Sei sulla pagina 1di 28

D I S C I P L I N A

Geograa Fsica I

Minerais e rochas
Autores

Elias Nunes Orgival Bezerra da Nbrega Junior

aula

04

Governo Federal Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia SEED Carlos Eduardo Bielschowsky

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitora ngela Maria Paiva Cruz Secretria de Educao a Distncia Vera Lcia do Amaral
Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Projeto Grco Ivana Lima (UFRN) Revisora Tipogrca Nouraide Queiroz (UFRN) Ilustradora Carolina Costa (UFRN) Editorao de Imagens Adauto Harley (UFRN) Carolina Costa (UFRN) Diagramadores Ivana Lima (UFRN) Johann Jean Evangelista de Melo (UFRN) Mariana Arajo de Brito (UFRN) Vitor Gomes Pimentel (UFRN)

Universidade Estadual da Paraba Reitora Marlene Alves Sousa Luna Vice-Reitor Aldo Bezerra Maciel Coordenadora Institucional de Programas Especiais - CIPE Eliane de Moura Silva
Revisora de Estrutura e Linguagem Rossana Delmar de Lima Arcoverde (UFCG) Revisora de Lngua Portuguesa Maria Divanira de Lima Arcoverde (UEPB)

Ficha catalogrca elaborada pela Biblioteca Central - UEPB

Copyright 2009 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da UEPB - Universidade Estadual da Paraba.

Apresentao
esta aula, voc vai estudar alguns conceitos, tais como: cristal, mineral e rocha. Em seguida, caracterizaremos os principais tipos de rochas tendo como referncia a viso gentica advinda do ciclo da matria, tema da aula anterior. Salientamos que, em funo dos inmeros termos tcnicos inerentes ao tema, importante que voc consulte freqentemente um dicionrio tcnico de geologia-geomorfologia, como, por exemplo, o que pode ser encontrando na internet t em alguns links s que listamos nas leituras complementares. No entanto, importante voc entender que o mais importante para a compreenso do contedo que voc vai estudar aqui o encadeamento de aspectos naturais em escala micro, com largos reexos na escala macro. Tenha uma boa aula!

Objetivos
1 2 3
Conceituar cristal e mineral. Descrever as principais propriedades fsicas dos minerais.

Evidenciar parmetros de classicao das rochas.

Aula 04 Geograa Fsica I

Vamos revisar um pouco?

omo voc j sabe, anteriormente, vimos como a tectnica de placas pode explicar a dinmica e as estrutura de grandes propores da Terra, bem como, atravs do ciclo da matria, tema da aula 3 O ciclo da matria, como se formam geneticamente os principais tipos de rochas. Nesta aula, abordaremos as rochas de forma mais direta, ou seja, voc estudar um pouco sobre as caractersticas dessas rochas, visualizar suas composies e entender suas respectivas formaes, j que as mesmas so teis para identicar as vrias partes do Sistema Terra, pois derivam de seu dinamismo, conforme voc j estudou na aula 2 - A teoria unicadora. Consequentemente, atravs das evidncias nelas contidas que se evidenciam os processos e os eventos que ocorrem em um determinado local, em tempos passados. Sendo as rochas verdadeiros livros que contm os registros dos eventos geolgicos, voltamos agora pra a compreenso de seus constituintes bsicos. Portanto, a partir de um bom entendimento dessas caractersticas, voc ter um novo entendimento da paisagem que o cerca e compreender como esse dinamismo faz parte da viso sistmica. Falamos da formao dos processos e agora voc estudar o resultado desses.

Os elementos e os cristais

oc vai saber agora que o conhecimento da estrutura do tomo permite-nos predizer como os elementos qumicos iro reagir uns com os outros, formando estruturas cristalinas. Esses elementos so, portanto, os tijolos do edifcio de todos os materiais, inclusive os minerais e as rochas.

Figura 1 Estrutura cristalina

Aula 04

Geograa Fsica I

Fonte: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2e/NaClIonengitter.png/250px-NaCl-Ionengitter.png>. Acesso em: 2 fev. 2009.

