Sei sulla pagina 1di 11

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA

FUNDAO MUNICIPAL DE ENSINO

Grupo 2

Processos de Fabricao I Processo de Corte Oxi-Gs

Joaquim F. N. Jardim 250080601 Gustavo M. R. Kobayashi 250080574 Conrado A. Laperuta 250080569 Fernando Fischer 250080578 Marcos Anbal Da Cunha 250080587 Leonardo Fenato Mariani 264080580 Silvio Alcantara de Almeida 250080592 Prof. Antonio Fernando Godoy

Relatrio da Aula Prtica de Corte da Disciplina Processos de Fabricao I Escola de Engenharia de Piracicaba
2

1. Objetivos 2. Introduo 2.1 Processo de Corte por Jato dgua 3. Descrio da Prtica 3.1 Materiais Utilizados 3.2 Mtodo 4. Apresentao dos Resultados 5. Anlise dos Resultado 6. Questes 7. Concluso

5 5 5 7 7 7 8 8 9 11

Lista de Figuras Figura 5.1 Foto Processo de Corte Oxi-Gs 8

1. Objetivos
Mostrar o funcionamento do processo de corte de chapas metlicas atravs dos equipamentos de corte oxi-gs. Os alunos devero observar todo o processo desde a preparao dos equipamentos como dos materiais a serem cortado. importante observar tambm as questes relacionadas a segurana,

principalmente por se tratar de equipamentos que exigem uma srie de cuidados em funo de se trabalhar com produtos perigosos, como oxignio e acetileno.

2. Introduo
2.1 Processo de Corte por Jato dgua

O Processo de Corte por Jato dgua foi desenvolvido em 1968, por Norman C. Franz da Universidade de Columbia (EUA), que trabalhou em parceria com a empresa McCartney, atual KMT Warterjet Systems Inc. Este processo foi primeiramente utilizado para corte de madeira. Com o passar do tempo e o avano tecnolgico, o processo de corte com jato dgua foi desenvolvendo e hoje utilizado em indstrias. Atravs de um processo usando-se energia mecnica, adquirindo uma presso na gua de 21.000 at 90.000 PSI, que so liberados atravs de um orifcio de focalizao de diamante com dimetro entre 0.1mm e 0.6 mm. O orifcio e o tubo de focalizao produzem um jato preciso de gua pura ou com abrasivo, criando bordas bem acabadas prontas para aplicao em produtos finalizados. H duas etapas principais envolvidas no processo de corte a jato d'gua. Primeiro, a bomba de altssima presso ou o intensificador pressuriza a gua corrente normal em uma presso de at 60.000 psi (4.137 bar) para produzir a energia necessria ao corte. Segundo, a gua focalizada atravs de um orifcio de diamante para formar um intenso jato cortante. O jato se move velocidade Mach 3, trs vezes superior velocidade do som, dependendo de como a presso da gua exercida. O processo aplicvel apenas em jatos d'gua e abrasivos. Existem duas maneiras de utilizao do jato dgua: com ou sem abrasivo, a escolha depende da dureza e espessura do material a ser seccionado. O abrasivo primeiramente armazenado no reservatrio pressurizado e transportado para um conjunto de medio que controla a quantidade de partculas alimentadas ao bico. O abrasivo introduzido no jato de corte por uma cmara de mistura
5

especial situada na cabea de corte abrasivo. O corte abrasivo com o jato d'gua atua permite que materiais mais duros sejam cortados mais rapidamente com a acelerao do processo de eroso. Aps o corte, a energia residual do jato dissipada em um tanque coletor que armazena o material do veio cortado e o abrasivo usado. Os processos de produo por corte com jato dgua podem ser subdividos em trs formas ou dimenses:

Unidimensional - Em um corte reto, usa-se com freqncia o jato d'gua contnuo, ou seja, presso e vazo constantes. A estrutura do sistema costuma ser bastante simples, as velocidades so altas e o sistema quase sempre apenas gua. Por usar fluxos muito pequenos (o consumo de gua bastante baixo), o sistema pode utilizar vrias cabeas de corte ao mesmo tempo. Aplicaes: materiais macios como papel, plstico, placa de gesso, produtos alimentcios, espumas, materiais de isolamento, etc.

