Sei sulla pagina 1di 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELTRICA DEPARTAMENTO DE ELETROMECNICA E SISTEMAS DE POTNCIA TPICOS AVANADOS

EM AUTOMAO INDUSTRIAL

Publicando uma Aplicao Elipse E3 na Internet

ACADMICOS: Rodrigo Domingues


Felipe Lima Pereira Paulo Roberto da Silva Juliana Maia

PROFESSOR: Geomar Machado Martins SANTA MARIA 2008

RESUMO
Neste trabalho vamos abordar a instalao do software E3 (E3 Server, E3 Studio e E3 Viewer), a configurao do IIS e Firewall, para que seja vivel a publicao de aplicaes E3 na Internet. Tambm ser comentada a configurao de componentes do Windows XP SP2, estas configuraes so indispensveis para solucionar os problemas de comunicao entre aplicaes OPC e Host-Standby, e tm como nico propsito manter o mesmo comportamento pr-Windows XP SP2.

SUMRIO
RESUMO ..........................................................................................................................2 SUMRIO.........................................................................................................................3 INTRODUO.................................................................................................................4 DESENVOLVIMENTO....................................................................................................5 Requisitos do computador Servidor ..............................................................................5 Material utilizado.......................................................................................................5 Requisitos do computador Cliente.................................................................................5 Instalando o IIS no computador servidor ......................................................................6 Instalao do E3 no computador servidor .....................................................................6 Configurao do IIS ..................................................................................................7 Sobre o arquivo E3web.asp ...........................................................................................9 Configurando o DCOM Windows Firewall ..................................................................9 Configurando o DCOM...............................................................................................10 Comunicao do CLP-TP02 x Supervisrio Elipse ....................................................19 Configurao do CLP ..............................................................................................19 Porta de comunicao MMI (RS422)......................................................................19 Configurao do supervisrio..................................................................................20 Aumentando a segurana de acesso ............................................................................22 Teste no computador servidor .....................................................................................24 Configuraes no computador cliente .........................................................................25 BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................27 CONCLUSO.................................................................................................................28

INTRODUO
O objetivo deste trabalho apresentar um guia simples para a configurao de servidor visando disponibilizar aplicaes E3 na Internet, de modo que um WebViewer consiga conect-lo utilizando um navegador simplesmente. Para que possamos entender o que vamos fazer preciso saber o que o E3, o WebViewer, o IIS (Internet Information Services) e Firewalls. No decorrer deste trabalho estaremos realizando a configurao destes aplicativos. O E3 um sistema completo de superviso e controle de processos, desenvolvido pela Elipse Software. Com o E3, possvel realizar a comunicao com centenas de dispositivos de aquisio de dados e controle atravs de drivers proprietrios e OPC (OLE for Process Control). Poderosas interfaces grficas com o usurio podem ser visualizadas em um computador nico, rede local ou pela Internet. possvel realizar a verificao de alarmes, acesso aos bancos de dados mais comuns do mercado, troca de informaes entre diversos outros softwares e componentes, mdulos especficos de relatrios e frmulas. WebViewer um ActiveX com a mesma finalidade do Viewer, porm feito para rodar dentro de um navegador. Sendo assim, somente navegadores com suporte a ActiveX podem rodar o WebViewer. IIS (Internet Information Services) um conjunto integrado de servios de rede para a plataforma Windows de 32 bits (principalmente o Windows NT/2000 Server) que permite publicar contedo e disponibilizar arquivos e aplicaes em um ambiente Internet/Intranet. Totalmente integrado ao sistema operacional e dotado de uma interface administrativa cem por cento grfica, o IIS uma das melhores opes disponveis para hospedagem de web sites, site FTP e grupos de notcias, bem como o desenvolvimento de aplicaes. Firewalls so barreiras interpostas entre a rede privada e a rede externa com a finalidade de evitar ataques ou invases; ou seja, so mecanismos (dispositivos) de segurana que protegem os recursos de hardware e software da empresa dos perigos aos quais o sistema est exposto. Estes mecanismos de segurana so baseados em hardware e software e seguem a poltica de segurana estabelecida pela empresa.