A partir de altas temperaturas, as molculas quebram-se em grupos de tomos, podendo juntar-se de maneira ordenada para formar cristais. Assim, os minerais originam-se a partir de determinados arranjos entre tomos de diferentes elementos em propores adequadas. Logo, a forma do cristal importante na identicao do mineral, pois a mesma reete a estrutura das molculas dos minerais. Os minerais podem desenvolver-se segundo formas geomtricas denidas. De acordo com Dana-Hurlbut (p.23. 1974), existe somente trinta e duas combinaes possveis dos vrios elementos de simetria, dando origem trinta e duas classes de cristais, as quais, por sua vez so agrupadas em sete sistemas cristalinos: isomtrico, hexagonal, rombodrico, tetragonal, ortorrmbico, monoclnico e triclnico, conforme voc pode ver no Quadro 1e na representao dos ngulos na Figura 2.
Quadro 1 Quadro de eixos e ngulos que resultam nos sistemas bsicos de cristalizao. Sistema de cristalizao Cbico Tetragonal Ortorrmbico Hexagonal RombodricoouTrigonal Monoclnico Triclnico Eixos a=b=c a=bc abca a=bc a=b=c abca abca ngulos entre os eixos = = = 90 = = = 90 = = = 90 = = 90; = 120 = = 90 = = 90; 90 (todos 90)

Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_cristalina>. Acesso em: 2 fev. 2009.

_ b

Figura 2 Representao do Quadro 1

Voc precisa saber que os minerais formam-se pelos processos de cristalizao, os quais se caracterizam pelo crescimento de um corpo slido a partir de um gs ou lquido cujos tomos constituintes agrupam-se segundo propores qumicas.

Fonte: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2b/Celda_unitaria1. jpg>. Acesso em: 2 fev. 2009.

Aula 04 Geograa Fsica I

A maneira pela qual comea um processo de cristalizao, se d pela diminuio da temperatura de um lquido abaixo de seu ponto de congelamento. Da mesma maneira, ocorre com o magma, que nada mais do que uma rocha quente e derretida. Portanto, liquefeita, cristaliza minerais slidos medida que se resfria. Quando a temperatura do magma cai abaixo do seu ponto de fuso, os cristais comeam a se formar. Outra condio capaz de produzir cristalizao aquela que ocorre quando os lquidos de uma soluo evaporam, ou seja, uma soluo forma-se quando uma substncia qumica dissolvida em outra, como o sal na gua, quando a gua da soluo salina evapora, a concentrao de sal torna-se to alta que a soluo se torna saturada. Logo, se a evaporao continuar, o sal comea a precipitar, isto , abandona a soluo sob a forma de cristais.

Atividade 1
1
At agora, falamos um pouco sobre o processo de formao das rochas. Pesquise na biblioteca do seu plo ou na internet um pouco mais sobre a formao dos cristais. Procure outras denies do processo de formao dos cristais, suas caractersticas, seus tipos.

Sabemos que cada tipo de rocha tem sua caracterstica a partir do processo de formao e de cristalizao de seu material. Pesquise como se d esses processos e descreva-os a seguir.

a) b) c)

Rochas gneas Rochas sedimentares Rocha metamrca

Aula 04

Geograa Fsica I

2.

sua resposta
Aula 04 Geograa Fsica I 5

1.

Compreendendo os minerais
Considerando o cristal como um corpo denido por formas geomtricas, limitado por faces planas e arestas retilneas, salientamos a constatao de que a descrio dessas formas geomtricas caracteriza a cristalograa, cincia que trata dos sistemas cristalinos. Os gelogos denem um mineral como uma substncia de massa inorgnica natural, geralmente slida e cristalina, de composio qumica denida, com um ou vrios tipos de cristalizao. Sendo que os minerais so os constituintes bsicos das rochas que formam a litosfera. Dessa forma, pode-se denir rocha como um conjunto de minerais ou apenas como um mineral consolidado. Logo, as rochas podem ser identicadas pelos minerais que as interam.

Portanto, mineralogia a cincia que estuda a natureza e a formao dos minerais, englobando as propriedades fsicas, qumicas e fsico-qumicas dos mesmos, bem como, a classicao e descrio das espcies minerais.

