Sei sulla pagina 1di 21

N 63 | 28 Setembro a 4 Outubro de 2013

Regio Autnoma da Madeira

COMUNIDADES

ATUALIDADES

foto: Direitos Reservados

Concurso lanado este ano


O Governo Regional vai lanar at ao final deste ano o concurso internacional para a elaborao do estudo sobre as vulnerabilidades e respostas para as alteraes climticas no Arquiplago da Madeira. A novidade foi revelada esta semana pelo Director Regional do Ordenamento do Territrio e Ambiente, que contou que est a ser ultimado o lanamento deste concurso. Um concurso que, segundo avanou, tem o valor global de 268 mil euros. Joo Correia explicou que o lanamento deste concurso surge de um compromisso com a Unio Europeia para 2020, no mbito do Quadro Comunitrio de Apoio. De acordo com o Director Regional do Ordenamento do Territrio e Ambiente, este estudo s alteraes climticas engloba trs vectores: a constituio de um observatrio do clima e cenrios climticos; a elaborao de um mapa de vulnerabilidades, impactos e adaptao - com base nos cenrios climticos sero analisados detalhadamente os impactos nos diferentes sectores de actividade econmica e social, nomeadamente no que concerne aos recursos hdricos, sade, turismo, agricultura, entre outros; e a elaborao de uma estratgia regional de adaptao face as alteraes climticas - que vai indicar medidas de adaptao e mecanismos de monitorizao para o futuro. Este no o primeiro estudo que feito s alteraes climticas. Joo Correia referiu que o estudo que agora ir ser lanado, vem na sequncia do Projecto CLIMAAT II - Impactos e Medidas de Adaptao s Alteraes Climticas no Arquiplago da Madeira, realizado em 2006. Este tratou-se de um Projecto co-financiado pela Iniciativa Comunitria INTERREG III-B Espao Aores, Madeira e Canrias.

ATUALIDADES

Repblica garante ligaes areas

foto: Direitos Reservados

O Governo da Repblica assegurou ao executivo madeirense que, independentemente de estar, ou no, concretizada a negociao e o contrato fechado com o prximo concessionrio da ligao area entre a Madeira e o Porto Santo, no haver qualquer falha no transporte areo entre estas duas ilhas em Janeiro, por falta de concurso completo. Isso mesmo adiantou, na passada quinta-feira, a Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, margem da visita aos projectos de animao que se encontram nas Placas Centrais da Avenida Arriaga, integrados no programa do Festival da Natureza

da Madeira 2013. Conceio Estudante especificou que enquanto o concurso no estiver concludo e a adjudicao da concesso no for feita, ser a SATA a continuar a prestar o servio que est a prestar neste momento. Uma garantia deixada pela Secretaria de Estado dos Transportes governante madeirense, alm do compromisso de que esta Secretaria est preparada para assinar um contrato temporrio com a SATA, frisou Estudante. Conforme explicou a Secretria Regional, embora no sendo da nossa competncia essa actividade, posso dizer que, em Agosto, da ltima vez que

estive com o Secretrio de Estado dos Transportes, coloquei-lhe a pergunta sobre o ponto da situao nesta matria e a informao que obtive foi que o concurso estaria para breve e que o caderno de encargos estaria em fase de finalizao. Quanto alegada pretenso do Governo da Repblica em diminuir a frequncia das ligaes, Estudante revelou no ter ainda a redaco final do documento, mas admitiu haver essa inteno, ainda que frise que haver, em todas as circunstncias, mais do que uma ligao diria, seja Inverno, seja Vero.

