Sei sulla pagina 1di 54

1.

Preeminncia Ocidental

Nos dias de hoje o mundo est marcado pelos prncipios e conceitos polticos e econmicos do Ocidente. A maior potncia econmica e militar do mundo ocidental bem como a maioria dos princpios que tomamos como certos mercado livre, propriedade privada, trocas internacionais, etc so ocidentais. Foi no Ocidente que nasceu o conceito geopoltico mais comum actualmente, o Estado Nao, em que o estado e a Nao ocupam o mesmo territrio, e a democracia liberal. Mas nem sempre foi assim: at aos meados do sculo XVI e XV, a afirmao ocidental no foi muito clara, tendo-o sido s a partir do sculo XIX; at a, as grandes potencias eram a ndia, a China e o Mdio Oriente. A preeminncia ocidental comea com o xito da expanso europeia nos sculos XV e XVI poca dos Descobrimentos tornando-se indesmentvel no sculo XIX. Temos, no entanto, de considerar sinais anteriores: as Cruzadas. As Cruzadas forma movimentos militares de carcter cristo que partiam da Europa rumo Terra Santa e cujo objectivo era colocar estas civilizaes sob soberania dos cristos e converte-las ao cristianismo. Estes movimentos que ocorreram durante os sculos XI e XIII deixaram uma marca nas terras conquistadas, tendo sido um sinal de afirmao da Europa no mundo.

Mdio Oriente O Islo nasceu na Pennsula Arbica no sculo VII e conheceu uma notvel expanso por todo o Mediterrneo e outras regies para leste do seu espao de origem. Esta expanso foi feita em duas fases: a primeira pelos rabes e a segunda pelos Turcos (aquando do declnio da primeira), o que levou, por volta do ano 1000, ao crescimento do Imprio Otomano pela mo dos Turcos. Este Imprio, maior que o Imprio Romano, tinha uma populao menor que a ndia, a China ou a Europa e uma diversidade poltica muito grande. Ao longo de todos estes perodos, demonstrou uma iqueza cultural e um grau de desenvolvimento e sofisticao muito elevados que, em certas alturas, eram superiores aos da Europa. A sua presena em pases europeus (inclusiv em Portugal) deixou marcas na cultura europeia. ndia A histria da ndia dominada, por um lado, pela vulnerabilidade de uma invaso a Noroeste e, por outro lado, pela dificuldade em conseguir manter o pas unido. No sculo XVI, os Moghul, uma dinastia islmica da sia Central, conquistou a ndia e introduziu ali uma complexidade civilizacional que antes no existia. Foi aqui

que a sofisticao da civilizao indiana comeou a ser vsivel e comparvel com a civilizao europeia. Mas, se por um lado, os Moghul implementaram muita coisa como o caso de, por exemplo, um sistema bancrio capaz de transferir fundos ao longo do pas, ou mesmo um sistema de trocas de bens luxuosos, por outro lado, as classes mais altas, gastavem imenso, originando uma enorme diferena entre ricos e pobres. Contudo, a civilizao indiana no perodo Moghul nunca teve as mesma caractersticas de dinamismo que se puderam encontrar na Europa. China A China um caso particular do dinamismo cultural: at ao sculo XV, tinha um conhecimento tcnico e cientfico muito superior ao resto do mundo. Se fossemos fazer uma anlise naquela altura, diriamos que seria na China que iria nascer a mais sofisticada civilizao do futuro. No entanto, no sculo XV, o desenvolvimento chins parou, comeando a ascendncia ocidental.

O sculo XV foi o incio da ascendncia Ocidental. Devemos encarar a expanso mais como um sinal do dinamismo europeu do que como o fenmeno que desencadeou a superioridade europeia. No entanto, esta expanso alm-mar Descobrimentos no apareceu do nada, houve um conjunto de factores que permitiram Europa este domnio. No incio do sculo XV, os vrios mundos que existiam eram fechados, com culturas prrpias, desconhecendo-se duma forma geral entre si. No entanto, apesar da Europa ter j algum conhecimento das civilizaes orientais, no foi isso que lhe proporcionou a primazia precisava de encontrar novos espaos que lhe permitissem resolver a crise que atravessava desde o sculo XIII: falta de cereais para a alimentao dos povos; falta de ouro para transformar em moeda; falta de matrias primas e mo-de-obra. De uma forma geral, os europeus dispunham de melhores condies para a expanso: melhor clima: ao contrrio da China e da ndia que tinham um clima hmido, propcio a doenas e difcil de desenvolver culturas; melhor nvel de vida; separao entre o mercado e a poltica evitando o arbtrio do governo sobre a economia; investimento que se fazia devido s ptimas condies da Europa e crena na prosperidade europeia.

DESCOBRIMENTOS Os Descobrimentos comearam nos pases ibricos, Portugal e Espanha, quando estes comearam a criar imprios. No entanto, a Gr-Bretanha e a Holanda depressa as ultrapassaram, tendo o Imprio Britnico sido o maior imprio que j existiu. At a Rssia, no sculo XVI, se expandiu para os territrios asiticos a leste do territrio europeu. Tambm o Imprio Islmico se expandiu para o sul da sia e at para o sudeste Asitico, como por exemplo a actual Indonsia. A descoberta do caminho martimo para a ndia, em 1498, foi muito importante, pois foi possvel cartografar toda a costa africana e estabelecer rotas comerciais. Em certa medida, pode dizer-se que, na altura, esta viagem foi muito mais importante do que a descoberta do continente americano. A inteno dos portugueses era criar uma nova rota das especiarias, que no passaria pelo territrio Turco-Otomano, pois este obrigava a maiores dificuldades e demoras. Por outro lado, como j foi referido, os portugueses procuravam ouro e prata nesses territrios longnquos. Uma prtica descoberta em frica foi o negcio da escravatura entre africanos, e depressa os europeus pegaram neste costume e usaram-no em seu favor, como uma forma de obter grandes lucros. Foram tambm encontradas novas culturas agrcolas (milho, batatas, feijo, etc.) e espao para poder cultivar nestes territrios. O negcio das plantaes de acar surgiu neste processo. Uma razo a nvel religioso para as Descobertas foi a continuao da Reconquista Crist para todos os territrios que j tivessem sido cristos em tempos passados, sendo esta uma nova forma de espalhar a f Crist. Podemos assim afrimar que os Descobrimentos permitiram Europa acrescentar aos seus recursos fsicos e potencial mercado, novos mercados, com novos produtos, uma variedade de religies, de arquitectura e influncia cultural, como o caso do vu, do astrolbio, do compasso, dos mtodos de regado, etc.

2.

Antigo Regime

A seguir ao sculo XVI, recheado de porsperidade e abundncia que tornou a Europa numa grande potncia, sucederam-se dois sculos marcados pela fome, pela doena e pela guerra. As crises sucederam-se com a taxa de mortalidade a subir e o retrocesso evidente dos nascimentos. O sculo XVIII assiste ao fim dos surtos de peste, das fomes e das doenas. Inicia-se uma nova fase demogrfica que se consolidar com o progresso tcnico e a industrializao. Antigo Regime: poca da histria europeia compreendida entre o Renascimento

e as grandes Revolues liberais. Socialmente, o Antigo Regime caracteriza-se por uma sociedade fortemente hierarquizada em Clero,Nobreza, Burguesia (aqueles que tinham

privilgios) e Terceiro Estado(sem regalias), politicamente correspondente s monarquias absolutas e, conomicamente ao desenvolvimento do capitalismo comercial.
Antes das revolues liberais, os Reis absolutos tinham total controlo sobre a lei, que depois veio a passar para os tribunais. Tambm os impostos, hoje cobrados pelo Estado, podiam ser institudos por donos de terras senhoriais aos que trabalhavam nas suas terras. O princpio da igualdade perante a lei foi tambm criado pelas revolues liberais, pois antes existia uma distino de poderes, em que o Clero tinha certos poderes, a aristocracia outros, etc. No existia tambm uma separao clara entre Estado e sociedade civil ou entre o que pertencia esfera pblica e o que era privado. Este perdo foi vasto em regimes: para alm do Absolutismo havia a Repblica Democrtica (Sua), a Repblica Aristocrtica (Veneza), a Repblica Burguesa (Holanda), a Monarquia Constitucional, a Monarquia Absoluta e os Imprios como o caso do Imprio Austro-Hungaro. Numa ltima fase do Antigo regime, em meados do sculo XVIII, apareceu tambm o Despotismo, derivado do Absolutismo.

Absolutismo vs. Despotismo Absolutismo: sistema de governao que se afirmou na Europa no decurso do Antigo Regime. Concentra no soberano a totalidade dos poderes do estado. No entanto, o soberano no Deus, foi apenas escolhido por Deus para desempenhar o seu papel, tendo-lhe dado Este o Seu poder. Esta teoria justificava assim, a autoridade total e o poder absoluto do monarca, bem como a sua independncia, ou seja, no precisava de prestar contas a ningum sobre as suas decises. Despotismo: sistema de governao no qual o monarca se considerava ele prrpio Deus, detendo todos os poderes, no tendo de prestar contas a ningum.

3.

Liberdade

As principais revolues que serviram de modelo para as outras revolues posteriores e que criaram o mundo poltico e econmico contemporneo foram a Revoluo Inglesa, a Revoluo Americana e a Revoluo Francesa.

Revoluo Inglesa A Revoluo Inglesa foi o culminar de uma srie de acontecimentos polticos, religiosos e militares.

Quando, em 1603, a Rainha Isabel I morreu sem deixar descendentes, sucedeulhe o seu primo Jaime I (1603-1625), que inaugura uma nova dinastia: os Stuart. Jaime I, ao contrrio do que Henrique VIII tinha implementado no seu reinado, no ouvia o Parlamento, preferindo no o consultar para nada e tentando control-lo. Assim, na origem da Revoluo esteve o conflito entre o Parlamento e o Rei , principalmente devido aos problemas de impostos e ao financiamento das actividades militares. Para piorar a situao, o Rei era bastante tolerante com o Catolicismo, religio que a Inglaterra tinha abandonado no sculo XVI. Descontente com toda esta situao, o Rei dissolve o Parlamento em 1629, o que desencadeia uma guerra entre os protestantes radicais os puritanos e o Parlamento, desencadeando a guerra civil em 1642. Sob a liderana de Cromwell, o Parlamento ganhou a guerra, decapitou o Rei e instaurou a Repblica Inglesa ou Commonwealth. No entanto, a Commonwealth acaba em ditadura! Cromwell comea a comportar-se como um autntico ditador e, incapaz de tolerar qualquer imposio, encerra ele tambm o Parlamento. Em 1688, houve nova guerra civil, quando o Parlamento chamou Guilherme de Orange para combater as tendncias absolutistas e catlicas de CarlosII (sucessor de Cromwell) o regime parlamentar foi consolidado. Coroados em 1689, Maria e Guilherme de Orange, juram solenemente respeitar os princpios consolidados na Declarao dos Direitos ou Bill of Rights. Este documento estipulava: Consulta do Parlamento em todas as decises financeiras e militares; Reunies peridicas e constantes do Parlamento; Poderes do Rei restritos pelos poderes do Parlamento; Definio do estado ingls como anglicano. Mas apesar das mudanas polticas que ocorreram aps a Revoluo Inglesa, estas eram ainda limitadas. Seria necessrio esperar por outras revolues. Revoluo Americana Em 1776 as colnias inglesas da Amrica do Norte tornaram-se independentes e constituiram os Estados Unidos da Amrica. A Inglaterra era, em meados do sculo XVIII, a maior potncia colonial. Apesar de algumas diferenas entre as colnias do Norte populao burguesa e economia industrial e comercial e as do Sul populao rural e economia agrria havia, porm, algumas caractersticas comuns: grande esprito de trabalho e iniciativa, enorme capacidade para explorar as riquezas do continente, e forte tradio de liberdade de pensamento e de liberdade econmica. Estas caractersticas contribuiram para que houvesse uma unidade na defesa dos interesses comuns, no sentido de uma maior autonomia em relao ao governo da metrpole. De uma forma geral, a Revoluo Americana foi a segunda Revoluo Inglesa: o que os americanos queriam, numa

primeira fase, era que os prncipios aplicados na Revoluo Inglesa fossem tambm aplicados na Amrica. Numa segunda fase, lutaram tambm pela independncia da metrpole. Foram trs as principais razes da Revoluo Americana: Stamp Act; Envio tropas inglesas; Expanso americana para oeste. A pretexto dos gastos financeiros com a Guerra dos Sete Anos, o governo ingls aplicou s colnias americanas uma srie de novos impostos, nomeadamente o Stamp Act em 1765, que provocaram uma onda de descontentamento e revolta. A adir a esta situao estava o facto do governo ingls ter mandado tambm tropas para controlar os americanos, bem como a sua imposio da sua no expanso para oeste, para terras indigenas, uma vez que os ndios eram aliados britnicos e a expanso iria quebrar essa aliana. Em 1767, as coisas tornaram-se mais srias quando o Rei imps mais impostos, nomeadamente sobre o ch e o acar: The Boston Tea Party No Congresso de Filadelfia em 1776, os representantes das 13 colnias aprovaram a Declarao da Independncia que tinha como principais caractersticas: Diviso tripartidria do poder: no que diz respeito ao poder legislativo, foi criado um Parlamento com duas cmaras (Senado e Cmara dos Representantes), no poder judicial, definiu-se que os juzes no seriam eleitos, para evitar a tirania da democracia. Este elemento democrtico revelou-se na Declarao dos Direitos de 1789, que possibilitou a liberdade de expresso, voto e de criao de partido, pelo que mais pessoas puderam votar (embora este ainda no fosse um sistema de uma pessoa, um voto, j era assim em alguns estados para todos os homens). Separao entre o Estado e a Igreja; Separao de conceitos como o caso de mercado e Estado, esfera pblica e esfera privada e Estado e sociedade civil. Algumas questes no ficaram, no entanto, resolvidas, sendo a mais sria delas a questo da escravatura. Os estados do Norte e do Sul tinham opinies semelhantes sobre a independncia e os propsitos liberais, mas o Sul no admitiu que as novas ideias democrticas fossem postos em prtica em relao aos escravos. Esta questo teve de ser resolvida na Guerra Civil americana, que durou de 1860 a 1865.(ver anexo 2)

Revoluo Francesa O caminho traado pelas revolues Inglesa e Americana esteve na gnese da Revoluo Francesa. A partir dos meados do sculo XVIII a Frana encontrava-se numa grave crise social, econmica e financeira. A sociedade francesa do Antigo Regime caracterizava-se por grandes assimetrias que se traduziam numa grande desigualdade de direitos e de repartio da propriedade e da riqueza entre a ordens sociais. Esta situao foi agravada pelos pesados impostos que o Terceiro Estado era obrigado a pagar, pelo desemprego urbano e pela misria de grande parte da populao camponesa. A nvel econmico, havia uma grande escassez de cereais e vinho, provocada pelo clima e pelos atrasos tecnolgicos; na indstria e no comrcio, a crise devia-se perda das colnias na Guerra dos Sete Anos e concorrncia dos produtos estrangeiros; os elevados gastos da corte, completavam este quadro de dfice. Perante o agaravamento das tenses sociais e da crise financeira, o Rei Lus XVI convocou os Estados Gerais a 1 de Maio de 1789 em Versalhes esta reunio iria marcar o incio da Revoluo Francesa. Na referida reunio o Rei francs pede apoio financeiro para a guerra e estes em troca pretendem que o rei responda de forma positiva s exigncias dos vrios grupos sociais. A coroa ignorou a maioria destas reivindicaes, o que causou cada vez mais conflituosidade para com o Rei. Para responder com mais vigor coroa, os Estados Gerais passaram a chamar-se Assembleia Nacional Cosntituinte revelia do rei, e o seu objectivo passou a ser o de criar uma Constituio. A monarquia absoluta chegara ao fim. Mas este foi apenas o primeiro acto revolucionrio da Nao: no dia 14 de Julho de 1789 eles decidiram atacar os smbolos do poder, nomeadamente, atravs da tomada da priso da Bastilha. O carcter radical da revoluo durou at 1794. Muitos dos princpios absolutistas foram abolidos e a Igreja passou a ter de responder ao poder nacional em primeiro. As eleies de 1791 deram a maioria dos lugares da Assembleia s faces mais radicais, nomeadamente aos Jacobinos. O voto universal foi pela primeira colocado na Constituio, mas nunca passou prtica. A Repblica foi criada em 1792, que comeou com o Reino de Terror dos Jacobinos, pois estes utilizavam frequentemente a guilhotina como instrumento poltico. Com a morte do lder Jacobino, Robespierre, em 1794, a revoluo acalmou. Em 1794, d-se um novo golpe de Estado e a criao de uma nova Constituio, menos democrtica que a anterior, e o poder ficou entregue a trs pessoas no eleitas. Uma destas foi o general francs mais famoso da altura Napoleo Bonaparte que, em breve, conseguiu controlar os restantes e ganhar um grande poder. Em 1804, Napoleo coroou-se Imperador, apagando todos os rastos democrticos da revoluo de 1789, passando a ter um poder to ou mais absolutista do que o que a monarquia tinha. Esteve no poder at ser deposto em 1815 depois da batalha de Waterloo, sendo este

momento definido como o fim da Revoluo Francesa, pois a monarquia constitucional foi ento reposta. Pode-se dizer que a maior contribuio da revoluo foi a de espalhar as ideias liberais, pois a revoluo em si no trouxe democracia nem liberalismo.

