Sei sulla pagina 1di 10

Pesca

Free site is hosted by

Build your own website on Tripod

Share T

Pesca&Dicas

NS PARA PESCA
Domingo, 18 de Julho de 2010

Em qualquer pescaria, um aspecto tcnico do qual o pescador no tem como fugir a confeco de um n, ainda que da forma mais simples. Os ns so utilizados principalmente para unir extremidades - como atar a linha aos anzis e snaps, por exemplo - e em emendas, nas quais so atadas duas linhas ou a linha a um encastoado de ao. Um aspecto real e bastante debatido relaciona-se ao enfraquecimento das linhas pelo n. Para fugir desse problema alguns pescadores so contrrios ao uso do leader. Porm, na pesca de predadores que brigam sujo, como tucunars e robalos, o uso de um bom leader indispensvel. E a o surgimento de colas para linhas de nylon se mostra como uma alternativa. Mas enquanto no inventarem uma linha que j "vem colada ao anzol" no haver como fugir completamente do n. A verdade que, se observados alguns detalhes bsicos, o atado de ns no traz maiores problemas. Vejamos ento quais so as principais regras para a confeco de um bom n: 1- Use o n correto para cada situao: so muitas as opes de ns que podem ser atados pelo pescador e cada um se adapta (ou tem um melhor desempenho) a uma situao especifica. 2- Evite atar linhas de dimetros muito diferentes: atar linhas de dimetros muito dspares dificulta bastante a execuo do n e, muitas vezes, compromete o seu resultado final. Caso seja necessrio fazer isso, utilize um n que se ajuste melhor essa condio. 3- Observe cuidadosamente a ordem correta dos passos: existe uma ordem adequada para a execuo de cada passo na hora de atar um n. Puxar uma laada no momento errado pode fazer com que o n se arrebente quando tracionado. 4- Apare bem as pontas da linha: depois de atar o n, apare bem as pontas da linha. Lembre-se que a linha s corre em ns mal dados. Portanto, se o n tiver sido atado de forma correta, a linha pode ser cortada bem rente, sem maiores problemas. 5- Utilize um trim para aparar a linha: o instrumento que apresenta melhor desempenho na hora de se cortar linhas e aparar suas pontas o trim. Ele finaliza de forma segura o atado, diminuindo muito os riscos de danificar a linha na hora de aparar as pontas. 6- Observe cuidadosamente o aspecto final do n: ns com aspecto ruim, laadas sobrepostas, e principalmente "mordidas na linha", devem ser cortados e refeitos. Afinal, no vale a pena arriscar... 7- Teste o seu n antes de comear a pescar: muitas vezes o n, embora apresente um timo aspecto visual, enfraquece a linha que pode arrebentar sem o menor esforo na fisgada do primeiro peixe. Puxando as partes
http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

unidas de forma moderada, o pescador pode descobrir se o n enfraqueceu a linha ou no, tendo assim a chance de refaz-lo. 8- No utilize produtos qumicos para lubrificar as laadas: como so muitos os polmeros usados na confeco das linhas de pesca, nunca se sabe quando um desses lubrificantes ir enfraquecer a linha. 9- Embora alguns no gostem dessa prtica, muitos pescadores acreditam que lubrificar o n com saliva melhora o seu desempenho e permite um melhor ajuste das laadas.

N nico
Este talvez seja um dos ns mais usados em funo da facilidade com que feito e pelo seu bom resultado final. recomendado para atar extremidades e pode amarrar a linha a um anzol, snap ou girador. Outro aspecto interessante que pode ser usado para linhas de grandes espessuras. Siga os passos e apare a ponta bem rente no final com um trim.
Passe a linha pelo olho do anzol e faa uma laada;

D 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;

Puxe a sobra e aperte at formar o corpo do n;

D o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.

N de sangue
um tipo de n muito interessante para ser usado em emendas de linha. Fcil de ser executado, ele apresenta a particularidade de conservar bem a resistncia natural da linha. Seu inconveniente o fato de que s deve ser

http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

usado para unir linhas de dimetros muito prximos. Com certeza a melhor opo para emendar a linha aps "aquela cabeleira com final trgico"... Ao final apare as pontas bem rente com o trim.
Firme as pontas que sero unidas;

Entrelace a extremidade direita e volte pelo centro; faa o mesmo com a outra ponta;

Firme as sobras e puxe as duas partes das linhas em sentido contrrio;

Apare as sobras.

