Sei sulla pagina 1di 4

1.

VISO GERAL
Na infncia, teve geralmente a experincia de que o mundo era insuportvel e sem sentido ligada a dolorosa experincia de perda (abandono: real ou emocional). Esse sentidmento de perda gera uma baixa auto-estima. H a sensao de que havia uma fonte de amor que se perdeu. s vezes, h um sentimento de raiva contra o pai ou a me que os abandonou. Isso pode traduzir-se num sarcasmo mordaz, uma necessidade de reduzir os outros verbalmente; geralmente a raiva se volta contra a prpria pessoa. Faltaram modelos que desempenhassem papis positivos por isso, na busca da identidade, volta-se para o interior. Por falta de fonte de amor, criou-as na fantasia (busca do grande amor perdido). A raiva pela perda sofrida s vezes to grande que no pode ser expressa, e ela dirigida contra a prpria pessoa (vergonha oculta). Vive com a sensao de que falta algo vida, e os outros tm o que lhe falta (fazem comparaes invejosas). Mesmo alcanando sucesso, permanece voltado para o amor perdido, inalcanvel, um amor futuro e uma imagem de felicidade que s o amor pode trazer. Isso gera tambm o hbito de rejeitar tudo o que seja fcil de obter. Concentram a ateno em detalhes refinados que faltam, e tudo o que est disponvel parece sem valor e sem interesse. Pequenas falhas se tornam motivo de irritao. Tem atrao pelo distante e inalcanvel (idealizao do amado ausente). Humor cambiante, boas maneiras, luxo e bom gosto, como sustentculos exteriores de autoestima. Tm como meta a profundidade de sentimentos. Impacientes com a vulgaridade dos sentimentos comuns. Utiliza seus dons para despertar o sentido do belo e da harmonia. altamente sensvel; possui, quase sempre, dotes artsticos, exprimindo seus sentimentos na dana, msica, pintura, teatro, literatura. Tudo o que possui energia vital e essencial o atrai: nascimento, sexo, morte. Capta com preciso as emoes e sentimentos dos outros e a atmosfera de lugares e acontecimentos; sensibilidade emocionalidade dos outros capacidade de apoiar pessoas em crise. pessoa ecumnica (no aceita a diviso entre sagrado X profano). Sente-se melhor no campo do inconsciente: smbolos, sonhos. Ajudam os outros a descobrir o gosto pelo belo e pelo simblico. Retiram sua energia vital dos outros: o que voc pensa de mim? Eu me destaco? Procura ser esteticamente atraente, ser especial, parecer criativo e s vezes esotrico, excntrico, extravagante, extico; o romntico trgico. H um estado de melancolia (doce pesar). Acreditam que as regras no se aplicam a eles. As grandes autoridades so respeitadas; mas, se as autoridades so punitivas, a tendncia quebrar todas as regras. Podem criar uma certa amoralidade. Gostam de atuar no limite do escndalo. Tm fascnio por comportamentos escandalosos, e o proibido tem grande fora atrativa. Arruma-se cuidadosamente, embora procure dar a impresso de ser espontneo. Usa roupas extravagantes.
1

Marcado pelo anseio: deseja que o mundo e a vida componham um todo harmnico (o mundo ser salvo pelo belo). Vivem voltados para si mesmos, criando novas situaes de maldade, e acabam sendo rejeitados e abandonados. As normas da sociedade no valem para este tipo; sentem-se um estranho e carta fora do baralho, acha-se no direito de estabelecer suas prprias normas; alguns tm uma conscincia elitista. Demonstra um ar melanclico (prefere cores preta e violeta). Alguns veste roupas coloridas e doidas. Muitos so vegetarianos, protetores dos animais, feministas e adptos de doutrinas excntricas sobre sade. No se interessa por possuir coisas desejar mais importante que possuir (quando consegue o objeto de seu desejo, logo se sente frustrado, por isso amante complicado). Reverencia grandes autoridades: poetas, msicos, gurus, lderes espirituais, pessoas que tm algo de especial e profundo; s essa autoridade interna que vale (autoridade formais no significam nada para ele). Seu faro para o genuno infalvel. Na Igreja, tem uma sensibilidade afinada pela liturgia, ritos, decorao. Tem gosto apurado sua aparncia no se pauta pelo gosto popular (no compra roupas em liquidao nem usa coisas fabricadas em srie). Odeia tudo o que normal, mediano, sem estilo. Tendncia a idealizar as massa incultas, e sua sensibilidade com os pobre parte de uma perspectiva esttica. (Na prtica no suportaria vive a sujeira real e a misria verdadeira). H trs tipos bsicos: os basicamente deprimidos, os basicamente hiperativos e os oscilantes no humor. A depresso um humor freqente: longos perodos de depresso ou hiperatividade contnua; outros canalizam isso para a expresso artstica. A vida como arte e a vida como dor esto frequentemente entrelaadas. Pedem conselho e logo o rejeitam; a ajuda recusada e a prpria pessoa incapaz para agir em benefcio prprio, perde a esperana de que algum possa compreender sua situao interior. Nos relacionamentos h um padro de vaivm: afastar o que est disponvel e atrair o que est difcil. Apelam para todas as emoes quando sentem abandono: h cenas teatrais e violentas acusaes, gestos suicidas e desespero, quando a perda original for recriada. Sentem seus altos e baixos como um plano elevado de existncia que transcende a felicidade comum. H um sensao de ser um estranho realidade comum, de ser nico, distinto, especial. AUTO-IMAGEM sou diferente. IDEALIZAO sensvel. ESTILO DE FALAR lrico.

