Sei sulla pagina 1di 54

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

AULA 2 (03/07/13) Prezado(a) aluno(a), Nessa segunda aula sero abordados os seguintes temas: Servios pblicos: conceitos e princpios; Lei 9.784/99: Processo administrativo.

Qualquer dvida utilize-se do frum disponibilizado pelo Ponto dos Concursos. Grande abrao e tima aula,

Armando Mercadante armando@pontodosconcursos.com.br

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

110

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

PONTO 3 SERVIOS PBLICOS 3.1. CONCEITO A anlise dos conceitos de servio pblico fornecidos pela doutrina revela a existncia de duas concepes que se contrapem: os que adotam um conceito amplo e aqueles que adotam o conceito restrito. Voc no deve comparar as definies buscando identificar qual est correta. So concepes diferentes acerca da definio de servio pblico, sendo certo afirmar que na doutrina brasileira prevalece a adoo do conceito restrito.

- Conceito amplo Os adeptos do conceito amplo identificam servio pblico em todas as atividades desempenhadas pelo Estado, seja administrativa, legislativa ou jurisdicional. Essa concepo muito ampla surgiu na Frana com a Escola de Servio Pblico. Com o passar dos tempos, outros autores, tambm adeptos do conceito amplo, apresentaram definies no to elsticas. Alguns excluram as funes jurisdicionais da definio, mantendo as funes administrativa e legislativa. Outros eliminaram tanto a funo jurisdicional como a legislativa, porm identificaram servio pblico como o exerccio de qualquer atividade administrativa, no fazendo a necessria distino entre servio pblico, poder de policia, interveno e fomento1. Como exemplo de conceito amplo, veja o apresentado por Jos Cretella Jnior: toda atividade que o Estado exerce, direta ou indiretamente, para a satisfao das necessidades pblicas mediante procedimento tpico do direito pblico.

Quando do estudo do conceito restrito, voc ver que a expresso atividade administrativa abrange servio pblico, poder de polcia, interveno e fomento.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

111

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

- Conceito restrito J os adeptos do conceito restrito sustentam que os servios pblicos so atividades desenvolvidas pelo Estado no exerccio de suas funes administrativas, com excluso das funes legislativa e jurisdicional. Portanto, de acordo com essa corrente, para fins de conceituao de servio pblico, preciso desconsiderar as funes legislativa e jurisdicional, e fechar o foco apenas na funo administrativa. Para esses, por exemplo, no h servio pblico na elaborao de uma lei ordinria (funo legislativa), nem na prolao de uma sentena (funo jurisdicional), mas h servio pblico no fornecimento de energia eltrica (funo administrativa). Ocorre que o exerccio da funo administrativa no se limita prestao de servios pblicos, mas tambm abrange outras atividades, tais como, poder de polcia, fomento e interveno. Dessa forma, para a anlise do conceito restrito devemos identificar servio pblico com uma das atividades desenvolvidas pelo Estado no exerccio de sua funo administrativa. Maria Sylvia Di Pietro apresenta um conceito restrito: toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que exera diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente s necessidades coletivas, sob regime jurdico total ou parcialmente de direito pblico. Algumas concluses importantes para a sua prova devem ser extradas dessa definio: a prestao de servios pblicos incumbncia do Estado, conforme dispe o art. 175 da CF: incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos; a expresso diretamente referida no citado art. 175 da CF diz respeito prestao de servios pela Administrao Pblica, seja Direta ou Indireta. A prestao indireta fica a cargo das concessionrias e das permissionrias de servios pblicos. Da concluir-se que servios pblicos podem ser prestados pelos entes federados (Unio, Estados, DF e Municpios), pelas entidades
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
112

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

integrantes da administrao indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista) e tambm por particulares (concessionrias e permissionrias); o Estado, por meio de lei, quem define qual atividade considerada servio pblico em determinado momento. Como exemplo: art. 21, XI (servios de telecomunicaes); a gesto dos servios pblicos feita pelo Estado, seja diretamente (por meio dos rgos da administrao direta) ou indiretamente (por meio das concessionrias, das permissionrias ou das entidades integrantes da administrao indireta); os servios pblicos so prestados sob regime jurdico de direito pblico ou sob regime jurdico hbrido (conjugao do regime jurdico pblico com o regime jurdico privado). Importante destacar que no h servio pblico prestado exclusivamente sob regime privado (regime comum); todo servio pblico tem como objetivo atender ao interesse pblico, porm nem toda atividade que visa a atender ao interesse coletivo servio pblico (ex: associao de apoio a crianas com cncer);

Por fim, merece destaque o fato de a doutrina destacar alguns elementos da definio: Elemento subjetivo: diz respeito aos sujeitos que prestam servios pblicos (Estado e particulares delegatrios); Elemento formal: relaciona-se ao regime jurdico com base no qual prestado o servio pblico (regime jurdico de direito pblico ou regime jurdico hbrido); Elemento material: o interesse pblico que se persegue com a execuo dos servios pblicos. 3.2. PRINCPIOS Os princpios abaixo foram extrados das lies da profa. Maria Sylvia Di Pietro: - Princpio da continuidade do servio pblico: como decorrncia deste princpio, em regra o servio pblico no pode parar.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
113

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

- Princpio da mutabilidade do regime jurdico ou da flexibilidade dos meios aos fins: por este princpio possvel fazer mudanas no regime de execuo do servio para adapt-lo ao interesse pblico.

- Princpio da igualdade dos usurios perante o servio pblico: se a pessoa satisfizer as condies legais, far jus prestao do servio sem qualquer distino de carter pessoal. Outros autores tambm indicam como princpios: generalidade, regularidade, eficincia, segurana, atualidade, cortesia na sua prestao e modicidade das tarifas:

- Generalidade: os servios pblicos devem beneficiar o maior nmero de pessoas possveis e serem prestados sem discriminao entre os beneficirios.

- Eficincia: os servios pblicos devem ser prestados com a maior eficincia possvel, objetivando-se a execuo mais proveitosa com menor dispndio.

- Atualidade: na prestao do servio pblico deve-se observar modernidade das tcnicas, do equipamento e das instalaes e a sua conservao, bem como a melhoria e expanso do servio.

- Modicidade das tarifas: os servios pblicos devem ser remunerados a preos mdicos, de sorte a no excluir usurios em virtude de dificuldade financeira.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

114

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

PONTO 4 PROCESSO ADMINISTRATIVO (LEI N 9.784/1999) A anlise dessa lei no tem mistrio, pois a banca no dia da prova cobrar praticamente a decoreba. Voc tem que ler o contedo da lei e julgar as assertivas que apresentarei no final desse ponto. Elas abrangem praticamente toda a lei, forando voc a gravar as pegadinhas do concurso. dessa forma que se estuda a lei de processo administrativo!

4.1. OBJETIVOS DA LEI (ART. 1, CAPUT) Estabelecer normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao.

4.2. ABRANGNCIA (ART. 1, 1) A lei aplicvel aos rgos do Poder Executivo e tambm aos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa2.

- rgo/entidade/autoridade (art. 1, 2) Conceitos apresentados pela lei: rgo: a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da estrutura da Administrao indireta; Entidade: a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica; Autoridade: o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso.

