre quem Deus dirige especialmente o seu olhar e no se cansa de derramar a sua bondade, amor e salvao. Dos dez leprosos que foram curados, apenas um voltou atrs, deu glria a Deus e prostrou-se aos ps de Jesus, numa atitude de sincera e profunda gratido. O curioso que ele era samaritano e os samaritanos eram desprezados pelos judeus de Jerusalm. Para os judeus, os habitantes da Samaria tinham-se deixado paganizar e evitavam os contactos com eles, considerando-os hereges e infiis a Jahwh. No entanto, a salvao oferecida por Deus, em Jesus, destina-se a todos os homens, sem exceo e no apenas comunidade do chamado Povo eleito. Deus Pai de todos e ama a cada um em particular. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pistas para dilogo e reflexo familiar: - Neste momento, quero louvar a Deus porque Ele fez em mim maravilhas - Neste momento, quero pedir perdo a Deus porque falhei ORAO EM IGREJA (Sl 18 b) A lei do Senhor perfeita, reconforta a alma; * as ordens do Senhor so firmes, do sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor so retos, alegram o corao; * os mandamentos do Senhor so claros, iluminam os olhos O temor do Senhor puro, permanece eternamente; * os juzos do Senhor so verdadeiros, todos eles so rectos, mais preciosos que o ouro, o ouro mais fino, * mais doces que o mel, o puro mel dos favos. Embora o vosso servo se deixe guiar por eles * e os observe com cuidado, quem pode, entretanto, reconhecer os seus erros? * Purificai-me dos que me so ocultos. Preservai tambm do orgulho o vosso servo, que ele no tenha sobre mim poder algum: * ento serei irrepreensvel e imune de culpa grave. Aceitai as palavras da minha boca e estejam na vossa presena os pensamentos do meu corao. * Vs, Senhor, sois meu amparo e redentor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 19 de outubro / XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Memria de S.Paulo da Cruz, presbtero; SS.Joo de Brbeuf e Isaac Jogues, presbteros, e Companheiros, mrtires
+ Ns vos saudamos e bendizemos Senhor que nos reunis com amor na Santssima Trindade! R: Pai, Filho e Esprito Santo, socorrei-nos e salvai-nos pela vossa bondade e misericrdia! Concedei-nos, Senhor, a vossa graa, por intercesso de So Paulo da Cruz, de S.Joo de Brbeuf e de S.Isaac Jogues, cujo nico amor foi a paixo de Cristo, para que, estimulados pelo seu exemplo, abracemos generosamente a nossa cruz de cada dia e a Igreja floresa e frutifique em todo o mundo. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 17,11-19) Jesus, tomando a palavra, disse: No foram dez que ficaram curados? Onde esto os outros nove? No se encontrou quem voltasse para dar glria a Deus seno este estrangeiro? E disse ao homem: Levanta-te e segue o teu caminho; a tua f te salvou. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO
O episdio dos dez leprosos situa-se no contexto teolgico da apresentao de Jesus como a expresso do Deus que Se fez pessoa para trazer, com gestos concretos, a salvao e libertao a todos os homens, em especial aos mais oprimidos e marginalizados. O nmero dez significa simbolicamente a ideia de totalidade da comunidade, ou seja, Jesus oferece uma proposta de vida nova e em plenitude a toda a humanidade e a cada pessoa em particular. Dos dez leprosos curados, s um, que era estrangeiro, voltou para trs para agradecer a Jesus. Jesus parece ter ficado admirado e desiludido e sublinha a ideia de que aqueles que, tantas vezes, so considerados fora da salvao, esto mais atentos aos dons de Deus e revelam mais f. Os cristos no devem ignorar o dom de Deus e h que saber responder-Lhe com gratido e f, na identificao com Cristo e na adeso ao seu Evangelho.

DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Pistas para dilogo e reflexo familiar: - Neste momento, quero louvar a Deus porque Ele fez em mim maravilhas - Neste momento, quero pedir perdo a Deus porque falhei

ORAO EM IGREJA (Sl 7) Senhor meu Deus, em Vs me refugio, * livrai-me de quantos me perseguem e salvai-me. No me arrebatem como o leo * e me dilacerem sem ter quem me salve Senhor meu Deus, se cometi algum crime, * se nas minhas mos h iniquidade; se fiz mal a quem me fez bem * e despojei sem motivo o meu adversrio, que o inimigo me persiga e apanhe, * esmague-me contra o solo e deite por terra a minha honra. Levantai-Vos, Senhor, em vossa ira, erguei-Vos contra a fria dos adversrios * e defendei-me no juzo que decretastes. Em redor de Vs se disponha a assembleia dos povos, vinde presidir a ela das alturas. * O Senhor juiz dos povos. Julgai-me, Senhor, segundo a minha justia, * segundo a minha inocncia. Acabe a malcia dos mpios; e confortai o justo, * Vs, Deus de justia, que sondais o ntimo dos coraes. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos realizar o projeto de visitar doentes que conhecemos e passar algum tempo com eles e levar-lhes um presente? Conseguimos ir ao encontro de algumas pessoas a quem ainda no agradecemos o bem que nos fizeram? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

XXIX SEMANA do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 21 de outubro / XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Jesus que, no teu Pai e no teu Esprito, renes a nossa famlia em orao, vem e nosso auxlio! R: Senhor, acolhe o nosso dia e a nossa vida e abenoa-nos com a tua Palavra que vida em ns! Senhor nosso Deus, que nos enviastes o Salvador e nos fizestes vossos filhos adotivos, atendei com paternal bondade as nossas splicas e concedei que, pela nossa f em Cristo, alcancemos a verdadeira liberdade e a herana eterna. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Livro do xodo (Ex 17,8-13a) Quando Moiss tinha as mos levantadas, Israel ganhava vantagem; mas quando as deixava cair, tinha vantagem Amalec. Como as mos de Moiss se iam tornando pesadas, trouxeram uma pedra e colocaram-no por debaixo para que ele se sentasse, enquanto Aaro e Hur, um de cada lado, lhe seguravam as mos. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO O xodo no propriamente a histria de um Deus parcial que ajuda um povo a derrotar outros povos mas uma catequese em que um grupo olha com f para a sua histria e toma conscincia da presena e ao divina nesse processo de libertao que o conduziu da escravido para a liberdade. O povo de Israel d-se conta de que Deus no ficou de braos cruzados diante do seu sofrimento e que, por isso, veio ao seu encontro e deu-lhe foras para que fosse senhor do seu destino. Deus intervm no mundo e salva o seu povo servindo-Se, muitas vezes, da ao do homem. Para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existncia, tem que contar com a ajuda e a fora de Deus que brotam da orao, enquanto dilogo com Ele. Temos que descobrir o Deus libertador vivo e atuante na nossa histria, agindo no nosso corao e na nossa vida na luta por um mundo mais fraterno, humano, justo e livre. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos para reflexo e conversa em famlia: - Hoje, tenho a certeza que Deus est contente e orgulhoso de mim porque - Hoje, estou convencido que Deus est triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Sl 7, II) A minha proteo est em Deus, * que salva os homens retos de corao. Deus o juiz justo, * um Deus que todos os dias pode castigar. Pode o mpio afiar de novo a espada, * retesar o arco e apontar a seta: contra si prepara armas de morte * e torna ardentes as suas flechas. Pode gerar a iniquidade, * conceber a maldade e dar luz a mentira: abre um fosso profundo * e cai no abismo que ele mesmo cavou. A sua maldade lhe recair sobre a cabea * e a violncia lhe esmagar o crnio. Louvarei o Senhor pela sua justia * e cantarei o nome do Senhor Altssimo. COMPROMISSO SEMANAL Desafios: Durante a semana, manifestar a nossa f e sentido de justia com algumas pessoas que so incompreendidas ou marginalizadas pela sociedade. Ter gestos de solidariedade e amizade, como testemunho de f. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

TERA-FEIRA, 22 de outubro / XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Jesus que, no teu Pai e no teu Esprito, renes a nossa famlia em orao, vem e nosso auxlio! R: Senhor, acolhe o nosso dia e a nossa vida e abenoa-nos com a tua Palavra que vida em ns! Senhor nosso Deus, que mostrais aos errantes a luz da vossa verdade para poderem voltar ao bom caminho, concedei a quantos se declaram cristos que, rejeitando tudo o que indigno deste nome, sigam fielmente as exigncias da sua f. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 120 O meu auxlio vem do Senhor, que fez o cu e a terra. No permitir que vacilem os teus passos, no dormir Aquele que te guarda - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO A vida um dom maravilhoso e fantstico e uma pena que tanta gente no lhe ache piada alguma. Causa apreenso e tristeza vermos que muitas pessoas no encontram o sentido da sua vida e limitamse a sobreviver como se a sua existncia fosse um fardo. Muitos vivem sem entusiasmo, sem garra, sem objetivos e sem ideais e caminham sem rumo. Para tantos, no h certezas, no h verdades absolutas, tudo subjetivo e relativo e cada um que se desenrasque pois ningum tem que prestar contas a algum. A experincia da amizade autntica e do amor verdadeiro (pois se no autntica e verdadeiro, no amizade nem amor) tudo e todos pode mudar. Aquele que fez o cu e a terra e que a tudo e todos d a vida e o sentido da existncia no dorme, no deixa de estar ao nosso lado, no permite que vacilem os nossos passos e guarda-nos pois em todo o tempo e lugar vem em nosso auxlio. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos para reflexo e conversa em famlia: - Hoje, tenho a certeza que Deus est contente e orgulhoso de mim porque - Hoje, estou convencido que Deus est triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Sl 10, 11) No Senhor me refugio, como ousais dizer-me: * Foge para os montes como um pssaro. Olha como os mpios retesam o arco e ajustam as setas na corda, * para disparar, s ocultas, contra os homens retos. Quando se abalam os fundamentos, * que pode fazer ainda o justo? O Senhor habita no seu templo santo, * o Senhor tem nos cus o seu trono. Os seus olhos esto atentos ao pobre, * as suas pupilas observam os homens. O Senhor observa o justo e o mpio, * mas odeia o que ama a iniquidade. Far chover sobre os mpios fogo e enxofre * e um vento abrasador ser a poro que ho-de beber. O Senhor justo e ama a justia, * os homens retos contemplaro a sua face. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUARTA-FEIRA, 23 de outubro / XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Joo Capistrano, presbtero

+ Jesus que, no teu Pai e no teu Esprito, renes a nossa famlia em orao, vem e nosso auxlio! R: Senhor, acolhe o nosso dia e a nossa vida e abenoa-nos com a tua Palavra que vida em ns! Senhor nosso Deus, que suscitastes So Joo de Capistrano para fortalecer o vosso povo nas adversidades, guardai-nos em segurana sob a vossa proteo e conservai sempre em paz a vossa Igreja. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Da Segunda Epstola de So Paulo a Timteo (2 Tim 3,14-4,2) Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo, que h-de julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestao e pelo seu reino: Proclama a palavra, insiste a propsito e fora de propsito, argumenta, ameaa e exorta, com toda a pacincia e doutrina. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO A Sagrada Escritura uma fonte privilegiada de encontro entre Deus e o homem. Sendo a Palavra com que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, ela deve assumir um lugar preponderante na experincia crist e o alimento essencial da relao do crente com Deus. urgente redescobrir o entusiasmo pelo Evangelho e defender-se de tudo aquilo que ponha em causa a verdade recebida de Jesus Cristo por meio dos apstolos para que permaneamos fieis verdadeira doutrina aprendida da Tradio e das Escrituras. A Palavra transmitida na Escritura inspirada por Deus e nela est a sabedoria que leva salvao. Por isso, a Escritura persuade, corrige e forma e a fonte para toda a formao e educao crist, de forma a fazer aparecer o homem perfeito. Importa refletir e discernir bem na relevncia que assume a Bblia na nossa vida diria enquanto pessoas e enquanto cristos. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos para reflexo e conversa em famlia: - Hoje, tenho a certeza que Deus est contente e orgulhoso de mim porque - Hoje, estou convencido que Deus est triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Sl 14, 15) Quem habitar, Senhor, no vosso santurio, * quem descansar na vossa montanha sagrada? O que vive sem mancha e pratica a justia * e diz a verdade que tem no seu corao; o que no usa a lngua para levantar calnias, * e no faz o mal ao seu prximo nem ultraja o seu semelhante; o que tem por desprezvel o mpio, * mas estima os que temem o Senhor; que no falta ao juramento, mesmo em seu prejuzo, * e no empresta dinheiro com usura, nem aceita presentes para condenar o inocente. Quem assim proceder * jamais ser abalado. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 24 de outubro / XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Antnio Maria Claret, bispo