2. TENTAO: AUTENTICIDADE COMPULSIVA (tendncia a procur-la)


Quer ser ele mesmo, marcar a diferena, a individualidade (sou mais eu). Quanto mais se esforar por ser autntico, tanto mais artificial parecer aos outros.
2

Busca de autenticidade: sensao de que o presente no real; o verdadeiro eu vai emergir no futuro, quando for verdadeiramente amado. Se no abandona essa atuo-imagem espalhafatosa, continuar egocntrico... pode at ser sarcstico em relao a seus caprichos... mas dificilmente mudar.

3. FUGA DE: BANALIDADE


Na infncia, sentindo-se abandonado, passou a achar-se inferior, banal, sem valor... isso foi doloroso e essa dor ficou escondida. Na vida adulta rejeita e evita tudo o que o faa sentir-se assim.

4. PECADO DE RAIZ: INVEJA


Como se sente inferior e vive se comparando com os outros, sempre acha que eles tm aquilo que lhe falta... e a nasce a inveja. Consegue perceber de imediato quem tem mais estilo, mais classe, mais talento, idias brilhantes... V quem mais simples, natural e normal que ele. No h nada que no possa invejar; a inveja pode externar-se como cime nos relacionamentos. Luta nele uma criana com seus sentimentos de inferioridade. Foge do trivial, do comum, do convencional e do normal; exigir que seja como os outros pode causar nele pnico. Se no abandona essa auto-imagem espalhafatosa, continuar egocntrico; pode at ser sarcstico em relao a seus caprichos, mas dificilmente mudar.

5. MECANISMO DE DEFESA: SUBLIMAO ARTSTICA


Os sentimentos no so expressos diretamente, mas por smbolos rituais: isso ajuda a minorar a dor e o medo de rejeio (se algum me visse como realmente sou, no suportaria o espetculo). Alguns se sentem mais vontade com a sua arte do que com as pessoas. O entusiasmo pelos outros pode ir e vir; os outros podem tornar-se descarga emocional de certos anseios, recordaes, sonhos. Encena sua vida como uma obra de arte (tudo bem sintonizado) embora parea causalidade, foi tudo bem planejado.

6. ARMADILHA: MELANCOLIA (doce tristesa)


Para se feliz, precisa ficar deprimido e sofrer de vez em quando. Romntico trgico (a melancolia a felicidade de estar triste Victor Hugo). Quanto maior a dor e a melancolia, mais criativa a pessoa pode tornar-se. Tem muitas vezes afinidade com a morte (ltima lamentao e saudade definitiva, ou porque s a morte pode perpetuar a beleza). Pode dirigir as agresses contra si mesmo, normal que tenha nojo de si mesmo e do prprio corpo (mesmo que seja bonito, se acha feio); a mania de emagrecimento normal nas mulheres do Tipo 4.
3

Precisa de amigos que o suportem sem se deixarem envolver por suas oscilaes de humor. Conviver com um Quatro cansativo e exige muita tolerncia (o parceiro fica exposto a uma crtica constante e fica jogado entre a seduo e a recusa). Oscila entre fases de atividade exagerada e de paralisia. Pode criar uma personalidade manaco-depressiva. No estado de depresso recusa ajuda, por achar que ningum o compreende. Levam muito a srio seus sentimentos e ficam muito magoados quando eles so feridos. A crtica faz com que se retraiam por outro lado, tm propenso a criticar a si mesmos.

Potrebbero piacerti anche