Sei sulla pagina 1di 12

A IDENTIDADE DO PEDAGOGO E AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES DE PEDAGOGIA

SILVA, Fabiana dos Santos Franco da UEL fabbyfranco@yahoo.com.br rea Temtica: Educao Histria e Polticas Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo Este artigo tem por objetivo abordar o processo de construo da identidade do pedagogo, fazendo um resgate histrico do professor/pedagogo no Brasil e trazer algumas concepes tericas sobre a atuao do pedagogo. A histria da educao traz importantes contribuies para uma compreenso mais profunda sobre esse processo de constituio da identidade do professor/pedagogo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia trouxeram algumas mudanas com relao identidade do pedagogo principalmente quando coloca a docncia como base para a profisso , o que torna relevante uma reflexo sobre suas interferncias para o mercado de trabalho. Podemos perceber que as Diretrizes vm de um longo processo de lutas para o seu estabelecimento, pois so muitos os questionamentos sobre o curso de Pedagogia, no sentido de estar ou no a servio da lgica do mercado. Mas isso tambm gera uma nova dvida: a Pedagogia deve ou no acompanhar as mudanas do mercado de trabalho? A atuao docente sempre esteve diante de lutas e entraves para sua profissionalizao, buscando uma identidade prpria. E quando enfim regulamentada as Diretrizes para o curso de Pedagogia, ainda existem inmeras controvrsias por parte dos tericos quanto a identidade do pedagogo. Por isso necessrio trazer alguns autores, tais como Aguiar et al (2006), Evangelista (2008), Gadotti (1983), Garcia (1995), Libneo (2006) e Saviani (2007), para esta discusso, pois estes pesquisadores, com certeza, tem grandes contribuies para a formao de professores/pedagogos. Este artigo no esgota esta discusso, pois este no o objetivo, mas o que pretendemos trazer uma reflexo bem fundamentada acerca das Diretrizes de Pedagogia, assim como pesquisas que tem em foco o papel do pedagogo. Palavras-chave: Identidade do Pedagogo; Diretrizes Curriculares; Mercado de Trabalho.

O presente texto tem como finalidade abordar o processo de construo da identidade do pedagogo, j que esta tem sido uma temtica de grande relevncia para o momento atual, principalmente pela aprovao das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Para entendermos melhor essa formao da identidade do pedagogo buscaremos fazer um breve resgate da histria da formao do professor/pedagogo, pois assim fazendo, teremos

550

uma viso panormica geral para, enfim, chegarmos a algumas concluses ou mesmo levantarmos alguns questionamentos. Importante para nossa discusso analisar as concepes de diferentes autores sobre a identidade do pedagogo, afinal, extremamente necessrio conhecer as abordagens tericas dos pesquisadores que tanto tm contribudo para a construo da histria da Pedagogia. Este trabalho no esgotar o assunto aqui abordado, pois o tema precisa ser discutido de forma aprofundada e muito bem fundamentada, levando em considerao suas diferentes abordagens, j que a identidade do pedagogo encontra-se em construo, estando ainda numa forma bastante controversa e indefinida. Comecemos ento com o incio da atuao docente no Brasil, j que, apenas em 1939 que se estabeleceu o curso de Pedagogia. Sabemos que foram os jesutas que deram o pontap inicial no processo de ensinoaprendizagem no Brasil, apesar das motivaes religiosas, pois era um modelo de professorado tutelado pela Igreja. Com o passar do tempo, com o movimento de secularizao e de estatizao do ensino (NVOA, 1995, p.15) comeam a ocorrer algumas mudanas no campo da docncia:

O processo de estatizao do ensino consiste, sobretudo, na substituio de um corpo de professores religiosos (ou sob o controlo (sic) da Igreja) por um corpo de professores laicos (ou sob o controlo (sic) do Estado), sem que, tenha havido mudanas significativas nas motivaes, nas normas e nos valores originais da profisso docente: o modelo do professor continua muito prximo do modelo do padre (NVOA, 1995, p.15) (grifo do autor).