+ Jesus que, no teu Pai e no teu Esprito, renes a nossa famlia em orao, vem e nosso auxlio! R: Senhor, acolhe o nosso dia e a nossa vida e abenoa-nos com a tua Palavra que vida em ns! Senhor, que dotastes o bispo Santo Antnio Maria de caridade e fortaleza admirveis para anunciar aos homens o Evangelho, concedei-nos, por sua intercesso, que, buscando acima de tudo o vosso reino, ganhemos para Cristo os nossos irmos. Por Nosso Senhor
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 18,1-8) Naquele tempo, Jesus disse aos seus discpulos uma parbola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: Em certa cidade vivia um juiz que no temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viva que vinha ter com ele e lhe dizia: Faz-me justia contra o meu adversrio.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

A parbola do juiz e da viva deve ser entendida na sequncia do discurso escatolgico sobre a vinda gloriosa do Filho do Homem e tem semelhanas com a parbola do amigo importuno que vem pedir po a meio da noite e atendido por causa da sua insistncia. Naquela poca, os cristos estavam inquietos e desanimados por causa da hostilidade de judeus e pagos e das perseguies que se anunciam e anseiam pela segunda vinda de Cristo, ou seja, pela interveno definitiva de Deus na histria para derrotar os maus e salvar o seu povo. A viva, pobre e injustiada passava a vida a queixar-se do seu adversrio e a exigir justia e o juiz, sem temer a ningum, no lhe prestava qualquer ateno. Necessidade de orar sempre e sem desanimar Jesus precisava de rezar, sentia necessidade de conversar com o Pai, tinha conscincia da importncia de escutar e falar com Deus. E ns?
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Proposta de questes para reflexo e conversa em famlia: - Nesta jornada, Deus estar feliz e orgulhoso de mim em que situaes ocorridas? - Nesta jornada, Deus estar triste e magoado comigo em que situaes ocorridas?
ORAO EM IGREJA (Cntico Ef 1, 3-10)

Bendito seja Deus, * Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Cu nos abenoou, * com todas as bnos espirituais em Cristo. Ele nos escolheu, antes da criao do mundo, * para sermos santos e irrepreensveis, em caridade, na sua presena. Ele nos predestinou, de sua livre vontade, * para sermos seus filhos adoptivos, por Jesus Cristo, para que fosse enaltecida a glria da sua graa, * com a qual nos favoreceu em seu amado Filho; nEle temos a redeno, pelo seu Sangue, * a remisso dos nossos pecados; segundo a riqueza da sua graa, * que Ele nos concedeu em abundncia, com plena sabedoria e inteligncia, * deu-nos a conhecer o mistrio da sua vontade: segundo o beneplcito que nEle de antemo estabelecera, * para se realizar na plenitude dos tempos: instaurar todas as coisas em Cristo, * tudo o que h nos cus e na terra. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 25 de outubro / XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Jesus que, no teu Pai e no teu Esprito, renes a nossa famlia em orao, vem e nosso auxlio! R: Senhor, acolhe o nosso dia e a nossa vida e abenoa-nos com a tua Palavra que vida em ns! Senhor nosso Deus, que unis os coraes dos vossos fiis num nico desejo, fazei que o vosso povo ame o que mandais e espere o que prometeis, para que, no meio da instabilidade deste mundo, fixemos os nossos coraes onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 18,1-8) Durante muito tempo ele no quis atend-la. Mas depois disse consigo: certo que eu no temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viva me importuna, vou fazer-lhe justia, para que no venha incomodar-me indefinidamente. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Apesar da dureza e insensibilidade do juiz, ele l acabou por fazer justia viva, a fim de se livrar da sua insistncia. Se at um juiz insensvel acaba por fazer justia a quem lhe pede com confiana, determinao e fora de vontade, muito mais lgico que Deus, que rico em misericrdia e defende sempre os mais fracos, estar atento aos pedidos insistentes dos seus filhos. O essencial manter com Deus uma relao prxima, uma comunho profunda e um dilogo ntimo. S assim, ser possvel aceitar a vontade de Deus, abraar a sua pedagogia de amor, respeitar os seus ritmos e compreender os seus silncios. Deus no est ausente nem fica insensvel diante do nosso sofrimento. Importa tomar conscincia de que Deus nos ama e no deseja outra coisa seno a nossa felicidade. Essa descoberta s se pode fazer atravs da orao, enquanto dilogo perseverante e cheio de f com Deus. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos para reflexo e conversa em famlia: - Hoje, tenho a certeza que Deus est contente e orgulhoso de mim porque - Hoje, estou convencido que Deus est triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Sl 23, 24) Do Senhor a terra e o que nela existe, * o mundo e quantos nele habitam. Ele a fundou sobre os mares * e a consolidou sobre as guas. Quem poder subir montanha do Senhor? * Quem habitar no seu santurio? O que tem as mos inocentes e o corao puro, * que no invocou o seu nome em vo, nem jurou falso. Este ser abenoado pelo Senhor * e recompensado por Deus, seu Salvador. Esta a gerao dos que O procuram, * que procuram a face do Deus de Jacob. Levantai, portas, os vossos umbrais, * alteai-vos, prticos antigos, e entrar o Rei da glria. Quem esse Rei da glria? * O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso nas batalhas. Levantai, portas, os vossos umbrais, * alteai-vos, prticos antigos, e entrar o Rei da glria. Quem esse Rei da glria? * O Senhor dos Exrcitos, Ele o Rei da glria. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 26 de outubro / XXIX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Jesus que, no teu Pai e no teu Esprito, renes a nossa famlia em orao, vem e nosso auxlio! R: Senhor, acolhe o nosso dia e a nossa vida e abenoa-nos com a tua Palavra que vida em ns! Deus de misericrdia, que abris as portas do vosso reino aos homens renascidos pela gua e pelo Esprito Santo, aumentai em ns os dons da vossa graa, para que, purificados de toda a culpa, possamos alcanar a herana prometida. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 18,1-8) E Deus no havia de fazer justia aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria faz-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes far justia bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrar f sobre esta terra? - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO
Os cristos do tempo de Jesus sentiam-se hostilizados e a proximidade das perseguies era evidente. Estavam desanimados por, aparentemente, Deus no escutar as suas splicas no intervir no mundo para salvar a sua Igreja. No entanto, se um juiz prepotente e insensvel capaz de resolver o problema da viva por causa da sua insistncia, Deus, que obviamente no um juiz ditador e sem corao, escuta sempre os seus eleitos que O invocam dia e noite e no os faz esperar muito tempo. Deus no abandona o seu povo, nem insensvel aos seus apelos. Importa moderar a nossa impacincia e confiar em que Ele no deixar de intervir para nos salvar. O importante e decisivo ter f e orar sem desfalecer. Assim, entenderemos os projetos e ritmos de Deus e aprenderemos a entregar-nos nas suas mos. Deus espera muito da nossa f viva e atuante para que o Reino seja uma realidade.

DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos para reflexo e conversa em famlia: - Hoje, tenho a certeza que Deus est contente e orgulhoso de mim porque - Hoje, estou convencido que Deus est triste e dececionado comigo porque ORAO EM IGREJA (Cntico Tob 13, 2-8) Bendito seja Deus que vive eternamente: * o seu reino estende-se pelos sculos. Esto nas suas mos o castigo e o perdo, a vida e a morte, * nada e ningum escapa ao seu poder. Dai-Lhe graas, filhos de Israel, diante das naes, * porque Ele vos dispersou no meio dos gentios e entre eles manifestai a sua grandeza. Exaltai-O diante de todos os viventes, * porque Ele nosso Deus e Senhor, nosso Pai por todos os sculos. Por vossos pecados Ele vos castiga, * mas para com todos vs usar de misericrdia. e vos reunir de todas as naes, * entre as quais andveis dispersos. Se a Ele vos converterdes, com todo o corao e toda a alma, * praticando a verdade na sua presena, Ele voltar-Se- para vs * e no mais vos ocultar a sua face. Considerai o que Ele fez por ns * e proclamai bem alto a vossa gratido. Bendizei o Senhor da justia * e glorificai o Rei dos sculos. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos manifestar a nossa f e sentido de justia com pessoas incompreendidas ou marginalizadas pela sociedade? Tivemos gestos de solidariedade e amizade, como testemunho de f? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

XXX SEMANA do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 28 de outubro / XXX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Festa de S.Simo e S.Judas, apstolos

+ Bendigamos ao Senhor que nos reuniu em famlia para rezarmos a nossa jornada e a nossa vida! R: Senhor, fala-nos ao corao e ouve os sentimentos mais profundos da nossa alma! Deus de infinita misericrdia, que nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso nome por meio dos bemaventurados Apstolos, concedei-nos, por intercesso de So Simo e So Judas, que a vossa Igreja cresa continuamente com a converso dos povos ao Evangelho. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Livro de Ben-Sir (Sir 35,15b-17.20-22a) A orao do humilde atravessa as nuvens e no descansa enquanto no chega ao seu destino. No desiste, at que o Altssimo o atenda, para estabelecer o direito dos justos e fazer justia. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Deus um juiz justo que no faz aceo de pessoas, no aceita pactuar com os opressores, no Se deixa subornar pelos presentes dos ricos e no se cansa de fazer justia aos pobres. Deus escuta sempre as splicas e preces dos mais frgeis e est atento aos gritos daqueles que se sentem vtimas de injustias. A verdadeira religio no passa pela mera observncia exterior das leis e ritos mas por uma vida verdadeiramente vivida em Deus e autenticamente comprometida com os mandamentos, em especial com o mandamento do amor aos irmos. Deus ama-nos a todos e no deixa passar em claro qualquer comportamento que viole a dignidade dos mais pobres e frgeis. Os humildes, que sofrem a opresso e a prepotncia dos grandes e poderosos, devem apresentar diante de Deus as suas razes e queixas, at que Ele restabelea o direito e a justia. A orao o nosso encontro com Deus. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Propostas de reflexo e conversa em famlia: - Nesta jornada, apetece-me dar graas a Deus e agradecer minha famlia porque - Neste momento, tenho vontade de pedir desculpa a Deus e minha famlia porque ORAO EM IGREJA (Sl 32, 33) Justos, aclamai o Senhor, * os coraes retos devem louv-lO. Louvai o Senhor com a ctara, * cantai-Lhe salmos ao som da harpa. Cantai-Lhe um cntico novo, * cantai-Lhe com arte e com alma. A palavra do Senhor reta, * da fidelidade nascem assuas obras. Ele ama a justia e a retido: * a terra est cheia da bondade do Senhor. A palavra do Senhor criou os cus, * o sopro da sua boca os adornou. Foi Ele quem juntou as guas do mar * e distribuiu pela terra os oceanos. A terra inteira tema ao Senhor, * reverenciem-nO todos os habitantes do mundo, porque Ele disse e tudo foi feito, * Ele mandou e tudo foi criado. O Senhor frustrou os planos dos pagos, * fez malograr os projetos dos povos. O plano do Senhor permanece eternamente * e os desgnios do seu corao por todas as geraes. COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Durante a semana, arranjar formas concretas de demonstrar humildade e simplicidade no relacionamento com os membros da famlia, colegas de trabalho e irmos na f.