4.

Imprio

O imprio criado pelos pases europeus foi um dos acontecimentos mais importantes da cultura europeia e americana e uma das razes pela qual o Oeste domina o mundo actualmente. Contudo, os pases europeus divergiram quanto s polticas e intenes para com o seu imprio: para alguns pases a inteno do imperialismo no era a de espalhar hbitos europeus, para outros era; nalguns casos o imprio era iluminado, noutros no. O imprio viveu duas fases. So os paises ibricos que, atravs dos Descobrimentos, iniciam o Imprio Europeu e comeam por deter o maior poder imperial, desde o sculo XV at ao sculo XVIII. Esta foi utilitarista e menos impositiva uma vez que nem Portugal nem Espanha tentaram impor a sua cultura e instituies nos pases no europeus. A segunda fase diz respeito s descobertas e de Inglaterra e Frana onde j houve mais presso no sentido de que foram impostas as instituies europeias ao resto do mundo. O Imprio Portugus a 1 fase Os portugueses tiveram o seu maior imprio no sculo XVI, em que estiveram presentes em vrios continentes. Foram utilizadas polticas diferentes em cada territrio: em frica at ao sculo XIX, no existia um governo e um controlo apertados, o objectivo era apenas conseguir as trocas comerciais e no a de controlar o territrio. Na sia, os portugueses agiram no mesmo sentido, mas esse controlo territorial j foi maior na ndia. J em So Tom, houve colonizao e criao de plantaes de acar, pelo que foram para aqui deslocados alguns escravos do continente africano. Tambm no Brasil foram introduzidas as plantaes e foi mais apertado o controlo governamental e a criao de instituies de suporte ao controlo do territrio.(ver anexo 1)

O Imprio dos pases do Norte da Europa a 2 fase Foi s no sculo XVII que os pases do Norte da Europa comearam a rivalizar com os pases ibricos nas suas ambies imperialistas. Num primeiro momento, a atitude britnica e holandesa no foi muito diferente dos pases ibricos. Foi a partir do sculo XIX, com a abolio da escravatura (1807), que o Imprio Portugus comeou a enfraquecer, pois estava dependente da prosperidade do trabalho escravo para desenvolver o seu comrcio. A abolio da escravatura vista como

uma combinao de boas intenes que marcaram a poltica do Imprio Britnico e que fizeram com que este crescesse. O fim do comrcio de escravos marca o incio da imposio da cultura por parte dos europeus. Na verdade, a escravatura j existia no Islo e at em frica, antes de os europeus l chegarem, e continuou a acontecer em frica entre negociantes africanos. Por isso, estas boas intenes nem sempre foram seguidas pelos povos indgenas, que as consideravam como tradies. Da que, para impor a cultura europeia, comeou a ser necessria a violncia e a disciplina governamental: foram enviados missionrios com o objectivo de difundir o Cristianismo e converter as populaes; foram tambm divulgadas as ideias liberais, que eram extremamente optimistas, aos povos brbaros, tendo estes sido forados a aceit-las. Toda esta atitude europeia de pensar que os seus costumes so superiores aos de outros bastante arrogante, alm de que, muitas vezes, no havia uma preocupao por parte dos europeus de adaptar os costumes aos locais onde os estavam a implementar. frica foi o expoente disto, pois tinha civilizaes e sistemas polticos mais rudimentares, e houve uma separao de todos os territrios africanos por todos os imprios, sem qualquer preocupao de divises por tribos, religies e costumes, mas apenas por poderes polticos. Foi este o princpio do fim, pois foi a partir desta altura que comeou a diminuir a importncia dos pases europeus e houve o surgimento de pases dominantes como os Estados Unidos da Amrica. A 1 Guerra Mundial veio mostrar as fragilidades dos pases que procuravam manter um Imprio e como certos cidados locais se veriam a lutar pelo imprio em que estavam incorporados, sem na verdade estarem representados nesse imprio, comeando assim as primeiras ideias de rebelio e independncia dos imprios onde se incluam.

5.

Guerra Total

1 Guerra Mundial (1914-1918) De 1815 a 1914 a Europa viveu um perodo de paz precedido pela derrota de Napoleo, sedimentada com o Congresso de Viena, onde foram estabelecidos os equilibrios polticos e de paz pan-europeus. A mudana da paz para a guerra total ficou a dever-se a: Transformaes econmicas: at meados do sculo XIX, os europeus viviam em pequenas comunidades rurais, sem capacidade de comunicar com terras vizinhas. A crescente industrializao nos meios urbanos, bem como a introduo de inovaes

tecnolgicas como o comboio, os transatlnticos e at o telgrafo criou um movimento de migrao de pessoas dos meios rurais para as cidades, onde se estabeleciam. Estes camponeses tornaram-se assim empregados fabris, o que mudou radicalmente a sua vida. Da que estas pessoas se sentissem mais representadas por partidos extremistas, que lhes permitiam lutar contra os governos liberais da altura, que lhes tinham dado ironicamente o poder para fazer exactamente isso. Transformaes sociais: o liberalismo comeou a ser confrontado consigo mesmo. Havia liberdade para criar partidos e movimentos polticos, que levaram a conflitos e confronto de ideias. Comearam a surgir movimentos racistas, fascistas e comunistas. Outro dos problemas que levou 1 Guerra Mundial foi o contrrio do que aconteceu na Alemanha e Itlia: enquanto estas agregaram pequenos territrios, o Imprio Austro-Hngaro estava a comear a desagregar-se, devido diversidade cultural entre todos os povos que o compunham. Mais uma vez, as ideias liberais foram fulcrais para os acontecimentos, pois permitiram que surgissem presses para a independncia das naes que o compunham. Estas ideias misturaram-se de forma explosiva com as ideias polticas extremistas que lutavam contra o liberalismo. Na verdade, nada tinha sido decidido na Conferncia de Viena sobre o destino a dar aos Balcs, ficando ali como interesse de todos os imprios e pases que os rodeavam. Esta zona foi, pois claro, palco de muitos problemas, e foi mesmo aqui que se passou o acontecimento que directamente deu incio 1 Guerra Mundial: a morte do herdeiro ao torno do Imprio Austro-Hngaro, na cidade de Sarajevo em 1914. Na altura, a Bsnia era parte deste imprio, mas o Reino da Srvia cobiava essa zona e achava-se no direito de a conseguir. Comearam pela via diplomtica, mas as organizaes terroristas srvias preferiram o caminho da violncia para o conseguir. Oficialmente, a Srvia no apoiava estes grupos; no entanto, sabe-se que alguns governantes financiavam directamente os grupos terroristas que vieram a assassinar o herdeiro da coroa quando este visitou a Bsnia. Este acontecimento de menor importncia viria a ter consequncias gigantescas em breve. O imprio Austro-Hngaro no cedeu s exigncias bsnias de separatismo, por receio de isso levar a um efeito domin no Imprio. No entanto, sabia-se que a Rssia apoiava a Srvia nas suas aces e, por isso, a questo passava a ser como atacar o grupo terrorista responsvel sem atacar a Srvia e at os Russos. A soluo encontrada pelo Imprio Austro-Hngaro foi a de formar uma aliana com a Alemanha para atacar a Srvia e a Rssia. Por sua vez, a Frana tinha estabelecido uma aliana com a Rssia, pelo que a Alemanha passava a ter inimigos em quase todas as frentes. Mais complicada situao se tornaria se a Inglaterra se unisse Frana e, consequentemente,

Rssia; no entanto, a Alemanha confiou na ideia de que as rivalidades entre a Inglaterra e a Rssia nunca permitiriam a sua unio. Foi no espao de poucos meses que todas estas unies se formaram (entre Julho e Setembro de 1914): a Trplice Aliana - o Imprio Austro-Hngaro, a Alemanha e o Imprio Otomano; e a Trplice Entente - a Srvia, a Rssia, a Frana e a Gr-Bretanha (emais tarde os EUA) O objectivo da Alemanha era o de atacar rapidamente na frente ocidental (a Frana) e depois conter a frente oriental (Rssia), para que depois se castigasse a Srvia pela morte de Francisco Fernando. Atacariam por norte (pela Blgica e Holanda), de modo a chegar a Paris em dias e resolver a guerra. O facto de as foras aliadas terem parado o exrcito alemo a escassos quilmetros da capital foi, ao mesmo tempo, uma semi-vitria e uma semi-derrota. Este acontecimento veio acabar com a ideia de esta ser uma guerra rpida, tendo a batalha de Marne sido o evento crucial. Da que, nos quatro anos seguintes, a frente ocidental manteve-se assim inaltervel. Esta foi, portanto, uma guerra de trincheiras, em que os soldados assim ficaram durante anos naqueles tneis. O facto de esta ser uma Guerra Mundial e no uma guerra europeia deveu-se a que todos os pases em guerra tinham os seus imprios e todos os seus territrios ultramarinos tambm entraram em guerra, tendo havido guerra a nvel local em frica ou na sia. Os Alemes decidiram atacar em fora na fronteira norte de Moambique e na fronteira sul de Angola, assim como em todas as terras com que o Imprio Alemo fazia fronteira. Tambm na sia se deram conflitos, nomeadamente entre os Alemes e o Imprio Britnico, e mesmo os Japoneses, que procuraram atacar a China para se aproveitarem na situao, ou a guerrilha de Lawrence da Arbia, que procurou libertar este territrio do domnio Otomano. Depois de alguns anos de paragem em termos estratgicos, em que no houve batalhas decisivas e grandes eventos que fizessem a diferena, tudo mudou em 1917, com a entrada dos EUA para o lado dos aliados e com a Revoluo Russa. O presidente americano Wilson queria criar uma nova ordem internacional e, para isso, era necessrio terminar com a guerra. No entanto, este teve dificuldade em convencer o povo americano a entrar na guerra at que houve um acontecimento singular: quando foi descoberto que um bandido mexicano, Pancho Villa, que andava a atacar a Amrica, era apoiado pelos alemes, os EUA decidiram entrar na guerra do lado dos aliados. De incio o seu contributo no foi decisivo (at porque apenas enviaram um pequeno exrcito), mas em breve o seria. Outro evento crucial foi a Revoluo Russa de 1917, liderada pelos Bolcheviques. A sua opinio sobre todo o conflito era pacificista, mas no sentido em que queriam que a Rssia sasse da guerra e ficasse em paz, o que foi assegurado no tratado de BrestLitovsk em Maro de 1918.

A guerra causou o colapso de quatro Imprios e mudou radicalmente o mapa da Europa e do Mdio Oriente. Com o fim da guerra, foram assinados os seguintes tratados: Tratado de Versalhes: a Alemanha tinha de aceitar todas as responsabilidades dos danos de guerra e fazer reparaes aos pases vencedores. Os termos impostos Alemanha incluiam a perda de parte do seu territrio para os pases vizinhos, uma restrio ao tamanho do exrcito e o reconhecimento da Astria como pas independente. Tratado de St. Germain-en-Laye: assinado pelos pases vencedores e pela Astria.Referia-se independncia da Astria e estipulava os pontos que este pas devia cumprir como seja a cedncia de territrios a pases vizinhos. Entre Guerras A 1 Guerra Mundial vista como a principal causa da 2 Guerra Mundial, principalmente no que diz respeito Alemanha e s duras condies a que foi sujeita. A derrota e humilhaes sofridas pela Alemanha criaram um clima socila e poltico de descontentamento que favoreceu o aparecimento de vrios movimentos radicais, como foi o caso do Partido Nazi que apresentava proposta de melhoria econmica que agradavam a muitos alemes. Depois da eleio, em 1932 do Partido Nazi, Hitler consegue apoderar-se das instituies de modo autoritrio e dissolve o Parlamento A guerra s se veio a tornar inevitvel em 1938, pois at aqui os aliados seguiram uma poltica de apaziguamento e de satisfao das polticas alems. S quando a Alemanha anexou o territrio Austraco que decidiram fazer negociaes com Hitler para que ele no invadisse a Checoslovquia, em troca de umas mudanas territoriais a serem negociadas. Muito em breve, depois de se ter comprometido, Hitler invadiu a Checoslovquia. Da que ainda hoje as pessoas sejam algo reticentes contra a poltica de apaziguamento, pois esta apenas piorou as condies da guerra que se seguiria.(ver anexo 3) 2 Guerra Mundial (1939-1945) A invaso da Alemanha Polnia em 1939 (depois de assinado um pacto de no agresso) marca o incio da 2 Guerra Mundial. Foi tambm este acontecimento que fez com que a Frana e a Inglaterra decidissem enfrentar Hitler. A Inglaterra tem uma situao geogrfica particular ( uma ilha), pelo que mais fcil de se defender, mas mais difcil de atacar no continente. A partir de 1940 at 1941, a Inglaterra apenas resistiu ameaa alem. Este um momento importante na guerra, pois alguns britnicos queriam negociar e fazer um acordo com a Alemanha, em que esta controlaria o continente e a Gr-Bretanha o seu imprio. Surge ento Winston

Churchill, que era defensor de continuar a lutar, pelo que no houve lugar a negociaes, embora tal tenha estado prximo de suceder. Comea a Batalha da GrBretanha (segundo Churchill), em que a fora area britnica se defendeu dos bombardeamentos alemes em cidades britnicas repletas de civis. De seguida, foi a Batalha do Atlntico, em que os americanos estavam a enviar ajuda financeira e alimentar atravs do Atlntico para a Gr-Bretanha, que tinham de ser protegidos dos ataques alemes. Esta acabou por ser mais uma vitria britnica e, no fim de 1941, as duas batalhas tinham sido vencidas. A deciso mais crucial da guerra foi a de Hitler invadir a URSS, pois seria muito difcil ter sucesso nesta tarefa, e esta viria mesmo a provar-se um erro fatal. Hitler poderia ter mantido o acordo de no-agresso com Estaline, mas as suas motivaes levaram-nos a querer invadir e dominar a URSS. Na Primeira e Vero de 1941, a Operao Barbarrosa foi muito eficaz, tendo o exrcito alemo chegado a 40 km de Moscovo. O problema surgiu com a chegada do Outono, que levou paragem da invaso. A URSS teve tempo de se organizar, tendo mesmo recebido ajuda dos EUA, pelo que os Alemes acabaram por no conseguir conquistar nenhum ponto decisivo na URSS. A grande esperana britnica era a de que os EUA entrassem na guerra, pois era a nica maneira de os aliados vencerem. No entanto, os EUA tinham uma poltica de no se intrometerem nos assuntos dos outros pases. O presidente Roosevelt era a favor de agir na Europa, mas no conseguia convencer o povo americano para que os EUA entrassem na guerra. Isso aconteceu em 1941, tendo sido desencadeado pelo ataque do Japo ao territrio americano do Havai, e, mais concretamente, base americana de Pearl Harbor. O Japo tinha na altura uma poltica imperialista na sia semelhante que os Alemes tinham na Europa. Durante os anos 30 comearam a atacar o sul da China, a Coreia, a Indonsia, etc. para institurem uma esfera de prosperidade. Os EUA ficaram alarmados com estes ataques, pois o Japo ameaava j pases ocidentais como a Austrlia e a Nova Zelndia. Quando o Japo invadiu a Indochina Francesa, os americanos decidiram colocar um embargo energtico ao Japo se eles no retirassem as suas tropas. O Japo retaliou e, sem aviso, atacou a base americana do Pacfico, Pearl Harbor. O ataque foi um sucesso e, imediatamente, os EUA declararam guerra ao Japo e aos seus aliados, nos quais se inclua a Alemanha. No entanto, a frota americana tinha sido praticamente destruda e os EUA tinham perdido o poder de atacar, no curto-prazo. Por isso, de incio, a influncia americana na guerra no se notou. A primeira grande vitria aliada na guerra d-se em 1942, no meio do Pacfico, na batalha de Midway. Como os avies Japoneses eram melhores que os americanos, estes decidiram bombarde-los enquanto estavam a pr combustvel, pelo que esta foi uma manobra engenhosa e que os levou vitria.