Alm disso, a funo docente ainda no se constitui com um carter de profissionalizao, mas sim como um trabalho secundrio, segundo afirmao de Antnio Nvoa (1995, p.15): Inicialmente, a funo docente desenvolveu-se de forma subsidiria e no especializada, constituindo uma ocupao secundria de religiosos ou leigos das mais diversas origens. Essa condio passa a sofrer transformaes a partir do incio do sculo XVIII, momento o qual [...] havia j uma diversidade de grupos que encaravam o ensino como ocupao principal, exercendo-a por vezes a tempo inteiro (NVOA, 1995, p.16) (grifo do autor). No sculo XIX podemos visualizar um primeiro momento de preocupao com a formao de professores. Isso se evidencia com a criao da escola de primeiras letras em

551

1823. Esta escola se caracterizava pelo mtodo de ensino mtuo e a partir da que nasce a preocupao de preparar professores para atuarem atravs deste mtodo uma primeira tentativa de formao docente, apesar da falta de fundamentao terica, pois era uma preparao voltada principalmente para a prtica (TANURI, 2000). Segundo Leonor Tanuri (2000), em 15/10/1827 aprovada a Lei que determina a realizao de exames de seleo para professor. At ento no havia um curso ou escola que formasse o docente. A primeira escola normal brasileira foi criada na Provncia do Rio de Janeiro, pela Lei n 10, de 1835 (TANURI, 2000, p.64), sendo esta a primeira a ser estabelecida e mantida pelo Estado. No entanto, esta escola no teve muito xito, nem com seu tempo de durao e nem mesmo na qualidade de ensino, j que este se baseava no mtodo de ensino mtuo. Segundo Saviani (2007, p.104) [...] nos sculos XVII, XVIII e XIX a nfase das proposies educacionais se dirigia aos mtodos de ensino formulados a partir de fundamentos filosficos e didticos. Podemos nos perguntar por que fazer este resgate histrico para poder delinear a identidade do pedagogo? Para responder esta questo interessante nos reportarmos fala de Libneo (2001, p. 39): A histria dos estudos pedaggicos, do curso de Pedagogia, da formao do pedagogo e de sua identidade profissional est demarcada por certas peculiaridades da histria da educao brasileira desde o incio do sculo. Desta maneira, ao destacarmos certos acontecimentos da histria da formao do professor/pedagogo bastante relevante, j que esta nos fornecer as bases para uma reflexo slida e bem fundamentada para a discusso que aqui est proposta. Podemos perceber ento, que a histria da educao brasileira permeada de avanos e retrocessos, o que sem dvida alguma era refletido na formao de professores. Nesse sentido, segundo Saviani (2007, p.104) [...] no sculo XX a nfase se desloca para os mtodos de aprendizagem, estabelecendo o primado dos fundamentos psicolgicos da educao, ou seja, h uma mudana na tendncia pedaggica, onde a centralidade deixa de ser o professor (ensino) e passa a ser o aluno (aprendizagem). Para Libneo (2001, p. 39) at os anos 20 [...] a cincia pedaggica [...] fortemente influenciada pela Pedagogia catlica e herbartiana [...]. A partir dos anos 30 o Brasil passa a ser influenciado pela concepo norte-americana da educao nova, que segundo Saviani (2007, p.105) nesse contexto emerge uma nova concepo pedaggica com um novo modelo

552

de formao docente, o qual d muita [...] nfase na experincia do aluno instaurado em agente da prpria aprendizagem [...]. Essas transformaes na educao brasileira vo acontecendo no decorrer do sculo XX e junto a isso podemos perceber dificuldades na formao do profissional da educao, pois em meio a essas mudanas vai se tornando difcil a elaborao da identidade do pedagogo. Portanto, no podemos ignorar todo esse histrico da educao brasileira na formao da identidade do pedagogo. Em 1939 regulamentado o curso de Pedagogia no Brasil, na verdade o Bacharel em Pedagogia ou chamado tcnico em educao (LIBNEO, 2001, p. 38), de acordo com o Decreto-Lei n 1.190. Segundo Saviani (2007, p.116):

Considerado como referncia para as demais escolas de nvel superior,o paradigma resultante do Decreto-Lei n.1.190 se estendeu para todo o pas compondo o modelo conhecido como esquema 3+1, adotado na organizao dos cursos de licenciatura e de Pedagogia. Os primeiros formavam os professores para ministrar as vrias disciplinas dos currculos das escolas secundrias. Os segundos formavam os professores para exercer a docncia nas escolas normais. Em ambos os casos vigorava o mesmo esquema, isto , trs anos para o estudo das disciplinas especficas e um ano para a formao didtica. Ao ser generalizado, o modelo de formao de professores em nvel superior perdeu sua referncia de origem, cujo suporte eram as escolas experimentais s quais competia fornecer uma base de pesquisa que pretendia dar carter cientfico aos processos formativos.