Quando um mineral caracteriza um tipo de rocha, ele denominado de mineral essencial; h ainda os minerais acessrios que revelam condies especiais de cristalizao, como tambm os minerais secundrios que aparecem nas rochas depois de sua formao. Existe ainda uma categoria de minerais indispensveis para as operaes industriais de alguns pases, os quais so chamados de minerais estratgicos e, geralmente, so recursos explorados em outros pases, causando vrios tipos de dependncias.

Atividade 2
Com base nos vrios tipos de minerais, faa uma pesquisa, em livros e dicionrios de geologia e/ou geomorfologia (essa consulta pode ser feita tambm na internet) e descreva exemplos de minerais essenciais, acessrios, secundrios e estratgicos. Com base nesses tipos, justifique, explicando porque certos minerais so explorados em outros pases de maneira a causar vrios tipos de dependncia.

Aula 04

Geograa Fsica I

sua resposta
Aula 04 Geograa Fsica I 7

Os principais minerais formadores de rochas se constituem em um grupo de pouco mais de trinta exemplares, embora existam aos milhares. Tal fato se d devido o reduzido nmero de elementos qumicos encontrados dentre os mais abundantes da crosta terrestre. Aqui, importante salientar para voc que a diferenciao da composio qumica das camadas do nosso planeta evidenciada pela diferena de densidade inerente constituio de suas camadas criou uma crosta leve, empobrecida em ferro e rico em oxignio, silcio, alumnio, clcio, potssio e sdio. Constata-se que muitos minerais so constitudos de um nico elemento qumico, como, por exemplo, o ouro, o enxofre e a grata. Outros so constitudos de dois ou mais elementos e por isso podem ser expressos por sua frmula qumica. Portanto o conhecimento da estrutura dos tomos permite-nos predizer como os elementos qumicos iro reagir com os outros, formando estruturas cristalinas, trata-se de reaes qumicas formadas por transferncia do partilhamentos de eltrons entre tomos reagentes. Voc deve lembrar que, do ponto de vista qumico, um tomo ou agrupamento de tomos com excesso de carga eltrica negativa ou positiva chama-se on. Logo, um on com carga positiva denominado de ction, bem como um on com carga negativa, chama-se nion. Considerando esses aspectos qumicos, abordaremos a seguir os grupos dos mais comuns minerais formadores de rochas. Os silicatos: formam-se pela combinao de oxignio (O) e silcio ou slica (Si), congurando a frmula SiO O4 com ctions de outros elementos, por exemplo, a olivina (Mg g2SiO O4).

Figura 3 Olivina

Os carbonatos: constituem-se de carbono e oxignio na forma de nion carbonato (CO O32-) combinado com os elementos clcio (Ca) ou magnsio (Mg), por exemplo, a calcita (CaCO O3) e a magnesita (MgCO O3).

Aula 04

Geograa Fsica I

Figura 4 C Fi Calcita l it laranja l j

Figura 5 Magnesita

Os xidos so compostos de nion de oxignio (O 2-) e ctions metlicos, como exemplo, a hematita (Fe2O3).

Figura 6 Hematita Fi H i

Aula 04 Geograa Fsica I

Os sulfetos: compem-se de nions sulfato (S 2-) e ctions metlicos, tendo como representante a pirita (FeS S2).

Figura 7 Pirita

Os sulfatos so compostos de nion sulfato (SO O42-) e ctions metlicos, como exemplo citamos a anidrita (CaSO O4).

Figura 8 Anidrita

Os elementos nativos, ou seja, um elemento qumico no ionizado, o cobre (Cu) por exemplo, bem como os haletos com seus respectivos nions denidores, cloreto (Cl -), uoreto (F ), brometo (Br -) e iodeto (I -), no so comuns quanto os grupos acima citados.