Na Europa seria mais complicado para os americanos influenciarem a guerra, pois no Pacfico eram ataques martimos e areos, enquanto que na Europa teria de haver uma invaso no solo e com um exrcito capaz. Seria necessrio abrir uma nova frente de batalha na Europa. Os Britnicos preferiam atacar por Itlia, enquanto os Americanos preferiam entrar pelo norte de Frana, que seria um ataque mais directo. Acabou por prevalecer a ideia britnica, devido escassez de tropas que os americanos tinham, e ento os Aliados comearam por invadir a Itlia, o que aliviou os russos do esforo titnico que estavam a fazer para conter os Alemes. Houve tambm alguns ataques dos Aliados feitos por grandes bombardeiros, que bombardeavam estrategicamente algumas cidades ou fbricas alems. O efeito prtico destes foi praticamente nulo, e levou a muitas mortes civis, pelo que estes foram criticados publicamente depois da guerra. Apesar de terem chegado a Itlia em 1942, a invaso italiana foi mais complicado do que o esperado para os Aliados. Comearam por se juntar no norte de frica e depois conquistaram a Siclia, mas foram travados na pennsula Itlia por alemes e italianos. A batalha de Montecasino foi uma das batalhas mais famosas da guerra. S em 1944 que a Itlia dominado pelos anglo-americanos e aqui se deu o aliviar da frente russa, pois os alemes comearam a dar maior importncia a esta frente. ento em Junho de 1944 que ocorre o desembarque na Normandia, uma das mais complexas operaes militares de que h memria. Foi vrias vezes adiada, devido ao tempo, e foi mais complicada do que se antevia, pois houve muitas baixas e muita destruio, tendo passado algum tempo at se controlar a Normandia. Quando isso sucedeu, era uma questo de tempo at derrota alem, pois tinham a frente angloamericana a oeste e a frente russa a leste. A guerra duraria ainda mais um ano, pois Hitler continuou a lutar e pensava ainda poder vencer. Os aliados s aceitavam a rendio incondicional da Alemanha, mas Hitler no o aceitava. A Alemanha acabaria por se render em Maio de 1945, quando as tropas inimigas entraram no seu territrio. No entanto, a guerra no acabou aqui. Os EUA continuaram na guerra contra o Imprio Japons e, para vencer, era necessrio desembarcar nas dezenas de ilhas controladas pelos Japoneses. Foi por isso que os EUA decidiram terminar com a guerra e, para isso, utilizaram a bomba atmica para forar os Japoneses a renderemse. E, de facto, com o lanamento da bomba atmica em Hiroshima e Nagasqui, o Japo rendeu-se em Setembro de 1945.

6. Democracia e Totalitarismos
O sculo XX o sculo que desafia as ideias liberais nascidas no sculo XIX, principalmente no caso do comunismo e do fascismo. O primeiro regime comunista surgiu na Rssia porque o povo estava cansado da guerra. Por sua vez, o fascismo

surgiu, em parte, para combater o avano do comunismo, tendo sado fora de controlo dos regimes liberais e estado na raiz da 2 Guerra Mundial. De certa forma, foi o liberalismo que criou as condies para que surgissem movimentos radicais que congregavam pessoas que no acreditavam nas ideias liberais. O rpido crescimento econmico, nem sempre equilibrado para todas as classes sociais, e as mudanas sociais, com as migraes de aldeias para cidade, em que as pessoas se sentem abandonadas e fora do seu ambiente, fazem com que estas pessoas procurem um meio para expressar as suas ideias e se sentirem como pertencentes a um grupo, revoltandose contra o liberalismo por aquilo que este no lhes podia dar. Este foi o cenrio da sua criao, mas a 1 Guerra Mundial fez com que passassem a influenciar mais decisivamente o mundo. Os governos liberais, preocupados com a perda de apoio do povo, entraram rapidamente em guerra, em parte porque esta era uma forma de unir todo o povo. Comunismo O primeiro regime comunista aparece na Rssia em 1917 ainda durante a 1 Guerra Mundial. A presso da derrota na guerra e a falta de implantao do liberalismo, que veio juntar os elementos liberais e comunistas no desejo de mudana. A Revoluo de Fevereiro, ocorreu com a pretenso de implementar no pas o liberalismo, com o apoio do povo. Mais tarde, ocorreu a Revoluo de Outubro, em que uma elite que estava no poder implantou na Rssia um regime comunista. Na verdade, este foi mais um golpe de estado do que uma revoluo, dado que no houve agitao popular. O objectivo da Revoluo de Fevereiro era o de criar um sistema representativo das democracias liberais ocidentais. Foi levada a cabo pelo grupo dos Kadet e contou com o apoio massivo do povo. Assim que ocorreu a Revoluo de Fevereiro, foi criado pelos revolucionrios um parlamento regular, onde os sociais-democratas no se sentiram representados, tendo criado um parlamento parte em Petrogrado. O confronto entre os dois parlamentos acabou por levar Revoluo de Outubro, pois os bolcheviques no se queriam comprometer com o liberalismo, mas sim implantar um verdadeiro estado comunista. Os bolcheviques chamavam-se a si prprios os pacifistas e queriam que a Rssia deixasse de estar em guerra. Em Janeiro de 1918, os seus intentos foram conseguidos, pois, nesse sentido, foi assinado com a Alemanha o tratado de BrestLitovsk. Os passos tomados por Lenine e Trotsky davam logo sinais do que se iria seguir. Logo em 1917 foi posta em prtica a Cheka, a antecessora do KGB, que era uma polcia secreta que procurava reprimir a populao que fosse contra os ideais da revoluo. Lenine e Trotsky pensavam que o comunismo era altamente popular e que as eleies que se seguiram estavam ganhas partida mas, na verdade, apenas conseguiram 24%

dos votos, tendo sido derrotados. Isso no os deteve e, por isso, encerraram o Parlamento, que era o ltimo rgo que os podia incomodar. Surgiu depois uma guerra civil na Rssia, entre os bolcheviques e as pessoas que eram contra a implantao do comunismo, que duraria de 1919 a 1921. Enquanto esta decorria, eles iam implementando as ideias comunistas. Uma das medidas mais emblemticas foi a nacionalizao de todas as actividades, tendo sido abolida a propriedade privada. Cada membro da sociedade era igual ao prximo e considerado como dono da propriedade, pois esta era pblica. Esta foi a primeira vez na histria que foi abolida a propriedade privada num pas e isso veio a ter consequncias econmicas e sociais. Houve ento vrias fases neste processo, comeando pelo Comunismo de guerra, que foi posto em prtica durante a guerra civil, mas que no teve os efeitos e o sucesso esperados e, como tal, decidiu-se fazer algumas alteraes. Em 1921 comea a NEP (Nova Poltica Econmica), que procurou reverter algumas das decises que tinham sido tomadas, havendo lugar reinstalao de alguma propriedade privada, nomeadamente na agricultura, em que algumas terras foram dadas aos camponeses, assim como a devoluo de algumas lojas e comrcios aos seus donos. Assim que voltou a haver alguma propriedade privada a economia melhorou bastante. No se sabia, portanto, em que direco se caminharia no futuro: se esta era uma transio para o verdadeiro comunismo ou se iam continuar assim. A morte de Lenine em 1924 acabou por gerar a resposta. O poder acabou por ficar na mo de Trotsky, Zinoviev e Estaline e estes lutaram para ficar no poder. Em 1928 ficou definido que seria Estaline a governar o pas, tendo os outros dois sido assassinados a mando deste. A partir daqui, a poltica seguida voltou a ser a de total nacionalizao da economia e a represso poltica aumentou substancialmente, sendo esta altura sido chamada nos livros como o Grande Terror. Foi durante a ditadura de Estaline que o regime adquiriu as suas caractersticas mais violentas e radicais. Uma das inovaes levadas a cabo na agricultura foi a criao de Kolkhoses e Solkhoses. O primeiro seria o estabelecimento de cooperativas agrcolas, enquanto que o segundo se referia a terras que eram controladas pelo Estado. Este no foi um processo simples, pois os camponeses no aceitaram bem esta nova organizao, tendo morrido mais de sete milhes de camponeses que resistiram a esta. A partir de 1933, Estaline provocou uma fome forada, proibindo a venda de produtos agrcolas nas cidades, o que levou a tantas mortes. Este regime repressivo teve o seu culminar nas prises do gnero de campos de concentrao, os chamados Gulags, onde os prisioneiros desempenhavam trabalhos forados. Durante todo este processo do Comunismo (1917-1991 estima-se que tenha havido mais de vinte milhes de mortes. Com a morte de Estaline, em 1953, o regime passou lentamente a suavizar as suas polticas at sua desagregao em 1991.

Fascismo O fascismo surge, como uma maneira de combater o comunismo, de uma maneira mais determinada que o tradicional liberalismo era capaz de fazer. O primeiro pas a comear com o fascismo foi a Itlia, em 1922. O seu lder era Mussolini, que comeou por fazer parte do Partido Comunista Italiano, tornando-se depois fascista. Este movimento comeou em 1914, mas acab por desaparecer para dar lugar a outro depois da 1 Guerra Mundial. A Itlia esteve ao lado dos vencedores na 1 Guerra e havia pedido territrios dos pases derrotados como recompensa, recompensa essa qe no lhe foi dada. Em 1922, Mussolini convidado a formar governo e a ser primeiro-ministro, num regime de coligao. Neste momento, o governo inclua ainda uma maioria liberal e Mussolini no dominava. S em 1924 houve eleies e Mussolini usou o seu poder para intimidar os adversrios, conseguindo uma grande vitria que o levou a considerar-se ditador em 1925, mas at 1929 esta foi uma ditadura relativamente moderada, pois continuaram a existir outros partidos polticos, assim como no foi proibida a liberdade de expresso. Comearam depois a ser postos em prtica novos mtodos mais extremistas, como a criao da polcia poltica OVRA. Apesar de ser ditador, Mussolini continuava formalmente a ser primeiro-ministro nomeado pelo rei. Tudo muda em 1929, tendo este se tornado um regime fascista mais tpico, sem liberdade de expresso e com uso da violncia. O surgimento do chanceler Adolf Hitler em 1933 veio inspirar a ditadura de Mussolini, que comeou a copiar certas polticas deste, como por exemplo a perseguio aos Judeus. Esta nazificao do regime italiano torna-se mais concreta quando, em 1940, a Itlia se junta Alemanha na 2 Guerra Mundial, numa altura em que se pensava que esta seria uma vitria fcil para a Alemanha e os seus aliados. O regime fascista italiano chegou ao fim com o desembarque aliado na Siclia e depois no continente, pois o rei assinou um armistcio para o pas. Mussolini decidiu, como ltimo gole, criar um pequeno regime no norte de Itlia para ajudar os alemes a defender-se dos aliados, tendo esta sido a ltima verso do fascismo italiano, pois Mussolini acabou por ser enforcado por movimentos anti-fascistas. No perodo de guerra civil que se seguiu 1 Guerra Mundial, surgiram muitos movimentos polticos com a tal ambiguidade e mistura entre ideias de esquerda e direita. Em 1918 nasceu um partido chamado DAP, no qual entrou Adolf Hitler no ano seguinte, em que rapidamente chegou liderana. Este partido misturava a preocupao pelos trabalhadores com a violncia e a xenofobia e racismo. Hitler transformou o partido no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores (NSDAP). neste perodo que Hitler desenvolve a sua poltica de supremacia da raa ariana e de racismo perante os povos inferiores. Apesar destas ideias de extrema-direita, Hitler mantinha a ideia de nacionalizar a economia, como defendiam os partidos comunistas.

So criadas a Juventude Hitleriana e as Foras da Tempestade. Foi tentado um golpe de estrado que fracassou, tendo Hitler sido preso. A crise econmica de 1929 atingiu gravemente a Alemanha. Com a contestao reinante, houve eleies e, em 1932/1933, o partido nazi foi o partido mais votado. Desde o incio que Hitler demonstrou qual iria ser o caminho a tomar, terminando com as liberdades de expresso e polticas. Foi criada a Gestapo e comeou o programa de encarceramento dos Judeus, mas que no passava pela sua exterminao.(ver anexo 4) Por estranho que parea, a populao apoiava o seu lder, que tinha criado boas polticas a nvel social e de sade, assim como a criao de auto-estradas, e que contriburam para diminuir o desemprego. As pessoas aceitaram a perda de liberdades em troca destes benefcios. Hitler tambm deixou muito claras desde o incio as suas ideias de rearmamento e de expanso territorial, pois em trs anos o exrcito alemo tinha sido restabelecido. Enquanto que em Itlia podia no se esperar o que ia acontecer com o regime, na Alemanha era bvio o rumo que Hitler ia impor e, mesmo assim, o povo apoiava-o. Mussolini implementou de forma lenta certas polticas fascistas, enquanto que Hitler foi muito rpido a faz-lo, como os imediatos maus-tratos dados aos Judeus e a outras raas inferiores. No entanto, a soluo final s comeou a ser posta em prtica j durante a 2 Guerra Mundial, em 1942. Tornava-se claro que o regime nazi era diferente do italiano. Guerra Fria A Guerra Fria foi o resultado, a seguir 2 Guerra Mundial, das diferenas ideolgicas existentes entre os aliados, na sua maoiria democrticos, e a Rssia, um regime totalitrio que nunca chegou democracia. Com o final da Guerra, os aliados tomaram metade da Alemanha democrata RDA - e a outra metade ficou sob o controlo da Rssia RFA. criado o muro de berlim para separa ambas as partes. verdade que nunca houve guerra directa entre os pases ocidentais e a URSS, mas houve inmeros conflitos locais no mundo com interveno indirecta de ambos os lados. Isso aconteceu porque estes queriam controlar a maior parte de territrios que conseguissem. O primeiro conflito foi na Coreia em 1949. Este pas, semelhana da Alemanha, estava dividido em dois, sendo o Norte comunista e o Sul democrtico. Em 1950, Estaline mandou Kim-Il-Sung invadir o Sul e teve de haver ajuda de soldados americanos para proteger o Sul. Em 1949, os comunistas ganharam um poderoso aliado: a China. A questo surgiu de os EUA deviam apenas controlar o comunismo nos stios onde estavam ou erradicar o comunismo no mundo. Acabou por vencer a poltica de conteno, tendo esta sido a poltica americana at aos anos 80. Comearam ento a surgir movimentos

locais que promoviam o comunismo (apoiados pela URSS) e o contrrio (apoiados pelos EUA). Outro marco na Guerra Fria foi a Guerra do Vietname, em que o Norte era comunista e o Sul era anti-comunista. Depois de o Norte ter invadido o Sul, os EUA decidiram apoiar o Sul, em 1960, apesar de este no ser democrtico. O objectivo dos EUA, que era conter o comunismo, falhou claramente no Vietname, pelo que estes no souberam definir o que se iria fazer depois. A partir da comearam a surgir mais regimes comunistas em todos o mundo, tendo este se expandido a regies como a Amrica Latina ou frica. At em Portugal houve tentativas de implementar o comunismo depois do 25 de Abril, mas que no tiveram sucesso. Com a morte de Estaline em 1953, subiu ao poder Krutschev que comeou a fazer denncias de alguns horrores que Estaline havia perpetrado, como os pases ocidentais haviam afirmado, e ele queria promover algumas alteraes e ter alguma abertura para com o exterior. Houve algumas modificaes a nvel do relaxamento na represso de liberdades, mas no foram assim muito significativos. Apesar deste relaxamento, os Gulags continuavam a existir. Dez anos depois, comeou a sentir-se alguma crise no governo, mas Krutschev morreu, tendo sido sucedido por Brejnev, que fez o regime reverter alguns passos para voltar a aumentar a represso. Houve esta ideia que, quanto mais antiquado fosse o sistema comunista, mais este se espalharia pelo mundo. Foi nos anos 60 e 70 que ocorreu a Corrida s Armas, em que ambos os lados procuravam aumentar o seu arsenal militar para mostrar ao outro lado que tinham mais e melhores armas que o adversrio. Isto ocorreu principalmente nos EUA pelo falhano da poltica de conteno. Nos anos 80 tudo mudou. Em primeiro lugar, os pases anglo-saxnicos tomaram uma poltica mais agressiva de ataque URSS. Deu-se o nome de Guerra das Estrelas ideia de que o combate seria feito nos cus, atravs de avies e msseis areos que pudessem vir da URSS. Na verdade, os EUA eram altamente superiores URSS e isso percebeu-se nos anos 80, quando se viu que as economias ocidentais cresceram, enquanto que a economia sovitica continuava algo estagnada. Depois da morte de Brejnev e Andropov, foi escolhido em 1985 um lder muito mais novos que os anteriores e que tinha ideias muito mais liberais do que os anteriores: Gorbatchev. Aplicou-se a poltica de Perestroika, que estabelecia uma reestruturao do pas, e Glasnost, que promovia a abertura do pas e o estabelecimento de menores restries. O seu objectivo era o de reformular o regime, mas, na verdade, acabou por levar ao seu fim em 1991, j depois da queda do Muro de Berlim em 1989. O fim da Guerra Fria tambm sinnimo da aceitao generalizada das ideias liberais no mundo.

