Sei sulla pagina 1di 13

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

APLICAO SIG NA ELABORAO DE CARTOGRAFIA TEMTICA DE BASE NA BACIA HIDROGRFICA DO RIO UMA SANTA MARIA DA FEIRA
Rita FARIA1 Antnio PEDROSA2

RESUMO

A Bacia Hidrogrfica do Rio Uma desde sempre foi uma rea protegida pela importncia ambiental que possui. No entanto, a crescente presso urbanstica das ltimas dcadas e a ocorrncia de erros urbansticos derivados, levou ao interesse do seu estudo, numa perspectiva de explorao das suas caractersticas, no mbito da ocorrncia de inundaes em meio urbano. A utilizao de tcnicas geo-espaciais, tais como o GPS e o SIG, contribuiu para a realizao de cartografia temtica que servir, futuramente, de apoio elaborao de uma anlise da rea em estudo e posterior estabelecimento de um quadro de medidas mitigadoras dos efeitos dos riscos naturais e induzidos por via antrpica. Neste artigo sero abordadas as tcnicas de aquisio/tratamento de informao geogrfica com vista elaborao de cartografia temtica. Neste sentido, foram elaboradas cartas de estudo tais como: hipsomtrica, declives, orientao das encostas, direces de escoamento, reas de acumulao de gua, bacias hidrogrficas, ocupao do solo, evoluo do aglomerado urbano, entre outras. Sero apresentadas as potencialidades dos SIG para a elaborao de cartografia temtica, bem como a importncia desta para a anlise de problemas ambientais em meio urbano. Palavras-chave: SIG, cartografia temtica, informao geogrfica, inundaes urbanas

1 2

Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Estudante de Doutoramento, ritafaria@portugalmail.com Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Professor Associado, Departamento de Geografia, aspedros@letras.up.pt

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

INTRODUO

O Concelho de Santa Maria da Feira localiza-se no Norte de Portugal e integra-se na rea Metropolitana do Porto (fig.1). A nvel morfolgico distinguem-se duas grandes unidades: a nascente as bacias hidrogrficas do Rio Inha e Uma, que desaguam no Rio Douro, e a poente um conjunto de pequenas bacias hidrogrficas de pequenas ribeiras que de dirigem para o Oceano Atlntico. A rea de estudo uma seco da bacia hidrogrfica do Rio Uma, que se situa na transio de formas de relevo mais acidentadas a nascente, e de formas onde predominam declives mais suaves a poente.

Figura 1. Enquadramento Regional

A Bacia Hidrogrfica do Rio Uma desde sempre foi uma rea importante do Concelho de Santa Maria da Feira, em termos paisagsticos e ambientais. O crescimento populacional das ltimas dcadas e a presso urbana da derivada tm conduzido a uma ocupao desordenada do solo, abrangendo reas anteriormente reservadas dinmica natural, assistindo-se desta forma, a conflitos entre as actividades humanas e o meio biogeofsico.

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

O actual debate em torno das questes ambientais no deve ser dirigido apenas natureza, mas tambm sociedade (MARTINELLI, 2001) e aos agentes que dela fazem parte. Apesar dos factores naturais constituirem, em muitos casos um factor de risco, a aco antrpica sobre a rea no menos importante (REBELO, 2001), tendo, muitas vezes, efeitos e consequncias a longo prazo. A cartografia elaborada para as questes ambientais deve reflectir as inter-relaes entre os componentes natureza e a sociedade. Para a caracterizao biogeofsica, que servir de suporte a futuras anlises da rea, elaborou-se um conjunto de mapas temticos, que, atravs de exerccios de anlise, podero contribuir para um conhecimento integrado da rea. Para tal, foram utilizadas ferramentas SIG, tanto para aquisio como para o tratamento de informao geogrfica e posterior elaborao de cartografia. O uso destas ferramentas muito importante quando se trata do planeamento e gesto de bacias hidrogrficas. A viso integrada dos problemas da gua, numa bacia hidrogrfica, requer uma abordagem assente em mltiplos critrios, para o que os SIG podem constituir uma ferramenta essencial de gesto (SARAIVA, 1999, apud GOULTER e FORREST, 1987). Os SIGs oferecem um conjunto de potencialidades no que se refere cartografia aambiental, uma vez que a partir de toda a aquisio, manipulao e integrao de informao, possvel a gerao de cartas temticas, possibilitando a relao dos elementos caractersticos do meio fsico com os elementos socio-econmicos da bacia hidrogrfica. Quando isoladas, estas cartas revelam-se apenas como uma sntese de determinadas caractersticas biogeofsicas do terreno. Contudo, e como no se pretende que as anlises sejam encaradas como meras descries, mas sim que constituam uma anlise conjunta dos vrios factores que expressam a realidade da rea, utilizaram-se ferramentas SIG, como meio que permite avaliar as relaes entre vrios temas de forma rpida, e precisa, que so determinantes no planeamento e ordenamento do territrio. A sistematizao dos processos leva a que as anlises sejam mais flexveis, permitindo que se faam variar os temas e critrios estabelecidos assim como integrar outra informao, de modo a introduzir melhorias nos modelos construdos (Magalhes, 2001).

