Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE DE SO PAULO GABINETE DO REITOR COMISSO DE COOPERAO INTERNACIONAL CCINT

EDITAL 253/2011 A Universidade de So Paulo (USP) tem primado pela excelncia de seu Programa de Mobilidade Estudantil, que prev estimular a participao de estudantes, tanto no envio quanto na recepo, em intercmbios culturais e educacionais no exterior. A USP entende que mais do que provocar o entrelaamento das Universidades, a internacionalizao contribui de forma essencial para o estreitamento das atividades acadmicas entre os pases. A USP tem procurado firmar convnios internacionais que possibilitem a concretizao do intercmbio do corpo discente para aproveitamento dos crditos obtidos junto universidade de destino e importantes parcerias tem sido firmadas para desenvolver esse intento. Dando continuidade ao Programa de Mobilidade Estudantil Internacional, a CCInt/USP anuncia a abertura do Edital referente ao Programa Movilidad de Posgrado- AUGM (http://www2.grupomontevideo.edu.uy ). As Universidades Estrangeiras envolvidas so:

Universidad Nacional del Litoral (UNL)

Argentina

1 (uma vaga)

Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP)

Argentina

1 (uma vaga)

Universidad Nacional de Tucumn (UNT)

Argentina

1 (uma vaga)

Universidad de la Repblica (UDELAR)

Uruguai

2 (duas) vagas

Universidad Nacional de Asuncin (UNA) Escolha aberta dentre as Universidades Participantes do Programa

Paraguai

1 (uma vaga)

(exceto as que definiram vagas)

___

4 (quatro) vagas

Este programa destina 10 (dez) bolsas para estudantes de cursos de Ps-Graduao da USP. DOS REQUISITOS GERAIS: Para participao no referido programa, o candidato deve atender aos seguintes requisitos: Ser aluno de Ps-Graduao, regularmente matriculado nesta Universidade; Quando de sua inscrio, o candidato deve ter concludo 30% de suas obrigaes acadmicas ou seu equivalente em crditos, sem prejuzo de quaisquer requisitos que possam ser estabelecidos pelo Departamento da Universidade de destino. Os estudantes devem preencher o Formulrio del Estudiante Solicitud y Contrato de Estudios detalhando a proposta de estudo e/ou pesquisa a ser desenvolvido na Universidade de destino, que deve ter o acordo do seu diretor acadmico (ou equivalente). No caso de atividades relacionadas implementao de dissertao de mestrado ou doutorado, deve ter o acordo do orientador do estudante. Alunos selecionados para participarem do programa de intercmbio de ps-graduao devem comprometer-se para executar as atividades do programa de mestrado ou doutorado que o recebe e em cumprir todas as medidas de controle, acompanhamento e avaliao
Rua do Anfiteatro, 197 Cidade Universitria 05508-060 So Paulo, SP Brasil E-mail: outgoingstudents@usp.br

UNIVERSIDADE DE SO PAULO GABINETE DO REITOR COMISSO DE COOPERAO INTERNACIONAL CCINT

estabelecidas pela universidade de acolhimento. O Contrato de Estudios, assinado por cada estudante, significa o conhecimento e aceitao de mecanismos de programa. Estudantes participantes da mobilidade ps-graduao - AUGM devem estar dispostos e preparados para responder a perguntas das instituies ligadas ao programa, para participar em reunies, na realizao de pesquisas de avaliao, e at mesmo, se necessrio, para participar de reunies para avaliar a experincia e os respectivos resultados. O candidato deve comprovar nvel avanado de conhecimento da lngua oficial, atravs de apresentao de certificado e confirmado na entrevista pessoal realizada por esta, a qual parte integrante do processo de seleo na USP; Para ser considerado apto para receber esta bolsa, o estudante dever justificar, em entrevista realizada por banca especfica, composta por docentes da USP e constituda para este fim, a relevncia de sua participao no programa da AUGM e do seu projeto de pesquisa; O candidato dever satisfazer a todas as outras exigncias do que no estejam especificadas neste edital e que constem das exigncias do Programa Movilidad de Posgrado - AUGM e da Universidade de destino, conforme divulgado nas respectivas pginas na internet. A participao dos alunos na ps-graduao da Universidade de destino estar sujeito aceitao pela mesma.

DAS INSCRIES: As inscries podero ser realizadas at 01 de dezembro de 2011: Inscrio junto CCInt. Nesta inscrio dever ser entregue a seguinte documentao: 1. Carta convite do orientador (docente) na instituio estrangeira que o receber (declarao do docente, e.mail etc). Esta carta dever ser entregue no dia da entrevista pessoal; 2. Formulrio del Estudiante Solicitud y Contrato de Estudios, em Portugus e na lngua da Instituio de Ensino de destino; 3. Certificado de proficincia de lngua; 4. Currculo pessoal em Portugus e na lngua do pas de destino; 5. Comprovante oficial, emitido pelo servio de Ps-Graduao de cada Unidade, comprovando vnculo com a Universidade de So Paulo (comprovante de matrcula); 6. Cpia do passaporte; 7. demais documentos exigidos pela instituio estrangeira (o candidato deve acessar as pginas das instituies estrangeiras escolhidas na internet, a fim de obter informaes acerca dessa documentao complementar, inclusive a necessidade de certificado de proficincia de lngua, formulrio da Instituio Estrangeira ou outro documento exigido pela Instituio). DO PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo ocorrer em duas (2) etapas: 1. entrevista e avaliao do projeto (ser desclassificado o candidato que no comparecer na data e hora marcada); 2. anlise de candidatura pela universidade pretendida: informamos que a aprovao final dos candidatos selecionados ao trmino da etapa (1) do processo seletivo ser realizada pelas universidades de destino.
Rua do Anfiteatro, 197 Cidade Universitria 05508-060 So Paulo, SP Brasil E-mail: outgoingstudents@usp.br

UNIVERSIDADE DE SO PAULO GABINETE DO REITOR COMISSO DE COOPERAO INTERNACIONAL CCINT

DAS CONDIES PARA USUFRUTO DA VAGA: PERODO: A mobilidade dos estudantes ser de um mnimo de 15 dias e um mximo de seis meses (interpretado como um semestre). Entende-se que a universidade de acolhimento pode relaxar estes perodos, razoavelmente, baseada em consideraes acadmicas. O uso da bolsa dever ocorrer no 1 semestre de 2012, no sendo possvel a transferncia para semestres posteriores. A impossibilidade de utiliz-la nesse perodo acarretar a transferncia para outro candidato. DOS BENEFCIOS: 1. Custos acadmicos (inscrio, mensalidade, etc.); 2. Auxlio-manuteno;

DO CRONOGRAMA DO PROCESSO: PRORROGADO

Inscries at 01 de dezembro de 2011 05 de dezembro de 2011 07 de dezembro de 2011

Perodo de inscries junto a CCInt-USP Entrevista Pessoal (com entrega da Carta convite do orientador (docente) da instituio estrangeira que o receber) Resultado

A CCInt-USP poder alterar as datas e horrios do processo seletivo de acordo com suas necessidades. Todos os candidatos devem consultar periodicamente o Edital no site do sistema Mundus para cincia de eventuais mudanas.

Rua do Anfiteatro, 197 Cidade Universitria 05508-060 So Paulo, SP Brasil E-mail: outgoingstudents@usp.br

Potrebbero piacerti anche