Sei sulla pagina 1di 11

Interdisciplinaridade e Psicologia: algumas reflexes

Dra. Christina Menna Barreto Cupertino1

Resumo: Este texto foi apresentado na Mesa Redonda Interdisciplinaridade: reflexes, durante o IV Encontro Estadual de Clnicas-Escola, em So Paulo, em agosto de 1996. Discute brevemente algumas posies pesquisadas sobre a Interdisciplinaridade: o que , a que necessidades responde, como pode ser posta em prtica. A seguir, situa o material apresentado frente ao estudo e exerccio profissional em Psicologia, relacionando-o formao de psiclogos. Abstract: This paper was presented at the 4th Conference about training of psychology students, in So Paulo, August 1996. It presents some theoretical positions about Interdisciplinarity and its relations with Psychology and psychology students training. Palavras-chave: Formao de psiclogos; interdisciplinaridade.

Doutora em Psicologia pela PUC-SP, Professora do Programa de Mestrado em Educao da Universidade Paulista - UNIP/Objetivo.

Interdisciplinaridade e Psicologia: algumas reflexes Dra. Christina Menna Barreto Cupertino Agradecendo o convite para participar desta mesa2, admito, ao mesmo tempo, que no tenho diante de mim uma tarefa fcil, uma vez que, apesar de sua introduo datar j de quase um sculo, o que se entende por interdisciplinaridade ainda est longe de ser consensual. Desde que iniciou o empreendimento de conhecer o mundo em que vivia, o ser humano oscila entre duas posies, entre polaridades que se alternam. Oscilamos, segundo algumas reflexes de Gusdorf (1995), entre O UNO E O MLTIPLO, A PARTE E O TODO. Conforme nossos afazeres profissionais, essas oscilaes se desdobram. Ns, como profissionais de cincias humanas e da educao, em nossa prtica cotidiana, sentimos parte desta manifestao como uma ciso entre A TEORIA E A PRTICA, e entre O MESMO E O OUTRO como objetos do nosso olhar. No pretendo aqui estender-me profundamente no que diz respeito a essa oscilao em seu aspecto filosfico ou epistemolgico. Filsofos e cientistas, certamente mais competentes que eu, j o fizeram ao longo dos sculos. Alm disso, esse no o objetivo principal deste encontro, mais voltado discusso da formao de nossos alunos para o exerccio de uma prtica. Farei, portanto, uma breve apresentao de algumas posies sobre a emergncia e a necessidade da ATITUDE interdisciplinar, naquilo que diretamente nos diz respeito enquanto psiclogos e educadores em nossas respectivas reas de atuao. Interdisciplinaridade: para que? No podemos deixar de falar sobre a to amplamente discutida crise de paradigmas que vivenciamos hoje em dia, ao darmos incio apresentao da interdisciplinaridade. Afastado, desde o final da Idade Mdia, de um entendimento mtico e dogmtico das coisas, o sujeito humano vem se envolvendo, nos ltimos quatro sculos, na tarefa de dar conta de compreender o mundo que o cerca.
2

Mesa Redonda Interdisciplinaridade: reflexes, IV Encontro Estadual de Clnicas-Escola, So Paulo, agosto de 1996.

Ciente de suas limitaes e idiossincrasias, estabeleceu como critrio o que denominamos como mtodo cientfico tradicional, essencialmente baseado no controle dos fenmenos por meio de sua reduo s exigncias das situaes de laboratrio. Dessa forma reduzidos e controlados, tais fenmenos podem tornar-se calculveis e previsveis, permitindo as rplicas e o acmulo de conhecimento. A exeqibilidade deste projeto, entretanto, s acontece por meio de uma compartimentao do real, uma vez que, mesmo que seja possvel pensarmos numa realidade s, ela no passvel de ser submetida a tais condies de investigao de uma s vez. Nos diz Leo (1992) que esse procedimento assemelha-se ao lema do Imperialismo romano, que dizia: divide et impera. Alm disso o real, como quer que o entendamos, no se apresenta a ns atravs de uma ordem que lhe seja inerente. Ele no tem lgica em si. Sua inteligibilidade s mantm estrutura e lgica dentro de parmetros anteriormente definidos por um sujeito racional, em pleno uso desta habilidade, que o observa. No caso do mtodo cientfico, essa definio deve ser cuidadosa e precisa, de forma que possa ser claramente retraada a origem de cada variao: no h lugar para o imprevisvel e o mutvel, para o acaso. Um saber desse tipo, to controlado e previsto, s pode acontecer dentro de limites bem estabelecidos, confinado a reas bem delimitadas que esgotem cada compartimento - as disciplinas. A conseqncia desses limites necessrios a qualquer investigao cientfica mostra-se numa srie de benefcios e tambm de problemas, que vivenciamos a cada instante. Por um lado, a cincia e a tcnica tiveram um assombroso desenvolvimento, melhorando de forma ampla e geral a existncia humana. Por outro, esse desenvolvimento ocasionou, entre outras coisas, o que hoje nomeamos como fragmentao do saber, que significa um progressivo aumento das especialidades dentro das diferentes disciplinas. J ouvimos vrias vezes a afirmao de que a sociedade contempornea abriga, nas comunidades cientficas, pessoas que sabem cada vez mais sobre cada vez menos. So especialistas que discorrem brilhantemente sobre fragmentos reduzidos do real, e que no tm viso de conjunto ou cultura geral. So, nos casos extremos, os cientistas acusados de desrespeito tica, por pesquisarem e desenvolverem produtos sem preocupao com o uso que ser feito deles (como no caso de alguns experimentos em gentica ou de artefatos que podem ser usados em guerras bacteriolgicas, por exemplo).

