Sei sulla pagina 1di 12

APRECIAES ACERCA DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO NA ATUALIDADE

CAVICCHIOLI, Gabriela Spagnuolo UEL gabi_uel@hotmail.com ARAUJO, Francieli UEL franaraujouel@yahoo.com.br Eixo Temtico: Profissionalizao Docente e Formao Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo Em contexto respaldado sob forte vis de economia de mercado capitalista e iderio neoliberal, o presente texto tem como proposta central problematizar a identidade do pedagogo na atualidade. Na tentativa de vislumbrar o delineamento do perfil desse profissional docente na sociedade contempornea buscou-se, atravs de um exerccio reflexivo, em primeiro momento, ponderar a respeito do atual contexto histrico na qual a educao encontra-se inserida. Posteriormente buscou-se o entendimento da relao desta com a formao profissional do pedagogo. Durante a pesquisa ficou evidenciado que as diretrizes educativas so em grande medida, influenciadas pelas polticas pblicas dos organismos multilaterais. Nesse sentido, no que concerne a formao profissional do pedagogo, a LDB 9394/96 e as ltimas Diretrizes DCN/2006 - educacionais apontam para a necessidade de formao generalista, cuja finalidade maior centra-se em atender aos apelos scio-econmicos e polticos ligados ao processo educativo. Essa lgica permite a compreenso de que a formao do pedagogo generalista busca se adequar aos pressupostos neoliberais e a reestruturao produtiva, pois, apresenta como intuito primordial a formao de profissionais versteis, flexveis e polivalentes. Com efeito, esse trabalho buscou analisar tal temtica a partir de alguns referenciais tericos, tais como: AGUIAR; BRZEZINSKI (2006); FREITAS (2002); LIBNEO (2006); entre outros. Assim, o trilhar metodolgico da pesquisa pautou-se numa perspectiva qualitativa de estudo bibliogrfico. luz deste contexto, surge a possibilidade de reflexo a respeito da identidade do pedagogo no que tange a especificidade de seu trabalho, e sob este prisma que inquiri-se em torno da discusso entre o pedagogo generalista e o especialista. Para tanto, buscou-se analisar de maneira tnue o currculo do curso de Pedagogia que est em vigor. Palavras-chave: Identidade profissional do pedagogo; Pedagogia; Diretrizes. Introduo Pensar a questo da identidade do pedagogo requer uma anlise do atual contexto histrico. Em razo disso, sabe-se que as transformaes ocorridas constantemente na sociedade delineiam o perfil do profissional da educao, direta ou indiretamente, uma vez que a educao - objeto de estudo do pedagogo tem seu percurso traado de acordo com os

1547

interesses de diversos segmentos da sociedade - econmico; poltico; social; cultural - o que vem a refletir no papel do pedagogo e conseqentemente no curso de Pedagogia. Nesse sentido, dar-se- nfase ao contexto educacional com o intuito de refletir a respeito da formao do pedagogo e da ressignificao de sua funo na atualidade, investigando como est se dando a atuao nesta nova modalidade pedagogo generalista uma vez que a nova legislao referente formao pedaggica atribui a um nico profissional, duas funes, que at ento diziam respeito ao supervisor escolar e ao orientador educacional. Todavia, tem-se cincia de que no ser tarefa fcil discorrer sobre este assunto, devido a sua amplitude e complexidade. No entanto, pode-se compreender o desafio que analisar na atual conjuntura a identidade profissional do pedagogo, principalmente no que concerne a especificidade de seu trabalho. O papel do pedagogo na atualidade: dilemas e perspectivas Sabe-se que no Brasil, as polticas de formao de professores esto intrinsecamente atreladas s determinaes e orientaes dos rgos internacionais. Nota-se principalmente que os pases considerados do terceiro mundo, isto , que esto em franco desenvolvimento, necessitam adequar-se aos pressupostos neoliberais de competitividade e principalmente de reestruturao produtiva. Dentro desta perspectiva, so criados e incentivados pelas polticas pblicas, os Institutos Superiores de Educao (IES), que promovem uma formao em tempo mnimo e de baixo custo. Segundo Freitas (2002), esta orientao tem estado presente desde a dcada 70 com o direcionamento oficial de atrelamento da educao concepo tecnicista, que visa adaptao dos indivduos ao mercado de trabalho, no qual se materializa nas polticas pblicas das dcadas de 70 e 80. Desde a dcada de 1990, tm-se enfatizado as investigaes quanto formao de professores, visto que essa uma das temticas mais analisadas na rea de educao. Isso acontece, muitas vezes, devido s orientaes da produo internacional, que avalia o exerccio profissional do docente, seja em sua formao inicial ou continuada. luz destas reflexes que se intenta a princpio, neste trabalho, analisar o currculo do curso de Pedagogia, que est em vigor. Este ento foi reformulado pelas Diretrizes