Podemos perceber mais uma mudana, e claro um avano na histria da educao brasileira. Ao mesmo tempo, como Saviani (2007) destacou, a formao de professores perde sua referncia, mas a partir do estabelecimento do curso de Pedagogia que poderemos iniciar o processo de construo de identidade do pedagogo de forma mais legtima. Libneo (2001, p. 40) afirma que nos anos 50 inicia-se a propagao de novas teorias educacionais originadas nos EUA e rotuladas com a expresso tecnicismo educacional, que se intensifica nos anos 70. Essas novas teorias educacionais refletem diretamente na formao do pedagogo, j que em 1968 entra em vigor a Lei 5.540, da reforma universitria que traz nova regulamentao para o curso de Pedagogia. Essa mudana, que se concretiza com o Parecer 252/69, marcada pela deliberao das habilitaes tais como Orientao Educacional; Administrao Escolar; Superviso Escolar; Inspeo Escolar; Ensino das disciplinas e atividades prticas dos cursos normais (SAVIANI, 2007, p.120).

553

Mais uma vez somos espectadores de mudanas no campo educacional, no que toca diretamente a formao do pedagogo. Mas ao analisarmos estas mudanas possvel perceber que na verdade o que a impera a lgica do mercado de trabalho. Neste momento o sistema exige profissionais especialistas, ou seja, funes fragmentadas, sem a viso do todo, apenas voltada para a especificidade do objeto de trabalho. Sobre isso Saviani (2007, p.120) argumenta:

As habilitaes visavam formao de tcnicos com funes supostamente bem especificadas no mbito das escolas e sistemas de ensino que configurariam um mercado de trabalho tambm supostamente j bem constitudo, demandando profissionais com uma formao especfica que seria suprida pelo Curso de Pedagogia, ento reestruturado exatamente para atender a essa demanda.

E ainda:

[...] Trata-se, em suma, daquilo que estou denominando concepo produtivista de educao que, impulsionada pela teoria do capital humano formulada nos anos 50 do sculo XX, se tornou dominante no pas a partir do final da dcada de 1960 permanecendo hegemnica at os dias de hoje (SAVIANI, 2007, p.121).

Este foi mais um momento de transformaes para o curso de Pedagogia e bastante consistente para o processo de construo da identidade do pedagogo. Nesse sentido as habilitaes contriburam para a fragmentao das funes do pedagogo, acompanhando o movimento do mercado de trabalho. No entanto, as mudanas no param por a. Segundo Aguiar et al. (2006), em 1975 foi aprovada pelo Conselho Federal de Educao (CEF) a Indicao que tinha como proposta a extino do curso de Pedagogia. Esta situao provocou o descontentamento por parte dos profissionais da educao, que se mobilizaram nacionalmente, atravs do I Seminrio de Educao Brasileira, o qual se transformou em marco histrico no Movimento dos Educadores que aspirava subverter a tradicional ordem de cima para baixo nas decises sobre as questes educacionais (AGUIAR et al., 2006, p.823). A busca por identidade tambm demonstrada pelos educadores atravs de manifestaes como esta que acaba de ser mencionada. Alm disso no h como no deixar de lembrar aqui a I Conferncia Brasileira de Educao (CBE), realizada em 1980, que teve