E no nosso campo especfico de atuao - o das cincias humanas e da educao - os impasses no se fizeram esperar, j que o sujeito, nosso objeto de estudo, exatamente por sua dupla condio, felizmente escorrega diante de cada tentativa de aprisionamento por qualquer referencial que o queira esttico e controlvel. Qualquer conhecimento que se venha a obter sobre o fenmeno humano por esta perspectiva tende a ficar confinado s bibliotecas acadmicas, afastado da possibilidade de servir aos praticantes e comunidade, na medida em que, genrico, no diz respeito a ningum ou a nenhuma situao em especial. Seguindo essa argumentao podemos acompanhar a constituio de um impasse, diante de todas estas dificuldades que vm pondo prova a capacidade humana de desvelar o mundo com base na experimentao e nos at ento confiveis procedimentos lgicos desencadeados pela racionalidade. A esse impasse damos o nome de crise de paradigmas, diante da qual uma das sadas possveis a aproximao interdisciplinar dos fenmenos. A atividade interdisciplinar ancora-se fortemente, portanto, na crise paradigmtica atual. exatamente pela dissoluo entre disciplinas que temos o sinal de que a racionalidade est em crise. Ao estudar s um determinado fragmento do real, a disciplina impe sobre ele seu olhar especializado, transformando o campo no qual os eventos acontecem em laboratrio. Em cincia humana, isso quer dizer justamente um afastamento do funcionamento habitual, do cotidiano dos sujeitos que nos interessa conhecer. Dito de outra forma, significa a impossvel exigncia de neutralidade no exerccio da prtica cuja impossibilidade todos experimentamos no dia a dia. Esse procedimento j evidenciou sua incompletude, pressionando-nos abertura para novos modos de conhecer. Leo (1992), por exemplo, oferece uma argumentao radical sobre a inexorabilidade da interdisciplinaridade. Segundo ele, o empreendimento cientfico moderno derivou em direo funcionalidade dos objetos produzidos pela tcnica, padro que exige a confiabilidade dada pela segurana dos procedimentos. Essa extrema exigncia de rigor seria a origem da indisciplina que descentra as disciplinas. Mais que um recurso retrico, a interdisciplinaridade seria um fato irrecorrvel, diante dessa necessidade de atender funcionalidade dos artefatos da cincia (os sistemas simblicos includos), que criam vida prpria e seguem seu caminho, independentes do contexto que as gerou. J de acordo com Edgar Morin (1994), sair da cincia de laboratrio significa lanar-se realidade, mais complexa em virtude de sua pluralidade. Nesta