TERA-FEIRA, 29 de outubro / XXX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

+ Bendigamos ao Senhor que nos reuniu em famlia para rezarmos a nossa jornada e a nossa vida! R: Senhor, fala-nos ao corao e ouve os sentimentos mais profundos da nossa alma! Senhor, Pai Santo, que amais a inocncia e a restitus aos que a perderam, dirigi para Vs os coraes dos vossos servos, para que vivam sempre na luz da vossa verdade aqueles que libertastes das trevas do erro. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 33 O Senhor est perto dos que tm o corao atribulado e salva os de nimo abatido. O Senhor defende a vida dos seus servos, no sero castigados os que nEle confiam - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Cada poca da histria tem as suas especificidades e sempre com dificuldades e tribulaes. A par do progresso e das conquistas, sempre houve problemas e adversidades. At poderamos pensar que a humanidade, a sociedade e cada pessoa, cresce e evolui, no tanto apesar das dificuldades mas por causa delas. Queixamo-nos frequentemente de quase tudo e todos, como se isso nos aliviasse um pouco e nos desculpasse dos nossos muitos erros e omisses. Contudo, convm ter os ps bem assentes no cho e os nossos olhos nos outros e em Deus. A nossa felicidade e realizao pessoal e social no est em ns mesmos mas nos demais a quem somos desafiados a amar sem condies ou reservas. O nosso bom Deus est perto de ns, mesmo que o nosso corao ande atribulado e o nimo abatido e no O vejamos ou sintamos. Se confiarmos nEle, nunca seremos defraudados. S Ele nos defende e nos basta. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Propostas de reflexo e conversa em famlia: - Nesta jornada, apetece-me dar graas a Deus e agradecer minha famlia porque - Neste momento, tenho vontade de pedir desculpa a Deus e minha famlia porque ORAO EM IGREJA (Sl 118, 119) Felizes os que seguem o caminho perfeito * e andam na lei do Senhor. Felizes os que observam as suas ordens * e O procuram de todo o corao. Sem praticar mal algum, * seguem os caminhos do Senhor. Promulgastes os vossos preceitos, * para se cumprirem fielmente. Oxal meus caminhos sejam firmes, * na observncia dos vossos decretos. Assim no serei confundido, * se observar os vossos mandamentos. Na retido de corao Vos darei graas, * ao aprender os vossos justos juzos. Hei-de cumprir os vossos decretos. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUARTA-FEIRA, 30 de outubro / XXX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Bendigamos ao Senhor que nos reuniu em famlia para rezarmos a nossa jornada e a nossa vida! R: Senhor, fala-nos ao corao e ouve os sentimentos mais profundos da nossa alma! Deus de infinita bondade, que santificais os pecadores e alegrais os infelizes, confirmai em ns a obra da vossa graa, para que perseverem firmemente no vosso amor os que foram justificados pela f. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Da Segunda Epstola de So Paulo a Timteo (2 Tim 4,6-8.16-18) Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a f. E agora j me est preparada a coroa da justia, que o Senhor, justo juiz, me h-de dar naquele dia; e no s a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Aos cristos da segunda gerao crist coube-lhes viver numa poca de perseguies, divises, heresias, confuso e desnimo. Era necessrio revitalizar a f e o entusiasmo cristo na fidelidade misso que Deus lhes confiou. A vida de Paulo foi, desde a sua converso, uma resposta generosa e radical ao chamamento e um compromisso total e pleno com o Evangelho. Por Cristo e pelo Evangelho, Paulo lutou, sofreu e doou a sua vida toda para que a salvao de Deus chegasse a toda a humanidade. Sente-se como um atleta que lutou at ao fim com dignidade e entusiasmo, restando-lhe receber a coroa de glria reservada aos vencedores. Paulo marcou indelevelmente a histria do cristianismo e ficamos impressionados como o encontro com Cristo transformou a sua vida. Se seguirmos o seu exemplo, receberemos a salvao definitiva que Deus reserva a quem combate o bom combate da f. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Propostas de reflexo e conversa em famlia: - Nesta jornada, apetece-me dar graas a Deus e agradecer minha famlia porque - Neste momento, tenho vontade de pedir desculpa a Deus e minha famlia porque ORAO EM IGREJA (Sl 12, 13) At quando, Senhor, de todo me esquecereis, * at quando escondereis de mim a vossa face? At quando trarei minha alma em angstia e o meu corao todos os dias em tristeza? * At quando triunfar contra mim o inimigo? Vede e respondei-me, Senhor meu Deus. * Iluminai os meus olhos para que no adormea na morte, e o meu inimigo no possa dizer: Consegui venc-lo, * nem meus adversrios rejubilem com a minha desgraa. Eu, porm, confiei na vossa bondade; * o meu corao alegra-se com a vossa salvao e cantarei ao Senhor pelo bem que me fez. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 31 de outubro / XXX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Bendigamos ao Senhor que nos reuniu em famlia para rezarmos a nossa jornada e a nossa vida! R: Senhor, fala-nos ao corao e ouve os sentimentos mais profundos da nossa alma! Senhor nosso Deus, que renovais nas guas do Batismo os que acreditam em Vs, protegei os que renasceram em Cristo, para que, vencendo todos os ataques do mal, conservem fielmente os dons da vossa graa. Por Nosso Senhor
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 18,9-14) Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano. O fariseu, de p, orava assim: Meu Deus, dou-Vos graas por no ser como os outros homens, que so ladres, injustos e adlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dzimo de todos os meus rendimentos.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Os fariseus eram um grupo de defensores intransigentes da Lei, procurando cumpri-la escrupulosamente e esforando-se por ensin-la ao povo. Era pessoas srias e empenhadas na santificao do povo de Deus mas, ao afirmarem a superioridade da Lei, desprezavam as pessoas provocando-lhes um sentimento exagerado de pecado e de indignidade. O fariseu era o modelo da pessoa irrepreensvel face Lei pois cumpria todas as regras. Os publicanos trabalhavam na cobrana de impostos ao servio dos ocupadores de Roma. Eram conhecidos por terem a fama de utilizar o seu cargo para enriquecer de modo imoral. Eram considerados impuros e nem sequer podiam fazer penitncia, estando privados de certos direitos cvicos, polticos e religiosos. O publicano era o modelo do pecador pois explora os pobres, pratica a injustia e no cumpre as obras da Lei. Mas os dois rezam.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Propostas de reflexo e conversa em famlia: - Nesta jornada, apetece-me dar graas a Deus e agradecer minha famlia porque - Neste momento, tenho vontade de pedir desculpa a Deus e minha famlia porque
ORAO EM IGREJA (Sl 13, 14)

Os insensatos dizem em seu corao: * No h Deus. Corromperam-se e procederam indignamente, * no h quem faa o bem. O Senhor olhou do Cu para os filhos dos homens, * para ver se h algum sensato, que procure a Deus. Todos se extraviaram e perverteram, * no h quem faa o bem, no h um sequer. Acaso no o advertiro todos os obreiros da iniquidade, * que devoram o meu povo como quem come po? No invocaram o nome do Senhor e ficaram aterrorizados, * porque o Senhor est com os justos. Pretendeis confundir o intento dos humildes, * mas o Senhor o seu amparo. De Sio, quem poder trazer a salvao a Israel? * Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, Jacob rejubilar e Israel exultar de alegria. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 01 de novembro / XXX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Solenidade de Todos os Santos

+ Bendigamos ao Senhor que nos reuniu em famlia para rezarmos a nossa jornada e a nossa vida! R: Senhor, fala-nos ao corao e ouve os sentimentos mais profundos da nossa alma! Deus eterno e omnipotente, que nos concedeis a graa de honrar numa nica solenidade os mritos de Todos os Santos, dignai-vos derramar sobre ns, em ateno a to numerosos intercessores, a desejada abundncia da vossa misericrdia. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 18,9-14) O publicano ficou a distncia e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Cu; Mas batia no peito e dizia: Meu Deus, tende compaixo de mim, que sou pecador. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO No fariseu e no publicano da parbola, esto em confronto dois tipos de atitude face a Deus. O fariseu na sua orao est consciente de que ningum o pode acusar de cometer aes injustas contra Deus ou contra os irmos e sente-se satisfeito por no ser como o publicano que, por acaso, tambm estava no templo. O publicano, por sua vez, tem conscincia da sua indignidade, pois no se atreve a olhar para o alto, bate no peito e reza apenas a pedir que Deus tenha compaixo de si j que pecador. Esto enganados aqueles que se apresentam diante de Deus carregados de orgulho e convencidos de que so bons, perfeitos e santos. Mais perto de Deus esto os que assumem uma atitude de reconhecimento humilde das suas fragilidades e limitaes, manifestam uma confiana absoluta na bondade e misericrdia de Deus e se entregam confiadamente nas mos do Senhor. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Propostas de reflexo e conversa em famlia: - Nesta jornada, apetece-me dar graas a Deus e agradecer minha famlia porque - Neste momento, tenho vontade de pedir desculpa a Deus e minha famlia porque ORAO EM IGREJA (Sl 19, 20) O Senhor te oua no dia da tribulao * e o nome do Deus de Jacob te proteja. Do santurio Ele te socorra * e de Sio te defenda. Recorde todas as tuas ofertas * e aceite o teu sacrifcio. Conceda-te quanto deseja o teu corao * e realize todos os teus anseios. Possamos ns alegrar-nos com a tua vitria, levantar as bandeiras em nome do nosso Deus. * Que o Senhor realize todos os teus pedidos. Agora eu sei que o Senhor salvou o seu Ungido, do alto do seu santurio o atendeu * com o poder da sua mo salvadora. Uns confiam nos carros, outros nos cavalos, * mas ns confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Eles fraquejaram e caram, * mas ns permanecemos de p e resistimos. Senhor, dai a vitria ao rei * e atendei-nos quando Vos invocarmos. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 02 de novembro / XXX SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Comemorao de todos os fiis defuntos

+ Bendigamos ao Senhor que nos reuniu em famlia para rezarmos a nossa jornada e a nossa vida! R: Senhor, fala-nos ao corao e ouve os sentimentos mais profundos da nossa alma! Deus, Pai de misericrdia, escutai benignamente as nossas oraes, para que, ao confessarmos a f na ressurreio de vosso Filho, se confirme em ns a esperana da ressurreio dos vossos servos. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 18,9-14) Eu vos digo que este desceu justificado para sua casa e o outro no. Porque todo aquele que se exalta ser humilhado e quem se humilha ser exaltado. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO O problema do fariseu era o de pensar que se ganha a salvao com o seu prprio esforo. Para ele, a salvao coisa que se conquista pelos mritos humanos e no um dom de Deus, j que se o homem tiver um bom comportamento e assumir uma vida irrepreensvel, Deus no ter outro remdio seno salv-lo. Deus era visto como um contabilista que observa e avalia as aes das pessoas e paga em contrapartida. Aqueles que no so como o fariseu, so desprezados e colocados parte, separados por uma fronteira de mritos e falta deles. O publicano, por outro lado, apoia-se apenas em Deus e no nos seus mritos, apresenta-se diante dEle de mos vazias, sem qualquer pretenso e pedindo apenas misericrdia. Assim, Deus justifica-o, derramando sobre ele os seus dons pois ele abre-se ao da Sua graa e aceita a sua salvao. Apesar do nosso pecado, Deus, na sua misericrdia, quer salvar-nos. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Propostas de reflexo e conversa em famlia: - Nesta jornada, apetece-me dar graas a Deus e agradecer minha famlia porque - Neste momento, tenho vontade de pedir desculpa a Deus e minha famlia porque ORAO EM IGREJA (Sl 20, 21) Senhor, o rei alegra-se com o vosso poder * e exulta de contente com o vosso auxlio. Satisfizestes os anseios do seu corao, * no rejeitastes os pedidos de seus lbios. Vs o cumulastes de bnos preciosas, * Cingistes sua fronte com uma coroa de ouro fino. Pediu-Vos a vida e Vs lha concedestes, * uma vida longa, para muitos anos. Graas vossa proteo, grande a sua glria, * Vs o revestistes de esplendor e majestade. Para sempre o abenoastes * e enchestes de alegria na vossa presena. O rei tem confiana no Senhor * e, pela bondade do Altssimo, no h-de vacilar. Levantai-Vos, Senhor, com o vosso poder: * ns cantaremos e exaltaremos a vossa fora. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos arranjar maneiras concretas de demonstrar humildade e simplicidade no relacionamento com a famlia, colegas de trabalho e irmos na f? Como? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

XXXI SEMANA do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 04 de novembro / XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Carlos Borromeu, bispo
+ Benzemo-nos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, que nos acolhem e abenoam!