Voc se lembra da teoria do Montesquieu, que sustentou que os Poderes do Estado no exercem as suas funes constitucionais com exclusividade. H as funes tpicas: legislativa, jurisdicional e administrativa. Contudo, nas hipteses admitidas pelo ordenamento jurdico ptrio, um Poder pode exercer, de forma atpica, funo atribuda a outro Poder. Como exemplo: o Tribunal de Justia do DF, que um rgo do Poder Judicirio, realizando licitao, que funo administrativa tpica do Poder Executivo.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

115

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

4.3. PRINCPIOS (ART. 2) A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.

4.4. CRITRIOS (ART. 2, PARGRAFO NICO) Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: atuao conforme a lei e o Direito (princpio da legalidade); atendimento a fins de interesse geral (princpio da impessoalidade/finalidade), vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei (princpio da indisponibilidade do interesse pblico); objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades (princpio da impessoalidade); atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f (princpio da moralidade); divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas hipteses de sigilo previstas na Constituio (princpio publicidade); as da

adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (princpios da proporcionalidade e da razoabilidade); indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso (princpio da motivao); observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados (princpio da segurana jurdica); adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados (princpio da segurana jurdica);

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

116

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio (princpio da ampla defesa e contraditrio); proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei (princpio da gratuidade dos processos administrativos); impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados (princpio da oficialidade); interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao (princpio da segurana jurdica).

4.5. DIREITOS DOS ADMINISTRADOS (ART. 3) O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados: ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. - Smula vinculante n 5: A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

4.6. DEVERES DOS ADMINISTRADOS (ART. 4) So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo:
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
117

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

expor os fatos conforme a verdade; proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; no agir de modo temerrio; prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

4.7. INCIO DO PROCESSO (ART. 5) O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: rgo ou autoridade administrativa a que se dirige; identificao do interessado ou de quem o represente; domiclio do comunicaes; requerente ou local para recebimento de

formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos; - quando os pedidos de vrios interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo disposio legal em contrrio. (art. 8) - os rgos e entidades administrativas devero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes. (art. 7) data e assinatura do requerente ou de seu representante. A Administrao no pode imotivadamente recusar-se a receber documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas (art. 6, pargrafo nico).

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

118

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

4.8. LEGITIMADOS COMO INTERESSADOS (ART. 9) So legitimados como interessados no processo administrativo: pessoas fsicas ou jurdicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exerccio do direito de representao; aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada; as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associaes legalmente constitudas quanto a direitos ou interesses difusos.

4.9. CAPACIDADE (ART. 10) So capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previso especial em ato normativo prprio.

4.10. COMPETNCIA (ART. 11) A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. (art. 11) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. (art. 17) Delegao: Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. (art. 12) Essa regra aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

119

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

No podem ser objeto de delegao (art. 13): a edio de atos de carter normativo; a deciso de recursos administrativos; as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. (art. 14) O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. (art. 14, 1) O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. (art. 14, 2) As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado. (art. 14, 3)

Avocao: Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. (art. 15)

- Impedimento e suspeio Hipteses de impedimento (art. 18): tenha interesse direto ou indireto na matria; tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; esteja litigando judicial ou administrativamente interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. com o

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

120

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar, sob pena de falta grave, para efeitos disciplinares. (art. 19) Hipteses de suspeio (art. 20): Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo. (art. 21).

4.11. FORMA DOS ATOS DO PROCESSO (ART. 22) Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, da prevalecer para o processo administrativo, ao contrrio do que ocorre com os atos administrativos, o princpio do informalismo. Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel. Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. O processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas.

4.12. TEMPO DOS ATOS DO PROCESSO Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. (art. 23) Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao. (art. 23, pargrafo nico)

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

121

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior, podendo referido prazo ser dilatado at o dobro, mediante comprovada justificao. (art. 24)

4.13. LUGAR DOS ATOS DO PROCESSO (ART. 25) Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao.

4.14. COMUNICAO ACERCA DOS ATOS DO PROCESSO O rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias (art. 26). A intimao dever conter (art. 26, 1): identificao do intimado e nome do rgo ou entidade administrativa; finalidade da intimao; data, hora e local em que deve comparecer; se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar; informao da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento; indicao dos fatos e fundamentos legais pertinentes. A intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento (art. 26, 2). A intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado (art. 26, 3). No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial (art. 26, 4). As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade (art. 26, 5).

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

122

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado (art. 27). No prosseguimento do processo, ser garantido direito de ampla defesa ao interessado (art. 27, pargrafo nico). Devem ser objeto de intimao os atos do processo que resultem para o interessado em imposio de deveres, nus, sanes ou restrio ao exerccio de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse (art. 28).

4.15. INSTRUO As atividades de instruo destinadas a averiguar e comprovar os dados necessrios tomada de deciso realizam-se de ofcio ou mediante impulso do rgo responsvel pelo processo, sem prejuzo do direito dos interessados de propor atuaes probatrias (art. 29). O rgo competente para a instruo far constar dos autos os dados necessrios deciso do processo (art. 29, 1). Os atos de instruo que exijam a atuao dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes (art. 29, 2). So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos (art. 30). Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada (art. 31). A abertura da consulta pblica ser objeto de divulgao pelos meios oficiais, a fim de que pessoas fsicas ou jurdicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegaes escritas (art. 31, 1). O comparecimento consulta pblica no confere, por si, a condio de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais (art. 31, 2).

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

123

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo (art. 32). Os rgos e entidades administrativas, em matria relevante, podero estabelecer outros meios de participao de administrados, diretamente ou por meio de organizaes e associaes legalmente reconhecidas (art. 33). Os resultados da consulta e audincia pblica e de outros meios de participao de administrados devero ser apresentados com a indicao do procedimento adotado (art. 34). Quando necessria instruo do processo, a audincia de outros rgos ou entidades administrativas poder ser realizada em reunio conjunta, com a participao de titulares ou representantes dos rgos competentes, lavrando-se a respectiva ata, a ser juntada aos autos (art. 35). Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuzo do dever atribudo ao rgo competente para a instruo e do disposto no art. 37 desta Lei (art. 36). Quando o interessado declarar que fatos e dados esto registrados em documentos existentes na prpria Administrao responsvel pelo processo ou em outro rgo administrativo, o rgo competente para a instruo prover, de ofcio, obteno dos documentos ou das respectivas cpias (art. 37). O interessado poder, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo (art. 38). Os elementos probatrios devero ser considerados na motivao do relatrio e da deciso (art. 38, 1). Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias (art. 38, 2). Quando for necessria a prestao de informaes ou a apresentao de provas pelos interessados ou terceiros, sero expedidas intimaes para esse fim, mencionando-se data, prazo, forma e condies de atendimento (art. 39).

