Sei sulla pagina 1di 8

A questo da Liberdade

Parte 1:Liberdade-Conceito Geral

De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condio de um indivduo no ser submetido ao domnio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos. Parte 2:Liberdade no conceito Filosfico

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausncia de submisso, de servido e de determinao, isto , ela qualifica a independncia do ser humano. Parte 3:Trs concepes da Filosofia (TEM QUE RESUMIR)

A primeira grande teoria filosfica da liberdade exposta por Aristteles em sua obra tica a Nicmaco, Nessa concepo, a liberdade se ope ao que condicionado externamente (necessidade) e ao que acontece sem escolha deliberada (contingncia).Diz Aristteles que livre aquele que tem em si mesmo o princpio para agir ou no agir, isto , aquele que causa interna de sua ao ou da deciso de no agir. A segunda concepo da liberdade foi, inicialmente, desenvolvida por uma escola de Filosofia, Eles conservam a idia aristotlica de que a liberdade a autodeterminao ou ser causa de si. Conservam tambm a idia de que livre aquele que age sem ser forado nem constrangido por nada ou por ningum A terceira concepo da liberdade introduz a noo de possibilidade objetiva, O possvel no apenas alguma coisa sentida ou percebida subjetivamente por ns, mas tambm, sobretudo alguma coisa inscrita no corao da necessidade.

4-Liberdade e sua origem:Mitologia Grega(Achar uma imagem de democracia em Atenas,por ex) Foram os gregos os pioneiros a lanar as sementes da idia democrtica, que, conservadas pelos filsofos da idade mdia, frutificaram na modernidade.

5-Liberdade na antiguidade e nos tempos atuais:

Nas dcadas de 60-70, o simples fato de se pensar na palavra "liberdade", j era sinal de alerta para os "Donos do Poder". As pessoas tentavam, atravs de suas canes e poesias, extravasar o seu "subjugado" pensamento, j que a ao da censura impedia que a populao tivesse conhecimento daquilo que realmente acontecia, passando, sempre, a idia de uma "paz tranqila". Hoje, com a advento da globalizao, a circulao de notcias imediatas atravs da Internet e o fim da Ditadura, temos direito a ter direito a "essa tal liberdade". Mas, mesmo com a liberdade de pensamentos, nem sempre podemos colocar em prtica esses pensamentos. Seria um atentado contra as regras do Direito. Podemos at falar, mas, no podemos, nunca, fazer o que falamos.

Alguns Exemplos:

1 Chico Buarque de Holanda, em 1966, comps a msica intitulada "A Banda". Em plena Ditadura Militar, esta cano chegou at ns como uma forma simples, alegre e descontrada de demonstrar o amor, compensandonos da confiana perdida nos homens e suas promessas, da perda dos sonhos que o desamor puiu e fixou. 2 Geraldo Vandr, advogado, compositor e msico, em 1968, no III FIC, em So Paulo, causou impacto com a apresentao da msica "Pra No Dizer que no Falei das Flores" ou "Caminhando". A msica teve grande

xito, tornando-se uma espcie de hino estudantil, mas teve seu curso interrompido pela censura por mais de dez anos.(ACHAR IMAGENS) 6-Liberdade no Brasil: No Brasil, desde a Constituio do Imprio havia a garantia da liberdade de expresso, o que foi preservado at a Constituio de 1937. J no perodo conhecido como Estado Novodurante o governo do presidente Vargas, o princpio constitucional da liberdade de pensamento desapareceu. Foi adotada a censura como meio de impedir a publicao ou a reproduo de determinadas informaes. Na atual Constituio Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, vrias inovaes foram conferidas em relao a liberdade de manifestao do pensamento, dando maior amplitude no rol de direitos e garantias individuais. Em todas as suas formas, a liberdade de expresso e um direito fundamental e intransfervel, inerente a todas a pessoas, e um requisito para a existncia de uma sociedade democrtica.

7-Liberdade e a Religio:

A Liberdade Religiosa um Direito que custou a ser conquistado, sendo que o mesmo s surgiu no mundo na transio histrica entre Era Moderna e Contempornea e que no Brasil s foi conquistado com o advento da Repblica. A Declarao Universal dos Direitos Humanos adotada pelos 58 estados membros conjunto das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948, no Palais de Chaillot em Paris, (Frana), definia a liberdade de religio e de opinio no seu artigo 18:

Todo o homem tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observcia, isolada ou coletivamente, em pblico ou em particular.(Imagens)

[pic]

8-Liberdade de Expresso:

o direito de manifestar livremente opinies, ideias e pensamentos.

. A liberdade de expresso serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do prprio exerccio do poder.

9-Liberdade condio existencial do Homem(Resumir + Imagens)

O desejo de liberdade um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Situaes como: a escolha da profisso, o casamento e o compromisso poltico ou religioso, fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma deciso responsvel quanto a seu prprio futuro. A liberdade se manifesta conscincia como uma certeza primria que perpassa toda a existncia, especialmente nos momentos em que se deve tomar decises importantes e nos quais o indivduo sente que pode comprometer sua vida.

