Sei sulla pagina 1di 5

Primeiro Socorro - Bsico

1. Conhecer as causas do choque e demonstrar o tratamento adequado. 2. Conhecer os devidos mtodos para respirao artificial e explic-los. 3. Saber o procedimento adequado caso uma vtima esteja sufocando. 4. Saber o procedimento adequado caso uma vtima esteja com hemorragia. 5. Conhecer os pontos de presso e como us-los corretamente. 6. Saber o procedimento adequado para tratar uma vtima de envenenamento. 7. Demonstrar o procedimento apropriado no uso de talas em diversos ossos do corpo. 9. Saber o procedimento adequado para auxiliar vtimas de queimaduras qumicas. 10. Saber que situaes podem levar a um envenenamento por monxido de carbono, e o resgate e tcnicas de tratamento para este tipo de envenenamento. 11. Saber o procedimento adequado no tratamento de vtimas com ferimentos na cabea. 12. Saber o procedimento adequado para auxiliar vtimas com hemorragia ou ferimentos internos. 13. Conhecer a diferena entre um ataque cardaco, derrame, epilepsia e um simples desmaio, e o tratamento apropriado para cada um deles. 14. Saber como prevenir infeces. 15. Qual o tratamento adequado para picada de cobra? 16. Qual o tratamento adequado para mordida de animais? 17. Qual o tratamento adequado para picadas de insetos e aranhas? 18. Qual a diferena entre desidratao e insolao, e qual o tratamento adequado para cada um? 19. O que deveria fazer se suas roupas pegassem fogo? 20. Quais so os princpios bsicos para a preveno de incndios em sua casa? 21. Quais os princpios bsicos de segurana em rios, mares e piscinas? 22. Quais as maneiras de salvar uma vtima de afogamento sem nadar? 23. Quais so os princpios bsicos de segurana em questes de eletricidade? 24. Como prevenir a intoxicao alimentar?

Primeiros Socorros

1. Conhecer os princpios da respirao boca a boca, e o tratamento para vias respiratrias obstrudas. 2. Qual a diferena entre um ataque cardaco e um derrame, e qual o tratamento adequado para cada situao? 3. Conhecer o procedimento adequado no tratamento de vtimas com hemorragia. 4. Conhecer os pontos de presso e como aplic-los corretamente. 5. Conhecer o mtodo de aplicar um torniquete, e quando us-lo. 6. Conhecer as causas do choque, e demonstrar o tratamento apropriado neste caso. 7. Conhecer o procedimento adequado para o tratamento de vtimas com envenenamento. 8. Conhecer o procedimento adequado para o tratamento de vtimas de queimaduras. 9. Saber como aplicar corretamente as seguintes ataduras: a. Espiral fechado e aberto b. Atadura em oito Espiral Aberto Espiral Fechado c. Ponta do dedo d. Atadura tipo gravata, para cabea 10. Saber como aplicar talas s seguintes partes do corpo: a. Brao b. Antebrao c. Tornozelo d. Joelho 11. Conhecer o tratamento adequado para o seguinte: a. Ferimentos na cabea b. Ferimentos internos c. Ferimentos bala d. Ferimentos no olho e. Picadas de insetos e mordidas de animais f. Desmaios e epilepsia g. Efeitos do calor ou frio extremos 12. Saber o que fazer num acidente com eletricidade.

13. Saber como escapar de um incndio. 14. Saber como obter ajuda numa emergncia. 15. Conhecer o procedimento adequado para tratar uma vtima de radiao. 16. Conhecer as seguintes maneiras de carregar uma vtima num resgate: a. Puxar pelo ombro b. Usando um cobertor c. Duas pessoas carregam d. Carregar pelas extremidades e. Maca improvisada f. Trs pessoas carregam numa rede g. Usando maca

Reanimao Cardiopulmonar

1. Conhecer e compreender a localizao e funes do corao e pulmes. 2. Definir Reanimao Cardiopulmonar e mencionar cinco condies sob as quais deve ser utilizado. 3. Completar com sucesso um curso da Cruz Vermelha, ou organizao equivalente, ministrado por um instrutor qualificado, para aprender corretamente, e demonstrar, o processo de Reanimao Cardiopulmonar. Isso deve ser feito no mximo um ano antes desta especialidade. 4. Saber como manter o corao saudvel. Relacionar cinco coisas que uma pessoa pode fazer para manter um corao saudvel. 5. Desenvolver, manter e registrar num dirio, um programa personalizado de exerccios, sade e dieta durante um ms. 6. Aprender o significado das cores e desenho utilizado na insgnia desta especialidade, de acordo com o seguinte: a. A pessoa que precisa de reanimao cardiopulmonar est plida (branca), o que significa que no h circulao. b. A pessoa que est fazendo a reanimao cardiopulmonar est vermelha, o que significa que est bem ativa. c. A borda dourada representa o valor da vida humana. d. Um corao formado pela cabea, ombros e braos da pessoa que est fazendo a reanimao cardiopulmonar, o que significa compaixo pelo prximo.

Resgate Bsico

1. Qual a definio de um resgate de emergncia? 2. Demonstrar como resgatar, com segurana, uma pessoa nas seguintes situaes: a. em contato com cabo eltrico b. em ambiente cheio de fumaa ou gs c. com as roupas em chamas d. afogando-se, sem qualquer equipamento de resgate e. um acidente no gelo 3. Demonstrar trs maneiras de atrair e comunicar-se com o resgate areo. 4. Conhecer seis atitudes indicadas em caso de necessidade de resgate imediato. 5. Conhecer seis procedimentos a seguir antes de remover uma vtima de situao que apresenta risco de vida. 6. Conhecer cinco princpios envolvidos na remoo de uma vtima de situao que apresenta risco de vida. 7. Conhecer as maneiras apropriadas de ajudar uma vtima, em perigo, nas seguintes situaes: a. puxar a vtima b. iar/levantar a vtima c. ajudar a vtima a caminhar 8. Conhecer a forma adequada de ajudar uma vtima, com ajuda de outros, nas seguintes situaes: a. Carregar uma pessoa sentada b. Carregar uma pessoa deitada c. Carregar com duas mos, ou quatro mos d. Carregar com cobertor e. Carregar, em trs, vtimas em rede, nas posies supino e de bruos f. Carregar em trs ou quatro pessoas g. Carregar em seis pessoas 9. Saber como usar adequadamente uma maca e carregar uma vtima numa maca. Saber como fazer uma maca liteira improvisada.

10. Saber como usar corretamente cordas e ns, como a seguir: a. Ns para juntar cordas b. N para diminuir corda c. N para usar ao redor de algum num resgate d. Enrolar e jogar - corretamente - uma corda leve e uma pesada, de 15 metros 11. Que passos devem ser dados antes de comunicar que algum est desaparecido? Que informaes sero necessrias ao informar polcia o desaparecimento de algum? COmo devem ser conduzidas as buscas por algum perdido numa rea selvagem?

Potrebbero piacerti anche