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

124

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

No sendo atendida a intimao, poder o rgo competente, se entender relevante a matria, suprir de ofcio a omisso, no se eximindo de proferir a deciso (art. 39, pargrafo nico). Quando dados, atuaes ou documentos solicitados ao interessado forem necessrios apreciao de pedido formulado, o no atendimento no prazo fixado pela Administrao para a respectiva apresentao implicar arquivamento do processo (art. 40). Os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao (art. 41). Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo (art. 42). Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso (art. 42, 1). Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poder ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento (art. 42, 2). Quando por disposio de ato normativo devam ser previamente obtidos laudos tcnicos de rgos administrativos e estes no cumprirem o encargo no prazo assinalado, o rgo responsvel pela instruo dever solicitar laudo tcnico de outro rgo dotado de qualificao e capacidade tcnica equivalentes (art. 43). Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado (art. 44). Em caso de risco iminente, a Administrao Pblica poder motivadamente adotar providncias acauteladoras sem a prvia manifestao do interessado (art. 45). Os interessados tm direito vista do processo e a obter certides ou cpias reprogrficas dos dados e documentos que o integram,

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

125

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

ressalvados os dados e documentos de terceiros protegidos por sigilo ou pelo direito privacidade, honra e imagem (art. 46). O rgo de instruo que no for competente para emitir a deciso final elaborar relatrio indicando o pedido inicial, o contedo das fases do procedimento e formular proposta de deciso, objetivamente justificada, encaminhando o processo autoridade competente (art. 47).

4.16. DEVER DE DECIDIR A Administrao tem o dever de explicitamente emitir deciso nos processos administrativos e sobre solicitaes ou reclamaes, em matria de sua competncia (art. 48). Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias para decidir, salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada (art. 49).

4.17. MOTIVAO Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando (art. 50): neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; decidam recursos administrativos; decorram de reexame de ofcio; deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
126

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato (art. 50, 1), hipteses em que denominada pela doutrina de motivao aliunde. Na soluo de vrios assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecnico que reproduza os fundamentos das decises, desde que no prejudique direito ou garantia dos interessados (art. 50, 2). A motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais constar da respectiva ata ou de termo escrito (art. 50, 3).

4.18. DESISTNCIA E EXTINO DO PROCESSO O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis (art. 51). Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado (art. 51, 1). A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige (art. 51, 2). O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente (art. 52).

4.19. ANULAO, REVOGAO E CONVALIDAO A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos (art. 53). O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f (art. 54). No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento (art. 54, 1).
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
127

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Considera-se exerccio do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato (art. 54, 2). Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao (art. 55).

4.20. RECURSO ADMINISTRATIVO Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito (art. 56). O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior (art. 56, 1). Salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo independe de cauo (art. 56, 2). Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso (art. 56, 3). O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa (art. 57). Tm legitimidade para interpor recurso administrativo (art. 58): os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

128

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida (art. 59). Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente (art. 59, 1). O prazo mencionado no pargrafo anterior poder ser prorrogado por igual perodo, ante justificativa explcita (art. 59, 2). O recurso interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes (art. 60). Salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo (art. 61). Havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso (art. 61, pargrafo nico). Interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes (art. 62). O recurso no ser conhecido quando interposto (art. 63): fora do prazo; perante rgo incompetente; - Nessa hiptese ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso (art. 63, 1). por quem no seja legitimado; aps exaurida a esfera administrativa. O no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa (art. 63, 2). O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia (art. 64).

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

129

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Se da aplicao do disposto neste artigo puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso (art. 64, pargrafo nico). Se o recorrente alegar violao de enunciado da smula vinculante, o rgo competente para decidir o recurso explicitar as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso (art. 64-A). Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamao fundada em violao de enunciado da smula vinculante, dar-se- cincia autoridade prolatora e ao rgo competente para o julgamento do recurso, que devero adequar as futuras decises administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal (art. 64-B).

4.21. REVISO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada (art. 65). Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano (art. 65, pargrafo nico).

4.22. PRAZOS Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindose o do vencimento (art. 66). Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal (art. 66, 1). Os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo (art. 66, 2). Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms (art. 66, 3).

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

130

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem (art. 67).

4.23. SANES As sanes, a serem aplicadas por autoridade competente, tero natureza pecuniria ou consistiro em obrigao de fazer ou de no fazer, assegurado sempre o direito de defesa (art. 68).

4.24. PRIORIDADE NA TRAMITAO Tero prioridade na tramitao, em qualquer rgo ou instncia, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado (art. 69-A): I - pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; II - pessoa portadora de deficincia, fsica ou mental; IV - pessoa portadora de tuberculose ativa, esclerose mltipla, neoplasia maligna, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome de imunodeficincia adquirida, ou outra doena grave, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps o incio do processo. A pessoa interessada na obteno do benefcio, juntando prova de sua condio, dever requer-lo autoridade administrativa competente, que determinar as providncias a serem cumpridas (art. 69-A, 1). Deferida a prioridade, os autos recebero identificao prpria que evidencie o regime de tramitao prioritria (art. 69-A, 2).

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

131

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

QUESTES DA FCC COMENTADAS 1. (FCC/2011/TRT/24 REGIO (MS)/Analista Judicirio/rea Administrativa) De acordo com Lei no 9.784/1999, no processo administrativo ser observado, dentre outros, o critrio de a) garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio. b) impulso do processo administrativo mediante atuao dos interessados, vedada a impulso, de ofcio, pela Administrao Pblica. c) cobrana de despesas processuais, no havendo tal cobrana apenas em hipteses excepcionais previstas em lei. d) interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, permitida a aplicao retroativa de nova interpretao. e) atendimento a fins de interesse geral, permitida, em regra, a renncia total ou parcial de poderes ou competncias. COMENTRIOS A) Resposta correta, conforme art. 2, X, da Lei 9.798/99.

B) Diversamente do que diz a assertiva, o art. 2, XII, prev impulso de ofcio. Assertiva incorreta.

C) O art. 2, XI, probe a cobrana de despesas processuais, ressalvando as previstas em lei. Assertiva incorreta.

D) Assertiva incorreta, pois o art. 2, XIII, veda a aplicao retroativa de nova interpretao.

E) O art. 2, II, veda a renncia total ou parcial de poderes ou competncias. GABARITO: letra A

2. (FCC/2010/TRT/12 Regio (SC)/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Acerca dos direitos e deveres dos administrados previstos na Lei n 9.784/1999, que regula os
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
132

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

processos administrativos no mbito da Administrao Pblica Federal, considere: I. O administrado tem o dever de prestar as informaes que lhe forem solicitadas. II. direito do administrado formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso. III. O administrado tem o direito de ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes. IV. O administrado deve fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado. Est correto o que consta APENAS em a) I, II e III. b) I e II. c) II e III. d) I, III e IV. e) III e IV. COMENTRIOS I. Assertiva correta, conforme art. 4, IV, da Lei 9.784/99. II. Assertiva correta, de acordo com art. 3, III. III. Assertiva correta, conforme art. 3, I. IV. Nos termos do art. 3, IV, o administrado tem o direito de fazerse assistir, facultativamente, por advogado, e no obrigatoriamente, conforme constou da assertiva. GABARITO: Letra A

3. (FCC/2010/PGM-PI/Procurador Municipal) Sobre o processo administrativo: I. So legitimados como interessados aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada. II. Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de maior grau hierrquico para decidir. III. O recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. IV. Um dos critrios a serem observados no processo administrativo a proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
133