R: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo nesta nossa orao familiar! Conservai, Senhor, no vosso povo o esprito que animava So Carlos, para que a Igreja se renove sem cessar e, reproduzindo fielmente a imagem de Cristo, possa mostrar ao mundo o verdadeiro rosto do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. PALAVRA DE DEUS Do Livro da Sabedoria (Sab 11,22-12,2) Mas a todos perdoais, porque tudo vosso, Senhor, que amais a vida. O vosso esprito incorruptvel est em todas as coisas. Por isso castigais brandamente aqueles que caem e advertis os que pecam, recordando-lhes os seus pecados, para que se afastem do mal e acreditem em Vs, Senhor. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO O Livro da Sabedoria, o mais recente de todos os livros do Antigo Testamento, traa o quadro da sorte que espera o justo e o mpio no mais-alm e descreve as sortes diversas que tiveram os egpcios e os hebreus. O autor convida os israelitas a redescobrir a f dos pais e os valores judaicos, desafia os pagos a constatar o absurdo da idolatria e a aderir ao verdadeiro Deus, o nico que garante a autntica sabedoria e felicidade, e faz a comparao entre os castigos que Deus lanou contra aos pagos e a salvao reservada aos justos. A moderao e a benevolncia de Deus justifica-se pela sua grandeza e omnipotncia, pela sua lgica de perdo, pois no quer a morte do pecador mas que se converta e viva, e pelo seu amor que se derrama sobre todas as criaturas. O nosso Deus benevolente e tolerante, cheio de bondade e misericrdia. S assim nos ama e nos d a sua salvao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pontos para dilogo entre os membros da famlia: - Neste momento, apetece-me dirigir umas palavras carinhosas a algum - Neste momento, sinto que devo pedir desculpa a algum ORAO EM IGREJA (Cntico Ap 4, 11; 5, 9.10.12) Sois digno, Senhor nosso Deus, * de receber a honra, a glria e o poder, porque fizestes todas as coisas, * e, pela vossa vontade, existiram e foram criadas. Sois digno de receber o livro e abrir suas pginas seladas, * porque fostes imolado, e resgatastes para Deus, com o vosso Sangue, * homens de toda a tribo, lngua, povo e nao, e fizestes de ns, para Deus, um reino de sacerdotes, * que reinaro sobre a terra. digno o Cordeiro que foi imolado * de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a fora, a honra, a glria e o louvor. COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Durante a semana, visitar algumas pessoas menos bem vistas pela vizinhana ou convidar algum vizinho ou amigo a visitar a nossa casa para conviver um pouco, como sinal de amizade e f. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

TERA-FEIRA, 05 de novembro / XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Benzemo-nos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, que nos acolhem e abenoam! R: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo nesta nossa orao familiar!

Deus eterno e omnipotente, que pelo Batismo nos fizestes renascer para a vida eterna, concedei que os vossos filhos, regenerados para a esperana da imortalidade, alcancem com a vossa ajuda a plenitude da glria. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 144 O Senhor clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. O Senhor bom para com todos e a sua misericrdia se estende a todas as criaturas - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Por vezes, temos a tentao de desejar ter amigos nossa imagem e semelhana como se fossem cpias algo desfocadas daquilo que somos, sentimos e queremos, marionetas que fazem apenas aquilo que se identifica com a nossa vontade, robs que realizam os nossos anseios ou computadores que dizem aquilo que queremos que digam ou executem. Ora, o amigo algo completamente diferente disto. Em primeiro lugar porque algum importante para mim e no uma coisa da minha propriedade e, em segundo lugar, porque o amigo no aquele que pensa como eu mas aquele que pensa comigo. Deus o amigo perfeito pois conhece-nos como ningum e, apesar disso ou por isso, gosta de ns pelo que somos e no pelo que temos ou fazemos. Ningum como o Senhor to bom, paciente, e misericordioso. Ningum como o Senhor nos respeita e nos ama tanto pelo que somos ou apesar disso. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pontos para dilogo entre os membros da famlia: - Neste momento, apetece-me dirigir umas palavras carinhosas a algum - Neste momento, sinto que devo pedir desculpa a algum ORAO EM IGREJA (Sl 35, 36) A maldade fala ao mpio no seu corao, * a seus olhos no existe o temor de Deus, mas a si prprio se ilude, * para no descobrir nem odiar a sua iniquidade. As palavras da sua boca so ms e enganosas, * deixou de pensar com sensatez e de fazer o bem. Em seu leito maquina a iniquidade, * anda pelo mau caminho e no se afasta do mal. Senhor, at aos cus se eleva a vossa bondade * e at s nuvens a vossa fidelidade. A vossa justia como os montes altssimos, os vossos juzos so como o abismo profundo. * Senhor, Vs salvais os homens e os animais. Como admirvel, Deus, a vossa bondade: * sombra das vossas asas se refugiam os homens. Podem saciar-se da abundncia da vossa casa * e Vs os inebriais com a torrente das vossas delcias. Em Vs est a fonte da vida * e na vossa luz que vemos a luz. Conservai a vossa bondade aos que Vos conhecem * e a vossa justia aos homens retos de corao. No me calquem os ps do orgulhoso, * nem me afugente a mo do mpio. Sucumbiram os que praticavam a iniquidade * e, abatidos, no podem levantar-se.

QUARTA-FEIRA, 06 de novembro / XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Nuno de Santa Maria, religioso
+ Benzemo-nos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, que nos acolhem e abenoam!

+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

R: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo nesta nossa orao familiar! Senhor nosso Deus, que destes a So Nuno de Santa Maria a graa de combater o bom combate e o tornastes exmio vencedor de si mesmo, concedei aos vossos servos que, dominando como ele as sedues do mundo, com ele vivam para sempre na ptria celeste. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Segunda Epstola de So Paulo aos Tessalonicenses (2 Tes 1,11-2,2) Oramos continuamente por vs, para que Deus vos considere dignos do seu chamamento e, pelo seu poder, se realizem todos os vosso bons propsitos e se confirme o trabalho da vossa f. Assim o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo ser glorificado em vs, e vs nEle, segundo a graa do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Paulo pede aos tessalonicenses do seu tempo e a ns hoje que sejamos cada vez mais dignos do chamamento que Deus nos fez. Poem-se em relevo o papel de protagonista que Deus desempenha na salvao do homem pois no chega a boa vontade e os bons propsitos do homem j que tudo dom de Deus que chama, anima e leva o homem para a meta. necessrio que Deus acompanhe os esforos do crente e lhe d a fora de percorrer at ao fim o caminho do Evangelho. Na nossa caminhada rumo salvao, Deus est sempre no princpio, no meio e no fim pois Ele quem est por detrs do chamamento que nos foi feito, Ele quem nos anima e fortalece ao longo da vida e Ele quem nos espera no final para nos dar a vida em plenitude. Assim, a graa de Jesus Cristo estar em ns e o seu nome ser glorificado em cada um. Que Deus nos considere dignos de Si para a Sua maior glria. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pontos para dilogo entre os membros da famlia: - Neste momento, apetece-me dirigir umas palavras carinhosas a algum - Neste momento, sinto que devo pedir desculpa a algum ORAO EM IGREJA (Cntico Judite 16, 1-2.13-15) Louvai o Senhor ao som de tamborins, * cantai ao Senhor ao som da ctara, cantai ao Senhor um cntico novo, * exaltai e invocai o seu nome. O Senhor pe fim guerra, ergueu a tenda no meio do seu povo, * livrou-me das mos dos que me perseguiam. Cantai ao Senhor um novo hino: * Senhor, Vs sois grande, glorioso e invencvel. Todas as criaturas Vos sirvam, * porque, vossa palavra, todas as coisas foram feitas: enviastes o vosso esprito e tudo foi criado, * nada poder resistir vossa palavra. Com as guas, ruiriam as montanhas pela base * e os rochedos fundiriam como cera, na vossa presena; mas queles que Vos temem sereis sempre favorvel. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 07 de novembro / XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Benzemo-nos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, que nos acolhem e abenoam! R: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo nesta nossa orao familiar!

Concedei, Senhor, que se realize em todo o mundo, pela pregao do Evangelho, a obra de salvao adquirida pelo sacrifcio de Cristo e se estenda a todos os homens a plenitude da adoo filial por Ele prometida. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 19,1-10) Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos. Procurava ver quem era Jesus, mas, devido multido, no podia v-lO, porque era de pequena estatura. Ento correu mais frente e subiu a um sicmoro, para ver Jesus, que havia de passar por ali.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Zaqueu um chefe dos publicanos, um homem rico que o judasmo oficial considerava um pecador pblico, um explorador dos mais pobres, um colaborador fiscal do Imprio Romano e, por isso, algum excludo da comunidade da salvao. Ele colaborava com os opressores romanos e servia-se do seu cargo para enriquecer de forma imoral pois exigia impostos acima do fixado por Roma e guardava para si a diferena. Zaqueu era, pois, um pecador pblico, um marginal, considerado amaldioado por Deus e desprezado pelos homens, sem perdo e excludo do convvio com as pessoas decentes e srias. A sua pequena estatura, mais do que uma caracterstica fsica, podia significar a sua pequenez e insignificncia moral. No entanto, ele quer ver Jesus. Ele deseja encontrar-se com o Reino e fazer parte da comunidade que Jesus anuncia, apesar de achar difcil, engolido por tantos puros e santos.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Pontos para dilogo entre os membros da famlia: - Neste momento, apetece-me dirigir umas palavras carinhosas a algum - Neste momento, sinto que devo pedir desculpa a algum
ORAO EM IGREJA (Sl 46, 47)

Povos todos, batei palmas, * aclamai a Deus com brados de alegria, porque o Senhor, o Altssimo, terrvel, * o rei soberano de toda a terra. Submeteu os povos nossa obedincia * e ps as naes a nossos ps. Para ns escolheu a nossa herana, * glria de Jacob, por Ele amado. Deus subiu entre aclamaes, * o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai, * cantai hinos ao nosso rei, cantai. Deus rei do universo: * cantai os hinos mais belos. Deus reina sobre os povos, * Deus est sentado no trono sagrado. Reuniram-se os prncipes dos povos * ao povo do Deus de Abrao. Porque a Deus pertencem os poderes da terra, * Ele est acima de todas as coisas. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 08 de novembro / XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Benzemo-nos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, que nos acolhem e abenoam! R: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo nesta nossa orao familiar!

Senhor nosso Deus, que, pelo Batismo, aumentais continuamente a vossa Igreja com novos filhos, concedei-lhes a graa de serem fiis na vida ao sacramento que pela f receberam. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 19,1-10) Quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa. Ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. Ao verem isto, todos murmuravam, dizendo: Foi hospedar-Se em cada dum pecador. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Zaqueu ao subir a um sicmoro revela a profundidade do seu desejo de encontrar-se com Jesus e isso muito mais forte e importante que o medo do ridculo ou os comentrios das pessoas. Jesus lidou com este excludo da sociedade manifestando-lhe vontade de estabelecer consigo laos de familiaridade ao olhar para cima, ao convid-lo a que descesse e ao manifestar-lhe que queria ficar na sua casa. Tratase de uma cena algo escandalosa j que Jesus aparece rodeado de pessoas consideradas puras e que escutam atentamente a sua Palavra e a verdade que os deixa de lado para estabelecer contacto com um marginal. Parece aquela cena do deixar as noventa e nove ovelhas para ir procura da que estava perdida. Deus, diante de um pecador que procura a salvao, deixa tudo para ir ao seu encontro. que a lgica de Deus diferente da humana pois a salvao de Deus no exclui nem marginaliza ningum. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pontos para dilogo entre os membros da famlia: - Neste momento, apetece-me dirigir umas palavras carinhosas a algum - Neste momento, sinto que devo pedir desculpa a algum ORAO EM IGREJA (Sl 118, 119) Como h-de o jovem manter puro o seu caminho? * Guardando as vossas palavras. De todo o corao Vos procuro, * no me deixeis afastar dos vossos mandamentos. Conservo a vossa palavra dentro do corao, * para no pecar contra Vs. Bendito sejais, Senhor, * ensinai-me os vossos decretos. Enuncio com os meus lbios * todos os juzos da vossa boca. Sinto mais alegria em seguir as vossas ordens * do que em todas as riquezas. Hei-de meditar nos vossos preceitos * e olhar para os vossos caminhos. Em vossos decretos ponho as minhas delcias, * no hei-de esquecer a vossa palavra. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 09 de novembro / XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Festa da Dedicao da Baslica de Latro
+ Benzemo-nos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, que nos acolhem e abenoam! R: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo nesta nossa orao familiar!

