Sei sulla pagina 1di 9

Paulo lvaro

De: Enviado: Assunto: Saved by Microsoft Internet Explorer 5 quarta-feira, 21 de Abril de 2010 11:06 Cablagem de rede estruturada

Cablagem de rede estruturada


Andr Moreira (andre@dei.isep.ipp.pt) Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Informtica do ISEP

O conceito de cablagem estruturada est associado necessidade de planear os sistemas de cablagem de dados de forma assegurar a sua longevidade, para isso necessrio que sejam genricos e flexveis de forma a assegurar que sero capazes de acompanhar a evoluo tcnica dos equipamentos activos e a evoluo de todo o sistema de comunicaes ao qual serve de suporte base. A cablagem estruturada deve integrar todos os sistemas de comunicao, nomeadamente no deve contemplar apenas a transmisso de dados, mas tambm os circuitos de voz (ligaes telefnicas). A instalao de cablagens um processo dispendioso, quer em mo de obra, quer sob o ponto de vista da perturbao geral causada. De preferncia as cablagens so instaladas na fase final de construo dos edifcios, ou em remodelaes profundas. O ideal que o sistema de cabos seja capaz de prolongar a sua vida para alm da dos equipamentos activos, permitindo a evoluo tcnica destes sem necessidade de substituio das cablagens. O sistema de cablagens no deve ser projectado para as necessidades do equipamento activo a colocar, necessrio ver mais alm, quer em termos tecnolgicos quer em termos das necessidades do cliente. Sendo um sistema que se destina a ser reutilizado em evolues futuras dos sistemas de comunicao fundamentar seguir normas e documentar da melhor forma possvel todo o sistema de cablagens. Existem vrias normas aplicveis no projecto de cablagens estruturadas, notoriamente as normas ANSI TIA/EIA-T568A, ISO/IEC 11801 e EN 50173. Alm destas normas existe um conjunto de "boas prticas" que derivam em grande parte do "bom senso".

Cablagem em nveis hierrquicos


O primeiro principio a que os sistemas de cablagem devem atender que devem ser definidos vrios nveis de circulao de informao. Este tipo de organizao facilita a gesto e a manuteno, correspondendo directamente s caractersticas fsicas da distribuio espacial dos ns de rede a interligar. Trata-se de uma estrutura em rvore em que as ligaes aos ns de um dado nvel confluem num nico n do nvel superior. Cada nvel portanto uma estrutura em estrela que interliga um ou mais centros de distribuio de cablagens a vrios centros de distribuio em nvel hierrquico imediatamente abaixo. Estes centros de distribuio, normalmente designados de "distribuidores" so normalmente colocados em armrios apropriados, conhecidos por armrios de distribuio.

[Page #]

Nvel de "campus" O nvel de "campus" (subsistema de backbone de campus) assegura a interligao entre diferentes edifcios, por isso o topo da hierarquia. Trata-se de uma estrutura em estrela centrada num distribuidor de "campus" que irradia ligaes para os distribuidores de nvel inferior, ou seja os distribuidores de edifcio. A ligao de todo o sistema ao exterior (internet) normalmente implementada no distribuidor de "campus". genericamente o local adequado para instalar recursos que sero partilhados por todos os ns do "campus". Nvel de edifcio O nvel de edifcio (subsistema de backbone de edifcio) faz a interligao entre os distribuidores de edifcio e os distribuidores de piso. Por norma cada piso tem o seu prprio distribuidor, em casos de pisos muito pequenos possvel usar um mesmo distribuidor para mais do que um piso. Tambm aceitvel que um dos distribuidores de piso seja simultaneamente o distribuidor de edifcio. Nvel de piso O nvel de piso (subsistema de piso ou subsistema horizontal) faz a interligao entre os distribuidores de piso e as tomadas de rede que esto espalhadas pelas vrias zonas do piso. Pode existir (quando se justifique) um nvel inferior designado subsistema de zona ou subsistema de rea de trabalho. Caso exista os distribuidores de zona estaro ligados ao distribuidor de piso e as tomadas de rede da zona passam a estar ligadas ao distribuidor de zona.

Cablagem em nveis hierrquicos - regras


Desta estrutura de cablagem hierrquica podem ser derivadas vrias regras, quer das normas anteriormente referidas quer da experincia que se adquiriu com a prtica.