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

SOMENTE esto corretas as assertivas a) II e IV. b) I e II. c) I e III. d) I e IV. e) II e III. COMENTRIOS I. Assertiva correta, conforme art. 9, II. II. Assertiva incorreta, pois inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor, e no de maior, grau hierrquico para decidir. (art. 17) III. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa, de acordo com o art. 57. Portanto, assertiva incorreta. IV. Assertiva correta, pois de acordo com o art. 2, XI. GABARITO: Letra D

4. (FCC/2010/TRE-AL/Tcnico Judicirio/Administrativa) rgo administrativo e seu titular, do Tribunal Regional Eleitoral, por no haver impedimento, pretendem delegar parte de sua competncia a outro rgo ou titular de sua estrutura administrativa. Nesse caso, o titular do rgo delegante deve saber que poder ser objeto de delegao, entre outros, a) a deciso de recursos administrativos. b) as matrias de competncia exclusiva do rgo. c) a edio de atos de carter normativo. d) a edio de atos de natureza negocial. e) as matrias de competncia exclusiva da autoridade, somente. COMENTRIOS A resposta correta consta da letra D, pois, conforme art. 13 da Lei 9.784/99, so indelegveis a edio de atos de carter normativo; a deciso de recursos administrativos; e as matrias de competncia exclusiva do ou rgo ou da autoridade. GABARITO: Letra D

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

134

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

5. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio/rea Judiciria) Ana Lcia, servidora pblica federal, atuando em processo administrativo, incorreu em impedimento. Nesse caso, quanto ao processo administrativo em curso, Ana Lcia a) deve comunicar o fato autoridade competente para que seja substitudo, mas deve abster-se de atuar, pelos menos durante dez dias, sendo que a omisso no implica em falta grave. b) deve providenciar sua substituio dentro do prazo de dez dias, mas poder manter a atuao tendo em vista o princpio da continuidade do servio pblico. c) poder solicitar sua substituio, sendo que a omisso no constitui qualquer falta disciplinar, visto que pode continuar atuando, ainda que com ressalvas, por fora do princpio da continuidade do servio pblico. d) no precisar comunicar o fato autoridade competente, porm dever abster-se de atuar, sendo que a omisso da comunicao no implica em falta disciplinar. e) deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar, sendo que a omisso deve constituir falta grave, para efeitos disciplinares. COMENTRIOS A) Ana Lcia dever abster-se de atuar, conforme art. 19. Assertiva errada.

B) Errada, pois o art. 19 preceitua que o servidor deve comunicar o impedimento e se abster de atuar.

C) Errada, pelo mesmo motivo aponta na alternativa acima.

D) Errada, pois de acordo com o art. 19, pargrafo nico, a omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave.

E) Assertiva correta, pois o servidor deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar, sendo que a omisso deve constituir falta grave, para efeitos disciplinares (art. 19). GABARITO: Letra E

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

135

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

6. (FCC/2007/MPU/Tcnico de Apoio Especializado) Em conformidade com a Lei que dispe sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente exigir.

COMENTRIOS A assertiva est correta, sendo reproduo do art. 22 da Lei 9.784/99. GABARITO: correta

7. (FCC/2009/TRE-PI/Tcnico Judicirio/Transporte) De acordo com a Lei n 9.784/99, o rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. Com relao comunicao dos atos, correto afirmar: a) O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. b) A intimao observar a antecedncia mnima de dez dias teis quanto data de comparecimento. c) A intimao no dever conter obrigatoriamente a informao da continuidade do processo independentemente do comparecimento do administrado, uma vez que se trata de informao primria. d) A intimao dever ser feita necessariamente por via postal com aviso de recebimento, sob pena de nulidade absoluta do ato. e) As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, sendo que o comparecimento do administrado no supre sua falta ou irregularidade. COMENTRIOS a) Assertiva correta, sendo reproduo do art. 27. b) Incorreta, pois a intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. (art. 26, 2) c) Incorreta. A intimao dever conter obrigatoriamente a informao da continuidade do processo independentemente do comparecimento do administrado, uma vez que se trata de informao primria. (art. 26, 1, V)

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

136

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

d) Incorreta, uma vez que a intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado (art. 26, 3). e) O comparecimento supre, conforme art. 26, 5. GABARITO: letra A

8. (FCC/2009/TRT/7 Regio (CE) - Analista Judicirio - rea Judiciria) Quanto instruo do processo administrativo objeto da Lei n 9.784/99, INCORRETO que a) antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo. b) em caso de risco iminente, a Administrao Pblica poder motivadamente adotar providncias acauteladoras sem a prvia manifestao do interessado. c) encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestarse no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. d) aps encerrada a fase instrutria, o interessado no mais poder juntar documentos, requerer diligncias, percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo, ainda que no tenha sido proferida a sentena. e) os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao. COMENTRIOS A) Assertiva correta, sendo reproduo do art. 32.

B) Assertiva correta, sendo reproduo do art. 45.

C) Assertiva correta, sendo reproduo do art. 44.

D) Assertiva incorreta, uma vez que de acordo com o art. 37, o interessado poder, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

137

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

E) Assertiva correta, sendo reproduo do art. 41.

GABARITO: letra D

9. (FCC/2003/TRT 21 Regio (RN)/Analista Judicirio/rea Administrativa) No caso da matria do processo administrativo, no mbito da Administrao Federal, envolver assunto de interesse geral, pode-se abrir perodo de consulta pblica para manifestao a) de entidades e associaes legalmente organizadas, antes da deciso do pedido, mesmo que implique prejuzo para a parte interessada. b) das partes e de um representante do Poder Legislativo, desde que no incio do procedimento e antes do recebimento do pedido. c) popular, antes ou aps a deciso do pedido, desde que este no tenha transitado em julgado. d) de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. e) do Ministrio Pblico, at o trnsito em julgado da deciso do pedido, mesmo que implique prejuzo para a parte interessada. COMENTRIOS De acordo com o art. 31, caput, quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. GABARITO: letra D

10. (FCC/2008/TRT 19 Regio (AL)/Analista Judicirio/rea Judiciria) Rogrio, na qualidade de um dos interessados e mediante manifestao escrita, desistiu totalmente de seu pedido, objeto de processo administrativo perante a administrao pblica federal. Nesse caso, a desistncia de Rogrio a) prejudica sempre o prosseguimento do processo porque se estende aos demais interessados. b) atinge somente a quem a tenha formulado. c) no tem validade por haver vrios interessados, o que questo de ordem pblica.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
138

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

d) implica suspenso do processo porque o objeto da deciso tornouse prejudicado ou intil. e) atinge irremediavelmente o processo, que dever ser extinto por motivo de convenincia ou oportunidade. COMENTRIOS Conforme art. 51, 1 e 2, havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado e a desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige GABARITO: letra B

11. (FCC/2006/BACEN/Procurador/Prova 1) Nos termos da Lei geral de processo administrativo federal, a convalidao de um ato administrativo pela prpria Administrao a) admitida como regra geral, em decorrncia da auto-tutela administrativa. b) no admitida, em decorrncia do princpio da inrcia da Administrao. c) admitida apenas quanto a aspectos do mrito do ato. d) admitida quanto a defeitos sanveis, desde que se evidencie no serem acarretados leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros. e) no admitida, em decorrncia do princpio da legalidade. COMENTRIOS De acordo com o art. 55 da Lei 9.784/99, em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao. GABARITO: letra D

12. (FCC/2010/TRF/4 REGIO/Analista Judicirio/rea Judiciria) Em tema de recurso no processo administrativo previsto na Lei n 9.784/1999, INCORRETO afirmar: a) O rgo competente, interposto o recurso, para dele conhecer dever intimar os demais interessados a fim de que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes. b) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
139

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. c) O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. d) O no conhecimento do recurso impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, ainda que ocorrida precluso administrativa. e) O recurso administrativo, quando a lei no fixar prazo diferente, dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. COMENTRIOS A) Praticamente reproduo do art. 62.