1548

Curriculares Nacionais n. 1 de 15 de maio de 2006, regulamentando a atuao profissional do Pedagogo com exclusividade docncia, colocando as habilitaes do curso em extino.

Art. 13. Os docentes incumbir-se-o de: 1. Participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento do ensino; 2. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino; 3. Zelar pela aprendizagem dos alunos; 4. Estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento; 5. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, alm de participar integralmente dos perodos dedicados ao planejamento, avaliao e ao desenvolvimento profissional; 6. Colaborar com as atividades de articulao da escola com as famlias e a comunidade. (LDB 9394/96; Art. -13; inciso I a VI).

Para Libneo (2001), esta situao descaracteriza o profissional da educao enquanto cientista e pesquisador, pois, o pedagogo perde a capacidade de abranger e tratar dos mltiplos aspectos educacionais, j que se limita docncia, reiterando que todo docente um pedagogo, mas nem todo pedagogo precisa ser docente, simplesmente porque docncia no a mesma coisa que pedagogia (p. 37). No obstante, definir o que Pedagogia torna-se necessrio para a compreenso do profissional pedagogo. Portanto, assim Libneo (2001) a descreve:

[...] a Pedagogia ocupa-se, de fato, dos processos educativos, mtodos, maneiras de ensinar, mas antes disso ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante. Ela um campo de conhecimentos sobre a problemtica educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ao educativa. O pedaggico refere-se a finalidades da ao educativa, implicando objetivos sociopolticos a partir dos quais se estabelecem formas organizativas e metodolgicas da ao educativa. Nesse entendimento, o fenmeno educativo apresenta-se como expresso de interesses sociais em conflito na sociedade. por isso que a Pedagogia expressa finalidades sociopolticas, ou seja, uma direo explcita da ao educativa. [...] Pedagogia , ento, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemtico da educao, isto , do ato educativo, da prtica educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes bsicos de configurao da atividade humana (grifo do autor, p.22).

E ainda de acordo com Libneo (2001):

1549

Meu ponto de vista que o curso de Pedagogia o que forma o pedagogo stricto sensu, isto , um profissional no diretamente docente que lida com os fatos, estruturas, processos, contextos, situaes, referentes pratica educativa em suas variadas modalidades e manifestaes. A caracterizao do pedagogo stricto sensu torna-se necessria, uma vez que, lato sensu, todos os professores so pedagogos. Por isso mesmo importa formalizar uma distino entre o trabalho pedaggico, implicando atuao em amplo leque de prticas educativas, e trabalho docente, forma peculiar que o trabalho pedaggico assume na escola (ibid).