Bidimensional - A aplicao mais difundida a mesa de corte 2D. A cabea de corte se move em eixos X-Y, de acordo com as sadas definidas por um controlador CNC. Geralmente o eixo Z (altura) controlvel, para adaptao a materiais no planos ou mais espessos, pois a cabea de corte precisa estar bem prxima do material. As caractersticas importantes so, a velocidade de corte e o nmero de peas a serem cortadas. O tamanho das mquinas varia bastante, de mesas de 0,6 m x 0,6 m a mesas muito grandes. H ainda muitas opes, como se a mesa ter uma serra ou um cortador de plasma preso a ela.

Aplicaes: metais como o Titnio, Aos Inox e Carbono, compostos, cermica, pedra, vidro e materiais densos e duros at 200mm de espessura.

Tridimensional - H dois subgrupos para aplicaes 3D: aplicaes de robtica, em que a cabea de corte fica instalada em um brao robtico, e mesas de corte, que recebem um eixo de rotao e giratrio, alm dos eixos X, Y e Z. Aplicaes: na robtica, consegue-se cortar materiais com profundidade e curvaturas particulares, como revestimentos internos do teto de automveis, painis de instrumentos, painis de portas, dentre outros.

3. Descrio da Prtica
3.1 Materiais Utilizados

-Cilindro de gs natural; -Cilindro de oxignio; -Manmetro; -Mangueiras; -Maarico e bico de corte; -Chapa de ao carbono.

Nesse processo de corte oxi-gs no utilizou o gs acetileno para realizar o corte, foi usado o gs natural. O corte foi efetuado numa chapa de ao carbono com espessura mais ou menos de quatro milmetros . Nota: os maaricos de corte possuem duas entradas para o oxignio e uma entrada para o gs utilizado. Sendo uma das entradas do oxignio serve para realizar o praquecimento e a outra para realizar o corte.

3.2 Mtodo

Podemos dividir a pratica do processo de corte em operaes. Primeira operao: ajustou-se a presso do oxignio e do gs com o auxilio do manmetro fixado nos cilindros de acordo com a espessura da chapa a ser realizado o corte. Segunda operao: abriu-se primeiramente o registro do gs natural no maarico para ascender chama e aps, realizou o ajuste do fluxo (chama de aquecimento e corte) regulando a presso do oxignio, no registro e no gatilho do maarico. Terceira operao: com chapa posicionada numa bancada iniciou o praquecimento no local do corte at que o mesmo ficou incandescente e aps, acionou o gatilho do maarico iniciando o corte. Nota: a primeira e segunda operao foi realizada apenas pelo instrutor. Obs. Para a realizao do corte, o metal (chapa) foi aquecido at uma temperatura chamada temperatura de ignio, onde se gera uma bolha de fuso. Aps isso foi injetado oxignio puro (acionamento do gatilho do maarico), causando a oxidao do material. Essa reao gera uma enorme quantidade de calor, suficiente para fundir os
7

xidos de ferro formado; a presso ocasionada pelo oxignio suficiente para pressionar o xido para baixo, deslocando-o e assim ocorre a separao do material.

4. Apresentao dos Resultados


A chapa cortada mostrou um corte irregular, consequente da falta de experiencia do grupo no manuseio de equipamento de corte. A chapa mostrou uma perda de material consequente da oxidao provocada pela chama e injeo de oxignio, juntamente com um acabamento de baixa qualidade, especialmente nas bordas.

5. Anlise dos Resultado

O processo mostrou-se eficiente at certo ponto, pois ele causa muitas rebarbas no material e causa uma grande quantidade de respingos, como mostrado na Figura 5.1, mostrando-se necessrio o uso de EPI, produzindo um acabamento grosseiro. Ele no eficiente no corte do alumnio, por exemplo, pois este, em contato com o ar, oxida, criando uma camada de xido de alumnio em sua superfcie, e esta camada resiste a uma temperatura de aproximadamente 3000 C. A habilidade do operador acaba sendo necessria na necessidade de se fazer um corte reto, pois pelo experimento notou-se que qualquer pessoa capaz de realizar o corte com breves instrues, mas realizar um corte reto, mesmo com a ajuda de apoio, mostra-se como sendo mais difcil.

