Sei sulla pagina 1di 6

PLANEJAMENTO ESTRATGICO.

O planejamento estratgico envolve a tomada de decises sobre objetivos e estratgias de longo prazo, estabelecendo os resultados que a organizao deseja alcanar e dizendo como ela vai fazer para alcan-los. O planejamento estratgico muito decisivo na vida da organizao e diz respeito a ela como um todo. Na hora de fazer esse planejamento, importante contar no s com a diretoria, mas com outras pessoas-chave da organizao. O planejamento estratgico elaborado de modo a responder s seguintes questes: Qual o negcio da organizao? MISSO Onde a organizao quer estar no futuro? VISO O que a organizao vai fazer para atingir o futuro que deseja para si? VALORES A misso a definio do negcio, sua razo de existir. Ela fundamental porque define o foco da empresa, a sua identidade. Na misso podem ser includas informaes como: A razo de existir da organizao, seu propsito principal. As necessidades dos consumidores que pretende atender. Seu principal diferencial. O pblico que ela quer atingir. O compromisso da organizao com seu pblico, o meio ambiente e a sociedade.

Exemplo: Misso da Nestl Desenvolver as oportunidades de negcios, presentes e futuras, oferecendo ao consumidor produtos alimentcios e servios de alta qualidade e de valor agrega- do, a preos competitivos. Fonte: http://www.nestle.com.br, acesso em 04/04/2011. Misso da Natura Nossa razo de ser criar e comercializar produtos e servios que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. Bem-Estar a relao harmoniosa agradvel, do indivduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar Bem a relao emptica bem-sucedida, prazerosa, do indivduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo. Fonte: http://www.natura.com.br, acesso em 04/04/2011. A viso a perspectiva de longo prazo: onde a organizao estar em cinco anos? Se a organizao sabe aonde quer chegar, pode dirigir todos os seus esforos e recursos nessa direo. Viso da Nestl Manter a Empresa como a maior em termos de alimentos

industrializados e conseguir a liderana nos segmentos em que atua. Assegurar o progresso social e profissional dos Colaboradores. Contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Manter a liderana tecnolgica. Manter a imagem de excelncia e qualidade.

Fonte: http://www.nestle.com.br, acesso em 04/04/2011.

Viso da Natura A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relaes que estabelece e por seus produtos e servios, ser uma marca de expresso mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construo de um mundo melhor atravs da melhor relao consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. Fonte: http://www.natura.com.br, acesso em 04/04/2011. Valores so as idias e crenas fundamentais em torno das quais se constri a organizao. aquilo em que a maioria das pessoas da organizao acredita. Funcionam como elementos de motivao para inspirar e direcionar o trabalho e as aes das pessoas da organizao, contribuindo para a unidade e coerncia do trabalho. Analise o que as empresas que citamos definiram como seus valores. Valores da Nestl Qualidade e melhoria contnua dos produtos e servios para satisfao dos consumidores. Compromisso, valorizao e envolvimento dos recursos humanos. Compromisso com a verdade. Comportamento tico. Aperfeioamento consumidores. das relaes com clientes, fornecedores e

Valores da Natura Fonte: http://www.nestle.com.br, acesso em 04/04/2011. Humanismo Cultivo das relaes: valoriza ao mximo as relaes e o potencial humano. Respeita e estimula a individualidade que enriquece a diversidade. Criatividade Ousadia de inovaes: busca solues inovadoras com alegria, arrojo, determinao e paixo. Equilbrio Harmonia e interdependncia: inspirao no equilbrio e dinmica da natureza, percebendo o homem como parte da natureza. Transparncia Clareza: vive e deixa conhecer seus processos abertamente. Fonte: http://www.natura.com.br, trechos selecionados, acesso em 04/04/2011.

Como a organizao est diante do ambiente externo? A anlise FOFA ( uma sigla, observe a seguir a analise de cada uma das letras) apresentada abaixo: 1- ANALISE DO AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES - Oportunidades que existem no ambiente externo e podem ser aproveitadas. Exemplo: com o avano da medicina e de recursos tecnolgicos, cresce o nmero de pessoas da terceira idade que, ativas e saudveis, desejam desfrutar melhor dessa fase de suas vidas. Isso representa uma oportunidade para vrios mercados, entre eles o das agncias de turismo. Os aposentados viajam bastante, gerando aumento da clientela nas excurses. AMEAAS - Fatores que colocam o negcio em risco. Exemplo: um concorrente que planeje uma grande expanso uma ameaa para a organizao. Para as agncias de turismo, a violncia nas cidades tursticas pode ser uma ameaa, pois reduz o fluxo de pessoas que querem visit-las.

2- ANLISE DO AMBIENTE EXTERNO FORAS - So os pontos fortes da organizao. Exemplo: uma boa reserva de caixa, a tradio da marca, a qualidade dos produtos ou processos de produo, a experincia acumulada no trabalho em determinado setor, a competncia das pessoas que trabalham na organizao. FRAQUEZAS- So os pontos fracos, aquilo em que a organizao no to boa como a concorrncia ou pode melhorar. Exemplo: as lojas de convenincia nos postos de gasolina tm uma fraqueza com relao aos supermercados, que a menor variedade de produtos. No entanto, tm uma fora: o conforto para os clientes estacionarem, a possibilidade de fazer a compra com mais rapidez do que num estabelecimento maior. Os desafios para a organizao a partir da anlise FOFA: Tirar proveito de suas foras, atravs das oportunidades de mercado que existirem; desenvolver novas foras; e minimizar ou neutralizar as fraquezas e ameaas. A anlise FOFA tambm conhecida como SwOT, do ingls Strengths (foras), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaas). E o que a organizao vai fazer para atingir o futuro que deseja?

Os objetivos estratgicos Um bom objetivo estratgico deve ser: Um guia para a ao. Desafiador. Realista. Motivador. Com tempo definido para acontecer.

Os objetivos estratgicos so definidos a partir da misso e da viso. So resultados globais e de amplo alcance que a organizao deseja atingir em mdio e longo prazo, como dois a cinco anos, ou mais. Podem ser objetivos estratgicos de uma organizao, por exemplo: Atingir determinada participao de mercado. Obter determinado nvel de rentabilidade. Expandir atividades para outras regies do pas. Fortalecer a marca. Melhorar a imagem com os clientes. Melhorar a qualidade dos produtos.

AGORA COM VOS Aplicando o que voc estudou at agora, ajude a definir algumas aes para este Plano de Negcio. Registre no seu bloco de notas qual /quais so: 1. A misso. 2. A viso. 3. Os valores. 4. Os objetivos estratgicos.

Potrebbero piacerti anche