Assim, caberia ao pedagogo especialista trabalhar com o fenmeno educativo multidimensional, ou seja, atuaria nas inmeras modalidades da prtica educativa. A este profissional caberia a estruturao, organizao, orientao, coordenao e superviso do currculo escolar. Como se depreende, o trabalho docente assim um trabalho pedaggico. Portanto, no que se refere docncia, esta pode ser qualificada atualmente pela interferncia direta na realidade pedaggica (intencional e sistematizada), modificando o conhecimento social em contedo escolar, elegendo as melhores e as mais apropriadas metodologias. Nesta perspectiva, pode-se considerar que o docente deva participar das construes de formas de organizao do espao escolar para a democratizao do saber, sendo capaz de lidar com as adversidades educacionais e com as diversidades presentes no contexto escolar, em suma, fica claro que seu trabalho no se limita sala de aula. Em linhas gerais, o educador deve compreender todo o processo pedaggico e sua forma de organizao, colocando teoria e prtica juntas (ao-reflexo), pois ambas constituem-se indissociveis para o entendimento do profissional da educao. Desse modo, partindo da anlise da ao docente que se faz imprescindvel tambm ponderar a respeito da sua profissionalizao, levando em considerao as condies histricas, culturais e polticas na qual a profisso desempenhada e compreendida. Dessa forma, Libneo (2000) salienta:

[...] discutir a profissionalizao docente significa refletir sobre a afirmao do espao educativo, buscando a identidade profissional dos docentes, dos especialistas e dos funcionrios da educao, a fim de debater sobre a totalidade do ato educativo, sobre as relaes que se estabelecem no interior da escola, na atual conjuntura educacional ante as aceleradas mudanas sociais, culturais, cientfico-tecnolgica, polticas e econmicas do Pas (p. 276).

1550

Pode-se perceber que a docncia no tem mais um sentido restrito de ministrar aulas, mas tambm desempenha aes educativas a serem desenvolvidas no contexto escolar e noescolar, logo, ganha uma dimenso mais ampla. Neste sentido, com a reforma educativa promovida pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, reforou-se o carter pragmtico de educao ao propor medidas que mais uma vez vinculavam esta formao para o trabalho e ocupao de cargos. De acordo com Silva (2007), os cursos de pedagogia antes da LDBN 9.394/96, eram influenciados pelo modo de produo taylorista/fordista - diviso tcnica do trabalho - o qual levou ao surgimento de diferentes currculos para a formao do pedagogo nos Institutos de Ensino Superior (IES). Assim sendo, formar-se-ia o professor para Sries Iniciais, Educao Infantil, Matrias Pedaggicas para o Magistrio, como tambm o Administrador Escolar, o Supervisor Escolar e Orientador Educacional. Silva (2007) tambm afirma que, depois da nova LDBN 9.394/96, diversificaram-se as possibilidades de formao docente, onde esta tem por objetivo atender a flexibilizao da sociedade, bem como o novo perfil do trabalhador (verstil e comunicativo), atendendo a demanda do sistema produtivo. Surge, neste contexto, a concepo do pedagogo generalista, extinguindo as habilitaes por considerar-se um trabalho parcial, sem a compreenso do todo. Assim, o modo como as funes eram separadas visava - ao menos na teoria - a garantia mais efetiva da realizao do trabalho, uma vez que o orientador voltaria seu olhar para as necessidades do aluno e da comunidade, e o supervisor trabalharia com esses dados trazidos pelo orientador, auxiliando o professor e elaborando um currculo contextualizado realidade local. Entretanto, sabe-se que o supervisor e o orientador com tarefas divididas muitas vezes acabavam por realizar atividades desarticuladas e descontextualizadas. Neste trabalho, procuramos discutir e refletir acerca da atuao do pedagogo e de seu futuro na educao, no pretendendo defender as habilitaes, tampouco negar o profissional generalista. Do ponto de vista da profissionalizao docente e dos especialistas da educao, podese verificar, que o profissional da educao ainda busca construir uma identidade diante das atuais transformaes scio-econmicas do pas, j que fica claro, que partindo das polticas educacionais no h uma preocupao efetiva a respeito, pois na LDB atual, no existe a garantia de avaliao dos profissionais docentes da educao e de seus especialistas (LIBNEO, 2000).

1551

Sob este prisma, que Libneo (2006) e Garcia (1995), apiam o profissional da educao especialista, uma vez que, consideram que estes podero fortalecer a escola e os professores. Garcia (1995) em seu artigo O papel do especialista na escola atual discute a importncia do especialista enquanto profissional que sabe sua real funo no ambiente escolar brasileiro. Nesse sentido, a autora defende que existe uma especificidade na ao destes profissionais, a saber: orientador, supervisor e administrador escolar.