Localizao dos servios de rede - o acesso aos servios deve ser realizado em sentido ascendente, ou dito de outro modo os clientes de um servio devem situar-se em nveis inferiores ao da localizao do servio. Esta regra prende-se com a racionalizao da utilizao da rede, minimizando os percursos da informao. Capacidades das cablagens - a capacidade de transporte de informao das interligaes nos vrios nveis deve ser crescente no sentido ascendente. Este requisito deriva directamente da lgica de transaces preferencialmente em sentido ascendente que origina uma concentrao de fluxos nos nveis mais elevados por serem usados por um maior nmero de ns. O aumento da capacidade no significa necessariamente a utilizao de um tipo de cabo diferente (fibra ptica), a montagem de cabos em paralelo, passveis de serem agregadas ("trunking"), produz o mesmo efeito. Distribuidores de piso - por cada 1000 m2 de rea bruta deve existir pelo menos um distribuidor de piso (ISO/IEC 11801). Distribuidores de piso - se possvel os distribuidores de piso devem ter uma localizao central relativamente ao piso de forma a minimizar o comprimento da cablagem horizontal. Distribuidores de piso - o raio de aco do distribuidor de piso ou de zona no deve ultrapassar 80 metros. Esta regra vlida mesmo para cablagem de fibra ptica (TIA/EIA-T568A). Comprimento dos cabos de interligao de distribuidores e tomadas de rede - para cabos de cobre, nunca pode exceder 90 metros em nenhum caso. Para fibra ptica no deve
[Page #]

exceder 90 metros na cablagem horizontal (piso e zona), nas interligao de pisos (backbone de edifcio) no pode exceder 500 metros e na interligao de edifcios (backbone de campus) no pode exceder 1500 metros. Ligaes redundantes - embora seja contrrio ao principio da estrutura hierrquica, para garantir redundncia nas comunicaes podem ser instalados cabos a interligar distribuidores de edifcio, ou at mesmo distribuidores de piso. Tomadas de rede - por cada 10 m2 de rea devem existir duas tomadas de rede (ISO/IEC 11801), este um valor indicativo pois poder variar conforme o tipo de utilizao que o espao ir ter. Neste ponto h que prever futuras alteraes na utilizao dos espaos. Arquitectura ptica centralizada - nesta variante prevista para cablagens totalmente pticas os distribuidores de piso so eliminados, sendo a distribuio para todo o edifcio realizada do distribuidor de edifcio, neste caso o comprimento mximo dos cabos passa de 90 para 500 metros. Nmero de ligaes por armrio - o nmero de ligaes concentradas em cada distribuidor no deve ser muito elevado para no tornar a sua instalao demasiado complexa. Por exemplo num distribuidor de piso no se deve exceder as 250 ligaes no respectivo armrio, em caso de necessidade podem ser colocados dois armrios lado a lado.

Tipos de cabo
Actualmente as opes tcnicas relativamente a tipos de cabos no so muito vastas, existem duas opes base: cobre ou fibra ptica. Estas duas opes tm grandes implicaes, nomeadamente sob o ponto de vista de evoluo tcnica.

O cabo de cobre 5E parece estar no limite da sua capacidade mxima com o valor actual de 1 Gbps. Os cabos de fibra ptica esto muito longe de ver a sua capacidade esgotada. A fibra ptica tem um custo ligeiramente mais elevado e maiores dificuldades na instalao. A norma ISO/IEC 11801 s aceita cabos de cobre no subsistema horizontal, no em nveis superiores. Segundo a norma TIA/EIA-T568A ainda admissvel a utilizao de cabo de cobre em "backbone" desde que os pares possuam blindagem individual (STP). Os cabos de cobre 5E nunca podem ultrapassar um comprimento total de 100 metros. Os cabos de fibra ptica multimodo podem ter um comprimento total at 2000 metros. Os cabos de fibra ptica monomodo podem ter um comprimento total superior a meia centena de kilometros (distncias superiores a 3 Km so consideradas for do mbito das normas de cablagem estruturada).