7. Prosperidade
O crescimento econmico moderno um fenmeno relativamente recente que comeou na Europa Ocidental, mais precisamente na Inglaterra, no final do sculo XVIII. A partir da, acelerou em grande medida pelo que, quando se fala numa economia desenvolvida no sculo XVIII, esta era to rica como uma economia subdesenvolvida hoje em dia. tambm importante verificar que este processo no ocorreu de igual modo em todo lado, pelo que hoje existe uma grande fossa entre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos, e tambm saber o porqu de tudo ter acontecido e o porqu de ter acontecido naquele momento. At ao sculo XVIII o crescimento econmico era lento pois, sempre que havia um perodo de maior crescimento, havia uma crise populacional ou uma catstrofe natural que levava a um decrescimento, levando a constantes avanos e recuos que no permitiam um maior desenvolvimento da sociedade. No entanto, a partir do sculo XIX, o crescimento acelarou no sendo, contudo, igual em todo o mundo; , por isso, importante analisarmos comparativamente os desenvolvimentos de vrias regies, tendo sempre em conta que o importante no crescimento economico a consistencia ao longo do tempo, e no o crescimento num determinado momento: se virmos o exemplo das doze economias europeias mais desenvolvidas, o seu crescimento apenas duplicou de 1500 a 1850, mas aumentou 15 vezes a partir da. Quanto s ex-colnias europeias (como os EUA, o Canad ou a Austrlia), estas tiveram um crescimento nulo de 1500 a 1600, tendo depois quadruplicado at 1850 e aumentado 15 vezes depois disso. J analisando a Amrica Latina e a sia, estas apenas tiveram um crescimento no tempo recente, sendo o seu nvel de riqueza hoje comparvel ao das economias desenvolvidas em 1900. Foi por volta de 1850 que as ex-colnias europeias ultrapassaram o desenvolvimento Europeu, embora o maior ritmo de crescimento tenha acontecido na sia nos ltimos cinquenta anos, tendo o crescimento da Amrica Latina e frica sido mais lento. Os economistas e historiadores debatem-se com o porqu desta matriz de desenvolvimento mundial e porque que h pases que cresceram como primeiro fez a Inglaterra e outros que no o conseguiram. Uma abordagem mais mecnica para isso analisar a teoria da produo, considerando que um pas como uma unidade econmica com factores de produo como tecnologia, trabalho, capital, capital humano e tempo. Este modelo permite verificar qual o factor ou factores que estabeleceram estas diferenas de crescimento atravs da sua diviso. Verifica-se que a tecnologia um factor vital no crescimento, pois so as inovaes que permitem um aumento substancial da produtividade. No entanto, a tecnologia no suficiente para o crescimento, pode necessitar de um objecto para ser til. Este pois chamado de capital fsico, ou seja, o investimento para

ser implementada a tecnologia. Esta interaco entre os objectos e a tecnologia vo permitir maior produtividade. Na verdade, o crescimento que estamos a estudar per capita, pelo que interessa que uma economia cresa pela produtividade de cada trabalhador. tambm importante incorporar o capital humano neste modelo. Atravs da aquisio de capital humano, ou seja, a aquisio de conhecimento de experincia, possvel que, quando uma pessoa chegue ao mercado de trabalho, ir ter um trabalho mais qualificado e isso ser importante, pois ir estar a ajudar tambm ao crescimento econmico. Deste modo, a pessoa est mais preparada a lidar com a tecnologia e a utiliz-la com maior eficcia. necessria uma complementaridade entre o capital humano e os objectos. Foram todos estes factores que, em conjunto, permitiram o diferente crescimento econmico. Falta ainda explicar o porqu disto tudo ter acontecido na Europa. Torna-se importante mostrar a importncia das instituies liberais, que cresceram no sculo XVIII e XIX, e que permitiram ao Governo actuar de uma forma previsivel, de forma a possibilitar o crescimento econmico: a partir do sculo XVIII, quando o Rei passou a ser controlado pelo Parlamento e este a ser escolhido por eleies, criou-se uma estabilidade e um ambiente propcio ao investimento privado e, consequentemente, expanso da economia. Outras questes importantes que tiveram a ver com as revolues liberais foram o estabelecimento do direito propriedade privada e ao respeito por esta e tambm ao facto de as ideias liberais darem as condies necessrias para ser criada melhor tecnologia, como o aumento das liberdades, pois os cientistas questionam, muitas vezes, ideias pr-concebidas e criam novas reas do conhecimento que no poderiam num regime com instituies fechadas ao progresso cientfico se este fosse contra a tradio, a religio e/ou a cultura. O crescimento econmico no se deu sempre de forma constante ao longo dos ltimos anos. Houve vrios perodos: 1 De 1800 a 1870 2 De 1870 a 1913 3 De 1913 a 1945 4 De 1945 a 1973 5 De 1973 at hoje A primeira fase fica marcada pelo incio do crescimento, em que se passou de uma poca de crescimento reduzido para um rpido crescimento, mas que foi local, pois comeou na Inglaterra (onde ocorreu a Revoluo Industrial), espalhando-se por todos os pases da Europa Ocidental. Os pases do sul da Europa no acompanharam este crescimento e ficaram atrs dos restantes. Quanto a outros territrios como a Amrica

Latina, no houve mudanas. Comeou aqui a aumentar a brecha entre os pases desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Na segunda fase os pases escandinavos, a Frana e mesmo alguns pases sulamericanos, como a Argentina ou o Chile comearam a apanhar os pases lderes devido a uma abertura nos mercados internacionais em meados do sculo XIX. Esta uma poca de grande optimismo, em que no havia guerras e se progredia para a paz e estabilidade, havendo uma abertura de mercados - primeira vaga de Globalizao. A terceira fase veio acabar com essa ideia, dando-se incio 1 Guerra Mundial, que levou a um decrscimo econmico, seguindo-se uma melhoria relativa nos anos 20, uma crise econmica profunda nos anos 30 e a 2 Guerra Mundial, que, em conjunto, acabaram com o optimismo anterior. A quarta fase foi a Golden Age do crescimento, pois a grande maioria dos pases do mundo, quer os que j eram mais desenvolvidos, quer outros menos desenvolvidos, cresceram e aproximaram-se dos lderes. Nesta poca, as economias mais pequenas estavam a crescer a um ritmo muito superior ao das desenvolvidas, pelo que se caminhava para uma harmonizao do desenvolvimento, embora frica e algumas partes da sia continuassem a ficar para trs. Pensou-se que esta fase seria duradoura (como j tinha acontecido no passado), mas terminou nos anos 70 com o choque petrolifero. A quinta fase comea com o primeiro choque do petrleo. A partir da, continuou a haver crescimento econmico mas nunca to alto como na Golden Age. Quanto Amrica Latina, o seu crescimento parou e estas economias voltam a estar como as mais pobres, ao mesmo tempo que se assistiu ao crescimento de pases asiticos, como a Coreia do Sul, Hong Kong, China, Taiwan, etc. O que se v hoje um alto crescimento na Amrica do Norte e sia, um baixo crescimento na Europa e reas mais depressionrias como a Amrica Latina e frica.

8.

Globalizao

Globalizao: fenmeno econmico pelo qual se d a integrao das

actividades econmicas atravs das fronteiras usando os mercados como ferramenta. , ao mesmo tempo, um movimento livre de bens (agricultura), servios e factores de produo (tecnologia, trabalho, capital).
Muitos pensam que estamos pela primeira vez diante num processo de globalizao, no entanto, a primeira vaga de globalizao ocorreu no final da segunda metade do sculo XIX nos pases ocidentais, mais especificamente nos pases da Europa e nos EUA. Contudo, foi interrompido no incio da 1Guerra Mundial comeando uma segunda vaga em 1945, com o fim da guerra. Mas o processo histrico a que chamamos

Globalizao data do colapso do bloco socialista e do fim da Guerra Fria. O primeiro grande acontecimento que marcou o comeo da Globalizao foi a difuso das ideias liberais no Ocidente: as pessoas comearam a acreditar que a troca internacional era o caminho para a prosperidade: cada pas devia fazer aquilo para que tinha melhores condies especializao importando o que os outros pases produzissem mais eficientemente (a chamada vantagem comparativa). Estas ideias surgiram primeiro em Inglaterra onde ocorreu a primeira revoluo liberal e o primeiro crescimento econmico. A Inglaterra estabeleceu no sculo XIX uma poltica de liberalizao das trocas com os outros pases, tendo a Frana e a Alemanha seguido este processo. Pases situados na Amrica do Sul, ou mesmo a Austrlia e Nova Zelndia tiveram grande sucesso nesta poltica, exportando os seus produtos agrcolas e recebendo o que no produziam. O segundo factor, foi a tecnologia: os transportes passaram a usar a fora do vapor, nomeadamente os comboios e os navios transatlnticos, tornando-se assim muito mais barato e rpido o transporte inter e entre continentes. Atribuindo-se a primeira fase emergncia do liberalismo e de novas tecnologias e a segunda fase guerra, falta explicar o crescimento ocorrido depois da 2 Guerra Mundial. Um dos objectivos polticos nesta altura foi o regresso poltica de abertura no sculo XIX. Como a Gr-Bretanha j no era a economia dominante, tinha de ser o novo lder a empurrar a economia para a frente. Ao contrrio do fim da 1 Guerra Mundial, em que os EUA preferiram no tomar esse papel, com as consequncias que se conhecem, no fim da segunda guerra mundial os EUA aplicaram uma poltica proactiva no sentido de criar as bases para o restabelecer desta abertura. Uma destas medidas foi a implementao do Plano Marshall na Europa, que forneceu Europa o contributo econmico e mesmo institucional para o crescimento e abertura dos mercados. Foi criada a OECE (Organizao Europeia de Cooperao Econmica), a EFTA (European Free Trade Association) e tambm outras instituies, como o Banco Mundial, o FMI (Fundo Monetrio Internacional) ou o GATT (precursor da Organizao Mundial do Comrcio), sempre com apoio dos EUA. Esta tarefa dos EUA foi muito importante porque permitiu ento o restabelecimento econmico e institucional da Europa. De uma forma geral, a Globalizao acompanhada por um crescimento econmico, de acordo com dados estatsticos que mostram essa correlao: quando havia abertura nos mercados mundiais, o crescimento foi maior; quando houve maiores restries circulao, o crescimento econmico foi menor. Existem trs perodos de anlise: de 1870 a 1913, o crescimento econmico foi elevado, tendo diminudo bastante durante as guerras (1914-1945), voltou a ser muito elevado na fase dourada (1945-1973), tendo diminudo um poo mas mantendo-se relativamente alto at aos dias de hoje.

No entanto, a Globalizao nem sempre vista como algo positivo sendo, muitas vezes acusada de ser a causa de pobreza e desigualdade. Em relao pobreza, podemos ver que a pobreza tem aumentado em termos absolutos e diminudo em termos relativos. Define-se uma pessoa pobre como sendo a que tem menos de 1 dlar por dia e este nmero aumentou de 900 milhes em 1820 para cerca de 1400 milhes nas ltimas dcadas. Isto explica-se pelo grande aumento da populao neste perodo. J em termos relativos, havia 90% de pessoas pobres em 1820, mas apenas 20% em 1992. Houve portanto um decrscimo da pobreza e, na maioria dos casos, um decrscimo das desigualdades. A desigualdade tem, por um lado, aumentado e, por outro, diminudo. Aumentou ao nvel dos grupos de pases: a diferena entre pases desenvolvidos e subdesenvolvidos cada vez maior. No entanto, a desigualdade tem diminudo imenso dentro de cada pas (embora com um pequeno aumento nos ltimos anos). Se virmos a populao mundial como um todo e no como um conjunto de pases, podemos ver que a desigualdade tem diminudo, o que aconteceu, em parte, devido ao facto de os dois pases com mais habitantes (China e ndia) terem crescido nos ltimos tempos. A desigualdade no mundo tem variado pouco desde 1950 comparado com o que ocorreu antes. O grande crescimento deu-se principalmente no sculo XIX, devido aos diferentes ritmos de crescimento econmico que ditaram o fosso entre pases subdesenvolvidos e pases subdesenvolvidos. A desigualdade dentro dos pases ocidentais tem-se mantido constante em vrios perodos, com excepo do perodo durante as guerras, em que houve um decrscimo de desigualdades. O grande factor nesta questo mesmo o crescimento econmico e a que velocidade que este ocorre em cada pas. Segundo um estudo do Banco Mundial, os pases subdesenvolvidos foram divididos em dois grupos: os que aumentaram mais o rcio de trocas/PIB e os que aumentaram menos este rcio, e este estudo mostrou que os rendimentos da populao do 1 grupo aumentaram muito mais (67%) dos que os do 2 grupo (10%) e que o seu PIB cresceu 3,1% por ano, contra apenas 0,5% no 2 grupo. Por exemplo, a China cresceu 400% nas ltimas duas dcadas, mas a sua desigualdade interna aumentou. Isto explica-se pela poltica 1 pas, 2 sistemas, porque a China apresenta-se como capitalista para o exterior, com grande pujana nos mercados, e comunista nas suas polticas interna. Revelou-se que a redistribuio dos rendimentos preconizada pelo comunismo diminuiu um pouco a desigualdade, mas a diferena no foi assim tanta comparada com a das economias desenvolvidas. Por isso se conclui que a viso negativa sobre a globalizao no bem verdadeira, pois esta fez aumentar o crescimento econmico, embora no em todos os pases. Isso no quer dizer que todos melhoraram com a globalizao, pois esta apenas uma mdia, pelo que pode ter efeitos negativos em alguns sectores de cada sociedade, como os que estavam habituados a viver sobre o proteccionismo e no souberam responder ameaa surgida pela abertura dos mercados. A reaco destes

sectores pode ser to forte que venha a pr em causa toda a continuao do processo de globalizao. No devemos, portanto, subestimar estes factores e pensar que a globalizao ir durar para sempre, pois temos que ter em conta a ameaa feita por estes grupos, nomeadamente, a de recorrerem ao terrorismo.

Anexo1 Texto1 Fluxo e Refluxo Humano


O imprio martimo portugus caracterizou-se por um constante fluxo e refluxo humano e este texto discute exactamente isso, a expanso martima portuguesa durante os sculos XV, XVI e XVII para a sia, a Amrica e a frica, destacando o papel dos principais agentes responsveis pelo processo. Alguns estavam ao servio da Coroa, outros ao servio de Deus, outros ao servio dos homens, outros ainda captivas dos interesses e da ganncia pessoal e havia ainda outros que eram parte essencial do vaivm humano do imprio: Vice-reis, governadores, juzes e magistrados, quadros superiores da Administrao Pblica, capites de fortalezas, administradores de feitorias e soldados estavam continuamente em movimento tanto entre continentes como no interior desses mesmos continentes.