DESENVOLVIMENTO
O objetivo principal deste trabalho disponibilizar aplicaes E3 na Internet, com o E3Server e o IIS (Internet Information Services) rodando no mesmo servidor. Com esta organizao, um WebViewer se conecta a um E3Server disponvel na Web e publicado por um IIS, em um mesmo servidor.

Figura 1- Configurao da instalao Antes de comear a ler este trabalho a fim de configurar o seu computador como servidor, tenha a sua aplicao elipse em pleno funcionamento a fim de diminuir possveis erros.

Requisitos do computador Servidor


Para rodar o servidor ou o ambiente de programao do E3 exigido um computador IBM-PC compatvel com a seguinte configurao: Processador Pentium III ou superior (ou equivalente); 256 MB de memria RAM; Monitor e placa de vdeo com resoluo 800 x 600; 100 MB de espao em disco rgido (no inclui espao para arquivos de dados); Microsoft Windows 2000, 2003 ou XP; Porta paralela ou USB; Interface de rede (para uso como servidor ou para aplicaes distribudas).

Material utilizado
1 Controlador lgico programvel CLP TP02 weg; 1 Cabo serial (ligar CLP ao PC); 1 Conversor TP232PG, que faz a converso do sinal RS232 para RS422 (MMI). 1 Computador (servidor), Intel(R) Core Duo CPU T2450 @ 2GHZ, 1,99BG de RAM. Sistema Microsoft Windows XP Professional Verso 2002 Service Pack 2; 1 CD de instalao do Windows XP Professional Verso 2002 Service Pack 2; Software (E3 Server& E3 Studio (Win2000/XP/2003) Verso:2.5b187, E3 Viewer (Win2000/XP/2003) Verso:2.5b187 e E3 WebViewer (Win2000/XP/2003) Verso:2.5b187); Uma aplicao Elipse que j funcione localmente.

Requisitos do computador Cliente


Para rodar o E3 Viewer (cliente), exigido um computador IBM-PC compatvel com a seguinte configurao: Processador Celeron, K6-II, Pentium II ou superior;

64 MB de memria RAM; Monitor e placa de vdeo com resoluo 640 x 480; 10 MB de espao em disco rgido; Microsoft Windows 98, ME, 2000, 2003, NT 4.0 ou XP; Interface de rede (para a conexo com o E3 Server); Internet Explorer instalado.

Instalando o IIS no computador servidor


Tenha em mos o CD de instalao do Windows XP Professional Verso 2002 Service Pack 2 (utilizado neste trabalho). No computador servidor, ser preciso instalar um servidor web para rodar corretamente os scripts da pgina do controle E3 WebViewer. Qualquer servidor web pode ser utilizado, desde que ele execute pginas asp. Os procedimentos a seguir iro explicar como instalar o IIS (Internet Information Services), que o servidor web que vem junto com o Windows. Para instalar o IIS, siga os passos descritos abaixo: 1. 2. 3. 4. Abra o Painel de controle (ou Control Panel); Acesse a opo Adicionar programas (ou Add/Remove Programs); Clique em Adicionar um componente do Windows (ou Windows Component); Selecione na lista o item Internet Information Services (IIS) e clique em Prximo (ou Next); 5. O sistema iniciar a instalao do software (para instalar o IIS, preciso ter o CD de instalao do Windows). Aguarde a finalizao do processo para configurar o sistema.

