Sei sulla pagina 1di 5

CONSELHO DA JUSTIA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

Processo Origem Requerente Advogado Requerido Relator

: 2006.34.00.70.0191-7 : DF - SEO JUDICIRIA DO DISTRITO FEDERAL : ANTONIO JOSE PEREIRA DE SOUSA : ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA - DPU : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL : DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO

I. RELATRIO

Trata-se de Incidente de Uniformizao de Jurisprudncia interposto pela parte autora, ANTONIO JOS PEREIRA DE SOUSA, em face de acrdo da TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS DO DISTRITO FEDERAL (1 Regio) que, negando provimento ao recurso da parte autora, manteve a sentena de improcedncia do seu pedido de concesso de benefcio assistencial de prestao continuada. A Turma Recursal entendeu que (...) II. A percia mdica (fls. 34/38) atestou ser o autor portador de Sndrome de Imunodeficincia Adquirida AIDS. III. Contudo, a mdica constatou a ausncia de incapacidade para o trabalho no momento, bem como concluiu que aquele est com imunodeficincia moderada, clinicamente estvel com prognstico incerto (fl. 36). IV. Portanto, a enfermidade do autor, por ora, no o torna incapaz para o trabalho. (...). Alega que o julgamento est em dissonncia com o entendimento da Turma Nacional de Uniformizao (enunciado n 29), da Turma Recursal do Mato Grosso do Sul (Processo n 2004.60.84.00.65636) da Turma Recursal do Amazonas (Processo n 2002.32.00.700894-5), com relao interpretao do 2 do art. 20 da Lei n 8.742/93 e situao do portador de AIDS. Defende que o requerente tem direito ao benefcio, pois tem suas necessidades bsicas custeadas por terceiros; que a hipossuficincia restou constatada e que o fato de no ter apresentado no dia da percia maiores debilidades no deve impedir a concesso do benefcio; que a parte autora acometida de doena geradora de preconceito e discriminao, fazendo uso de medicao forte, causadora de tontura, fraqueza e sonolncia; e que a parte psicolgica tambm afetada. Pede, ao final, provimento do Pedido de Uniformizao para que se reforme o acrdo recorrido e se uniformize o entendimento conforme a Turma Recursal de Mato Grosso do Sul, Turma Recursal do Amazonas e Turma Nacional de Uniformizao. Contrarrazes do INSS apresentadas. Deciso de admissibilidade do incidente, proferida pelo Presidente da Turma Recursal da Seo Judiciria do Distrito Federal, entendendo-se atendidos os requisitos do Pedido de Uniformizao de Jurisprudncia. o relatrio.

CONSELHO DA JUSTIA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

II. VOTO

A matria objeto do incidente, qual seja, o reconhecimento da incapacidade laborativa da parte autora, na condio de portadora de HIV, decorre da convico dos julgadores como resultado da anlise das provas e das peculiaridades no caso concreto. Eis o entendimento refletido nas decises paradigmas e nas oriundas desta Turma Nacional. Ocorre que, no caso dos autos, conforme se observa no laudo de fls. 34/38, bem como na sentena (fls. 49/51) e no acrdo (fls. 70), no h qualquer apreciao acerca das condies pessoais e sociais do autor existindo a pura aceitao da concluso de exame tcnico, no qual no consta sequer a considerao da profisso do autor, qual seja, pedreiro. Neste ponto devo ressaltar os aspectos a seguir delineados. A percia prova tcnica indispensvel em causas como a da espcie, e deve se constituir em avaliao criteriosa e completa (apresentao e qualificao do paciente; histrico da doena; respostas aos quesitos com base em todos os documentos apresentados, tais como resultados de exames, pronturios, atestados e prescries mdicas, dentre os mais comuns; e prognstico da doena, considerando a ocupao habitual e as passveis de exerccio pelo periciando), pois, do contrrio, no cumpre sua finalidade, qual seja, a de instruo da causa. Devo dizer ainda mais: o laudo pericial, quando necessrio (acaso a prova do fato dependa de conhecimento especial de tcnico) mas produzido com escassez de informao, revelando-se insuficiente delineao da real e especfica situao do periciando, prova ineficaz razo pela qual se equipara prova no produzida. E, portanto, deciso que se ampare exclusivamente em tal prova , a bem da verdade, deciso destituda de fundamentao motivo bastante para anulao do ato. No se est afirmando que eventual omisso do laudo impea o prosseguimento do feito, e tampouco a prolao da deciso judicial. Isso porque, alm da possibilidade de realizao de nova percia (arts. 437 e 438 do CPC1), dever do juiz a apreciao de todas as demais provas (art. 427, CPC2), as quais podem ser responsveis por complementar a prova tcnica, por refor-la ou, ainda, por afast-la. O necessrio, de qualquer modo, apreciar todas as provas existentes nos autos para, ao final, possibilitar a legtima formao da convico do julgador, a ser exposta em deciso judicial devidamente fundamentada (o que no ocorreu nos autos). No caso concreto, o julgador apoiou-se exclusivamente no laudo omisso. E essa mera adoo da anlise superficial da percia como fundamento para negar o direito postulado parte autora, aliada falta de apreciao das demais provas e da ponderao acerca das condies sociais e pessoais do autor, importa inequvoco cerceamento de defesa e, assim, nulidade do ato decisrio. Oportuno ressaltar a compreenso e o posicionamento do Supremo Tribunal Federal acerca do direito de defesa, adiante expostos:

EMENTA: Mandado de Segurana. 2. Cancelamento de penso especial pelo Tribunal de Contas da Unio. Ausncia de comprovao da adoo por
1

CPC:

Art. 437. O juiz poder determinar, de ofcio ou a requerimento da parte, a realizao de nova percia,
quando a matria no Ihe parecer suficientemente esclarecida. Art. 438. A segunda percia tem por objeto os mesmos fatos sobre que recaiu a primeira e destina-se a corrigir eventual omisso ou inexatido dos resultados a que esta conduziu. 2 CPC: Art. 427. O juiz poder dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestao, apresentarem sobre as questes de fato pareceres tcnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.

CONSELHO DA JUSTIA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

instrumento jurdico adequado. Penso concedida h vinte anos. 3. Direito de defesa ampliado com a Constituio de 1988. mbito de proteo que contempla todos os processos, judiciais ou administrativos, e no se resume a um simples direito de manifestao no processo. 4. Direito constitucional comparado. Pretenso tutela jurdica que envolve no s o direito de manifestao e de informao, mas tambm o direito de ver seus argumentos contemplados pelo rgo julgador. 5. Os princpios do contraditrio e da ampla defesa, assegurados pela Constituio, aplicam-se a todos os procedimentos administrativos. 6. O exerccio pleno do contraditrio no se limita garantia de alegao oportuna e eficaz a respeito de fatos, mas implica a possibilidade de ser ouvido tambm em matria jurdica. 7. Aplicao do princpio da segurana jurdica, enquanto subprincpio do Estado de Direito. Possibilidade de revogao de atos administrativos que no se pode estender indefinidamente. Poder anulatrio sujeito a prazo razovel. Necessidade de estabilidade das situaes criadas administrativamente. 8. Distino entre atuao administrativa que independe da audincia do interessado e deciso que, unilateralmente, cancela deciso anterior. Incidncia da garantia do contraditrio, da ampla defesa e do devido processo legal ao processo administrativo. 9. Princpio da confiana como elemento do princpio da segurana jurdica. Presena de um componente de tica jurdica. Aplicao nas relaes jurdicas de direito pblico. 10. Mandado de Segurana deferido para determinar observncia do princpio do contraditrio e da ampla defesa (CF art. 5 LV) (MS 24268, Relator(a): Min. ELLEN GRACIE, Relator(a) p/ Acrdo: Min. GILMAR MENDES, Tribunal Pleno, julgado em 05/02/2004, DJ 1709-2004 PP-00053 EMENT VOL-02164-01 PP-00154 RDDP n. 23, 2005, p. 133-151 RTJ VOL-00191-03 PP-00922)
Embora o julgado acima cuide do direito da parte quanto contemplao dos seus argumentos pelo rgo julgador, h se reconhecer que as razes acima se aplicam, e com maior solidez, quanto ao direito apreciao das provas relacionadas existncia e delimitao do bem jurdico questionado. Eis as razes para a aplicao, por analogia, da Questo de Ordem n 20 desta TNU3, impondo-se a anulao da sentena e do acrdo, determinando-se o retorno dos autos ao Juizado de origem para fins de novo julgamento do feito. Do exposto, dou parcial provimento ao Pedido de Uniformizao de Jurisprudncia, anulando as decises de fls. 49/51 e 70 dos autos e determinando o retorno dos autos ao Juizado de origem para fins de prolao de nova deciso judicial, luz do entendimento desta TNU. Braslia (DF), 14 de setembro de 2009.

DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO Juiz Relator

Questo de Ordem n 20: Se a Turma Nacional decidir que o incidente de uniformizao deva ser conhecido e provido no que toca a matria de direito e se tal concluso importar na necessidade de exame de provas sobre matria de fato, que foram requeridas e no produzidas, ou foram produzidas e no apreciadas pelas instncias inferiores, a sentena ou acrdo da Turma Recursal dever ser anulado para que tais provas sejam produzidas ou apreciadas, ficando o juiz de 1 grau e a respectiva Turma Recursal vinculados ao entendimento da Turma Nacional sobre a matria de direito.