ATUALIDADES

foto: Direitos Reservados

Produo da Dessalinizadora superior ao consumo de gua


O Secretrio Regional do Ambiente diz que o Porto Santo tem capacidade instalada na Central Dessalinizadora claramente superior ao consumo de gua praticado, mesmo no pico do Vero. Manuel Antnio Correia releva que 40% da capacidade instalada da central dessalinizadora no foi utilizada, neste ano. Ou seja, tem capacidade para mais do que o dobro dos visitantes, o que d uma importante margem para o crescimento turstico da Ilha Dourada. Em declaraes, o Secretrio Regional do Ambiente afirma que o conjunto de investimentos que foi feito no Porto Santo, particularmente na ltima dcada e meia, transformou uma ilha que vivia uma situao de dificuldades a todos os nveis numa ilha exemplar. Toda a gente se lembra qual era a situao do Porto Santo ao nvel do abastecimento de gua potvel, nomeadamente no Vero em que a escassez era permanente, o que criava at dificuldades ao crescimento da sua principal actividade econmica, que o Turismo, recorda.. Por outro lado, lembra ainda, em matria de recolha de lixo, quase no existia. E, acrescenta, a recolha e tratamento de guas residuais era praticamente inexistente. Hoje temos rcios de 100% e com solues exemplares em todos estes sectores, acentua. A propsito, na rea dos resduos slidos, Manuel Antnio Correia lembra que, em finais de Agosto, foi inaugurada uma infraestrutura de quarta gerao, que j um aprimoramento dentro daquele que j era um patamar de extrema qualidade. O Secretrio Regional do Ambiente destaca ainda que, ao nvel da gua potvel, h redundncias, ou seja existe capacidade instalada claramente superior ao consumo. Mesmo no pico do Vero, porque no resto do ano ainda mais, complementou. Quero, alis, fazer um elogio pblico aos trabalho que todas as equipas, os dirigentes e os funcionrios ligados gua, s guas residuais e aos resduos tm feito no Porto Santo. Uma terra que vem registando, de ano para ano, um aumento das infra-estruturas e da qualidade do servio e dos equipamentos, acompanhado pela reduo de custos.

ATUALIDADES

foto: Direitos Reservados

Proteco Civil quer RAM como plo de formao


O Servio Regional de Proteco Civil (SRPC) quer que a Madeira seja considerada um plo da Escola Nacional de Bombeiros, o que obrigar realizao de um protocolo j iniciado e que dever estar concludo no prximo ms de Outubro. Aquele servio pretende tambm ser o centro principal de formao no que diz respeito a intervenes nos espaos confinados dos tneis, uma vez que somos a Regio do Pas com maior experincia a esse nvel. Isto mesmo foi garantido, esta semana, pelo representante do Servio Regional de Proteco Civil. Luis Neri diz que a Madeira gostaria de garantir essa formao para o universo de bombeiros do Pas porque sendo a Escola Nacional de Bombeiros, o centro de formao nacional o Servio Regional de Proteco Civil considerado uma sua extenso, ento poderamos ser considerados um plo nessa matria. Exemplificando, o Presidente do Servio Regional de Proteco Civil lembra que a Lous o plo de formao em combates a incndios florestais. Luis Neri acrescenta, inclusive, que a Regio poderia tambm chamar a si a formao na rea do socorro em montanha. Temos competncias tcnicas, temos reconhecimento, temos trabalho conjunto no s dos bombeiros, como tambm das foras de segurana, Polcia, Guarda Nacional Repblicana e Foras Armadas, integrando tambm mdicos e enfermeiros das equipas mdicas de interveno rpida (EMIR). O protocolo em causa vir a ser assinado entre as partes e o Secretrio Regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, far a promulgao do mesmo, conforme nos adiantou Luis Neri.

ATUALIDADES

foto: Direitos Reservados

Casa do Povo faz anos no Centro John dos Passos


A Casa do Povo da Ponta do Sol assinalou no passado dia 1 de Outubro, o seu 40 aniversrio, sendo que as comemoraes tiveram lugar no Centro Cultural John dos Passos, uma estrutura marcante da cultura pontassolense e madeirense. O programa que assinalou a data, comeou pelas 10 horas com a Feira das Cores, na Rua Princpe Lus, na vila, prolongandose at s 20 horas. Das 9 s 17, no Centro Cultural John dos Passos, decorreu a Feira da Sade e entre as 17 e as 19 foi difundido um programa especial da Rdio Sol, em directo da sede da Casa do Povo aniversariante. Pelas 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Luz, foi celebrada uma missa de aco de graas solenizada pelo Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo. A sesso comemorativa que assinala o 40 aniversrio, est agendada para as 20 horas, seguindo-se uma visita s exposies de fotografia Uma Casa de Todos e de trabalhos manuais concretizados pelos formandos da CPPS. A actuao da Tuna de bandolins da Casa do Povo, em conjunto com a Tuna da Associaao Cultural do Porto Moniz, antecederam as intervenes, de representantes da Casa do Povo, da Cmara Municipal e da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais. No conjunto de iniciativas, foi prestada homenagem aos antigos Presidentes da Casa do Povo, e entrega de certificados de formaes ali efectuadas. Para finalizar o programa, actuou o Grupo de Folclore da Ponta do Sol, terminando o dia com um convvio.