Dois outros tipos de ns que o pescador precavido no pode deixar de conhecer so: o n "trilene" e o "n nico" para emendas. De atado extremamente til e simples, eles podem ser feitos tanto em casa, no momento dos preparativos para a pesca, quanto no barco ou barranco. Siga os passos e vamos l...

N trilene
O prprio para atar extremidades, ele uma das melhores opes para se prender o anzol, o snap ou o girador sua linha. Isso porque tem a propriedade de conservar quase que 100% da resistncia original da linha. Alm disso, para se atar um trilene no existem complicaes. s aparar rente com o trim e linha na gua.
Passe a linha duas vezes pelo olho do anzol;

http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

D 4 ou 5 voltas na linha e passe sua ponta pelo arco formado;

Aperte bem e apare as pontas.

N nico para emendas


uma variao de um dos ns que vimos semana anterior, o "n nico", que usado para atar extremidades. O "uniknot" para emendas , possivelmente, o mais simples dos ns de emenda. Contudo, no atado deste n, a linha perde uma parte considervel de sua resistncia.
Passe a linha pelo olho do anzol e faa uma laada;

D 4 ou 5 voltas sobre os segmentos que passaram pelo olho;

Puxe a sobra e aperte at formar o corpo do n;

D o aperto final, puxando pela linha principal e apare as pontas.

http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

N albright
Este talvez seja o n mais difcil de se fazer. Contudo, um dos mais usados pelos pescadores para atar os seus leaderes. Algumas caractersticas do albright justificam essa preferncia. Ele pode ser usado para atar linhas de dimetros muito diferentes e para atar a linha a um empate de ao encapado. E para completar, um dos ns que mais preservam a resistncia original da linha (dentre os usados para emendas). Para atar um bom albright, as melhores dicas so: pacincia e muita ateno para a ordem de puxar cada laada. Tambm bom que o pescador encontre uma forma pessoal para segurar as laadas com as mos, pois so tantas que tem que se tomar cuidado para no amarrar os dedos!!!

N de sangue compensado
Esta apenas uma variao do n de sangue simples, que j ensinamos. O interessante deste n que a compensao do nmero de voltas, no lado da linha fina, tende a equilibr-lo e evitar que a desigualdade das laadas cause o "amassamento" e, consequentemente, o enfraquecimento da linha fina. Com isso, ele pode tambm ser usado para unir linhas de dimetros diferentes, o que no era recomendado para o "blood knot" simples. Portanto, se voc gostou e se deu bem com o n de sangue, o n compensado uma tima opo!

<>

http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

N palomar
Um n de confeco simples para atar extremidades e, talvez, seja o preferido da maioria dos pescadores para essa situao, porque realmente apresenta algumas vantagens. Uma delas a particularidade de entrar em contato com a extremidade unida (anzol, snap, girador) com duas voltas da linha, isto , a linha passa dobrada pelo aro onde amarrada. Alm de apresentar resistncia extra, devido laada de unio que dobrada, o palomar ainda tem as timas caractersticas de no enfraquecer a linha e de nunca se desfazer, se bem apertado, o que pode ocorrer com outros ns. Um cuidado que deve se tomar, de no usar este n para linhas muito grossas (acima de 0,60 mm), pois as laadas no se ajustam adequadamente e o resultado final no bom neste caso. VEJA ABAIXO COMO DEVEMOS PROCEDER Este n usado para atar linha a um terminal, principalmente com linhas multifilamento. 1 - Faa uma ala de 25 centmetros e passe a linha dupla por dentro do olho de qualquer objeto que se deseje prender

2 - Logo aps faa uma meia volta com a linha dupla. Se possvel evite que as linhas se enrolem nesta etapa.

3 - Passe o objeto desejado por dentro da laada da linha dupla, um pouco alm da meia volta.