Instalao do E3 no computador servidor


O software da Elipse disponibilizado para download na Internet atravs do site http://www.elipse.com.br/downloads.aspx?id_produto=1&opcao=28&idioma=1 recomendado fazer o Download dos arquivos (E3 Server& E3 Studio (Win2000/XP/2003) Verso:2.5b187, E3 Viewer (Win2000/XP/2003) Verso:2.5b187 e E3 WebViewer (Win2000/XP/2003) Verso:2.5b187). Observando que a verso deve ser a mesma para todos os arquivos que sero instalados no servidor e no computador cliente. No computador cliente no necessrio uma instalao previa do software E3, pois ao conectar o computador cliente com o servidor ser instalado o E3 Viewer. Se for o caso de j haver outra verso instalada, ser necessrio a sua desinstalao.

Figura 2- Arquivos de instalao

Configurao do IIS
Junto com a instalao do E3, enviado os arquivos e3web.asp e o downloading (localizado no diretrio onde o E3 foi instalado, na pasta WEB). Este arquivo deve ser colocado no diretrio C:\InetPub\wwwroot, que criado pela instalao do IIS. Alm do arquivo ASP, voc deve colocar tambm os instaladores do Viewer. Estes instaladores sero utilizados quando a estao cliente for acessar o servidor pela primeira vez, caso o E3 no tenha sido previamente instalado nela. Crie ainda um arquivo denominado (a.txt), escreva algo como teste de conexo ok!, em seguida salve este arquivo no computador servidor na pasta C:\InetPub\wwwroot. Este arquivo vai nos ajudar a realizar um teste de conexo!

Figura 3: Tela que mostra a pasta C:\InetPub\wwwroot Depois de ter os arquivos na pasta C:\InetPub\wwwroot, preciso configurar a pgina E3web.htm como a pgina inicial. Para isto, siga os procedimentos a seguir: 1. Acesse o Painel de Controle Ferramentas Administrativas (ou Control Panel Administrative Tools); 2. Clique em Internet Information Services,, no caso do Windows XP, ou Internet Service Manager, no caso do Windows 2000 ou 2003.

Figura 4- Internet Information Services 3. Clique na opo Default Web Site ou (Site da Web Padro) Properties; 4. Acesse a aba Documents. A seguinte tela ser mostrada:

Figura 5- Configuraes Se o arquivo E3web.asp no estiver aparecendo, voc pode adicion-lo clicando no boto [Add].Aps estes procedimentos, a estao cliente poder acessar o servidor HTTP atravs do Internet Explorer.

Sobre o arquivo E3web.asp


O arquivo E3web.asp possui informaes acerca do E3 Server, a saber: em qual servidor est rodando o domnio do E3 e onde esto localizados os arquivos de instalao do E3 WebViewer. Na configurao de domnio, este arquivo vem configurado considerando que o E3 Server est rodando na mesma mquina que o servidor Web. O computador rodando na mesma mquina que o servidor Web significa instalar o PC junto do CLP, e este PC ser o servidor conectado na Internet. Caso voc queira utilizar o E3 Server em um outro computador, voc deve alterar a seguinte linha: <param name ="Domain" value ="\\<%=Request.ServerVariables("SERVER_NAME")%>\"> para: <param name = "Domain" value = "\\ServerName"> onde ServerName o nome do computador aonde est rodando o E3 Server. O arquivo tambm faz duas verificaes: qual o sistema operacional que est rodando no cliente e qual a verso do E3 est rodando. De acordo com estas informaes, o E3 ir baixar (ou no) uma nova verso do E3 WebViewer que seja compatvel com a verso que est rodando no servidor. Isto necessrio para fazer a atualizao necessria. Os arquivos da verso citada sero baixados do servidor Web.

Configurando o DCOM Windows Firewall


Na primeira inicializao aps o Service Pack 2 ter sido instalado, um assistente perguntar se a partir desta seo o Firewall dever ser ativado, ou seguir desabilitado. A partir de ento, um novo atalho estar disponvel no painel de controle, denominado Windows Firewall.