COMUNIDADES

Ftima Lopes mostrou a mulher milenar em Paris

foto: Direitos Reservados

A criadora de moda Ftima Lopes apresentou esta semana, na capital francesa, na semana de pronto-a-vestir de Paris, os seus coordenados para a estao quente do prximo ano, numa coleco que desafia o tempo e mostra a feminilidade da mulher milenar. Ftima Lopes mostrou uma coleo em que reinterpreta a silhueta da mulher antiga para a ressuscitar no futuro. Atravs da cor branca e das

suas nuances, a criadora traz de volta a pureza divina. A feminilidade da mulher milenar est muito presente e acentuada por materiais nobres, como sedas, malhas finas e rendas, acrescenta a estilista madeirense a respeito da sua coleco. O mate liga-se ao brilhante, a transparncia funde-se com a matria e os comprimentos variam de acordo com os corpos, explica ainda. Segundo a estilista, o corpo da

mulher no exibido, mas deixa-se subtilmente adivinhar atravs de fatos fluidos e de calas justas. De salientar que Ftima Lopes trabalhou nesta coleco com o designer belga PP From Longwy para a criao de punhos, cintos e argolas oversized em smalto (material envidraado) branco e de inspirao mitolgica.

COMUNIDADES

foto: Direitos Reservados

Projecto de Nini Andrade nomeado para competio internacional em Singapura


A conceituada designer de interiores Nini Andrade Silva est presente nos Inside Awards, uma competio organizada no mbito do World Architecture Festival (WAF) e qual s chegaram os cinco melhores projectos de interiores do mundo, entre eles o The Beautique Hotels Figueira, em Lisboa, conforme refere uma nota enviada comunicao social. A decorrer em Singapura desde quarta-feira, dia 2, at hoje, a madeirense Nini Andrade realizou ontem uma palestra na qual apresentou o seu mais recente projecto de design de interiores para hotelaria: O The Beautique Hotels Figueira. De acordo ainda com o apontamento, os Inside Awards distinguem, a nvel mundial, os mais importantes projectos de arquitectura de interiores, sendo que o The Beautique Hotels Figueira est nomeado na categoria de Hotis. O grande vencedor desta competio ser revelado hoje, dia 4, na gala de encerramento do festival.

COMUNIDADES

Madeira Film Festival promove-se nos EUA e Aores

foto: Direitos Reservados

O Madeira Film Festival vai promover-se nos Estados Unidos, em Novembro. A organizao do evento estar em Los Angeles no prximo ms, para promover o festival madeirense, graas ao apoio da embaixada americana. O Madeira Film Festival estar em Los Angeles com um cocktail Vinho Madeira e vamos j divulgar o evento que se realiza em Abril do prximo ano. O anncio foi feito por uma das organizadoras do festival de cinema de natureza realizado na Madeira, antes da apresentao do projecto educativo Madeira Film Festival, que conta com o velejador Joo Rodrigues, como embaixador, na Escola Secundria Jaime Moniz. Para alm disso, a terceira edio - que ir decorrer entre 21 e 27 de Abril de 2014, na Madeira, tambm ser promovido nos Aores, em formato on the road. Elsa Gouveia referiu que a iniciativa passar a chamar-se Festival de Cinema da Natureza, para homenagear a floresta laurissilva, e porque j temos os Aores a caminho. J temos a SATA como parceira oficial, que vai comear a vender pacotes de Toronto e Boston via-Aores, com promoo do evento realizado na Madeira. Como h tambm floresta Laurissilva naquele arquiplago, decidimos homenagear a natureza das duas regies. No que diz respeito ao projecto educativo, Elsa Gouveia explicou que o projecto premeia o melhor vdeo, a melhor fotografia e a melhor histria e est destinado a alunos do secundrio, numa categoria, e a alunos das universidades e politcnicos, numa segunda categoria. A ideia envolver os alunos neste festival e na promoo da actividades ligadas natureza. No ano passado, participaram mais de 50 alunos, sendo que em vdeo, foram apresentados 18 projectos. A edio de 2014 ter como tema principal o mar e os recursos martimos, justificando-se a escolha de Joo Rodrigues como embaixador do evento. O velejador madeirense considera que o mar tem muito potencial para ser aproveitado em termos da sua riqueza, na vertente turstica e de criao de emprego. Tem-se discutido muito sobre as potencialidades do mar. Acho que ainda estamos num campo terico e ainda no conseguimos, de certa forma, concretizar como que podemos tirar partido deste potencial. Os passos tm de ser dados com cuidado, considerou, acrescentando que o mar pode constituir uma forma para combater o desemprego, sobretudo junto das camadas jovens e que podem apostar em novos projectos ligados ao mar.