Senhor nosso Deus, que reunistes os mais diversos povos na confisso do vosso nome, concedei queles que renasceram pela gua do Batismo a graa de viverem unidos na f e na caridade. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 19,1-10) Entretanto, Zaqueu apresentou-se ao Senhor, dizendo: Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuzo a algum, restituirei quatro vezes mais. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvao nesta casa, porque Zaqueu tambm filho de Abrao. Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Um homem pecador, marginalizado e desprezado por todos encontra-se com Jesus e descobre nEle o rosto do Deus que ama e tem misericrdia. Convidado a sentar-se mesa do Reino, Zaqueu deixou-se transformar pelo amor de Deus, tornando-se um homem altrusta e generoso com os mais pobres. Jesus mostra que os pecadores tm lugar no banquete do Reino ao aceitar sentar-Se mesa com Zaqueu. O Deus amor deseja integr-los na sua famlia e estabelecer com eles laos de comunho. Zaqueu reage oferta de salvao que Deus lhe faz, acolhendo o Seu dom e convertendo-se ao amor. A repartio dos bens pelos pobres e a restituio de tudo o que foi roubado em qudruplo sinal da transformao do corao de Zaqueu. Ele converteu-se aps ter feito a experincia do amor de Deus atravs do encontro com Jesus. S a lgica do amor pode transformar o mundo e os coraes dos homens. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pontos para dilogo entre os membros da famlia: - Neste momento, apetece-me dirigir umas palavras carinhosas a algum - Neste momento, sinto que devo pedir desculpa a algum ORAO EM IGREJA (Sl 16, 17) Ouvi, Senhor, uma causa justa, * atendei a minha splica. Escutai a minha orao, * feita com sinceridade. Sede Vs a fazer o meu julgamento, * pois vossos olhos vem o que recto. Se perscrutais o meu corao, se o examinais noite, * ainda que o proveis com o fogo, no encontrareis em mim iniquidade. Minha boca no cometeu desmandos maneira dos homens; * seguindo as vossas palavras, evitei os caminhos da violncia. Firmai os meus passos nas vossas veredas, * para que no vacilem os meus ps. Eu Vos invoco, Deus, respondei-me, * ouvi-me e escutai as minhas palavras. Mostrai a vossa admirvel misericrdia, * Vs que salvais dos agressores quem se acolhe vossa direita. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos visitar algumas pessoas menos bem vistas ou convidar algum a visitar a nossa casa para conviver como sinal de amizade e f? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

XXXII SEMANA do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 11 de novembro / XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Martinho de Tours, bispo
+ A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco! R: Que bom estarmos reunidos em famlia para rezarmos a nossa vida com o Senhor da Vida!

Senhor, que fostes glorificado pela vida e pela morte do bispo So Martinho, renovai em nossos coraes as maravilhas da vossa graa, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Segundo Livro de Macabeus (2 Mac 7,1-2.9-14) Quando estava para morrer, falou assim: Vale a pena morrermos s mos dos homens, quando temos a esperana em Deus de que Ele nos ressuscitar; mas tu, rei, no ressuscitars para a vida. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Sete irmos e a sua me do a vida pela sua f, durante uma perseguio movida contra os judeus. A convico de que Deus oferece a vida eterna queles que seguem fielmente os seus caminhos motivou e deu fora aos sete irmos mrtires para enfrentar a tortura e a morte. Pela primeira vez, a doutrina da ressurreio explicitamente apresentada na Bblia e, a partir daqui, esta ideia vai desenvolver-se at ser iluminada pelo exemplo de Jesus Cristo. Quem acredita na ressurreio no pode ter medo de nada nem de ningum. Nem sequer da morte. A certeza da vida eterna desafia-nos a defender os valores em que cremos, no compromisso, sem condies nem reservas, pela verdade e a justia. Foi essa f que animou o testemunho de tantos mrtires de ontem e de hoje. urgente sermos capazes de defender, com verdade e verticalidade e at morte, os valores em que acreditamos. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Tpicos para conversa orante em famlia: - O que que eu mais admiro nas pessoas da minha famlia e me fazem aproximar de Deus? - O que que eu aconselharia aos membros da minha famlia para que fossem melhores? ORAO EM IGREJA (Sl 16, 17) Guardai-me como a menina dos olhos, * protegei-me sombra das vossas asas, longe dos mpios que me fazem violncia, * dos inimigos que me rodeiam furiosos. O seu corao tornou-se insensvel * e a sua boca fala com arrogncia. Perseguem meus passos, j me cercam, * espreitam a ocasio para me deitar por terra. Parecem lees espera da presa, * lees pequenos emboscados no esconderijo. Levantai-Vos, Senhor, sa-lhes ao encontro e derrubai-os, * com vossa espada defendei-me dos mpios. Com a vossa mo, Senhor, livrai-me dos homens, * dos mortais que pem a felicidade nesta vida. Eles esto cheios dos vossos dons, * seus filhos vivem na abundncia e deixam aos descendentes o que sobra. Por minha parte, merea eu contemplar a vossa face * e, ao despertar, saciar-me com a vossa imagem. COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Durante a semana, pensar no dom da vida, no privilgio de ter sade, na graa da vida eterna, no amor de Deus Partilhar as nossas convices com quem convivemos durante estes dias. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

TERA-FEIRA, 12 de novembro / XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Josafat, bispo e mrtir
+ A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco! R: Que bom estarmos reunidos em famlia para rezarmos a nossa vida com o Senhor da Vida!

Intensificai, Senhor, na vossa Igreja a ao do Esprito Santo, que levou o bispo So Josafat a dar a vida pelo seu povo, e concedei-nos, por sua intercesso, que, fortificados pelo mesmo Esprito, no hesitemos em dar a vida pelos nossos irmos. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 16 Protegei-me sombra das vossas asas, longe dos mpios que me fazem violncia. Senhor, merea eu contemplar a vossa face e ao despertar saciar-me com a vossa imagem. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Uma das grandes acusaes que fazem aos catlicos a de adorarem imagens, coisa que era considerada idolatria nos Antigo Testamento, j que no se pode ver a Deus sem morrer nem Ele pode ser representado com figuraes feitas pelos homens. Claro que h exageros em todas as pessoas devido ao seu caminho de f com limitaes e fragilidades mas no exageremos Uma coisa adorar, e j sabemos que s a Deus se deve adorar e acima de todas as coisas. Outra coisa distinta venerar e reverenciar as coisas que nos podem ajudar a aproximar-nos mais de Deus porque O evocam. Humanamente, precisamos de ver e tocar para mobilizar a memria e o corao mas s na eternidade e quando ultrapassarmos a barreira do espao e do tempo, veremos a Deus tal como e face a face. Entretanto, contemplar o Senhor viver segundo a sua Palavra e sentir-se protegido pelo seu amor. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Tpicos para conversa orante em famlia: - O que que eu mais admiro nas pessoas da minha famlia e me fazem aproximar de Deus? - O que que eu aconselharia aos membros da minha famlia para que fossem melhores? ORAO EM IGREJA (Sl 26, 27) O Senhor minha luz e salvao: * a quem hei-de temer? O Senhor protetor da minha vida: * de quem hei-de ter medo? Quando os malvados me assaltaram, * para devorar a minha carne, foram eles, meus inimigos e adversrios, * que vacilaram e caram. Se um exrcito me vier cercar, * o meu corao no temer. Se contra mim travarem batalha, * mesmo assim terei confiana. Uma coisa peo ao Senhor, por ela anseio: * habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do Senhor * e visitar o seu santurio. No dia da desgraa, * Ele me esconder na sua tenda, ocultar-me- no recndito do seu santurio, * elevar-me- sobre um rochedo. Agora minha cabea se levanta * acima dos inimigos que me rodeiam. Oferecerei no santurio sacrifcios de louvor, * com cnticos e salmos ao Senhor.

QUARTA-FEIRA, 13 de novembro / XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco! R: Que bom estarmos reunidos em famlia para rezarmos a nossa vida com o Senhor da Vida!

+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

Senhor nosso Deus, que, na vossa imensa bondade, ofereceis a todos os povos o dom da f, olhai benignamente para os vossos filhos, e fazei que, renascidos pelo sacramento do Batismo, sejam revestidos da vida imortal na glria celeste. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Da Segunda Epstola de So Paulo aos Tessalonicenses (2 Tes 2,16-3,5) Irmos: Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu, pela sua graa, eterna consolao e feliz esperana, confortem os vossos coraes e os tornem firmes em toda a espcie de boas obras e palavras. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Os tessalonicenses eram uma comunidade fervorosa, empenhada e generosa no seu compromisso cristo, apesar das provaes e algumas dvidas e inquietaes doutrinais. Enquanto esperamos que acontea a segunda vinda de Cristo e a vida nova que Deus nos oferece, somos convidados a dialogar e a estreitarmos a comunho com Deus. S com a orao conseguiremos mantero-nos fiis Boa Nova da salvao de Jesus Cristo e ter a coragem de anunci-la a todos os homens. Os cristos so desafiados a permanecer fiis s tradies recebidas e, simultaneamente, suplica-se a Deus Pai e a Jesus Cristo, para que tornem possvel essa fidelidade. Considera-se o plano do dom de Deus e a dimenso do esforo de fidelidade da pessoa, apesar de que sem a graa de Deus, o esforo humano seria intil. A orao perseverante de uns pelos outros uma forma muito importante de solidariedade crist. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Tpicos para conversa orante em famlia: - O que que eu mais admiro nas pessoas da minha famlia e me fazem aproximar de Deus? - O que que eu aconselharia aos membros da minha famlia para que fossem melhores? ORAO EM IGREJA (Sl 26, 27) Ouvi, Senhor, a voz da minha splica, * tende compaixo de mim e atendei-me. Diz-me o corao: * Procurai a sua face. A vossa face, Senhor, eu procuro: * no escondais de mim o vosso rosto, nem afasteis com ira o vosso servo. * Vs sois o meu refgio. No me rejeiteis nem me abandoneis, * Deus, meu Salvador. Ainda que meu pai e minha me me abandonem, * o Senhor me acolher. Mostrai-me, Senhor, o vosso caminho * e conduzi-me por sendas planas, por causa dos meus inimigos. No me entregueis ao dio dos meus adversrios, * pois contra mim se levantaram testemunhas falsas, que respiram violncia. Espero vir a contemplar a bondade do Senhor, * na terra dos vivos. Confia no Senhor, s forte. * Tem coragem e confia no Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 14 de novembro / XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco! R: Que bom estarmos reunidos em famlia para rezarmos a nossa vida com o Senhor da Vida!

Desa sobre ns, Senhor, a fora do Esprito Santo, para que possamos conhecer fielmente a vossa vontade e dar testemunho dela com a prtica das boas obras. Por Nosso Senhor
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 20,27-38) Ora havia sete irmos. O primeiro casou-se e morreu sem filhos. O segundo e depois o terceiro desposaram a viva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram e no deixaram filhos. Por fim, morreu tambm a mulher. De qual destes ser ela esposa na ressurreio, uma vez que os sete a tiveram por mulher?
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

No tempo de Jesus, os saduceus formavam um grupo aristocrtico, proveniente sobretudo dos sacerdotes da classe superior. Exerciam a sua autoridade volta do Templo e dominavam o Sindrio. Apenas lhes interessava a Lei escrita, negando que a Lei oral tivesse qualquer valor, e no aceitavam a ressurreio dos mortos. Esta temtica no significava nada para os saduceus mas, com a inteno de ridicularizar Jesus, se confrontarem com os fariseus e descredibilizar a crena na ressurreio, apresentaram a hiptese acadmica de uma mulher casar, sucessivamente, com sete irmos, cumprindo a lei do levirato segundo a qual, o irmo de um defunto que morresse sem filhos devia casar com a viva, para que desse descendncia ao falecido e impedir que os bens da famlia fossem para as mos de estranhos. Quando ressuscitassem, ela seria mulher de qual dos irmos? Enfim
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Tpicos para conversa orante em famlia: - O que que eu mais admiro nas pessoas da minha famlia e me fazem aproximar de Deus? - O que que eu aconselharia aos membros da minha famlia para que fossem melhores?
ORAO EM IGREJA (Cntico cf. Col 1, 12-20)

Cristo, o Primognito de toda a criatura e o Primognito de entre os mortos Dmos graas a Deus Pai, que nos chama a tomar parte * na herana dos santos, na luz divina. Ele nos libertou do poder das trevas * e nos transferiu para o reino de seu amado Filho. NEle encontramos a redeno, * o perdo dos pecados. Ele a imagem de Deus invisvel, * o Primognito de toda a criatura. NEle foram criadas todas as coisas, * no cu e na terra, visveis e invisveis, Tronos e Dominaes, Principados e Potestades: * por Ele e para Ele tudo foi criado. Ele anterior a todas as coisas e por Ele tudo subsiste. * Ele a Cabea da Igreja, que o seu Corpo. Ele o Princpio, o Primognito de entre os mortos: * em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que nEle residisse toda a plenitude * e nEle fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo Sangue da sua cruz, * com todas as criaturas, na terra e nos Cus. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 15 de novembro / XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Alberto Magno, bispo e doutor
+ A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco!