10

Aula 04

Geograa Fsica I

J do ponto de vista fsico os minerais apresentam propriedades cujo conhecimento aponta para inmeras utilizaes, como tambm propicia a sua identicao. Quase todos os minerais ocorrem no estado cristalino, no qual os tomos ou agrupamentos de tomos so dispostos regularmente, formando estruturas segundo os sistemas cristalinos j citados anteriormente. No entanto, existem tambm os denominados minerais amorfos, os quais se caracterizam pela ausncia de formas geomtricas regulares, uma vez que no h neles uma estrutura molecular que d aparecimento de faces planas como nos minerais cristalizados. As substncias amorfas, tambm chamadas de mineraloides, so representadas pelo vidro vulcnico, o carvo ou outros compostos de origem orgnica. As principais propriedades fsicas dos minerais, as quais reetem suas composies e estruturas, so as seguintes: dureza se traduz pela facilidade com que a superfcie do mineral pode ser arranhada; clivagem trata-se da aptido que o mineral tem para se dividir ou quebrar ao longo de superfcies planas; fratura trata-se do modo como os minerais se quebram ao longo de superfcies irregulares ou o seu trao, que nada mais que a cor na do p do mineral; densidade reete a massa por unidade de volume; hbito cristalino a forma como se apresentam os cristais individuais ou agregados. A seguir, voc ver exemplos dessas rochas com pequenos comentrios retirados da internet t, os quais descrevem de maneira geral a composio desse material e seus usos pela indstria.

Atividade 3
Pesquise e responda as questes a seguir.

1 2

Qual a importncia dos minerais na formao das rochas?

Pesquise um pouco mais sobre as rochas. Liste algumas rochas que no foram citadas e, como procedemos aqui, descreva um pouco a respeito do lugar de seu aparecimento, suas caractersticas, seu lugar de ocorrncia, se gnea, metamrca etc.

Aula 04 Geograa Fsica I

11

12

Aula Au la 0 04 4 Ge Geog Geogra og gra raa F Fsi Fsica si ica c I

Aula Au A ula ula la 0 04 4 Geo Ge G Geogra eog ogr gra raa F ra F Fsica sica si ca I

13

Rochas gneas

s rochas gneas ou magmticas j evidenciadas no ciclo da matria provm da consolidao do magma e, por isso, so de origem primria. Sabe-se que uma rocha se constitui por um agregado slido de minerais que ocorrem naturalmente, no entanto, o que determina a aparncia fsica de uma rocha a sua textura, ou seja, a maneira como os minerais se organizam e se dispem nas mesmas, sendo que esse agregado mineralizado constitui-se no registro dos processos geolgicos. Portanto, a mineralogia e a textura que determinam a aparncia de uma rocha so, por sua vez, estabelecidas pelas condies geolgicas s quais esta se submeteu quando da sua formao at os dias atuais. Logo, a partir da constatao desses aspectos, pode-se evidenciar onde e como uma rocha analisada teve sua origem. Melhor dizendo, ao identicarmos as propriedades mineralgicas e texturais das rochas, podemos deduzir no s sua gnese, como tambm as possveis maneiras de classic-las. As condies geolgicas que interferem na textura das rochas gneas podem apresentar vrios aspectos. Primeiro, quando o magma consolida-se dentro da crosta terrestre a vrios quilmetros de profundidade, forma as rochas gneas intrusivas, tambm denominadas de plutnicas ou abissais. Nesse ambiente endgeno, o resfriamento ocorre de forma lenta, possibilitando o desenvolvimento sucessivo dos cristais a partir da massa fundida que se consolida. Tal ambiente caracteriza uma textura denominada eqigranular fanertica (do grego phaneros, visvel, aparente), pelo fato dos minerais serem bem formados e variando de tamanho milimtrico a centimtrico. Segundo, nas condies geolgicas onde o magma possa atingir a superfcie a ponto de extravas-la, formam-se as rochas gneas extrusivas, tambm denominadas vulcnicas ou efusivas. Aqui, salientamos que o magma, quando expelido pelos vulces, passa a se chamar lava, denominao para o material em fuso natural no estado lquido ou viscoso, resultante de uma erupo vulcnica.
Fonte: <http://www.defesacivil.gov.br/eventos/reducaodedesastres/2006/curso/unidade2. asp>. Acesso em: 2 fev. 2009.