COMUNIDADES

foto: Direitos Reservados

Misso Catlica Portuguesa ter novo Capelo


A Misso Catlica Portuguesa de Londres contar a partir deste ms com um novo Capelo, o Padre Marcos Pinto. O novo Capelo madeirense, natural do Campanrio e era proco da Nazar, no Funchal. Era igualmente responsvel pelo Departamento do Ensino Superior (DPES), na Diocese do Funchal e ao longo dos seus estudos passou por Paris, onde trabalhou algum tempo com a comunidade Portuguesa naquela cidade. A passagem de testemunho ocorrer numa celebrao que ter lugar no dia 26 de Outubro, pelas 16 horas, na Igreja de St. Mary of the Angels, em Bayswater.

10

COMUNIDADES

Missaonocongo.blogspot.com

foto: Direitos Reservados

Para todos quantos desejem seguir, este o blog do Padre Fidelino Jardim, natural da Madeira e presentemente em misso no Congo-Kinshasa, mais precisamente em Bambilo. Passamos a citar o Padre Fidelino Jardim: Bambilo, situa-se exactamente a 3,55 Norte ; 24,45 Este. Esta, uma das vinte parquias da enorme diocese de Bondo no Norte da Repblica Democrtica do Congo. A diocese, quase to grande como Portugal, estende-se, a norte, por 700 Km ao longo da fronteira da Repblica CentroAfricana. A sul limitada pelo grande rio Uele, um afluente do majestoso rio Congo.

Toda esta regio, coberta de densas florestas e centenas de cursos de gua, uma das mais isoladas do pas. Tem um subsolo riqussimo, sobretudo em ouro e diamantes, que so explorados de maneira artesanal. A populao, que no chega a meio milho de pessoas, vive nalguns centros, como Bondo a capital e nos lugares de extraco do ouro e dos diamantes. A nvel religioso, esta diocese tambm uma das dioceses mais pobres do pas. Os padres diocesanos so pouqussimos e os missionrios Combonianos, o nico instituto religioso presente aqui, so apenas cinco. Quando os Combonianos chegaram

parquia, em 1998, existia apenas uma capela de barro e palha e uma pequena comunidade crist. Durante 10 anos os missionrios viveram em palhotas construdas pelos cristos. Com o tempo, foi construda uma grande igreja e a casa dos missionrios. Agora est-se a construir uma escola e est previsto construir tambm um centro de sade. Bambilo j um ponto de referncia nesta zona. A nossa presena um sinal do Amor de Deus que no abandona o seu povo e um estmulo a trabalhar para ter uma vida mais digna e mais humana.

11

EDUCAO E CULTURA

UMa quer criar plo de referncia para o Turismo

foto: Direitos Reservados

O Secretrio Regional da Educao e dos Recursos Humanos, Jaime Freitas, e o Vice-reitor da Universidade da Madeira, Jos Manuel Batista, estiveram esta semana no Parlamento Europeu onde participaram em vrias reunies, isto para alm de terem tambm assistido ao evento Madeira Awaits You no PE. Segundo Jaime Freitas, foi aprovado recentemente o Plano Integrado de Desenvolvimento Tecnolgico e Inovao da Regio, com o objectivo de resultar em esforos para o favorecimento da actividade econmica da RAM, de uma foram directa ou indirecta, nomeadamente no turismo. Achamos que til pensar o turismo com outras vertentes, com alguma capacidade de previso no que diz respeito a aspectos que podem influenciar os fluxos tursticos e influenciar a Madeira como destino turstico, referiu. Aproveitamos esta passagem pelo PE para tomarmos conhecimento e para aprofundarmos conhecimento de todas as estruturas de carcter econmico e financeiro e dos instrumentos que a UE pe ao nosso dispor para financiar as actividades de investigao, realou ainda. Lembrando que a Madeira tem cerca de 380 pessoas que trabalham na rea da investigao, Jaime Freitas destacou que o objectivo do Plano Integrado de DTI multiplicar este nmero de investigadores para nos prximos cinco anos atingirmos a meta dos mil a trabalhar nesta rea. Realando as oportunidades e lucros que este plano pode trazer Regio, o Secretrio Regional da Educao e Recursos Humanos salienta a necessidade de pensar no seu financiamento, destacando o papel importante que o FEDER e o FSE podem ter nesta questo. Todavia acentuou haver mais recursos e programas que a UE disponibiliza para apoiar a rea da investigao, realando a cooperao entre o Governo Regional e a Universidade da Madeira nesta rea. Por seu lado, o vice-reitor da UMa, aps agradecer o convite de Nuno Teixeira para deslocar-se ao PE, realou que as reunies tiveram por objectivo perceber melhor os mecanismos de financiamento que esto disponveis para a investigao e educao e para podermos prosseguir os nossos objectivos. Assim, Jos Manuel Batista referiu que um dos objectivos na UMa criar um plo de referncia para o Turismo, o qual se encontra, e bem, alinhado com os objectivos do Plano Integrado de DTI definidos pelo Governo Regional. Ns achamos que a conjugao de esforos entre a UMa e o Governo Regional traz mais valias e, assim, conseguiremos atingir as nossas metas de forma mais rpida e mais adequada, adiantou. Um dos objectivos imediatos, referiu, lanar uma ps-graduao em Turismo ainda no prximo ano lectivo e a longo prazo uma ctedra, que, reconheceu, ser um processo moroso, alm de estabelecer uma rede com instituies internacionais nesta rea.