R: Que bom estarmos reunidos em famlia para rezarmos a nossa vida com o Senhor da Vida! Senhor, que engrandecestes Santo Alberto na arte de conciliar a sabedoria humana com a f divina, concedeinos que, seguindo os seus ensinamentos, possamos, atravs dos progressos da cincia, conhecer-Vos melhor e amar-Vos cada vez mais. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 20,27-38) Disse-lhes Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e do-se em casamento. Mas aqueles que forem dignos de tomar parte na vida futura e na ressurreio dos mortos, nem se casam nem se do em casamento. Na verdade, j nem podem morrer, pois so como os Anjos, e, porque nasceram da ressurreio, so filhos de Deus. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A morte constitui-se como o grande mistrio da vida. A todos inquieta e perturba a ideia da finitude da nossa existncia terrena j que no sabemos como o depois. A ressurreio a realidade que nos espera. Contudo, humanamente falando, no conseguiremos nunca julgar e imaginar essa realidade luz das categorias que marcam a nossa existncia neste mundo. A ressurreio no uma simples continuao da vida que vivemos neste mundo, mas uma vida nova e distinta, uma vida de plenitude que dificilmente podemos entender a partir da nossa inteligncia, das nossas realidades quotidianas e da nossa realidade finita e limitada. A questo do casamento no se por no cu. O poder de Deus, que chama os homens da morte vida, transforma e assume a totalidade do ser humano. Nascemos para uma vida totalmente nova e em que a nossa realidade e essncia ser elevada plenitude. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Tpicos para conversa orante em famlia: - O que que eu mais admiro nas pessoas da minha famlia e me fazem aproximar de Deus? - O que que eu aconselharia aos membros da minha famlia para que fossem melhores? ORAO EM IGREJA (Sl 35, 36) A maldade fala ao mpio no seu corao, * a seus olhos no existe o temor de Deus, mas a si prprio se ilude, * para no descobrir nem odiar a sua iniquidade. As palavras da sua boca so ms e enganosas, * deixou de pensar com sensatez e de fazer o bem. Em seu leito maquina a iniquidade, * anda pelo mau caminho e no se afasta do mal. Senhor, at aos cus se eleva a vossa bondade * e at s nuvens a vossa fidelidade. A vossa justia como os montes altssimos, os vossos juzos so como o abismo profundo. * Senhor, Vs salvais os homens e os animais. Como admirvel, Deus, a vossa bondade: * sombra das vossas asas se refugiam os homens. Podem saciar-se da abundncia da vossa casa * e Vs os inebriais com a torrente das vossas delcias. Em Vs est a fonte da vida * e na vossa luz que vemos a luz. Conservai a vossa bondade aos que Vos conhecem * e a vossa justia aos homens retos de corao. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 16 de novembro / XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Margarida da Esccia, rainha, e S.Gertrudes, virgem
+ A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam connosco!

R: Que bom estarmos reunidos em famlia para rezarmos a nossa vida com o Senhor da Vida! Senhor, que tornastes admirvel Santa Margarida da Esccia pela sua caridade para com os pobres e preparastes para Vs uma digna morada no corao da virgem Santa Gertrudes, concedei-nos, por sua intercesso, que, seguindo o seu exemplo e intercesso, sejamos no meio dos homens a imagem viva da vossa bondade. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 20,27-38) E que os mortos ressuscitam, at Moiss o deu a entender no episdio da sara ardente, quando chama ao Senhor o Deus de Abrao, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. No um Deus de mortos, mas de vivos, porque para Ele todos esto vivos. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A segunda parte da resposta de Jesus uma afirmao da certeza da ressurreio. Jesus cita a Torah no episdio da sara-ardente em que Jahwh se revela a Moiss como o Deus de Abrao, de Isaac e de Jacob. Se Deus se apresenta dessa forma, isso quer dizer que os patriarcas no esto mortos. Na perspetiva de Jesus, os patriarcas no esto reduzidos ao p da terra e na obscuridade do sheol, mas vivem para sempre em Deus. Ento, podemos falar em ressurreio. A questo da ressurreio no fcil, sobretudo para o mundo contemporneo marcado pelo racionalismo e positivismo. No entanto, o essencial invisvel aos olhos A ressurreio a esperana que d sentido a toda a caminhada crist. A f dos seguidores de Jesus Cristo, torna a esperana da ressurreio uma certeza absoluta, pois o Messias ressuscitou e quem se identifica com Cristo nascer com Ele para a vida eterna. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Tpicos para conversa orante em famlia: - O que que eu mais admiro nas pessoas da minha famlia e me fazem aproximar de Deus? - O que que eu aconselharia aos membros da minha famlia para que fossem melhores? ORAO EM IGREJA (Cntico Judite 16, 1-2.13-15) Louvai o Senhor ao som de tamborins, * cantai ao Senhor ao som da ctara, cantai ao Senhor um cntico novo, * exaltai e invocai o seu nome. O Senhor pe fim guerra, ergueu a tenda no meio do seu povo, * livrou-me das mos dos que me perseguiam. Cantai ao Senhor um novo hino: * Senhor, Vs sois grande, glorioso e invencvel. Todas as criaturas Vos sirvam, * porque, vossa palavra, todas as coisas foram feitas: enviastes o vosso esprito e tudo foi criado, * nada poder resistir vossa palavra. Com as guas, ruiriam as montanhas pela base * e os rochedos fundiriam como cera, na vossa presena; mas queles que Vos temem sereis sempre favorvel. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos refletir no dom da vida, da sade, da vida eterna e do amor de Deus? Conseguimos partilhar as nossas ideias com quem convivemos durante a semana? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

XXXIII SEMANA do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 18 de novembro / XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria da Dedicao das Baslicas de So Pedro e S.Paulo, apstolos
+ Senhor, acolhei a nossa orao, Vs que sois o Caminho, a Verdade e a Vida!

R: Olhai-nos e ouvi-nos Senhor Jesus Cristo, que sois Deus com o Pai, na unidade do Esprito Santo! Guardai, Senhor, a vossa Igreja sob a proteo dos apstolos So Pedro e So Paulo, de modo que, tendo recebido deles o primeiro anncio do Evangelho, receba tambm, por sua intercesso, o constante auxlio da graa celeste at ao fim dos tempos. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Livro do Profeta Malaquias (Mal 4,1-2) Mas para vs que temeis o meu nome, nascer o sol de justia, trazendo nos seus raios a salvao - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Um mensageiro de Deus anuncia a uma comunidade desanimada, ctica e aptica que o Senhor no abandonou o seu Povo. No dia do julgamento, Deus vai intervir na histria para destruir o mal, a injustia, a opresso, o pecado e fazer triunfar o bem, a justia e a verdade. Para os que seguem os caminhos da aliana e dos mandamentos nascer o sol da justia, trazendo nos seus raios a salvao e sero como palha os soberbos e malfeitores diante do fogo do Senhor que tudo purifica e renova. Trata-se essencialmente de um apelo esperana pois, apesar da situao catica em que se est, no podemos desanimar j que Deus bom e fiel e vai fazer aparecer um mundo novo, de vida e de felicidade para todos. Apesar de, por vezes, termos a sensao de que o nosso mundo caminha para o abismo, no podemos desistir, pois h sadas e a esperana faz sentido. Deus no nos abandona jamais. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa orante em famlia: - Que pessoas que hoje estiveram comigo e, pelo que so, apetece-me louvar a Deu? - Que pessoas que hoje estiveram comigo e devo pedir por elas a Deus? ORAO EM IGREJA (Sl 46, 47) Povos todos, batei palmas, * aclamai a Deus com brados de alegria, porque o Senhor, o Altssimo, terrvel, * o rei soberano de toda a terra. Submeteu os povos nossa obedincia * e ps as naes a nossos ps. Para ns escolheu a nossa herana, * glria de Jacob, por Ele amado. Deus subiu entre aclamaes, * o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai, * cantai hinos ao nosso rei, cantai. Deus rei do universo: * cantai os hinos mais belos. Deus reina sobre os povos, * Deus est sentado no trono sagrado. Reuniram-se os prncipes dos povos * ao povo do Deus de Abrao. Porque a Deus pertencem os poderes da terra, * Ele est acima de todas as coisas. COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Durante a semana, procurar realizar gestos concretos de fidelidade ao Evangelho e amor e justia aos demais nas coisas mais pequenas do quotidiano. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

TERA-FEIRA, 19 de novembro / XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Senhor, acolhei a nossa orao, Vs que sois o Caminho, a Verdade e a Vida! R: Olhai-nos e ouvi-nos Senhor Jesus Cristo, que sois Deus com o Pai, na unidade do Esprito Santo!

Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que o Esprito Santo venha habitar em ns e nos transforme em templos da sua glria. Por Nosso Senhor

PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 97 Ressoe o mar e tudo o que ele encerra, a terra inteira e tudo o que nela habita; aplaudam os rios e as montanhas exultem de alegria. Diante do Senhor que vem, que vem para julgar a terra; julgar o mundo com justia e os povos com equidade. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Mais que qualquer argumentao mais ou menos racional ou teolgica, mais que qualquer teoria cientfica ou dogma religioso ou mais que todos os conhecimentos laboratoriais ou convices transcendentes ou sobrenaturais, no h ningum que resista a ficar numa atitude de silncio maravilhado diante da harmonia do universo e da beleza da natureza. O mistrio do cosmos e a perfeio do complexo e incrvel mundo da fauna e da flora, deixa-nos pasmados, admirados e sem palavras. Nas mais pequenas coisas do nosso planeta, qualquer um sente que h algo ou algum sumamente sbio e poderoso que est na sua origem e possibilita que tudo encaixe e tudo tenha sentido. O Criador tudo fez bem feito e viu que tudo era bom. Mas a obra prima de Deus foi a criao da humanidade sua imagem e semelhana. Tudo criou por amor e para cada um de ns. Obrigado. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa orante em famlia: - Que pessoas que hoje estiveram comigo e, pelo que so, apetece-me louvar a Deu? - Que pessoas que hoje estiveram comigo e devo pedir por elas a Deus? ORAO EM IGREJA (Sl 56, 57)
Tende piedade de mim, Deus, tende piedade, * porque em Vs eu procuro refgio, e me abrigo sombra das vossas asas, * at que passe a tormenta. Clamo ao Deus Altssimo, * ao Deus que me enche de benefcios. Mande-me do cu a salvao, humilhe quem me persegue, * envie-me Deus a sua bondade e fidelidade. Estou no meio de lees, * que devoram os filhos dos homens; os seus dentes so lanas e flechas * e a sua lngua espada afiada. Meu Deus, revelai nas alturas a vossa grandeza * e sobre a terra fazei brilhar a vossa glria. Estenderam um lao aos meus ps * e fizeram-me perder a coragem; cavaram um fosso diante de mim: * foram eles que l caram. Firme est meu corao, Deus; meu corao est firme: * quero cantar e salmodiar. Desperta, minha alma; despertai, lira e ctara: * quero acordar a aurora. Louvar-Vos-ei, Senhor, entre os povos, * cantar-Vos-ei entre as naes; porque aos cus se eleva a vossa bondade * e at s nuvens a vossa fidelidade. Meu Deus, revelai nas alturas a vossa grandeza * e sobre a terra fazei brilhar a vossa glria.

QUARTA-FEIRA, 20 de novembro / XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ Senhor, acolhei a nossa orao, Vs que sois o Caminho, a Verdade e a Vida! R: Olhai-nos e ouvi-nos Senhor Jesus Cristo, que sois Deus com o Pai, na unidade do Esprito Santo!

