Sei sulla pagina 1di 58

Do original em ingls: The Proverbs 31 Woman One Virtue at a Time Por Courtney Joseph.

. A verso original est disponvel em www.womenlivingwell.org

Traduo: Ana Tay Santos Reviso: Ana Lcia Morais Capa: Lidiane Souza e Paula Moreno

Esta verso em portugus est disponvel em www.felizemcasa.com

Sumrio
A Mulher de Provrbios 31 Real? ...........................................4 Como Ser um Tesouro para o Seu Marido .................................6 Seu Marido Confia em Voc?....................................................8 Uma Mulher de Ao ............................................................10 Trabalhando com Energia .....................................................12 Compre para a Glria de Deus ..............................................14 A Mulher de Provrbios 31 Acorda Muito Cedo .........................16 Voc Tem um Sonho? ..........................................................19 Limpe Sua Casa com Vigor e Ganhe um Exerccio de Bnus .......22 Queimando o leo da Meia-Noite ...........................................25 Tarefas Rotineiras So um Tesouro Escondido .........................28 P.S. Suas Mos So Lindas ...................................................30 Voc Est Preparada para as Mudanas Climticas? .................33 A Mulher de Provrbios 31 Elegante ....................................35 Ajude seu Marido a Ser um Homem de Influncia ....................37 Perseguindo a Excelncia .....................................................39 Deixe-me Ajudar a Escolher Suas Roupas ...............................41 Ordenando Sua Lngua .........................................................43 Gerenciando Nosso Tempo, Famlia e a Casa ...........................45 O Que Seus Filhos Pensam de Voc? ......................................47 Seja a Esposa que Seu Marido Precisa ....................................50 O Segredo de Beleza da Mulher de Provrbios 31 .....................52 Pena ou Elogios Mulher de Provrbios 31? ............................54 Sobre a Autora ....................................................................57

A Mulher de Provrbios 31 - Uma Virtude de Cada Vez A Mulher de Provrbios 31 Real?


Voc j se perguntou - Quem esta annima, mulher perfeita que Salomo fala em Provrbios 31? Ela real? A resposta no e sim. Deixe-me explicar. Era uma vez um prncipe que um dia se tornaria um Rei. Enquanto ele era jovem, sua me sabiamente treinou o filho para encontrar uma esposa virtuosa. Ela percorreu o alfabeto, uma letra de cada vez, dando-lhe os atributos que ele deveria buscar em sua futura esposa. Usando o alfabeto desta forma seria mais fcil para o filho lembrar e, talvez memorizar, o que ele procuraria na esposa dos sonhos. E ento, ns temos as escrituras de Provrbios 31 Parecia uma histria, mas isto no um conto de fadas, mas o caminho para encontrar a tal mulher. Ento ela real? Ela tem um nome? No. Provrbios 31:1 diz: As palavras do rei Lemuel, rei de Mass, que lhe ensinou sua me. Os versos 2-9 so instrues de como ser um Rei piedoso. Ela lhe ensinou a guardar-se da promiscuidade, da embriaguez e a cuidar dos pobres. Ento, nos versos 10-31 ela o instrui como encontrar a perfeita esposa piedosa. Ela no tem nome. Apenas um carter superior. Mas eu tenho que perguntar... Ser que a me do Rei Lemuel daria instrues detalhadas do que procurar em uma esposa, se no existisse nenhuma mulher que pudesse ter este carter? No verso 10 ns vamos ver que ela um tesouro raro - mas ela existe. Isso lhe d esperana? Ou lhe pesa tanto, a ponto de lhe impedir qualquer tentativa de buscar tal excelncia?

Mandi do blog Capitol Heights Mom falou sobre a mulher de Provrbios 31 no frum do Women Living Well. Eu me identifiquei completamente com seus sentimentos quando ela escreveu:

Vamos ver... Eu no gosto de levantar enquanto ainda est escuro. Eu no saberia como comprar um campo ou uma vinha. Eu gosto de dormir bem cedo quando possvel. Eu sou bem preguiosa algumas vezes. Eu definitivamente nem poderia comear a remendar um buraco na cala do meu marido, que dir costurar alguma nova criao. Eu gostaria que toda palavra que sai da minha boca fosse sbia, mas meu marido pode atestar a minha falta de bom senso; e eu nem sempre tenho certeza se meu marido tem plena confiana em mim. (Muito embora, se eu perguntasse, tenho certeza que ele diria: Claro que eu confio!). Ela disse exatamente o que eu pensei quando li Provrbios 31 pela primeira vez! E eu adoro as concluses que ela tirou a respeito da mulher de Provrbios 31! O post dela despertou algo dentro de mim e gerou o desejo de comear uma srie aqui no meu blog, indo de verso em verso atravs de Provrbios 31. Eu quero falar de um verso de cada vez, uma virtude de cada vez - e encorajar voc a dominar um verso e uma virtude de cada vez - com a ajuda de Deus, verdadeiramente possvel ser como ela!

Como Ser um Tesouro para o Seu Marido Provrbios 31:10 Mulher virtuosa quem a achar? O seu valor muito excede ao de rubis.
A mulher virtuosa rara e extraordinria - assim como um rubi. A mulher virtuosa um tesouro para o seu marido - assim como um rubi. Voc quer ser extraordinria e um tesouro para o seu marido? Ento precisamos possuir um carter VIRTUOSO. Vou dizer a voc o que uma mulher virtuosa no : 1. Ela no rival do seu marido. 2. Ela no murmura e no reclama do trabalho domstico. 3. Ela no gasta demais e endivida a famlia. 4. Ela no entediada, descontente, gananciosa ou egosta. 5. Ela no faz fofoca e fala mal dos outros. 6. Ela no gasta seus dias fazendo compras por lazer, enviando torpedos, e-mails, navegando na internet, assistindo televiso at tarde e cochilando no sof. 7. Ela no critica, zomba ou desrespeita seu marido. 8. Ela no tem filhos e marido que a envergonham. 9. Ela no deixa que sua beleza exterior seja mais importante que sua beleza interior. 10. Ela no lida com a Palavra de Deus levianamente. Mulher virtuosa, quem a achar? Ela rara! E quando ela encontrada - no tem preo! um tesouro para seu marido. Eu quero ser este rubi! Para nos tornar como a mulher de Provrbios 31, precisamos nos humilhar e olhar nossas falhas. Precisamos estar dispostas a mudar algumas coisas - nossas atitudes, padres de pensamento, tica, nossas palavras e em que ns gastamos nosso tempo. Mas pela graa de Deus voc pode se tornar uma
6

mulher virtuosa! Por hoje, comece avaliando a si mesma de acordo com a lista acima. Em qual item voc est fraca? Ore e pea a Deus foras para mudar!

Seu Marido Confia em Voc? Provrbios 31:11 O corao do seu marido est nela confiado; assim ele no necessitar de despojo.
H muitos anos, meu marido precisou viajar a negcios por um ano, extensivamente. Eu me prontifiquei assegurando-lhe de que eu poderia cuidar de nossos filhos, naquela poca, com 3 e 1 ano de idade, enquanto ele estivesse fora. Embora eu estivesse sendo tentada a chorar ao telefone por causa das saudades que sentia dele, eu queria apoiar seus sonhos de negcios. Eu o liberei dando-lhe plena confiana de que eu poderia gerenciar a casa e tomar sbias decises com as crianas, enquanto ele estava fora. No foi uma poca fcil para mim, mas este verso foi minha inspirao. O captulo 31 de Provrbios diz, que quando um homem tem plena confiana em sua esposa, ele no tem falta de nada. Isto quer dizer que esta qualidade de carter de suprema importncia. O marido que tem uma esposa slida, nas reas emocional e espiritual, pode descansar sobre o apoio constante de sua esposa. Seu marido pode confiar em voc nestas reas? 1. Dinheiro - Ele pode depender de voc para gastar com sabedoria? 2. Filhos - Ele pode confiar em voc para educar seus filhos sabiamente? 3. Casa - Ele pode confiar em voc para manter a casa em ordem? 4. Reputao - Ele pode confiar que voc no falar mal dele pelas costas? 5. Fidelidade - Seu marido pode confiar que voc no construir conexes emocionais com outros homens? 6. Emoes - Seu marido pode confiar que voc ser autocontrolada quando estiver sob presso? 7. Escolhas - Seu marido pode confiar em voc para fazer escolhas sbias em situaes de urgncia?
8

Ningum perfeito, todos ns cometemos erros. Eu certamente no fiz sempre as mais sbias escolhas. Mas estou me esforando para ser a mulher de Provrbios 31 e ela uma mulher em quem seu marido tem plena confiana. O seu tem plena confiana em voc? Se no, quais as reas que voc pode mudar em sua vida para que voc possa ganhar esta qualidade de carter? Comprometa estas reas em orao e Caminhe com o Rei!