MTODOS e TCNICAS

Sero apresentadas neste trabalho as diversas fontes de aquisio de informao, bem como a sua utilizao para a elaborao de cartografia temtica para a seco seleccionada da Bacia Hidrogrfica do Rio Uma. Para a elaborao desta cartografia procedeu-se, inicialmente, recolha de informao sua actualizao sempre que possvel, e posterior tratamento. Foram utilizados o software SIG Geomedia Professional 5.1 e o Geomedia GRID 5.1 (Integraph Corporation).

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

Tabela 1. Material disponvel


Material Cartografia 1/1.000 e 1/2000 voo fotogramtrico de 1993, Cmara Municipal Santa Maria da Feira Ortofotomapas 1/5.000 voo fotogramtrico de 2000, Cmara Municipal Santa Maria da Feira Carta Militar 1/25.000 de 1998, IgeoE (cedido pela Cmara Municipal de Santa Maria da Feira) Carta Militar 1/25.000 de 1970, IgeoE (cedido pela Cmara Municipal de Santa Maria da Feira) Edificao, (cedido pela Cmara Municipal de Santa Maria da Feira)

- Rede Viria, (cedido pela Cmara Municipal de Santa Maria da Feira) - BGRI 2001, INE (cedido pela Cmara Municipal de Santa Maria da Feira) - Carta Geolgica 1/50.000, IGM (cedido pela Cmara Municipal de Santa Maria da Feira) COS90 IGP (Actualizada atravs de fotografia area e levantamento de campo)

APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

A primeira cartografia gerada para a caracterizao biogeofsica foram as bacias hidrogrficas para o Concelho de Santa Maria da Feira, e posterior seleco da rea de estudo. Assim, individualizou-se a seco da Bacia Hidrogrfica do Rio Uma inserida neste concelho como unidade de estudo, que corresponde fundamentalmente rea das cabeceiras. Para uma anlise das caractersticas fsicas/morfolgicas da rea de estudo, foram elaboradas uma srie de cartas temticas, todas elas com origem nas curvas de nvel. Desta forma, e com base na cartografia 1/25.000 do Instituto Cartogrfico do Exrcito (IGeoE), foi gerada a carta hipsomtrica (fig. 2) a partir do modelo digital de terreno, que representa a topografia do terreno, de uma forma matricial. A anlise da carta hipsomtrica permite caracterizar a topografia e individualizar com facilidade as unidades que compem a rea. As ferramentas utilizadas para este efeito permitem ainda elaborar o histograma de frequncias altimtricas (fig. 3), a partir do qual possvel encontrar as altitudes caractersticas da bacia.

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

Figura 2. Carta Hipsomtrica da Seco da Bacia Hidrogrfica do Rio Uma

Figura 3. Frequncias Altimtricas da seco seleccionada da Bacia Hidrogrfica do Rio Uma

Atravs da topografia procedeu-se ao clculo das direces de escoamento do terreno (fig.4 A), que permitiram encontrar as reas de acumulao de gua (Fig.4 B) onde o valor de cada clula representa o nmero de clulas a montante que escoam na sua direco. Aqui pode ser estabelecida a diferena entre linhas de gua permanentes e no permanentes, factor que se relaciona directamente com a dinmica de escoamento superficial e muito importante para o ordenamento do territrio e para a gesto de riscos naturais.

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

Figura 4. A Direces de Escoamento. Figura 4. B reas de acumulao de gua (linhas de gua).

