Sei sulla pagina 1di 2

1 Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Frutal

(10 linhas)

JEFFERSON SILVA DIAS, brasileiro, advogado(a), inscrito(a) na OAB-MG sob o n 123456, com escritrio na Rua Pedro Rodrigues da Silveira n 1950, Frutal, onde recebe intimaes, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 5, LXVIII, da Constituio Federal, impetrar ordem de HABEAS CORPUS Em favor de MARIO, brasileiro, Casado, Pedreiro, residente nesta cidade, contra ato do Ilustrssimo Delegado de Polcia Civil de Frutal, pelos motivos e fatos a seguir aduzidos: I - Fatos O paciente encontra-se preso desde 18/08/2013, na penitenciaria desta cidade, em razo de priso em flagrante por ordem Ilustrssimo Delegado de Polcia Civil de Frutal, sob o argumento de que Mario no dia 17/08/2013 por volta das 21h utilizou palavras de baixo calo, maltratando severamente Shirley, na rodoviria de Frutal. Esta sem responder as provocaes de Mario entra no nibus. Ashley, amiga de Shirley, presenciou o fato e procurou o Posto de Policia e informou o ocorrido. Os policiais realizaram diligencia no dia 17/08/2013 porem sem xito. Na tarde do dia 18/08/2013 em torno das 15h, ainda em diligencia, os policiais avistam Mario e prendem-no em Flagrante pela pratica dos crimes de injuria, calunia e difamao. Conduzindo delegacia, a autoridade Lavra o auto de priso em flagrante, considera os policiais como condutores, Ashley tida como testemunha e a nota de culpa entregue a Mario no dia 19 s 14h30min. At o presente momento, 20/08/13, Vossa Excelncia ainda no recebeu o auto de priso em flagrante para apreciar o fato e tomar as providncias cabveis.

II - Argumentao Entretanto, a referida PRISO EM FLAGRANTE constitui uma coao ilegal contra o paciente, tratando-se de uma medida de extrema violncia, uma vez que se constata a FALTA DE JUSTA CAUSA priso de Mario, j que a tipicidade do crime de injuria, calunia e difamao exige, com fulcro no art. 145 do CP, queixa do ofendido ou representante legal. O que no aconteceu j que quem procurou a policia foi sua amiga Ashley. O art. 564, III, a) assevera que a NULIDADE ocorrer por falta de queixa e representao.

2 Alm dos referidos argumentos, constata-se que Mario, quando abordado por policiais por diligencia sem perseguio no dia 18/08/2013, no estava em estado de flagrncia. Desse modo, por no estarem presentes os requisitos do artigo 302 do Cdigo de Processo Penal, o auto de priso em flagrante viola o prncipio da presuno de inocncia, configurando um ABUSO DE AUTORIDADE. Por outro lado, veja-se que essa irregularidade se perpetuou, j que a autoridade coatora no respeitou os tramites do art. 306 do CPC, o que impossibilitou a elevada apreciao da vossa excelncia no teor do art. 310 do CPC, e desse modo at o presente momento o paciente Mario permanece em priso de flagrante ilegal por um ato de ABUSO DE AUTORIDADE.

IV Pedido Diante do exposto, em face da verdadeira coao ilegal, de que vtima o paciente, vem requerer que, aps solicitadas as informaes autoridade coatora, seja concedida a ordem impetrada, conforme artigos 647 e 648, incisos I, II e IV do Cdigo de Processo Penal, decretando-se o relaxamento da priso em flagrante imposta ao requerente, expedindo-se o competente alvar de soltura em seu favor, como medida de Justia! (02 linhas) Termos em que, pede deferimento. (02 linhas) Local/ Data (02 linhas) Advogado/a Ordem dos Advogados do Brasil - Seco de So Paulo nmero____

Potrebbero piacerti anche