+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

Deus de bondade, concedei propcio vossa Igreja que, reunida pelo Esprito Santo, se dedique totalmente ao vosso servio e realize a vossa vontade num s corao e numa s alma. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Da Segunda Epstola de So Paulo aos Tessalonicenses (2Tes 3, 7-12) Ouvimos dizer que alguns de vs vivem na ociosidade, sem fazerem trabalho algum, mas ocupados em futilidades. A esses ordenamos e recomendamos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que trabalhem tranquilamente, para ganharem o po que comem. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Alguns cristos de Tessalnica, convencidos de que a vinda do Senhor estava muito prxima, viviam como que angelicamente, negligenciando os seus deveres do quotidiano. A conceo e atitude daqueles que vivem ocupados com futilidades e no fazem nada de til naturalmente criticada. A condio corporal do homem no um castigo. O trabalho manual dignifica a pessoa. Est em jogo a harmonia da comunidade pois se numa comunidade houver parasitas que vivem custa dos demais, rapidamente o equilbrio romper-se-, surgiro os conflitos, acusaes, divises e desaparecer a fraternidade. essencial que todas as pessoas se sintam responsveis na comunidade e ponham ao servio dos irmos os prprios dons, contribuindo para a construo da sociedade. O cristianismo vivido com verdade e coerncia implica o empenho sincero e total na construo de um mundo mais justo e fraterno. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa orante em famlia: - Que pessoas que hoje estiveram comigo e, pelo que so, apetece-me louvar a Deu? - Que pessoas que hoje estiveram comigo e devo pedir por elas a Deus? ORAO EM IGREJA (Cntico Jer 31, 10-14) Escutai, povos, a palavra do Senhor * e anunciai-a s ilhas distantes: Aquele que dispersou Israel vai reuni-lo * e guard-lo como um pastor ao seu rebanho. O Senhor resgatou a Jacob * e libertou-o das mos do seu dominador. Regressaro com brados de alegria ao monte de Sio, * acorrendo s bnos do Senhor, para o trigo, o vinho novo, o leo fresco, * para as ovelhas e para os novilhos. Tero a alma como um jardim bem irrigado * e no ho-de voltar a ter fome. A virgem danar alegremente, * exultaro os jovens e os velhos. Converterei o seu luto em alegria * e a sua dor ser mudada em consolao e jbilo. Saciarei os sacerdotes com saborosos manjares * e o meu povo ser cumulado de bens. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 21 de novembro / XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria da Apresentao de Nossa Senhora
+ Senhor, acolhei a nossa orao, Vs que sois o Caminho, a Verdade e a Vida!

R: Olhai-nos e ouvi-nos Senhor Jesus Cristo, que sois Deus com o Pai, na unidade do Esprito Santo! Ao celebrarmos a memria gloriosa da Virgem Santa Maria, fazei, Senhor, que, por sua intercesso, mereamos participar da plenitude da vossa graa. Por Nosso Senhor
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 21,5-19) Jesus disse-lhes: Dias viro em que, de tudo o que estais a ver, no ficar pedra sobre pedra: tudo ser destrudo. Eles perguntaram-lhe: Mestre, quando suceder isso? Que sinal haver de que est para acontecer?
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Jesus est nos trios do Templo com os discpulos e a contemplao das suas majestosas e belas pedras leva-O a uma catequese escatolgica, onde se mesclam referncias queda de Jerusalm e ao fim dos tempos. Na perspetiva proftica, Jerusalm o lugar onde deve irromper a salvao de Deus e para onde convergiro todos os povos que desejam ter acesso a ela. Contudo, Jerusalm no acolheu o projeto salvfico que Jesus trouxe e a destruio da cidade e do Templo significa que Jerusalm deixou de ser o lugar exclusivo e definitivo da salvao. Comea o tempo da Igreja, em que a comunidade dos discpulos, caminhando na histria, testemunhar a salvao a todos os povos da terra. No se trata de um discurso sobre o fim do mundo mas sobre o caminho que devemos percorrer at chegarmos plenitude da histria humana. No estamos ss. Deus caminha connosco incondicionalmente.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Proposta de questes para conversa orante em famlia: - Que pessoas que hoje estiveram comigo e, pelo que so, apetece-me louvar a Deu? - Que pessoas que hoje estiveram comigo e devo pedir por elas a Deus?
ORAO EM IGREJA (Sl 47, 48)

Grande o Senhor e digno de louvor, * na cidade do nosso Deus. A sua montanha sagrada a mais bela das montanhas, * a alegria de toda a terra. O monte Sio, no extremo norte, * a cidade do grande Rei. Deus Se mostrou em seus palcios * um baluarte seguro. Os reis aliaram-se * e avanaram todos juntos. Mal a avistaram, tomaram-se de pnico, * e, perturbados, puseram-se em fuga. Ali mesmo se apoderou deles o pavor, * angstia como a da mulher que d luz, como quando o vento leste * despedaa as naus de Trsis. Como nos contaram, assim o vimos, * na cidade do Senhor dos Exrcitos, na cidade do nosso Deus. * Deus a consolidou para sempre. Recordamos, Deus, a vossa misericrdia, * no interior do vosso templo. Como o vosso nome, Deus, assim o vosso louvor chega at aos confins da terra. * A vossa direita est cheia de justia. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 22 de novembro / XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Ceclia, virgem e mrtir
+ Senhor, acolhei a nossa orao, Vs que sois o Caminho, a Verdade e a Vida!

R: Olhai-nos e ouvi-nos Senhor Jesus Cristo, que sois Deus com o Pai, na unidade do Esprito Santo! Ouvi, benignamente, Senhor, as nossas splicas e, por intercesso de Santa Ceclia, concedei-nos as graas que Vos pedimos. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 21,5-19) Mas antes de tudo isto, deitar-vos-o as mos e ho-de perseguir-vos, entregando-vos s sinagogas e s prises, conduzindo-vos presena de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasio de dar testemunho. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A Boa Nova de Jesus vai deixar Jerusalm e partir ao encontro de todos os povos. Vem o tempo da Igreja, que culminar com a segunda vinda de Cristo. Aps a destruio de Jerusalm, surgem falsos messias e visionrios que anunciam o fim e ela deve ter parecido aos cristos o anncio da segunda vinda de Jesus. Em vez de viverem obcecados com o fim dos tempos, os cristos devem preocupar-se em viver uma vida crist comprometida com a histria e com a transformao deste mundo. No tempo entre a queda de Jerusalm e a segunda vinda de Jesus, o Reino de Deus vai-se manifestando pois o mundo velho desaparecer para nascer um mundo novo. Haver dificuldades e perseguies que marcaro a caminhada histrica da Igreja pelo tempo fora mas a que devemos ser testemunhas. No estaremos ss, pois Deus estar sempre presente e assim enfrentaremos bem os nossos adversrios. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa orante em famlia: - Que pessoas que hoje estiveram comigo e, pelo que so, apetece-me louvar a Deu? - Que pessoas que hoje estiveram comigo e devo pedir por elas a Deus? ORAO EM IGREJA (Sl 118, 119) Fazei bem ao vosso servo: * viverei e cumprirei a vossa palavra. Abri os meus olhos, * para ver as maravilhas da vossa lei. Sou peregrino na terra: * no me escondais os vossos mandamentos. A minha alma suspira * por cumprir sempre os vossos juzos. Ameaais os soberbos, os malditos, * que se desviam dos vossos mandamentos. Afastai de mim o insulto e o desprezo, * pois sou fiel s vossas ordens. Ainda que os prncipes conspirem contra mim, * o vosso servo meditar os vossos decretos. As vossas ordens so minhas delcias * e os vossos decretos meus conselheiros. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 23 de novembro / XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Clemente I, papa e mrtir, S.Columbano, abade
+ Senhor, acolhei a nossa orao, Vs que sois o Caminho, a Verdade e a Vida!

R: Olhai-nos e ouvi-nos Senhor Jesus Cristo, que sois Deus com o Pai, na unidade do Esprito Santo! Deus eterno e omnipotente, que manifestais o vosso poder admirvel em todos os vossos Santos, dai-nos a graa de celebrar com alegria a So Clemente e S.Columbano para que, imitando o seu exemplo, Vos amemos sobre todas as coisas e trabalhemos diligentemente pela dilatao do vosso reino. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Lucas (Lc 21,5-19) Causaro a morte a alguns de vs e todos vos odiaro por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabea se perder. Pela vossa perseverana salvareis as vossas almas. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Podemos ver aqui bem presente a experincia de uma Igreja que caminha e luta na histria para tornar realidade o Reino de Deus no meio de sofrimentos, dificuldades, perseguies e martrios. O discurso escatolgico define a misso da Igreja na histria at segunda vinda de Jesus que a de dar testemunho da Boa Nova e construir o Reino. Os discpulos nada nem ningum devero temer pois haver muitas adversidades e contrariedades, mas eles tero sempre a ajuda e a fora de Deus. A nossa opo por Jesus Cristo e pelo seu Evangelho ser sempre uma caminhada impregnada de dificuldades e de combates incessantes entre o bem e o mal. Contudo, s assim o mundo novo ir surgindo e as sementes do Reino iro germinando. No estamos ss pois Deus caminha ao nosso lado. A sua presena constante permitir-nos- enfrentar os obstculos e vencer o mal, o medo, o desnimo e a morte. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de questes para conversa orante em famlia: - Que pessoas que hoje estiveram comigo e, pelo que so, apetece-me louvar a Deu? - Que pessoas que hoje estiveram comigo e devo pedir por elas a Deus? ORAO EM IGREJA (Sl 24, 25) Para Vs, Senhor, elevo a minha alma; meu Deus, em Vs confio. * No seja confundido nem de mim escarneam os inimigos. No sero confundidos os que esperam em Vs, * mas sejam confundidos os que sem razo faltam palavra. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, * ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, * porque Vs sois Deus, meu Salvador: em Vs espero sempre. Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericrdias * e das vossas graas que so eternas. No recordeis as minhas faltas * e os pecados da minha juventude. Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemncia, * por causa da vossa bondade, Senhor. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos realizar gestos concretos de fidelidade ao Evangelho e amor e justia aos outros nas coisas simples da vida? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO XXXIV SEMANA do Tempo Comum Ano C

SEGUNDA-FEIRA, 25 de novembro / XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Memria de S.Catarina Alexandrina, virgem e mrtir


+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Deus eterno e omnipotente, que destes ao vosso povo a virgem e mrtir invencvel Santa Catarina, concedei, pela sua intercesso, que sejamos fortalecidos e perseverantes na f e trabalhemos incansavelmente pela unidade da Igreja. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Segundo Livro de Samuel (2 Sam 5,1-3) Todos os ancios de Israel foram presena do rei, a Hebron. O rei David concluiu com eles uma aliana diante do Senhor e eles ungiram David como rei de Israel. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Com a chegada ao trono de Israel do rei David, teve incio um tempo de felicidade, abundncia e paz, que jamais ningum do povo de Deus se esqueceu. Nos sculos que se seguiram, as pessoas sonhavam com o regresso dessa felicidade e com a restaurao do reino de David. Os catequistas deuteronomistas fazem uma leitura teolgica da histria, aparecendo a realeza de David como algo querido por Deus, qual extenso da realeza de Deus, onde ele considerado o instrumento atravs do qual Deus apascenta o seu povo. David foi o rei mais importante da histria do Povo de Deus e revelou-se como um homem com uma grande estatura poltica e moral que potenciou o encontro de todo o povo volta do seu Deus, na fidelidade aliana. Jesus Cristo, rei e descendente de David, a resposta de Jahwh aos sonhos e expetativas do povo de Deus. Cristo o nosso Rei e Ele que deve reinar em ns. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos para conversa de f em famlia: - Neste dia, em que situaes vivi a minha f com determinao e entusiasmo? - Neste dia, em que ocasies pequei por omisso e no vivi adequadamente a minha f? ORAO EM IGREJA (SL 24, 25) Quem o homem que teme ao Senhor? * O Senhor lhe ensinar o caminho que deve seguir. Ele viver na felicidade * e a sua descendncia possuir a terra. O Senhor trata com familiaridade os que O temem * e d-lhes a conhecer a sua aliana. Os meus olhos esto sempre fixos no Senhor, * porque Ele livra os meus ps da armadilha. Olhai para mim e tende compaixo, * porque estou s e desprotegido. Aliviai a angstia do meu corao * e livrai-me dos meus tormentos. Vede a minha misria e o meu tormento * e perdoai todos os meus pecados. Vede como so numerosos os meus inimigos * e com que dio eles me perseguem. Defendei a minha alma e livrai-me: * no me envergonharei de ter confiado em Vs. A inocncia e a retido me protejam, * porque em Vs pus a minha esperana. COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Durante a semana, arranjar formas de dizer a toda a gente que Jesus o nosso nico Rei e de testemunhar que s Ele nos salva, realiza e nos felizes. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