Uma Mulher de Ao Provrbios 31: 12 Ela s lhe faz bem, e no mal, todos os dias da sua vida.
At aqui vimos que uma esposa piedosa rara, um tesouro para seu marido e ele pode confiar nela plenamente em todas as reas. Agora vamos observar suas aes. A mulher de Provrbios 31 s lhe faz bem, e no mal. De onde vem essa bondade? Vem da caminhada dela com Deus - um fruto do Esprito. Fazer bem parte do seu carter. E a quem ela faz bem? Aos vizinhos, Associao de Pais e Mestres, aos amigos? No - primeiro e principalmente - ela faz bem ao seu marido! Ela no diz que faz bem ao seu marido - ela FAZ! Ela, com um esprito voluntrio, cozinha, limpa, cuida dos filhos e estica o dinheiro. Ela voluntariamente se submete, respeita e louva seu marido. Ela prontamente responde ao seu toque fsico e procura satisfaz-lo no quarto. (Ok - eu poderia falar mais, mas esse assunto para outra hora kkk!). Ela no o critica sempre e sempre pelas mesmas falhas, mas o ama apesar das falhas. Ela conhece o poder das suas palavras e em um momento de raiva, no as usa para prejudic-lo. No primeiro casamento da Bblia, vemos o exemplo gritante de Eva prejudicando Ado. Ela deu uma mordida no fruto e convidou Ado para se juntar a ela em seu pecado. Ele tolamente seguiu seu exemplo. A mulher sbia entende seu poder de influncia para persuadir o marido a fazer coisas que, se ela no o irritasse, manipulasse, implorasse ou chorasse, ele no escolheria fazer. Ns no devemos tentar conduzir nossos maridos - mas permitir que eles nos liderem (Efsios 5).

Por quanto tempo a mulher de Provrbios 31 fez bem ao seu marido? todos os dias da sua vida. . Estas palavras so muito pesadas para o seu corao? Seu casamento est abalado? Deixe10

me sugerir: um casamento em crise significa que voc deve se aproximar ainda mais de Deus para enxergar o casamento completamente. Se voc se pergunta como neste mundo ir amar e respeitar este homem com quem se casou TODOS OS DIAS DA SUA VIDA... Vou responder: Temendo a Deus. O seu caminhar com Deus a chave para ter paz no meio de um casamento difcil. Voc no pode controlar a caminhada do seu marido com Deus - s a sua. Mas quando voc ora com f, l a palavra de Deus e a obedece, isso mudar o curso do seu casamento. Ento, voc precisa mudar de curso hoje? Persiga Deus, persiga a mulher de Provrbios 31 e persiga fazer bem ao seu marido todos os dias da sua vida!

11

Trabalhando com Energia Provrbios 31:13 Busca l e linho, e trabalha de boa vontade com suas mos.
At aqui vimos que a mulher de Provrbios 31 um tesouro para seu marido, digna de confiana e uma mulher de ao. No verso 13 ns vemos um novo trao de carter. No apenas ela uma mulher que trabalha duro para fazer bem ao seu marido, mas ela faz o trabalho com uma atitude marcante. Ela voluntariamente trabalha de boa vontade com suas mos. Quando voc se levanta da cama pela manh, voc est entusiasmada para fazer suas tarefas cotidianas? A mulher de Provrbios 31 destila energia, entusiasmo e diligncia. Olhe para suas mos - elas esto vidas para fazer o trabalho de hoje? Eu adoro como o amor da mulher de Provrbios 31 por Deus transborda sobre sua famlia atravs do desejo de serv-los! Eu quero isso! Mas como ns conseguimos este entusiasmo? 1. Ore - ore e pea a Deus para lhe dar uma postura de entusiasmo durante todo o dia. 2. Faa seu trabalho como para o Senhor - Colossenses 3:23 diz: E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como ao Senhor, e no aos homens. 3. Mude a sua perspectiva - cada tarefa cotidiana que voc termina para sua famlia um trabalho de amor. Quando voc vai mercearia, faz o jantar, dobra roupas e limpa pias - lembre-se de que todas essas pequenas tarefas somadas resultam em um lar e famlia bem nutridos. Sem uma palavra suas aes de boa vontade falam volumes de amor ao seu marido e seus filhos.

4. Pesquise e encontre inspirao - leia um livro sobre como ser uma boa dona de casa e implemente as tcnicas do autor. Observe uma mulher que voc sabe que trabalha de boa vontade com as
12

mos e aprenda com ela. Pea para ver a organizao dos armrios e pea dicas de como gerenciar a casa. 5. Descanse - Se voc trabalha o dia todo com energia voc se sentir exausta. No deixe que a exausto e a necessidade por descanso desencorajem voc. Se o dia todo voc alimentou e cuidou de bebs e crianas, ouviu, confortou, treinou e ensinou a adolescentes e ainda limpou e cozinhou - voc ficar cansada. Deus nunca condena o descanso. Ele condena a preguia. Eu fui beneficiada por mos cheias de energia quando minha famlia nos ajudou a mudar para nossa nova casa. Todos eles chegaram com boa vontade e, que bno foi ver cada um trabalhando duro. Ns at demos algumas risadas com nosso castor empolgado (minha irm mais velha), que mandou minha outra irm e eu esfregarmos os armrios com mais fora. Nossa insegurana por no sermos to habilidosas nos levaram a subir para o banheiro do 2 andar, onde ns poderamos fazer uma limpeza mais light - mas no demorou muito at que minha irm mais velha chegasse para inspecionar a limpeza do banheiro e nos dar mais dicas de como poderamos trabalhar com mais eficcia e eficincia. Embora ns tivssemos rido, depois, meu marido e eu conversamos sobre como incrvel o entusiasmo da minha irm. Eu quero isso! Ela definitivamente um modelo pra mim nessa rea. Voc tem um modelo de Tito 2? Invista um tempo aprendendo as habilidades do trabalho domstico. E tire um tempo hoje para orar, mudar sua perspectiva, trabalhar de boa vontade com suas mos e ento, descanse. Suas mos entusiasmadas sero uma bno para todos os que entrarem no seu doce lar.

13

Compre para a Glria de Deus Provrbios 31:14 Como o navio mercante, ela traz de longe o seu po.
Que mulher incrvel! Ela um tesouro para seu marido porque digna de confiana, uma mulher de ao que trabalha duro, de boa vontade, com as mos. No verso 14 vemos um novo trao do carter. Ela leva as compras a srio! Esse o meu tipo de garota! No verso 14 a mulher de Provrbios 31 comparada a um navio mercante. O que era um navio mercante? Era um navio que trazia ao porto todos os diferentes tipos de carga. Isso inclua tintas, tecidos, especiarias, leos, alimentos e cermica. A mulher de Provrbios 31 no tinha geladeira, ento ela teria de viajar ao mercado diariamente e, s vezes, teria que percorrer um longo caminho para obter todas as coisas de que ela precisaria para o dia. Ela estava disposta a ir at o fim por causa do amor e carinho para com seu marido e seus filhos. Se algum descrevesse seu estilo de comprar, como essa pessoa descreveria voc? Voc como um navio mercante? Voc est disposta a ir a grandes alturas para encontrar o melhor, mais rentvel e os mais saudveis ingredientes para sua famlia? Voc trabalha duro quando faz compras? Voc mais inclinada a alimentos de convenincia, que so rpidos, ou est disposta a cozinhar do zero? Voc tem cuidado especial para obter um bom preo em seus produtos, ou para na mercearia da esquina e pega algo rpido? Deixe-me dizer para registro - comprar um trabalho duro (especialmente com nossos pequenos a tiracolo). Eu sei quanto planejamento, tempo e energia so gastos com isso. Se ns vamos ser como a mulher de Provrbios 31, temos que estar dispostas a tornar as compras cotidianas, numa criativa expresso de amor para nossas famlias.

14

As perguntas que fiz l em cima, eu as fao a mim mesma. Eu compro no Aldi duas vezes por semana para economizar dinheiro. Eu compro os anncios e nas prateleiras de liquidao primeiro, quando estou procurando roupas. Eu no sou a melhor com os cupons - isso requer uma organizao extra. Cozinho quase todas as refeies em casa, mas raramente a partir do zero por completo. A maioria das minhas receitas simples. Tenho algumas amigas que cozinham do zero - desde po a molhos caseiros, saladas, sobremesas. Eu admiro a disposio delas para trabalhar duro na cozinha. Alimentar nossa famlia supre uma necessidade bsica. necessrio. Estamos fazendo isso para a glria de Deus? Ou estamos cansadas demais para fazer uma boa comida? Se estivermos, nossas prioridades no esto em ordem. uma necessidade bsica que sua famlia tem. Esforce-se para alcanar a excelncia! E compre para a glria de Deus!

15

A Mulher de Provrbios 31 Acorda Muito Cedo Provrbios 31:15 Levanta-se, mesmo noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
At aqui vimos que ela um tesouro para o marido porque ela digna de confiana, uma mulher de ao, que trabalha de boa vontade com as mos e uma tima compradora! No verso 15 vemos um novo trao de carter. Ela acorda MUITO cedo! Para todas as notvagas, quero esclarecer com antecedncia - No estou dizendo que todas as mulheres de Deus acordam cedo. Estou dizendo que a mulher de Provrbios 31 acorda cedo. Mais frente, em Provrbios 31:18 vamos ver que a lmpada dela no se apaga de noite - ento ela tambm fica acordada at tarde trabalhando. Mas j que nesta passagem, ela acorda cedo, sobre isso que vou discutir neste captulo. Por que a mulher de Provrbios 31 acorda cedo? 1. Para fornecer comida para a famlia 2. Para distribuir tarefas s servas Ela acorda cedo para alimentar a famlia e delegar as tarefas que precisam ser feitas naquele dia. Voc pode dizer Eu no tenho servas! Meus sentimentos! Mas deixe-me sugerir que sua mquina de lavar, secadora, lava-louas, aspirador, etc. so apenas alguns dos servos modernos que aliviam tremendamente nossa carga de trabalho, comparados aos tempos bblicos.

