Sei sulla pagina 1di 4

IMPLANTAO DO SISTEMA DE RASTREABILIDADE NA ETAPA INICIAL E MEDIANA DA CADEIA PRODUTIVA DE FRUTAS DO SETOR CONSERVEIRO Costa, T.S.1*; Victoria, M.C.M.

2; Costa, M.E.P.3; Rombaldi, C.V.4


Ps-graduao em Cincia e Tecnologia Agroindustrial/FAEM/UFPel sctatiane@yahoo.com - Campus Universitrio Caixa Postal 354 CEP 96010-900 2 Ps-graduao em Engenharia e Cincia de Alimentos/DQ/FURG 3 Engenheiro Qumico - Empresa privada 4 Departamento de Cincia e Tecnologia Agroindustrial/FAEM/UFPel
1

1. INTRODUO O Brasil o terceiro maior produtor mundial de frutas, s sendo superado por China e ndia [1], mas a exportao de 1,3% da produo ainda pequena em relao ao que produz [2]. O mercado, principalmente o Europeu exige no mnimo o sistema de Produo Integrada, alm da monitorao, tanto dos distribuidores como dos supermercados, para isso necessrio fazer-se uso da rastreabilidade, que tenha uma credibilidade internacional, limitando-se a compra ao cumprimento dessas normas. Alguns mercados, como o Europeu (Inglaterra, Frana, Alemanha e Itlia), j implantaram restries tcnicas, o que o consumidor desses pases exige, onde se produz, e o que est sendo utilizado para obter o produto. H medo quanto contaminao atravs de produtos qumicos, contaminao biolgica e agresso ao meio ambiente. Essa condio comea a funcionar no Brasil. Os supermercados j esto procurando produtores que utilizam esse sistema para serem os fornecedores preferenciais para as suas lojas. Essa tendncia baseada na busca por produtores seguros e monitorados, exigindo para isso a rastreabilidade, ou seja, conhecimento do que se aplica no produto. A tica e a transparncia, nos processos produtivos e na distribuio de produtos, esto sendo requisitos cada vez mais rgidos dos mercados consumidores, tornando a rastreabilidade um processo irreversvel e indispensvel na cadeia produtiva de frutas. Para garantir a segurana alimentar na logstica da cadeia produtiva, torna-se necessrio um sistema de rastreabilidade, com acompanhamento do produto desde a produo at o consumidor final [3]. A rastreabilidade para a cadeia produtiva de frutas apresenta-se como uma alternativa padronizada para diversas etapas, garantindo controle integral de todo o processo produtivo seja no pomar, classificadora, e industrializao e distribuio, possibilitando reconstruir a histria tcnico-comercial. Permite tambm, s empresas responderem a qualquer tipo de emergncia, garantindo uma resposta imediata ao consumidor em caso de necessidade [3]. A rastreabilidade pode ser considerada uma ferramenta permanente para aplicao ocasional e no atua sozinha na cadeia produtiva. Baseia-se nos registros de todas as operaes e manuseios, que sofrem as frutas durante todo o processo produtivo[3]. Assim, neste trabalho teve-se por objetivo implantar o sistema de rastreabilidade em indstrias conserveiras, da regio de Pelotas/RS, desde a recepo das frutas at o produto a ser comercializado.

2. MATERIAL E MTODOS Os procedimentos adotados para funcionalidade do sistema de rastreabilidade, iniciaram-se nos pomares dos quais as frutas eram provenientes. O controle de produo foi necessrio para que as frutas fossem identificadas mantendo-se a identidade destas nas etapas seguintes (Figura 1). Na formao dos talhes observou-se algumas caractersticas como cultivar, ano de implantao, sistema de produo e delimitao geogrfica. CONTROLE DE PRODUO NO POMAR

