Sei sulla pagina 1di 4

NOME: MRCIA C.

PAVIOTTI RESUMO DO TEXTO: PLANEJ AMENTO DE PESQUISA de Sergio Vasconcelos de Luna

Conceituao do termo pesquisa Essencialmente, pesquisa visa a produo de conhecimento novo, relevante terica e socialmente e fidedigno. O julgamento ltimo da novidade e da importncia do conhecimento produzido feito pela comunidade de pesquisadores que estudam aquela rea de conhecimento. O carter deliberadamente despojado do conceito de pesquisa apresentado acima deveria ser suficiente para deixar claro que no me refiro a qualquer tipo particular de pesquisa, nem a uma abordagem particular, mas a exemplificao de alguns objetivos a serem atingidos por uma pesquisa pode esclarecer melhor essa afirmao: Demonstrao da existncia (ou da ausncia) de relaes entre diferentes fenmenos -estabelecimento da consistncia interna entre conceitos dentro de uma dada teoria -desenvolvimento de novas tecnologias ou demonstrao de novas aplicaes de tecnologias conhecidas -aumento da generalidade do conhecimento -descrio das condies sob as quais um fenmeno ocorre.

Os elementos bsicos da pesquisa Qualquer que seja o referencial terico ou a metodologia empregada, uma pesquisa implica o preenchimento dos seguintes requisitos: 1) a formulao de um problema de pesquisa, isto , de um conjunto de perguntas que se pretende responder, e cujas respostas mostrem-se novas e relevantes terica e/ou socialmente 2) a determinao das informaes necessrias para encaminhar as respostas s perguntas feitas 3) a seleo das melhores fontes dessas informaes 4) a definio de um conjunto de aes que produzam essas informaes 5) a seleo de um sistema para tratamento dessas informaes 6) o uso de um sistema terico para interpretao delas 7) a produo de respostas s perguntas formuladas pelo problema 8) a indicao do grau de confiabilidade das respostas obtidas (ou seja, por que aquelas respostas, nas condies da pesquisa , so as melhores respostas possveis?) 9) Finalmente, a indicao da generalidade dos resultados, isto , a extenso dos resultados obtidos na medida em que a pesquisa foi realizada sob determinadas condies, a generalidade procura indicar (quanto possvel) at que ponto, sendo alteradas as condies, podem se esperar resultados semelhantes. Em resumo, toda pesquisa tem um problema, embora a sua formulao possa variar quanto natureza ou molaridade.

O projeto de pesquisa De fato, a partir das primeiras decises tomadas, abre se um verdadeiro leque de caminhos alternativos a tomar, e o pesquisador deve estar preparado para, ao mesmo tempo, ser sensvel s alteraes que se lhe impem e manter o equilbrio metodolgico, sob risco de terminar com uma massa de informaes que no produzem dados

consistentes. Essa fluidez do processo de pesquisa (que no deve justificar ausncia de critrios) torna impraticvel e indesejvel normaliza-lo.

O problema de pesquisa No raramente, um pesquisador iniciar uma pesquisa, far intervenes na realidade a ser pesquisada e colher informaes com o propsito explcito de localizar um problema de pesquisa ou de detalhar o problema inicialmente formulado.

rea / tema / ttulo / sujeito / instituio versus problema de pesquisa Por mais informativo que seja o ttulo de um trabalho (e ele deveria s-lo), raramente ele se constitui em uma boa formulao de problema de pesquisa (at porque ttulos no deveriam ser longos). Em qualquer das situaes, o pesquisador estar apenas em uma fase preliminar do processo de pesquisar, que pode ser uma etapa inevitvel do pesquisar, especialmente se o pesquisador estiver entrando em uma rea nova para ele. O processo de pesquisa essencialmente dinmico.

O problema de pesquisa como pergunta ou conjunto de perguntas Um dos recursos teis no detalhamento do problema de pesquisa o destrinchar da formulao inicial, buscando destacar as respostas que o pesquisador gostaria de obter ou, pelo menos, indicar que aspectos do fenmeno a estudar ele julga necessrio cercar.

Hipteses e objetivos de pesquisa No sentido mais leigo do termo, hiptese significa uma suposio, uma conjectura e, quando aplicada pesquisa, implica conjectura quanto aos possveis resultados a serem obtidos. Deste ponto de vista, hipteses so quase inevitveis, sobretudo para quem estudioso da rea que pesquisa e, com base em anlises do conhecimento disponvel, acaba "apostando" naquilo que pode surgir como produto final do estudo. Mas, hiptese sempre teve um significado e uma funo bem mais precisos, especialmente no que se refere pesquisa quantitativa conduzida segundo delineamentos estatsticos. De fato, a estatstica inferencial responde a perguntas especficas sobre relaes entre conjuntos de dados.

Questo da relevncia H pelo menos dois tipos de relevncia a considerar: a terica e a social.

Viabilidade de um projeto de pesquisa Inmeros fatores podem comprometer a viabilidade da consecuo de um projeto de pesquisa, a partir da formulao do problema. Tecnologia disponvel, tempo, recursos financeiros tm sido os mais comumente citados e exatamente por isto eu no pretendo retom-los diretamente.

A escolha das fontes de informao A primeira regra na escolha de fontes de informao: escolha sempre a fonte mais direta possvel . A segunda regra : esteja preparado para assumir, na anlise das informaes, as implicaes da escolha feita.

A atribuio de status de autoridade a uma pessoa deve ser resultado de avaliao. Garantido que se avaliou por que uma autoridade prefervel "fonte direta, ainda resta responder a: a) o que recomenda "aquela" pessoa como "autoridade"? b) que condies existem para ela e/ou para o pesquisador discriminar o que ela sabe daquilo sobre o que opina? O que sabe daquilo que pensa que sabe? c) caso no seja possvel responder ao item anterior, o que ainda recomenda a pessoa como autoridade? d) como possvel avaliar ( ou analisar posteriormente) o grau de iseno ou de senso crtico da autoridade em relao sua parcela de responsabilidade no fenmeno estudado?