Quais so os benefcios de acordar cedo? 1. Tempo com Deus. Voc pode ficar sozinha - s voc e Deus em paz. Esse o tempo mais precioso do meu dia. ***Dica para aquelas com pequeninos que interrompem este momento de ouro*** A partir dos trs anos, eu treinei meus filhos a permanecerem no quarto at que aparecesse o nmero 7 no
16

relgio digital. Eu cobri os dois ltimos nmeros do relgio com fita adesiva e escrevi o nmero 7 em cima. Ento disse a eles que esperassem at que o nmero 7 aparecesse no relgio. Eles podiam brincar e ler no quarto, mas no podiam sair at que o relgio marcasse o nmero 7. Ensinar-lhes a fazer isso, tem sido uma bno para a mame deles. Tenho desfrutado desta hora em quietude, por 3 anos, quase sem nenhuma interrupo. Eles sabem o que esperado e obedecem. 2. Tempo sozinha para planejar. A mulher de Provrbios 31 delegava as tarefas do dia. Ela sabia o que precisava ser feito e que era seu o papel de gerenciar a casa. Gosto de usar a tranquilidade da manh para pensar claramente e fazer a lista do que eu preciso fazer no dia. 3. Tempo para fazer o caf da manh, almoo e at alguma preparao para o jantar. A prioridade no fornecimento de alimentos para a famlia tirou a mulher de Provrbios 31 da cama pela manh. 4. Tempo para a devocional da famlia. Ns lemos a Bblia enquanto tomamos caf toda manh. uma tima forma de preparar o corao de todos para o dia. 5. E para mim, minha hora para postar no meu blog diariamente. Como disciplinar a si mesma para acordar cedo: Determine a que horas voc ir levantar e faa isso 6 vezes por semana. Durma cedo. Pelo menos 7 horas antes da hora de acordar. Ore e pea a Deus para te ajudar a acordar cedo. Levante-se! Se voc est em uma estao da vida em que est amamentando ou cuidando de um familiar doente, por favor, no deixe esta situao culpar voc. Existem algumas estaes da vida onde no somos capazes de acordar cedo. Deus no nos ordena isso. Porm, vemos o exemplo da mulher de Provrbios 31, como uma meta a atingir.
17

As manhs so agitadas e caticas na sua casa? Voc pode mudar isso acordando mais cedo. Acordar cedo pode mudar o curso do seu dia por completo e abenoar sua famlia.

18

Voc Tem um Sonho? Provrbios 31:16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mos.
Esta mulher realmente incrvel! O que mais se destaca para mim a tica do seu trabalho. Ela trabalha com toda a sua energia para beneficiar a famlia acordando cedo, trabalhando com boa vontade e comprando com sabedoria. O trao de carter no verso acima um resumo de tudo isso. No verso 16 ns vemos: 1. Examina uma propriedade. Ela no toma atitudes precipitadas. Ela paciente, cautelosa e leva tudo a Deus em orao. Ela olha para uma propriedade e imagina no que ela pode se transformar ela uma visionria! Eu adoro isso - ela criativa! 2. Ela compra a propriedade! No importa como voc a interpreta, mas isso um negcio. Ela compra a propriedade. Ao invs de gastar o dinheiro extra da famlia em frvolos prazeres para si mesma, ela sabiamente investe em algo que beneficiar a famlia. 3. Ela planta uma vinha - Mais uma vez vemos sua tica. Plantar uma vinha no uma tarefa fcil. Ela trabalha duro para que sua famlia seja beneficiada! Na poca da colheita eles tero frutos e bebidas em abundncia. Voc tem um sonho? Tem um talento que voc acha que poderia contribuir com as finanas da sua famlia? Siga o planejamento da mulher de Provrbios 31. 1. Examine - tire um tempo para orar a respeito. Pergunte a Deus se esta a estao da sua vida para investir tempo e dinheiro neste sonho. Ser que isto vai lhe afastar da famlia ou ir benefici-los? 2. Adquira - Provavelmente, alguns recursos sero necessrios para o seu sonho acontecer. Voc pode ter que comprar materiais,
19

renovar um cmodo da casa ou comprar roupas novas. Seja no que for, seja sbia. Seja prudente com o dinheiro da famlia. 3. Plante - Agora a hora de arregaar as mangas. Voc deve trabalhar duro para realizar seu sonho. No vai acontecer da noite pro dia. Ser com muito trabalho e cuidado dia aps dia. Haver retrocessos e frustraes. Voc deve perseverar para colher o fruto do seu trabalho. Eu experimentei este verso quando considerei comear o Women Living Well. Este blog era um sonho em 2008. De janeiro a agosto eu orei. Eu deveria ou no criar o site? Era uma ideia boba da minha imaginao ou era um trabalho que o Senhor criou para eu fazer? Consultei meu marido e juntos ns consideramos o fator tempo. Eu tenho este tempo? Essa a estao correta da minha vida? Qual meu propsito? Uma grande vantagem que eu poderia desenvolver o ministrio na minha casa. Ao contrrio do ministrio que eu desempenhava naquela poca. Ns sabamos que eu tinha a paixo. Mas o tempo algo que valorizamos muito! Eu poderia realmente conciliar isso e ainda realizar nossos outros objetivos familiares? Juntos, meu marido e eu, decidimos que sim, este sonho foi colocado por Deus no meu corao. Depois de considerar o sonho e o fator tempo, era tempo de comprar. Comprar o domnio WomenLivingWell.org, um design de blog e mais alguns itens. Agora estou na fase do plantio. Diariamente tenho que trabalhar para ver meu sonho tomar forma. No ganho um centavo do site e eu nunca tive essa inteno. Mas eu conheo muitas mes talentosas que sabem costurar, fazer artesanatos, bolos, ou criar coisas maravilhosas com as mos. Quero incentiv-las a no fugir dos seus sonhos. Por experincia, eu digo que creio que Deus quem coloca estes sonhos no seu corao.

20

Toda mulher, da garonete da lanchonete da esquina at a CEO de uma empresa tem um sonho no seu corao. Todas ns temos sonhos comuns colocados por Deus em nossos coraes - ser a melhor esposa, me e dona de casa que pudermos ser. Mas, alm disso, cada uma de ns tem dons e talentos nicos. Quando tempo e talento se encaixam em um sonho (e seu marido d pleno apoio, o que voc ir descobrir durante a considerao do tempo) levame a crer que Deus est neste negcio. Agora, nesta estao da vida, pode no ser hora de investir tempo e finanas no seu sonho. Mas ore e espere a hora certa. Faa como a mulher de Provrbios 31. Para a glria de Deus!

21

Limpe Sua Casa com Vigor e Ganhe um Exerccio de Bnus! Provrbios 31:17 Cinge os seus lombos de fora, e fortalece os seus braos.
Eu poderia estudar sobre esta mulher o ano todo e ainda assim, no teria o suficiente dela! Ela realmente inspiradora! Temos observado seu trabalho medida que levanta cedo, trabalha com entusiasmo, compra com sabedoria e produz fruto em sua vinha. O trao de carter no verso acima um desafio para mim! Existem duas descries para a mulher de Provrbios 31 no verso 17: 1. Ela cinge os lombos de fora, 2. Seus braos esto fortes para o servio. A expresso cinge os lombos me desafia. Quando a mulher de Provrbios 31 trabalha, ela no abduzida pelo mundo virtual, lixo eletrnico ou pela televiso por acidente, no meio do seu trabalho. Ela est focada em sua tarefa e pode apostar, NO existem ervas daninhas da sua vinha! Ela no se contenta em fazer apenas o trabalho fcil, que ela pode fazer enquanto est sentada. Ela vai fundo ao realizar as tarefas com toda a sua fora. Alguns comentrios dizem que o cingir os lombos retratado neste verso, equivale ao nosso arregaar as mangas para fazer nosso trabalho. algo como quando coloco minhas roupas de ginstica e estou pronta para me exercitar! a mesma coisa quando colocamos o avental ou roupas de limpeza, mentalmente isto nos prepara para o trabalho. Eu fiz um post sobre este verso chamado Entrando em Forma Limpando a Casa. Aqui est um trecho: Uma maneira pela qual podemos ficar mais fortes (em forma) simplesmente limpar. Podemos queimar aproximadamente 200 calorias caminhando por uma hora, ou queimar de 100 a 500 calorias fazendo uma limpeza intensa por uma hora. E a vantagem de ter uma tarefa realizada!
22

Imagine quanto esforo fsico as tarefas demandavam 100 anos atrs. As mulheres tinham que esfregar a roupa, torcer e depois pendurar no varal. Elas tinham que depenar frangos, sovar massas, lavar a loua com as mos e bater os tapetes. Em um dos meus posts eu mostrei como fazer um caderno de exerccios. Uma maneira de se fortalecer fisicamente se exercitando - mas uma outra forma simples no decorrer do dia, medida que voc cuida da casa. Se voc no tem tempo para pedalar, correr, nadar ou se exercitar, ou no tem dinheiro para comprar uma esteira ou pagar academia - voc pode conciliar essas outras atividades durante o dia para ganhar msculos e flexibilidade.