1 Emigrantes e colonizadores difcil avaliar a extenso da presena portuguesa na sia, em frica ou na Amrica em qualquer perodo dado. Mas correcto afirmar que a densidade populacional dos portugueses em qualquer destes continentes foi sempre extraordinariamente baixa. Uma caracterstica que no era especfica dos portugueses mas que os distinguiu, em comparao com outras naes europeias, foi a natureza predominante masculina do fluxo humano que saia da ptria. Uma segunda caracterstica diz respeito alta proporo de portugueses que fixaram residncia no ultramar e passaram as suas vidas nos trpicos e nas regies subtropicais. Fixaram-se na ndia, em Macau, em frica e no Brasil e os seus descendentes era geralmente educados maneira portuguesa e na religio catlica. Os portugueses recorreram a um segundo expediente para aproveitar plenamente os seus escassos recursos humanos, providenciando efectivos a guarnies militares, povoando municpios, desenvolvendo laos comerciais, administrando os mil e um aspectos do imprio e convertendo almas para a Cristandade. Foi necessrio deslocar pessoas atravs do oceanos , no interior de vrios continentes e entre eles. Da provm a expresso de omnipresena e da existncia de nmeros muito maiores do que na realidade se verificou. Os navios que partiam com destino ndia e Amrica portuguesas tinham uma grande capacidade de carga/transporte no s a nvel de tripulantes e passageiros como tambm de mercadorias pois, quando regressavam, traziam pimenta, especiarias, acar, ouro, prata e escravos. Um lado sombrio desta enorme capacidade

de transporte era que, em algumas viagens, a mortalidade chegava a atingir os cinquenta por cento da viagem de ida, devido s condies climticas extremas, falta de higiene a bordo, agua estagnada e comida ranosa, bem como ao facto de muitas pessoas se encontrarem j doentes antes do embarque. Os navios da carreira do Brasil no tinham assim tanta capacidade de transporte, mas existia um fluxo constante de pessoas que se deslocavam de Portugal e vice-versa. At que no sculo XVIII este fluxo humano para o Brasil aumentou devido, em grande parte, febre do ouro. Devido a esta situao, D. Joo V viu-se obrigado a impr limites para controlar este fluxo humano, exigindo que aqueles que pretendessem viajar fossem portadores de passaportes. Apesar das penalizaes impostas aos capites dos navios que no cooperassem, era sempre possvel encontrar uma maneira de embarcar, portanto tais medidas no foram rigorosamente postos em pratica nos portos de partida portugueses. A presena portuguesa em frica era demograficamente reduzida. Em 1571, tentaram incentivar a emigrao de Portugal para este continente atravs de ofertas de sementes e plantas. Mas estas esperanas no se realizaram porque a combinao da doena com o lucro fcil proveniente do comrcio de escravos no era de molde a proporcionar a emigrao de famlias portuguesas para a Angola. Na frica Oriental, o aumento demogrfico da populao branca estava condicionado pela escassez de mulheres brancas. No que diz respeito ao Oriente, sabe-se que o nmero de portuguses em Goa era elevado, ao contrrio do que acontecia em Malaca. As riquezas e a vid fcil de Macau tornaram-no atraente, no s para os portugueses como tabm para os emigrantes na ndia. O papel do Estado no incentivo emigrao de unidades familiares foi mnimo. No sculo XVIII, o Estado incentivou a transferncia de famlias de um lugar para outro mundo de expresso portuguesa, respeitante aos territrios do Sul do Brasil. Mas, j no sculo XVII a coroa havia incentivado a migrao da Madeira e dos Aores para o Brasil, prometendo benefcios substanciais a quem se oferecesse para emigrar voluntariamente para a Amrica. Mas, os resultados no corresponderam s expectativas e a maioria dos migrantes fixou-se no Rio Grande e em Santa Catarina. As condies impostas eram de que os homens no excedessem os 40 anos e as mulheres os 30. Posteriormente a 1808 que foram levadas a cabo mais iniciativas para incentivar a imigrao das ilhas alnticas para o Brasil. As famlias recebiam ajuda financeira durante os primeiros 2 anos de estadia no Brasil, terras para cultivar, sementes, utenslios de lavoura e animais. Em 1813, D. Joo V isentou os emigrantes e suas famlias do servio militar.

2 Servidores da Coroa Nobres e Combatentes No sculo XVI e XVII eram muitos os que partiam para longe ao servio da coroa, nomeadamente nobres que combatiam nos campos de batalha e depois regressavam a Portugal em condies de receberem uma nomeao para um posto no Brasil. De e para a ndia deslocavam-se pessoas da alta nobreza que tinham em comum o facto de serem filhos segundos ou bastardos. Os cargos do Atlntico portugus, principalmente o Brasil, eram menos considerados do que os da ndia: a prova que o ttulo de Vice-Rei raramente foi atribuido a um representante da coroa no Brasil. Destacam-se Duarte Coelho Pereira - que combateu em frica e vrios pases asiticos - e Ferno de Magalhes, que combateram ao servio da coroa. Magistratura Foram muitos os portugueses que se destacaram no sistema juducirio colonial sendo o mais conhecido Gomes Frei de Andrade. Foi ele, sem dvida, o governador do Brasil com mais poder e autoridade: apesar de nunca ter sido Vice-Rei exerceu jurisdio sobre uma parte do Brasil maior do que a abrangida pelos Vice-Reis da Baa. A mobilidade tambm foi uma caracterstica das carreiras da magistratura portuguesa. Foram muitos os indivduos nascidos e licenciados em Portugal que aps estgio foram colocados no Ultramar. Marinha Uma vez que os portugueses atravessavam os oceanos e os mares do globo com bastante regularidade havia necessidade de marinheiros experientes. Destacou-se Francisco Rodrigues, que chefiou expedies para sia e Duarte Pacheco Pereira, um homem familiarizado com o alto mar e que combateu como soldado no Norte de frica e viajou para a ndia. Soldados Os soldados eram uma presena contante nos navios. Recebiam muito pouca preparao e eram obrigados a entrar ao servio na sequncia de rusgas peridicas s prises. Eram enviados de uma guarnio militar para outra conforme as necessidades. A doena, morte e desero caracterizaram as carreiras militares de muitos. Os salrios ou no eram pagos ou eram pagos em atraso. Os experientes eram enviados para frica. Os oficiais do exrcito com habilitaes ou conhecimentos tcnicos especficos eram altamente apreciados e eram deslocados de comisso em comisso no interior do Imprio Portugus. Um exemplo Antnio Coelho Guerreiro.

Diplomacia & Comrcio A diplomacia era uma das qualidades mais apreciadas pela Coroa. No Atlntico Portugus o aumento do volume e da intensidade do comrcio de escravos alterou muitas relaes anteiormente estabelecidas. O comrcio estava na primeira linha das preocupaes das embaixadas portuguesas e dos enviados ndia e sia. A estratgia comercial portuguesa foi de cooperao e no de domnio. Cincia Houve algumas pessoas cujas habilitaes especficas implicavam viajar ao servio da Coroa. Pessoal mdico habilitado era procurado no Ultramar para o tratamento de soldados. Para a Coroa, as prioridades nos sculos XV e XVI era chegar ao ouro africano e especiarias orientais e, mais tarde, passou a ser o intercmbio comercial e poltico. Na rea da cincia houve dois casos de sucesso: Garcia da Horta, mdico de vrios Vice-Reis e governadores de Goa e amigo do sulto de Ahmadnagar; e Alexandre Rodrigues Ferreira que foi a primeira pessoa a observar, registar segundo os princpios cientficos e a recolher espcies de plantas, mamferos, peixes, pssaros e minerais. Dada a ausncia de universidades na ndia, frica ou Amrica havia uma grande migrao de jovens estrangeiros que frequentavam instituies de ensino superior na Europa. 3 Servidores de Cristo Esta mobilidade no se limitava aos indivduos laicos ao servio da coroa. Tanto o clero secular, como os membros das ordens monsticas, como ainda os padres da companhia de Jesus eram infatigveis nas suas viagens. No que diz respeito a itinerantes inveterados, dvee-se dar o devido crdito aos membros da Companhia de Jesus que antes da sua expulso de Portugal e do Imprio Portugus fundaram vrias misses. Os missionrios jesutas foram frequentemente os primeiros europeus a penetrar em muitas regies de frica, sia e Amrica do Sul. Frades das ordens mendicantes franciscanos, dominicanos, agostinhos e carmelitas viajaram intensamente em frica, na sia e na Amrica, convertendo e pregando. Destacaram-seSo Francisco Xavier e o Padre Antnio Vieira. 4 Servidores de Mamona O lucro comercial constituia um poderoso engodo para atrair qualquer tipo de pessoa. Na ndia houve clero que se envolveu no comrcio e acumulou recompensas materiais, deixando mesmo de servir a Deus. No entanto, no eram s os membros da Igreja a cair na tentao: muitos dos soldados que haviam partido para a andia combinavam a actividade militar com algum

comrcio paralelo e a maioria preferiu enveredar pela rea do comrcio, abandonando o servio Coroa. As iniciativas portuguesas terrestres, fluviais e martimas deram origem a expedies individuais e ao aparecimento de exploradores privados. Destacaram-se os bandeirantes de So Paulo. 5 Os exilados, os proscritos e os sem voz Este fluxo e refluxo de humanos teve tambm uma dimenso trgica e sombria. Desde os primeiros momentos dos contactos entre os europeus e os povos da frica, da sia e da Amrica, verificou-se um trfego de mercadorias exticas que inclua seres humanos. Se, por um lado no sculo XVI existiu uma importao de material extico humano para a Europa, por outro desde muito cedo e at ao sculo XIX verificou-se uma poltica mantida por parte das potncias europeias que encarava os territrios ultramarinos como repositrios adequados aos indesejveis das metrpoles. Os criminosos incluam-se nesta categoria mas a indesejabilidade tambm se media em termos religiosos, tnicos, culturais e, por vezes, fsicos. No caso de Portugal metropolitano esta categoria inclua judeus, cristos-novos (judeus obrigados a converterem-se ao cristianismo), ciganos e at leprosos. Frequentemente, a simples condenao ao exlio tinha menos a ver com o crime praticado do que com o estatuto social, ou a falta dele. O degredo de Portugal podia fazer-se para o Norte de frica, para a frica subsariana, para as ilhas atlnticas, para So Tom e Prncipe, para o Brasil e para a ndia. Os degredados eram, sobretudo, do sexo masculino. Apesar de rejeitados pelo Rei e pelo pas, estes degredados serviam muitas vezes o seu pas, batalhando valentemente em terra e no mar. Os condenados envolviam-se no comrcio, no trfego de escravos, prestavam servio militar, eram artesos, dedicavam-se agricultura e chegavam a assumir cargos na burocracia colonial. Uma variante deste tema do exlio eram as vtimas de perseguio religiosa que fugiam de Portugal. Judeus e Crisos-Novos foram deportados como indesejveis para S.Tom, Cabo Verde e Angola, provavelmente na esperana de que no sobrevivessem s devastaes da doena. As sanes oficiais contra a nomeao de Cristos-Novos para cargos pblicos no os impediram de desempenhar cargos pblicos na sia Portuguesa. Judeus e Cristos-Novos foram tambm usados pelo funcionalismo portugus como portadores de correspondncia confidencial, como tradutores e como agentes. Um dos muitos contrastes que caracterizam o imprio martimo portugus consiste no aparente paradoxo da coexistncia de uma administrao metropolitana altamente centralizada, com uma administrao ultramarina de caractersticas simultaneamente centralizadas e descentralizadas e com a capacidade evidenciada por

certos indivduos de dentro e de fora das regies sob administrao portuguesa, de se arrogarem o poder. As mulheres constituem um grupo minimamente representado neste fluxo de seres humanos. Apesar de severas penalizaes em que ocorriam os funcionrios dos portos e os capites, houve mulheres de imoralidade duvidosa que conseguiam embarcar nas carraas que partiam de Lisboa. Havia regulamentaes rigorosas respeitantes aos transporte de mulheres desacompanhadas idas de Portugal, a menos que se tratasse de esposas que fossem juntar-se aos maridos no Ultramar. Nos navios que partiam para ndia o nmero de mulheres raramente excedia vinte por embarcao. No caso de Angola e da Zambzia, o maior impedimento colonizao branca, em geral, e introduo de mulheres brancas e de famlias, em particular, era a doena. Na viagem de regresso quer fossem brancas quer no, as mulheres iam acompanhadas pelos maridos ou parentes. As duas excepes a esta ausncia de mulheres em movimento dizem respeito ao Brasil colonial, por um lado, e frica, por outro. Nem mesmo a construo de conventos, que se verificou a partir dos anos 1670, levada a cabo por municpios e Senados da Cmara, conseguiu fazer total frente ao fluo de jovens do sexo feminino que iam do Brasil para Portugal para serem colocadas em conventos. 6 Indivduos e grupos Neste fluxo e refluxo de seres humanos houve diferenas marcantes entre a situao a Oriente e o Atlntico. A primeira caracterizou-se pela mobilidade de indivduos, enquanto que a ltima por movimentaes de massas ou, pelo menos, por movimentaes de grupos. Mais do que qualquer outra nao europeia no incio do perodo moderno, os portugueses transportavam fora escravos da frica Ocidental para Portugal, da frica oriental para a ndia e, em particular, da frica ocidental e central para a Amrica. Com a descoberta de jazidas de ouro no Brasil, na dcada de 1690, iniciou-se um movimento sistemtico de escravos vindos dos portos costeiros para o interior. At ento poucos escravos tinham sido transportados para alm de oitenta quilmetros para o interior dos enclaves costeiros do Brasil, no existindo um padro discernvel dos seus movimentos. 7 Portadores de Doenas As pessoas que se movimentavam pelo imprio martimo portugus tambm transportavam doenas. Os portugueses foram simultaneamente vtimas e portadores da malria (desenvolvida facilmente devido s guas estagnadas das caravelas) para a Amrica e para a ndia; contriburam para espalhar o bicho-de-p do Brasil, na Europa e na frica; o comrcio de escravos intensificou a difuso de framboesia, da frica subsariana para a Europa e para o Brasil.

A maior razia epidemiolgica registou-se nas Amricas, onde vrias doenas foram expostas subitamente ao contacto. Os portugueses introduziram no Brasil doenas originrias do Velho Mundo: a peste, o tifo, a tuberculose, a malria, a febre amarela, a gripe, o sarampo, a varola, papeira. Na Amrica espanhola foi o sedentarismo, a falta de estruturas centralizadas e autocrticas, bem como o facto das populaes ndias se encontrarem em reas densamente populosas, que mais contribuiram para o alastramento de doenas.

Anexo 2 Texto2 A Amrica Britnica: e se a Revoluo Americana no tivesse acontecido?


A inevitabilidade da histria Anglo-Americana Nas sociedades que tm conscincia da sua prpria legitimidade ou inevitabilidade, so concebidas estratgias intelectuais para ocultar a conscincia dos caminhos no percorridos, da sua variedade, exequibilidade e do seu poder de seduo para aqueles que fizeram as escolhas decisivas. A presso para celebrar o destino inquestionvel da independncia dos EUA impossibilitou qualquer verdadeira reflexo sobre os dois maiores cenrios contrafactuais da histria moderna do Ocidente. Sem a Revoluo Americana e o seu encargo oramental para o governo francs, seria improvvel que o Antigo Regime se tivesse desmoronado da forma to definitiva como se registou em Paris, em 1788-89. Um dos legados invisveis da Revoluo Francesa assim a inexistncia de desafios intelectuais que confrontem, a partir do exterior a auto-suficincia americana. Mais importante ainda, a notvel inexistncia de interpretaes contrafactuais britnicas da historia americana, reflectindo a ausncia desse tipo de interpretaes na prpria histria Britnica. Houve, no entanto, autores que questionavam os eventos constituintes da Gloriosa Revoluo de 1688, na Inglaterra, que destronou o rei Jaime II, da dinastia Stuart. Questes como esta, tornam tambm necessrio levantar questes contrafactuais acerca da Revoluo Americana. As alternativas a Stuart No caso da Amrica, qualquer hiptese contrafactual deve recuar aos ltimos Stuart, uma vez que um dos cenrios possveis para a Amrica Britnica no sculo XVIII era permanecer possesso desse mesmo Imprio. Tal desfecho conduziria a duas hipteses. A primeira teria sido aplicada caso os planos de reorganizao do governo colonial de Jaime II tivessem tido xito e ele tivesse permanecido no trono em 1688. A segunda teria sido alcanada se um dos seus sucessores tivesse recuperado o trono perdido e, assim, as relaes com a Gr-Bretanha e as suas colnias tivessem passado a reflectir as relaes constitucionais entre os reinos das Ilhas Britnicas. Os planos de Jaime II para as colnias indicavam um empenhamento inflexvel na centralizao burocrtica e uma oposio s assembleias representativas. Aps ascender ao trono, Jaime II, anteriormente Duque de York, rapidamente aboliu vrias assembleias nas colnias, chegando a integrar vrios territrios em Domnios, sob o controlo de um governador geral, e que levou a crer que seria inteno do rei integrar todo o territrio americano em 2 ou 3 domnios. A