Figura 6 - Ativando o Firewall

Escolhendo por desabilitar o Firewall (RECOMENDADO A FIM DE TESTAR O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA), nenhuma outra providncia ser necessria a nvel de firewall para o funcionamento do OPC Server ou qualquer outra funcionalidade dos produtos Elipse (Note que mesmo assim necessrio seguir as instrues contidas na sesso Configurando o DCOM). No caso de necessidade de ativao do Firewall, alguns passos devero ser seguidos. Em primeiro lugar, imperativo que a opo No permitir excees fique desmarcada. Caso contrrio, todas as excees seriam ignoradas, e o funcionamento do DCOM, objeto deste artigo, se tornaria invivel atravs da rede. Tomada esta precauo, ser necessrio informar algumas excees na guia Exceptions.

Figura 7 - Incluindo excees Basicamente, deve-se informar as portas TCP e UDP de nmero 135, estas utilizadas pelo DCOM, alm da porta TCP de nmero 6515, responsvel pela conexo do Viewer com o E3Server e Hot-Standby e conexo do Studio a um E3Server remoto. Quanto s excees de programas, informe o E3Server.exe e E3Run.exe. No caso do Elipse Drivers OPC, informe o ED_OPC.exe. Feito isto, a aplicao est pronta para funcionar com o Firewall.

Configurando o DCOM
H muito os usurios do Windows XP e Windows 2003 Server para aplicaes stand-alone e domsticas se questionam sobre a real utilidade do DCOM em seu dia-adia. Entretanto, aplicaes especiais como SCADA e afins no podem abrir mo desta funcionalidade. As modificaes no DCOM foram feitas para contornar falhas de seguranas evidenciadas com a proliferao de ataques de worms e vrus baseadas neste protocolo de comunicao, sem prejudicar aplicaes que necessitam efetivamente do DCOM. Um exemplo da evoluo do DCOM no lanamento do Service Pack 2 que as verses mais antigas do aplicativo servidor COM no tm como restringir um aplicativo para que ele s possa ser usado localmente sem ser exposto na rede por meio do DCOM. Quando os usurios tm acesso a um aplicativo servidor COM, eles tm acesso

tanto ao uso local como remoto. Ento, algumas medidas devem ser tomadas para que a aplicao no deixe de funcionar como antes: para configurar esta opo a partir da interface do usurio, o administrador deve abrir o gerenciador de Servios de componente (Iniciar > Executar > digite (dcomcnfg)), e selecionar Propriedades no menu de contexto do computador a ser configurado.

Figura 8 - Selecionando o computador a ser configurado Ser exibida a caixa de dilogo como na figura 4, e a segurana dever ser configurada na guia Segurana COM.

Figura 9 - Configurando a segurana Em Editar Limites, na rea Permisso de acesso, necessrio adicionar os usurios LOGON ANNIMO, TODOS e SYSTEM, e marcar a opo Acesso Local e Acesso Remoto de cada um deles, como visto na figura 5:

Figura 10 - Definindo permisses de acesso Em Editar Limites, na rea Permisses de Inicializao e Ativao, necessrio adicionar o usurio LOGON ANNIMO e SYSTEM, e marcar as opes Inicializao Remota e Ativao Remota. Deve-se tambm marcar as opes Inicializao Remota e Ativao Remota de TODOS, como visto na figura 6:

Figura 11 - Definindo permisses de acesso em Permisso para iniciar Tambm necessrio dar permisso de acesso, inicializao e ativao remota ao E3Server para o usurio LOGON ANNIMO. Para tanto, selecione as propriedades atravs do menu de contexto do E3Server (clicando com o boto direito do mouse sobre o E3Server).