Pesagem

CONTROLE NO RECEBIMENTO

DAS FRUTAS

Amostragem

Formao do lote

Tamanho do lote

Captura dos dados

CONTROLE NO PROCESSAMENTO

Controle do produto

Controle do processo

Anlise do produto acabado

CONTROLE NO ARMAZENAMENTO

CONTROLE NA ROTULAGEM E EXPEDIAO DO PRODUTO GERENCIAMENTO DOS DADOS Figura 1 Esquema seqencial adotado na implantao da rastreabilidade

Na colheita das frutas, usou-se etiquetas que continham informaes referentes a origem. Alm de conter nas caixas de colheita um cdigo de barra para garantia da identificao do material na industria. No momento de chegada das frutas na indstria, estas foram pesadas afim de se obter o peso total da carga, sendo que atravs deste calculou-se o tamanho da amostra para caracterizao do lote. O lote foi formado levando-se em considerao a homogeneidade quanto cultivar, ponto de maturao, sistema de produo e qualidade global das frutas. O volume deste tambm foi avaliado de modo que no interferisse no ritmo do processo de rotina da indstria. Para garantia de controle no processamento utilizou-se os registros referentes as etapas anteriores, para que fossem conhecidas todas as variveis atuantes durante a transformao da matria-prima. Registrou-se todas as informaes referentes aos equipamentos e procedimentos, afim de padronizar o processo. Aps a finalizao do processamento realizou-se anlises quantitativas e qualitativas no produto finalizado. O produto final foi armazenado mantendo a individualidade do lote, contendo produto com a mesma classificao e identificado com etiquetas com cdigo de barras padro EAN/UCC 128, de modo a apresentar os dados do lote, todas as informaes comerciais, indispensveis para a comercializao do produto, tipo de produto (classificao), data de fabricao e validade, variedade, nmero de lote e volume da embalagem.

3. RESULTADOS E DISCUSSO Os registros foram individualizados no talho, sistematicamente atualizados com fidelidade na caderneta de campo, usada para anotao das informaes dos talhes, como adubao, aplicao de agroqumicos e manejo. O rtulo do produto rastreado caracterizou-se por conter informaes capazes de identificar a origem do produto e diferenci-lo no mercado consumidor. Na expedio todas as caixas recebiam a etiqueta com o cdigo de barras padro EAN/UCC 128, que continha alm dos dados do lote, todas as informaes comerciais indispensveis para a comercializao do produto. Alm disso, cada unidade do produto industrializado recebeu uma impresso de identificao de rastreabilidade com o nmero do lote, hora e data de fabricao. A captura dos dados para confirmao dos lotes rastreados foi realizada atravs de leitor ptico para que fosse mantida a individualidade do lote durante o processamento das frutas. O controle de produo foi necessrio para que as frutas fossem identificadas mantendo-se a identidade destas nas etapas seguintes. O gerenciamento de dados ocorreu de maneira precisa, informando todo histrico, desde a colheita at a expedio do produto final. Pelo fato da crescente exigncia dos grandes mercados consumidores por alimentos com garantia de origem, a rastreabilidade um sistema que permite identificar todo o histrico de um produto dentro da cadeia produtiva, garantindo o conhecimento da origem do produto e podendo aumentar a segurana alimentar. A rastreabilidade alm, de no onerar e alterar a rotina na indstria, facilita o procedimento de estocagem e comercializao do produto final.

4. CONCLUSO A implantao do sistema de rastreabilidade em etapas parciais da cadeia produtiva de frutas, destinadas s indstrias conserveiras da Regio de Pelotas-RS, um procedimento vivel. Entretanto, deve-se estudar mais profundamente as vantagens de uma adoo em toda cadeia. 5. REFRNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] CAMARGO, R.; FONSECA, H.; GRANER, M.; et al. Tecnologia dos produtos agropecurios. So Paulo: Nobel, 1984. 298p. [2] CRUESS, W.V. Produtos industriais de frutas e hortalias. So Paulo: Edgar Blucher, 1973. 446p. [3] FACHINELLO, J.C. et al. Guia de rastreabilidade para a cadeia de frutas. Pelotas: Grfica Sem Rival, 2003. 40p.

Potrebbero piacerti anche