Ao falar da liberdade humana podemos distinguir trs tipos bsicos da mesma:

1. Liberdade sociolgica: o sentido originrio de liberdade; se refere, na antigidade grega e romana, a que o indivduo no se acha na condio de escravo, enquanto que, na atualidade, alude autonomia de que goza o indivduo frente sociedade, e se refere libertade poltica ou civil,

garantida pelos direitos e liberdades que amparam ao cidado nas sociedades democrticas.

2. Liberdade psicolgica: a capacidade que possui o indivduo, "dono de si mesmo", de no sentir-se obrigado a atuar a instncias de uma motivao mais forte.

3. Liberdade moral: a capacidade do homem de decidir-se a atuar de acordo com a razo sem deixar-se dominar pelos impulsos e as inclinaes espontneas da sensibilidade.

10-Filosfos e seus conceitos sobre Liberdade:

*Para Kant, ser livre ser autnomo, isto, dar a si mesmo as regras a serem seguidas racionalmente. Todos entendem, mas nenhum homem sabe explicar.

Uma das obras realizadas por Kant a Crtica da Razo Pura.

* Para Spinoza, ser livre fazer o que segue necessariamente da natureza do agente.

* Para Leibniz, o agir humano livre a despeito do princpio de causalidade que rege os objetos do mundo material.

* Para Schopenhauer, a ao humana no , absolutamente, livre.

* Para Jean-Paul Sartre, a liberdade a condio ontolgica do ser humano.

* Para Carlos Bernardo Gonzlez Pecotche, a liberdade prerrogativa natural do ser humano, j que nasce livre, embora no se d conta at o momento em que sua conscincia o faz experimentar a necessidade de exerc-la como nico meio de realizar suas funes primordiais da vida e o objetivo que cada um deve atingir como ser racional e espiritual

*Karl Marx entende a liberdade humana como a constante criao prtica pelos indivduos de circunstncias objetivas nas quais despontam suas faculdades, sentidos e aptides (artsticas, sensrias, tericas...). Ele, assim, critica as concepes metafsicas da liberdade.

Concluso:

A liberdade no alguma coisa que dada, mas resulta de um projeto de ao. uma rdua tarefa cujos desafios nem sempre so suportados pelo homem, da resultando os riscos de perda de liberdade pelo homem que se acomoda no lutando para obt-la.(EXEMPLO,PODE ACHAR OUTRO)

"Liberdade, essa palavra Que o sonho humano alimenta Que no h ningum que explique E ningum que no entenda" Ceclia Meireles (Achar mais poemas desse tipo ou mensagens)

Razo Razo e a capacidade humana de organizar e analisar a realidade em que se vive fazendo com que o alvo se torne uma coisa compreensivel e capaz de ser analisada e organizada e ordenada de acordo com suas

caracteristicas pra serm ordenadas . atraves dea coerencia de pensamentos e teorias tambem pode-se perceber o objetivo da razo A razo tem por escopo estudar todos os contedos psicolgicos, se indagando sobre determinadas situaes ou coisas A razo procura descrever o sentido da memria, da imaginao, da sensao, assim como da percepo encontrando as melhores e mais convenientes respostas possveis para nossas indagaes. A razo consisti em conhecer a essencia das coisas e isso se aplica em diversas atividades humanas entre elas o Conhecer perceber o que acontece sempre ou frequentemente. As coisas que acontecem de modo espordico ou ao acaso, como o fato de uma pessoa ser baixa ou alta, ter cabelos castanhos ou escuros, nada disso essencial. Segundo Aristteles essas caractersticas so acidentes. no se pode tomar algo acidental como sendo a essncia. Atravs desse artifcio, diziam que no se pode determinar quem Scrates, porque se Scrates msico, ento no filsofo, se filsofo, ento no msico. Ora, Scrates pode ser vrias coisas sem que isso mude sua essncia, ou seja, o fato de ser um animal racional como todos ns. Nessa hora e necessesaria o uso da razo por que ela abstrai, classifica, separa e organiza os objetos segundo critrios. Princpios racionais Empirismo O empirismo uma teoria filosfica que defende o conhecimento da razo, da verdade e das idias racionais atravs da experincia. O conhecimento cientfico, a sabedoria adquirida atraves das percepes. A origem das idias por onde se percebe as coisas independente de seus objetivos e significado a relao de causa-efeito por onde fixamos na mente o que percebido atribuindo percepo a autonomia do sujeito que afirma a variao da conscincia de acordo com cada momento, a concepo da razo que no v diferena entre o esprito e extenso, como prope o Racionalismo. John Locke considerado o principal defensor do empirismo. Com sua corrente, denominada Tabula Rasa afirmou que as pessoas desconhecem tudo, mas que atravs de tentativas e erros aprendem e conquistam

experincia. Sua corrente tambm originou o behaviorismo que busca o entendimento dos processos mentais internos do homem. Inatismo segundo o inatismo o ser humano e como um agente esttico sem a possibilidade de sofrer mudanas. Desta forma quando o homem nasce, sua personalidade, valores, hbitos, crenas, pensamento, emoes e conduta social j esto definidos, uma vez que toda a atividade de conhecimento exclusiva do sujeito, o meio em que entra em contato no no participa dela.

Potrebbero piacerti anche