Quando voc levantar o cesto de roupas para levar ao andar de cima - coloque alguns pesos extras para fortalecer os braos. Quando voc estiver limpando o cho da cozinha, esfregue com fora - isso ir fortalecer suas costas. Se voc tiver escadas em casa - faa algumas subidas e descidas extras para guardar coisas - isso acelerar seu ritmo cardaco. Se voc precisa rastelar folhas, adubar, ou alguma limpeza no quintal - faa durante 30 minutos sem parar para acelerar o ritmo cardaco e fortalecer os braos. Capinar, lavar janelas, aspirar, tirar o p - tudo isso fortalece seus braos, pernas e abdmen - e TODAS ns sabemos que carregar bebs no quadril NO tarefa fcil!

Percebi que meus braos ficaram mais fracos agora que no preciso mais carregar meus filhos! Aqueles slings so um exerccio! Mas quando nossos bebs estiverem na pr-escola - nossos braos e costas iro enfraquecer se ns no mantivermos nossos braos fortes para o servio. No devemos fugir do trabalho duro - isso bom para ns! Trabalhar duro nos ajudar a vivermos bem, com energia, vibrao e beneficiar nossa famlia com um lugar limpo para se refugiar.
23

Olhe sua volta agora. Existe algum trabalho que precisa ser feito na sua casa? Inspire-se na mulher de Provrbios 31, arregace as mangas, pegue suas ferramentas e trabalhe com vigor!

24

Queimando o leo da Meia-Noite Provrbios 31:18 V que boa a sua mercadoria; e a sua lmpada no se apaga de noite.
Essa mulher continua a me desafiar. At aqui vimos que ela levanta cedo, trabalha com entusiasmo e vigor, compra com sabedoria e extremamente produtiva com as mos! 1. Sua mercadoria boa. O Comentrio de Matthew Henry diz: Ela aquela que trabalha duro em seus deveres e tem prazer neles. Ela tem cuidado em preencher seu tempo para que nenhum se perca. Ela levanta cedo. Ela faz o que faz com toda sua fora, e no perde tempo. Minha amiga Kristy um exemplo de mulher eficiente. Ela faz lindos chapus de tric e tutus. Ela j vendeu centenas pelo mundo atravs da sua loja no Etsy trabalhando em sua prpria casa! Minha irm Kristen trabalha em casa como professora particular virtual para o Ensino Mdio. Ela no ensina apenas matemtica, mas ela mostra o amor de Jesus a todos os seus alunos! Os pais tm sorte de t-la como professora de seus filhos!!! Ela realmente ama seus alunos e d a eles 100%. Minha amiga Katina trabalha meio perodo como enfermeira, enquanto concilia ser esposa, me, dona de casa e serva de Deus. Ela passou incontveis horas me ajudando com este ebook! Louvado seja o Senhor pela Katina! E algumas das minhas amigas estendem uma mo de amor, cuidando de bebs alguns dias por semana, em suas casas. Essas mulheres esto trabalhando duro e vendo que sua mercadoria boa. Elas no trabalham de m vontade ou com amargura. Elas encontraram sua paixo e com alegria dedicam horas ao seu
25

trabalho. Como resultado, eu suponho que todas essas mulheres eficientes tm o prximo trao em comum. 2. Sua lmpada no se apaga de noite. Quando voc aplica excelncia no trabalho voc descobre que o leo da noite simplesmente tem de ser queimado de vez em quando para terminar tudo. Meu blog tem me tomado mais noites do que eu gostaria de admitir. A mulher de Provrbios 31 no assiste televiso toda noite. Na verdade, ela no assiste em noite nenhuma (ops)! Todos os comentrios dizem que a mulher de Provrbios 31 trabalhava basicamente noite e dia. Mas ns sabemos que ela dormia porque o verso 15 diz que ela levantava cedo - ento ela tinha que acordar! Por causa da inveno da lmpada ns devemos ter esquecido que o leo da noite dela devia comear ao pr do sol, entre 17h30 e 20h30. Para voc e eu, o leo da noite comea quando ligamos nosso interruptor de luz! A maioria de ns no trabalha noite? Tem loua para lavar, banhos para dar, lio de casa para ser feita, treinamentos, roupas para guardar, estrias para serem contadas, e possivelmente, limpeza, se voc esteve fora durante o dia. Queimar o leo da noite no quer dizer que voc ficar acordada at depois da meia-noite. Eu sei que muitas so notvagas, que recebem uma exploso de energia tarde da noite! Se voc assim - e est at tarde trabalhando e realizando muitas tarefas - isso fantstico!!! Mas para outras, no se sintam mal se l pelas dez da noite vocs estiverem exaustas e prontas para irem pra cama. No est cedo! Seu leo da noite j foi queimado por horas e se voc quer acordar cedo, como faz a mulher de Provrbios 31, dez horas da noite um bom horrio para voc se deitar.

O problema da tecnologia que ela nos afasta do leo da noite. Ns no estamos sendo produtivas, estamos exaustas pela manh, cansadas demais para manter os olhos abertos para ler a Palavra de Deus e orar, e mal-humoradas com nossos maridos e filhos.
26

Procure ser produtiva durante a noite. Depois descanse. Leia um bom livro, assista um programa curto, d uma passadinha no meu blog (rs!) e ento v para a cama, pois o dia seguinte se aproxima!

27

Tarefas Rotineiras So um Tesouro Escondido Provrbios 31:19 Estende as suas mos ao fuso, e suas mos pegam na roca.
At aqui vimos que ela levanta cedo, trabalha com energia e vigor, compra com sabedoria, extremamente produtiva com suas mos e ela usa suas noites para terminar suas tarefas tambm! Voc entende o verso 19? A mulher de Provrbios 31 est fiando seu prprio tecido! O fuso est ligado roda que segura o linho. O fuso a haste onde o fio enrolado enquanto ela gira. Deixe-me dizer s iniciantes - No consigo IMAGINAR fiar um tecido e us-lo para costurar roupas para minha famlia. Que fardo! E eu achava que passar roupa era um fardo! Rs! Fiar o tecido, costurar uma saia, que eu vou ter que passar... esta rotina pesada. E foi exatamente este tipo de trabalho que a mulher de Provrbios 31 realizou. Voc j teve a sensao de que suas tarefas domsticas so sem sentido, interminveis e repetitivas? Eu realmente deveria me preocupar em limpar aquela marca de mo na janela, quando sei que ela magicamente reaparecer ali no dia seguinte? Eu realmente deveria varrer embaixo da mesa? Mais tarde vem o jantar e vou ter de varrer de novo! Eu realmente preciso limpar o p? Ainda no d para escrever meu nome aqui! s vezes, fazemos essas perguntas a ns mesmas. O Trabalho domstico repetitivo - se voc o fizer! E a mulher de Provrbios 31 estava disposta a realizar o trabalho dirio de sentar, engajar mos e mente e fiar o tecido necessrio para vestir a famlia, fazer roupas para vender e para ajudar aos pobres, como veremos no prximo verso. O que mais fascinante na Martha Stewart, Better Homes and Gardens e The Fly Lady? De modo inato, todas ns sonhamos em criar a casa perfeita mas, na realidade, quando a casa cheia de

28

pessoas, bagunas acontecem a cada segundo do dia! O trabalho de uma mulher realmente nunca termina. Eu gostaria de crer que a mulher de Provrbios 31 no apreciou todo o tempo que passou fiando tecidos. Era um trabalho rotineiro e difcil. Da mesma forma, ns podemos no gostar do tempo que passamos limpando banheiros, dobrando roupas, MAS acho que todas temos que admitir que amamos o toque dos lenis limpos sobre a cama, o frescor das toalhas no banheiro, os bebs de banho tomado vestindo pijamas limpos e uma comida quentinha na mesa. O resultado de nosso trabalho duro uma bno para cada pessoa que entra pelas portas do nosso lar. Agora lembre-se: Se voc vai enfrentar uma pia cheia de loua suja e uma pilha de roupas para lavar - NO pense nem por um momento que Deus te ama menos. Deus no baseia o seu merecimento do amor dele pela limpeza da sua casa. Estamos diante de Deus justificadas pelo seu sangue na cruz! Mas quero a incentivar a no esmorecer em suas tarefas rotineiras. Tarefas rotineiras so um tesouro escondido para criar um lar que um osis. Abrace este tesouro escondido, como a mulher de Provrbios 31.