B) Reproduo do art. 56, 1.

C) Reproduo do art. 57.

D) Assertiva incorreta, pois o no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa (art. 63, 2).

E) O Conforme art. 59, 1, quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente . GABARITO: Letra D

13. (FCC/2010/TRE-AM/Analista Judicirio/Tecnologia da Informao) Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo-se da contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. COMENTRIOS Errada, uma vez que os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo da contagem o dia do comeo e incluindo o do vencimento, de acordo com o art. 66. GABARITO: errada

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

140

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

14) (FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) Nos termos da Lei no 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) Considera-se entidade a unidade de atuao desprovida de personalidade jurdica. b) dever dos administrados formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. c) Os preceitos desta lei se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, somente no desempenho de funo administrativa. d) Um dos critrios assegurados a possibilidade de aplicao retroativa de nova interpretao. e) Os preceitos da lei constituem normas bsicas sobre o processo administrativo, destinadas apenas Administrao Federal direta. COMENTRIOS A) Na realidade, conforme art. 1, 2, I, considera-se rgo a unidade de atuao desprovida de personalidade jurdica. Assertiva incorreta

B) Assertiva correta, sendo reproduo do art. 3, III.

C) Conforme art. 1, 1, tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, somente no desempenho de funo administrativa.

D) Errada, pois o art. 2, XIII, veda a aplicao retroativa de nova interpretao.

E) Os preceitos da lei constituem normas bsicas sobre o processo administrativo, destinadas Administrao Federal direta e indireta, conforme art. 1. GABARITO: letra B

15. (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) No que tange aos processos administrativos, a Lei no 9.784/99
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
141

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

a) no admite a recusa motivada do recebimento de documentos pela Administrao. b) dispe que, caso o requerente da instaurao do processo venha dele desistir ou renunciar ao direito ou interesse nele veiculado, fica a Administrao impedida de dar prosseguimento ao processo. c) impede a delegao de poderes de um rgo a outro que no lhe seja subordinado hierarquicamente. d) considera suspeito, para fins de atuao em processo administrativo, o agente pblico que tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante nesse mesmo processo. e) considera legtima a participao de agentes pblicos nos processos administrativos, na qualidade de interessados. COMENTRIOS A) Errada. Conforme art. 6, pargrafo nico, vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

B) Errada. Dispe o art. 51, 2, que a desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige.

C) Errada. Nos termos do art. 12, um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhes sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial.

D) Correta, conforme art. 18, II.

E) considera legtima a participao de agentes pblicos nos processos administrativos, na qualidade de interessados. (Conforme art. 18, I, impedido de atuar em processo administrativo o servidor o autoridade que tenha interesse direto ou indireta na matria. GABARITO: letra D

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

142

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

16) (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio Enfermagem) De acordo com a Lei no 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, a) os atos administrativos so sigilosos no decorrer da fase probatria. b) vedada a cobrana de despesas processuais, salvo as previstas em lei. c) os interessados devero ser representados por advogado, salvo se hipossuficientes. d) aplica-se o princpio do formalismo, dispensada a indicao dos pressupostos de fato da deciso. e) vedada a impulso de ofcio, cabendo ao interessado indicar os fundamentos de direito da deciso. COMENTRIOS A) Errada (art. 2, V) - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio. B) Correta (art. 2, XI) - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei. C) Errada (art. 3, IV) - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. D) Errada - (art. 2, VII) - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso; (art. 2, VIII) observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados. E) Errada (art. 2, XII) - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados. GABARITO: letra D

17) (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) As normas sobre processo administrativo postas na Lei no 9.784/99 aplicam-se aos a) servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, na realizao de suas funes tpicas, excludo o Poder Judicirio em razo de sua competncia judicante. b) rgos do Poder Executivo integrantes da Administrao direta ou indireta, excludos os rgos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio quando se tratar de realizao de funo administrativa. c) rgos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio da Unio, no que
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
143

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

se referir ao desempenho de funes administrativas atpicas. d) rgos do Poder Executivo e aos servidores integrantes do quadro da Administrao direta, excludos os afastados e os rgos dos demais Poderes. e) rgos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, no exerccio de suas funes tpicas. COMENTRIOS Essa questo respondida com base no art. 1, 1, da Lei 9.784/99: os preceitos desta Lei tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa. GABARITO: letra C

18) (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) Em processo administrativo, tendo por objeto reconhecimento de pretenso de administrado em face de rgo da Administrao pblica federal, foi proferida deciso negando o pleito. O interessado apresentou recurso, tempestivamente, porm o fez perante autoridade incompetente. De acordo com as disposies da Lei no 9.784/99, o recurso a) dever ser recebido e conhecido, em face do princpio da economia processual. b) no poder ser recebido, vedada a possibilidade de a Administrao rever o ato de ofcio, ainda que no operada a precluso administrativa. c) dever ser recebido, porm no conhecido, cabendo autoridade qual o mesmo foi endereado encaminh-lo autoridade competente para seu julgamento. d) no ser conhecido, salvo se a Administrao considerar que as razes de fato e de direito so suficientes para justificar a modificao da deciso. e) no ser conhecido, sendo indicado ao recorrente a autoridade competente e devolvido o prazo para apresentar o recurso. COMENTRIOS A questo respondida pela leitura do art. 63, 1, da Lei 9.784/99: Art. 63. O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente; III - por quem no seja legitimado;
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
144

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

IV - aps exaurida a esfera administrativa. 1o Na hiptese do inciso II, ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso. GABARITO: letra E

EXERCCIO DE FIXAO SOBRE A LEI 9.784/99 1) Os preceitos da Lei 9.784/99 no se aplicam Administrao Indireta. 2) Os preceitos da Lei 9.784/99 tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de suas funes tpicas. 3) A eficincia princpio expresso da Lei 9.784/99. 4) Nos processos administrativos, h divulgao oficial de todos os atos administrativos. 5) O processo administrativo no pode ser impulsionado de ofcio pela Administrao Pblica. 6) direito do administrado fazer-se assistir, facultativamente, por advogado nos processos administrativos, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. 7) O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. 8) vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. 9) So legitimados como interessados no processo administrativo, dentre outros, as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses individuais e coletivos. 10) So capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezesseis anos, ressalvada previso especial em ato normativo prprio.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