O tema direces de escoamento de extrema importncia uma vez que integra os valores das exposies com os dos declives, contribuindo assim para a avaliao da aptido da vertente. (Magalhes, 2001) O clculo e delimitao das bacias hidrogrficas (fig. 5) teve como base as direces de escoamento a partir de cada clula no vazia, de forma a determinar os seus limites. O conjunto das vrias sub-bacias contribui para a delimitao da bacia hidrogrfica. Esta foi a metodologia utilizada para o clculo da Bacia Hidrogrfica do Rio Uma, e posterior seleco da seco inserida no concelho de Santa Maria da Feira para anlise hidrolgica.

Figura 5. Sub-bacias hidrogrficas e seco da Bacia Hidrogrfica do Rio Uma seleccionada para anlise.

Outra informao gerada a partir do MDT a carta de declives (fig. 6) que constitui uma das formas de caracterizao do terreno, sendo um dos indicadores indispensveis ao

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

planeamento, pelos limiares que estabelece. Por exemplo, as reas com declives de 0 a 2 graus so reas relativamente planas, onde practicamente no h escorrncia, iniciando-se esta a partir dos 2/3 graus. Estes intervalos so importantes, pois podem ser tidos em conta quando analisamos a dinmica do escoamento superficial.

Figura 6. Carta de Declives

Esta carta de elevada importncia, pois, para alm de contabilizarmos de imediato o tipo de declives que predominam na rea, podemos de imediato obter informao sobre as reas planas do terreno, e quando conjugada com a carta hipsomtrica permite um resultado ainda mais fino, uma vez que nos demonstra a interseco os declives e as altitudes. Esta uma anlise que pode ser muito valiosa para uma primeira percepo de res potencialmente inundveis (fig. 7), uma vez que estas, tendo em conta unicamente as caractersticas fsicas da bacias, sero mais frequentes nas reas de baixa altitude mas com declive muito baixo ou quase nulo, j que so locais onde, no caso de saturao do solo, a gua vai deixar de escoar para comear a acumular. Para estabelecer esta interseco entre os dois temas, foi feita uma poderao aos seus valores, atribuindo-se pesos de 0 a 50, conforme esses valores tivessem mais ou menos interferencia na ocorrencia de cheias, em alturas de precipitaes elevadas. Assim os pesos atribuidos representam-se nas tabelas 2 e 3.

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

Tabela 2. Valores para ponderao Declives

Peso 1 Peso 40 Peso 50

Declives > 5 graus 2 a 5 graus 0 a 2 graus

Tabela 3. Valores para Ponderao Hipsometria


Hipsometria > 200 metros 150 a 200 metros 0 a 150 metros

Peso 1 Peso 40 Peso 50

Figura 7. reas potencialmente inundveis

Para este tipo de anlises, tambm a carta litolgica (fig. 8) imprescindvel, uma vez que nos vai dar informaes sobre o suporte fsico existente, e que posteriormente nos permite determinar a sua maior ou menor capacidade de infiltrao. O seu cruzamento com as reas que se encontram impermeabilizadas um dos tratamentos mais interesantes , pois, muitas vezes as formaes mais permeveis encontram-se muito impermeabilizadas atravs de construes/vias. O facto de se lhe retirar o carcter permevel vai contribuir significativamente para o aumento da escorrncia com consequente aumento dos caudais dos pequenos cursos de gua. Assim, observa-se que na sub-bacia do Rio Uma, existem vrias construes que ocupam reas de aluvies e de granitides, que nesta rea so formaes que permitem uma certa infiltrao, j que se comportam como rochas com um garu de permeabilidade elevada. Este tipo de anlise ajuda a compreender a aco do homem sobre o meio e a falta de sensibilidade para questes ambientais por parte de entidades responsveis pelo ordenamento do territrio.

Figura 8. Litologia

No entanto, no so apenas os aspectos relacionados com a morfologia do terreno que se mostram importantes para um bom e rigoroso conhecimento da rea.

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

Como foi referido anteriormente, os elementos naturais podem constituir factores de risco, no entanto, da relao sociedade/natureza que surgem os maiores conflitos, uma vez que onde no existem infra-estruturas ou onde no exista populao, consideramos inexistncia de vulnerabilidade. Esta passa a estar presente a partir do momento que o homem implanta as suas actividades ou infra-estruturas, colocando-se ele prprio em risco. Deste modo imperioso conhecer a ocupao do solo como evoluiu essa ocupao, assim como se faz a distribuio da populao nesse mesmo territrio e, ainda com se a implantaram as suas actividades. Todos estes factores conjugados permitem compreender a rea de forma holstica. A evoluo da mancha urbana (Fig.9) foi analisada em vrios perodos, permitindo assim efectuar evoluo diacrnica do crescimento urbano. Esta anlise foi feita com base em cartografia de datas e escalas distintas: 1973, 1983, 1993 e 2001. A evoluo da ocupao do solo demonstra com clareza a substituio de reas florestais e agrcolas por reas impermeabilizadas. A partir do momento que se vai impermeabilizando a vertente esta vai perdendo a sua capacidade de infiltrao, o que vai provocar o aumento da velocidade do escoamento superficial e consequente aumento do pico de cheia a jusante. Em Santa Maria da Feira, em particular, na seco da bacia hidrogrfica do Rio Uma, verifica-se que foi na dcada 81/91 que se verificou uma maior expanso de reas impermeabilizadas.