29

P.S. Suas Mos So Lindas Provrbios 31:20 Abre a sua mo ao pobre, e estende as suas mos ao necessitado.
At aqui vimos que ela acorda cedo, trabalha com energia e vigor, compra com sabedoria, extremamente produtiva, e usa as noites para concluir suas tarefas, especialmente as difceis e rotineiras. Em Provrbios 31:20, h uma caracterstica desta bela mulher apontada pela primeira vez: suas mos. At agora suas mos trabalharam com energia costurando, plantando, cozinhando e comprando. E aqui as mos tornam-se o centro das atenes, medida que ela as estende queles que esto fora de sua casa. Olhe para baixo e examine suas mos. Elas so jovens ou idosas? Macias ou calejadas? Tm sardas? Elas mostram suas veias? Muitas vezes, nossas mos so o primeiro local a denunciar nossa idade. Elas trabalharam duro servindo nossos maridos, filhos e aos necessitados. Como uma bno ter duas mos! Uma vez, minha irm Jennifer compartilhou esta histria e ela me tocou tanto, que quero compartilhar com todas vocs. Ela escreveu para mim aqui: ***** P.S. Suas Mos So Lindas. Isso foi o que meus parentes escreveram no meu carto de aniversrio, ao final de um texto muito bonito. Algumas semanas antes do meu aniversrio, eu estava em uma reunio familiar e surgiu um assunto relacionado a mos. No me lembro exatamente de como foi a conversa, mas sei que comentei que o nico lugar onde comecei a perceber o envelhecimento do meu corpo foi em minhas mos. Quando olho para elas, o que percebi fazer com frequncia durante o dia, elas comearam a parecer diferentes, mais velhas para mim.

30

Minha sogra disse que de uma coisa que ela se lembrava sobre sua me, eram suas lindas mos. Eu me lembro dela compartilhando isso antes e creio que significava mais que a beleza exterior da pele bonita e unhas bem cuidadas. Aqueles que tiveram o privilgio de conhecer sua me, Louise Oliver, sabem que sua vida foi de servio ativo para o nosso Senhor e que ela tinha mos lindas porque suas mos faziam coisas lindas para a glria de Deus. Quando li no meu carto de aniversrio a mensagem: P.S. Suas mos so lindas, a plenitude daquela pequena declarao me tocou. Lembrei do que Paulo disse igreja em Tessalnica. I Tessalonicenses 4:11-12 diz, E procureis viver quietos, e tratar dos vossos prprios negcios, e trabalhar com vossas prprias mos, como j vo-lo temos mandado; Para que andeis honestamente para com os que esto de fora, e no necessiteis de coisa alguma. Estes versos devem nos levar a olhar para o trabalho que fazemos como mulheres e nos perguntar a ns mesmas: Estou levando uma vida tranquila? Estou cuidando dos meus negcios, das tarefas que Deus me chamou para realizar? Estou trabalhando fielmente com minhas mos em minha vida diria como um ato de adorao ao meu Senhor? Meu trabalho est conquistando respeito das pessoas de fora? Estou trazendo a glria para o Senhor com as obras de minhas mos? Ser que Deus acharia minhas mos lindas? ***** Querida leitora, No desanime por trabalhar dia aps dia para seus entes queridos, dentro e fora de casa. Quando usamos nossas mos para a glria
31

de Deus, Ele fica satisfeito. Olhe para baixo e examine suas mos mais uma vez. Consegue ver uma nova perspectiva? No julgue a beleza de suas mos pelo lado de fora, mas pelas vidas que elas tm tocado.

32

Voc Est Preparada para as Mudanas Climticas? Provrbios 31:21 No teme a neve na sua casa, porque toda a sua famlia est vestida de escarlata.
At aqui vimos que ela acorda cedo, trabalha com energia e vigor, compra com sabedoria, extremamente produtiva, usa as noites para concluir suas tarefas e tem mos lindas que so estendidas aos pobres. Agora chegamos ao verso 21 que fala sobre preparao! No teme a neve na sua casa, porque toda a sua famlia est vestida de escarlata. A mulher de Provrbios 31 preparada. Ela est preparada para as mudanas de estaes e cuida para ter certeza de que cada pessoa na sua casa tenha tudo o que necessita. No tem correria de ltima hora para encontrar luvas, chapus e botas. Ela organizada e preparada. Todo Natal e Pscoa eu enlouqueo um pouquinho para combinar as roupas da minha famlia entre si. Eu me divirto escolhendo um tema. Certa Pscoa o tema era verde. Esta cor foi escolhida porque minha filha tinha um vestido de brech verde e branco e meu filho tinha um sweater verde que comprei por R$ 6,00 em uma liquidao! (Adoro isso!) Ento era o verde! Depois tive que encontrar uma gravata para meu marido que combinasse - fcil! E para mim um vestido que combinasse tambm - UGH - muito mais difcil. Depois de achar um vestido, percebi que o caminho era mais longo do que eu imaginava. Minha filha precisava de um casaco, caso fizesse frio, um lao para o cabelo, sapatos e meias brancas, e assim por diante. Foi quando entendi que ter a famlia pronta, da cabea aos ps, significa pensar em tudo minuciosamente! Certamente no vou dizer que a mulher de Provrbios 31 se preocupou por um segundo em combinar as roupas da famlia. Mas digo que ela, cuidadosamente, vestiu sua famlia. O termo escarlata importante porque significa algo caro e de boa
33

qualidade. Ela buscou qualidade ao invs de quantidade. Preciso admitir que fao exatamente o oposto. Adoro uma pechincha e adoro minhas roupas de brech! Mas a realidade : administrar minhas roupas baratas s vezes difcil! Se as gavetas esto muito cheias, meus filhos acabam fazendo bolas de roupas e uma completa baguna para eu arrumar. Voc est preparada para as mudanas climticas que viro? Voc j pensou no que sua famlia ir precisar, na qualidade do que voc ir comprar e considerou o conforto da sua famlia como a mulher de Provrbios 31? Eu sou impulsionada a encontrar ofertas e quantidade - mas a mulher de Provrbios 31 era muito mais simples. Ela tinha menos, mas tinha itens de boa qualidade. Pense em como sua vida seria mais fcil se voc seguisse o exemplo dela. Faa uma lista das necessidades de sua famlia, simplifique suas compras comprando itens de qualidade durveis e esteja preparada. Esse seu trabalho como administradora do lar. Vamos fazer isso. A hora agora!

34

A Mulher de Provrbios 31 Elegante Provrbios 31:22 Faz para si cobertas de tapearia; seu vestido de seda e de prpura.
At agora vimos que a mulher de Provrbios 31 acorda cedo, trabalha com energia e vigor, compra com sabedoria, mesmo noite extremamente produtiva, ela estende suas lindas mos aos pobres e est preparada para todas as estaes. Vemos no verso acima que suas roupas so o reflexo do seu carter. Depois de ter um cuidado especial com sua famlia e sua casa, ela no tem preguia de cuidar da sua prpria aparncia. Mas ela tem um cuidado especial para costurar para si , roupas de linho fino e prpura. O linho fino e a prpura sugerem um toque de elegncia e classe, mas no em excesso, pois lembre-se de que ela no podia sair correndo para o shopping. Ela era uma costureira, portanto, fazia suas prprias roupas. Esse detalhe das roupas vem por ltimo, depois de uma longa lista de muitas outras tarefas que ela faz. Ela coloca suas necessidades por ltimo. O egosmo no bonito. E lembre-se de que essa a me do Rei Lemuel dizendo que tipo de mulher ele deveria procurar para ser sua rainha. Ento antes de planejar um passeio no shopping, primeiro devemos avaliar se estamos suprindo as necessidades da nossa famlia. Por outro lado, no h virtude na simplicidade. Se essa sua personalidade, tudo bem. Mas no mais virtuoso do que tentar ser elegante. s vezes, com uma reao impensada, podemos dizer que qualquer tentativa de beleza pecaminosa, mas esse no o caso da mulher de Provrbios 31. Ela fez tudo, da sua casa at suas roupas, agradveis aos olhos. Ela sabia que o modo como decorava a casa e como ela se vestia era o reflexo de seu marido e seus filhos. Embora ela tenha feito tudo para os outros como sua

35

prioridade, quando finalmente encontrou tempo para si, ela no foi desleixada. Ela no era indecente nem tentava chamar ateno para si, mas a mulher de Provrbios 31 era capaz de encontrar o delicado equilbrio de ser elegante com I Pedro 3:3-4 que diz: O enfeite delas no seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no corao; no incorruptvel traje de um esprito manso e quieto, que precioso diante de Deus. Sua casa est bem cuidada, suas finanas esto em ordem, sua famlia est bem alimentada, voc j estendeu sua mo ao pobre? Quando for fazer compras para a famlia no se esquea de comprar para voc uma blusa prpura elegante! Acho que nunca incentivei minhas leitoras a fazerem compras antes, mas est l no versculo, n? Rs! Deixe que sua blusa prpura seja um smbolo da beleza interior da mulher de Provrbios 31 que voc est se esforando para ser.

36

Ajude seu Marido a Ser um Homem de Influncia Provrbios 31:23 Seu marido conhecido nas portas, e assenta-se entre os ancios da terra.
At aqui vimos que a mulher de Provrbios 31 acorda cedo, trabalha com energia e vigor, compra com sabedoria, at a noite ela extremamente produtiva, estende suas lindas mos aos pobres, est preparada para todas as estaes e sua roupa um reflexo do seu carter: elegante. Agora chegamos ao momento na passagem onde aprendemos mais sobre o marido dela. Quem ele? Ele respeitado nas portas da cidade e assenta-se entre os ancios da terra. Este um homem de respeito, honra e influncia. medida que a mulher de Provrbios 31 trabalha vigorosamente em casa, servindo seu marido e famlia, ela libera seu marido para assentar-se s portas da cidade em uma posio de influncia. Sua esposa e sua casa trazem a ele honra, diante da comunidade. Voc traz honra ao seu marido pela forma como cuida da sua casa? Voc est ciente do fato de que a maneira como voc cuida da casa um reflexo do seu marido e da influncia dele? Voc compete com seu marido por respeito ou voc permite que ele tenha o respeito que lhe devido em pblico? Voc e seu marido esto indo em direes distintas na vida? Cada um est lutando para alcanar seus prprios objetivos ou voc est seguindo a liderana de seu marido? Esse marido de Provrbios 31 um homem de sorte! Ele encontrou uma esposa com a qual a maioria dos homens pode apenas sonhar. E esse casamento o projetou a um lugar de influncia. Conhece o ditado atrs de um grande homem sempre existe uma grande mulher. Esse definitivamente o caso aqui.