Figura 12 - Selecionando as propriedades do E3Server As configuraes devero ser feitas na guia Segurana, mostrada na figura 8 abaixo:

Figura 13 - Configurando a segurana do E3Server Em Editar, na rea Permisses de Inicializao e Ativao, necessrio adicionar o usurio LOGON ANNIMO, e marcar as opes Inicializao Remota e Ativao Remota, como mostrado na figura abaixo:

Figura 14 - Definindo permisses para iniciar o E3Server Em Editar, na rea Permisses de Acesso, tambm necessrio adicionar o usurio LOGON ANNIMO, e marcar a opo Acesso Remoto como mostrado na figura abaixo:

Figura 15 - Definindo permisses de acesso para o E3Server Agora se deve dar permisso de acesso, inicializao e ativao remota ao E3Run para o usurio LOGON ANNIMO. Para tanto, selecione as propriedades atravs do menu de contexto do E3Run (clicando com o boto direito do mouse sobre o E3Run), mostrado na figura:

Figura 16 - Selecionando as propriedades do E3Run As configuraes devero ser feitas na guia Segurana, mostrada na figura abaixo:

Figura 17 - Configurando a segurana do E3Run Em Editar, na rea Permisses de Inicializao e Ativao, necessrio adicionar o usurio LOGON ANNIMO, e marcar as opes Inicializao Remota e Ativao Remota, como mostrado na figura abaixo:

Figura 18 - Definindo permisses para iniciar o E3Run Em Editar, na rea Permisses de Acesso, tambm necessrio adicionar o usurio LOGON ANNIMO, e marcar a opo Acesso Remoto, como mostrado na figura abaixo:

Figura 19 - Definindo permisses de acesso para o E3Run No caso da aplicao utilizar OPC, tambm necessrio dar permisso de acesso, inicializao e ativao remota ao OpcEnum para o usurio LOGON ANNIMO. Perceba que o procedimento o mesmo que o utilizado no E3Server e E3Run. Para tanto, selecione as propriedades atravs do menu de contexto do OpcEnum (clicando com o boto direito do mouse sobre o OpcEnum), mostrado na figura:

Figura 20 - Selecionando as propriedades do OpcEnum As configuraes devero ser feitas na guia Segurana, mostrada na figura abaixo:

Figura 21 - Configurando a segurana do OpcEnum Em Editar, na rea Permisses de Inicializao e Ativao, necessrio adicionar o usurio LOGON ANNIMO e SYSTEM, e marcar as opes Inicializao Remota e Ativao Remota, como mostrado na figura abaixo:

Figura 22 - Definindo permisses para iniciar o OpcEnum Em Editar, na rea Permisses de Acesso, tambm necessrio adicionar o usurio LOGON ANNIMO e SYSTEM, e marcar a opo Acesso Remoto como mostrado na figura abaixo:

Figura 23 - Definindo permisses de acesso para o OpcEnum As alteraes realizadas no gerenciador de Component Services agora fazem o DCOM trabalhar exatamente da mesma forma como no Windows XP antes do Service Pack 2 Importante: indispensvel que todos os computadores da rede com o Service Pack 2 ou Windows 2003 Server SP1 instalado devem receber as mesmas configuraes sugeridas acima, caso contrrio estes tambm recusaro a conexo com o Servidor OPC.

Comunicao do CLP-TP02 x Supervisrio Elipse


Configurao do CLP
O controlador lgico programvel TP02 precisa ser configurado de acordo com a porta em que se deseja realizar a comunicao, podendo ser atravs da porta MMI (RS422) ou atravs da porta de comunicao RS485. Para fazer as configuraes da memria do sistema e inserir as instrues (Ladder) no MCLP necessrio ter o programa PC12 Design Center instalado no computador, este ltimo fornecido pela Weg Automao.

Porta de comunicao MMI (RS422)


A comunicao entre o TP02 e o software da Elipse pode ser feita atravs da porta MMI, porm isto no indicado devido ao baixo desempenho e a limitao de distncia existente no padro RS422. Para que haja a comunicao atravs da porta MMI do CLP, necessria a seguinte configurao da memria do sistema: WS041 Ajuste da porta de comunicao MMI Tabela 2 Porta de comunicao MMI
TAMANHO DO DADO STOP BIT PARIDADE BAUDRATE

0: 7 bits 1: 8 bits

0: 1bit 1: 2bits

0: sem 1: mpar 2: par

0: 19200 1: 9600 2: 4800 3: 2400 4: 1200 5: 600 6: 300 7: 38400

Figura 24 Exemplo de configurao da memria do sistema para porta MMI Para a comunicao atravs da porta MMI, necessrio que os pinos 4 e 5 do

cabo TP202PG (cabo de comunicao entre o CLP e o computador) estejam curtocircuitados diretamente no conector da porta MMI.