supresso das assembleias coloniais e o reforo dos poderes do governador geral teve, provavelmente, como primeira inteno transformar as colnias em unidades de defesa militar, mas contriburam tambm para a imposio da tolerncia religiosa. O efeito combinado destas mesmas consequncias levou ao desencadeamento de uma resistncia e descontentamento, agravados pela fuga de Jaime II em 1688. No entanto, sem esse mesmo acontecimento no inteiramente claro que os colonos tivessem podido resistir centralizao dos seus governos em 3 Domnios, e sem a estrutura organizada das assembleias no sculo XVIII pouco provvel que o debate constitucional em torno das colnias tivesse tomado as propores que tomou. Uma Amrica efectivamente subordinada desde cedo teria sido, nas dcadas de 1760/70, uma Amrica com um potencial de resistncia muito menor. A segunda alternativa envolve o regresso ao trono dos Stuart, depois de expulsos em 1688. Aps 1689, foram os apoiantes de Guilherme dOrange, whigs e hanoverianos que ameaaram impacientemente as assembleias representativas, enquanto os Stuart, no exlio, chegaram ao ponto de reivindicar parlamentos livres e politicamente incorruptveis. A par do objectivo de automatizao dos parlamentos, desenvolveu-se uma teoria constitucional legitimista que acentuava o papel da monarquia ao defender que a unidade entre os Reinos e Inglaterra, Esccia e Irlanda tinham como nico suporte a aliana sob um soberano comum. Os Stuart tiraram partido deste afastamento entre os trs parlamentos e da ameaa sob os dois ltimos para obterem apoiantes para a causa jacobina. Tal estrutura teria sido to benfica na Amrica do Norte como nas ilhas britnicas, tendo sido exprimidos, em vrios momentos, desejos por parte dos colonos de uma maior autonomia legislativa no interior da estrutura imperial. Regressavam para isso defesa de igual autoridade para as assembleias de cada colnia que o Parlamento de Westminster e que o nico factor que uniria as varias partes do imprio seria a existncia de um soberano comum. Do mesmo modo que o jacobitismo, na sua fase tardia ganhou a aura de protesto, acrescentando ao essencial da sua doutrina dinstica uma srie de reivindicaes sociais, tambm as suas doutrinas constitucionais ganharam eco em numerosos sectores insuspeitos do espectro poltico. Uma Gr-Bretanha sob a ordem dos Stuart poderia ter sido apelativa para os eleitorados em ambos os lados do Atlntico. Aps a independncia, procurou-se difundir a ideia de que os colonos americanos tinham sido sempre ferozmente antimonrquicos. Os argumentos coloniais acabaram por encontrar no direito natural uma linguagem bastante diferente que se viria a revelar explosiva, uma doutrina revolucionaria segundo a qual, pela lei da natureza, os homens que abandonassem a ptria para fundar uma nova sociedade

noutro local recuperavam a sua liberdade e independncia naturais. Aps a revoluo, estes argumentos foram retrospectivamente organizados, como se tivessem significado o caminho para a independncia, ainda que apenas se tenham generalizado a partir da dcada de 1770. Se logo desde 1688 o imprio tivesse sido estruturado em torno da separao das colnias e da sua ligao individual ao rei, este tipo de reivindicaes, baseadas no direito natural, talvez no tivesse surgido. As disputas anglo-americanas poderiam ter continuado no contexto concreto e negocivel de liberdades e privilgios especficos. O direito ingls abria um outro campo por onde o debate poderia ter seguido. Legalmente, todas as terras na Amrica tinham sido atribudas pela coroa aos colonos em regime de concesso livre e comum, porm eram domnio real. Esta antiga doutrina da lei fundiria inglesa foi ridicularizada e invocada a favor da independncia, tendo John Adams defendido que o direito ingls, at ao reinado de Jaime I, no tinha imposto nenhuma clusula em relao colonizao. O argumento era ainda poderoso o suficiente para que os colonos o pudessem utilizar em defesa de uma interpretao especifica da constituio transatlntica. A mesma doutrina seria aplicada de uma outra forma: o argumento de que os homens, ao abandonarem o reino, recuperavam os seus direitos naturais sofria de grande vulnerabilidade, uma vez que o rei detinha o poder, conferido pelo direito comum de impedir esse tipo de emigrao. Se as colnias no passavam de concesses reais, os colonos podiam defender que ainda eram parte integrante do reino de Inglaterra e que assim possuam todos os direitos dos sbditos ingleses, incluindo o de no serem tributados se no pudessem eleger representantes. Numa Inglaterra setecentista governada pelos Stuart, essas doutrinas talvez tivessem ajudado a lidar com o progressivo crescimento da populao, da prosperidade e da maturidade politica coloniais. possvel que a continuidade do regime dos Stuart, ou a sua restaurao, tivesse levado a uma formula constitucional de compromisso no interior das ilha britnicas que involuntariamente promovesse mais cedo o processo de descentralizao imperial, contemplando assim as ambies americanas em vez de lhes resistir. Como obvio, a remodelao da paisagem politica em virtude de uma restaurao dos Stuart no s no aconteceu, como a Inglaterra se viu cada vez mais empenhada numa doutrina que assentava na autoridade absoluta da coroa no parlamento; a Amrica retrgrada reagiu a esta doutrina, acabando por resistir com a fora das armas. Dois tipos de tragdia? 1688 e 1776 As revolues de 1688, nas ilhas britnicas, e de 1776, nas colnias americanas, partilharam de um conjunto de caractersticas essenciais: relutncia da maioria em recorrer fora armada; grande concordncia quanto necessidade de passar aco; uma discordncia assinalvel acerca das causas daquilo que na realidade foi feito; uma

necessidade poltica em conferir legitimao profunda e sem ambiguidades ao sentido da revoluo. As causas e a forma da revoluo de 1776 h muito que vm sido estudadas. Uns atribuem as causas poltica inglesa outros, mais recentemente, encontram nos factores internos das prprias colnias as principais causas da revoluo. O que certo que esta revoluo foi uma guerra civil com ambos os lados a lutar por uma alternativa plausvel, tendo como finalidade a expulso de um poder ocupante. Nestas duas correntes defendia-se, por um lado, uma Amrica Britnica, integrada numa modernidade britnica religiosa, monrquica, comercial cientfica ou, por outro lado, uma Amrica Republicana, recuando para formas de baixa poltica, conflitos sectrios e auto-suficincia rural. A hegemonia inglesa vai passando gradualmente a factor negativo. O consumismo cultural ingls dos grupos privilegiados americanos d lugar ao discurso exultante da nova Repblica que se transformou num mito nacional. Antes da dcada de 1770, o caminho da rebelio e da autonomia parecia pouco provvel. Ningum esperava que a crise ocorresse to cedo. Segundo Galloway os colonos no estavam insatisfeitos. A sua lealdade podia ter sido reconquistada porque os americanos sempre foram muito bem tratados e nunca sujeitos a opresses que davam origem a outras revoltas no mundo. A natureza trgica de 1776 parece mais um destino fatal desencadeada no por um erro trgico mas pela aspirao a altos ideais e a boas intenes. As causas externas e a inadequao da teleologia Antes de aceitar um diagnstico to fatalista da Revoluo, devemos examinar as questes em relao s quais se diz que poderia ter sido adoptada uma estratgia poltica diferente que permitisse a manuteno das colnias. Perante os americanos, a primeira mudana de direco tinha ocorrido com a Guerra dos Sete Anos (1756-63) que fez restabelecer o controlo metropolitano. Esta mudana de atitude em relao ao Imprio, foi entendida por muitos, como a resposta britnica s responsabilidades e oportunidades criadas com a derrota da Frana na Amrica do Norte. O Canad foi mantido por uma questo de segurana para as colnias inglesas a sul. Benjamin Franklin achava que uma Amrica do Norte protegida por um Canad britnico iria encontrar ocupao na agricultura por vrios sculos e no ameaar com manufacturas americanas. Embora cada vez mais numerosos, para Franklin, a diferena social e de governao das colnias americanas, constitua assim o argumento final para a incapacidade de unio contra a metrpole. Com o final da Guerra dos Sete Anos, a Gr-Bretanha estava sozinha, sem nenhum aliado poltico e militar que a ajudasse a reprimir a rebelio na Amrica do Norte.

As alternativas contrafactuais internas: Unio Colonial, Fiscalidade e Democracia Um segundo conjunto de opes polticas teve a ver com desenvolvimentos no interior das prprias colnias. Pode-se pensar que a Revoluo Americana no era previsvel. Um dos motivos que leva a pensar nesta ideia foi o facto de que, nas dcadas anteriores, a ideia de estabelecer um plano de unio colonial no entusiasmava os colonos. Cada colnia tinha administrao prpria e gozava de certa autonomia. Segundo Townshend, Ministro das Finanas, as assembleias coloniais nem sequer aprovariam o Imposto de Abastecimento necessrio para financiar a sua Unio, pois assim perderiam a sua prpria autonomia de controlar as suas finanas. Primeiro de tudo as colnias estavam ligadas metrpole pelo regime de exclusivo colonial que as tornava fontes de matria-prima e mercado exclusivo para a colocao de produtos fabricados na Inglaterra. Os colonos tinham compromissos perante as prticas constitucionais, mas destas decorriam divergncias entre as colnias e Inglaterra. Contudo, sempre se pensou que estas divergncias podiam ser resolvidas pela negociao. Contudo, continuaram a existir desentendimentos, como por exemplo se deu na imposio da Lei do Selo (taxa sobre os selos, em 1760). Mais tarde verificou-se que o grau de oposio a esta lei era elevado e que no tinha sido previsto tal facto. Verificou-se ainda, que esta lei foi um erro, pois teriam conseguido maiores receitas atravs direitos alfandegrios e impostos indirectos. Aps os protestos das colnias, a lei foi revogada. Entretanto, para se recompor do desgaste financeiro causado pela Guerra dos Sete Anos (1756-1763), motivada por rivalidades coloniais e econmicas com a Frana, a Inglaterra reforou a guarda costeira procurando assim evitar que outros navios fizessem comrcio com as suas colnias. O descontentamento provocado por esta medida que prejudicava o comrcio livre aumentou quando foram lanados novos impostos. Como os colonos no estavam representados no Parlamento ingls no aceitaram esta deciso. No h imposio, sem representao era a sua divisa (A tributao e a representao eram evidentemente problemas interligados). A Inglaterra suspendeu alguns impostos, mas o do ch manteve-se. Ento, um grupo de habitantes de Boston (Massachusetts), disfarados de ndios, lanou ao mar o carregamento de ch de trs navios ingleses ancorados no seu porto (1773). Este episdio (Boston Tea Party) marcou o incio da Revoluo Americana. O episdio Boston Tea Party foi considerado um insulto bandeira inglesa. Por ordem do Rei Jorge III, o porto de Boston foi fechado navegao e a cidade ocupada militarmente. A revolta contra o domnio britnico generalizou-se. Os representantes das colnias, reunidos no congresso de Filadlfia (1774), reclamaram as mesmas liberdades e direitos dos ingleses e recusaram-se a fazer comrcio com a Inglaterra. Perante a

intransigncia inglesa, o 2. Congresso decidiu formar um exrcito voluntrio, cuja chefia foi entregue a George Washington. A 4 de Julho de 1776, o 3. Congresso aprovou a Declarao de Independncia. Deficientemente armados e sem preparao militar os Norte-americanos sofreram inicialmente algumas derrotas perante o exrcito ingls, mas com o apoio da Frana obtiveram a primeira vitria em Saratoga (1777). Em 1781, os ingleses, vencidos na batalha de Yorktown (Virgnia), renderam-se. Pelo Tratado de Versalhes (1783) reconheceram a independncia dos Estados Unidos e cederam aos franceses alguns dos territrios que estes tinham perdido na Guerra dos Sete Anos. A Inglaterra, por sua vez, cedeu aos Estados Unidos os territrios a leste do rio Mississipi. A independncia teria sido evitada se antes da Declarao de Independncia a Inglaterra tivesse dado autonomia s colnias, declarando o seu povo livre e independente. Esta situao levaria os americanos a manterem-se leais coroa britnica. Igualmente evitaria a unio das colnias, pois sem a guerra as invejas e as rivalidades entre elas teriam impedido a necessidade da sua unio. Os Problemas da Represso numa Poltica Libertria Antes da Revoluo Americana, o governo britnico podia perfeitamente ter resistido a conceder todos os pequenos direitos com que as autoridades coloniais foram construindo o seu poder: a metrpole podia ter estipulado que as contribuies de receitas por parte das colnias para os oramentos coloniais se prolongariam por perodos mais longos, ou indefinidamente; os salrios do governador e de outros funcionrios permaneceriam imunes a presses polticas locais; os tesoureiros coloniais seriam nomeados pela coroa; os poderes de nomeao dos governadores fossem geridos e executados pelo prprio governador, e no pelo ministro em Londres. Tambm as questes polticas desestabilizaram a orientao poltica do governo em Londres: ao longo da dcada de 1760 e at ao fim de 1774, a instabilidade e os conflitos internos dos ministrios tambm no permitiram definir uma poltica concisa em relao actuao nas colnias, bem como os representantes oficiais nas colnias nada fizeram, desde o incio da dcada de 1760 para prevenir a organizao de foras oposicionistas potencialmente desleais - os governadores coloniais pouco fizeram para silenciar jornais e panfletos subversivos, para prender editores e autores, para processar agitadores a favor da indepndencia ou para prevenir o crescimento das organizaes, como o Congresso da Lei do Selo, que acabariam por estar na base da futura rebelio. Por outro lado, a presena indita de um exrcito permanente na Amrica, aps a paz de 1763 foi mais tarde considerada um grande ofensa, embora o envio das tropas no fizesse parte de nenhum plano metropolitano para extinguir as liberdades americanas, foi sim a resposta natural aos problemas estratgicos que se levantaram aps a conquista de vrios territrios durante a Guerra

dos Sete Anos e necessidade de controlar as populaes conquistadas e de materializar o direito de soberania. No entanto, a principal razo para a Revoluo continuava a ser a Lei do Selo, uma vez que as tropas inglesas no intervinham em questes polticas e aceitaram com grande relutncia desempenhar um papel policial na manuteno da ordem social. No Outono de 1774 os generais aperceberam-se de uma possivel rebelio e informaram o governo em Londres, que no deu seguimento ao aviso. A guerra foi longa e o seu final manteve-se indeterminado, em parte porque se tratou de uma guerra civil levada a cabo por poderosas foras sociais relutantes em aceitar a derrota e, em parte, porque o conflito revelou, tanto de num lado como no outro, escasso talento militar bem como uma incapacidade, por parte das foras britnicas em recrutar para junto de si as foras lealistas. Os Marginalizados os Expropriados e os Oprimidos Que teria acontecido se a Amrica Britnica do ponto de visto politico tivesse seguido por uma direco mais libertadora e menos populista? Antes da Guerra dos Sete Anos, a politica defendida em cada colnia para os nativos no conseguia por vezes acalmar permanentes frices que por vezes resultavam em conflitos e em expropriaes impostas pelos colonos aos nativos. Os ndios americanos tinham-se mostrado irredutveis no que tocava a recusa da escravatura e a substituio de uma vida nmada por uma sedentria. A Gr-bretanha tinha no entanto um poderoso rival no continente norteamericano. Os franceses e os ndios conseguiam estabelecer muito melhores relaes: o dinamismo catlico para converter os nativos implicava um respeito muito maior do que aquele que seria de esperar do puritanismo da nova Inglaterra, o facto ainda de os franceses comercializarem peles impunha alguma reciprocidade da relao destes com os ndios, enquanto que os colonos ingleses se limitavam a instalarem-se e a expropriarem. Nasceu assim a necessidade de competir com a Frana para obter o apoio das tribos ndias em tempo de guerra (sobretudo 7 anos) que fez com que o governo de Londres se envolvesse nos assuntos polticos relacionados com os ndios. A necessidade tornou-se to grande devido sobretudo ao conflito anglo-franceses que Londres mostrou-se disponvel para regular o comrcio anglo-indiano assim como a abordar temas mais sensveis: terra. Assim enquanto a guerra durou foram assinados 3 tratados com os ndios 1758/1760/1761 onde os colonos se via obrigados a respeitar a linha das montanhas do Apalache como limite fronteirio. Tudo o que era ento assuntos relacionados com licenas por causa da fronteira estava na mo comandante-chefe da Amrica do norte. Estando as autoridades claramente a montar uma estrutura que visava estabelecer uma politica abrangente em relao aos ndios. A inteno no era acabar com a expanso em direco a oeste mas regul-la.