Figura 9 Erupo vulcnica

14

Aula 04

Geograa Fsica I

Figura 10 L Fi Lava vulcnica l i

Sob tais condies, o magma passa bruscamente do estado lquido para o estado slido, formando uma massa fundamental. Essa massa pode se caracterizar pela completa ausncia da formao de cristais, propiciando uma textura vtrea, pelo fato de no haver tempo suciente para dar-se o fenmeno da cristalizao, ou, apesar do resfriamento brusco, formarem-se nessa massa pequenos cristais no visveis a olho nu, caracterizando uma massa fundamental de textura afantica (do grego aphaneros s invisvel ou pouco visvel), portanto, no se pode identicar seus cristais constituintes a olho nu, a no ser em microscpio. Outra possibilidade nessa condio geolgica de resfriamento brusco seria um incio de cristalizao no interior das cmaras onde se acha o magma, sendo que esses cristais em via de formao so arrastados para a superfcie pelo magma ainda em fuso. No entanto, ao atingir a superfcie, esses cristais precoces se desenvolvem dentro da massa fundamental, caracterizando uma textura porrtica, ou seja, composta por cristais bem formados, chamados fenocristais, os quais so encontrados utuando em uma massa fundamental de carter afantico, ou ainda vtreo. H, ainda, certas condies geolgicas em que se d o desprendimento de gases contidos no magma, sob a forma de bolhas, as quais podem ser retidas com a consolidao da lava, resultando na denominada textura vesicular ou esponjosa. Terceiro, existem rochas que se forma em condies geolgicas quase superciais, sua textura geralmente afantica ou microcristalina, podendo desenvolver fenocristais. Essas rochas ocorrem normalmente sob a forma de dique, ou seja, penetrao de magma na crosta litosfrica sob a forma perpendicular ou obliqua, quando penetra em camadas mais ou menos horizontais, so chamadas de sill.

Fonte: <http://manulinda.fotoog.com.br/1120368612.jpg>. Acesso em: 2 fev. 2009.

Aula 04 Geograa Fsica I

15

Figura 11 Sill Fi

Alm das condies geolgicas que possibilitam a classicao das rochas gneas atravs da virao textural, outra caracterstica importante para a sua identicao se d atravs de sua composio mineralgica. So poucos os minerais que tomam parte da constituio essencial de uma rocha gnea, dentre os quais se destacam o feldspato, o quartzo, a olivina, a biotita, a muscovita e a nefelina. Esses so chamados de minerais essenciais, geralmente em nmero de dois ou trs exemplares. Os minerais constituintes das rochas gneas, mas em quantidade muito pequena, so chamados de minerais acessrios. Para designar as propores aproximadas dos minerais que entram na composio de uma rocha gnea ou magmtica, aplica-se os termos leucocrtico, quando a rocha rica em minerais claros, como feldspato, mica muscovita ou quartzo; melanocrtico, ao predominar os minerais escuros como olivina, piroxnio, mica biotita e anblio; e mesocrtico, para as rochas intermedirias que possuem entre 30% e 60% de minerais escuros. H ainda outra forma de classicar as rochas gneas, baseando-se na composio qumica aproximada, no caso, atravs do seu teor em xido de silcio (SiO2), tal teor pode ser determinado diretamente por mtodos qumicos, ou, indiretamente, em funo da presena ou ausncia de minerais contendo (SiO2), como, por exemplo, o quartzo. Dessa forma, a variao dos teores de (SiO2) nos intervalos superior a 65% caracteriza uma rocha cida, no teor entre 65% e 52%, rocha neutra, e no intervalo de 52% e 45% temos a rocha bsica. Tal classicao corrente na petrograa, no entanto, tais termos so incorretos do ponto de vista qumico. A seguir, voc ver um quadro com exemplos desses tipos de rocha.

16

Aula 04

Geograa Fsica I

Fonte: <http://z.about.com/d/geology/1/0/J/S/sill.jpg>. Acesso em: 2 fev. 2009.

Figura 12 Exemplos de rochas gneas

Atividade 4
Pesquise nos stios especializados as diferentes fases de cristalizao que diferenciam a textura dos minerais nas rochas.