Figura 25 Jumper entre os pinos 4 e 5 da porta MMI necessrio tambm o conversor TP232PG, que faz a converso do sinal RS232 para RS422 (MMI).

Figura 26 Conversor TP-232PG

Configurao do supervisrio
Parmetros [P] de configurao do driver P1 Porta serial (10 = COM1; 20 = COM2; 30 = COM3; 40 = COM4) + bits de dados (0 = 7 bits; 1 = 8 bits). P2 Paridade (0 = sem paridade; 10 = mpar; 20 = par) + taxa de transmisso (0 = 19200; 1 = 9600; 2 = 4800; 3 = 2400; 4 = 1200; 5 = 600; 6 = 300; 7 = 38400) P3 Stop-bits (0 = 1-bit; 1 = 2-bits) P4 Time-out (em milissegundos) Para definir o parmetro P1 deve-se somar o valor da porta com ao valor dos bits de dados. O parmetro P2 definido somando-se o valor da taxa de transmisso ao

valor da paridade. Parmetros [N] de endereamento de tags PLC N1 Endereo do escravo (1 a 99) + funo (ver Tabela 3) N2 Tempo de resposta (ver Tabela 4) N3 Tipo de registrador (ver Tabela 5) N4 Endereo do registrador (se necessrio)

Tabela 3 Funes do driver


VALOR L/E FUNO

0 0 00 00 00 00 00 500

L E L E E E E L

MCR (read only) SCS (write only) PSR (read only) STP (write only) RUN (write only) RTC (write only) WRV (write only) MRV (read only)

Tabela 4 Tempo de resposta


N2 TEMPO (MS)

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 200 300 400 500 600

Tabela 5 Tipos de registradores (parmetro N3)


VALOR MCR/SCS MRV/MRV RTC

0 1 2 3 4

X Y C Sc -

V D F WS WC

RTC Stop RTC Run 30 secons of offset correction RTC Update*

NOTA: O pr-comando RTC Update usado para permitir atualizar RTC (os dados de atualizao do RTC devem ser enviados posteriormente pelo usurio, via escrita de dados em V1018-V1024). Parmetros [B] de endereamento de tags bloco B1 Endereo do escravo (1 a 99) + funo (ver Tabela 3) B2 Tempo de resposta (ver Tabela 4) B3 Tipo de registrador (0 = V; 1 = D; 2 = F; 3 = WS; 4 = WC) B4 Endereo do registrador NOTA: As funes disponveis para tags bloco so WRV (escrita) e MRV (leitura), cujo valor 500.

Aumentando a segurana de acesso


Este passo pode ser deixado para o final depois dos testes de funcionamento do sistema. Alm da restrio de acesso ao domnio atravs do prprio E3, o nvel de segurana pode ser aumentado, utilizando o configurador do IIS. Redes corporativas organizadas sob domnio podem desfrutar deste nvel extra de segurana. Isto porque o nome de usurio e senha no domnio so solicitados para acesso ao site. Passo 1: Entrando nas propriedades de segurana do diretrio. Clique com o boto direito sobre o seu Virtual Directory, e selecione Properties.

Passo 2: Pressione o boto [Edit...].

Figura 27: Entrando em Anonymous access and authentication control Passo 3: Marque a opo Basic authentication, e selecione o default domain pressionando o boto Edit:

Figura 28: Definindo a autenticao bsica em Authentication Methods

Passo 4: Escreva o nome do domnio, e pressione [OK] at fechar todas as janelas. Agora, alm da senha solicitada para acesso ao domnio do E3 rodando, ser requerida tambm o usurio e senha da rede. Est concludo o aumento de segurana de acesso ao site da aplicao.