12

EDUCAO E CULTURA

Governo elabora manual para o Ensino Superior


A Secretaria Regional da Educao e Recursos Humanos est a elaborar o Manual do Candidato e do Estudante do Ensino Superior, anunciou o Secretrio Regional da Educao e Recursos Humanos. Trata-se de um manual que, segundo Jaime Freitas, visa informar e orientar, no s os candidatos ao ensino superior, como tambm os alunos que j frequentam este nvel de ensino, constituindo assim um instrumento de apoio e informao privilegiado ao servio dos jovens e estudantes. O projecto est a ser conduzido pelo Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, entidade tutelada pela SRERH. Para alm disso, a Secretaria Regional da Educao vai dinamizar sesses de divulgao e informao em todos os estabelecimentos de ensino secundrio e escolas profissionais da Regio, nas quais sero abordadas questes tcnicas relacionadas com o acesso ao ensino superior e s bolsas de estudo e apoios: Por outro lado, aproveitar-se-o aquelas sesses para se prestarem informaes sobre os cursos e as universidades e para se destacar a importncia da formao e qualificao de nvel superior, bem como os cuidados a ter na hora de se escolher o curso. Jaime Freitas destaca ainda, como novidade para este ano, a disponibilizao, no site do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, de um questionrio de avaliao de interesses profissionais. So 88 questes de resposta rpida, que ajudaro os estudantes a saber algo mais sobre si, sobre o ensino superior e sobre o seu possvel futuro, explica.

foto: Direitos Reservados

13

EDUCAO E CULTURA

foto: Direitos Reservados

Retbulo da S abre janela para o sculo XVI


A equipa de especialistas regionais, nacionais e internacionais que est a proceder aos trabalhos de restauro do retbulo da capela-mor da S do Funchal esteve na passada quarta-feira a explicar a evoluo do processo, numa sesso que decorreu na sala de exposies temporrias do Museu de Arte Sacra. O Director de Servios de Museus e Patrimnio Cultural, Francisco Clode, realou que a recuperao do retbulo da S significa que a Madeira est a realizar um trabalho absolutamente pioneiro por vrias razes a nvel nacional. Somos a regio portuguesa que tem o nico retbulo in sito do princpio do sculo XVI e uma oficina ligada Coroa Real Portuguesa, sublinhou. No trabalho que est a ser desenvolvido pela DRAC, atravs desta Direco de Servios, em parceria com a World Monument Fund, com o Laboratrio Jos de Figueiredo e com o Laboratrio Hrcules da Universidade de vora, esto a ser feitas descobertas muito interessantes para conseguirmos chegar a um detalhe mais apurado de quem foi o verdadeiro autor. Para Francisco Clode, o mais extraordinrio a possibilidade de se poder ver, quase 500 anos depois, uma obra que esteve ou escurecida pelo tempo e que agora se revela, quase como abrirmos uma janela para o sculo XVI. Os trabalhos de restauro tiveram incio no ms de Abril e devero ficar concludos em Maio de 2014. Nessa altura, ser feita uma apresentao pblica do patrimnio em causa, sendo que o retbulo ficar disponvel a todos os que quiserem visitar a S e terem a oportunidade de visitar o nico retbulo de Portugal que continua na sua moldura e estrutura original.

