Sei sulla pagina 1di 3

A psicomotricidade uma cincia cabvel em qualquer poca da nossa vida; seja na infncia, adolescncia, fase adulta ou velhice.

. Ento, atravs da gerontopsicomotricidade (geronto= velho, ancio), busca-se ajudar essas pessoas, nas perdas psicomotoras ocasionadas pelo envelhecimento. Nos dias de hoje verifica-se a preocupao cada vez maior com a sade da terceira idade, de saciar as necessidades deste pblico que a cada ano aumenta sua populao. A psicomotricidade quando aplicada terceira idade produz uma melhoria na qualidade de vida dos idosos. Pois visa trabalhar corpo, mente e emoo; justamente as maiores perdas dos idosos.

A Gerontopsicomotricidade a rea da Psicomotricidade que busca trabalhar preventivamente a velhice de forma sbia e saudvel. A Gerontopsicomotricidade estuda o corpo do homem em movimento em relao ao seu ambiente externo e interno e regida por trs fatores que so o movimento, o intelecto e o afeto. O envelhecimento um processo contnuo e inevitvel onde no decorrer dos anos, ocorre uma srie de modificaes que necessitaro de adaptaes que sero estudadas com medidas reabilitativas ativas e preventivas, desse modo a gerontopsicomotricidade vem trabalhar o lado psicomotor dos idosos, sua capacidade fsica, mental e social, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos mesmos, contribuindo para o combate ou para a preveno contra as doenas mentais e doenas fsicas. uma melhora no ambito relacionado promoo de sade dos idosos. A aplicao dos exerccios psicomotores deve ser efetuada em ambiente propcio com exerccios simples passando para os mais complexos, feitos de maneira lenta associados respirao e com intervalos. Os

exerccios iro despertar nos idosos o desejo de realizar os movimentos. A estimulao e a orientao s prticas de atividades de reeducao psicomotora propiciam a criao de uma atmosfera saudvel, atuante e existencial, de elevado valos psicolgico, sob forma de tarefas e movimentos ldicos. Os movimentos so realizados de forma lenta, integrados aos exerccios respiratrios, aplicados de maneira contingencial e adequados s necessidades e capacidades funcionais de cada idoso, exercendo um efeito preventivo, conservando uma tonicidade funcional, um controle postural flexvel, uma boa imagem do corpo, uma organizao espacial e temporal plstica, uma integrao e prorrogao das prxias (global e fina); as atividades psicomotoras, remetem o geronte a ao com o seu corpo em movimento, a favor da manuteno de uma estrutura funcional, necessria no somente para a promoo, mas tambm para a manuteno da sade; resgatando desta forma a satisfao de viver.

Potrebbero piacerti anche