Cabo de cobre tipo 5E Trata-se de cabos constitudos por 8 condutores de cobre entranados dois a dois, constituindo assim quatro pares. Os oito condutores so identificados por um cdigo de cores, em que cada par entranado possui uma cor prpria: VERDE; LARANJA; AZUL e CASTANHO. Em cada par os dois condutores usam a cor que os identifica, mas um dos condutores do par possui tambm riscas brancas. As normas EIA/TIA 568A (AT&T 258B) e EIA/TIA 568B (AT&T 258A) definem duas alternativas para utilizao dos 4 pares, nomeadamente a forma de ligao aos conectores ISO 8877 (RJ45): PAR EIA/TIA 568A (AT&T 258B)
[Page #]

EIA/TIA 568B (AT&T 258A)

Conectores ISO 8877 (RJ45) 1 (AZUL) 2 (LARANJA) 3 (VERDE) 4 (CASTANHO) BRANCO/AZUL - Pino 5 AZUL - Pino 4 BRANCO/LARANJA - Pino 3 LARANJA - Pino 6 BRANCO/VERDE - Pino 1 VERDE - Pino 2

Conectores ISO 8877 (RJ45) BRANCO/AZUL - Pino 5 AZUL - Pino 4 BRANCO/LARANJA - Pino 1 LARANJA - Pino 2 BRANCO/VERDE - Pino 3 VERDE - Pino 6

BRANCO/CASTANHO - Pino 7 BRANCO/CASTANHO - Pino 7 CASTANHO - Pino 8 CASTANHO - Pino 8

Neste aspecto a diferena entre estas normas resume-se troca do par laranja com o par verde. absolutamente indiferente qual das duas normas adoptada, mas aconselhvel usar a mesma norma em todo o conjunto de cablagem estruturada. TODOS OS CABOS TEM DE SER MONTADOS SOB A MESMA NORMA NAS DUAS ESTREMIDADES.

A montagem dos conectores ISO 8877 macho representados na figura acima exigem a utilizao de um alicate especfico. Este alicate "crava" as vrias partes do conector nos elementos do cabo pelo que estes conectores no so reutilizveis. Uma cravagem mal sucedida provoca a inutilizao do conector e da zona do cabo onde foi aplicada. Para a montagem do conector (macho ou fmea) necessrio desentranar os pares, a zona desentranada no deve exceder 12 mm. No contexto da cablagem estruturada os conectores ISO 8877 macho servem unicamente para construir chicotes ou "patches", trata-se de um cabo solto com dois conectores ISO 8877 macho nas extremidades. Os chicotes podem ter vrios comprimentos, normalmente entre 0,5 metros e 5 metros. Os chicotes so usados para interligar a cablagem estruturada aos equipamentos activos. Uma vez que a norma ISO/IEC 11801 indica um comprimento mximo de 90 metros para os segmentos de cobre 5E, indica tambm um comprimento mximo de 10 metros para o conjunto dos dois chicotes ligados nas extremidades do segmento. No limite possvel um comprimento de cabo entre dois equipamentos activos de 100 metros. A utilizao que vai ser dada a cada par depende da tecnologia que vai ser usada sobre o sistema de cablagem, por exemplo as redes Ethernet a 10 Mbps (10baseT) e 100 Mbps (100baseTX) usam os pinos 1 e 2 para emitir dados (TX) e os pinos 3 e 6 para receber dados (RX). As redes
[Page #]

Ethernet a 1 Gbps usam quatro pares bidireccionais, pinos 1 e 2 para o canal A, pinos 3 e 6 para o canal B, pinos 4 e 5 para o canal C e pinos 7 e 8 para o canal D.

Os conectores ISO 8877 fmea (figura acima) so usados em:


equipamentos activos: computadores, comutadores de rede, concentradores, ... extremidades das ligaes entre distribuidores do sistema de cablagem estruturada, estes conectores so agrupados em painis conhecidos por painis de interligao ("patch panels"). tomadas de rede, ou seja terminao do subsistema horizontal ou de zona.

A interligao destes conectores entre si assegurada pelos chicotes referidos atrs. Ao contrrio do que acontece para os conectores ISO 8877 macho, no caso dos conectores ISO 8877 fmea no existe uma forma generalizada de ligao do cabo ao conector. Existem vrios modelos, sendo que muitos exigem ferramentas especializadas fornecidas pelo fabricante. Seja qual for a forma de aplicao o cdigo de cores (568A ou 568B) deve estar definido de forma bem clara e deve ser metodicamente respeitado nas duas extremidades do segmento e de uma forma geral em toda a instalao deve ser adoptada uma das duas normas. Cabos de fibra ptica Os cabos de fibra ptica so constitudos por um conjunto de revestimentos mais ou menos rgidos que tm como objectivo dar suporte mecnico e proteger vrias fibras pticas colocadas no seu interior. O raio de curvatura de um cabo de fibra ptica e as tenses de traco a que pode ser sujeito so mais criticas do que acontece para os cabos de cobre. O conjunto de revestimentos existentes destina-se a reduzir os riscos de os limites mximos serem ultrapassados. As fibras pticas classificam-se de acordo com o seu dimetro pois este vai influenciar fortemente as caractersticas que se consegue obter na transmisso de sinais luminosos. Nas fibras mais espessas o fenmeno da disperso modal leva a que existam vrios feixes de luz paralelos, causando sobreposio de sinal e afectando negativamente quer a taxa de transmisso mxima, quer o alcance mximo.
Fibra ptica multimodo