Figura 9. Evoluo da mancha urbana de 1973 a 2001

A combinao da anlise da cartografia digital e dos Ortofotomapas (escala 1/5.000 voo de 2000) permitiu encontrar as diferentes classes de ocupao do solo (Fig.10): reas impermeabilizadas, reas agrcolas e reas florestais. Contudo, ao analisar uma bacia hidrogrfica com o objectivo de encontrar pontos de conflito, importantssimo que numa carta de ocupao do solo se distingam o tipo e o grau de cobertura vegetal, uma vez que este revestimento pode ter um papel fundamental na maior ou menor capacidade de infiltrao e no volume de escoamento superficial. As reas mais urbanizadas, pelas caractersticas que apresentam, necessitam de mecanismos que regulem e retardem o volume de escoamento superficial, e o tipo de vegetao e o grau de cobertura vegetal pode ter um papel preponderante nesse aspecto.

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

Para este efeito, a carta de ocupao do solo, para alm das classes de ocupao, inclui tambm informao sobre o tipo e grau de cobertura vegetal (atravs da carta Cos90 do IGP, e actualizao com base em ortofotomapas, cartografia, reconhecimento de campo e levantamento GPS) da qual consta informao relativa ao tipo de ocupao (ex: reas urbanas, areas agrcolas, reas florestais), classes de ocupao (folhosas, resinosas, povoamento florestal misto, territrios, agro-florestais etc.) e sub-classes do tipo de ocupao (tipo e grau de cobertura).

Figura 10. Ocupao do solo por tipo de cobertura

Outro tipo de informao relacionada com o grau de ocupao do solo a da distribuio da populao na rea (fig. 11). Para a anlise desta distribuio cartografou-se a densidade

10

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

populacional por subseco3, que nos permite uma anlise mais pormenorizada da varivel. Para tal, utilizaram-se dados dos censos 2001 do Instituto Nacional de Estatstica (INE). Assim, podem estabelecer-se relaes entre a densidade de ocupao e a evoluo da mancha urbana, observando, neste caso, que o noroeste a rea que desde 1973 mais cresceu e onde se encontra tambm um maior nmero de pessoas por unidade de superfcie.

Figura 11. Densidade Populacional por subseco

A aplicao de sistemas de informao geogrfica elaborao de cartografia temtica, permite o cruzamento e anlise de todo o conjunto de variveis em estudo. S a partir desta integrao possvel partir para modelos de simulao hidrolgica da rea, uma vez que a aplicao de um modelo hidrolgico bacia hidrogrfica em anlise pressupe diversos inputs e outputs ao sistema. importantssimo ter em conta no s as caractersticas fsicas da rea, mas tambm toda a dinmica relacionada com a ocupao humana. A figura 12 representa a potencial subida do leito do rio tendo em conta exclusivamente as caractersticas morfolgicas da rea. Assim, verifica-se que, no caso de uma subida do leito de 1 a 5 metros, exitem reas vulnerveis, que seriam afetcadas.

Figura 12. Simulao de subida do leito do rio de 1 a 5 metros tendo em conta a morfologia do terreno
3

Subseco: Unidade territorial que identifica a mais pequena rea homognea de construo ou no, existente dentro da seco estatstica. Corresponde ao quarteiro nas reas urbanas, ao lugar nas areas rurais, ou a reas residuais que podem conter ou no alojamentos (INE)