14

ECONOMIA E FINANAS

Madeira brilhou no Parlamento Europeu

foto: Direitos Reservados

Foi na passada tera-feira inaugurado no Parlamento Europeu, com as presenas do Vice-presidente do Governo Regional, Joo Cunha e Silva, e da Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceio Estudante, o evento Madeira Awaits You. Este evento, que decorreu at ao dia 4 de Outubro, promovido pelo deputado madeirense ao PE, Nuno Teixeira, em parceria com a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes e visa dar a conhecer o destino Madeira. O Vinho Madeira, o artesanato, o bordado, a natureza, as flores e as frutas fazem parte do cenrio desta iniciativa que conta ainda com a colaborao e apoio de outras entidades, nomeadamente da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, atravs da Direco Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, do Parque Natural da Madeira e da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira. Ao todo o evento levou esta semana uma delegao de cerca de 80 madeirenses a Bruxelas. Na apresentao do evento, Conceio Estudante sublinhou ser esta uma excelente oportunidade de levar a imagem da Madeira junto dos Parlamentares Europeus e das sua equipas, que se enquadram perfeitamente no perfil de cliente ideal para a Madeira, enquanto destino turstico. Neste mbito, destacou o grande nmero de convidados para estar presente no evento, o que demonstra o sucesso da iniciativa. Por outro lado, anunciou, margem da abertura do evento, que a Madeira poder receber na Primavera do prximo ano um grande encontro promovido por uma multinacional canadiana (na rea do recreio nutico), tendo decorrido ontem, em Bruxelas, uma reunio nesse sentido. Ser um evento de grande projeco internacional, adiantou Conceio Estudante. Por seu lado, Nuno Teixeira destacou o sucesso do evento Madeira Awaits You junto dos Parlamentares Europeus, realando ter recebido na sua caixa de correio electrnico oficial do PE imensos e-mails a felicitar pela qualidade do evento, sobretudo das flores. Creio que o objectivo inicial, que era trazer um pouco da Madeira at s pessoas, est cumprido. A segunda fase que estas pessoas tenham o desejo de visitar a Madeira. O que quisemos dizer a estas pessoas que a Madeira tem muito para os surpreender, realou ainda.

15

ECONOMIA E FINANAS

Madeira quer captar investimento dos Emirados

foto: Direitos Reservados

A Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceio Estudante, teve na passada quarta-feira um encontro no Parlamento Europeu (PE) com a Ministra de Cooperao Internacional e Desenvolvimento dos Emiratos rabes Unidos, Lubna Bint Khalid Al Qasimi, onde tambm esteve presente o eurodeputado madeirense Nuno Teixeira. No final da reunio, a governante madeirense realou ter sido uma oportunidade que se criou e que resultou melhor do que estvamos espera, destacando tambm a visita da Ministra, acompanhada do embaixador junto da UE e da Vice-presidente do Parlamento dos Emiratos rabes Unidos ao evento Madeira Awaits You, que decorreu esta semana no PE. Sobre esta visita, Conceio Estudante realou que a Ministra confessou, durante a reunio, ser uma grande apreciadora de flores, salientando,

assim, o efeito multiplicador que a visita teve. Em relao reunio com a Ministra, adiantou ter sido um primeiro contacto, o qual, referiu, possibilitou potenciar uma eventual visita pessoal Madeira para entrar em contacto com a nossa realidade e a partir daqui, sendo ela proveniente de uma economia em grande expanso e com grande capacidade de investimento, poder discutir opes e cenrios de investimento na nossa Regio, nomeadamente na rea dos transportes, uma vez que a linha dos Emiratos uma linha importantssima no contexto da avio e que j voa directamente para Lisboa. Quanto ao evento que tem lugar no PE de apresentao do destino Madeira, Conceio Estudante, salientou estar a decorrer muito bem, destacando o trabalho concertado e a sinergia com vrias entidades para levar a cabo a

iniciativa. Podemos nos orgulhar com a imagem que est a passar no PE sobre a Madeira, que pequena em espao e dimenso, mas que muito grande quando se apresenta com a qualidade e empenho, como faz em todas as ocasies, sublinhou. Por seu lado, o eurodeputado Nuno Teixeira, promotor deste evento, que se realizou pela primeira vez no PE, sublinhou o assinalvel sucesso desta aco de promoo da Madeira junto dos parlamentares europeus, destacando as centenas de pessoas que passaram anteontem pelo cocktail de apresentao do evento, que apreciaram a qualidade de tudo aquilo que lhes foi apresentado, desde os arranjos de flores, o Vinho Madeira e as delcias apresentadas pela Escola de Hotelaria e Turismo.