Trata-se de fibras comparativamente mais espessas (dimetro de 50 ou 62,5 microns), embora sob o ponto de vista da cablagem estruturada sejam a opo prevista para distncias inferiores a 2 Km, podem existir outras limitaes derivadas das tecnologias que vo ser usadas sob a fibra. A tecnologia ethernet gigabit sobre fibra (1000baseSX e 1000baseLX) coloca maiores restries, estando limitada a 220 metros ou 550 metros respectivamente para fibras de 62,5 ou 50 microns. Para ultrapassar estas limitaes necessrio usar a variante 1000baseLX sobre fibra ptica monomodo.
Fibra ptica monomodo
[Page #]

Trata-se de fibras comparativamente mais finas (dimetro inferior a 10 microns), que praticamente eliminam o fenmeno da disperso modal, permitem por isso alcances muito superiores. Sob o ponto de vista tcnico da fibra ptica monomodo o alcance pode atingir quase uma centena de quilmetros, mas h outras restries. Embora o alcance seja muito elevado, necessrio olhar s opes tecnolgicas que vo usar a fibra, a tecnologia ethernet 1 Gbps sobre fibra monomodo (1000baseLX) permite um comprimento mximo de 5 Km. As normas de cablagem estruturada no prevem cablagens de comprimento superior a 3 Km pois saem fora do mbito do "campus".
Conectores de fibra ptica

A interligao de fibras pticas bastante mais complicada do que para cabos de cobre. Para garantir a passagem do sinal ptico de uma fibra para a outra estas tm de ser encostadas topo a topo, mas necessrio realizar um polimento prvio dos topos das fibras. Tudo se torna complicado devido espessura muito reduzida da fibra. Para se conseguir o resultado pretendido a fibra j sem proteco inserida num cilindro com um furo muito fino e depois colada, usando uma cola ou a quente. Posteriormente o topo do cilindro (juntamente com a fibra) polido.

Dois cilindros destes perfeitamente encostados so ento capazes de assegurar uma transmisso do sinal ptico entre as duas fibras. Todas as terminaes de cabos de fibra ptica so realizadas deste modo, logo no existem terminaes em ficha fmea, todas as terminaes so em ficha macho. A interligao de fibras recorre a um encaixe fmea duplo que garante o encosto perfeito entre os cilindros das fichas macho.

Alm dos conectores SC da figura acima, ainda so usados conectores ST de seco circular.

[Page #]

Para garantir comunicaes "full-duplex", a interligao de dois ns necessita de duas fibras, em cada n ser usada uma fibra para emisso (fibra TX) e outra fibra ser usada para recepo (fibra RX). necessrio assegurar que as fibras no so trocadas identificando-as com cuidado as extremidades dos cabos com nmeros. As fichas SC duplex tm a vantagem de no permitir nunca uma troca acidental das fibras. Os chicotes de fibra usados nos distribuidores so normalmente duplos e no caso de no usarem fichas SC duplex usam normalmente cores diferentes para os conectores de cada uma das fibras. Nas ligaes de "backbone" (de "campus" ou de edifcio) devem usar-se cabos de vrias fibras de forma a poder acomodar necessidades futuras em termos de fluxos de dados.