Figura 5.2 Foto Processo de Corte Oxi-Gs

6. Questes
6.1 Explique porque no possvel cortar o alumnio e ao inoxidvel com o processo ox-gs, uma vez que a temperatura proporcionada pela chama superior a temperatura de fuso desses dois materiais.

Independente das altas temperaturas de corte, o processo de oxicorte um processo em que se pode cortar apenas materiais que oxidam (Ferro Fundido, ao carbono). O Alumnio e o Ao Inoxidvel, no oxidam, por isso quando o material j atingiu seu ponto de fuso e aplicado o jato de oxignio, no h uma oxidao, o que acontece apenas um espalhamento da bolha de fuso.

6.2 Explique como feito o corte pelo processo ox-gs.

Para a realizao do corte, o metal deve ser aquecido at uma temperatura chamada "temperatura de ignio", onde se gera uma bolha de fuso. Aps isso injetado oxignio puro, causando a oxidao do material. Essa reao gera uma enorme quantidade de calor, suficiente para fundir os xidos de ferro formados, a presso dada pelo oxignio suficiente para pressionar o xido para baixo, deslocando-o e ocorrendo assim a separao do material.

6.3 Que parmetros devem ser levados em considerao na escolha das condies para o corte do ao carbono? Faa uma relao tomando como referncia a espessura, indicando a mxima possvel de ser cortada com qualidade.

Os parmetros que devem ser levados em considerao para o corte por oxi-gs so: espessura do material a ser cortado; teor de carbono; velocidade de corte (velocidade de deslocamento da chama;, presso de oxignio para corte;distncia entre a sada do gs e o material; presso do acetileno. As espessuras de corte possveis neste processo variam entre 1 e 2 polegadas.

6.4 Faa uma anlise do acabamento conseguido por estes dois processos, tomando como referncia os processos de corte mecnico, o processos de corte laser e ainda o processo por eletroeroso a fio.

Primeiramente, em relao ao acabamento propiciado pelo processo de corte a laser e a eletroeroso a fio indiscutvel a qualidade do acabamento, eliminando qualquer outro tipo de processo. No processo de corte por oxi-gs, o que se obteve foi um acabamento rstico, com necessidade de retirada de rebarba formada por meios brutos, esmeril, fresamento dentre outros. J no processo de corte por plasma, se obteve um acabamento de maior qualidade, ainda houve formao de rebarba, porm mais fina que pelo processo de oxicorte, podendo ser retirada apenas com uma leve batida.

6.5 Explicar como o processo/sequncia de corte da pea do desenho anexo.

Primeiramente, corta-se a pea com o comprimento um pouco maior do que a medida nominal, pois o acabamento de corte no de muita qualidade. Posteriormente necessrio retificar a superfcie de corte da mesma para retirada das rebarbas de corte e deixando-a com 110mm. Em seguida fresam-se as laterais, formando um ngulo de 30, retirando-se 7,5mm na largura da pea em cada lado da mesma.

10

7. Concluso
Vimos nesta aula pratica uma viso geral do processo de corte oxi-gs, seus equipamentos, funes e utilizaes. O processo de corte oxi-gs caracterizado por realizar o corte atravs da oxidao do metal. A principal vantagem desse processo por ser de baixo custo e pode ser feito em locais de difcil acesso, pois os equipamentos so transportados com certa facilidade, e vendo por outro lado a sua maior desvantagem a baixa produtividade e grande perda de material, alem da necessidade da experiencia do operador, tornando assim vivel em apenas trabalhos especficos. Um ponto importante desse processo a regulagem da chama, aonde ela varia de acordo com o material a ser cortado, como exemplo o alumnio, que possui um baixo ponto de fuso, mas necessita de uma chama com alta temperatura para poder realizar o corte.

11

Potrebbero piacerti anche