Aula 04 Geograa Fsica I

17

Rochas sedimentares

s rochas sedimentares, de acordo com o ciclo da matria, so aquelas formadas a partir do material originado da destruio erosiva de qualquer tipo de rocha encontrada na superfcie do planeta, tal material ao ser transportado e posteriormente depositado forma depsitos sedimentares, constituindo, assim, inmeros ambientes de sedimentao na superfcie terrestre. Como j sabemos, essas rochas resultam das atividades em conjunto dos processos exgenos, sendo que o critrio de classificao das mesmas segue vrios princpios, normalmente combinados entre si, como o ambiente, o tipo de sedimentao, a constituio mineralgica ou o tamanho das partculas. A maneira mais usual de classicao das rochas sedimentares d-se pela identicao da textura apresentada pelas mesmas. Lembremo-nos de que o termo textura nos remete ao tamanho, forma e ao arranjo das partculas que compem uma rocha. Logo, os fragmentos ou partculas oriundos de rochas preexistentes, aqui denominadas de sedimentos clsticos ou mecnicos, apresentam-se como sedimentos macroclsticos e microclsticos. Os sedimentos macroclsticos abrangem os seixos ou psetos, bem como as areias ou psamitos; j os sedimentos microclsticos englobam as lamas ou pelitos. No entanto, possvel nos deparar com diferentes propostas classicatrias quanto variao das dimenses apresentadas pelas partculas dos sedimentos. O material clstico pode ocorrer em um depsito com uma s classe granulomtrica ou, mais comumente, apresentar-se com classes misturadas nas mais variadas propores. Nesse ltimo caso, a classicao baseia-se na mdia ponderal de cada classe granulomtrica. Os sedimentos tambm podem ter origem qumica ou orgnica, sendo que os derivados de processos qumicos se formam a partir da precipitao de solutos devido diminuio da solubilidade ou da evaporao da gua, enquanto os de origem orgnica se formam pelo acmulo de restos de organismos, j que os seres vivos podem agir como agentes geolgicos de modo destrutivo ou construtivo. Quanto disposio arquitetnica das rochas sedimentares, devemos salientar que h uma relao direta com a formao continuada de camadas superpostas de sedimentos, esse acmulo de material sedimentar ao longo do tempo caracteriza o que denominado de estraticao, ou seja, a disposio paralela ou subparalela que formam as camadas ao se acumularem sucessivamente. H que se observar que do ponto de vista cientco o estudo da sucesso de manadas ou estratos caracteriza a cincia denominada Estratigraa, por outro lado, a Sedimentologia a cincia que se volta para os sedimentos e os respectivos ambientes de sedimentao. Os principais tipos de rochas sedimentares so: arenito, argilito, siltito, brecha, tilitos, calcrio e slex, conforme voc pode ver na gura a seguir.

18

Aula 04

Geograa Fsica I

Figura 13 Exemplos de rochas sedimentares

Atividade 5
Pesquise em sitio especializado os diversos tipos de sedimentos clsticos.

Aula 04 Geograa Fsica I

19

Rochas metamrcas

uando as variaes de presso e temperatura atuam sobre qualquer tipo de rocha preexistente de maneira que provoque mudana mineralgica, textural ou na composio qumica, embora mantendo a sua forma slida, caracteriza-se o que se denomina de rocha metamrca. Tal denominao vem do grego, meta, mudana e morfe, forma. Na compreenso do ciclo da matria, qualquer rocha pode ser levada por processos geolgicos a condies diferentes daquelas nas quais se formou originalmente, essas novas condies determinam a instabilidade dos minerais preexistentes e, ao mesmo tempo, propiciam novos equilbrios ou adaptaes dos citados minerais. Normalmente, ocorre tanto a recristalizao dos minerais preexistentes, como a formao de novos minerais, devido mudana da estrutura cristalina, ou ainda, graas a combinaes qumicas entre dois ou mais minerais, formando um novo mineral, tornando-se esse ltimo compatvel e estvel com as novas condies de presso e temperatura. Portanto, a constituio mineralgica das rochas metamrcas varia com a intensidade das mudanas de presso e temperatura, ou seja, do grau de metamorsmo, bem como a natureza dos esforos sofridos pelas rochas pode provocar deformaes mecnicas em seus minerais constituintes. Tais deformaes tm importncia na reconstituio dos eventos geolgicos que interviro na formao da rocha. A presso dirigida num determinado sentido sobre uma rocha resulta num tipo de textura comum s rochas metamrcas, esse tipo de textura se caracteriza pelo arranjo dos minerais, segundo planos paralelos, e se denomina xistosa ou orientada. As variaes das condies de presso e temperatura provocadas pela dinmica endgena podem provocar as seguintes situaes. Primeiro, quando o magma penetra ou ca em contato com a rocha encaixante, provoca um aumento de temperatura, devido ao calor do magma, e, consequentemente, desestabiliza e posteriormente estabiliza os minerais constituintes das rochas preexistentes, caracterizando o chamado metamorsmo de contato. No segundo caso, as mudanas das condies de presso e temperatura acontecem sem o contato direto da fonte de calor com a rocha preexistente, denominando-se de metamorsmo regional, sendo este susceptvel de atingir grandes reas e terrenos de vrias idades geolgicas. As principais rochas metamrficas so: quartizito, mrmore, micaxistos, filitos, xistos e gnaiss.