Em 1763 uma rebelio ndia (pontiac) bem como a resposta a esta, tornou clara na perspectiva do governo imperial a necessidade do controlo metropolitano da poltica de assuntos ndios e o policiamento das fronteiras. Tudo isso trouxe mais custos e logo uma subida de impostos aos colonos. Independentemente disto o exrcito tinha de ser sempre necessrio na Amrica do Norte para proteger as colnias britnicas mais antiga contra a ameaa estratgica levantada pela recente aquisio do Canad e da florida, o que por si s teria tornada necessrias as receitas coloniais, ainda que o governo imperial tivesse ignorado o problema ndio. Numa Amrica britnica as coisas podiam ter sido diferentes no que diz respeito: expanso para oeste, que poderia ter sido feita de uma maneira muito mais organizada e controlada, no estando ento conotada com massacre e explorao; o destino dos escravos, que enquanto por parte dos britnicos j existiam sinais de evoluo da opinio, na Amrica britnica considerou-se uma traio quando lodre Dunmore, governador da Virgnia em 1775 ofereceu a emancipao a escravos em troca do alistamento no exercito; muitos grupos mantinham-se ferozmente anticatlicos nas colnias enquanto que a opinio britnica comeava a caminhar para abolio dos impedimentos que pensavam sobre os catlicos. Em 1772 laos de escravaturas com os negros acabaram e numa Amrica britnica em luta por direitos idnticos aos dos ingleses foi apenas uma questo de tempo, 1806-11. As Repercusses do Cenrio Contrafactual Transatlntico Economista poltico francs em 1776 previu que do conflito sairia uma Amrica independente, no caso de outro desfecho as foras britnicas conquistariam todo o continente norte-americano. Mundo transatlntico de troca e de paz teria despontado o desenvolvimento econmico e o aumento demogrficas colnias britnicas. Se a revoluo americana no tivesse assumido a forma que assumiu em 1776-83 altamente improvvel que o estado francs tivesse soobrado na bancarrota em 1988-9. Este e outros episdios numa metodologia alternativa que tente explicar todos eles decisivos na histria da britnica como acontecimentos improvveis e imprevisveis que alguns caracterizam como inevitveis 1660, 1688 e 1776 entram nessa categoria.

Anexo 3 Texto3 1918 and After: The Postwar Era


1918 and After: The Postwar Era (Sally Marks) Com o lanamento de The Origins Of The Second World War, Taylor levantou uma grande controvrsia, discordando de opinies anteriores de que Hitler tinha sido a principal causa para o despoletar da guerra. Porm, para realmente responder questo, preciso perceber como foi o perodo pr-hitleriano. Taylor argumenta que a guerra no surgiu de repente e que Hitler foi, apesar de tudo, eleito pelos cidados para solucionar o problema alemo. A Alemanha que quase ganhara a guerra em 1918 derrotada em meados de Novembro. Porm, a guerra fora travada no solo dos aliados, foi a que ficou visvel a runa causada pela mesma. Para escapar o peso da derrota, o exrcito alemo alegou que no tinha sido derrotado e o chanceler alemo, Friedrich Elbert, nada fez para contrariar este facto, instaurando-se na populao o mito de que o exrcito alemo no havia sido derrotado, que rapidamente evoluiu para a no-derrota da Alemanha na 1 Grande Guerra. Enquanto isso, tambm os aliados nada fizeram para transmitir aos alemes a ideia de derrota, permanecendo em Paris a discutir o contedo do tratado de paz. Teria sido melhor, segundo o autor, que os aliados tivessem ocupado Berlim; se se tivessem feito visveis os smbolos da derrota nas cidades alems, talvez a percepo do povo e a sua reaco ao tratado tivesse sido diferente. No por isso uma surpresa que, alguns meses mais tarde, aquando a chegada das clusulas do tratado a Berlim, tenha sido para os alemes uma surpresa e injustia, nomeadamente no que se referia s reparaes dos danos causados pela guerra, gerando algum dio pelo tratado. Esta derrota, oficialmente declarada pelo armistcio e pelo tratado de paz, continuou a permitir que a nao se mantivesse como uma grande entidade. Os aliados decidiram a continuao de uma Alemanha unificada, porm derrotada, diminuda e respeitadora das clusulas do tratado, numa Europa redesenhada. No s falharam em mostrar a derrota, como na distribuio de poder, colocando a Alemanha unificada circundada de pases mais pequenos e mais fracos. Aceitar a proeminncia alem depois de uma vitria sobre esta tinha um sabor amargo, assim como dividir a Alemanha estava fora de questo, devido aos objectivos territoriais dos aliados para a Europa. Existia ento um impasse, Taylor diz assim que os aliados condenaram o armistcio e o tratado, quase sem se aperceberem, por permitirem que a Alemanha continuasse unida. O tratado foi o suficiente para deixar os alemes descontentes, mas no o suficiente para os deixar controlados.

Mesmo aqueles que aceitavam a derrota alem, alegavam que no haviam sido derrotados por um pas sozinho, exigindo revises do tratado. Nisto eles estavam correctos. O tratado de Versalhes tinha sido previsto com participao activa do Reino Unido e dos Estados Unidos da Amrica, pases que mais tarde se retiraram da implementao do tratado deixando uma Frana enfraquecida a fazer cumprir um tratado que no era mais representante de um verdadeiro equilbrio de poder. H ainda um outro factor para a rejeio do tratado que Taylor no menciona directamente: a fragilidade da democracia alem, na qual os aliados depositavam esperana de que seria pacfica. Visto isto, o autor tambm sugere que o tratado era difcil de implementar visto que, mais uma vez assumindo a percepo de derrota, os aliados deixaram aos prprios alemes a responsabilidade de fazer cumprir as clusulas decididas, esperando a cooperao dos mesmos, mas providenciando aos alemes uma arma contra o tratado. nesta base que Taylor afirma que o tratado ajudou a perpetuar o problema alemo. um facto que estes acordos no resolveram este problema, no entanto atribuir a histria dos seguintes 20 anos a estes acordos no parece razovel. A Alemanha tinha agora uma outra batalha: quebrar o tratado e reaver o seu status anterior guerra; batalha essa facilitada pelas concesses conseguidas pelos aliados e pela necessidade de reparao da infra-estrutura alem. Foi esta questo, um dos primeiros objectivos de Hitler, tal como dos seus predecessores. A atitude britnica no ps 1 guerra foi tambm fundamental para o levantamento de outro problema. Tendo a Itlia, Rssia e Amrica abandonado um pouco o assunto referente a Alemanha, apenas restavam a Inglaterra e a Frana que discordavam regularmente acerca deste assunto. A Frana tinha medo de ataques futuros por parte dos alemes, a Inglaterra achava isto um disparate querendo reavivar a Alemanha numa Europa pacfica e atribuindo-lhe vrias concesses ao que havia sido imposto pelo tratado. Imps-se assim a Inglaterra tendo prevalecido a sua vontade. Por outro lado, Taylor mostra que os EUA tiveram apenas um papel passivo, espordico, financeiro, e na maioria das vezes indirecto e no oficial, limitando-se a apoiar a Gr-Bretanha. Como Taylor descreve, a Frana encontrava-se sozinha face ao problema alemo e vivia na sombra do medo do seu renascimento, no podendo esperar muito dos seus aliados, que fizeram os possveis para dominar a sua politica externa. Actualmente muitos historiadores concordam com Taylor no que diz respeito rapidez da Alemanha no realcance da sua supremacia. Contudo, em vez de descreverem este fenmeno como um processo inevitvel, eles questionam-se tambm sobre toda esta rapidez abordando o problema germnico numa perspectiva mais complexa e examinando aspectos que Taylor ignorou, tais como econmicos, financeiros ou polticos a que Taylor deu pouca ateno.

Para justificar as origens da 2 Grande Guerra Mundial Taylor apoiouse em factores militares, pondo de parte as questes industriais, o poder financeiro americano, entre outras. Esta abordagem militar no foi relevante para uma poca em que a guerra no fazia parte dos objectivos de nenhum pas envolvido. Taylor afirma que Hitler teve tanta responsabilidade ao rebentar da 2 Guerra Mundial como os seus antecessores polticos. Hoje em dia isso no se constata. A viso e a ideologia de Hitler eram diferentes e muito mais grandiosas e os seus mtodos mais drsticos, deixando de ser apenas mais um dirigente Weimar. A ideia (defendida por Taylor) de que na era Nazi, a 2 Guerra Mundial estaria implcita assim que se d o final da 1 Grande Guerra, com base em todos os outros factores, simplicista, vendo Hitler apenas como sendo mais um poltico Weimar lutando contra as clusulas de Versalhes. Conclumos que fazendo-se favorecer do contexto de facilitismos por parte dos aliados, e da desinformao por parte do povo alemo, Hitler conseguiu mover a populao na direco dos seus objectivos polticos, tal como a autora refere, relativamente ao caso americano. O Fuhrer criou uma iluso da Alemanha, tanto interna como externa, para instaurar o Fascismo e reaver o que havia sido perdido na guerra anterior, incluindo o orgulho alemo. Hitlers Foreign Policy (Norman Rich) Existem diversas teorias que analisam a poltica externa implementada por Hitler, sendo a de Taylor uma das mais controversas, em grande parte devido s suas grandes inconsistncias, criticada, por sua vez, por um outro historiador, Norman Rich. Se, por um lado, Taylor rejeita a ideia de que Hitler tenha preparado desde o incio uma grande guerra que lhe permitisse dominar o mundo, por outro, considera-o como um revolucionrio que se tornou ditador, que destruiu a liberdade poltica, transformou a economia e as finanas alems e aboliu os Estados individuais alemes. Se acreditava que a poltica externa implementada por Hitler foi semelhante dos seus antecessores tendo por objectivo principal libertar os alemes das restries do Tratado de Versalhes, contradiz-se ao afirmar simultaneamente que, em termos de poltica internacional, a sua finalidade era a expanso para o Leste Europeu Lebensraum. Taylor nega tambm que esta conquista de terras tenha sido a razo principal a desencadear a 2 Guerra Mundial e sim o contrrio, uma vez que para ele, a sua poltica externa era acidental e improvisada, limitando-se a tirar vantagem das ofertas de oportunidade que lhe eram apresentadas pelos seus adversrios. Esta conquista de territrio no deveria incluir a conquista de pessoas e a absoro da raa no Ariana no Imprio Alemo porque isso iria manchar o sangue alemo era por esta razo que deveriam ser exterminados.

De uma forma geral, Taylor considerava Hitler apenas um produto da histria e afirma que este no teria feito nada sem o ofcio e cooperao dos alemes que acatavam as suas ordens sem as questionar, pondo apenas em prtica o pensamento alemo comum. Devido vasta literatura existente sobre a poltica externa aplicada por Hitler, importante analisar as vrias partes das diversas escolas sobre este assunto: East Europe School: apresentam Hitler, o Nazismo e o Fascismo como produtos de uma sociedade capitalista e imperialista e da 2Guerra Mundial, como forma de destruir a Unio Sovitica. Fundamental Forces School: os membros desta escola consideram Hitler e o Nazismo como um produto das foras polticas, econmicas e sociais da Alemanha, bem como das suas instituies, formas de pensar e padres ao longo da sua histria. Em geral, os membros desta escola concordavam com a viso de Taylor. Contudo, nem sempre foi levado em considerao o contexto em que determinadas medidas e acontecimentos ocorreram, no os adequando sua poca. Continuity School: os membros desta escola acreditavam que as polticas de Hitler eram uma continuao das polticas anteriormente aplicadas pelos governantes da ustria, Prussia e Weimar. Tambm estavam de acordo com Taylor, tendo mesmo chegado a encontrar vrios factos que a comprovavam. No entanto, nem todos os membros desta escola tinham o mesmo ponto de vista: se, por um lado, uns defendiam que a Guerra dos 30 Anos e os efeitos of the treaties of Westpahlia foram as principais razes para o desenrolar menos bonito da histria alem, por outro lado, outros defendiam que a principal razo de to pesada histria era a posio geogrfica. Discontinuity School: em oposio s duas escolas anteriores, esto os historiadores que se recusavam a aceitar Hitler como um produto da histria alem: consideravam-no um fenmeno nico bem como ao seu regime e polticas devastadores, baseadas numa ideologia racista, conduzidas com mtodos revolucionrios e dedicadas realizao de objectivos ilimitados. Explicavam tambm que a sua capacidade para captar o interesse das pessoas para as suas ideias se devia ao seu carcter demonaco. Funcionalists: os Funcionalistas acreditam na primazia da poltica domstica, ou seja, a poltica externa desenhada, tendo sempre por base um poltica interna que, de certa forma, a complemeta. Por outro lado, os Intencionalistas, acreditam que a poltica externa foi a primeira a ser desenvolvida, de acordo com os principais objectivos de Hitler e, s depois, foi criada uma poltica interna (ou domstica) para a acompanhar.

De certa forma, os membros da Fundamental Forces School e os Funcionalistas, esto de acordo, uma vez que afirma que Hitler no tinha capacidade para desenvolver qualquer tipo de poltica. No entanto, Eberhard Jckel, afirma que a controversia entre estes dois grupos derivada de um grande mal entendido de que as duas posies so opostas e que apenas uma verdade: There is abundant evidence that all major decisions in the third Reich were made by Hitler, and there is equally abundant evidence that the regime was largely anachic and can thus be described as a polycracy.. Jckel defendia tambm que no era s Hitler que tinha culpa de todos os acontecimentos, o povo almo, que se deixou levar pelas suas ideias, era tambm bastante responsvel.

Anexo 4 Texto4 The Essence of Nazism: Form of Fascism, Brand of Totalitarianism or Unique Phenomenon

Desde 1920, o Nazismo tem vindo a ser debatido, por alguns historiadores, tanto como uma forma de fascismo ou como um regime totalitrio, como aconteceu durante a Guerra Fria. Uma terceira interpretao explica o Nazismo como um produto das particularidades do desenvolvimento da Prssia-Alem. De acordo com esta interpretao, o Nazismo considerado com um fenmeno nico nascido a partir das particularidades do Estado autoritrio da Prssia-Alem e do desenvolvimento da ideologia alem, devendo a sua particularidade e a sua exclusividade, acima de tudo, personalidade de Hitler. Os historiadores dizem ainda que se pode designar o Nazismo como Hitlerismo. Apesar de estes historiadores exclurem a possibilidade de interpretar o Nazismo como uma forma de fascismo, a verdade que estes comparam a natureza do Nazismo como uma forma de totalitarismo relacionado com o comunismo sovitico. Totalitarianismo O totalitarismo nasceu em Itlia e foi usado inicialmente com um termo antifascista. As suas principais caractersticas, de acordo com Carl Friedrich, so: ideologia oficial; nico partido; controlo policial terrorista; controlo monopolista dos mass-media; monoplio das armas; controlo central da economia. Importantes historiadores abordaram o conceito de totalitarismo para caracterizar o que viam como a essncia do sistema nazi. A abordagem totalitria compara o Nazismo com o comunismo sovitico. Fascismo Existe um conjunto de teorias que tentam interpretar e definir o fascismo. Estas esto divididas em dois grandes grupos: interpretao marxista e a interpretao nomarxista. De acordo com a interpretao marxista, o fascismo foi uma sada para a crise do capitalismo sendo, no entanto, uma crise poltica. Era uma soluo popular para

o problema de restaurar a hegemonia das classes. Contudo, no era equivalente ao estdio final do capitalismo. A interpretao no-marxista definia o fascismo de vrias maneiras: uma resistncia prtica e violenta para a transcendncia uma forma especial para regular as sociedades que se encontravam numa fase crtica no processo da transformao social para a sociedade industrial uma forma de desenvolver a ditadura radicalismo da classe mdia-baixa Reflexes gerais sobre o Totalitarismo e o Fascismo Ambas as abordagens do fascismo e do totalitarismo procuram oferecer tipologias dos sistemas polticos. Embora sejam diferentes conceitos, so ambas ditaduras. Historiadores alemes defendem a necessidade de usar os dois conceitos para definir o nazismo, argumentando a possibilidade de usar as duas abordagens, de maneiras diferentes, para estudar o nazismo. Nazismo como Totalitarianismo? Critics of the totalitarianism concept fall into two main categories: (a) those who reject categorically any theory of totalitarianism; and (b) those who concede it some theoretical validity, but find its practical deployment limited in potential. (a) Categorical rejection of totalitarianism as a wholly worthless concept is usually pressed on the following grounds: (i) Totalitarianism is no more than a Cold War ideology, devised and deployed by western capitalist states in the 1940s and 1950s as an anti-communist instrument of political integration; (ii) The totalitarianism concept treats both form and content of the systems of rule, as their essence. As a result, it fully ignores the completely different aims and intentions of Nazism, with extremely inhuman goals as the extermination of the Jews, and Bolshevism, being the one with the human goals of building a new society and human behaviour; (b) Four substantial criticisms are raised by those who do not reject the totalitarianism model but find its application limited: (i) The concept of totalitarianism shows itself unsatisfactory defining the peculiarities of the systems it attempts to classify. It only speaks in a generalized and limited fashion about the similarities of systems, which on closer inspection are so differently structured, both politically and economically as in leadership, that comparisons are forced to remain highly superficial.