TERA-FEIRA, 26 de novembro / XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Concedei, Senhor, aos vossos fiis os dons do Esprito Santo, para que Ele nos transforme interiormente e crie em ns um corao novo, agradvel a vossos olhos e dcil vossa vontade. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 12189 Alegrei-me quando me disseram: Vamos para a casa do Senhor. Detiveram-se os nossos passos s tuas portas, Jerusalm. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Temos muito a aprender com outras religies e outros movimentos cristos na forma como celebram comunitariamente a sua f. Temos feito bons progressos na vivncia mais consciente, profunda e entusistica da eucaristia mas ainda h muito caminho a percorrer. Isto de estar alegre porque vamos para a casa do Senhor tem muito que se lhe diga A verdade que o Evangelho boa notcia, Deus vida e amor mas, muitas vezes, a imagem que damos queles que nos veem a ir para a missa a de que vamos para uma coisa triste e enfadonha. A ansia, satisfao e felicidade que nos deviam caracterizar quando vamos para a celebrao da Eucaristia deviam ser semelhantes a quando vamos para uma festa de aniversrio de um amigo querido ou para um jantar de famlia por ocasio de um acontecimento especial. A atitude deve ser a de quem vai feliz celebrar a f e encontrar-se com Deus e com a famlia. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos para conversa de f em famlia: - Neste dia, em que situaes vivi a minha f com determinao e entusiasmo? - Neste dia, em que ocasies pequei por omisso e no vivi adequadamente a minha f? ORAO EM IGREJA (Sl 29, 30) Eu Vos glorifico, Senhor, porque me salvastes * e no deixastes que de mim se regozijassem os inimigos. Senhor meu Deus, por Vs chamei * e Vs me curastes, Senhor. Tirastes a minha alma da manso dos mortos, * vivificastes-me para no descer ao tmulo. Cantai salmos ao Senhor, vs os seus fiis, * e dai graas ao seu nome santo. A sua ira dura apenas um momento * e a sua benevolncia a vida inteira. Ao cair da noite vm as lgrimas * e ao amanhecer volta a alegria. Seguro de mim, eu dizia: * Jamais serei abalado. Senhor, por vossa bondade, * Vs me destes a honra e o poder. Mas, se escondeis a vossa face, * logo me sinto perturbado. Por Vs, Senhor, eu clamo * e imploro a misericrdia do meu Deus. 10Que proveito tirais da minha morte, * da minha descida sepultura? Acaso o p que Vos h-de louvar. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUARTA-FEIRA, 27 de novembro / XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Senhor Deus, que, pela glorificao de vosso Filho e pela vinda do Esprito Santo, nos abristes as portas da vida eterna, concedei que, pela participao de to grandes dons, sejamos mais dedicados ao vosso servio e vivamos mais plenamente as riquezas da f. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Da Epstola de So Paulo aos Colossenses (Col 1,12-20) Ele a cabea da Igreja, que o seu corpo. Ele o Princpio, o Primognito de entre os mortos; em tudo Ele tem o primeiro lugar. Aprouve a Deus que nEle residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na terra e nos cus. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Cristo a imagem de Deus invisvel pois Ele , em tudo, igual ao Pai, no ser e no agir, e nEle reside a plenitude da divindade. Deus, absolutamente omnipotente, omnisciente e omnipresente, revela-Se aos homens e faz-Se visvel atravs da pessoa humana de Cristo. Ele tem a supremacia e a autoridade sobre toda a criao e todas as coisas tm nEle a sua centralidade mxima de harmonia, unidade e coeso. Cristo comunica a vida do Pai e o termo e a finalidade de toda a criao. Por outro lado, Ele tem a primazia e soberania sobre a comunidade crist e Ele que comunica a vida aos membros do corpo, a Igreja, e os une num conjunto vital e harmnico. Ele foi o primeiro a ressuscitar e a fonte de vida que vai desencadear a nossa prpria ressurreio. Em Cristo habita de facto a divindade e tudo quanto Deus quer dizer-nos est no Seu Filho. Ele reconcilia a humanidade com o Pai e oferece-nos a salvao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos para conversa de f em famlia: - Neste dia, em que situaes vivi a minha f com determinao e entusiasmo? - Neste dia, em que ocasies pequei por omisso e no vivi adequadamente a minha f? ORAO EM IGREJA (Sl 31, 32) Feliz daquele a quem foi perdoada a culpa * e absolvido o pecado. Feliz o homem a quem o Senhor no acusa de iniquidade * e em cujo esprito no h engano. Enquanto me calei, mirraram-se-me os ossos, * no meu gemido de todos os dias, pois dia e noite a vossa mo pesava sobre mim * e o meu vigor se esvaa ao calor do estio. Confessei-vos o meu pecado * e no escondi a minha culpa. Disse: Vou confessar ao Senhor a minha falta, * e logo me perdoastes a culpa do pecado, 6 Por isso a Vs se dirige todo o fiel no tempo da tribulao. * Quando transbordarem as guas caudalosas, s a ele no ho-de atingir. Vs sois o meu refgio, defendei-me dos perigos, * fazei que minha volta s haja hinos de vitria. Vou ensinar-te e mostrar o caminho a seguir, * de olhos postos em ti, serei o teu conselheiro. No queirais ser como o jumento e o cavalo, sem entendimento, * que s com o freio e o cabresto se podem domar: de contrrio no se aproximariam de ti. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

QUINTA-FEIRA, 28 de novembro / XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Deus eterno e omnipotente, a quem podemos chamar nosso Pai, fazei crescer o esprito filial em nossos coraes, para merecermos entrar um dia na posse da herana prometida. Por Nosso Senhor
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo So Mateus (Lc 23,35-43) Naquele tempo, os chefes dos judeus zombavam de Jesus, dizendo: Salvou os outros: salve-Se a Si mesmo, se o Messias de Deus, o Eleito. Tambm os soldados troavam dEle; aproximando-se para Lhe oferecerem vinagre, diziam: Se s o Rei dos judeus, salva-Te a Ti mesmo.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

No final da caminhada terrena, contemplamos o ltimo quadro de uma vida completamente oferecida ao servio da construo do Reino de Deus. As bases desse Reino que o Messias veio propor esto lanadas e Jesus apresentado como o Rei. Jesus crucificado entre dois malfeitores, os chefes dos judeus gozam com Ele, os soldados troam dos condenados morte e o povo est silencioso e sem saber o que pensar. Por cima da cruz de Jesus, est a placa com a inscrio colocada pelos romanos que apresenta a razo da condenao: Jesus de Nazar, Rei dos Judeus. Contudo, Ele no est sentado num trono, mas pregado numa cruz e os seus sbditos no o reverenciam e s h gente que O insulta e escarnece. Ele no exerce autoridade e domnio sobre nada nem ningum mas est pregado numa cruz, indefeso e condenado morte. No entanto, Ele Rei, o nosso Rei, e ns pertencemos ao seu Reino.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Elementos para conversa de f em famlia: - Neste dia, em que situaes vivi a minha f com determinao e entusiasmo? - Neste dia, em que ocasies pequei por omisso e no vivi adequadamente a minha f?
ORAO EM IGREJA (Cntico Ap 11, 17-18; 12, 10b-12)

Ns Vos damos graas, * Senhor Deus omnipotente, a Vs que sois, que reis e que haveis de vir, * que assumis o vosso imenso poder e reinais. Irritaram-se as naes, mas sobreveio a vossa ira, * o momento de julgar os mortos, de dar a recompensa aos vossos servos, aos profetas, aos santos, * aos que temem o vosso nome, pequenos e grandes. Agora chegou a salvao, o poder e a realeza do nosso Deus * e o domnio do seu Ungido, porque foi precipitado o acusador dos nossos irmos, * que os acusava junto de Deus, dia e noite. Eles venceram-no, graas ao Sangue do Cordeiro * e ao testemunho que deram: desprezaram a prpria vida at aceitar a morte. * Alegrai-Vos, cus, e vs que neles habitais. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SEXTA-FEIRA, 29 de novembro / XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Deus todo-poderoso, vida dos fiis, glria dos humildes e felicidade dos justos, ouvi as splicas do vosso povo e saciai com a abundncia dos vossos dons os que tm sede das vossas promessas. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Mateus (Lc 23,35-43) Por cima dEle havia um letreiro: Este o Rei dos judeus. Entretanto, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo: No s Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a ns tambm. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A inscrio da cruz descreve com exatido a situao de Jesus, aos olhos de Deus: Ele o rei que preside da cruz a um Reino de servio, de amor e de entrega. Jesus o Rei que apresenta aos homens uma proposta de salvao e que, da cruz, oferece a verdadeira vida. Ao lado de Jesus esto dois malfeitores, crucificados como Ele. Um insulta-O, representando bem aqueles que recusam a proposta do Reino. O outro pede a Jesus que se lembre dele quando vier com a sua realeza e a Sua resposta que naquele mesmo dia estaria consigo no paraso. A salvao autntica e definitiva comea a acontecer na cruz pois nela manifesta-se em plenitude a realeza de Jesus que perdo, renovao do homem e vida plena. Essa realeza abre-se a toda a humanidade e a cada pessoa que acolhe a salvao. Celebrar a Festa de Cristo Rei do Universo celebrar um Deus que serve, acolhe e ama. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos para conversa de f em famlia: - Neste dia, em que situaes vivi a minha f com determinao e entusiasmo? - Neste dia, em que ocasies pequei por omisso e no vivi adequadamente a minha f? ORAO EM IGREJA (Sl 50, 51) Compadecei-Vos de mim, Deus, pela vossa bondade, * pela vossa grande misericrdia, apagai os meus pecados. Lavai-me de toda a iniquidade * e purificai-me de todas as faltas. Porque eu reconheo os meus pecados * e tenho sempre diante de mim as minhas culpas. Pequei contra Vs, s contra Vs, * e fiz o mal diante dos vossos olhos. Assim justa a vossa sentena * e reto o vosso julgamento. Porque eu nasci na culpa * e minha me concebeu-me em pecado. Amais a sinceridade de corao * e fazeis-me conhecer a sabedoria no ntimo da alma. Aspergi-me com o hissope e ficarei puro, * lavai-me e ficarei mais branco do que a neve. Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria * e estremeam meus ossos que triturastes. Desviai o vosso rosto das minhas faltas * e purificai-me de todos os meus pecados. Criai em mim, Deus, um corao puro * e fazei nascer dentro de mim um esprito firme. No queirais repelir-me da vossa presena * e no retireis de mim o vosso esprito de santidade. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

SBADO, 30 de novembro / XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

Festa de S.Andr, apstolo


+ Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, men. R: A Graa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunho do Esprito Santo estejam connosco. Ns Vos suplicamos, Deus omnipotente, que, assim como o apstolo Santo Andr foi na terra pregador do Evangelho e pastor da vossa Igreja, seja tambm no Cu poderoso intercessor junto de Vs. Por Nosso Senhor PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo So Mateus (Lc 23,35-43) Quanto a ns, fez-se justia, pois recebemos o castigo das nossas ms aes. Mas Ele nada praticou de condenvel. E acrescentou: Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza. Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: Hoje estars comigo no Paraso. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A cruz o trono de um Deus cujo nico desejo reinar no corao dos homens atravs do amor e do dom da vida. A Festa de Cristo Rei desafia-nos a repensar a nossa vida e os valores que norteiam a nossa existncia. Diante deste rei despojado de tudo e pregado numa cruz por amor e para a construo do Reino, so completamente desadequadas quaisquer pretenses de honras, ttulos e aplausos e absolutamente ridculas todas as rivalidades, invejas e lutas por poder e glria. Falta-nos muito para percebermos totalmente a lgica da realeza de Jesus Cristo. No final deste Ano da F, muito importante que tomemos, de uma vez por todas, a deciso livre, consciente e responsvel de viver a nossa existncia real e concreta com a f, esperana e caridade de Cristo, que para ns e para a nossa salvao o Caminho, a Verdade e a Vida. Quem a Deus tem, nada lhe falta. S Ele basta. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Elementos para conversa de f em famlia: - Neste dia, em que situaes vivi a minha f com determinao e entusiasmo? - Neste dia, em que ocasies pequei por omisso e no vivi adequadamente a minha f? ORAO EM IGREJA (Sl 99, 100) Aclamai o Senhor, terra inteira, * servi o Senhor com alegria, vinde a Ele com cnticos de jbilo. Sabei que o Senhor Deus, * Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, ovelhas do seu rebanho. Entrai pelas suas portas dando graas, * penetrai em seus trios com hinos de louvor, glorificai-O, bendizei o seu nome. Porque o Senhor bom, * eterna a sua misericrdia, a sua fidelidade estende-se de gerao em gerao. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Conseguimos, durante esta semana, arranjar formas de dizer a toda a gente que Jesus o nosso nico Rei e de testemunhar que s Ele nos salva, realiza e nos felizes? Como? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

Paulo Costa

Potrebbero piacerti anche