16

RELIGIO

foto: Direitos Reservados

Tradio de Nossa Senhora do Bom Despacho


A tradio repetiu-se na Campanrio na manh de sexta-feira 27. Pelas 5 horas, um grupo de pessoas dirigiu-se s serras da Quinta Grande para apanhar aucenas roxas que serviro para ornamentar a capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, bem como o andor na festa que vai ser celebrada neste domingo naquele templo. Foi com muita animao que pessoas das mais diversas idades participaram neste evento que, desde h muitos anos, uma realidade na ltimo sextafeira de Setembro. O cortejo integrou pessoas a p ou de carro transportando cestos e baldes com as aucenas que nascem espontaneamente nas serras madeirenses e cujo colorido muito bonito. Depois de uma paragem para o convvio no miradouro do Campanrio, o cortejo deslocou-se para a capela onde so depositadas as flores e iniciada a decorao do seu interior e exterior. Um grupo de alunos e alunas das escolas do Campanrio, acompanhado dos seus professores participou neste cortejo sendo um motivo de incentivo aos mais jovens para que se interessem por esta actividade e no deixem esmorecer a tradio. Tambm notou-se a participao de alguns emigrantes que assim recordaram tempos antigos. Um grupo de tocadores de instrumentos tradicionais madeirenses, animou o cortejo e o convvio numa manh muito especial para a comunidade paroquial do Campanrio.

17

RELIGIO

Parquias madeirenses louvam Nossa Senhora


O primeiro domingo do ms de Outubro ser assinalado na Madeira com festas religiosas dedicadas a Nossa Senhora sob diversas invocaes. A mais conhecida, porque tem a vertente de arraial a que decorre na respectiva parquia na freguesia de So Vicente, onde muitas pessoas participam nas celebraes religiosas. Na sexta-feira ser celebrada missa s 20 horas, realizando-se a bno do novo altar e do ambo. No prximo domingo a festa principiar s 13 horas. A missa da viglia que ter lugar no sbado ser s 20 h30. Na segunda-feira, dia litrgico de Nossa Senhora do Rosrio, ser celebrada missa de aco de graas s 20 horas. No Jardim do Mar a festa de Nossa Senhora do Rosrio, a padroeira daquela parquia vai ser celebrada no prximo sbado s 15 horas. A partir das 19 horas haver muita animao com o espectculo de variedades Madeira em Festa. No prximo domingo, s 16 horas, na parquia do Jardim do Mar realizar-se- do Santssimo Sacramento. Em Santa Maria Maior a solenidade de Nossa Senhora do Socorro, a padroeira daquela parquia funchalense ter lugar no domingo s 17 horas. A missa vespertina, no sbado iniciar-se- pelas 20 horas.

foto: Direitos Reservados

18

DESPORTO

foto: Direitos Reservados

Vitria feliz do Paos


O Paos de Ferreira conseguiu a primeira vitria na I Liga ao vencer o Martimo por 4-3, num jogo alucinante e com muita emoo, principalmente na segunda parte onde foram marcados seis golos, trs dos quais em trs minutos. Os pacenses estiveram a perder por trs vezes, mas acreditaram e mostraram raa para recuperar e tiveram o justo prmio no final com o triunfo a chegar num auto-golo de Igor Rossi (89`). Os castores tinham o peso da lanterna vermelha, mas mostraram no Caldeiro que tm futebol para outro patamar da classificao. Numa partida disputada sob alguns aguaceiros e um relvado escorregadio, foi a equipa de Costinha a primeira a criar perigo. Ainda estvamos no primeiro minuto e Beb deixava Rben Ferreira nas covas e surgia frente a Jos S que com o p direito negou o golo. Na sequncia do canto favorvel ao Paos, o central Ricardo lesionou-se, teve de sair para receber assistncia, e o Martimo aproveitou para colocar-se em vantagem por Derly (4`). O avanado entrou na rea deixou Andr Leo para trs e rematou cruzado rasteiro sem hiptese para Antnio Filipe. Os castores sentiram o golpe, mas no se foram abaixo. Com mais posse de bola e a apostar na rapidez de Caetano e Beb, criaram algumas situaes de apuro para S e ganharam uma dezena de cantos na primeira parte. O Martimo mostrava-se mais assertivo em termos ofensivos, atravs de rpidas transices de Heldon e Danilo Dias. Mas a melhor oportunidade para os verde-rubros esteve na cabea de Derley (33`), na sequncia de canto, mas Antnio defendeu sobre a linha. O incio da etapa complementar foi de loucos. Em trs minutos marcaram trs golos. O Paos chegou igualdade por Caetano (49`) a aproveitar um erro de Mrcio. Na jogada seguinte o Martimo coloca-se em vantagem, com novo golo de Derley (50`), aps cruzamento de Heldon. Ainda os adeptos verde-rubros festejavam o golo e Beb (51`) voltou a igualar, com um remate de p esquerdo de fora da rea que surpreendeu Jos S. Aps uma breve pausa a emoo dos golos voltou. Artur bateu um livre na meia direita e Igor Rossi fez um irrepreensvel cabeceamento, colocando o Martimo na frente (3-2). Sete minutos depois o Paos volta a igualar atravs de Manuel Jos na marcao de um livre forte e colocado ao ngulo, sem hiptese para S. Quando parecia que o jogo terminaria num empate e na justa diviso de pontos, surge o golo da reviravolta do Paos. Num lance em que a defesa do Martimo foi lenta a despachar a bola, Manuel Jos fez um grande passe a lanar Rui Miguel que, na rea, cruzou para Beb, mas Igor Rossi acabou por desviar para a prpria baliza. Um auto-golo que carimbou a primeira vitria do Paos.