145

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

11) A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. 12) Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. 13) No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de impugnaes administrativas; III - as matrias de competncia privativa do rgo ou autoridade. 14) O ato de delegao e sua revogao prescindem de publicao no meio oficial. 15) O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 16) O ato de delegao irrevogvel durante o perodo estipulado pela autoridade delegante. 17) As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegante. 18) Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. 19) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. 20) Os atos do processo administrativo, em regra, dependem de forma determinada. 21) Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao. 22) Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
146

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

devem ser praticados no prazo de dez dias, salvo motivo de fora maior. 23) O prazo previsto acima pode ser dilatado at o triplo, mediante comprovada justificao. 24) As intimaes observaro a antecedncia mnima de 5 dias quanto data de comparecimento. 25) As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade. 26) O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos, bem com a renncia a direito pelo administrado. 27) Devem ser objeto de intimao quaisquer atos do processo administrativo. 28) So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos. 29) Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. 30) O comparecimento consulta pblica confere, por si, a condio de interessado do processo, alm do direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais. 31) O interessado poder, a qualquer tempo, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo. 32) Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias. 33) Os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

147

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

34) Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de trinta dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. 35) Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso. 36) Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestarse no prazo mximo de quinze dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. 37) Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias improrrogveis para decidir. 38) Nos processos administrativos, os atos administrativos no previsam ser motivados. 39) A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. 40) Uma vez iniciado o processo administrativo, o interessado no poder desistir do seu prosseguimento. 41) Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 42) A desistncia ou renncia prosseguimento do processo. do interessado prejudica o

43) A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados, em todos os casos, os direitos adquiridos. 44) O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em trs anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 45) No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do ltimo pagamento.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

148

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

46) Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao. 47) Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. 48) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de 48 horas, o encaminhar autoridade superior. 49) Em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. 50) Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. 51) O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. 52) Salvo disposio legal especfica, de trinta dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. 53) Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, improrrogvel, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. 54) Salvo disposio legal em contrrio, o recurso ter efeito suspensivo. 55) Interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes. 56) O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente; III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa. 57) Na hiptese do inciso II indicado acima, ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
149

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

58) O no conhecimento do recurso impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal. 59) O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia. 60) Se da aplicao do disposto acima puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso. 61) Se o recorrente alegar violao de enunciado da smula vinculante, o rgo competente para decidir o recurso explicitar as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. 62) Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamao fundada em violao de enunciado da smula vinculante, dar-se- cincia autoridade prolatora e ao rgo competente para o julgamento do recurso, que devero adequar as futuras decises administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal. 63) Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. 64) Da reviso do processo poder resultar agravamento da sano. 65) Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo na contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. 66) Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms. 67) impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que, dentre outros, tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o segundo grau;

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

150

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

68) A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. 69) Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o segundo grau. 70) O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, com efeito suspensivo.
GABARITO: 1) F; 2) F; 3) V; F; 4) F; 5) F; 6) V; 7) V; 8) V; 9) F; 10) F; 11) V; 12) F; 13) F; 14) F; 15) V; 16) F; 17) F; 18) V; 19) V; 20) F; 21) V; 22) F; 23) F; 24) F; 25) V; 26) F; 27) F; 28) V; 29) V; 30) F; 31) F; 32) V; 33) V; 34) F; 35) F; 36) F; 37) F; 38) F; 39) V; 40) F; 41) V; 42) F; 43) F; 44) F; 45) F; 46) V; 47) V; 48) F; 49) F; 50) V; 51) V; 52) F; 53) F; 54) F; 55) V; 56) V; 57) V; F; 59) V; 60) V; 61) V; V; 63) V; 64) F; 65) F; 66) V; 67) F; 68) V; 69) F; 70) F. Data Data Data N questes 70 N questes 70 N questes 70 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 70 N questes 70 N questes 70 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

1) Errada - Os preceitos da Lei 9.784/99 no se aplicam Administrao Indireta. (art. 1, caput) 2) Correta - Os preceitos da Lei 9.784/99 tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de suas funes tpicas. (art. 1, 1) 3) Errada - A eficincia princpio expresso da Lei 9.784/99. (art. 2) 4) Errada - Nos processos administrativos, h divulgao oficial de todos os atos administrativos. (art. 2, V, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio) 5) Errada - O processo administrativo no pode ser impulsionado de ofcio pela Administrao Pblica. (art. 2, XII) 6) Correta - direito do administrado fazer-se assistir, facultativamente, por advogado nos processos administrativos, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. (art. 3, IV) 7) Correta - O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. (art. 5) 8) Correta - vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. (art. 6, pargrafo nico) 9) Errada - So legitimados como interessados no processo administrativo, dentre

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

151

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
outros, as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses individuais e coletivos. (art. 9, III apenas coletivos) 10) Errada - So capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezesseis anos, ressalvada previso especial em ato normativo prprio. (art. 10: 18 anos) 11) Correta - A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. (art. 11) 12) Errada - Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. (art. 12: ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados) 13) Errada - No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de impugnaes administrativas; III - as matrias de competncia privativa do rgo ou autoridade. (art. 13: II) deciso de recursos administrativos; III) competncia exclusiva) 14) Errada - O ato de delegao e sua revogao prescindem de publicao no meio oficial. (art. 14: devero ser publicados) 15) Correta - O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. (art. 14, 1) 16) Errada - O ato de delegao irrevogvel durante o perodo estipulado pela autoridade delegante. (art. 14, 2: poder ser revogada a qualquer momento) 17) Errada - As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegante. (art. 14, 3: delegado) 18) Correta - Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. (art. 15) 19) Correta - Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. (art. 17) 20) Errada - Os atos do processo administrativo, em regra, dependem de forma determinada. (art. 22: no dependem de forma, seno quando a lei expressamente determinar) 21) Correta - Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao. (art. 23, pargrafo nico) 22) Errada - Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

152

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de dez dias, salvo motivo de fora maior. (art. 24: 5 dias) 23) Errada - O prazo previsto acima pode ser dilatado at o triplo, mediante comprovada justificao. (art. 24, pargrafo nico: at o dobro) 24) Errada - As intimaes observaro a antecedncia mnima de 5 dias quanto data de comparecimento. (art. 26, 2: de 3 dias teis) 25) Correta - As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade. (art. 26, 5) 26) Errada - O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos, bem com a renncia a direito pelo administrado. (art. 27: no importa reconhecimento da verdade nem renncia a direito) 27) Errada - Devem ser objeto de intimao quaisquer atos do processo administrativo. (art. 28: que resultem para o interessado em imposio de deveres, nus, sanes ou restrio ao exerccio de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse) 28) Correta - So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos. (art. 30) 29) Correta - Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. (art. 31) 30) Correta - O comparecimento consulta pblica confere, por si, a condio de interessado do processo, alm do direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais. (Art. 31, 2: no confere) 31) Errada - O interessado poder, a qualquer tempo, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo. (art. 38: na fase instrutria e antes da tomada da deciso) 32) Correta - Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias. (art. 38, 2) 33) Correta - Os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao. (art. 41) 34) Errada - Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de trinta dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. (art. 42: 15 dias) 35) Errada - Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso. (art. 42, 2: o processo poder