Distribuidores e equipamentos de interligao


Os distribuidores so os elementos centrais da cablagem estruturada em nveis hierrquicos, funcionam como interface entre os diferentes nveis. O equipamento necessrio deve ser acomodado no interior de um armrio apropriado conhecido por "bastidor" este armrio contm rguas perfuradas verticais distantes entre s de 19", este sistema permite a fixao do diverso equipamento e conhecido por rack 19". A perfurao das duas rguas verticais serve para fixar diverso equipamento que j vem preparado para este tipo de montagem. De acordo com o espaamento da furao do rack 19 ", o espao vertical que cada equipamento ocupa mede-se em unidades de rack (1U = 1,75" = 4,445 cm) que corresponde a 3 furos na rgua. A altura total do armrio bastidor pode variar entre os 6U at 42U. Embora a largura (19") e a altura (unidades rack) estejam bem definidas, a profundidade do armrio tambm pode ser importante. Pode ir dos 40 cm, vulgar nos armrios de fixar na parede (murais) at 100 cm em alguns armrios de pavimento. A profundidade do armrio bastidor deve ser planeada em funo do equipamento que vai ser instalado, h muitos equipamentos activos com profundidades superiores a 60 cm, nestes casos conveniente optar por armrios com rack duplo, um frente e outro atrs, evitando que o equipamento seja fixo apenas na parte frontal. Painis de interligao - Chicotes - Equipamento activo Os painis de interligao ("patch panels") so os elementos mais importantes a instalar nos distribuidores. TODOS OS CABOS QUE ENTRAM NUM DISTRIBUIDOR TERMINAM NUM PAINEL DE INTERLIGAO DESSE DISTRIBUIDOR. Nos painis de interligao de cobre para dados ISO 8877 (RJ45) e nos painis de cobre para circuitos de voz os cabos so montados por cravagem ou outro mtodo na parte traseira do painel ficando a respectiva ligao acessvel na parte frontal nos conectores fmea.
[Page #]

Os painis de interligao de fibra ptica usam adaptadores fmea duplos pelo que a terminao dos cabos de fibra faz-se sempre em ficha macho. A parte traseira dos painis de interligao de fibra possuem uma zona de arrumao que se destina a possibilitar a fixao slida do cabo para evitar que acidentalmente se ultrapasse as especificaes mecnicas da fibra. Os chicotes ("patches") so segmentos de cabo com fichas macho nas duas extremidades. Existem em vrios comprimentos desde 0,5 metros. Os chicotes servem para:

LIGAR OS PAINEIS DE INTERLIGAO AOS EQUIPAMENTOS ACTIVOS LIGAR AS TOMADAS DE REDE AOS POSTOS DE TRABALHO E OUTROS EQUIPAMENTOS FINAIS

Os equipamentos activos so constitudos por equipamento de nvel 2 tal como concentradores e comutadores, equipamento de comutao de nvel 3 (encaminhadores/routers/gateways) e servidores. Dada a existncia de equipamento activo no distribuidor, necessrio proporcionar alimentao elctrica no interior do distribuidor atravs de uma rgua de tomadas elctricas para montagem em rack 19". No sentido de proporcionar tolerncia a falhas elctricas locais tambm boa ideia instalar uma UPS nos distribuidores mais importantes. Existem modelos de UPS especficos para montagem em distribuidor rack 19". Dado que o equipamento activo produz calor pode ser necessrio dotar o distribuidor de um sistema de ventilao forada, estes sistemas so normalmente instalados na parte superior e so controlados por termstato pelo que s entram em funcionamento quando necessrio. Para alm deste equipamento de ventilao, o local onde o distribuidor instalado pode necessitar de equipamento de refrigerao. Localizao dos distribuidores O ideal seria que os distribuidores fossem instalados em zonas tcnicas exclusivas para o efeito. Estas zonas so designadas de sala de equipamento (ER - Equipment Room) e compartimento de telecomunicaes (TC - Telecommunication Closets), os primeiros de maior dimenso (>15 m2) devem existir no rcio de um por edifcio e destinam-se a acomodar o distribuidor de edifcio. Os compartimentos de telecomunicaes so de menor dimenso (cerca de 5 m2) devendo existir um em cada piso para acomodar o respectivo distribuidor de piso. Quando no existe um compartimento especfico para o efeito pode optar-se pela utilizao de zonas de arrumos existentes, ou at a utilizao de uma zona pblica no caso de um distribuidor mural. A localizao fsica/geogrfica de um distribuidor deve ser central relativamente ao nvel hierrquico inferior, por exemplo um distribuidor de piso deve situar-se no centro desse piso, isso reduz o comprimento dos cabos com benefcios para as comunicaes e para o custo do projecto. A colocao de distribuidores em locais de trabalho tais como gabinetes e escritrios deve ser de todo evitada pois os equipamentos activos e a ventilao produzem um nvel de rudo sonoro incompatvel e o acesso posterior ao equipamento colocado no distribuidor iria implicar uma perturbao nesses locais de trabalho.

[Page #]

[Page #]

Potrebbero piacerti anche