554

como tnica os questionamentos contra as polticas educacionais da ditadura (AGUIAR et al., 2006, p.823). A dcada de 1980 marcada por um movimento pela revalorizao da educao pblica (LIBNEO, 2001, p. 41), onde [...] as aes dos educadores visavam redefinio e busca da identidade do curso de pedagogia no elenco dos cursos de formao de professores (AGUIAR et al., 2006, p.824). Este momento de grande importncia histrica para o processo de construo da identidade do pedagogo, pois vemos claramente essa busca por uma definio e um descontentamento com relao as polticas educacionais. Toda essa movimentao contribuiu para novos direcionamentos do Curso de Pedagogia, dentre os quais possvel citar a caracterizao da docncia como base da identidade do pedagogo e tambm a base comum nacional (SAVIANI, 2007). Durante a dcada de 1990 h uma continuao da luta por reformulaes no Curso de Pedagogia, que pode ser visto pelas mudanas ocorridas atravs da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9394/96 e atravs do movimento pela construo das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNCP). Sobre a construo das DCNCP, podemos colocar a ANFOPE (Associao Nacional pela Formao dos Profissionais da Educao) como a entidade que encabea esse movimento. Nesse processo o eixo norteador da formao do pedagogo tem a docncia como base, alm de outros fatores. O processo de construo das DCNCP foi longo e cheio de lutas e desafios, que se inicia na dcada de 1980 e se finaliza em 2006 com a homologao do documento. A lgica do processo de construo da identidade do pedagogo seria a de concluir que juntamente com a homologao do documento que define as DCNCP, esta identidade estaria definida. Entretanto, h controvrsias e muito ainda que se discutir a respeito, pois atualmente vemos uma infinidade de investigaes sobre a temtica abordada aqui. Talvez, diante de todo esse processo histrico que aqui foi explicitado de forma breve, no ser possvel chegar a uma concluso acerca da identidade do pedagogo. Mas o que est ao alcance de todos buscar em outros autores algumas concepes sobre a identidade do pedagogo, para assim elaborar, talvez, um constructo acerca do assunto que aqui vem sendo abordado. Partindo deste pressuposto, sensato ento, retomar algumas concepes, iniciando com Garcia (1995), a qual defende o papel do especialista dentro da escola, ou seja, o

555

Orientador Educacional, o Supervisor Educacional e o Administrador Escolar. A partir desta perspectiva a autora traz algumas caractersticas e funes de cada um destes especialistas educacionais.

[...] o papel dos Supervisores problematizar os contedos pedaggicos, funo especfica da Superviso, pr em questo se uma criana pode ou no pode aprender tal contedo. Ento eu convidaria os Orientadores a investigar o que a criana aprende e o que ela j sabe para participar tambm dessa discusso, colocando em questo as verdades pr-estabelecidas e definitivas em relao prontido e limites da aprendizagem (GARCIA, 1995, p. 7).

Garcia (1995, p. 8) ainda aponta mais: O Supervisor Escolar tem que dar o cho aos professores, ajudando-os a ensinar melhor e a sentirem mais satisfeitos com o resultado de seu trabalho. A autora tambm traz um pequeno adendo da funo do Administrador Escolar
(AE):

O AE vai interferir no currculo no sentido de organizar o espao pedaggico. Ele tem a formao especfica, os conhecimentos para melhor organizar espao, tempo e os recursos humanos, materiais em funo do processo ensino e aprendizagem, ou seja, do professor e dos alunos, para isso que existe o AE (GARCIA, 1995, p. 11).

Ao analisar estes pequenos trechos, possvel perceber que segundo Garcia (1995) as habilitaes determinadas no Parecer 252/69 so necessrias a realidade escolar, sendo, portanto, explicitadas desta maneira a/s identidade/s do pedagogo. Como j foi dito anteriormente far-se- uma discusso sobre as vrias concepes acerca da identidade do pedagogo. Desta forma numa segunda concepo, Moacir Gadotti (1983, p.57) diz que: [...] o papel do pedagogo um papel poltico. Sempre que o pedagogo deixou de fazer poltica, escondido atrs de uma pseudo-neutralidade da educao, estava fazendo, com a sua omisso, a poltica do mais forte, a poltica da dominao. E ainda acrescenta:

O educador, o filsofo, o pedagogo, o artista, o poltico tm e tiveram, historicamente, um papel eminentemente crtico: o papel de inquietar, de incomodar, de perturbar. A funo do pedagogo parece ser esta: contradio (opressoroprimido, por exemplo) ele acrescenta a conscincia da contradio (GADOTTI, 1983, p. 58) (grifo do autor).