20

Aula 04

Geograa Fsica I

Figura 14 Rochas metamrcas.

Atividade 6
Pesquise a diferena entre xisto e micaxisto.

Aula 04 Geograa Fsica I

21

Leituras complementares
Existe uma vasta bibliograa correspondente ao temas que tratamos nesta aula, no entanto, apontamos as seguintes leituras. SKINNER, B. Recursos minerais da terra. So Paulo: Edgar Blucher, 1996. Este livro trata da origem e caractersticas das rochas e minerais descobertos e classicados que compem o planeta Terra. DANA, J. D.; HURLBUT JNIOR, C. S. Minerais da Terra. Rio de Janeiro: Ed. Livro Tcnico, 1969. SIAL, A. N.; MCREATH, I. Petrologia gnea. Salvador: SBG/CNPq/Burea, 1984. v 1. SUGUIO, Kenitiro. Rochas sedimentares. So Paulo: Edgar Blucher, 1980.

Resumo
Nesta aula, vimos que os conceitos de cristal, mineral e rocha so distintos, porm, associativos, j que a somatria de um ou mais cristais forma um mineral, da mesma maneira, um ou mais minerais formam uma rocha. Aprendemos tambm que os minerais apresentam propriedades fsicas e qumicas, as quais reetem diretamente na resistncia que as rochas oferecem aos agentes geolgicos, evidenciou-se ainda formas de classicao das mesmas.

Autoavaliao
1 2 3 4
22 Aula 04 Geograa Fsica I

Conceitue cristal, mineral e rocha.

Quais so as diferenas entre rochas gneas plutnicas e rochas gneas vulcnicas?

Quais so as diferenas entre metamorsmo regional e de contato?

O que uma rocha metamrca?

Referncias
ALGUNS minerais do museu de mineralogia. Disponvel em: <http://www.descubraminas. com.br/DestinosTuristicos/hpg_pagina.asp?id_pagina=1054&id_pgiSuper=>. Acesso em: 2 fev. 2009. DANA, J. D.; HURLBUT JNIOR, C. S. Manual de mineralogia. Rio de Janeiro: Ed. Livro Tcnico, 1969. GUERRA, Antonio Teixeira; GUERRA, Antonio Jos Teixeira. Dicionrio geolgicogeomorfolgico. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand, 2003. LEINZ, Victor; AMARAL, Sergio Estanislau do. Geologia geral. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003. MICAS: utilizao industrial. Disponvel em: <http://br.geocities.com/geologo98/micas.html>. Acesso em: 2 fev. 2009. POPP, Jos Henrique. Geologia geral. Rio de Janeiro: LCT, 1998. PRESS, F. et al. Para entender a terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. RAMOS, Leonardo Jos. Feldspato. Balano Mineral Brasileiro, 2001. Disponvel em: <http:// www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/feldspato.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2009. WIKIPDIA. Olvina. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Olivina>. Acesso em: 2 fev. 2009.

Aula 04 Geograa Fsica I

23

Anotaes

24

Aula 04

Geograa Fsica I

Geograa Fsica I GEOGRAFIA

EMENTA

AUTORES > Elias Nunes > Orgival Bezerra da Nbrega Junior.

AULAS

01 02 03 04 05 06 07 08 09

Abordando o planeta A teoria unicadora O ciclo da matria Minerais e rochas Geologia fsica Geologia histrica e do Brasil

11 12 13 14 15

1 Semestre de 2008

Impresso por: Grca

10

Potrebbero piacerti anche