Sei sulla pagina 1di 41

Unidade I

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAES

Prof. Gustavo Nascimento

Comportamento Humano nas Organizaes


O ser humano vital nas organizaes. Ele que realiza e faz as coisas acontecerem. Nenhuma mquina opera sem a inteligncia e capacidade humana. E mais... no adianta um profissional ser um excelente tcnico se no conseguir trabalhar com outras pessoas, isto desenvolver seu comportamento social. Atualmente observamos um nmero grande de problemas de comportamento nas empresas.

Comportamento Humano nas Organizaes


Morin e Aub (2009) mostram o que as organizaes esperam de seus administradores em termos de competncias: Habilidade de se comunicarem, capacidade e vontade de aprender, pensamento crtico e criatividade. Alm de terem desenvolvido qualidades pessoais como: Confiabilidade, , iniciativa e liderana.

Comportamento Humano nas Organizaes


O comportamento organizacional estudado em trs nveis: 1. Comportamento individual diz respeito a expectativas, necessidades e valores do indivduo. Neste nvel estudamos as diferenas individuais, aprendizagem, personalidade, valores e atitudes, alm da motivao.

Comportamento Humano nas Organizaes


2. Comportamento grupal diz respeito ao comportamento ao pertencer a um grupo de trabalho. Neste nvel estudamos a liderana, a comunicao do grupo, trabalho em equipe e formao de conflito.

Comportamento Humano nas Organizaes


3. Comportamento de toda organizao: diz respeito a formao e interao do grupo todo (a empresa); Neste nvel estudamos planejamento de trabalho, estrutura, cultura organizacional e mudana. Robbins (2004) coloca que o motivo de estudar o comportamento organizacional reside em: explicar, prever e controlar o comportamento humano.

Comportamento Humano nas Organizaes


Segundo Vecchio (2008) os principais desafios para um gerente atualmente so: atuar com a diversidade da equipe de trabalho; aumento da contratao de temporrios; p ; expresso cada vez maior das emoes no ambiente de trabalho;

Comportamento Humano nas Organizaes

Interatividade
O que diz respeito ao comportamento grupal nas organizaes? a) Diz respeito ao departamento de RH. b) Diz respeito a expectativas, necessidades e valores do indivduo. c) Diz respeito a formao e interao do grupo todo (a empresa). d) Diz respeito ao comportamento ao pertencer a um grupo de trabalho. e) ) NDA. NDA

O indivduo na organizao
O homem um produto histrico, um ser social e o conjunto de suas relaes sociais. Chanlat (1992) diz que o ser humano uno, nico enquanto espcie e indivduo. Um ser biopsicossocial ligado natureza, cultura que o envolve e o transforma. Diz ainda que o ser humano reflexivo e ativo, reflexivo pela sua capacidade de pensar e ativo por p p suas aes.

O indivduo na organizao
O homem tem a capacidade de mudar seu mundo externo alm de conseguir adaptar-se a diferentes situaes. O indivduo inventa, cria e recria sua prpria realidade principalmente quando se percebe como um ser social com o poder de transformao.

O indivduo na organizao
Como seria o mundo sem trabalho? Toledo em 1998 diz: O trabalho no se converte em trabalho em propriamente humano a no ser quando comea a servir para a satisfao no s das necessidades fsicas, e fatalmente circunscritas a vida animal, como tambm do ser social, que tende a conquistar e realizar plenamente a sua liberdade....

O indivduo na organizao
O trabalho faz parte da identidade do homem, a base para se manter relaes saudveis, inclusive manter a prpria famlia. Observe a importncia do trabalho. necessrio que o indivduo mobilize todas suas energias para manter o vnculo com seu trabalho, alcanar o equilbrio, a estabilidade, viver sua identidade para que possa se ver como ele verdadeiramente. verdadeiramente O trabalho uma conexo entre o homem e sua identidade, entre o homem e o eu.