realidade, os fenmenos no acontecem segundo a lgica clssica, binria, do sim/no que se opem. Na realidade, coisas incompatveis se complementam, e a diferena existe como um fenmeno natural, pouco passvel de ser apreendido atravs da linearidade desejvel no campo do experimento. E para abordar uma realidade complexa, necessrio uma forma de pensamento tambm complexa, apoiada numa lgica no binria. A interdisciplinaridade uma delas. Em sociedades como a nossa (ocidental contempornea), onde as mudanas so a regra, fixar-se em especialidades definidas imobiliza o sujeito do conhecimento. Interdisciplinaridade: o que ? Quando fiz referncia dificuldade de abordar esse tema, era exatamente dessa definio que estava falando. Este um ponto controvertido, seja no convvio com praticantes da interdisciplinaridade, seja na literatura. A interdisciplinaridade definida de muitas maneiras, sendo confundida com a pluridisciplinaridade ou a transdisciplinaridade no caso de alguns autores3, para os quais indiferente o uso de qualquer destes termos. Outros diferenciam claramente uma expresso da outra, usando o termo interdisciplinaridade com exclusividade4. H ainda divergncias quanto aos usos possveis da abordagem interdisciplinar. Ela um fenmeno irreversvel, ao qual temos que nos render mesmo sem ter ainda critrios definidos? A resposta a essa pergunta , queiramos ou no, sim. A proliferao de reas do conhecimento que conjugam nomes de disciplinas vrias inegvel: Psicomotricidade, Neurolingstica, Mecatrnica, Biotecnologia, e assim por diante. Ou seja, a despeito do estabelecimento de discursos mais confiveis, ou de critrios rigorosos de aproximao, disciplinas se unem por necessidade, e pela constatao de que limites rgidos no so mais alguma coisa que se possa manter. Entretanto, ao contrrio do que s vezes observamos, a interdisciplinaridade no qualquer reunio de pontos de vista aleatria, meras opinies que se sobrepem sem conexo. Nas condies atuais, podemos observar sua ocorrncia em situaes definidas.
3 4

Entre outros Michel Maffesoli, Gianni Vattimo, Felix Guattari. Principalmente Ivani Fazenda e Hilton Japiass.

As principais referem-se aplicabilidade do (ou entrega ao) conceito de interdisciplinaridade em situaes de ENSINO e da PESQUISA, ocasies nas cincias humanas e da educao nas quais sistematicamente nos confrontamos com a complexidade do cotidiano. No caso do ensino, existem procedimentos de organizao curricular que favorecem, em alguns casos, a abordagem de alguns tpicos pela via interdisciplinar: basicamente o uso e aplicao de conceitos gerais a vrios domnios do conhecimento (DHainaut, 1995). Quando se trata da pesquisa, h toda a abordagem da pesquisa do cotidiano, ampla demais para ser desenvolvida aqui. A aproximao pela via da interdisciplinaridade depende sempre de que estabeleamos um tema de interesse que constitua um foco central, lanando sobre ele olhares de diferentes perspectivas, investigando-o sob diferentes pontos de vista ou discursos por meio do estabelecimento de parcerias com o conhecimento acumulado, com outros interlocutores, ou atravs de nossa prpria atitude de abertura a vrios modos de pensamento (Fazenda, 1995). nesse ponto que eu arrisco uma aproximao entre o tema que abordamos nessa mesa e o contexto mais geral da formao e do exerccio profissional em Psicologia. Por estes critrios, poderamos falar de Interdisciplinaridade e Psicologia? Eu arriscaria responder que sim, focalizando principalmente a questo sobre o fato da Psicologia ser ou no uma disciplina isolada. Ela pode ser vista apenas por este ngulo? As discusses mais recentes levantam dvidas sobre isso. Ao contrrio, cada vez mais parecemos convencidos de que, mltipla por natureza, a Psicologia (ou psicologias?) oferece excelentes condies para o estabelecimento destas parcerias, fato que observamos quotidianamente na prtica. Frente a quem estamos atendendo (indivduos, grupos ou instituies), dialogamos com nossa teoria de preferncia, til e necessria, porm insuficiente. Dialogamos com nossos supervisores e colegas. Dialogamos conosco mesmos na explorao de vrias possibilidades de compreenso, seja as que a prpria Psicologia nos oferece em suas caleidoscpicas vertentes, seja as de outras especialidades (cincias ou artes), seja as do senso comum. E, principalmente, abrimo-nos para o encontro com outros, no mais apenas na posio de tcnicos cujo parecer prevalece, mas na condio de parceiros de investigao, em busca de resultados consensuais.