556

A anlise da fala de Gadotti (1983) leva a identificar que a identidade do pedagogo frente sociedade e a educao, no que toca sua funo, no neutra, sendo caracterizada pela criticidade, assumindo seu papel poltico. Esta concepo no se encaixa de forma alguma dentro do tecnicismo educacional (LIBNEO, 2001), onde dado nfase muito forte a prtica educativa, ao saber fazer e que leva a funes fragmentadas. Ao contrrio, esta viso sobre o pedagogo carece de uma formao crtica e bem politizada frente s desigualdades existentes na sociedade capitalista da atualidade. Para Aguiar et al. (2006), assim como para a ANFOPE, a identidade, no s do pedagogo, mas tambm de todo profissional da educao, est na docncia como base. Esta concepo se encontra no eixo central das DCNCP (BRASIL, 2006), que diz em seu Art. 2 e Art. 4:

Art. 2 As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia aplicam-se formao inicial para o exerccio da docncia na Educao Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Mdio, na modalidade Normal, e em cursos de Educao Profissional na rea de servios e apoio escolar, bem como em outras reas nas quais sejam previstos conhecimentos pedaggicos.

Art. 4 O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se formao de professores para exercer funes de magistrio na Educao Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Mdio, na modalidade Normal, de Educao Profissional na rea de servios e apoio escolar e em outras reas nas quais sejam previstos conhecimentos pedaggicos.

Mas a docncia no o nico eixo das DCNCP, o que pode ser observado na leitura dos artigos acima mencionados. E sobre isso Evangelista (2005, p.2) argumenta: Para o CNE [Conselho Nacional de Educao], o pedagogo um licenciado apto a atuar tanto na docncia quanto nas funes de administrao do sistema escolar, ou seja, apto a realizar o trabalho pedaggico em sentido amplo (grifo nosso). Para o CNE a identidade do pedagogo vai alm da docncia, com funes amplas e bastante abrangentes. Sobre o papel do pedagogo Evangelista (2005, p. 9) afirma:

557

De meu ponto de vista, a proposta de formao do gestor e a secundarizao da formao do intelectual da educao atende perfeitamente aos desideratos dessas agncias [internacionais] e demonstra nosso pouco conhecimento tanto de suas formas de funcionamento, quanto dos tpicos que insere na agenda educacional brasileira. De outro lado, essa escolha pode revelar ainda que esteja inconsciente nas propostas que o Estado e o capital so, de fato, os sujeitos histricos determinantes de nosso trabalho educativo.

O fato de o Brasil sofrer forte influncia de agncias internacionais, que muitas vezes ditam as regras do que deve ser seguido no mbito educacional, interfere de forma extraordinria na identidade do pedagogo. Ao fazer a anlise do seguinte fragmento retirado de um dos escritos de Libneo (2006, p.15), [...] todo profissional que lida com a formao de sujeitos, seja em instituies de ensino, seja em outro lugar, um pedagogo, possvel ver mais uma concepo da identidade do pedagogo. J para Saviani (2007, p.130) a identidade do pedagogo est intimamente relacionada com sua formao profissional:

De um curso assim estruturado espera-se que ir formar pedagogos com uma aguda conscincia da realidade onde vo atuar, com uma adequada fundamentao terica que lhes permitir uma ao coerente e com uma satisfatria instrumentao tcnica que lhes possibilitar uma ao eficaz.

H algumas consideraes a fazer acerca da formao do pedagogo, de acordo com a afirmao acima. Afinal esta discusso acerca da identidade do pedagogo esta envolvida diretamente a sua formao. E nesse sentido muito relevante as discusses sobre as DCNCP, partindo das possibilidades nelas estabelecidas para as funes do pedagogo. Desta maneira, pertinente lembrar do seguinte trecho de Libneo (2006, p.12) ao fazer uma crtica acerca da abrangncia das funes do pedagogo:

[...] difcil crer que um curso com 3.200 horas possa formar professores para trs funes que tm, cada uma, sua especificidade: a docncia, a gesto, a pesquisa, ou formar, ao mesmo tempo, bons professores e bons especialistas, com tantas responsabilidades profissionais a esperar tanto do professor como do especialista. Insistir nisso significa implantar um currculo inchado, fragmentado, aligeirado, levando ao empobrecimento da formao profissional.

558

Parece que mais uma vez o Curso de Pedagogia est seguindo a lgica do mercado de trabalho. O que leva essa discusso a enveredar por esta anlise voltar o olhar para o que vem acontecendo na atual sociedade contempornea e neoliberal. Segundo Libneo, Oliveira e Toschi (2003, p.78) ao abordarem a questo do mercado de trabalho dentro da perspectiva neoliberal, dizem o seguinte:

[...] as demandas por elevao da qualificao do trabalhador, em razo da organizao mais horizontal do trabalho, das mltiplas tarefas, da necessidade de treinamento e de aprendizagem permanente, da nfase na co-responsabilidade do trabalhador [...] (grifo nosso).