(ii) The totalitarianism concept cannot cope adequately with the change in communist system post-Stalinist, more moderated, and still implicit linkage with Nazism and other right-wing dictatorships. (iii) Totalitarianism says nothing about socio-economic conditions, functions, and political aims of a system, which in the comparison between the Nazi and the Soviet systems shows disperse points of view. (iv) There is an ambivalence built into the totalitarianism concept between describing historically real systems of rule and being widened out into a tendency, in which are included many modern dictatorships and even aspects of modern western democracies. Therefore, depictions of Nazism as a totalitarian system are best avoided, not simply because of the political colouring attached to the concept, but also because of the weighty conceptual problems which the term poses and which have been outlined above; unless were merely referring to a total claims upon the legislative and executive structures if the state, free of comparisons. Nazismo como fascismo ou como um fenmeno nico? Opponents of the use of a generic concept of fascism advance two principal and serious objections to the ranking of Nazism as fascism: firstly (a) that the concept of is often extended in inflationary fashion to a wide variety of movements and regimes of disparate characters and significances; and secondly (b) that the concept is unable to satisfactorily embrace the singular characteristics of Nazism, and that differences between the Italian fascism and Nazism are more than superficial. (a) The first criticism belongs particularly to Marxist interpretations of fascism. The intrinsic relationship between fascism and capitalism in the Marxist version of fascism theory extends the notion of fascist dictatorship to many kinds of repressive regimes, laying no difference between military dictatorships and mass-party dictatorships; (b) The second criticism claims that no theory or concept of generic fascism can possibly do justice to the peculiarities and unique characteristics of Nazism. A comparison of fascism in all its stages can be made only from Germany and Italy, yet the differences were so profound that the term fascism should only be reserved for the Italian system, while Nazism should be called National Socialism and regarded as a unique phenomenon. The central differences emphasized in this argument focus on the dynamic nature of the Nazi race ideology which had no parallel in the Italian fascism; on the discrepancy between the Nazi elevation of the Volk (people) over the state, contrasting with the Italian tatism; on the anti-modern aims and ideology of Nazism compared with the modernizing tendencies of Italian fascism; on the vast conquest of state and society against the far more limited penetration of the established order by

the Italian fascists; and on the contrast between a relatively traditional imperialistic policy on the part of Italy, and a quest for race domination by the Nazi regime. A number of differences between Nazism and Italian fascism are open for debate, for instance, the alleged backward-looking nature of Nazism in distinction to the modernizing pressures of fascism in Italy. It might well be claimed that Nazism and Italian fascism were separated species within the same genus, considering Nazism as radical fascism (Ernst Nolte), or a distinctive branch grafted on the fascist tree (Juan Linz). Other authors see no incompatibility between the specific features of Nazism and its attribution to a broader class of generic fascism emphasizing the extreme chauvinistic nationalism, with pronounced imperialistic, expansionist tendencies; the basis in a mass party drawing from all sectors of society; fixation on a charismatic, elected leader; extreme intolerance towards opposition, expressed through terror, violence and repression; glorification of militarism and war; dependence upon an alliance with existing elites for their political breakthrough; and a (at least at first) function in stabilization or restoration of social order and capitalist structures. The different scale of the social and political spheres in Italy and Germany helps explain the different level of radicalization in the two countries when beset by different political crisis, the War in the Italian case and the world economic crisis in Germany. It is within this perspective that the peculiarities of the Nazism can be considered as specific features of the German political culture and its relationship to socio-economic structures, accepting Nazism as fascism and recognizing its unique characteristics within this category. However this argument does not satisfy other authors who claim Nazism as a unique German phenomenon not only in form, but also in its essence which was located in the person and ideology of Adolf Hitler. This personalization is, in fact, the centre of the debate over the characterization of Nazism, although its generally compatible with the other opinions which look rather to Germanys specific socio-economic structures as the focal point of their explanations. Yet this last group accepts Nazism as a form of fascism, while the former ones deny this categorization and insist it was unique and, in its essence, a Hitlerism, laying there the difference between the Italian fascism and Nazism. This evaluation of concepts of totalitarianism and fascism in relation to Nazisms alleged uniqueness as a phenomenon has suggested the following conclusions: 1. The concept of fascism Is more satisfactory and applicable than that totalitarianism in explaining Nazism. Nazisms features suited the European context of radical anti-socialist national-integrationist movements; 2. Nazism undoubtedly did have a total (or totalitarian) claim; which had consequences both for its system of rule and the behaviour of its subjects. Consequences for the mechanics of rule were reflected especially in new forms mass

mobilization through new technologies of rule combined with an exclusive dynamic ideology and monopolistic demands on society; Poltica e Economia no estado nazi A questo da relao entre o Nazismo e o domnio de foras econmicas na Alemanha permanece um grande ponto de debate entre os eruditos. Algumas interpretaes tm evoludo ao longo do tempo e medida que novos conhecimentos vo sendo adquiridos sobre a economia Nazi. Uma das grandes questes que prevalece , se de facto, o Nazismo um produto do carcter capitalista do regime alemo, dos mecanismos polticos assim como dos objectivos de lderes da indstria alemes. No entanto esta questo no nos vai ocupar aqui. suficiente que, para muitos eruditos, o regime Nazi no fora controlado por interesses capitalistas, assim como no existe qualquer ligao para o seu surgimento com o capitalismo. No entanto tanto eruditos marxistas e no marxistas aceitam duas ligaes estruturais do capitalismo ao crescimento do regime Nazi. Sendo o primeiro a existncia de uma grande prontido do sector industrial para descartar a republica Weimar a favor de um regime mais autoritrio, que restaurasse a rentabilidade num primeiro instante. Em segundo a existncia de numa industria dividida pela crise econmica de 1930, existindo assim uma grande vontade da implementao da vontade de Hitler. Hitler e o Holocausto O termo Holocausto, como sinnimo da exterminao dos judeus, s comea a ser utilizado nos finais dos anos 50 princpios dos anos 60, por escritores judeus. Termo que no significa mais do que genocdio. A mistificao e coneco do termo com caractersticas religiosos e culturais assim como a grande carga emotiva que transporta, tornou difcil para alguns historiadores judeus explicar e justificar tal acontecimento na histria da humanidade. A perspectiva de historiadores no judeus inevitavelmente diferente das dos historiadores judeus. A principal dvida reside em como o dio Nazi pelos judeus se reflecte nas prticas do governo, e que preciso papel teve Hitler neste processo? Apesar de parecer simples esta pergunta reveste-se de uma enorme controvrsia no Holocausto. Existem vrias interpretaes para a poltica que Hitler aplicou aos judeus: as interpretaes dividem-se em assuntos estruturais e intencionais. A convencional e dominante abordagem hitleriana parte do pressuposto que o prprio Hitler desde cedo tinha como objectivo perseguir e aniquilar os judeus. Segundo esta interpretao as vrias tapas da perseguio dos judeus so resultado da busca inflexvel pelo

cumprimento dos objectivos de Hitler. Sendo a Soluo Final no mais que um resultado dos seus objectivos centrais. Em contraste a abordagem estruturalista assenta num sistema constante de improvisos da poltica Nazi em relao aos judeus, que mais no era reflexo de uma mquina governamental desordenada e dividida. Surgem ento argumentado, que esta espiral de acontecimentos que leva a soluo final, no tendo esta sido premeditada ou planeado antes de 1941. A interpretao da destruio da comunidade judaica na Europa como sendo algo premeditado casa bem com aquele historiadores que explicam o third Reich atravs do desenvolvimento de uma ideologia especifica alem, onde determinadas aces foram tomadas com o fim de criar o clima ideolgico em que Hitler poderia governar. Em termos cruis a razo pela qual milhes de judeus foram assassinados pura e simplesmente porque Hitler assim o queria, e assim o fez a durante 2 dcadas. Muitos trabalhos de historiadores sobre a destruio dos judeus avanam interpretaes semelhantes: LUCY DAWIDOWICZ defende que a ideia da soluo final nasceu pela experincia de Hitler no hospital de pasewalk em 1918 e quando, j passado algum tempo, ele escreve em 1925 o seu segundo volume mein kampf., onde expem o seu programa de aniquilao dos judeus. Ela escreve que desde h muito Hitler tinha na sua cabea como atingir objectivos ideolgicos, com a destruio dos judeus no centro. Nunca houve qualquer desvio ideolgico ou falta de determinao. Tal inclinao para este tipo de interpretaes pode tambm ser encontrada nas biografias de Hitler onde tal objectivo expresso desde o seu incio. GERAL FLEMING seguindo as mesmas premissas anteriormente referidas, procurando assim a possvel responsabilidade pessoal de Hitler pela a soluo final conclui que a exterminao dos judeus foi um objectivo mantido por Hitler ao longo do tempo Hitler desenvolveu um plano estratgico para a realizao dos seus objectivos polticos HANS MOMMSEN (uma das vises estruturalistas ferozmente contestada) defendeu que esta no poderia ser atribuda a Hitler por si s, nem a factores ideolgicos na politica e cultura alem. Passava ento por uma fragmentao peculiar no processo de tomadas de decises do thrid Reich, que levou a alguma iniciativas burocrticas improvisadas, promovendo assim um processo de radicalizaes acumuladas. A viso da soluo final como fruto de uma ordem de Hitler esta errada. Porm inquestionvel a sua, pelo menos, cumplicidade no acto, que permitiu e tinha conhecimento do que se iria passar.

MARTIN BROSZAT aponta para que no tenha havido uma ordem de Hitler para a soluo final ser desencadeada. No passou tudo de um desenvolvimento gradual das instituies e na prtica individual de aces antes de 1942, que foram ganhando carcter, depois de se erguer o campo de exterminao na Polnia. Do ponto de vista de BROSZAT a exportao dos judeus era o objectivo principal dos nazis ate ao Outono de 1941, ano em que a invaso da unio sovitica falhou, e a tudo mudou. Assim a soluo final deste ponto de vista no foi fruto de uma vontade anterior de Hitler mas sim um caminho de sada. KURT PATZOLD, que tambm demonstra a emergncia gradual que vinha surgindo em exterminar os judeus vindo de um politica no coordenada e incrivelmente barbara de tirar os judeus da Alemanha. Nesta sua viso ligam-se explicaes estruturalistas. YEHUDA BAUER escreve por exemplo que a poltica nazi em relao aos judeus desenvolveu-se por patamares, o que no significa que a determinado ponto no houvessem outras opes para o nazis, no tendo sido o desfecho que a historia conheceu algo que no pudesse ter sido evitado. Judeus no tinham lugar na Alemanha, tal posio profundamente investigada sugere que o caminho para Auschwitz era um caminho torto e nem sempre direito, que FLEMING e outros teriam visto. KARL SCHLEUNE conclui que a figura de Hitler durante estes anos de procura uma sombra. A sua mo raramente aparece no que se refere a politica sobre os judeus de 1933 a 1938. O que na leva a concluir que a esta altura ele estava de mais ocupado a resolver problemas mais srios. Mais uma vez no esta em causa a responsabilidade indubitvel de Hitler na soluo final, assim como a sua inteno expressa desde o inicio, mas sim a aplicao consistente de prerrogativas ideolgicas. Historiadores defendendo o estruturalismo como principal causa do holocausto, reconhecem que Hitler manteve um dio violento patolgico para como os judeus, assim como reconhecem esta parania como tendo um papel relevante na escalada por uma politica radical contra os mesmos. Existe assim um elo incontestvel bastante forte entre Hitler e o genocdio. Do ponto de vista dos estruturalistas no existe uma desresponsabilizao de Hitler, porm estes imputam a culpa activa e directa, vontade de agentes de largas seces da elite alem no-nazi no armamento, industria e burocratas partidariamente organizados.

Um problema com o intencionalismo, tem a ver com uma teologia que coloca Auschwits como um ponto estratgico e que olha para Hitler e para aquilo que ele diz como sendo de facto aquilo que viria a acontecer. No por frequentemente ele ter falado da destruio dos judeus e efectivamente tenha acontecido, que possamos concluir logicamente errado, que se foi ele quem exprimiu a inteno foi ele quem a causou. O entanto se isto no passasse de intenes os judeus de alguma forma conseguiriam ver-se livres deste pesadelo.

Entre 1933 e 1935 houve um perodo pacfico, comeando a agitao no Vero de 35, maioritariamente impulsionada pela propaganda do Partido e pelo Estado. A violncia atingiu um nvel tal que os membros do Partido decidiram que tinham de lhe por um fim; fim esse, que teria de ser obviamente balanado com o facto de no ser perderem activistas e com a presso para resolver a Questo Judia. O compromisso para acabar com esta violncia apareceu em Setembro de 1935 com as Leis de Nuremberga. Contudo, toda esta agitao trouxe ao de cima alguns problemas, relativos Questo Judia, ainda no resolvidos, nomeadamente o facto de os Judeus no terem sido ainda excludos da cidadania alem e o facto de ainda no haver legislao acerca dos casamento entre Judeus e Arianos. Para arranjar uma soluo para este problema, Hitler anunciou, a 12 de Setembro em Nuremberga, a inteno de promulgar uma Lei de proteco ao Sangue Alemo, que regulava o casamento entre Judeus e Arianos. No entanto, Hitler manteve uma atitude passiva em relao a esta lei e a tudo o resto durante os anos de 1936 e 1937. Em 1938, depois de um discurso em que atacou publicamente ao Judeus e da expulso de 17000 judeus polacos que viviam na Alemanha, instalou-se novamente o terror e a agitao, que iram culimnar na crystal Night. Hitler decidiu continuar a manter uma atitude passiva no aceitando qualquer tipo de responsabilidades pelo que se estava a passar. De acordo com Schleunes a Crystal Night foi um producto da falta de coordenao que marcou a poltica Nazi, no que diz respeito aos Judeus. Contudo, os lderes do Partido excluiram os Judeus da economia nacional e puseram a soluo da Questo Judia nas mos da SS. A guerra, por si s, e a conquista da Polnia levaram a uma transformao na Questo Judia, uma vez que a emigrao forada deixara de ser uma opo e a venda de judeus no era agora possvel pelo que o tratamento dos judeus polacos foi feito de uma forma muito mais brbara e violenta do que tinha acontecido na Alemanha e na Astria. Um decreto administrativo de 21 de Setembro de 1939, redigido por Hendrich, delineava uma poltica de longo prazo e medidas aplicveis a curto prazo na perseguio dos judeus na Polnia: umas semanas mais tarde, alguns Judeus foram deportados para

Generalgouvernment para construirem casas e empregos de forma a que os judeus se pudessem estabelecer l. Toda esta situao levou criao de guetos. Em 1940 ainda havia diversas opinies no que dizia respeito aos Judeus sendo que, em Maro de 1941 foram propostos mtodos de esterelizao a 3000 a 4000 judeus por dia. Por esta altura, os lderes nazis j estavam a preparar a invaso da Rssia, pelo que o Vero e o Outono deste ano foram caracterizados principalmente pela confuso e ideias contraditrias no que dizia respeito s medidas a aplicar para resolver a Questo Judia. A confuses, contradies e improvisos so, contudo, consistentes com o genocdio total que viria a ficar conhecido na histria como Soluo Final e que emergeu em 1942, nas semanas a seguir conferncia de Wannsee. Com o ataque a Pearl Harbour, a guerra passou a ser escla mundial e, tal como Hitler tinha prometido em 1939, uma vez que se entrasse numa nova guerra ao nvel do mundo, os Judeus da Europa iriam ser aniquilados comea assim, em 1941, o genocdio total, como consequncia da guerra. Numa investigao recente sobre a gnese da Soluo Final, vrios historiadores chegam concluso que no foi uma nica deciso que levou ao genocdio total dos Judeus, mas sim um processo contnuo entre 1941 e 1942.

Potrebbero piacerti anche