O indivduo na organizao
Esta a relao entre trabalho e identidade, a identidade d ao indivduo as armas para se impor, para se igualar, para se diferenciar e assumir o seu papel no trabalho, na famlia, na sociedade e na vida. vida Para que se estabelea, segundo Chiavenato (2002), um processo de interao entre pessoas e organizao devemos ver:

O indivduo na organizao
As pessoas como seres humanos: dotadas de personalidade prpria, com uma histria particular e diferenciada. As pessoas como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais: as pessoas como fonte de impulso prprio que dinamiza a organizao e no como meros recursos da organizao. As pessoas como parceiras da organizao: capazes de conduzi-las excelncia e ao sucesso.

O indivduo na organizao
Vejamos outro aspecto importante: a personalidade do indivduo. Segundo Corbela (2002): A personalidade inclui aspectos intelectuais, afetivos e impulsivos, uma forma de responder diante dos estmulos e as circunstncias da vida com um selo peculiar e prprio que se d como resultado do comportamento. A formao da personalidade:

O indivduo na organizao

O indivduo na organizao
Cinco traos de personalidade so destaques nas organizaes: 1. Sociabilidade capacidade de se relacionar, bem com os outros. 2. Conscincia refere-se a q quantidade de objetivos que cada um capaz de se concentrar. 3. Estabilidade emocional diz respeito s variaes de humor.

O indivduo na organizao
4. Extroverso refere-se a comunicao, alm da percepo em estar aberto a novos relacionamentos. 5. Abertura refere-se a maleabilidade das pessoas em relao a suas crenas e interesses. Deve-se ter o cuidado para no rotular as pessoas somente nestes cinco traos de personalidade, as pessoas so mais do que isto.

Interatividade
Por que dizemos que o ser humano reflexivo e ativo? a) Porque suas aes refletem nos demais. b) Reflexivo pela sua capacidade de pensar e ativo p por suas aes. c) Ativo por agir em grupo o tempo todo. d) Ativo por pensar e reflexivo pelas aes. e) NDA.

O indivduo na organizao
Carl Jung, psicanalista, denominou alguns modelos de personalidade para melhor compreenso nas organizaes: 1. Extroverso x introverso: o primeiro voltado para o mundo exterior, enquanto o segundo para o mundo interior. 2. Pensamento x sentimento: pessoas de pensamento tomam decises de forma racional, enquanto pessoas de sentimento tomam decises com base na emoo.

O indivduo na organizao
3. Sensao x intuio: Os indivduos voltados para a sensao preferem focar nos detalhes, ao passo que os intuitivos se concentram em temas mais amplos. 4. Julgamento x percepo: As pessoas do tipo julgamento gostam de terminar tarefas e as do tipo percepo gostam do processo de elaborao e buscam maior nmero de informaes.

O indivduo na organizao

O indivduo na organizao
Todos ns temos um pouco de cada comportamento, embora sempre tenha um que domine mais nossas aes. A seguir, temos uma abordagem bastante utilizada nas organizaes como mtodo de anlise e compreenso do comportamento desenvolvido por Eric Berne.

O indivduo na organizao
A Anlise Transacional: Eric Berne um psiquiatra canadense, em 1956 criou uma teoria que abrange o individual e o social. Anlise Transacional se constitui de um conjunto de tcnicas que visam a mudana. Chama-se transacional, por estudar, analisar as trocas de estmulos e respostas entre os indivduos ou transaes entre indivduos.

O indivduo na organizao

O indivduo na organizao
Berne se interessava pelo que acontecia com as pessoas na realidade. Trans + ao = ato ou efeito de transigir, combinao, ajuste, operao comercial. Sendo q que esta ao se passa p entre duas pessoas.

O indivduo na organizao
A anlise transacional definir a personalidade como: O modo habitual como o indivduo pensa, sente, fala e atua para satisfazer as necessidades no meio fsico e social e ir entender o comportamento como algo multifacetado. O ser humano como um produto de uma imensa coleo de influncias que so registradas desde a mais tenra idade, e que permanecem vivas manifestando-se manifestando se a cada momento. momento

O indivduo na organizao
A anlise transacional v o indivduo como um sistema integrado de pensamentos, sentimentos e condutas organizado em trs subsistemas: o exteropsquico, o neopsquico e o arqueopsquico. arqueopsquico Para Eric Berne, a personalidade formada pelo pai, o adulto e a criana, por todos os seus contedos e comportamentos.