37

Em nossa cultura temos a tendncia de nos ofender com a ideia de ficar atrs dos holofotes para que nosso marido possa brilhar. Elizabeth George coloca isso muito bem aqui: Provrbios 12:4 A mulher virtuosa a coroa do seu marido A linda mulher de Deus tem prazer em ser a coroa de seu marido. Evitando os holofotes ela, alegremente, d sua vida nos bastidores para que o marido seja notado e honrado. Ela se alegra quando ele o centro das atenes, quando ele se destaca, quando reconhecido, quando ele chega ao topo. Na verdade, ela se deleita em viver sua sombra. A promoo dele sua maior recompensa. Ela deseja que seu marido seja muito respeitado e estimado, ento ela alegremente oferece o supremo sacrifcio de si mesma a ele. - Elizabeth George, Bela aos Olhos de Deus. Siga os passos da mulher de Provrbios 31 hoje - seu marido ser abenoado!

38

Perseguindo a Excelncia Provrbios 31:24 Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
Mais algum est impressionada com a mulher de Provrbios 31 at agora? Deixe-me ser bem honesta - Eu estou! At aqui a vimos ser uma jia para seu marido, filhos, servos e at para os pobres. Ns a vimos acordar cedo, ficar acordada at mais tarde, plantar uma vinha, costurar suas prprias roupas, as roupas da famlia, tapearias e roupas de cama! E agora vemos que a mulher de Provrbios 31 sabe que capaz de fazer mais e ela faz mais! A cereja no topo de todo o trabalho desta mulher a excelncia. A lio em Provrbios 31:24 que ela est disposta a usar seus talentos para acrescentar s finanas da famlia MAS, ela no sacrifica a famlia para fazer isso. A mulher de Provrbios 31 no faz apenas o linho. Ela faz o linho fino. Ela aplica excelncia ao seu trabalho. Excelncia no perfeio, mas sim oferecer um trabalho de qualidade. Como resultado, seu produto era requisitado pelos mercadores. Os mercadores provavelmente vinham de Cana e do Egito e muito provavelmente eram ricos. Ento ela podia interagir com pessoas de todas as esferas da vida, dos pobres aos ricos e ela fazia isso com excelncia. A famlia da mulher de Provrbios 31, os mercadores e os pobres se beneficiaram da diligncia desta mulher nos negcios. Ao analisar este verso, pergunte a si mesma: 1. Quais so meus talentos? 2. Neste momento da vida, se eu usar meus talentos para beneficiar minha famlia financeiramente, estarei sacrificando outras reas prioritrias? 3. Se a resposta nmero 2 no, estou executando meu talento com excelncia? De que formas eu poderia me aperfeioar ou dedicar mais tempo para me tornar excelente no que eu fao?

39

Para algumas, esse no o momento da vida de perseguir seus talentos para serem utilizados fora de casa. Para outras, tempo de abrir as asas e usar seus talentos em uma nova arena. A lio de Provrbios 31:24 : ela est disposta a usar seus talentos para somar s finanas da famlia MAS, ela no sacrifica a famlia perseguindo isso. Busque a Deus e a sabedoria de seu marido nesse processo de tomada de deciso. Ento, o que quer que voc faa, que seja com excelncia como a mulher de Provrbios 31!

40

Deixe-me Ajudar a Escolher Suas Roupas Provrbios 31:25 A fora e a honra so seu vestido, e se alegrar com o dia futuro.
Ns vimos a mulher de Provrbios 31 ser uma joia para seu marido, filhos, servos e at para os pobres. Ns a vimos acordar cedo, dormir tarde, plantar uma vinha, fazer suas prprias roupas, as roupas da famlia, tapearia e roupas de cama! E a cereja no topo de todo esse trabalho a excelncia! Esse verso apresenta alguns novos traos de carter: 1. Fora 2. Honra 3. Alegria com o dia futuro Quando olho para estas trs qualidades s tenho uma coisa a dizer: Ela uma mulher segura. Ela forte, honrada e no tem medo do seu futuro. Voc luta com o medo? Talvez de ser rejeitada, de fracassar, de dizer algo estpido, de no ser boa o suficiente, bonita o suficiente, organizada o suficiente, simples o suficiente? Eu luto. No incio do blog, tomei cada comentrio pessoalmente, especialmente os negativos. Agora j superei isso. Mas seja legal nos comentrios, t? Eu me preocupo com a criao dos meus filhos. Estou fazendo tudo certo? Em certos momentos penso: Se algum tocasse minha campainha agora, minha casa estaria limpa o suficiente para convid-los a entrar? Pergunto se sou boa o suficiente para escrever no Women Living Well. Serei muito honesta aqui. Uma vez, no meu estudo bblico de mulheres, mencionei uma das minhas inseguranas e era a respeito do Women Living Well. Compartilhei com as meninas o medo de estar exposta. No que eu varra a poeira para debaixo do tapete, mas que eu errei no blog ao compartilhar minhas falhas. Compartilho meus horrios sem compartilhar o quanto eu luto para cumpr-los. Compartilho o que aprendi sobre casamento, sem
41

compartilhar alguns dos lugares escuros que passamos at chegar onde estamos. Eu raramente compartilho sobre criao de filhos simplesmente porque sei que um dos meus filhos me envergonharia! Kkk! O que lindo na mulher de Provrbios 31 que ela humana, falha, mas no exposta - ela est vestida. Ela est vestida de fora e honra. Eu oro para quando voc olhar para mim, esta mulher muito fraca, que voc veja a fora de Deus e a honra cobrindo minhas fraquezas. Quando tiro os olhos de mim mesma e os coloco no meu Deus maravilhoso, meus temores se tornam em confiana. E ele me d confiana para dizer a voc, minha irm em Cristo: Voc pode ser forte. No viva em seus medos. No se preocupe, ou perca o sono pelos problemas de hoje. Vista-se com a fora de Deus e seja confiante. Ele que lanou os fundamentos da terra, demarcou suas dimenses, colocou as estrelas no cu, d ao amanhecer as suas ordens, mantm os depsitos de neve, diz ao relmpago para se dispersar (tirado de J 38). E Ele te vestiu de fora. No troque suas vestes pelos trapos que este mundo oferece! Porque, querida irm, a roupa que voc est vestindo hoje radiante!

42

Ordenando Sua Lngua Provrbios 31:26 Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficncia est na sua lngua.
medida que estudamos a mulher de Provrbios 31, ns a vimos ordenar cada aspecto de sua vida. Ns a vimos sendo uma joia para seu marido, filhos, servos e at para os pobres. Percebemos que ela acorda cedo, dorme tarde, planta uma vinha, costura sua prpria roupa, as roupas da famlia, as tapearias e roupas de cama! E a cereja no topo de todo este trabalho a excelncia! Enquanto ela coloca sua casa em ordem, ns descobrimos que ela tambm ordena sua lngua. Tiago 3:2 diz: Se algum no tropea em palavra, o tal perfeito, e poderoso para tambm refrear todo o corpo. Ordenar a lngua no uma tarefa simples. Ela no perfeita, mas diligente e faz todo o esforo para filtrar suas palavras! Podemos observar duas regras que ela seguiu: 1. Ela falou apenas palavras sbias. 2. Ela falou apenas palavras gentis. De onde flui a sabedoria dela? Do seu caminhar com Deus, das experincias de vida, de mentoras sbias, de amigas sbias e talvez de uma boa e slida literatura. Voc est caminhando com Deus diariamente? Voc pondera suas experincias de vida tempo suficiente para extrair lies delas? Voc tem uma mentora sbia, me ou av? Voc tem amigas sbias? Voc est lendo materiais cheios de rica sabedoria?