Figura29 : Escrevendo o nome do domnio da rede

Teste no computador servidor


Abra a sua aplicao no E3 Studio, e rode somente o DOMINIO clicando no cone marcado na figura abaixo:

Figura30 : Boto Rodar/Parar Dominio

Verifique a disponibilidade de licenas Viewer, voc deve ter no mnimo uma licena
disponvel.

Figura31 : Esta janela pode ser vista se acessarmos o cone E3Server, localizado no canto inferior direito da barra do computador servidor

Agora faa o teste para verificar a conexo no navegador do computador servidor. Basta indicar no navegador Internet Explorer do servidor, o endereo onde est hospedada a aplicao. Exemplo: http://localhost/e3web.asp

Configuraes no computador cliente


Qualquer usurio, desde que esteja devidamente autorizado pelas polticas de segurana e acesso da empresa, pode visualizar e controlar uma aplicao E3 na Internet atravs de seu navegador. Alguns requisitos bsicos so necessrios: Ter um PC com Windows 98/Me/NT/2K/XP/2003; Ter um navegador Internet Explorer 5.5 ou superior; Ter acesso Internet.

Um teste pode ser realizado para verificar a conexo. Basta indicar no navegador o endereo do servidor onde est hospedada a aplicao. Exemplo: http://servidor/diretoriovirtual/a.txt Caso no acontea nada! Aperte as teclas (ALT + TAB) para liberar. Se ocorrer tudo bem agora voc dever estar vendo o arquivo a.txt que voc salvou na pasta C:\InetPub\wwwroot criada na instalao do IIS . Agora basta indicar no navegador o endereo do servidor onde est hospedada a aplicao. Exemplo: http://servidor/diretoriovirtual/e3web.asp O servidor verifica se o cliente tem um WebViewer instalado ou atualizado. Se no tiver, o pacote do WebViewer enviado para a instalao no cliente, como vemos abaixo.

Figura 32: Tela de instalao do Elipse WebViewer

Quando o usurio confirmar o aviso de segurana, o plug-in instalado. O instalador do WebViewer possui assinatura digital conferida pela VeriSign, o que garante a integridade do software e sua autencidade. Aps esta etapa, o WebViewer estar aberto no browser, e visualizando a aplicao do servidor. Neste ponto a sua configurao j deve de estar funcionando!

BIBLIOGRAFIA
http://www.elipse.com.br/artigo_int.aspx?id=92&idioma=1. http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;816581 http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;172138#Task4 http://download.microsoft.com/download/8/7/9/879a7b46-5ddb-4a82-b64d64e791b3c9ae/02_CIF_Network_Protection.DOC. Guia de instalao (e3install_br ); Configurando o Windows XP SP2 e Windows 2003 Server SP1 para aplicaes Elipse (RT024.04); Publicando aplicaes E3 na Internet com o Microsoft Internet Information Services (RT032.05).

CONCLUSO
Atravs da rede mundial de computadores em conjunto com o E3 possvel fazer a aquisio de dados verificao de alarmes, acesso aos bancos de dados e inclusive a operao da mquina local atravs de poderosas interfaces grficas. Isto s mais uma prova de que aplicaes pela Internet passaram de conforto a uma necessidade. Neste trabalho realizamos todas as etapas de configurao para disponibilizao de uma aplicao Elipse atravs da Internet. Foram os cuidados com a instalao do programa E3, que devem obrigatoriamente manter a mesma verso e biuld, a instalao do IIS, a configurao do Firewall do DCOM chegando at as configuraes do CLP TP02, sendo que as modificaes sugeridas no representam uma nica alternativa para a soluo do problema em questo, mas sim do um rumo para a pessoa leiga no assunto.

Potrebbero piacerti anche