Atualmente o mercado de trabalho exige um trabalhador que tenha mltiplos conhecimentos, uma viso generalista, que tenha interesse e disposio para uma formao continuada, uma aprendizagem permanente para o trabalho. o que afirmam Santos e Andrioli (2008, p. 4):

[...] o mercado exige pessoas polivalentes, flexveis, geis, com viso dos todo, conhecimentos tcnicos e um relativo domnio na rea de informtica, que falem, leiam e escrevam em vrios idiomas, que possuam habilidades mltiplas, e assim por diante. Quem no estiver de acordo com as exigncias do mercado excludo do processo produtivo e isso significa desemprego, misria, fome [...].

Ser que este no tem sido o vis das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia? Muito foi criticado quando o tecnicismo educacional era a lgica do mercado, e assim a reformulao do Curso de Pedagogia com as habilitaes foi vista como um atendimento a demanda do mercado, que necessitava de um profissional especialista. Mas e hoje, o Curso de Pedagogia no estar tambm formando profissionais para atender as exigncias neoliberais? Ou ser possvel formar um pedagogo para atuar de forma consciente e se contrapondo ao sistema capitalista que impera sobre a sociedade contempornea? A identidade do pedagogo continua em processo de construo, juntamente com a construo de um curso de formao que no se sabe se deve formar para a lgica do mercado ou para se contrapor ao mesmo.

559

Como j mencionado acima preciso continuar as discusses sobre as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, pois somente assim haver possibilidade de responder os questionamentos acima apontados, ou mesmo levantar outros pontos conflitantes como a histria da formao do pedagogo est marcada. No parece muito confortvel aceitar o que est posto com a passividade como muitos tem feito. preciso ser consciente e ter uma viso crtica, no de forma vazia e sem fundamentos, mas olhando para todo o processo histrico que at aqui tem permeado a identidade do pedagogo.

REFERNCIAS

AGUIAR, Mrcia Angela da S. et al . Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formao do profissional da educao. Educ. Soc. , Campinas, v. 27, n. 96, 2006 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302006000300010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 jun. 2008. doi: 10.1590/S010173302006000300010 BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, 2006. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2008. EVANGELISTA, Olinda. Curso de Pedagogia: Propostas em Disputa. Disponvel em: <http://www.ced.ufsc.br/nova/Textos/OlindaEvangelista.htm> Acesso em: 23 jun. 2008. GADOTTI, Moacir. Educao e Poder: introduo pedagogia do conflito. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983. p.53-64. GARCIA, Regina Leite. Sntese das Anotaes dos Especialistas no Encontro com a Professora Regina Leite Garcia. Palestra: O papel do especialista na escola atual. In: Evento: O Papel do Especialista na Escola Atual; Inst. Promotor-financiadora: Secretaria Municipal de Educao de Itaja, 1995. LIBANEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educao Escolar: Polticas, Estrutura e Organizao. So Paulo: Cortez, 2003. p.59-106. LIBANEO, Jos Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecises tericas e concepo estreita da formao profissional de educadores. Educ. Soc. , Campinas, v. 27, n. 96, 2006 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302006000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 jun. 2008. doi: 10.1590/S010173302006000300011 LIBANEO, Jos Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para Qu? 4. ed. So Paulo: Cortez, 2001.

560

NVOA, Antnio. O passado e o presente dos professores. In: NVOA, Antnio (coord.). Profisso Professor. Porto: Porto, 1995. SANTOS, Robinson dos; ANDRIOLI, Antonio Incio. Educao, Globalizao e Neoliberalismo: o debate precisa continuar! Disponvel em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/905Santos.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2008. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espao da educao na universidade. Cad. Pesqui. , So Paulo, v. 37, n. 130, 2007 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742007000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 jun. 2008. doi: 10.1590/S010015742007000100006 TANURI, Leonor Maria. Histria da Formao de Professores. Revista Brasileira de Educao, So Paulo, n.14, 2000. Disponvel em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_06_LEONOR_MARIA_TANU RI.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2008.

Potrebbero piacerti anche