OU voc est ocupada demais para ler a Bblia? Est ocupada demais para refletir sobre os acontecimentos do dia a dia e tirar lies deles? Escolheu amizades precrias? Voc escolheu encher sua mente com a sabedoria deste mundo atravs da televiso, revistas e sites cheios de fofocas de celebridades?
43

Se falta sabedoria para voc, comece buscando a palavra de Deus HOJE no livro de Provrbios. Comece pelo primeiro captulo. E depois, ore. Tiago 1:5 diz: E, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus, que a todos d liberalmente, e o no lana em rosto, e ser-lhe- dada. Agora pense nos membros da sua famlia que so mais afetados por suas palavras. Voc j os imaginou como peregrinos cansados em uma terra seca, que necessitam de uma fonte de vida derramando sabedoria e gentileza para sobreviverem? Voc pode conhecer o carter de uma mulher pela escolha das palavras dela. Sua famlia diria que voc gentil? No importa se seu cabelo, maquiagem e roupas so bonitas, as palavras que saem da sua boca que determinam a verdadeira beleza. O que podemos fazer para exercitar a gentileza? 1. Pratique o autocontrole de suas emoes. Tente no ser excessivamente emocional e no fale rpido quando estiver com raiva. Todas essas palavras rpidas podem ser cruis. 2. Tome cuidado com o sarcasmo - ele normalmente revela um corao amargo. 3. Cuidado com a crtica - elas so bandeiras vermelhas revelando um corao orgulhoso, invejoso, egosta ou irado. Aqui est sua lista de tarefas do dia: Deixe seu marido ouvir voc ensinando a sabedoria de Deus a seus filhos. Seja graciosa com suas palavras ao dirigir-se outra pessoa. Seja gentil com os outros. Seja rpida para notar os pontos fortes dos outros e devagar para apontar as falhas. Purifique seu corao atravs da leitura da Palavra de Deus e deixe de lado toda ira, amargura, malcia, calnia, inveja e auto-piedade. Ordene sua lngua enquanto voc Caminha com o Rei!
44

Gerenciando Nosso Tempo, Famlia e a Casa Provrbios 31:27 Est atenta ao andamento da casa, e no come o po da preguia.
Esse verso resume a mulher de Provrbios 31. Ela no come o po da preguia! Ns vimos a diligncia dela em todos os aspectos da vida - comeando com o cuidado com o marido, passando pelos filhos, servos, at os pobres. Ela prefere acordar cedo e dormir tarde, plantar uma vinha, costurar suas roupas, as roupas da famlia, tapearias e roupas de cama! E a cereja no topo de todo este trabalho a excelncia! A mulher de Provrbios 31 sabia que o papel de cuidar da casa foi dado a ela por Deus. E ela tomou posse deste papel! Ela no ficou de braos cruzados deixando a pilha de lixo e de roupas sujas aumentarem. Ela estava ocupada abraando seu alto chamado. Ela estava ocupada gerenciando o tempo, a famlia e a casa muito bem. Provrbios 31:27 diz: 1. Est atenta - isto quer dizer que os olhos dela estavam fixos em sua famlia como primeira prioridade. Ela no estava atenta ao que os outros estavam fazendo. Ela no estava vendo televiso ou atualizaes de status no Facebook o dia todo. Ela assistia de perto a casa e suas necessidades. 2. A que ela estava atenta? ao andamento Quais so os hbitos e rotinas da sua casa? So hbitos saudveis? Eles esto glorificando ao Senhor? Todos esto descansando, tirando tempo com a Palavra de Deus, tendo tempo suficiente para serem ouvidos, tendo amor e afeio, esto se exercitando e comendo comida saudvel? Como est o andamento da sua famlia? Voc pode moldar o andamento da sua casa pela sua influncia. 3. A quem ela est atenta? ao andamento da casa Vou repetir ela est pensando primeiro na sua casa. Ela no est tentando agradar o chefe, agradar a sogra, ou intrometida em outros
45

negcios. Ela est focada em sua casa porque entende e abraa o poderoso papel que ela desempenha no seu lar. E este verso termina com uma dica! e no come o po da preguia. Esta declarao muito poderosa! A mulher de Provrbios 31 sabe como gerenciar seu tempo, famlia e a casa! Enquanto resiste preguia, ela abraa seu trabalho e serve sua famlia. Voc v como ela insubstituvel no seu lar? Ela aquela que faz tudo correr bem. o olho atento e diligente que faz da sua casa um lugar agradvel. A aparncia da sua casa no mente. Est muito claro e salta aos olhos quando um lar est sendo negligenciado. Estou convencida por este verso. Quero encorajar voc a no ter preguia de realizar suas tarefas rotineiras. Gerencie bem o seu tempo, a famlia e sua casa. As tarefas do dia a dia so um tesouro escondido para criar um lar que o paraso. Esteja atenta rotina da sua famlia. Abrace este tesouro escondido como a mulher de Provrbios 31 e voc ser muito abenoada!

46

O Que Seus Filhos Pensam de Voc? Provrbios 31:28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bemaventurada; seu marido tambm, e ele a louva.
Esse verso me atingiu em cheio! No o que todas ns sonhamos? Nosso marido e filhos nos louvando? Temos visto esta mulher dedicando sua vida sua famlia. Ns a vimos acordar cedo, dormir tarde, plantar uma vinha, costurar suas roupas, as roupas da famlia, tapearias e roupas de cama! E aqui vemos a recompensa. Levantam-se seus filhos e chamam-na bemaventurada! Vou falar sobre as palavras de louvor do marido no prximo captulo porque est relacionado ao prximo verso, que um GRANDE tpico para mim - mal posso esperar para escrever! Agora vamos falar apenas dos filhos.

Quem a est louvando? No so as pessoas da associao de pais e mestres, nem o grupo de estudo bblico, nem o jornal local, colegas de trabalho ou a associao de moradores. So seus filhos! Quem voc em casa quem voc realmente . Se voc perceber que todos os seus elogios vm a partir de fontes externas - e dentro de casa voc um desastre - pode ter certeza que de alguma maneira suas prioridades foram invertidas! Se voc tem filhos pequenos ou at adolescentes, esse pode no ser o momento em que eles se levantam e te chamam bem-aventurada. Ento, seja paciente! As palavras levantam-se querem dizer que os filhos so adultos. Muitas vezes isso no acontece at que os filhos ganhem um pouco de perspectiva de vida para eles perceberem o quanto sua me se sacrificou por eles. Levantar e louvar a me no s dizer obrigado, mas viver com dignidade e honra, ter uma vida temente a Deus.
47

Este fruto a evidncia do duro trabalho de uma me. Essa a verdadeira recompensa de uma me! Quais so os caminhos prticos para chegarmos aqui? 1- No crie seus filhos para serem alunos conceito A, capites do time de basquete, doutores ou missionrios. Foque primeiro em criar filhos que temam a Deus e desejam servi-lo. E deixe o sucesso e a vocao deles nas mos de Deus. 2- Ore diariamente para seus filhos amarem a Deus e o desejarem mais do que as coisas que este mundo tem a oferecer. 3- Trabalhe para proporcionar ordem, diverso, lembranas, aconchego e um paraso em sua casa. Faa do seu lar um lugar onde seus filhos se sintam vontade para abrir o corao e conversar, onde eles sejam livres para rir, cometer erros, fazer bobeiras, mas sempre sentindo a presena de Deus. Primeiro, a Palavra de Deus precisa estar presente em nossas vidas para que os filhos experimentem a presena de Deus na vida deles. Leiam as escrituras juntos, memorize-as, cante-as e deleite-se nelas! 4- No h espao para desistir, ceder ou entregar-se criana rebelde. Devemos continuar controlando nossos filhos no apenas at o fim do Ensino Fundamental, no at eles completarem 16 anos, nem mesmo at os 18. Eles tomaro decises CRUCIAIS em suas vidas entre 18 e 25 anos - a vocao e com quem eles iro se casar. Continue guiando-os ativamente! Persevere guiando, orando, amando, conversando e tendo um tempo especial com seus filhos. Seus filhos precisam de voc. 5- Lembre-se: Voc insubstituvel. SUA responsabilidade trein-los, instru-los e liber-los. Ande em humildade e temor, enquanto cumpre seu alto chamado! Um grande desafio est diante de ns hoje, medida que considerarmos nossa competncia como mes. Erramos? Vamos nos arrepender. Falhamos em orar? Vamos comear hoje. Estamos muito envolvidas com nossas vidas para passarmos um tempo significativo com os filhos? Vamos desligar a TV e o computador e dar o nosso melhor s crianas.
48

Vou terminar me levantando e chamando aventurada! OBRIGADA por todo sacrifcio por surfar cada onda comigo. Desde que me ensinou a verdade da Palavra de Deus Voc merece o mais alto louvor - Te amo!

minha me de beme amor incondicional e eu era um beb voc e foi meu referencial!

49

Seja a Esposa que Seu Marido Precisa Provrbios 31:29 Muitas filhas tm procedido virtuosamente, mas tu s, de todas, a mais excelente!
Este com certeza o meu verso favorito na passagem de Provrbios 31! Vimos a mulher de Provrbios 31 dedicando sua vida famlia. Vimos seu trabalho duro. E aqui encontramos a recompensa: Os elogios do marido. Vamos parar por aqui! Sei que algumas de vocs j esto pensando: Courtney, voc est na terra da fantasia. Meu marido nunca me elogia. Tudo que ele faz me criticar. Voc deve estar pensando que eu tenho um marido que diariamente diz palavras extraordinrias sobre o que eu fao em casa, como lido com meus filhos, as coisas que escrevo. No mesmo! Esse no o caso. Mas tenho um marido que eu sei que satisfeito comigo. Ele no sai por a derramando elogios. Vivo em um casamento normal onde meu marido v minhas falhas e fala as coisas que esto sendo negligenciadas e precisam ser resolvidas. E quando ele aponta estas coisas, como um punhal entrando no meu corao. Levo isto muito a srio. Isto uma coisa que ele gostaria que eu no fizesse. Mas falei a ele: Estou me esforando para ser como a mulher de Provrbios 31, cujo marido a elogia. Ento, se voc apontar minhas falhas, quer dizer que eu falhei! Veja voc, nenhuma quantidade de comentrios positivos das leitoras, elogios mundanos, elogios dos meus pais, amigos, do pastor e at os elogios dos meus filhos podem competir com meu desejo de agradar meu marido. A mulher de Provrbios 31 conhecia as necessidades do marido, as atendeu e como resultado ele a elogiou. Se negligenciarmos os pedidos de nossos maridos, ignorarmos seus conselhos, negarmos o amor no quarto (ops), e nos recusarmos a nos submeter e respeit-los, inevitvel - no seremos elogiadas por nossos
50

maridos. Podemos ser a melhor me, a melhor mulher de negcios, a melhor serva da igreja, a melhor amiga de outra mulher, mas quando vamos para casa, se as necessidades de nossos maridos no so atendidas, ns falhamos em ser como a mulher de Provrbios 31. Cada marido tem necessidades diferentes. Como resultado, todo casamento ter uma aparncia diferente. Precisamos ouvir nossos maridos. Creio que se seguirmos a Palavra de Deus e aplic-la em nossos casamentos, nossos maridos um dia diro: Muitas filhas tm procedido virtuosamente, mas tu s de todas, a mais excelente!