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

153

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, responsabilidade de quem se omitiu no atendimento) sem prejuzo da

36) Errada - Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de quinze dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. (art. 44: 10 dias) 37) Errada - Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias improrrogveis para decidir. (art. 49: salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada) 38) Errada - Nos processos administrativos, os atos administrativos no precisam ser motivados. (em regra, o princpio da motivao de observncia obrigatria) 39) Correta - A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. (art. 50, 1: essa referncia a anteriores pareceres, informaes ... chamada de motivao aliunde) 40) Errada - Uma vez iniciado o processo administrativo, o interessado no poder desistir do seu prosseguimento. (art. 51, poder desistir total ou parcialmente) 41) Correta - Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. (art. 51, 1) 42) Errada - A desistncia ou renncia do interessado prejudica o prosseguimento do processo. (art. 51, 2: no prejudicar se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige) 43) Errada - A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados, em todos os casos, os direitos adquiridos. (art. 53: somente nos casos de revogao) 44) Errada - O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em trs anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. (art. 54: 5 anos) 45) Errada - No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do ltimo pagamento. (art. 54, 1: do primeiro pagamento) 46) Correta - Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao. (art. 55) 47) Correta - Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. (art. 56) 48) Errada - O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de 48 horas, o encaminhar autoridade superior. (art. 56, 1: cinco dias) 49) Errada - Em regra, a interposio de recurso administrativo depende de

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

154

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
cauo. (art. 56, 2) 50) Correta - Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. (art. 56, 3) 51) Correta - O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. (art. 57) 52) Errada - Salvo disposio legal especfica, de trinta dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. (art. 59: 10 dias) 53) Errada - Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, improrrogvel, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. (art. 59, 1 e 2: o prazo poder ser prorrogado, mediante justificativa explcita) 54) Errada - Salvo disposio legal em contrrio, o recurso ter efeito suspensivo. (art. 61) 55) Correta - Interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes. (art. 62) 56) Correta - O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente; III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa. (art. 63) 57) Correta - Na hiptese do inciso II indicado acima, ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso. (art. 63, 1) 58) Errada - O no conhecimento do recurso impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal. (art. 63, 2: no impede, desde que no ocorrida a precluso administrativa) 59) Correta - O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia. (art. 64) 60) Correta - Se da aplicao do disposto acima puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso. (art. 64, pargrafo nico) 61) Correta - Se o recorrente alegar violao de enunciado da smula vinculante, o rgo competente para decidir o recurso explicitar as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. (art. 64-A) 62) Correta - Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamao fundada em violao de enunciado da smula vinculante, dar-se- cincia autoridade prolatora e ao rgo competente para o julgamento do recurso, que devero adequar as futuras decises administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal. (art. 64-B)

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

155

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

63) Correta - Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. (art. 65) 64) Errada - Da reviso do processo poder resultar agravamento da sano. (art. 65, pargrafo nico: no poder resultar) 65) Errada - Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo na contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. (art. 66: inclui o comeo e exclui o final) 66) Correta - Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, temse como termo o ltimo dia do ms. (art. 66, 3) 67) Errada - impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que, dentre outros, tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o segundo grau; (art. 18, II: terceiro grau) 68) Correta - A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. (art. 19, pargrafo nico) 69) Errada - Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o segundo grau. (art. 20: terceiro grau) 70) Errada - O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, com efeito suspensivo. (art. 21: sem efeito suspensivo)

QUESTES COMENTADAS NESSA AULA 1. (FCC/2011/TRT/24 REGIO (MS)/Analista Judicirio/rea Administrativa) De acordo com Lei no 9.784/1999, no processo administrativo ser observado, dentre outros, o critrio de a) garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio. b) impulso do processo administrativo mediante atuao dos interessados, vedada a impulso, de ofcio, pela Administrao Pblica. c) cobrana de despesas processuais, no havendo tal cobrana apenas em hipteses excepcionais previstas em lei. d) interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, permitida a aplicao retroativa de nova interpretao.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
156

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

e) atendimento a fins de interesse geral, permitida, em regra, a renncia total ou parcial de poderes ou competncias. 2. (FCC/2010/TRT/12 Regio (SC)/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Acerca dos direitos e deveres dos administrados previstos na Lei n 9.784/1999, que regula os processos administrativos no mbito da Administrao Pblica Federal, considere: I. O administrado tem o dever de prestar as informaes que lhe forem solicitadas. II. direito do administrado formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso. III. O administrado tem o direito de ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes. IV. O administrado deve fazer-se assistir, obrigatoriamente, por advogado. Est correto o que consta APENAS em a) I, II e III. b) I e II. c) II e III. d) I, III e IV. e) III e IV. 3. (FCC/2010/PGM-PI/Procurador Municipal) Sobre o processo administrativo: I. So legitimados como interessados aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada. II. Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de maior grau hierrquico para decidir. III. O recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. IV. Um dos critrios a serem observados no processo administrativo a proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei. SOMENTE esto corretas as assertivas a) II e IV. b) I e II. c) I e III. d) I e IV. e) II e III. 4. (FCC/2010/TRE-AL/Tcnico Judicirio/Administrativa) rgo administrativo e seu titular, do Tribunal Regional
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
157

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Eleitoral, por no haver impedimento, pretendem delegar parte de sua competncia a outro rgo ou titular de sua estrutura administrativa. Nesse caso, o titular do rgo delegante deve saber que poder ser objeto de delegao, entre outros, a) a deciso de recursos administrativos. b) as matrias de competncia exclusiva do rgo. c) a edio de atos de carter normativo. d) a edio de atos de natureza negocial. e) as matrias de competncia exclusiva da autoridade, somente. 5. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio/rea Judiciria) Ana Lcia, servidora pblica federal, atuando em processo administrativo, incorreu em impedimento. Nesse caso, quanto ao processo administrativo em curso, Ana Lcia a) deve comunicar o fato autoridade competente para que seja substitudo, mas deve abster-se de atuar, pelos menos durante dez dias, sendo que a omisso no implica em falta grave. b) deve providenciar sua substituio dentro do prazo de dez dias, mas poder manter a atuao tendo em vista o princpio da continuidade do servio pblico. c) poder solicitar sua substituio, sendo que a omisso no constitui qualquer falta disciplinar, visto que pode continuar atuando, ainda que com ressalvas, por fora do princpio da continuidade do servio pblico. d) no precisar comunicar o fato autoridade competente, porm dever abster-se de atuar, sendo que a omisso da comunicao no implica em falta disciplinar. e) deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar, sendo que a omisso deve constituir falta grave, para efeitos disciplinares. 6. (FCC/2007/MPU/Tcnico de Apoio Especializado) Em conformidade com a Lei que dispe sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente exigir. 7. (FCC/2009/TRE-PI/Tcnico Judicirio/Transporte) De acordo com a Lei n 9.784/99, o rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. Com relao comunicao dos atos, correto afirmar: a) O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
158

