Sei sulla pagina 1di 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE LETRAS E ARTES ILA MORFOSSINTAXE III ANA KAROLINA FLORES BIBIANO

NO 47444 CHIMENE ROCHA NASCIMENTO 47416

Questo: Maria Marta Scherre, lingusta em seu livro Doa-se filhotes de poodle, tem um artigo fruto de pesquisas realizadas sobre construes consideradas de voz passiva sindtica ou pronominal, sendo revistas luz da lingstica e consideradas como de voz ativa. Para elaborao do material, a pesquisadora coletou dados de lngua em uso e constatou situaes recorrentes em que o verbo no concorda em nmero e pessoa com o seu suposto sujeito proposto, como no caso intencional do exemplo colocado no ttulo do livro, retirado de um anncio de jornal. Marcos Bagno, tambm lingista, apresenta, em seu livro Preconceito lingustico (pag 94 102), argumentos que consideramos os critrios sintticos (colocao no termo da orao), semntico (significado assumido pelo enunciado conforme posio ocupada pelos termos da orao) e pragmtico (efeito visado pelo falante ao escolher enunciar uma orao na voz ativa, passiva e reflexiva) significativos na caracterizao de estruturas como Vende-se casa sendo analisado como voz ativa.

Explica de que modo a gramtica Normativa considera estruturas como as mencionadas e qual a perspectiva de anlise de tais estruturas conforme a abordagem lingustica.

Segundo a gramtica normativa, voz do verbo a forma que este assume para indicar que a ao verbal praticada ou sofrida pelo sujeito. Tendo o sujeito e o verbo que concordar em nmero e pessoa. Segundo Cegala, em sua Novissima Gramtica da Lngua Portuguesa, com o pronome apassivador SE associado a um verbo ativo da 3 pessoa, temos a voz passiva pronominal.

Exemplo:

1. Vendem-se livros.

2. Regam-se plantas. No primeiro exemplo a interpretao de vendem-se livros como uma frase que se encontra na voz passiva pronominal, que corresponde a livros so vendidos na voz passiva analtica, tal frase segundo Maria Marta Scherre tem sentido ativo e no passivo. A ideia que algum, no se sabe quem seja, vende livros e no que livros sejam vendidos por algum . A passagem dese emprego da passiva indeterminao levou o falante a no mais fazer a concordncia, pois o que era sujeito passou a ser entendido como objeto direto, funo que no leva a exigir o acordo do verbo. Segundo Marcos Bagno as oraes passivas sinteticas simplesmente no existem, no exemplo vendem-se livros, para Bagno temos uma orao na voz ativa em que o sujeito indeterminado. Sendo que quando alterada a posio dos elementos, tambm alterada a interpretao de seu significado. Com base nos textos de apoio de Marcos Bagno e Maria Marta Scherre possvel chegar a concluso de que a definio defendida pela GT pode ser contraditria pois, o que ocorre uma falsa concordncia com o objeto direto, em funo do conhecimento da norma padro. Marcos Bagno diz que a lngua como um rio que se renova, enquanto a gramtica normativa como a gua do igap, que envelhece, no gera vida nova a no ser que venham as inundaes, j para Maria Marta Scherre nos diz que, gramtica normativa no a prpria lngua e sim parte dela. Todo ser humano exmio falante de sua lngua materna e no conhecer a gramtica normativa no implica em no saber sua prpria lngua. Se uma estrutura no esta conforme as normas da gramtica, essa rejeitada ou considerada estranha mesmo que seja dita como correta. Como exemplo encontramos vende-se casas, que ainda

considerada frase de emprego antiliterrio, mas utilizada normalmente pelos falantes mesmo que conscientemente sabemos que o correto segundo a gramtica normativa seja vendem-se.

Potrebbero piacerti anche