51

O Segredo de Beleza da Mulher de Provrbios 31 Provrbios 31:30 Enganosa a beleza e v a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim ser louvada.
Que alegria foi estudar esta adorvel senhora com voc! Vimos a beleza dela brilhar enquanto ela serve seu marido e seus filhos, com toda sua fora e amor. Ao olhar para o verso 30 lembramos que este captulo foi escrito por uma me que dizia ao filho o que ele deveria procurar na sua esposa (veja Provrbios 31:1). Mulheres que tm filhos homens, ouam os avisos que vocs devem dar a eles! 1- Enganosa a beleza - Charme o uso das formas femininas para exibir bondade, cortesia e galanteio para fisgar um homem. Ento, quando ela se casa, a verdadeira mulher revelada e era tudo mentira. Essa mulher charmosa no to gentil e agradvel como aquela que o homem se casou. Agora, este pobre marido est preso a este casamento que comeou com um engano! 2- V a formosura - Os homens querem algo bonito para olhar e, adivinhem mulheres? Deus nos criou com olhos, cabelos, curvas que agradam ao seu marido. Mas casar com a beleza no um bom negcio! A beleza vai embora com o tempo e se a mulher no for bonita por dentro, este marido estar em apuros! Advirta seus filhos para que eles no caiam nas garras do charme e da beleza. Mas lembrem-se: A mulher que teme ao Senhor, essa sim ser louvada. A mulher que teme ao Senhor zelosa pela presena de Deus. Ela estar atenta presena de Deus em sua casa o tempo todo. Ela trabalhar incansvel e sacrificialmente para criar um lar cheio de paz, alegria e conforto. Esta mulher ama ao Senhor e deseja agrad-lo. Ela serve ao marido e aos filhos por causa de um desejo maior de agradar ao Senhor. Quando as dificuldades do casamento se levantam, esta mulher permanece sem vacilar na sua f e
52

dedicao em agradar ao Senhor. Ela no respeita e se submete ao marido baseada no merecimento dele, mas pelo seu amor e temor ao Senhor. Ela sabe que quando seu marido agir mal, existe um Deus no cu que a ama e a quem ela serve. E assim, quando ela pressionada por essas dificuldades, permanece inabalvel em dedicao a ele. A f desta mulher seu segredo de beleza! Sua f a faz linda, desejvel, louvvel, admirvel e, de fato, RARA! So as mulheres bonitas e charmosas que enfeitam as capas das revistas. Voc j viu ultimamente uma mulher que teme ao Senhor na capa de uma revista? No? Nem eu! Este mundo tem nos alimentado com mentiras sobre a beleza! E por muito tempo ns caimos nelas! Por que fazemos comparaes doentias de ns mesmas com estas belezas passageiras e enganosas? Tememos mais aos homens do que a Deus. Preste ateno: Sua f faz voc ser linda! Sua f te faz louvvel! Precisamos ensinar isto aos nossos filhos e filhas!

53

Pena ou Elogios Mulher de Provrbios 31? Provrbios 31:31 Dai-lhe do fruto das suas mos, e deixe o seu prprio trabalho louv-la nas portas.
Finalmente chegamos ao final da srie de Provrbios 31! Foi muito inspirador estudar esta mulher maravilhosa que no come o po da preguia! Vimos sua diligncia em todos os aspectos da vida, desde cuidar do marido, filhos, servos e at os pobres. Vimos que ela acorda cedo, dorme tarde, planta uma vinha, faz suas prprias roupas, as roupas da famlia, tapearias e roupas de cama! No final, o que ela ganha por seu trabalho duro? Um prmio, um trofu, uma placa? Ela recebe o louvor de todos sua volta, declarando que ela de fato rara. Vamos refletir um pouco sobre a lista acima. Voc acha que ela desejava ser digna de pena ou compaixo pelo trabalho modesto que ela tinha que fazer? Voc acha que ela andava murmurando imaginando por que a grama da vizinha era mais verde que a dela? Ela tinha que acordar bem cedo para cuidar dos seus entes queridos. Ela tinha que ficar acordada at tarde para terminar todos os trabalhos de costura. Ela ajudou aos pobres e ao mesmo tempo, certificou-se de que sua famlia estava aquecida e bem nutrida. Ela devia estar exausta! Devemos ter pena da mulher de Provrbios 31? Quero dizer, onde esto os dias no spa? As frias na Disney? O aumento de salrio com um escritrio exclusivo e os cheques de bnus? Provrbios 31:31 diz: Dai-lhe do fruto das suas mos. Ento, o que exatamente ela recebeu? Provrbios 31:28 diz: Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido tambm, e ele a louva. A recompensa o louvor dos seus entes queridos mais prximos. Ento, devemos perguntar: 1. O que seus filhos pensam de voc? 2. O que seu marido pensa de voc?
54

Algumas podem dizer: Louvor no exatamente uma recompensa. Mas, na verdade, quantas esposas voc conhece que desejam a apreciao e o reconhecimento dos seus maridos pelo que elas fazem? E quantos pais voc v lutando contra a rebelio dos filhos adolescentes? A mulher de Provrbios 31 no enfrenta estas lutas. Ser que voc tomaria a paz, o amor, e a harmonia de um lar aconchegante e confortvel e derramaria sobre as frias de uma famlia que est cheia de conflitos? Vamos mudar de marcha, j disse muitas vezes no meu blog: Quem voc em casa quem voc realmente . Mas eu gostaria de acrescentar: Voc no pode ser acolhedora com aqueles dentro da sua casa e indiferente aos de fora e ser como a mulher de Provrbios 31. O carter dela era visto claramente por aqueles que estavam fora da sua casa. O Verso 31 diz: e deixe o seu prprio trabalho louvla nas portas. Ela no louvada apenas pelos que esto dentro da sua casa. Mas agora, vemos que ela louvada tambm pelos de fora! Duplo bnus! Ento, ao fim do dia, ns lamentamos ou louvamos a mulher de Provrbios 31? Suponho que isso depende do que voc valoriza: Dinheiro, status, poder ou pessoas? Minha vida seria vazia sem as pessoas ao meu redor. E ainda que eu no queira buscar egoisticamente os elogios de outros - vemos que este o resultado natural de uma mulher que dedica sua vida em favor de sua famlia e amigos.

Deus tem pena ou louva a mulher de Provrbios 31? Ele a louva. a Deus que eu principalmente desejo agradar. E apesar, deste mundo que confunde nossos sonhos, vises e objetivos, um dia quando estivermos diante do trono de Deus no juzo, tudo ficar muito claro.
55

Provrbios 31:10 diz: Mulher virtuosa quem a achar? O seu valor muito excede ao de rubis. Na verdade, querida irm em Cristo, voc rara e seu valor est alm de qualquer tesouro terreno. Agora v e entesoure as pessoas da sua famlia e persiga agradar a Deus. Caminhe com o Rei! Courtney.

56

Sobre a Autora

Bem vinda ao Ministrio Women Living Well (Mulheres Vivendo Bem)! Sou Courtney e sou casada com meu grande amor do Ensino Mdio h 15 anos. Dou aulas para meus filhos em casa e sou graduada em Evangelismo e Discipulado pelo Instituto Bblico Moody . Depois de liderar estudos bblicos para mulheres, um Ministrio de Mentoreamento e Workshops de Tito 2 na minha igreja, decidi mover o ministrio para minha casa em 2008 atravs do blog. Em novembro de 2009, recebi um email inesperado de um produtor de um programa de rede nacional do canal CBS, O Programa Rachael Ray. O produtor encontrou meu blog por acaso e convidou meu marido e eu para o programa a fim de
57

compartilhar sobre nosso casamento, criao de filhos e tarefas domsticas. Neste momento, meu blog decolou. Minha paixo por ver mulheres vivendo bem, inspirou-me em 2010, a comear um segundo blog chamado GoodMorningGirls.org (Bom dia, Meninas!) L as mulheres se renem para estudar a Bblia diariamente atravs de grupos de prestao de contas chamados Good Morning Girls. Tambm estou aqui: Women Living Well Faacebook, Women Living Well Twitter e Good Morning Girls Facebook.

58

Potrebbero piacerti anche