A seleo dos procedimentos de coleta de informao o momento de determinar que procedimentos sero empregados na coleta das informaes. Pretendo demonstrar que: raramente um procedimento empregado fruto de uma "escolha" as anlises sugeridas no esquema anexo praticamente conduzem ao melhor procedimento ou, pelo menos, reduzem sensivelmente as alternativas possveis.

A transformao das informaes e tratamento de dados Informaes tratadas resultam em dados, e o procedimento para isto extremamente dependente do referencial terico do pesquisador, que deve ter condicionado a natureza das perguntas formuladas que, por sua vez, delimitaram o tipo de informao a ser obtido, e assim por diante. A complexidade dos problemas que vm sendo propostos, a variedade de informaes coletadas, a diversidade de fontes de onde so coletadas acabam produzindo uma verdadeira massa de informaes que exige tratamento diferenciado e para a qual nem sempre est disponvel um sistema de tratamento. Um dos primeiros problemas com que se defronta o pesquisador, nesses casos, o da seleo de unidade de anlise. Quando se trata de pesquisas predominantemente quantitativas, a questo da seleo de unidades costuma ficar facilitada, quer porque elas tendem a no ser to prolficas no volume e/ou diversidade de informaes coletadas, quer por ser mais provvel a existncia de modelos de tratamento das informaes (estatsticos ou no) que j oferecem parmetros sugestivos das unidades possveis. No entanto, quando se trata de pesquisa de orientao mais qualitativa a escolha de unidades mais complexa, sobretudo porque estaremos francamente no terreno das categorias de anlise.

A generalidade do conhecimento A generalidade foi conceituada como possibilidade de expanso das condies em que a pesquisa foi realizada, mantendo-se resultados semelhantes. Nas abordagens experimentais ou quase experimentais, os critrios para avaliar fidedignidade e generalidade so essencialmente estatsticos, o que equivale a dizer que so essencialmente probabilsticos. Ao submeter uma hiptese a testes estatsticos, o pesquisador pretende avaliar a probabilidade de os resultados serem fruto das condies da pesquisa contra a probabilidade de que eles sejam meros frutos do acaso. A probabilidade de aceitao da hiptese indica a probabilidade de que repetidas as condies da pesquisa aqueles mesmos resultados venham a ser produzidos. Se os resultados dos testes mostrarem-se no significativos, rejeitasse a hiptese formulada e diz se que os dados foram produzidos "por acaso".

Dependendo da "fora" terica da hiptese e/ou da suspeita de vieses nas condies da pesquisa, o pesquisador poder rever o planejamento (procedimentos, por exemplo) e voltar atestar a hiptese. O conceito chave em relao generalidade, dentro de delineamentos estatsticos, representatividade da amostra em relao populao.

A REVISO DE LITERATURA COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE FORMULAO DO PROBLEMA Uma reviso de literatura uma pea importante no trabalho cientfico e pode, por ela mesma, constituir um trabalho de. Por essas razes, o texto a seguir no se restringe s relaes entre planejamento e reviso de literatura ou entre esta e a formulao do problema. A normatizao de como deva ser elaborada uma reviso de literatura duplamente arriscada. Por um lado, porque h inmeras razes pelas quais algum se dispe a escrev-las, as quais condicionaro muitas de suas caractersticas. Por outro lado e esta a questo mais delicada diferentes pessoas apresentam estilos diversos de organizao de material, que se refletem no modo de transmitir o produto, sem necessariamente afetar a sua qualidade. Embora o conjunto de obras acima citadas rena o que de mais importante e til se tenha para dizer a respeito do trabalho monogrfico, considerei relevante retomar a questo pelo menos por uma razo. De modo geral, os autores citados propem se a ensinar como realizar monografias, termo que possui uma conotao mais ampla que a expresso reviso de literatura (em geral, uma parte da monografia).

Reviso terica Uma reviso terica, em geral, tem o objetivo de circunscrever um dado problema de pesquisa dentro de um quadro de referncia terico que pretende explica-lo. A importncia dessa circunscrio assume diferentes contornos dependendo do tipo de problema em estudo, da teoria em questo e, muito frequentemente, do compromisso com a teoria daquele que julga o trabalho ou mesmo da sua concepo de teoria. Contudo, parece haver pontos especficos a discutir que independem dos parmetros citados acima. Dois deles so exemplificados a seguir. O problema em estudo gerado por uma teoria. Neste caso especfico, o problema tem origem num quadro terico que lhe d, supostamente, coerncia, consistncia e validade. Alm disso, deve especificar condies determinantes do fenmeno e variveis com alta probabilidade de afet-lo.

Adequao do tipo e da quantidade de informao: resumo versus descrio versus crtica No momento em que dados so apresentados e, sobretudo, que afirmaes tericas so feitas, o autor passa a ser responsvel por elas. No h iseno dessa responsabilidade pelo simples fato de citar se a fonte da afirmao ou o dado. Ou o autor discorda da posio citada e expressa essa discordncia ouse responsabiliza pela sua defesa. Essa posio acrescenta um novo aspecto ao que se vem discutindo a respeito desse tpico. Alm de dever buscar uma posio de adequao da informao fornecida, entre o resumo e a descrio necessrio que o autor de uma reviso assuma uma postura crtica frente s posies e dados apresentados. Afinal, ele leu todo o material e decidiu o que e por que incluir.

Potrebbero piacerti anche