19

DESPORTO

Eficcia letal alvinegra

foto: Direitos Reservados

O Nacional provou que no necessria uma grande produo ofensiva para se conseguir a vitria. A equipa de Manuel Machado fez, em Vila do Conde, da eficcia a sua maior arma, e numa mo cheia de oportunidades que criou finalizou trs delas com sucesso, depois de ter aguentando um Rio Ave atrevido, mas pouco inspirado, nos mpetos iniciais. Isso foi notrio nos primeiros 15 minutos, em que os vila-condenses rondaram a baliza de Gottardi, mas sem que Hassan, primeiro, e Diego, depois, conseguissem dar o melhor seguimento s oportunidade esboadas, caindo depois na teia da defesa alvinegra, que mesmo sobre presso nunca quebrou. Perante o encosto do Rio Ave, Manuel Machado colocou a equipa a jogar em contraataque, e apesar das tentativas iniciais no terem corrido de feio, Claudemir, pouco depois da meia-hora, ganhou algum espao e tomou a deciso certa ao rematar entrada da rea, para um golo de belo efeito, que criou o primeiro rombo na nau vila-condense.

No 2. tempo, o Nacional percebeu com astucia que os locais tinha de se expor em busca do empate, e revelando uma defesa slida, continuaram a insistir no contra-ataque, em manobras que os recm-entrados Joo Aurlio e Djaniny foram essenciais. O mdio esboou a jogada em Candeias assistiu Rondon para o 2-0, e esteve depois em destaque ao assinar o terceiro golo, desta feita aps uma grande jogada individual de Djaniny que rompeu a defesa nortenha. Nos instantes finais, o Rio Ave voltou a cair no erro de querer ser uma locomotiva para tentar penetrar na barreira criada pelos madeirenses, mas j no teve tempo, nem argumentos, para perturbar uma coesa equipa alvinegra, que soma assim a 2. vitria consecutiva. Num jogo em que o triunfo valeu, sobretudo, pela coeso e astucia da equipa, todos os sectores estiveram em bom plano. Palavra inicial defesa, com Mexer e Miguel Rodrigues a serem uns verdadeiros esteios defensivos nos momentos em que o Rio Ave

pressionou, e onde Gottardi, na baliza, revelou ateno mxima. O meiocampo foi tambm solidrio, e alm da influncia de Jota Claudemir foi decisivo ao ter um rasgo de inspirao no remate que resultou no primeiro golo. Na frente de ataque, Rondon e Candeias foram atrevidos nas alas, contrastando um pouco com apatia de Mateus. Para o segundo tempo, o angolano acabou por dar lugar a Djaniny, numa boa opo de Manuel Machado j que o cabo-verdiano veio dar uma maior dinmica s investidas da equipa. O confronto entre Rio Ave e Nacional proporcionou o reencontro entre Mrio Rondon e Del Valle, os dois jogadores venezuelanos que atuam no campeonato nacional, e que no final do encontro trocaram camisolas no centro do relvado. Nas bancadas do estdio do Arcos, numa tarde chuvosa, e com pouco pblico, no conseguimos deslumbrar uma falange de apoio equipa alvinegra.

20

www.visitmadeira.pt srt.gov-madeira.pt

comunidadesmadeirenses.srt@gov-madeira.pt Tel. 00 351 291 203 800

REGIO AUTNOMA DA MADEIRA


GOVERNO REGIONAL

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, TURISMO E TRANSPORTES


CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

21

Potrebbero piacerti anche