Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA UNIVALI

CENTRO DE CINCIAS DA SADE CCS Curso de Psicologia 4 perodo Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento II Acadmico: Douglas de Oliveira, Marcos Fernando, Tatiele Silveira.

RESENHA: AS TRANSFOMAES FSICAS NA ADOLESCNCIA

Resenha apresentada para a obteno de conhecimentos na disciplina Psicologia do Desenvolvimento II, sob a orientao do Professor Antnio Clovis Gartner.

Itaja 2013

RESENHA: As transformaes fsicas na adolescncia.

De acordo com o texto a adolescncia entendida como um processo biopsicossocial que implica em mudanas a partir do contexto social, cultural e econmico. O processo de se tornar adolescente composto ainda de transformaes mais visveis que envolvem a perda do corpo infantil para a obteno do corpo adulto, envolvendo assim independncia simbitica com os pais como tambm a sua identificao no grupo de seus semelhantes, saindo de um estado infantilizado para um corpo agora adulto. Com esse processo de procurar um novo grupo, corrobora para a formao de sua personalidade. Em Algum momento pode-se pensar que as transformaes fsicas se apresentem na adolescncia, quando na realidade ela se evidencia mais nessa fase , porem estas transformaes esto presentes desde o nascimento. Biologicamente, a puberdade se evidencia com o desenvolvimento sexual primrio e secundrio e uma grande mudana na estatura que conduzem maturidade sexual surgindo assim capacidade de procriar. O sistema nervoso e o Sistema endcrino so os principais mediadores dessas mudanas na parte sexual. O que est em mudana acelerada tambm so a tireoide, as paratireoides, a hipfise, o pncreas, as suprarrenais, e as glndulas sexuais ou gnadas (os testculos e os ovrios). Tudo isso passando por todo o sistema sanguneo que transporta os hormnios. Depois de um processo conjunto o corpo passa a produzir os hormnios

sexuais, testosterona nos meninos e estrognio nas meninas. A puberdade, termo que est intimamente ligada adolescncia, sendo um processo biolgico que inicia entre nove e catorze anos caracterizado pela chegada da atividade hormonal. So essas alteraes corporais durante a puberdade: o aparecimento de pelos pubianos, desenvolvimento dos testculos ou ovrios e mamas, produo de testosterona ou progesterona, oleosidade na pele acne, alm do crescimento e ganho de peso. Acredita-se que por esses e por outros mais fatores que a adolescncia considerada uma aventura! As meninas de uma forma geral passam por essas transformaes mais cedo que os meninos porem quando os meninos entram nessa fase alcanam as meninas e at superam ocorrendo assim um aumento na estatura do menino em relao menina. O que difere mesmo as caractersticas femininas e masculinas so os carteres secundrios que aparecem na distino fsica entre um e outro, enquanto o carter primrio a capacidade de o menino ejacular e o funcionamento doas ovrios da menina. Ento a moa ganha a sua forma adulta por volta dos 15-16 anos e o rapaz por volta dos 17-18 anos. . O perodo da adolescncia um perodo de preparao tanto biolgico quanto psicolgico para a fase adulta e no percurso nos deparamos com a

maturao sexual, mas propriamente chamada de puberdade. Os indivduos normais possuem toda estrutura necessria para o funcionamento sexual, porm alguns esto imaturos, a puberdade se encaixa como processo final e mais rpido do caminho em direo maturidade reprodutiva. Nesse percurso se encontra as primeiras menstruaes das meninas e a primeira ejaculao dos meninos, porm esses processos no so absolutos para determinar a capacidade reprodutiva, mas so sinais importantes do desenvolvimento da maturao sexual. No caso dos meninos comum pensar que a primeira ejaculao seja critrio para maturidade sexual, porm isso ocorre em um processo natural em vista de acumulo de esperma. A deteco de esperma em urina parece ser umas das tcnicas mais viveis de comprovar essa maturidade. Ento nem sempre infalvel comprovar a maturao sexual, com a presena da ejaculao no caso de meninos e da menstruao no caso das meninas. Os fatores genticos so importantes agentes dessa diferenciao no plano da maturidade pubertria dos meninos e das meninas, importante salientar que o ambiente externo interfere em muito nesse processo. Nos ltimos sculos, vrios estudos procuraram mostrar que o desenvolvimento pubertrio estava relacionado ao estresse, principalmente na famlia, a ausncia da figura paterna causava uma maturao mais precoce. O que se tem observado que o ritmo de crescimento acelera, e isso est intimamente ligado s condies de sade e nutrio. As qualidades de vida das civilizaes grega e romana deram origem a essa maturao mais precoce.