4 - Puxe a ponta da linha e a linha principal at que o n fique bem apertado. Corte a ponta da linha uns dois milmetros depois do olho do objeto


http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

Ns para iscas artificiais

1 2 3 4

Antes de inserir a ponta da linha pelo olho da isca artificial, faa um lao atravs de uma meia-volta alguns centmetros acima da ponta da linha. Passe a ponta da linha pelo olho da isca artificial e pelo lao. Segurando as espirais no lugar com uma mo, puxe com a outra a ponta da linha apenas at o n encostar. Ajuste as espirais formadas junto pata do anzol, lubrifique e aperte o n puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao n.

N para empate de anzol com pata

http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

1 2 3 4

Sobreponha cerca de 25 centmetros da linha sobre a haste do anzol e forme um crculo. Segurando as duas partes da linha junto pata do anzol com uma mo, com a outra pegue a parte do crculo mais prxima da curva do anzol e enrole bem justo as duas linhas linhas e a haste do anzol, no sentido da curva da pata. Segurando as espirais no lugar com uma mo, puxe com a outra a ponta da linha apenas at o n encostar. Ajuste as espirais formadas junto pata do anzol, lubrifique e aperte o n puxando as duas partes da linha em sentidos opostos. Corte a ponta da linha rente ao n.

N Homer Rhode Loop


Este um n fcil de ser feito e que pode ser utilizado com anzis, plugs, colheres e outras iscas artificiais. Sua principal caracterstica permitir um melhor trabalho da isca, pois atravs de um ala (loop) formada entre o n e o olho do anzol os movimentos da isca tornam-se mais livres, atraindo a curiosidade dos peixes. O Homer Rhode Loop um n bastante resistente e quando feito corretamente, torna-se ideal para aguentar a briga com peixes grandes. Pode ser feito com linha pesada, como a de 100 lb ou at mais. Faa um lao atravs de uma meia-volta, cerca de 10 cm acima da ponta da linha. Em seguida, introduza a linha pelo olho do anzol (ou isca artificial). Depois, passe a ponta da linha por dentro do lao e ento aperte um pouco este primeiro n, encostando-o ao anzol. No necessrio apertar forte Um segundo n ser feito, passando a ponta da linha em torno da principal. Este n deve ser apertado com bastante fora (um alicate pode ajudar a dar maior firmeza).

http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

Finalmente, puxe a linha principal para efetuar a unio dos dois ns, que ser feita a alguns centmetros do olho do anzol. Passar um pouco de saliva na linha, antes de correr os ns.

Eight Knot ( n do oito)


, sem dvida, o n mais simples e rpido para atarmos o encastoamento, encapado ou no, ao anzol.

Passe a ponta do encastoamento por dentro do olho do anzol, trazendo-a de volta, como mostra a figura.

Passe a ponta por trs do encastoamento e tambm por dentro da primeira argola formada

Segure o anzol e a ponta e puxe pelo encastoamento, at apertar bem. Corte rente.

Surgeon's knot
Um dos ns mais simples e rpidos para unir duas linhas de dimetros diferentes, para criar um "shock tippet". Ele funciona melhor se a resistncia da linha grossa for, no mximo, cinco vezes superior a da linha fina.

http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Pesca

Coloque as duas linhas lado a Como e as duas linhas fossem Repita novamente a operao a lado observando uma distn- uma s, d um n, fazendo com como se fosse dar um n cia de cerca de 15 cm entre as que ambas as linhas passem pela cego duplo. duas pontas argola como mostra a figura. No aperte.

Pegue as linha e as pontas, molhe N acabado. com saliva e puxe uniformemente Apare as pontas bem rente. at o n ficar bem apertado. voltar
| PESQUEIROS | NS PARA PESCA | RIO GUARA | ARTIGOS | BUSCA FONES | TEMPO | | HOME | RECEITAS | FOTOS | SPLIT SHOT | MASSAS | BUSCA CEP | E-MAIL | GIRADOR | EMPATE DE AO | Copyright - 2002-2003 - Pesca & Dicas - All rights reserved

http://jcornolo.br.tripod.com/nos_para_pesca.htm[18/07/2010 01:07:06]

Potrebbero piacerti anche