Podemos pensar, junto com Guattari (1962) que, no campo das cincias humanas, em qualquer de suas disciplinas (a Psicologia a includa), sempre que lidamos com problemas - concretos e complexos - no escapamos da viso interdisciplinar, uma vez que viso disciplinar s possvel na perspectiva do isolamento e controle do fenmeno em laboratrio. Sair do laboratrio e do rigor metdico moderno pressupe o retorno ao mundo real, basicamente polifnico, exigindo o trnsito pelos diferentes discursos que compem essa polifonia. A interdisciplinaridade o modo de abordar a pluralidade, a multiplicidade de formas de existncia e de vises de mundo. nesse aspecto que a interdisciplinaridade mostra-se como a sada para o impasse da crise da racionalidade, a condio de fazer a ponte entre teoria e prtica. Por no pretender caminhar na direo de uma generalizao progressiva (Maffesoli, 1962), unindo domnios diferentes, ela se constitui numa forma de abordagem do heterogneo. Interdisciplinaridade: como se faz? Nesse ponto deparamo-nos com as incertezas de um conhecimento ainda se fazendo, sobre o qual no temos ainda o distanciamento necessrio para falar com tranqilidade. Sabemos que a interdisciplinaridade necessria, mas ainda cheia de problemas de comunicao, e que o que podemos observar uma disciplina mandar sinais a outras, sem garantia de inteligibilidade nem aprofundamento da comunicao. Vamos considerar, por um momento, se essa inteligibilidade necessria, e em que condies. Quatro sculos de subjetividade subjugada por rigorosos padres de objetividade, no presente momento, provocam a ocasional recada na direo de parmetros anteriormente irrefutveis, como a coerncia linear de argumentao ou a manuteno da lgica racional, que acabam por impedir a ousadia de tentarmos alternativas diferentes, podendo avali-las depois. No quero com isso dizer, em momento nenhum, que o conhecimento seja abandonado falta total de critrios, e sim que sejam analisadas (criteriosamente, sim) algumas das propostas apresentadas atualmente. Duas posies coexistem, quanto a essa anlise, debatendo o alcance e a possibilidade de um conhecimento interdisciplinar. Por um lado, temos os que pretendem estabelecer critrios discursivos lgicos e coerentes - do ponto de vista da lgica clssica - no confronto de um domnio com o outro, sem o qual

o discurso cientfico perderia a credibilidade. H tambm aqueles (entre os quais eu me incluo) que acreditam que se estes critrios forem cumpridos, estaremos novamente exercitando a reduo de um discurso ao outro, reconduzindo mais uma vez o que se apresenta como outro a um mesmo. Em outras palavras, o fato de no termos ainda clareza sobre como fazer interdisciplinaridade, no deve impedir-nos de continuar tentando. A ansiedade da suspenso num processo em seu pleno acontecer no justifica que procuremos a sada mais prxima ou mais fcil, nem o retorno tranqilidade da certeza adquirida que, no entanto, no mnimo no estava mais nos levando a lugar nenhum. de acordo com a perspectiva da suspenso na incerteza quanto garantia dos critrios que podemos criar o espao necessrio para a proliferao de outros, das diferenas (de cultura, de experincia, de especialidade) e no mais com o afunilamento de compreenses estanques de segmentos do universo. Como cuidar, entretanto, da credibilidade, se apoiamos esse ponto de vista? De que modo podemos estabelecer alguma interlocuo com o outro, sem reduzi-lo a ns mesmos e sem cairmos num vale-tudo irrefletido, numa equivocada viso impropriamente chamada de holstica, sob a qual se abrigue qualquer colcha de retalhos? Em primeiro lugar, atravs da conscincia de que a interdisciplinaridade no quer dizer o abandono da disciplina (Portella, 1995), mas sim um momento de in-disciplina, de abertura interlocuo, crtica e reviso, quando isso se fizer necessrio. Ser interdisciplinar significa, antes de tudo, estar bem assentado em uma disciplina, para dela poder divergir. O respeito a esse critrio pode evitar o que observamos como modismos interdisciplinares, que no significam outra coisa que pouco preparo e desconhecimento de um domnio definido, camuflados por uma referncia inconseqente e superficial s tais colchas de retalhos estabelecidas de ltima hora. a partir do domnio de nossas respectivas disciplinas que constatamos, no cotidiano exposto diante de ns quando nos confrontamos com as limitaes da pesquisa em laboratrio, que ele escapa organizao lgica linear que conhecemos. Na maioria das vezes em que se pesquisa o evento in loco ( na prtica, no cotidiano) tem-se que contar com o amlgama de conhecimentos, com a multiplicidade de olhares de todos os envolvidos, de vrias provenincias. A aproximao dos diferentes olhares se d pela via da intuio, e tem que ser explicitada detalhadamente.