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

b) A intimao observar a antecedncia mnima de dez dias teis quanto data de comparecimento. c) A intimao no dever conter obrigatoriamente a informao da continuidade do processo independentemente do comparecimento do administrado, uma vez que se trata de informao primria. d) A intimao dever ser feita necessariamente por via postal com aviso de recebimento, sob pena de nulidade absoluta do ato. e) As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, sendo que o comparecimento do administrado no supre sua falta ou irregularidade. 8. (FCC/2009/TRT/7 Regio (CE) - Analista Judicirio - rea Judiciria) Quanto instruo do processo administrativo objeto da Lei n 9.784/99, INCORRETO que a) antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo. b) em caso de risco iminente, a Administrao Pblica poder motivadamente adotar providncias acauteladoras sem a prvia manifestao do interessado. c) encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestarse no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. d) aps encerrada a fase instrutria, o interessado no mais poder juntar documentos, requerer diligncias, percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo, ainda que no tenha sido proferida a sentena. e) os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao. 9. (FCC/2003/TRT 21 Regio (RN)/Analista Judicirio/rea Administrativa) No caso da matria do processo administrativo, no mbito da Administrao Federal, envolver assunto de interesse geral, pode-se abrir perodo de consulta pblica para manifestao a) de entidades e associaes legalmente organizadas, antes da deciso do pedido, mesmo que implique prejuzo para a parte interessada. b) das partes e de um representante do Poder Legislativo, desde que no incio do procedimento e antes do recebimento do pedido. c) popular, antes ou aps a deciso do pedido, desde que este no tenha transitado em julgado. d) de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

159

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

e) do Ministrio Pblico, at o trnsito em julgado da deciso do pedido, mesmo que implique prejuzo para a parte interessada. 10. (FCC/2008/TRT 19 Regio (AL)/Analista Judicirio/rea Judiciria) Rogrio, na qualidade de um dos interessados e mediante manifestao escrita, desistiu totalmente de seu pedido, objeto de processo administrativo perante a administrao pblica federal. Nesse caso, a desistncia de Rogrio a) prejudica sempre o prosseguimento do processo porque se estende aos demais interessados. b) atinge somente a quem a tenha formulado. c) no tem validade por haver vrios interessados, o que questo de ordem pblica. d) implica suspenso do processo porque o objeto da deciso tornouse prejudicado ou intil. e) atinge irremediavelmente o processo, que dever ser extinto por motivo de convenincia ou oportunidade. 11. (FCC/2006/BACEN/Procurador/Prova 1) Nos termos da Lei geral de processo administrativo federal, a convalidao de um ato administrativo pela prpria Administrao a) admitida como regra geral, em decorrncia da auto-tutela administrativa. b) no admitida, em decorrncia do princpio da inrcia da Administrao. c) admitida apenas quanto a aspectos do mrito do ato. d) admitida quanto a defeitos sanveis, desde que se evidencie no serem acarretados leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros. e) no admitida, em decorrncia do princpio da legalidade. 12. (FCC/2010/TRF/4 REGIO/Analista Judicirio/rea Judiciria) Em tema de recurso no processo administrativo previsto na Lei n 9.784/1999, INCORRETO afirmar: a) O rgo competente, interposto o recurso, para dele conhecer dever intimar os demais interessados a fim de que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes. b) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. c) O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. d) O no conhecimento do recurso impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, ainda que ocorrida precluso administrativa.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

160

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

e) O recurso administrativo, quando a lei no fixar prazo diferente, dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. 13. (FCC/2010/TRE-AM/Analista Judicirio/Tecnologia da Informao) Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, incluindo-se da contagem o dia do comeo e excluindo-se o do vencimento. 14) (FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio Execuo de Mandados) Nos termos da Lei no 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar: a) Considera-se entidade a unidade de atuao desprovida de personalidade jurdica. b) dever dos administrados formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente. c) Os preceitos desta lei se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, somente no desempenho de funo administrativa. d) Um dos critrios assegurados a possibilidade de aplicao retroativa de nova interpretao. e) Os preceitos da lei constituem normas bsicas sobre o processo administrativo, destinadas apenas Administrao Federal direta. 15. (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) No que tange aos processos administrativos, a Lei no 9.784/99 a) no admite a recusa motivada do recebimento de documentos pela Administrao. b) dispe que, caso o requerente da instaurao do processo venha dele desistir ou renunciar ao direito ou interesse nele veiculado, fica a Administrao impedida de dar prosseguimento ao processo. c) impede a delegao de poderes de um rgo a outro que no lhe seja subordinado hierarquicamente. d) considera suspeito, para fins de atuao em processo administrativo, o agente pblico que tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante nesse mesmo processo. e) considera legtima a participao de agentes pblicos nos processos administrativos, na qualidade de interessados. 16) (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio Enfermagem) De acordo com a Lei no 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal,

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

161

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

a) os atos administrativos so sigilosos no decorrer da fase probatria. b) vedada a cobrana de despesas processuais, salvo as previstas em lei. c) os interessados devero ser representados por advogado, salvo se hipossuficientes. d) aplica-se o princpio do formalismo, dispensada a indicao dos pressupostos de fato da deciso. e) vedada a impulso de ofcio, cabendo ao interessado indicar os fundamentos de direito da deciso. 17) (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) As normas sobre processo administrativo postas na Lei no 9.784/99 aplicam-se aos a) servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, na realizao de suas funes tpicas, excludo o Poder Judicirio em razo de sua competncia judicante. b) rgos do Poder Executivo integrantes da Administrao direta ou indireta, excludos os rgos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio quando se tratar de realizao de funo administrativa. c) rgos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio da Unio, no que se referir ao desempenho de funes administrativas atpicas. d) rgos do Poder Executivo e aos servidores integrantes do quadro da Administrao direta, excludos os afastados e os rgos dos demais Poderes. e) rgos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, no exerccio de suas funes tpicas. 18) (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) Em processo administrativo, tendo por objeto reconhecimento de pretenso de administrado em face de rgo da Administrao pblica federal, foi proferida deciso negando o pleito. O interessado apresentou recurso, tempestivamente, porm o fez perante autoridade incompetente. De acordo com as disposies da Lei no 9.784/99, o recurso a) dever ser recebido e conhecido, em face do princpio da economia processual. b) no poder ser recebido, vedada a possibilidade de a Administrao rever o ato de ofcio, ainda que no operada a precluso administrativa. c) dever ser recebido, porm no conhecido, cabendo autoridade qual o mesmo foi endereado encaminh-lo autoridade competente para seu julgamento. d) no ser conhecido, salvo se a Administrao considerar que as razes de fato e de direito so suficientes para justificar a modificao da deciso.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
162

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

e) no ser conhecido, sendo indicado ao recorrente a autoridade competente e devolvido o prazo para apresentar o recurso.

Gabarito: 01) A, 02) A, 03) D, 04) D, 05) E, 06) V, 07) A, 08) D, 09) D, 10) B, 11) D, 12) D, 13) F, 14) B, 15) D, 16) B, 17) C, 18) E. Data Data Data N questes 18 N questes 18 N questes 18 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 18 N questes 18 N questes 18 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

Com esses exerccios encerro essa minha segunda aula. Grande abrao

Armando Mercadante armando@pontodosconcursos.com.br

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

163

Potrebbero piacerti anche