CONSELHO DA JUSTIA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

STIMA SESSO ORDINRIA DA TURMA DE UNIFORMIZAO


Presidente da Sesso: Subprocurador-Geral da Repblica: Secretrio(a): Relator(a): BEZERRA FILHO Requerente: Proc./Adv.: Requerido: Proc./Adv.: Remetente.: Proc. N.: Ministro FRANCISCO CANDIDO FALCO ANTONIO CARLOS PESSOA LINS VIVIANE DA COSTA LEITE Juiz(a) Federal DERIVALDO DE FIGUEIREDO

ANTONIO JOS PEREIRA DE SOUSA ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA - DPU INSS WANJA MEYRE SOARES DE CARVALHO DF - SEO JUDICIRIA DO DISTRITO FEDERAL 2006.34.00.700191-7

CERTIDO
Certifico que a Egrgia Turma de Uniformizao, ao apreciar o processo em epgrafe, em sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por maioria, conheceu do Incidente e deu-lhe parcial provimento nos termos do voto do Juiz Relator, vencidos em parte os Juzes Federais Otvio Port e Rosana Noya Kaufmann que conheciam do Incidente e lhe davam parcial provimento, por fundamentao diversa.

Participaram do julgamento, os Srs. Juzes e Sras. Juzas Federais: DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO, JACQUELINE MICHELS BILHALVA, CLUDIO ROBERTO CANATA, JOANA CAROLINA LINS PEREIRA, OTVIO HENRIQUE MARTINS PORT, ROSANA NOYA ALVES WEIBEL KAUFMANN, JOS ANTONIO SAVARIS, JOS EDUARDO DO NASCIMENTO, RONIVON DE ARAGO, EDUARDO ANDR BRANDO DE BRITO FERNANDES, em substituio ao() Juiz(a) Federal MANOEL ROLIM CAMPBELL PENNA.

Braslia, 14 de setembro de 2009

VIVIANE DA COSTA LEITE. Secretrio(a)

CONSELHO DA JUSTIA FEDERAL TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAO DE JURISPRUDNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

Processo Origem Requerente Advogado Requerido Relator

: 2006.34.00.70.0191-7 : DF - SEO JUDICIRIA DO DISTRITO FEDERAL : ANTONIO JOSE PEREIRA DE SOUSA : ALESSANDRA ALVES DE OLIVEIRA - DPU : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL : DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO

EMENTA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAO. BENEFCIO ASSISTENCIAL. PORTADOR DE HIV. INCAPACIDADE QUE DEVE SER AFERIDA EM FACE DAS CONDIES PESSOAIS E SOCIAIS DO PERICIANDO. OMISSO DO LAUDO E DOS ATOS DECISRIOS. PEDIDO DE UNIFORMIZAO PARCIALMENTE PROVIDO. 1. O reconhecimento da incapacidade laborativa da parte autora, na condio de portadora de HIV, decorre da convico dos julgadores como resultado da anlise das provas e das peculiaridades do caso concreto. Eis o entendimento refletido nas decises paradigmas e nas oriundas desta Turma Nacional. 2. Conforme se observa no laudo, na sentena e no acrdo da Turma de origem, no h qualquer apreciao acerca das condies pessoais e sociais do autor, existindo a pura aceitao da concluso de exame tcnico, no qual no consta sequer a considerao da profisso do autor, qual seja, pedreiro. 3. O laudo pericial produzido com escassez de informao, revelando-se insuficiente delineao da real e especfica situao do periciando, prova ineficaz, razo pela qual se equipara prova no produzida. E deciso que se ampare exclusivamente em tal prova , a bem da verdade, deciso destituda de fundamentao motivo bastante para a anulao do ato. 4. A mera adoo da anlise superficial da percia como fundamento para negar o direito postulado parte autora, aliada falta de apreciao das demais provas e da ponderao acerca das condies sociais e pessoais do autor, importa cerceamento de defesa e, portanto, nulidade do ato decisrio. Aplicao, por analogia, da Questo de Ordem n 20 desta TNU. 5. Pedido de Uniformizao conhecido e parcialmente provido para anular as decises de fls. 49/51 e 70 e determinar o retorno dos autos ao Juizado de origem para fins de prolao de nova deciso judicial, luz do entendimento desta TNU.

ACRDO A Turma, por maioria, conheceu do Incidente e deu-lhe parcial provimento nos termos do voto do Juiz Relator, vencidos em parte os Juzes Federais Otvio Port e Rosana Noya Kaufmann que conheciam do Incidente e lhe davam parcial provimento, por fundamentao diversa. Braslia (DF), 14 de setembro de 2009.

Juiz Federal DERIVALDO DE FIGUEIREDO BEZERRA FILHO Relator

Potrebbero piacerti anche