Para isso, a habilidade hermenutica prefervel especializao tcnicocientfica (Vattimo, 1962). A atitude hermenutica favorece a abertura para o mltiplo por meio da aproximao metafrica, e no pelo discurso lgico. Por meio dela, investigamos o particular sob a gide do desvelamento desses diferentes olhares, supondo que a generalizao se dar em certa medida, e no na totalidade. Esse ponto de vista - da pesquisa sobre problemas concretos e regionalizados, necessariamente em equipe - evidencia uma nova relao entre interlocutores, com um critrio de rigor diferente do da pesquisa tradicional. Lev-lo em considerao conduz a que se d preferncia tica e aos acordos, gerando fenmenos para os quais vm sendo forjados novos conceitos, como o que empresto agora a Michel Maffesoli (1962): a idia de socialidade nas relaes, oposta simples idia de relaes sociais. Segundo esse autor, enquanto as relaes sociais incluem a solidariedade mecnica, a instrumentalidade, o projeto, a racionalidade e a finalidade, a socialidade abarca, ao contrrio, a solidariedade orgnica, a dimenso simblica da comunicao (em seu sentido amplo), o no lgico e a preocupao com o presente. A socialidade de Maffesoli abrange o frvolo, anedtico ou sem sentido, at agora excludos dos processos de conhecer pelo rigor metodolgico. A questo do mtodo O mtodo interdisciplinar por excelncia o da histria de vida (de indivduos, instituies ou, preferencialmente, de projetos interdisciplinares). O uso dessa metodologia preferencial baseia-se no pressuposto de que a tipificao torna-se o elo entre o particular e o universal. A explicitao clara e descritiva de situaes tpicas permitem a generalizao para experincias equivalentes. Numa histria de vida detalhada, comentada, desconstruda, as incongruncias ficam evidenciadas. Neste processo, a credibilidade surge, ao contrrio do habitual, pela evidncia das incompletudes, e no pela abrangncia das respostas. Mostrar as incongruncias e lacunas pode vir a ser o nico caminho para aprimorar as rotas de comunicao e para viabilizar a abordagem interdisciplinar dos fenmenos, ainda incompleta. Mas, acima de tudo, a exposio daquilo que no encaixa serve para denunciar a falibilidade de sistemas que se acreditavam (ao menos potencialmente) completos, e para

10

ensinar-nos a humildade necessria abertura a modos divergentes de compreenso. Quanto a esse aspecto, tomo emprestada uma expresso de Felix Guattari (1962), segundo a qual a cincia pode ser considerada sob um ponto de vista ecolgico. A pesquisa interdisciplinar, ao congregar obrigatoriamente todos os envolvidos, com suas linguagens especficas, e no apenas tcnicos que impem suas descobertas e suas falas, exige a aceitao do diferente. As disciplinas seriam, ento, como ecossistemas vivos, entre os quais necessrio estabelecer pontes. Essas pontes no so possveis sem mudanas de mentalidade, sem o deslocamento da questo da interdisciplinaridade do apenas cognitivo ao poltico, social e tico. Para finalizar, e voltando preocupao deste encontro, podemos sugerir que educar, nesse sentido, obrigatoriamente contenha a formao tcnicocientfica, mas tambm, e imprescindivelmente, o autoconhecimento e uma viso humanista, entendida aqui no como o aprofundamento do conhecimento disciplinar, mas como a inteno de desenvolver a capacidade de trnsito entre diferentes perspectivas e mundos. A educao movida mais pelo ideal hermenutico do que pelo tcnico-cientfico deve voltar-se para o desenvolvimento de profissionais capazes de elasticidade e capacidade de mudana, e para a formao de cidados abertos variedade de horizontes existenciais e culturais, opostos ao preconceito e ao sectarismo.

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DHAINAUT, L.D. Interdisciplinaridade e integrao. In Tempo Brasileiro, n.121, 1995. FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: histria, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1995. GUATTARI, F. Fundamentos tico-polticos da interdisciplinaridade. In Tempo Brasileiro, v.1, n.1, jan./mar 1962. GUSDORF, G. Passado, presente e futuro da pesquisa interdisciplinar. In Tempo Brasileiro, n.121, 1995. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LEO, E.C. Para uma crtica da interdisciplinaridade. In Tempo Brasileiro, v.1, n.1, out/dez 1962. MAFFESOLI, M. Sociedades complexas e saber orgnico. In Tempo Brasileiro, v.1, n.1, jan/mar 1962. MORIN, E. Cincia com conscincia. Mem Martins, Portugal: Publicaes Europa-Amrica, 1994. PORTELLA, E. A liberdade da disciplina. In Tempo Brasileiro, n.121, 1995. VATTIMO, G. A Educao contempornea entre a epistemologia e a hermenutica. In Tempo Brasileiro, v.1, n.1, jan/mar 1962.

Potrebbero piacerti anche