Interatividade
Qual o significado do termo Anlise Transacional? a) Estudo das transaes entre empresas. b) Seu objeto de anlise a troca entre pessoas de empresa p p para p empresa. p c) transacional porque envolve aes reflexivas e ativas. d) No tem significado especfico, visto que sua ao no interfere na empresa. e) ) Ch Chama-se transacional t i l por estudar t d e analisar as trocas de estmulos e respostas entre os indivduos.

As transaes entre as pessoas


Vejamos a estrutura da Anlise Transacional: Subsistema exteropsquico: compreende o registro de condutas aprendidas e modeladas das figuras chamadas parentais (pais ou substitutos). a sede dos valores, da moral e dos preconceitos. denominado funcionalmente de Estado de Ego do Pai.

As transaes entre as pessoas


Subsistema neopsquico: o mecanismo de processamento de dados e de avaliao da realidade. Lgico e dedutivo chamado de Estado de Ego Adulto. Subsistema arqueopsquico: contm os vestgios da infncia e opera a partir dos sentimentos, chamado de Estado de Ego criana, manifesta-se por meio de emoes e da busca da satisfao de necessidades.

As transaes entre as pessoas

As transaes entre as pessoas


Estado de Ego do Pai: uma espcie de reservatrio ou depsito de normas, valores, preceitos e modelos de conduta. Um conceito aprendido de vida, gravaes. Parte valorativa de ns mesmos. Este estado dividido em: Pai crtico: educa criticando, controla os outros. Atua de forma autoritria, justo e firme. Pai nutritivo: d permisso para pensar e agir, incentiva o crescimento, pode exagerar na proteo.

As transaes entre as pessoas


Estado de Ego Adulto: parte da nossa personalidade racional. adaptvel, organizado e objetivo. capaz de atuar isento de emoes e julgamentos. Estado de Ego Criana: este estado surge logo que a criana nasce. Ele representa as emoes bsicas como alegria, amor, tristeza, raiva e medo. Esta a parte mais autntica do ser humano e a mais reprimida pela educao. Ela divida em:

As transaes entre as pessoas


Criana natural ou livre: apresenta emoes autnticas. Faz as coisas porque quer, contm uma parte intuitiva e criativa, mas tambm manipuladora. A parte negativa que pode surgir no adulto a inconvenincia inconvenincia, sem freios e irresponsvel. Criana adaptada: Faz as coisas porque gosta, mas seu comportamento destrutivo para os outros e para si mesma Apresenta dois comportamentos: mesma. o submisso e o rebelde.

As transaes entre as pessoas


Criana adaptada submissa: reprimida, quer agradar as pessoas e retrair-se frente as dificuldades. Criana adaptada rebelde: voluntariosa, teimosa, desafiadora, agressiva e contestadora. Tem forte senso de justia.

Valores e atitudes
Segundo Robbins (2008) os valores representam convices bsicas que contm um elemento de julgamento naquilo que a pessoa acredita ser correto, bom ou desejvel. Quando entramos em uma organizao trazemos nossos valores e isto influenciar na forma de vermos e lidarmos com as situaes.

Valores e atitudes
A cultura tem forte influncia sobre nossos valores, e os valores variam de cultura para cultura. Frente aos nossos valores temos nossas atitudes e as mesmas so adquiridas atravs da nossa experincia e preconceitos.

Interatividade
Sobre valores nas organizaes podemos afirmar: a) Os valores no variam de cultura para cultura. b) ) A cultura tem forte influncia sobre nossos valores. c) Quando entramos em uma organizao no trazemos nossos valores. d) Valores esto ligados a questes materiais somente. somente e) Valores so transmitidos somente na infncia.

AT A PRXIMA!

Potrebbero piacerti anche