Defendo que existe uma especificidade na ao orientadora educacional, na ao supervisora e na ao administradora. Todos os profissionais da escola tm uma funo pedaggica, j que atuam numa agncia pedaggica. A empresa no brinca porque visa o lucro o material e o dinheiro -, a escola tambm visa o lucro, mas um outro tipo de lucro o lucro humano (GARCIA, 1995, p. 1).

De um modo geral, Garcia (1995) expe que estes profissionais tm a funo de desestabilizar e posteriormente apresentar subsdios ao professor, oportunizando com isso mais criticidade a atuao deste profissional em sala de aula. Portanto, de acordo com Garcia (1995 p. 3), se quisermos construir uma sociedade mais justa, igualitria, mais democrtica, preciso repensar a Administrao, a Orientao e a Superviso. Sobretudo, porque devemos repensar essas habilitaes a partir da anlise da conjuntura nacional e internacional. Segundo a autora, preciso ter competncia, desde a competncia organizativa, at a competncia argumentativa, da luta, para poder de fato se contrapor a esse rolo compressor que o neoliberalismo (p. 3). Para tal, a autora defende a idia de que haja uma reformulao dos cursos de formao de professores visando uma melhor formao destes, pois, somente assim, a escola ser capaz de desmascarar esta sociedade e buscar a transformao do status quo (GARCIA, 1995, p. 7), ou seja, a escola, ao invs de reproduzir a excluso que permeia a sociedade ser capaz de super-la. Nesta medida, tudo que acontece na escola uma questo poltica, sendo assim, o papel principal dos profissionais da educao assumir uma postura investigativa e discutir a educao, a escola e o projeto poltico pedaggico, compreendendo-os dentro do contexto scio-cultural, o qual a escola est inserida. Como afirma Libneo (2006), o Curso de Pedagogia poderia oferecer trs habilitaes, a saber: bacharelado em pedagogia, licenciatura em educao infantil em anos iniciais do ensino fundamental. O autor ainda alega que se deveria regulamentar nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia a formao de pedagogos especialistas,

1552

realizadas atravs de estudos tericos da pedagogia, preparao para investigao cientfica e para o exerccio profissional no sistema de ensino, nas escolas e em outras instituies educacionais, escolares e no-escolares. Ademais este curso especfico de Pedagogia e os cursos destinados formao de professores para a educao bsica, segundo Libneo (2006) tambm devem ser oferecidos nas faculdades de educao, logo, ambos os cursos na mesma instituio, articulados entre si, porm com uma estrutura curricular distinta. Nessa busca pelo entendimento das diretrizes do curso de Pedagogia e pela identidade profissional do pedagogo, que se compreende que no atual contexto mundial as polticas educacionais esto voltadas ao mercado de trabalho sob a gide de um sistema capitalista pautado em um iderio neoliberal. As polticas educacionais so frutos tambm de uma forte influncia de organismos multilaterais - UNESCO, Banco Mundial, Cepal - que delineiam um modelo de formao de professores de maneira fragmentada, pois, se por um lado temos a faculdade de educao que responsvel pelo curso de pedagogia e a formao pedaggica dos licenciados de outro lado temos os institutos de contedos especficos formadores de bacharis e licenciados (AGUIAR et al, 2006, p.820). Em linhas gerais, as DCNs do curso de Pedagogia orientam que este deve propiciar ao profissional da educao o conhecimento da totalidade dos fenmenos educativos.

A educao do licenciado em pedagogia deve, pois, propiciar, por meio de investigao, reflexo crtica e experincia no planejamento, execuo, avaliao de atividades educativas, a aplicao de contribuies de campos de conhecimentos, como o filosfico, o histrico, o antropolgico, o ambiental-ecolgico, o psicolgico, o lingstico, o sociolgico, o poltico, o econmico, o cultural. O propsito dos estudos destes campos nortear a observao, anlise, execuo e avaliao do ato docente e de suas repercusses ou no em aprendizagens, bem como orientar prticas de gesto de processos educativos escolares e no-escolares, alm da organizao, funcionamento e avaliao de sistemas e de estabelecimentos de ensino (Parecer CNE/CP n. 05/2005 apud AGUIAR et al, 2006, p. 831).