As causas dessa maturao precoce seriam: alimentao melhor, uma melhor sade global, cruzamentos genticos mais diversificados, provocados por uma mobilidade geogrfica muito vasta. Alm dos fatores ambientais existem os fatores biolgicos, que um grande aumento de produo hormonal do corpo do menino e da menina, causando mudanas tambm comportamentais como os comportamentos agressivos, no caso dos meninos, em vista as altas produes de testosterona no organismo, que causam um aumento na agressividade fsica e comportamentos impulsivos. J nas meninas vemos a grande influencia nas alteraes de humor e emoes por conta da grande produo de hormnios, e isso observado em especial em meninas, existe uma ligao muito grande entre o hormnio feminino estrognio e a depresso das adolescentes, e assim possvel traar uma ligao entre hormnios e comportamentos. O ritmo da maturao pubertria acontece particularmente em cada individuo, no podemos determinar uma idade especifica para que isso ocorra, porm podemos comparar para saber se precoce ou tardio. O estado pubertrio se refere ao ritmo de maturao pubertrio, ou seja, a partir dos estgios do desenvolvimento, isso significa entender as fases do desenvolvimento do adolescente em relao aos estgios do desenvolvimento , a relao entre o que biolgico, social e psicolgico. A precocidade um dos argumentos explicativos para os desvios nessa fase da vida do sujeito e esto intimamente ligadas infncia e adolescncia.

A aparncia fsica tem um papel importante no processo de valorizao social e elaborao da imagem pessoal do adolescente. A insatisfao corporal pode causar vrios problemas, como baixa autoestima, ansiedade, regimes repetitivos, excesso de exerccio e uso de esteroides pelos meninos. A imagem corporal designa a percepo cognitiva, afetiva, consciente e inconsciente que um individuo tem do seu corpo. Ela refere-se a percepo que a pessoa tem do seu corpo, se gosta da aparncia do seu corpo? Ou se os outros gostam do meu corpo? As meninas desejariam ser magras e os meninos j gostariam de ser ter uma estatura mais imponente. Os padres que a sociedade impe pode causar certa presso nos adolescentes, so bombardeados com mensagens ligadas a imagem corporal. Essas mensagens que tentam atingir um ponto de referncia, comparando-se com modelos ou estrelas de cinemas, e acabam ficando insatisfeita com sua imagem corporal. Alm disso, esses paradigmas no so difundidos no vcuo, mas sim em um contexto cultural que associa magreza e beleza a felicidade, seduo e status social elevado (TIGGEMANN, 2002). As meninas nutrem uma imagem do seu corpo mais negativa e diferenciada do que os meninos. As meninas se preocupam mais com seus quadris, nariz, rosto, pernas, barriga etc., enquanto os meninos tendem a falar sobre seu corpo de modo mais global. A causa mais frequente da insatisfao corporal das meninas o peso, pois padres veiculados hoje, pelo menos nas sociedades ocidentais so

praticamente inatingveis para a maioria das mulheres e bem inferiores ao que se qualifica de peso saudvel. Atualmente na sociedade, pessoas com excesso de peso ganham apelidos negativos e recebem comentrios desagradveis das pessoas ao seu redor. Vrios fatores exercem influencias no desenvolvimento da imagem corporal, nessa rea a mdia ocupa uma posio central, de fato ela uma das fontes mais importantes e influentes de difuso dos padres de beleza na nossa sociedade. Nem todos os adolescentes so afetados da mesma forma pelas presses sociais quanto aparncia fsica, uns so mais vulnerveis do que os outros. Trs caractersticas psicolgicas em especial parecem desempenhar um papel nesse mbito: a tendncia comparao social, a interiorizao das normas de beleza e o investimento na aparncia fsica. Essa caractersticas esto mais presente nas meninas. preciso lembrar que a preocupao excessiva com o peso pode causar todo tipo de comportamento: regimes repetitivos, uso de medicamentos para emagrecer,etc. alm disso a preocupao excessiva com o peso e insatisfao com a aparncia fsica so fatores que podem surgir os distrbios alimentares da anorexia mental e bulimia. Considerando o que foi escrito, percebemos que o desenvolvimento para o sujeito tem grande importncia e se vincula a vida a partir do momento que pode ser estudado, entendido e compreendido aos olhos da Psicologia.

1 Alunos do 4 perodo de Psicologia da UNIVALI (Universidade do Vale do Itaja).

Potrebbero piacerti anche