Sei sulla pagina 1di 23

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Cincias e Tecnologia Agroalimentar

Projeto arquitetnico: Cortes

Professora Valria Peixoto Borges

DEFINIO
Os CORTES so representaes de vistas ortogrficas seccionais obtidas quando passamos por uma construo um plano de corte e projeo VERTICAL . Os cortes so os desenhos em que so indicadas as dimenses verticais. O corte vertical mostra todas as alturas, distncias e detalhes que a planta baixa no caracterizou. Deve-se manter no desenho dos cortes a mesma escala empregada no desenho da planta baixa. Portanto, recomenda-se a escala 1:50.

QUANTIDADE DE CORTES

Geralmente so feitos no mnimo dois cortes: Corte transversal o plano de corte se d na menor dimenso da edificao; Corte Longitudinal o plano de corte se d na maior dimenso da edificao.

CORTES TRANSVERSAL E LONGITUDINAL

QUANTIDADE DE CORTES
Fatores que afetam a quantidade de cortes necessrios: irregularidades das paredes internas; sofisticao de acabamentos internos; formato poligonal da construo; diferenas de nveis nos pisos; existncia de detalhamentos internos.

POSICIONAMENTO DOS CORTES


A linha de corte marca a posio e sentido do corte. Deve ser posicionada em local que permita a visualizao do maior nmero de detalhes. A linha feita de linha trao longo e ponto, podendo haver outras convenes, tais como linha larga de trao longo e dois curtos posicionados prximos a projeo da coberta. O nome do corte pode ser constitudo de letras maisculas consecutivas (A-B; C-D) ou iguais (A-A; B-B). No primeiro caso o sentido ser determinado pela ordem em que so posicionadas as letras, sempre com a primeira letra a esquerda do observador. No segundo caso as setas indicaro o sentido do corte.

POSICIONAMENTO DOS CORTES

TERMOS TCNICOS APLICADOS AO DESENHO ARQUITETNICO


e. CUMEEIRA Parte mais elevada de uma cobertura (3,50 m) f. GUA Poro plana e inclinada de uma cobertura

b. BEIRAL parte saliente de um telhado (Mnimo 0,50 m)

- Ps direitos mnimos: Quartos e salas: 3,00 m Cozinha, banheiro: 2,40 m Garagem simples: 2,00 m

c. VERGA Pequena viga na parte superior de porta ou janela

d. EMBASAMENTO Diferena de altura entre o terreno e o piso

a. P DIREITO g. PEITORIL Altura do piso ao forro ou da parte mais baixa da cobertura ao piso Parte inferior da janela ao altura desta ao piso

REPRESENTAES E CONVENES
Fundaes, piso e contrapiso

REPRESENTAES E CONVENES
Paredes em corte:

Paredes em vista:

REPRESENTAES E CONVENES
Equipamentos de construo

Forros e lajes

Espessura de 10 cm

REPRESENTAES E CONVENES
Aberturas
Todas as portas e janelas, em corte ou a vista, so considerados fechados.

REPRESENTAES E CONVENES
Aberturas
Portas em Corte Janelas em corte

Em nvel

Diferena de nvel

REPRESENTAO DAS INFORMAES


COTAS ps direitos (altura do piso ao forro/teto); altura de balces e armrios fixos; altura de impermeabilizaes parciais; cotas de peitoris, janelas e vergas; cotas de portas, portes e respectivas vergas; cotas das lajes e vigas existentes; alturas de patamares de escadas e pisos intermedirios; altura de empenas e platibandas; altura de cumeeiras; altura de reservatrios (posio e dimenses);

REPRESENTAO DAS INFORMAES


NVEIS So identificados todos os nveis, sempre que se visualize a diferena de nvel, evitando a repetio desnecessria e no fazendo a especificao no caso de uma sucesso de desnveis iguais (escada). Os nveis devem ser sempre indicados em METROS e acompanhados do sinal, conforme localizarem-se acima ou abaixo do nvel de referncia (00). Sempre so indicados com referncia ao nvel ZERO.

COBERTURA OU TELHADO
TIPOS DE TELHA

COBERTURA OU TELHADO
TESOURA

COBERTURA OU TELHADO
INCLINAO DA COBERTA Em geral, a inclinao do telhado expressa em percentagem, relativa a tangente do ngulo compreendido entre o telhado e a horizontal ou declividade do telhado.

COBERTURA OU TELHADO

INCLINAO DA COBERTA

ETAPAS PARA DESENHO DO CORTE


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Desenhar a linha do terreno ou linha de terra; Marcar a cota do piso dos ambientes cortados e traar; Marcar o p direito e traar; Desenhar as paredes externas cortadas pelo plano; Desenhar o forro quando houver; Desenhar o telhado, no esquecendo do beiral; Desenhar as paredes internas cortadas pelo plano; Sobre as paredes, representar portas e janelas cortadas; Desenhar elementos a vista, alm do plano de corte, tais como as superfcies impermeabilizadas e fazer as convenes; 10. Denominar os ambientes em corte, colocar as indicaes de nvel e cotar as dimenses verticais. 11. Identificar o desenho (Corte AA, AB, etc...) e a escala utilizada.

Exemplo: Corte AB da planta baixa anterior

Potrebbero piacerti anche