Desse modo, em consonncia com a ANFOPE (Associao Nacional pela Formao dos Profissionais da Educao), as diretrizes do curso de Pedagogia norteiam a formao do pedagogo de maneira mais abrangente, vislumbrando a atuao pedaggica em instituies escolares ou no escolares. Sob este prisma, a ANFOPE afirma: que necessria, uma nova compreenso que situe a educao, a escola, a pedagogia, a docncia e a licenciatura no

1553

contexto mais amplo das prticas sociais construdas no processo de vida real dos homens, com o fim de demarcar o carter scio-histrico desses elementos (BRASIL, 2006). Se, de acordo com Garcia (1995), existe uma especificidade na ao de cada profissional - orientador, supervisor e administrador escolar - vale indagar se o pedagogo generalista consegue realizar todas as funes a ele designadas nas instituies escolares. Ser que no se est sobrecarregando este profissional, prejudicando assim o trabalho pedaggico como um todo? Pe-se em questo a garantia da qualidade educacional, contudo, torna-se delicado cobrar qualidade de um investimento financeiro que no retorna lucro material aos seus investidores. Ser que em sua prtica os pedagogos no permanecero realizando o trabalho superviso escolar e orientao pedaggica de maneira distinta ou o que seria pior, de forma confusa? importante ressaltar que, a partir da dcada de 90, a educao passou a ser vista com outros enfoques, considerando as aes desempenhadas pelo professorado como complexa, alm do importante papel que exerce na construo de seus saberes. Neste sentido, pode-se afirmar a existncia de uma epistemologia prtica (GRILLO, 2000 apud VAGULA, 2005), que consiste na importncia da reflexo sobre a prtica, alm de uma auto-anlise sobre os saberes iniciais do docente. Assim, duas vises quanto educao so ressaltadas. Primeiramente a viso tradicional, que visa o professor como transmissor do conhecimento, especializado em uma nica disciplina - a de sua responsabilidade traduzindo os conhecimentos de forma fragmentada, seguindo o paradigma cartesiano de Cincia, de forma repetitiva e pragmtica, alm de ter uma prtica pouco valorizada. J a viso atual considera o docente como mediador do conhecimento, produtor de saberes que devem ser considerados e provenientes de sua experincia profissional. Desta forma, pode-se afirmar que, segundo TARDIF (2002) apud VAGULA (2005), o mesmo interage diretamente no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que esse conjunto de saberes orienta sua prtica. Todavia, no se pode esquecer que estes saberes so influenciados pela organizao institucional, seja por meio de currculos, programas, regimentos, projetos, entre outras diretrizes, podendo levar ao afastamento da reflexo prtica docente versus formao inicial e/ou continuada. Deve-se estar atento com a relao teoria/prtica, ou seja, a prxis pedaggica, que engloba a reflexo assdua dos saberes adquiridos e construdos, paralelamente prtica

1554

desenvolvida na instituio escolar. Tal reflexo permite ao professor obter certa criticidade quanto suas aes, no se inserindo no sistema tradicional de reprodues e tcnicas1. De acordo com TARDIF (2002) apud VAGULA (2005, p. 106), aps vinte anos de pesquisa, conclui-se que os saberes dos professores se baseiam em sua experincia na profisso e em suas prprias competncias e habilidades individuais. Deste modo, sugere-se a transformao da escola em um espao de desenvolvimento social, a fim de instigar o docente a ser produtor de mltiplos saberes ao invs de reprodutor de tcnicas, visto que este est inserido em um contexto histrico-cultural e sua ao pessoal e profissional no apenas de ordem individual. Neste sentido, VAGULA (2005, p.108) afirma a importncia de criarem-se oportunidades para que o professor atue de forma autnoma:

Se os saberes da prtica dos professores precisam ser valorizados, importante que se criem, por um lado, oportunidades para que atuem de forma autnoma, e, por outro, que desde sua formao inicial, enquanto profissional, possa lanar um novo olhar sobre a construo de seus saberes e das relaes que estabelece com cada um, para que possa interlig-los.