11

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

No entanto, nem a componente fsica, nem a humana, por si s, permitem uma viso de conjunto das caractersticas da bacia, e a sua compreenso torna-se mais completa quando se estabelece o cruzamento entre as diversas variveis que lhe so inerentes. importantssimo conhecer a interveno humana no meio biogeofsico, uma vez que essa aco que pode tornar a rea vulnervel a determinado risco. exemplo desta vulnerabilidade o acontecimento ocorrido na freguesia de Caldas de S. Jorge, em 2001. Esta ocorreu devido existncia de um muro transversal linha de gua, em que a parte inferior constituda por uma seco de vazo para o caudal do rio, mas que se revela insuficiente em pocas de precipitaes elevadas. A linha de gua no ponto A (fig. 12) encontra-se cota 162 m, e o ponto B cota 130 m. Numa situao normal, mesmo com valores de precipitao intensa, mas sem estrangulamentos causados pela antropizao do meio, essa inundao no teria ocorrido pois a gua teria possibilidade de escoar para jusante, para as reas mais baixas. Analisando a morfologia do terreno, o ponto A s teria inundado se no ponto B a subida do leito do rio tivesse sido na ordem dos 23 metros, o que quase impossvel de acontecer em termos naturais dada a dimenso da sub-bacia em anlise. Desta forma, estamos perante um exemplo que demonstra claramente que a aco humana, ao contrariar as caractersticas naturais do meio biogeofsico, contribui decisivamente para a sua degradao. Assim, a cartografia temtica tem um papel essencial para analisar as caractersticas de uma rea, no entanto, necessrio ter em conta que elas so constantemente alteradas pelo homem, da a importncia das ferramentas SIG, para que haja uma constante actualizao de informao, permitindo assim conhecer as antropizao do meio biogeofsico e os danos que da podem surgir.

Figura 12. Esquema de estrangulamento do leito do rio em Caldas de S. Jorge

CONCLUSES

30 40

Atravs de toda a cartografia elaborada possvel estabelecer um diagnstico da rea, determinando reas crticas e assinalar pontos de conflito. Para alm da determinao de reas de potencial risco de inundao, pode ainda ser determinada a vulnerabilidade dessas reas mediante o conhecimento da ocupao da rea. A utilizao de ferramentas SIG tem inmeras potencialidades no que diz respeito aquisio de informao geogrfica e seu tratamento e posterior elaborao de cartografia temtica. Os SIGs so elementos de grande interesse no que diz respeito ao diagnstico

12

Anais do XI Simpsio Brasileiro de Geografia Fsica Aplicada 4 a 9 de setembro de 2005 Universidade de So Paulo

dos processos de degradao ambiental, em particular, e ao planeamento e ordenamento de territrio, em geral, oferecendo vrias potencialidades na gesto de informao. A cartografia elaborada permite efectuar snteses uma vez que proporciona a integrao de vrios tipos de informao num nico sistema, estabelecendo-se inmeras relaes entre a informao de cada layer. A simulao de fenmenos dinmicos tambm permitida, uma vez que h a possibilidade de ensaio de estratgias, possibilitando um vasto leque de alternativas. Assim, e atravs da visualizao de variadssimas representaes grficas, possvel estabelecer a relao entre a proteco ambiental e o desenvolvimento socio-econmico. (SARAIVA; 2001). No caso particular da gesto de bacias hidrogrficas, a utilizao de SIG demonstra-se fundamental para anlise de grandes volumes de informao, possibilitando anlises espaciais complexas assim como pode permintir a gesto dos riscos de inundao em tempo real. possvel uma abordagem a temas mltiplos de uma forma integrada, havendo uma interligao entre os elementos fsicos e/ou naturais e os elementos de socio-econmicos. Esta interligao permite analisar a influncia que determinadas aces humanas tm no terreno, e os impactes que da podem surgir.

REFERNCIAS
BATEIRA, C., Movimentos de Vertente no NW de Portugal, Susceptibilidade Geomorfolgica e Sistemas de Informao Geogrfica, Tese Doutoramento, FLUP, 2001. HENRIQUES, R., Os SIG e a Modelao Hidrolgica no domnio das guas de Superfcie, Lisboa: LNEC, Teses e Programas de Investigao, 1996. MAGALHES, M. Arquitectura Paisagista, morfologia e complexidade Editorial Estampa, Lisboa: 2001, p. 353-383 MARTINELLI, M., PEDROTTI, F., A cartografia das Unidade de Paisagem: Questes metodolgicas, Revista do Departamento de Geografia n.14, p. 39-46, 2001, acedido em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/hemeroteca/rdg/rdg14/rdg14_07.pdf a 3 de Junho de 2005 SARAIVA, M.G. O Rio como paisagem Gesto de corredores fluviais no quadro do ordenamento do territrio Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1999, p.315-378

13

Potrebbero piacerti anche