Ressalta-se ainda que, em relao a isto, os professores, ao chegarem a uma determinada trajetria profissional, afirmam no estarem preparados para enfrentar as condies de trabalho, alm de pensarem se escolheram corretamente sua profisso, tendo assim um choque da realidade. Depara-se com duas formas de formao profissional: a tcnica centrada na transmisso e reproduo de conhecimentos e a qual se refere ao professor como indivduo crtico-reflexivo, que produz saberes mltiplos a partir da relao teoria e prtica, permitindose repensar sua prpria prtica pedaggica e construir sua identidade. Assim sendo, segundo VAGULA (2005, p. 112):

dessa forma que entendemos que o professor, ao repensar o seu prprio fazer pedaggico, pode vir a (re) construir novos saberes que lhe possibilitem uma prtica pedaggica baseada na autonomia e na mobilizao. Pode-se concluir, ento, que a formao do professore caracteriza-se como um processo contnuo, a qual no se reduz somente formao inicial.

Muitos professores so considerados reprodutores de tcnicas e conhecimentos produzidos por outros, alm de serem vistos como agentes sociais, submetidos ao assistencialismo e caridade.

1555

Desta forma, quando surgem situaes inesperadas, o professor necessita formular respostas inditas, tomando decises. Partindo de uma formao tradicional, pragmtica e reprodutora, tal profissional no ter subsdios para assim fazer. Para tanto cabe ressaltar que se torna imperativo o pedagogo pesquisador, pois, ele no lida com pedagogias compensatrias - que tenta suprir atravs de tcnicas a deficincia em uma determinada rea - j que acredita ser necessrio analisar o problema mais profundamente, passando da conscincia ingnua conscincia crtica. Dessa maneira, segundo BRZEZINSKI (2007), (...) a proposta curricular do curso de pedagogia formar o pedagogo com carter cientfico, acadmico, poltico, tcnico, didtico-pedaggico. Assim, o eixo orientador do curso de pedagogia o trabalho pedaggico escolar e no escolar e no somente para a ensinagem. Pode-se compreender com isso, que a produo de conhecimento deve ser articulada entre ensino, pesquisa e extenso no curso de Pedagogia. A educao dessa forma um processo contnuo e histrico, sendo construda pelo homem e para o homem. Nesse sentido, a educao - sendo uma prtica social, pois transformadora - vista, portanto, como primordial, frente ao nosso cenrio contemporneo. Concretiza-se com isso a necessidade do aprofundamento terico e prtico do Curso de Pedagogia realizado prioritariamente em nvel superior. O curso de formao de professores trata do que especfico da educao, ou seja, a transmisso e assimilao do conhecimento historicamente construdo. Logo, cabe ressaltar a importncia de o pedagogo ter clareza quanto a sua formao, seja ela generalista ou especfica orientador educacional; supervisor escolar. Consideraes finais Iniciar a finalizao de um trabalho no tarefa fcil, pois na medida em que a investigao vai caminhando, percebe-se a necessidade de adensar ainda mais as reflexes e anlises. Portanto as ltimas consideraes pretendem enfatizar as discusses ofertadas ao longo do presente estudo. Desta forma, guisa de concluso, observa-se que o caminho percorrido para a construo das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia sempre esteve permeado por contradies e embates ideolgicos, que por sua vez dificultam situar a identidade do pedagogo na contemporaneidade.

1556

Analisando a LDB 9394/96, nota-se que existe o desejo por um profissional educativo que se conduza pelos princpios norteadores das Agncias Internacionais para a Educao do Sculo XXI: aprender a conhecer, unindo teoria e prtica, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser. Assim, os saberes necessrios do educador so entendidos como os de preparar os alunos para o exerccio da cidadania, para o trabalho em geral e para o desenvolvimento de habilidades e de competncias. Pode-se afirmar que o pedagogo esta perdendo sua especificidade, uma vez que o curso de Pedagogia forma o profissional generalista, o que se torna interessante numa perspectiva Neoliberal, que almeja formar profissionais polivalentes; multifuncionais, versteis, ou seja, aptos a atender demanda do sistema produtivo contemporneo. Corrobora-se com esta afirmao o fato de que a pedagogia vigente possui funes sociais, determinadas pelo nosso atual momento histrico que exige do indivduo inserido neste contexto, um olhar crtico frente s transformaes que ocorrem de maneira repentina em todos os mbitos da sociedade. Diante desse quadro scio-educacional, que se considera ser imperativo definir as especificidades do profissional docente, que deixa de ser somente um propagador de conhecimentos construdos socialmente para assim atender a nova demanda pedaggica, resultante das polticas pblicas nacionais e internacionais que visam adequar a escola e seus agentes educativos aos padres de mercado. Tudo que acontece na escola uma questo poltica, sendo assim, o papel principal dos profissionais da educao assumir uma postura investigativa e discutir a educao, a escola e o projeto poltico pedaggico, compreendendo-os dentro do contexto scio-cultural, o qual a escola est inserida. Neste sentido, apesar dos percalos da formao de professores e a sua histrica determinao de condicionamento aos rgos internacionais e ao setor econmico, continuase a busca pela identidade destes profissionais, para que possam, alm de realizar um trabalho de qualidade na escola, formando cidados crticos, reflexivos, aptos a atuar de maneira profcua na sociedade, sentirem-se valorizados e realizados em sua profisso. Sabe-se que discutir a respeito da identidade do profissional da educao fundamental, at mesmo para situar nosso atual contexto educacional. Com efeito, estas so as algumas apreciaes realizadas de maneira tnue, com relao identidade profissional do pedagogo. Deste modo, diante do exposto, pode-se considerar que preciso resgatar a identidade destes profissionais, para os mesmos possam realizar um

1557

trabalho de qualidade na escola, formando cidados crticos, reflexivos, aptos a atuar de maneira profcua na sociedade. REFERNCIAS AGUIAR, Mrcia Angela da S., BRZEZINSKI, Iria, FREITAS, Helena Costa L. et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formao do profissional da educao. Educ. Soc., out. 2006, vol.27, no.96, p.819-842. ISSN 0101-7330. BRASIL, Conselho Nacional de Educao Conselho Pleno. Resoluo CNE/CP n 01,de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduao em Pedagogia, licenciatura. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9394/96. BRZEZINSKI, Iria. Palestra realizada no Anfiteatro Maior do CCH, durante a IX Semana da Educao: Polticas e Gesto da Educao: dilemas e perspectivas- Uel, realizada em 31 de maio de 2007, Londrina Paran. FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formao de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formao. Educ. Soc. , Campinas, v. 23, n. 80, 2002 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302002008000009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 Junho 2008. doi: 10.1590/S010173302002008000009 GARCIA, Regina Leite. Sntese das anotaes dos especialistas no encontro com a professora Regina L. Garcia. Palestra: O papel do especialista na escola atual. In: Evento: O papel do especialista na escola atual; Inst. Promotor-financiadora: Secretaria Municipal de Educao de Itaja, 1995. LIBNEO, Jos Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecises tericas e concepo estreita da formao profissional de educadores. Educ. Soc. , Campinas, v. 27, n. 96, 2006 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302006000300011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 June 2008. doi: 10.1590/S010173302006000300011. LIBNEO, Jos Carlos; Oliveira, D. A e Toschi, M. Poltica Educacional. So Paulo: Cortez. 2000. LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e pedagogos para qu? 4. ed. So Paulo: Cortez, 2001. VAGULA, Edilaine. O professor, seus saberes e sua identidade. IN: Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, 2005.

Potrebbero piacerti anche